Scielo RSS <![CDATA[Análise Social]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0003-257320110002&lang=es vol. num. 199 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>The Axial conundrum between transcendental visions and vicissitudes of their institutionalizations</b>: <b>constructive and destructive possibilities</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732011000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[<b>On the notion of “world” in the contemporary cultural discourses</b>: <b>relations between universal and diversity</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732011000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Considerando a noção de “mundo” como uma categoria sócio-histórica, o artigo analisa como esta é percebida na contemporaneidade, a partir das relações entre as ideias do universal e da diversidade. Se até à segunda metade do século xx a ideia do universal definia as imagens dos homens sobre o mundo, hoje o sinal inverte-se e a ideia da diversidade torna-se positiva e prevalecente nesta definição. Adoptamos como corpo de estudo as artes plásticas e a música, para concluirmos que se a ideia da diversidade assume tal positividade, um mercado concentrador, que é global, condiciona-a, impondo regras universais.<hr/>Considering the notion of world as a socio-historical category, this article analyses how it is perceived in the contemporary time, from the perspective of the relation between the ideas of universal and diversity. If until the second half of the twentieth century the images men had about the world were based on the idea of universal, today it is the idea of diversity which predominates on this definition. We take as our corpus of research the arts and the music, and conclude that if the idea of diversity assumes such predominance, a global market imposes on it its universal rules. <![CDATA[<b>Image and visual technologies in social research</b>: <b>trends and challenges</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732011000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es A aplicação das tecnologias visuais em ciências sociais tem uma história longa e conturbada. A invenção da fotografia e do filme assinalaram o início de uma relação que originalmente prometia ser estável e duradoura, mas que acabou por sucumbir aos rigores positivistas e a uma academia claramente logocêntrica. Todavia, nas últimas décadas, deparamo-nos com uma clara pulsão visual, que anuncia um maior diálogo entre as ciências sociais e a imagem. Neste artigo propomo-nos fazer uma breve revisão deste circuito, avaliando o estado actual desta relação, e reflectindo sobre as possibilidades e desafios lançados pelas mais recentes inovações tecnológicas.<hr/>The use of visual technologies in social research has a lasting and turbulent history. The invention of photography, and later of cinema, marked the beginning of a relationship that promised to be long and fruitful, but was, instead, greatly affected by positivist rigors and by academia’s logocentrism. However, in the last decades, we can point to an evident visual drive, revealing a greater dialogue between the social sciences and the image, forcing the re-evaluation of paradigms and procedures. In this article we look at the present state of this association, as well as the possibilities and challenges presented by recent technological innovations. <![CDATA[<b>Revisiting social reproduction theory</b>: <b>application to the Portuguese case</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732011000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo recupera a teoria da reprodução, apresentada na obra homónima de Bourdieu e Passeron, discutindo a sua validade teórica e empírica. A confrontação com outras correntes internacionais em sociologia da educação mostra que estas a têm complementado mais do que refutado. Explora-se, em seguida, a sua relevância para a análise da sociedade portuguesa contemporânea, a partir de pesquisas recentes sobre mobilidade social; currículos escolares e processos de ensino-aprendizagem. Conclui-se que uma teoria da reprodução revista, incorporando uma perspectiva sócio-histórica, preserva poderosas virtualidades heurísticas para a compreensão dos sistemas educativos e das sua relação com as estruturas sociais.<hr/>Reproduction Theory as presented in the 1970 work of Bourdieu and Passeron is re-examined, and its theoretical and empirical validity is discussed. Comparison with other international perspectives on the sociology of education shows more similarity than difference. The relevance of the Theory is then explored with regard to contemporary Portuguese society, based on recent research in social mobility, curricula development, and teaching-learning processes. We conclude that a revised theory of social reproduction that includes a socio-historical perspective offers powerful heuristic virtues for our understanding of educational systems and their relationship with social structures. <![CDATA[<b>Because time matters</b>: <b>toward a sociological approach to family mediation</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732011000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto procede a uma revisão da literatura acerca da mediação familiar, dos seus pressupostos e técnicas, com o objectivo de rever o conceito e a prática da mediação, atendendo aos principais vectores de mudança nas sociedades contemporâneas. Contextualiza-se a mediação no âmbito da associação entre modos de vida, modelos familiares, divórcio e produção legislativa. As mudanças nos valores sociais, aliadas a alterações legislativas, têm trazido ao debate questões “públicas” longamente entendidas como sendo de foro individual e “privado”.<hr/>The present work reviews the literature pertaining to family mediation, its assumptions, and methods, with the extended goal of updating the concepts and practices involved, in light of our changing society. Focus is on the evolution of life styles, family models, divorce, and legislation addressing these issues. The mutual reflection of social values and contemporary law has drawn into the public sphere many issues that were long considered to be private. <![CDATA[<b>Ethiopia ’s nationhood reconsidered</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732011000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Conventional theories trace nationalism to modern Western Europe, usually following the French Revolution. However, markers of nationalism used by most scholars are attested by evidence of Ethiopia’s nationhood as early as sixth century C.E. This requires revisions in both conventional notions of nationhood and views of those who find Ethiopianness a recent invention. Moreover, the experience of Ethiopians in their recent Diaspora warrants rethinking the very notions of nationhood. Continuing ties of Ethiopian expatriates with their homeland and communication through electronic media manifest a new configuration of Ethiopia’s nationhood, consisting now of three confluent parts: bet-agar (homeland); wutch-agar (diaspora); and sayber-agar (cyberspace).<hr/>As teorias convencionais associam o nacionalismo à Europa ocidental moderna, em geral a um período subsequente à Revolução Francesa. No entanto, no caso etíope, os indicadores de nacionalismo usados pela maior parte dos investigadores encontram-se atestados desde o século vi da nossa era. Este facto põe em causa as perspectivas convencionais sobre a ideia de nação, e questiona os que encaram o sentimento nacional etíope como uma invenção recente. Para mais, a experiência da recente diáspora etíope permite-nos repensar a própria ideia de nação. Os laços permanentes entre etíopes expatriados e a sua pátria, e a comunicação através de meios electrónicos, manifestam uma nova configuração da ideia de nação etíope, que se compõe agora de três partes confluentes: bet-agar (pátria); wutch-agar (diáspora); e sayber-agar (ciberespaço). <![CDATA[<b>Resizing Congo</b>: <b>Iberian frontiers of devotion</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732011000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo compara etnograficamente duas comunidades rurais devotas de Santo António, situadas no Brasil e em Cuba, e que se autodenominam “congas”. Questionando as fronteiras deste “Congo” redimensionado pela diáspora ibérica, e o problema da identidade “conga” nos novos contextos geográficos da América Latina (não apenas espaciais, mas sobretudo políticos, religiosos e sociais), procuramos mostrar através de uma análise do repertório musical utilizado nas práticas religiosas destas comunidades que as tradições são dinâmicas.<hr/>We present an ethnographic comparison of two rural communities that are devotees of Saint Anthony - one in Brazil and the other in Cuba - both referring to themselves as “congas.”Issues examined include the borders of the “Congo” as influenced by the Iberian Diaspora, and the extension of the “conga” identity to Latin America in its geographic, political, religious, and social dimensions.We focus especially on the evolution of tradition evidenced in the religious music employed in these communities. <![CDATA[<b>Salazar</b>: <b>Uma Biografia Política</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732011000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo compara etnograficamente duas comunidades rurais devotas de Santo António, situadas no Brasil e em Cuba, e que se autodenominam “congas”. Questionando as fronteiras deste “Congo” redimensionado pela diáspora ibérica, e o problema da identidade “conga” nos novos contextos geográficos da América Latina (não apenas espaciais, mas sobretudo políticos, religiosos e sociais), procuramos mostrar através de uma análise do repertório musical utilizado nas práticas religiosas destas comunidades que as tradições são dinâmicas.<hr/>We present an ethnographic comparison of two rural communities that are devotees of Saint Anthony - one in Brazil and the other in Cuba - both referring to themselves as “congas.”Issues examined include the borders of the “Congo” as influenced by the Iberian Diaspora, and the extension of the “conga” identity to Latin America in its geographic, political, religious, and social dimensions.We focus especially on the evolution of tradition evidenced in the religious music employed in these communities. <![CDATA[<b>Illiberal Politics in Neoliberal Times</b>: <b>Culture, Security and Populism in the New Europe</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732011000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo compara etnograficamente duas comunidades rurais devotas de Santo António, situadas no Brasil e em Cuba, e que se autodenominam “congas”. Questionando as fronteiras deste “Congo” redimensionado pela diáspora ibérica, e o problema da identidade “conga” nos novos contextos geográficos da América Latina (não apenas espaciais, mas sobretudo políticos, religiosos e sociais), procuramos mostrar através de uma análise do repertório musical utilizado nas práticas religiosas destas comunidades que as tradições são dinâmicas.<hr/>We present an ethnographic comparison of two rural communities that are devotees of Saint Anthony - one in Brazil and the other in Cuba - both referring to themselves as “congas.”Issues examined include the borders of the “Congo” as influenced by the Iberian Diaspora, and the extension of the “conga” identity to Latin America in its geographic, political, religious, and social dimensions.We focus especially on the evolution of tradition evidenced in the religious music employed in these communities. <![CDATA[<b>Estudos de Sociologia da Leitura em Portugal no Século XX</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732011000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo compara etnograficamente duas comunidades rurais devotas de Santo António, situadas no Brasil e em Cuba, e que se autodenominam “congas”. Questionando as fronteiras deste “Congo” redimensionado pela diáspora ibérica, e o problema da identidade “conga” nos novos contextos geográficos da América Latina (não apenas espaciais, mas sobretudo políticos, religiosos e sociais), procuramos mostrar através de uma análise do repertório musical utilizado nas práticas religiosas destas comunidades que as tradições são dinâmicas.<hr/>We present an ethnographic comparison of two rural communities that are devotees of Saint Anthony - one in Brazil and the other in Cuba - both referring to themselves as “congas.”Issues examined include the borders of the “Congo” as influenced by the Iberian Diaspora, and the extension of the “conga” identity to Latin America in its geographic, political, religious, and social dimensions.We focus especially on the evolution of tradition evidenced in the religious music employed in these communities. <![CDATA[<b>Web social</b>: <b>mutation de la communication</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732011000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo compara etnograficamente duas comunidades rurais devotas de Santo António, situadas no Brasil e em Cuba, e que se autodenominam “congas”. Questionando as fronteiras deste “Congo” redimensionado pela diáspora ibérica, e o problema da identidade “conga” nos novos contextos geográficos da América Latina (não apenas espaciais, mas sobretudo políticos, religiosos e sociais), procuramos mostrar através de uma análise do repertório musical utilizado nas práticas religiosas destas comunidades que as tradições são dinâmicas.<hr/>We present an ethnographic comparison of two rural communities that are devotees of Saint Anthony - one in Brazil and the other in Cuba - both referring to themselves as “congas.”Issues examined include the borders of the “Congo” as influenced by the Iberian Diaspora, and the extension of the “conga” identity to Latin America in its geographic, political, religious, and social dimensions.We focus especially on the evolution of tradition evidenced in the religious music employed in these communities. <![CDATA[<b>A Chave do Armário</b>: <b>Homossexualidade, Casamento, Família</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732011000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo compara etnograficamente duas comunidades rurais devotas de Santo António, situadas no Brasil e em Cuba, e que se autodenominam “congas”. Questionando as fronteiras deste “Congo” redimensionado pela diáspora ibérica, e o problema da identidade “conga” nos novos contextos geográficos da América Latina (não apenas espaciais, mas sobretudo políticos, religiosos e sociais), procuramos mostrar através de uma análise do repertório musical utilizado nas práticas religiosas destas comunidades que as tradições são dinâmicas.<hr/>We present an ethnographic comparison of two rural communities that are devotees of Saint Anthony - one in Brazil and the other in Cuba - both referring to themselves as “congas.”Issues examined include the borders of the “Congo” as influenced by the Iberian Diaspora, and the extension of the “conga” identity to Latin America in its geographic, political, religious, and social dimensions.We focus especially on the evolution of tradition evidenced in the religious music employed in these communities.