Scielo RSS <![CDATA[Análise Social]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0003-257320130003&lang=pt vol. num. 208 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Resgates sociológicos do corpo</b>: <b>Esboço de um percurso conceptual</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732013000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo pretende traçar o percurso conceptual que conduziu à desnaturalização do corpo de um ponto de vista sociológico e à sua autonomização enquanto objeto de estudo e área disciplinar específica no âmbito da sociologia. O resgate do corpo enquanto mero organismo biológico, caro às ciências biomédicas, por parte desta ciência social começou pela elaboração do conceito de “corporeidade”, posicionando o corpo enquanto construção sociocultural situada no tempo e no espaço; os conceitos de “incorporação” e de “excorporação” dão conta dos paradigmas que resgataram o corpo enquanto lugar de exercício de poder e que o posicionaram no debate entre estrutura e ação social; o conceito de “encarnação” resgata o corpo à mera condição de “objeto” ou “acessório” inerte a que os paradigmas construtivistas mais radicais o haviam remetido.<hr/>This article will outline the conceptual route that resulted in the denaturalization of the body by sociology and the struggle for the body autonomy as an object of study and specific disciplinary area within this social science. The rescue of the body as mere biological organism dear to life sciences by sociology started with the elaboration of the concept of “corporeality”, positioning the body as a cultural construction located in time and space. The concepts of “incorporation” and “outcorporation” regard the paradigms that rescued the body as a place of exercise of power and that positioned it in the debate between structure and social action. The concept of “embodiment” rescues the body from the mere condition of inert “object” or “accessory” to which the more radical constructivists paradigms had confined it. <![CDATA[<b>O charme discreto dos concursos de beleza e o luso-tropicalismo na década de 1970</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732013000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Baseado numa série de pressupostos históricos e lugares comuns sobre o caráter dos portugueses, o luso-tropicalismo foi indispensável para a sobrevivência da “comunidade lusíada” nas últimas décadas do regime autoritário. Mesmo quando os “ventos de mudança” pareciam anunciar o fim do império colonial português, subsistia na cultura de massas um conjunto de espetáculos mediáticos que continuavam a reproduzir o luso-tropicalismo. Um desses espetáculos foi o concurso Miss Portugal, que entre 1971 e 1974 incluiu concorrentes provenientes de todo o império português, proporcionando uma das suas derradeiras encenações da “comunidade lusíada”.<hr/>Based on historical assumptions and commonplaces about the character of the Portuguese, “luso-tropicalism” was a way to imagine the Portuguese community that tended to highlight the natural disposition of the Portuguese for a settlement without prejudice of “color or race”. Even when the “winds of change” seemed to announce the end of the Portuguese empire, a series of media spectacles continued to reproduce luso-tropicalism in mass culture. One of those spectacles was the Miss Portugal contest, which included competitors from all over Portuguese overseas provinces between 1971 and 1974, thus recreating the imaginary map of the Portuguese community. <![CDATA[<b>Paternidades fragmentadas</b>: <b>Género, emoções e (des)conexões biogenéticas e prisionais</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732013000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo aborda a natureza relacional e socialmente situada da paternidade, captando os múltiplos sentidos que ser pai pode assumir em contextos distanciados das configurações familiares tradicionais, através das narrativas de homens envolvidos nas malhas da justiça, mas posicionados em contextos sociais e simbólicos diferenciados: pais presos preventivamente e pais envolvidos em processo civil compulsório de investigação de paternidade. Sugere-se que existe uma teia complexa de tensões entre as ideologias de género dominantes e as práticas reais que podem ser concretizadas pelos pais, que descortina múltiplos cenários de paternidades fragmentadas e agrega variadas formas de construir e vivenciar o papel de pai<hr/>This article explores the relational and socially situated nature of fatherhood by focusing on the multiple meanings that being a father may assume in contexts apart from traditional family settings, through the narratives of men involved with the justice system, but positioned in differentiated social and symbolic contexts: fathers who are prisoners on remand; and fathers involved in compulsory paternity investigation ordered by courts. We suggest that there is a complex web of tensions between the dominant ideologies of gender and the actual practices that can be fulfilled by men who are fathers, which reveals multiple scenarios of fragmented fatherhood and embody various forms of perceiving and experiencing being a father. <![CDATA[<b>A mobilização estudantil no processo de radicalização política durante o Marcelismo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732013000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo pretende analisar o papel do movimento estudantil no processo de mobilização social e radicalização política que caracterizou os últimos anos do Estado Novo e que antecipou a queda do regime e o processo revolucionário. Durante muito tempo, os estudos sobre o movimento estudantil consideraram a crise de 1969 como o episódio mais saliente nos últimos anos do regime. Entretanto, análises mais recentes têm chamado a atenção para o fenómeno de intensa mobilização e radicalização política que caracterizou o meio universitário, sobretudo a partir do início do anos 70, sob a influência das novas organizações de extrema esquerda, e que antecipou muitas das reivindicações e do próprio repertório de contestação na base do processo revolucionário que se seguiu.<hr/>The aim of this paper is to analyze the role of the students’ movement in the process of social mobilization and political radicalization that characterized the last years of the Estado Novo, before the fall of the regime and the start of the revolutionary process. Until some years ago, the studies on Portuguese students’ movement considered the 1969’s crisis as the most relevant event during the last period of the Estado Novo’s life: the Marcelismo. Nevertheless, more recent analyses show strong mobilizations and a process of political radicalization in the university milieu from the beginning of the 1970s, under the influence of new radical left-wing groups. This mobilization anticipated numerous claims and part of the contention repertoire itself at the base of the revolutionary process. <![CDATA[<b>As universidades portuguesas na senda da investigação empreendedora</b>: <b>onde estão as diferenças?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732013000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nos últimos anos têm sido discutidas as mudanças nos quadros epistemológicos, éticos e sociais que envolvem a ciência na atualidade. Particularmente influentes nas transformações ocorridas foram as lógicas incorporadas nas narrativas da “sociedade do conhecimento” e do managerialismo/Nova Gestão Pública (NGP). As noções de “ciência pós-académica”, o “Modo 2 de produção do conhecimento” e o acrónimo PLACE têm vindo a ser utilizados para caracterizar estas mudanças. Este artigo pretende analisar se o modo como a investigação é apresentada pelas universidades públicas portuguesas nos seus websites expressa a influência destas novas noções de ciência. Conclui que existe uma certa ambiguidade nos discursos, o que configura fenómenos de hibridismo.<hr/>In recent years some discussions have emerged around the changes in the epistemological, ethical, and social issues involving science today. Particularly influential in these changes were the “knowledge society” and managerialism/New Public Management (NPM) narratives. The notions of “post-academic science”, “Mode 2 of knowledge production”, and the acronym PLACE have been used to characterize changes in science. This paper asks if the way research is presented in the Portuguese public universities website expresses the influence of these new notions of science. It reveals that there is a certain ambiguity in the discourses, which configures the phenomenon of hybridity. <![CDATA[<b>A participação das instituições privadas na reconfiguração do ensino superior no Brasil</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732013000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This article analyzes the participation of private institutions in the expansion of Higher Education in Brazil in the last five decades. The argument is that the private institutions created since 1964 differ from earlier ones. The great majority of those new institutions do not have links with religious foundations, and are structured as administrative organizations similar to enterprises. The article mentions the social conditions that have allowed the emergence of new private institutions, such as changes in the political system (1964), the implementation of the University Reform (1968), and legal measures taken by the Brazilian State in 1980 and 1990 that proposed the policies for the Higher Education system. The article also discusses certain characteristics of the configuration of current private Higher Education teaching.<hr/>Este artigo analisa a participação das instituições privadas na expansão do ensino superior no Brasil nas últimas cinco décadas. Argumenta que as instituições privadas criadas a partir de 1964 diferem das anteriores, pois, na sua maioria, não estão ligadas a fundações religiosas e estruturam-se como organizações administrativas semelhantes a empresas. O artigo aborda as condições sociais que viabilizaram a criação destas novas instituições, tais como as mudanças no sistema político (1964), a reforma da Universidade (1968) e as medidas legislativas implementadas pelo Estado brasileiro nos anos 80 e 90 do século passado relativas às políticas para o sistema universitário. Este artigo discute ainda algumas características da atual configuração do ensino superior privado. <![CDATA[<b>Os estudantes angolanos do ensino superior em Lisboa</b>: <b>uma perspetiva antropológica sobre as suas motivações e bem-estar subjetivo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732013000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No presente artigo, procede-se a uma análise antropológica do bem-estar dos estudantes angolanos do ensino superior em Lisboa, a partir das considerações subjetivas que os próprios fazem a respeito desta matéria. Admitindo-se a importância da motivação económica como aspeto fundamental para a explicação das migrações internacionais, procura-se, no entanto, complexificar esta análise, colocando a questão do bem-estar no centro da discussão a respeito da decisão de emigrar. Trata-se, portanto, de compreender a relação entre motivações e bem-estar subjetivo, sem colocar de parte a análise da situação socioeconómica dos emigrantes.<hr/>In this article I present an anthropological analysis of well-being, focusing on the students from Angola that arrive to study in Lisbon’s universities. This study is not concerned with the measuring of objective indicators of well-being, but relies instead on the student’s own subjective evaluation of it. While acknowledging that the prospect of improving their living conditions is still a major motivation for most of these students, my intent is to also consider the importance of the pursuit of emotional well-being as a relevant factor for emigration. The article analyzes the relationship between motivations and subjective well-being, while taking into consideration the social and economic condition of these emmigrants. <![CDATA[<b>Da sociologia como profissão à sociologia crítica</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732013000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No presente artigo, procede-se a uma análise antropológica do bem-estar dos estudantes angolanos do ensino superior em Lisboa, a partir das considerações subjetivas que os próprios fazem a respeito desta matéria. Admitindo-se a importância da motivação económica como aspeto fundamental para a explicação das migrações internacionais, procura-se, no entanto, complexificar esta análise, colocando a questão do bem-estar no centro da discussão a respeito da decisão de emigrar. Trata-se, portanto, de compreender a relação entre motivações e bem-estar subjetivo, sem colocar de parte a análise da situação socioeconómica dos emigrantes.<hr/>In this article I present an anthropological analysis of well-being, focusing on the students from Angola that arrive to study in Lisbon’s universities. This study is not concerned with the measuring of objective indicators of well-being, but relies instead on the student’s own subjective evaluation of it. While acknowledging that the prospect of improving their living conditions is still a major motivation for most of these students, my intent is to also consider the importance of the pursuit of emotional well-being as a relevant factor for emigration. The article analyzes the relationship between motivations and subjective well-being, while taking into consideration the social and economic condition of these emmigrants. <![CDATA[<b>Salvador Giner</b>: <b>A consciência sociológica</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732013000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No presente artigo, procede-se a uma análise antropológica do bem-estar dos estudantes angolanos do ensino superior em Lisboa, a partir das considerações subjetivas que os próprios fazem a respeito desta matéria. Admitindo-se a importância da motivação económica como aspeto fundamental para a explicação das migrações internacionais, procura-se, no entanto, complexificar esta análise, colocando a questão do bem-estar no centro da discussão a respeito da decisão de emigrar. Trata-se, portanto, de compreender a relação entre motivações e bem-estar subjetivo, sem colocar de parte a análise da situação socioeconómica dos emigrantes.<hr/>In this article I present an anthropological analysis of well-being, focusing on the students from Angola that arrive to study in Lisbon’s universities. This study is not concerned with the measuring of objective indicators of well-being, but relies instead on the student’s own subjective evaluation of it. While acknowledging that the prospect of improving their living conditions is still a major motivation for most of these students, my intent is to also consider the importance of the pursuit of emotional well-being as a relevant factor for emigration. The article analyzes the relationship between motivations and subjective well-being, while taking into consideration the social and economic condition of these emmigrants. <![CDATA[<b>Salazar e o poder</b>: <b>A arte de saber durar</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732013000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No presente artigo, procede-se a uma análise antropológica do bem-estar dos estudantes angolanos do ensino superior em Lisboa, a partir das considerações subjetivas que os próprios fazem a respeito desta matéria. Admitindo-se a importância da motivação económica como aspeto fundamental para a explicação das migrações internacionais, procura-se, no entanto, complexificar esta análise, colocando a questão do bem-estar no centro da discussão a respeito da decisão de emigrar. Trata-se, portanto, de compreender a relação entre motivações e bem-estar subjetivo, sem colocar de parte a análise da situação socioeconómica dos emigrantes.<hr/>In this article I present an anthropological analysis of well-being, focusing on the students from Angola that arrive to study in Lisbon’s universities. This study is not concerned with the measuring of objective indicators of well-being, but relies instead on the student’s own subjective evaluation of it. While acknowledging that the prospect of improving their living conditions is still a major motivation for most of these students, my intent is to also consider the importance of the pursuit of emotional well-being as a relevant factor for emigration. The article analyzes the relationship between motivations and subjective well-being, while taking into consideration the social and economic condition of these emmigrants. <![CDATA[<b>A “durabilidade” de Salazar e os desafios da história do Estado Novo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732013000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No presente artigo, procede-se a uma análise antropológica do bem-estar dos estudantes angolanos do ensino superior em Lisboa, a partir das considerações subjetivas que os próprios fazem a respeito desta matéria. Admitindo-se a importância da motivação económica como aspeto fundamental para a explicação das migrações internacionais, procura-se, no entanto, complexificar esta análise, colocando a questão do bem-estar no centro da discussão a respeito da decisão de emigrar. Trata-se, portanto, de compreender a relação entre motivações e bem-estar subjetivo, sem colocar de parte a análise da situação socioeconómica dos emigrantes.<hr/>In this article I present an anthropological analysis of well-being, focusing on the students from Angola that arrive to study in Lisbon’s universities. This study is not concerned with the measuring of objective indicators of well-being, but relies instead on the student’s own subjective evaluation of it. While acknowledging that the prospect of improving their living conditions is still a major motivation for most of these students, my intent is to also consider the importance of the pursuit of emotional well-being as a relevant factor for emigration. The article analyzes the relationship between motivations and subjective well-being, while taking into consideration the social and economic condition of these emmigrants.