Scielo RSS <![CDATA[Análise Social]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0003-257320110001&lang=pt vol. num. 198 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Lucro, renda, património e risco nos grandes domínios fundiários do sul de Portugal nos finais do século xix</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732011000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This study focuses on the economic rationality of large landed estates in the Iberian Peninsula. It assumes these estates submit to a rational land use, that is sensitive to economic change. Its goal is to discuss the main criteria for economic management of landed estates in Southern Portugal during the last decades of the nineteenth century: namely profit, risk, rent, and patrimony. A multiple-criteria programming model, farming economic accounts, and compared analysis are used in developing a case study. The article concludes for a patrimonial logic within which a policy for compromise between income and risk was followed.<hr/>Este estudo discute a racionalidade económica dos grandes domínios fundiários da Península Ibérica. Assume-se que a exploração agrícola destas terras se baseia em critérios de racionalidade económica, sensíveis às transformações económicas. Pretende identificar os principais critérios presentes na gestão dos grandes domínios fundiários do Sul de Portugal, nos últimos decénios do século xix: lucro, renda, risco e património. A discussão parte do estudo da Casa de Ficalho, e apoia-se num modelo de programação multi-critério, na contabilidade dos domínios, e numa análise comparativa. Conclui-se que esta racionalidade se alicerça num compromisso entre a maximização do rendimento e a minimização do risco económico, dentro de uma lógica patrimonial. <![CDATA[<b>O discurso do Estado salazarista perante  o “indesejável” (1933-1939)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732011000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo analisa a reacção do governo português face à presença <de estrangeiros em território nacional, num contexto de transformação política nacional e internacional, compreendido entre o início da década de 1930 e as vésperas da Segunda Guerra Mundial. Examina-se a evolução do discurso do Estado perante o “outro” com base na legislação e nas circulares internas produzidas por diversos organismos estatais. Gradualmente, a partir de 1933, judeus, russos (associados à difusão do comunismo) e apátridas passam a ser identificados como “invasores”, ditando a efectivação de normas internas restritivas à sua entrada no país.<hr/>This study examines the reaction of the Portuguese government, given the presence of foreigners in Portugal, in a context of change in domestic and international policy, between early 1930 and the eve of World War II. Based on an analysis of legislation and internal circulars produced by various state agencies, we examine the evolution of the State’s rhetoric regarding the “other”. Gradually, beginning in 1933, Jews, Russians (associated with the spread of communism), and stateless persons were to be identified as “invaders”, dictating the effectiveness of internal rules restricting the entry into the country. <![CDATA[<b>Plínio Salgado, o integralismo brasileiro e as suas relações com Portugal (1932-1975)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732011000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objectivo central deste artigo é discutir as relações entre a Acção Integralista Brasileira e os vários movimentos de direita portugueses, como os integralistas e os grupos católicos. A passagem de Plínio Salgado por Portugal entre 1939 e 1946 é particularmente abordada, assim como as relações dos integralistas com o regime salazarista, tanto nos anos 30 como no período posterior à Segunda Guerra Mundial.<hr/>This article examines the relationship between the Brazilian Integralist Action and Portuguese right-wing movements in the 1930s. Plínio Salgado’s presence in Portugal between 1939 and 1946 is addressed in detail, as well as the relationship between Brazilian integralists and the Salazar regime in the years from 1932 to 1975. <![CDATA[<b>Paisagem material, paisagem simbólica e identidade no concelho de Castelo de Vide</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732011000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo incide sobre a relação entre paisagem e identidade social no contexto da presente transformação e reinvenção do espaço rural. Discutem-se os resultados e a metodologia de um estudo multidisciplinar que mobilizou conhecimentos tanto da antropologia como da geografia. Com base numa tipologia da paisagem e em narrativas pessoais e do lugar, equaciona-se o papel da paisagem como operador simbólico na produção de identidades locais em Castelo de Vide (Norte alentejano). Identificam-se e descrevem-se os eixos de diferenciação simultaneamente espacial e social que consubstanciam, neste caso, a relação dinâmica entre paisagem e identidade local.<hr/>This article addresses the impact of landscape and social identity on contemporary transformations and the reinvention of rural space in Castelo de Vide (North Alentejo region, Portugal). We describe a multidisciplinary research method combining anthropology and geography, and present the findings obtained. Combining a landscape typology with personal narratives of place - social-cum-spatial differentiation - allows us to explore relationships between landscape and local identity as a dynamic process in the region. <![CDATA[<b>O “arrastão” de Carcavelos como onda noticiosa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732011000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O crime fornece aos meios de comunicação uma matriz de desvio comportamental e gera uma fonte inesgotável de notícias. Em contextos muito particulares, o grau de unanimidade entre meios de comunicação, o consenso entre definidores primários, o volume da cobertura jornalística e o exagero ou distorção inerentes à catalogação de várias ocorrências numa categoria ressonante geram ondas noticiosas num curto intervalo temporal, um fenómeno que carece ainda de enquadramento sociológico. O artigo descreve como o “arrastão” de Carcavelos de 2005 acompanhou o modelo descrito por Peter Vasterman para as ondas noticiosas, sugerindo um elemento adicional: quando a onda noticiosa se forma perante um consenso alargado, é escassa a disponibilidade para incorporar na cobertura jornalística elementos que contradigam o enquadramento predominante.<hr/>Crime provides the news media with headlines on a silver platter and is an inexhaustible source of reporting to serve up to the public. To a certain degree, the consistency across media, consensus among the reporters, the volume of news coverage, and the “massaging” of the events into a form that is palatable to the public quickly generates a series of “waves” or hypes of reporting. This is a phenomenon that has been neither placed into its sociological setting, nor studied with regard to its impact on that setting. This article examines the way in which the “Carcavelos mugging of 2005” conforms to the media hype model advanced by Peter Vasterman, and goes a step further by suggesting that when the tide of news enjoys widespread consensus, it is rare that the news coverage includes elements that go “against the tide”. <![CDATA[<b>A emissão de cinema português na televisão pública (1957-1974)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732011000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa a emissão de cinema português na televisão pública portuguesa desde o início das suas emissões regulares em 1957 até à Revolução de 1974. Se, como defendo, a televisão foi progressivamente ocupando o lugar do cinema na estratégia de propaganda ideológica do regime, interessa-me apurar quais foram os filmes portugueses emitidos pela televisão pública durante esse período e quais terão sido as razões dessa selecção.<hr/>In this paper I analyze the broadcasting of Portuguese cinema on Portuguese public television from the beginning of regular broadcasting in 1957 to the Revolution of 1974. If, as I believe, television was gradually taking the place of cinema in the regime’s strategy of ideological propaganda, it would be interesting to determine which movies were broadcast by the Portuguese public television during that period and what the reasons were for their selection. <![CDATA[<b>Representações das masculinidades hegemónicas e subalternas no cinema</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732011000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute parte da teoria proposta por Robert Connell sobre masculinidades, relacionando-a com situações do filme Crash, de Paul Haggis. Analisam-se as diferentes masculinidades apresentadas no filme (hegemónica e subalterna) e as suas relações com o poder, incluindo a cultura da imagem, especificamente na linguagem do cinema.<hr/>This article discusses part of the theory proposed by Robert Connell regarding masculinity as portrayed in the film Crash, by Paul Haggis. We analyze two forms of masculinity in the film (hegemonic and subaltern) and their relationships to power, including the culture of the image, specifically, the language of film. <![CDATA[<b>Os Cantos. A tragédia de uma família açoriana</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732011000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute parte da teoria proposta por Robert Connell sobre masculinidades, relacionando-a com situações do filme Crash, de Paul Haggis. Analisam-se as diferentes masculinidades apresentadas no filme (hegemónica e subalterna) e as suas relações com o poder, incluindo a cultura da imagem, especificamente na linguagem do cinema.<hr/>This article discusses part of the theory proposed by Robert Connell regarding masculinity as portrayed in the film Crash, by Paul Haggis. We analyze two forms of masculinity in the film (hegemonic and subaltern) and their relationships to power, including the culture of the image, specifically, the language of film. <![CDATA[<b>Jours</b><b> de fête. Jour fériés et fêtes légales dans la France contemporaine</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732011000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute parte da teoria proposta por Robert Connell sobre masculinidades, relacionando-a com situações do filme Crash, de Paul Haggis. Analisam-se as diferentes masculinidades apresentadas no filme (hegemónica e subalterna) e as suas relações com o poder, incluindo a cultura da imagem, especificamente na linguagem do cinema.<hr/>This article discusses part of the theory proposed by Robert Connell regarding masculinity as portrayed in the film Crash, by Paul Haggis. We analyze two forms of masculinity in the film (hegemonic and subaltern) and their relationships to power, including the culture of the image, specifically, the language of film. <![CDATA[<b>Cosmopolitan Anxieties</b>: <b>Turkish challenges to citizenship and belonging in Germany</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732011000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute parte da teoria proposta por Robert Connell sobre masculinidades, relacionando-a com situações do filme Crash, de Paul Haggis. Analisam-se as diferentes masculinidades apresentadas no filme (hegemónica e subalterna) e as suas relações com o poder, incluindo a cultura da imagem, especificamente na linguagem do cinema.<hr/>This article discusses part of the theory proposed by Robert Connell regarding masculinity as portrayed in the film Crash, by Paul Haggis. We analyze two forms of masculinity in the film (hegemonic and subaltern) and their relationships to power, including the culture of the image, specifically, the language of film. <![CDATA[<b>Os Milhões da Pobreza</b>: <b>Por que motivo os países mais carenciados do mundo estão a ficar cada vez mais pobres?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732011000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute parte da teoria proposta por Robert Connell sobre masculinidades, relacionando-a com situações do filme Crash, de Paul Haggis. Analisam-se as diferentes masculinidades apresentadas no filme (hegemónica e subalterna) e as suas relações com o poder, incluindo a cultura da imagem, especificamente na linguagem do cinema.<hr/>This article discusses part of the theory proposed by Robert Connell regarding masculinity as portrayed in the film Crash, by Paul Haggis. We analyze two forms of masculinity in the film (hegemonic and subaltern) and their relationships to power, including the culture of the image, specifically, the language of film. <![CDATA[<b>Marcas que demarcam. Tatuagens, <i>body piercing</i> e culturas juvenis</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732011000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute parte da teoria proposta por Robert Connell sobre masculinidades, relacionando-a com situações do filme Crash, de Paul Haggis. Analisam-se as diferentes masculinidades apresentadas no filme (hegemónica e subalterna) e as suas relações com o poder, incluindo a cultura da imagem, especificamente na linguagem do cinema.<hr/>This article discusses part of the theory proposed by Robert Connell regarding masculinity as portrayed in the film Crash, by Paul Haggis. We analyze two forms of masculinity in the film (hegemonic and subaltern) and their relationships to power, including the culture of the image, specifically, the language of film. <![CDATA[<b>Dicionário dos desembargadores</b>: <b>1640-1834</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732011000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute parte da teoria proposta por Robert Connell sobre masculinidades, relacionando-a com situações do filme Crash, de Paul Haggis. Analisam-se as diferentes masculinidades apresentadas no filme (hegemónica e subalterna) e as suas relações com o poder, incluindo a cultura da imagem, especificamente na linguagem do cinema.<hr/>This article discusses part of the theory proposed by Robert Connell regarding masculinity as portrayed in the film Crash, by Paul Haggis. We analyze two forms of masculinity in the film (hegemonic and subaltern) and their relationships to power, including the culture of the image, specifically, the language of film.