Scielo RSS <![CDATA[Análise Social]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0003-257320140004&lang=pt vol. num. 213 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Terra e africanos no pensamento colonial português, c. 1920 - c. 1945</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732014000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo procuro analisar os pressupostos e a importância de algumas das teses e técnicas que estiveram na origem das políticas coloniais de terras portuguesas em África, entre meados da década de 1920 e da década de 1940, e discutir qual o seu papel no projeto colonial português. Acompanho em especial o modo como, quer em fóruns nacionais e internacionais de discussão sobre temáticas coloniais, quer no discurso oficial, pela voz de políticos na metrópole e de administradores e técnicos coloniais, foram ganhando peso teses que previam o acesso das populações africanas à propriedade individual para diversos fins. Estas iam contra a perspetiva dominante no pensamento colonial português até ao início do século XX, que ditava o acesso limitado dos africanos à terra, em nome, por exemplo, da valorização económica dos territórios coloniais, do combate à especulação imobiliária e da salvaguarda da soberania portuguesa em África.<hr/>In the present paper I discuss the assumptions and significance of some of the theses and techniques behind Portuguese colonial land policies in Africa between the mid-1920s and the 1940s, and discuss their role in the Portuguese colonial project. I particularly address the extent to which, both in national and international discussion fora on colonial topics, as well as in official discourse, through the voice of politicians in the metropole as well as colonial administrators and experts, arguments in favour of African access to individual property, for different purposes, gained ground. These arguments went against the dominant perspective in Portuguese colonial thought between the late nineteenth and early twentieth centuries which dictated the limited access of Africans to the land for instance in the name of economic development of colonial territories, the fight against land speculation and the safeguarding of Portuguese sovereignty in Africa. <![CDATA[<b>Duas mulheres (não) é igual a um homem e uma mulher</b>: <b>representações de médicos e juízes acerca da maternidade lésbica medicamente assistida</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732014000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo parte de um estudo de caso sobre as representações de médicos e juízes acerca da maternidade lésbica medicamente assistida. Entre os médicos, a figura de um pai é central, sendo a maternidade lésbica entendida como uma transformação perturbadora; entre os juízes, a presença de um pai não é considerada essencial à concretização da maternidade, surgindo a maternidade lésbica como um modelo que deve ter expressão legal. Todavia, o cenário restrito do modelo dominante de maternidade, o do casamento e da família nuclear, continua subjacente em ambos os casos.<hr/>This article focuses on a case-study about the representations of medical doctors and judges regarding medically assisted lesbian motherhood. Among medical doctors, the figure of “the father” is vital and lesbian motherhood is seen as a disturbing change; among judges, the presence of a father figure is not considered essential to motherhood. Accordingly, among the latter, lesbian motherhood is a maternal model that should have legal expression. However, in both cases, the underlying scenario is the dominant model of motherhood: marriage and the nuclear family. <![CDATA[<b>Vigilância e disciplinamento da luxúria clerical no espaço luso-americano, 1640-1750</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732014000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo tem como objetivo analisar a ação e o impacto dos mecanismos de vigilância e disciplinamento da luxúria clerical no espaço luso-americano no período compreendido entre 1640 e 1750. Depois de explicitadas as unidades de pesquisa, e de se apresentar uma reflexão sobre o estado da questão, o artigo aborda a ação contra os delitos sob jurisdição da Inquisição: solicitação e sodomia. Numa segunda fase, examina-se essa mesma ação, porém na esfera dos comportamentos luxuriosos não heresiarcas, que estavam sob jurisdição das estruturas episcopais de controlo, tais como o concubinato e outras formas de ilícito. Para terminar, tratará de aferir o impacto da ação analisada nos comportamentos clericais, i.e., a eficácia destes mecanismos de controlo.<hr/>This paper analyses the mechanisms for monitoring and disciplining clerical lust in the Luso-American space from 1640 to 1750. The paper addresses the units of analysis and then inquires into the action against the lustful crimes (solicitation and sodomy) of the clergy under the jurisdiction of the Inquisition. An examination is then made of the same action in the sphere of the non-heresiarch lustful behaviors which were under the jurisdiction of the Episcopal control, such as concubinage and other forms of illicit cohabitation between the clergy and parishioners. A final issue examined is whether or not the actions analyzed had an impact on the behavior of the clergy, i.e. if the mechanisms of control were effective. <![CDATA[<b>Desvendando o teatro</b>: <b>criatividade, públicos e território</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732014000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo tem como objetivo analisar a ação e o impacto dos mecanismos de vigilância e disciplinamento da luxúria clerical no espaço luso-americano no período compreendido entre 1640 e 1750. Depois de explicitadas as unidades de pesquisa, e de se apresentar uma reflexão sobre o estado da questão, o artigo aborda a ação contra os delitos sob jurisdição da Inquisição: solicitação e sodomia. Numa segunda fase, examina-se essa mesma ação, porém na esfera dos comportamentos luxuriosos não heresiarcas, que estavam sob jurisdição das estruturas episcopais de controlo, tais como o concubinato e outras formas de ilícito. Para terminar, tratará de aferir o impacto da ação analisada nos comportamentos clericais, i.e., a eficácia destes mecanismos de controlo.<hr/>This paper analyses the mechanisms for monitoring and disciplining clerical lust in the Luso-American space from 1640 to 1750. The paper addresses the units of analysis and then inquires into the action against the lustful crimes (solicitation and sodomy) of the clergy under the jurisdiction of the Inquisition. An examination is then made of the same action in the sphere of the non-heresiarch lustful behaviors which were under the jurisdiction of the Episcopal control, such as concubinage and other forms of illicit cohabitation between the clergy and parishioners. A final issue examined is whether or not the actions analyzed had an impact on the behavior of the clergy, i.e. if the mechanisms of control were effective. <![CDATA[<b>Da audiência aos públicos participantes</b>: <b>novas formas de pensar as artes performativas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732014000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Facing excess capacity and changing demographics, theatres are struggling to maintain audiences, while their marketing and outreach strategies often fail. Our participation studies reveal that theater-goers increasingly value venues, not just performances, challenging owners and directors to curate settings as part of their offerings. People also seek active engagement in artistic creation and expression, even co-curating. But productions remain closely tied to Euro-American fine-arts conventions, rarely reflecting working-class, racial, ethnic, and youth cultures. Recent decisions to build or renovate large performing arts venues in the US and UK have taken these new sensibilities into account in a variety of ways.<hr/>Enfrentando “muitos lugares vazios” e uma demografia em transformação, os teatros lutam para preservar os seus públicos, embora as suas estratégias de marketing e captação de audiências falhem frequentemente. Os nossos estudos sobre participação revelam que os espetadores de teatro valorizam crescentemente as salas de espetáculo, e não apenas as performances, desafiando os proprietários e diretores a adotar uma atitude curatorial relativamente aos espaços de apresentação, tornando-os parte da sua oferta. Os espetadores procuram também um envolvimento ativo na criação e expressão artísticas, inclusive na co-curadoria. No entanto, as produções teatrais permanecem profundamente ligadas às convenções artísticas euro-americanas, fazendo raramente eco das classes trabalhadoras, das culturas raciais, étnicas e da juventude. As mais recentes decisões relativas à ­construção ou renovação de grandes salas de espetáculo dedicadas às artes performativas nos Estados Unidos e no Reino Unido têm levado em conta estas novas sensibilidades de diversas maneiras. <![CDATA[<b>Quando os “públicos do Porto” vão a Lisboa</b>: <b>anatomia de uma <i>performance</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732014000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Subvertendo a relutante aproximação entre artes e academia, propomos, enquanto sociólogos, analisar a criação artística, nela participando, de modo a enfrentar desafios de exterioridade e desconfiança ainda existentes. Invulgarmente, o convite para esse escrutínio partiu da companhia Teatro Meia Volta e do projeto “O público vai ao teatro”, o qual procura estabelecer um diálogo ativo entre performance, formação de públicos e investigação-ação. Experiência simultaneamente artística/investigativa que coloca no centro de discussão o “público do Porto” (arbitrariamente constituído) e a sua relação com o teatro, questionando o papel desempenhado por atores, instituições e públicos e refletindo sobre a colaboração da sociologia num processo criativo.<hr/>Subverting the reluctant approximation of arts and academia, we propose, as social scientists, to analyze artistic creation, participating in its process and facing still existing challenges of exteriority and distrust. Unusually, the invitation to this scrutiny arises from the arts world, through the theatrical company Teatro Meia Volta and the project “The public goes to the theater”, a proposal that seeks to establish an active dialog between performance, public formation, and action research. Experience, which is simultaneously artistic/investigative, bringing to the core discussion OPorto public (arbitrarily constituted) and its relationship with theater, questions the role of actors, institutions, and the publics. In this article we reflect on the sociological monitoring carried out in this multidisciplinary study and respective creative process. <![CDATA[<b>A avaliação das companhias de teatro pelo Ministério da Cultura em França</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732014000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em França, a distribuição das subvenções estatais às companhias de teatro baseia-se na avaliação da sua produção pelos peritos das comissões consultivas regionais. Profissionais das artes do espetáculo apreciam o valor estético dos espetáculos. A capacidade de difusão à escala nacional e internacional são aspetos valorizados, enquanto a ação cultural realizada com grupos da população é menorizada. Uma investigação exploratória sobre os dispositivos de avaliação da comissão teatral na região parisiense (Île-de-France) conclui o nosso estudo nacional sobre os territórios e os recursos das companhias em França e permite melhor compreender os seus modos de reconhecimento institucional.<hr/>The granting of state subsidies to theater companies in France is based on an evaluation of the companies’ productions by regional teams of expert appraisers. Theater professionals assess the esthetic value of the shows. The companies’ abilities to reach audiences at both the national and international level receives considerable attention, while the cultural impact on the companies’ local population is given less weight. Our research into the assessment mechanisms of the expert-appraiser team in the region of Paris (Île-de-France) concludes our nation-wide study of the resources available to regional French companies to boost their reputations and raise their profiles. <![CDATA[<b>Apoio público, reconhecimento e organizações culturais</b>: <b>o caso do teatro</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732014000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As organizações culturais, os artistas e os seus públicos estão hoje no centro da discussão em torno dos investimentos na cultura. A diversidade de perfis de trabalho das organizações e os novos modos de participação nas artes exigem uma análise de múltiplas fontes para caracterizar estruturas, contextos e públicos. O artigo analisa o apoio público central e avalia como este opera na criação, divulgação e ação-localizada das organizações. Utiliza-se o caso do teatro e considera-se a importância de explorar modelos de apoio que aproveitem os objetivos das organizações, mas também os contextos e territórios culturais específicos para reduzir as velhas assimetrias e ampliar os eixos de atuação dos “teatros do bairro”.<hr/>Cultural organizations, artists and other professionals, and their publics are today in the centre of the discussions on public investment in culture. The diversity of work profiles of the organizations and the new modes of arts participation encourage the analysis of “multiple sources” to characterize structures, contexts and publics. The article analyzes the support by the central state and evaluates how it operates in the capacity of artistic creation, divulgation and localized-action of structures. Using a case study of theatre, it considers the importance of concerted models of public support using organizations objectives, but also contexts and cultural territories specificities to reduce the overlap of old asymmetries and to amplify the action-axes from “local theatres”. <![CDATA[<b>Trabalhar (n)os grupos de teatro</b>: <b>das potencialidades e desafios de uma investigação nas artes</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732014000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As organizações culturais, os artistas e os seus públicos estão hoje no centro da discussão em torno dos investimentos na cultura. A diversidade de perfis de trabalho das organizações e os novos modos de participação nas artes exigem uma análise de múltiplas fontes para caracterizar estruturas, contextos e públicos. O artigo analisa o apoio público central e avalia como este opera na criação, divulgação e ação-localizada das organizações. Utiliza-se o caso do teatro e considera-se a importância de explorar modelos de apoio que aproveitem os objetivos das organizações, mas também os contextos e territórios culturais específicos para reduzir as velhas assimetrias e ampliar os eixos de atuação dos “teatros do bairro”.<hr/>Cultural organizations, artists and other professionals, and their publics are today in the centre of the discussions on public investment in culture. The diversity of work profiles of the organizations and the new modes of arts participation encourage the analysis of “multiple sources” to characterize structures, contexts and publics. The article analyzes the support by the central state and evaluates how it operates in the capacity of artistic creation, divulgation and localized-action of structures. Using a case study of theatre, it considers the importance of concerted models of public support using organizations objectives, but also contexts and cultural territories specificities to reduce the overlap of old asymmetries and to amplify the action-axes from “local theatres”.