Scielo RSS <![CDATA[Análise Social]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0003-257320130004&lang=pt vol. num. 209 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Regular o consumidor? Novas tendências de política no setor financeiro</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732013000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A crise financeira de 2008 quebrou a confiança depositada na capacidade de autorregulação dos mercados assim como na capacidade de decisão dos agentes económicos. Reconheceu-se, então, a necessidade de reforçar a regulação e supervisão do setor financeiro. No que concerne especificamente à proteção do consumidor de produtos financeiros assistimos a uma renovada aposta em iniciativas de educação financeira. O presente artigo analisa criticamente estas iniciativas. Embora tenham o mérito de reconhecer as dificuldades inerentes às decisões financeiras, o seu sucesso está seriamente comprometido pelo que se conhece sobre o comportamento e a influência do contexto socioeconómico sobre a situação financeira das famílias.<hr/>The financial crisis of 2008 questioned the belief on markets’ ability to regulate themselves, as well as on the decision-making ability of economic agents. The need to tighten the regulation and supervision of the financial sector became apparent. In what regards, specifically, the protection of the consumers of financial products, we observe a renewed interest on financial education initiatives. The present article critically analyses these initiatives. Even though the intrinsic difficulties of financial decisions are recognised, their success is seriously undermined by what is known about the behaviour and the role of the wider socioeconomic context on the financial situation of households. <![CDATA[<b>As manifestações na Tunísia e no Egito em 2010-2011</b>: <b>A semântica dos acontecimentos nos <i>media</i> e o papel das redes digitais</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732013000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No âmbito dos nossos estudos sobre a configuração mediática dos acontecimentos, empreendemos uma análise de notícias e discursos públicos que surgiram em torno dos tumultos na Tunísia e no Egito em 2011. Utilizamos como referências conceptuais e teóricas e como instrumentos de análise a semântica do acontecimento, na medida em que colocar um acontecimento “sob uma descrição” implica escolher um modo de o descrever, e uma seleção das operações de enquadramento. Prosseguimos com uma breve análise sobre a ação desempenhada pelas redes sociais ou media digitais, refletindo sobre a experiência mediada pela técnica e pelas ligações eletrónicas, que são diversas da experiência pública decorrente da ação coletiva situada.<hr/>Following our studies concerning media representation of events, we analyze the news and public speeches regarding the protests in Tunisia and Egypt in 2011. The conceptual and theoretical references and the instruments of analysis are: the semantics of events, to the extent that positioning them “under a description” implies choosing a way of describing them among possible others, and the operations of framing of events. We proceed with a brief analysis of the role of social or digital media that become the support of the protests; which leads us to reflect about the so-called “facebook revolution” that implicates an experience mediated by the technology and interaction in online connections, that is distinct from the public experience of the situated collective action. <![CDATA[<b>Imigração brasileira contemporânea</b>: <b>discursos e práticas de imigrantes brasileiros em Londres</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732013000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Imigração brasileira contemporânea: discursos e práticas de imigrantes brasileiros em Londres.Este artigo discute como os migrantes brasileiros em Londres, que migraram com o projeto inicial de trabalhar, economizar e regressar, reformulam os seus objetivos após um tempo de estadia na sociedade recetora. O texto pretende compreender os limites apresentados pelos estudos migratórios brasileiros centrados no modelo teórico push-pull, os quais destacam fatores macroeconómicos como razões principais para definir a imigração brasileira. Por meio de observação participante e entrevistas, foi possível compreender de que forma esses migrantes, uma vez introduzidas novas prioridades nas suas vidas, redefinem os seus estilos de vida em Londres, deixando para segundo plano a ideia inicial de trabalhar/ganhar dinheiro/retornar.<hr/>This article reflects on how Brazilians in London, who moved on the migratory project of working, saving money and return, readapt their aims after a period in the host society. Therefore, the text aims to understand the limits of analysis on Brazilian immigration based on the theoretical framework push-pull, which highlight economic reasons as the main points to define Brazilian migrants. Through participative observations and interviews, it was possible to comprehend how Brazilians once introduced new priorities in their lives, and thus reshape their lifestyle in London, their initial idea of working/saving money become somehow secondary. <![CDATA[<b>Género, cultura e justiça</b>: <b>A propósito dos cortes genitais femininos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732013000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A emergência de práticas culturais conotadas com comunidades imigrantes e passíveis de repressão penal coloca novos desafios aos aparelhos legislativos e judiciários. Se em algumas é iniludível a tensão entre cultura e universalismo liberal, a reação a elas é também vulnerável às armadilhas induzidas pelas dicotomias simples cultura/indivíduo; relativismo/universalismo; diferença cultural/direitos das mulheres. A partir da complexificação destas dicotomias focar-se-ão algumas destas armadilhas a propósito dos cortes genitais femininos e da questão da criminalização específica dos que são conhecidos por Mutilação Genital Feminina. Analisam-se, em particular, as desigualdades que escamoteiam, os paradoxos que geram e os seus possíveis efeitos contraproducentes.<hr/>Cultural practices connoted with ethnic “others” and prosecuted as crimes bring new challenges to legislators and judicial systems. While they put forth a tension between culture and liberal universalism, the reaction to them is also vulnerable to the pitfalls induced by simple dichotomies, such as culture/individuals, relativism/universalism, cultural difference/women’s rights. Complexifying such dichotomies, I will focus on these pitfalls in the case of female genital cutting and the specific criminalization of those known as Female Genital Mutilation. I will examine in particular the inequalities they mask, the paradoxes they generate, and their possible counterproductive effects. <![CDATA[<b>As metamorfoses de um movimento social</b>: <b>Mães de vítimas de violência no Brasil</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732013000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, descrevemos as negociações que acompanharam a transformação de um movimento social brasileiro (o das vítimas de violência urbana - particularmente o “Movimento das Mães”) em política pública do Ministério de Justiça durante os anos de 2007 a 2009. Tomamos como foco a perspetiva das “mães” que participaram desse processo - mulheres cujos filhos tinham sido mortos ou haviam “desaparecido”. Descrever a experiência deste movimento, a relação dessas mulheres com os seus aliados políticos e as organizações da sociedade civil, e a posterior transformação das reivindicações do movimento em política de Estado, lança luz sobre a história dos movimentos de vítimas no Brasil, com destaque especial para o entrecruzamento entre género, violência e classe social.<hr/>In this article, we describe the negotiations that accompanied the transformation of a Brazilian social movement (victims of urban violence - in particular, the Movement of Mothers) into a public policy of the Minister of Justice between 2007 and 2009. Our focus is on the perspective of the “mothers” who participated in this process - women whose children had been killed or “disappeared”. The description of the this movement - the relation of the women with their political allies and various organizations of civil society, and the ultimate carry-over of the movement’s demands into public policy - sheds light on the history of victims’ movements in Brazil, highlighting the intersection of factors concerning gender, violence and social class. <![CDATA[<b>Silenciamentos subtis. Atendimento policial, cidadania e justiça em casos de vítimas de violência doméstica</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732013000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A legitimidade da ação policial depende da autoridade prática e crença emotiva de que os polícias podem, em última instância, abrir uma janela de possibilidades para o reconhecimento de um direito cidadão: o direito à segurança. Através de explorações etnográficas, conduzidas em esquadras de polícia em ­Portugal e com recurso a entrevistas, proponho-me analisar neste ensaio gramáticas morais e emocionais que regem a ação prática de polícias na relação com vítimas de violência doméstica. Para tal uso a noção teórico-metodológica de zonas de ambiguidade intersubjetiva. Defendo que a definição de policiamento depende tanto do que os polícias fazem quanto do que escolhem não fazer.<hr/>The legitimacy of police action depends on the practical authority and the emotional belief that the police may ultimately open a window of opportunities for the recognition of a citizen right: the right to security. Through ethnographic explorations and interviews conducted in police stations in Portugal, this essay aims to analyse the moral and emotional grammars governing the practice of police action in relation to domestic violence victims. I use the theoretical and methodological notion of areas of intersubjective ambiguity. I argue that in order to define policing what police officers do is as crucial as what they choose not to. <![CDATA[<b>Autoridade policial, riso e polidez</b>: <b>notas sobre interações entre polícias e cidadãos na Operação Lei Seca no Rio de Janeiro</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732013000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa o exercício da autoridade policial na Operação Lei Seca na cidade do Rio de Janeiro. Destacamos dois aspetos da descrição feita pelos polícias sobre o modo como exercem a sua autoridade: a destituição dos signos ostensivos da autoridade (a farda e o fuzil) e o recurso à polidez. Combinando estes relatos com dados de campo em que cidadãos e polícias recorrem a provocações jocosas nas suas interações, propomos um modelo teórico para a compreensão desta forma de exercício da autoridade policial baseado em teses sobre a autoridade, teorias do riso e interpretações sobre a relação entre polidez e violência.<hr/>This paper discusses the exercise of police authority in “Operação Lei Seca” aimed at curbing DUI in Rio de Janeiro. Two aspects of the description made by these policemen are presented in detail: the absence of ostensive signs of authority (the uniform and the rifle) and the use of politeness. These depictions are then combined with fieldwork data in which citizens and policemen resort to jocose provocations in their interactions. Analysis dwells on a theoretical model proposed for the understanding of this form of exercising police authority, which is based on theses on authority, theories of laughter and interpretations about the relationship between politeness and violence. <![CDATA[<b>History & Society</b>: <b>The work of Michael Mann</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732013000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa o exercício da autoridade policial na Operação Lei Seca na cidade do Rio de Janeiro. Destacamos dois aspetos da descrição feita pelos polícias sobre o modo como exercem a sua autoridade: a destituição dos signos ostensivos da autoridade (a farda e o fuzil) e o recurso à polidez. Combinando estes relatos com dados de campo em que cidadãos e polícias recorrem a provocações jocosas nas suas interações, propomos um modelo teórico para a compreensão desta forma de exercício da autoridade policial baseado em teses sobre a autoridade, teorias do riso e interpretações sobre a relação entre polidez e violência.<hr/>This paper discusses the exercise of police authority in “Operação Lei Seca” aimed at curbing DUI in Rio de Janeiro. Two aspects of the description made by these policemen are presented in detail: the absence of ostensive signs of authority (the uniform and the rifle) and the use of politeness. These depictions are then combined with fieldwork data in which citizens and policemen resort to jocose provocations in their interactions. Analysis dwells on a theoretical model proposed for the understanding of this form of exercising police authority, which is based on theses on authority, theories of laughter and interpretations about the relationship between politeness and violence. <![CDATA[<b>The end of capitalism?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732013000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa o exercício da autoridade policial na Operação Lei Seca na cidade do Rio de Janeiro. Destacamos dois aspetos da descrição feita pelos polícias sobre o modo como exercem a sua autoridade: a destituição dos signos ostensivos da autoridade (a farda e o fuzil) e o recurso à polidez. Combinando estes relatos com dados de campo em que cidadãos e polícias recorrem a provocações jocosas nas suas interações, propomos um modelo teórico para a compreensão desta forma de exercício da autoridade policial baseado em teses sobre a autoridade, teorias do riso e interpretações sobre a relação entre polidez e violência.<hr/>This paper discusses the exercise of police authority in “Operação Lei Seca” aimed at curbing DUI in Rio de Janeiro. Two aspects of the description made by these policemen are presented in detail: the absence of ostensive signs of authority (the uniform and the rifle) and the use of politeness. These depictions are then combined with fieldwork data in which citizens and policemen resort to jocose provocations in their interactions. Analysis dwells on a theoretical model proposed for the understanding of this form of exercising police authority, which is based on theses on authority, theories of laughter and interpretations about the relationship between politeness and violence. <![CDATA[<b>Empires, globalizations, and historical sociology</b>: <b>an interview with Michael Mann</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732013000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa o exercício da autoridade policial na Operação Lei Seca na cidade do Rio de Janeiro. Destacamos dois aspetos da descrição feita pelos polícias sobre o modo como exercem a sua autoridade: a destituição dos signos ostensivos da autoridade (a farda e o fuzil) e o recurso à polidez. Combinando estes relatos com dados de campo em que cidadãos e polícias recorrem a provocações jocosas nas suas interações, propomos um modelo teórico para a compreensão desta forma de exercício da autoridade policial baseado em teses sobre a autoridade, teorias do riso e interpretações sobre a relação entre polidez e violência.<hr/>This paper discusses the exercise of police authority in “Operação Lei Seca” aimed at curbing DUI in Rio de Janeiro. Two aspects of the description made by these policemen are presented in detail: the absence of ostensive signs of authority (the uniform and the rifle) and the use of politeness. These depictions are then combined with fieldwork data in which citizens and policemen resort to jocose provocations in their interactions. Analysis dwells on a theoretical model proposed for the understanding of this form of exercising police authority, which is based on theses on authority, theories of laughter and interpretations about the relationship between politeness and violence. <![CDATA[<b>For a plural historical sociology of imperialism and colonialism</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732013000400011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa o exercício da autoridade policial na Operação Lei Seca na cidade do Rio de Janeiro. Destacamos dois aspetos da descrição feita pelos polícias sobre o modo como exercem a sua autoridade: a destituição dos signos ostensivos da autoridade (a farda e o fuzil) e o recurso à polidez. Combinando estes relatos com dados de campo em que cidadãos e polícias recorrem a provocações jocosas nas suas interações, propomos um modelo teórico para a compreensão desta forma de exercício da autoridade policial baseado em teses sobre a autoridade, teorias do riso e interpretações sobre a relação entre polidez e violência.<hr/>This paper discusses the exercise of police authority in “Operação Lei Seca” aimed at curbing DUI in Rio de Janeiro. Two aspects of the description made by these policemen are presented in detail: the absence of ostensive signs of authority (the uniform and the rifle) and the use of politeness. These depictions are then combined with fieldwork data in which citizens and policemen resort to jocose provocations in their interactions. Analysis dwells on a theoretical model proposed for the understanding of this form of exercising police authority, which is based on theses on authority, theories of laughter and interpretations about the relationship between politeness and violence. <![CDATA[<b>Time is of the essence</b>: <b>Remarks on Michael Mann’s <i>The Sources of Social Power</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732013000400012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa o exercício da autoridade policial na Operação Lei Seca na cidade do Rio de Janeiro. Destacamos dois aspetos da descrição feita pelos polícias sobre o modo como exercem a sua autoridade: a destituição dos signos ostensivos da autoridade (a farda e o fuzil) e o recurso à polidez. Combinando estes relatos com dados de campo em que cidadãos e polícias recorrem a provocações jocosas nas suas interações, propomos um modelo teórico para a compreensão desta forma de exercício da autoridade policial baseado em teses sobre a autoridade, teorias do riso e interpretações sobre a relação entre polidez e violência.<hr/>This paper discusses the exercise of police authority in “Operação Lei Seca” aimed at curbing DUI in Rio de Janeiro. Two aspects of the description made by these policemen are presented in detail: the absence of ostensive signs of authority (the uniform and the rifle) and the use of politeness. These depictions are then combined with fieldwork data in which citizens and policemen resort to jocose provocations in their interactions. Analysis dwells on a theoretical model proposed for the understanding of this form of exercising police authority, which is based on theses on authority, theories of laughter and interpretations about the relationship between politeness and violence. <![CDATA[<b>On <i>Fascists</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732013000400013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa o exercício da autoridade policial na Operação Lei Seca na cidade do Rio de Janeiro. Destacamos dois aspetos da descrição feita pelos polícias sobre o modo como exercem a sua autoridade: a destituição dos signos ostensivos da autoridade (a farda e o fuzil) e o recurso à polidez. Combinando estes relatos com dados de campo em que cidadãos e polícias recorrem a provocações jocosas nas suas interações, propomos um modelo teórico para a compreensão desta forma de exercício da autoridade policial baseado em teses sobre a autoridade, teorias do riso e interpretações sobre a relação entre polidez e violência.<hr/>This paper discusses the exercise of police authority in “Operação Lei Seca” aimed at curbing DUI in Rio de Janeiro. Two aspects of the description made by these policemen are presented in detail: the absence of ostensive signs of authority (the uniform and the rifle) and the use of politeness. These depictions are then combined with fieldwork data in which citizens and policemen resort to jocose provocations in their interactions. Analysis dwells on a theoretical model proposed for the understanding of this form of exercising police authority, which is based on theses on authority, theories of laughter and interpretations about the relationship between politeness and violence. <![CDATA[<b>Religion and politics</b>: <b>revisiting interwar democracy and dictatorship</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732013000400014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa o exercício da autoridade policial na Operação Lei Seca na cidade do Rio de Janeiro. Destacamos dois aspetos da descrição feita pelos polícias sobre o modo como exercem a sua autoridade: a destituição dos signos ostensivos da autoridade (a farda e o fuzil) e o recurso à polidez. Combinando estes relatos com dados de campo em que cidadãos e polícias recorrem a provocações jocosas nas suas interações, propomos um modelo teórico para a compreensão desta forma de exercício da autoridade policial baseado em teses sobre a autoridade, teorias do riso e interpretações sobre a relação entre polidez e violência.<hr/>This paper discusses the exercise of police authority in “Operação Lei Seca” aimed at curbing DUI in Rio de Janeiro. Two aspects of the description made by these policemen are presented in detail: the absence of ostensive signs of authority (the uniform and the rifle) and the use of politeness. These depictions are then combined with fieldwork data in which citizens and policemen resort to jocose provocations in their interactions. Analysis dwells on a theoretical model proposed for the understanding of this form of exercising police authority, which is based on theses on authority, theories of laughter and interpretations about the relationship between politeness and violence.