Scielo RSS <![CDATA[Análise Social]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0003-257320150004&lang=pt vol. num. 217 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Artes e intervenções urbanas entre esferas materiais e digitais</b>: <b>tensões legal-ilegal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732015000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto aborda formas diversas de expressão das artesdoe nourbano, entre as fronteiras do legal e do ilegal, entre os ambientes presencial e “virtual”. O eixo central de reflexão deste artigo apoia-se na tensão entre as usuais classificações do que é considerado arte e vandalismo na esfera das galerias, museus e escolas, assim como nos fluxos das artes de rua. A proposta do texto éidentificar de que forma o poder público e as instâncias de regulação urbana têm encontrado maneiras tanto de incorporar essas artes e intervenções urbanas, quanto de criar instâncias regulatórias para coibir e ordenar esse fenómeno. Através da observação direta da ação dos writersem Lisboa, pode-se perceber que a arte urbana opera como ato de emancipação, seja na feição de umtag, um mural, umgraffiti, seja em num mero escrito urbano. Conclui-se que legal e ilegal atuam como esferas classificatórias e disciplinadoras exteriores às práticas efetuadas pelos próprios artistas urbanos.<hr/>This text tackles diverse forms of art expression when it comes to and about urbanism, between the frontiers of the legal and the illegal, the underground and the mainstream, between the present environment and the “virtual”. The central axis of reflection of this article finds its support in the tension between the usual classification of what is considered art and vandalism in the sphere of galleries, museums, and schools, as well as in the fluxes of the arts from the streets. The text seeks to identify how the public sphere has found ways of incorporating those arts and urban interventions and also of creating regulatory juridical and non-juridical avenues to repress and restrict the phenomenon. Through the direct observation of the writers in Lisbon, through the attentive listening to their narratives, it is possible to regard the urban art works as an emancipation act, be it in the making of a tag, a mural, a graffiti, or a mere act of urban writing. It is possible to conclude that the terms “legal” and “illegal” act more as classification and regulation spheres that do not really address the practices performed by the urban artists themselves. <![CDATA[<b>O Papel do poder marítimo no crescimento da China</b>: <b>o conflito marítimo é inevitável?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732015000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This article seeks to further our understanding and conceptualization of sea power and its role in China’s foreign policy. It addresses the crux of a puzzle in the current International Relations literature, namely, how can the rise of Chinese sea power be a potential source for cooperation. It is argued that the analysis presented throughout this article, both in conceptualizing sea power and in its examination of Chinese capabilities, can further the case for the need and the possibility of reframing security through the idea of the defense of the system.<hr/>Este artigo procura melhorar a compreensão e conceptualização do poder marítimo e do seu papel na política externa chinesa. Analisa um puzzle crucial na literatura das relações internacionais: de que forma o crescimento do poder marítimo da China pode ser uma potencial fonte de cooperação. Argumenta-se que a análise presente neste artigo, tanto ao nível da conceptualização do poder marítimo como no exame das capacidades marítimas chinesas, pode contribuir para um reenquadramento da segurança dos países interessados, com base no conceito de “defesa do sistema”. <![CDATA[<b>Crise económica e perceções sobre a ideologia dos partidos políticos em Portugal (2008-2012)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732015000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Como são ideologicamente percecionados os partidos políticos em Portugal? A presente pesquisa analisa as perceções dos portugueses sobre as posições esquerda-direita dos partidos políticos visando, em particular, avaliar a validade da teoria da deslocalização no enviesamento das perceções e a importância que a emergência da crise económica em 2010 terá tido nesse enviesamento. Os resultados revelam um aprofundamento da polarização das perceções após a emergência da crise, estando os efeitos de deslocalização presentes na explicação destas perceções. Com a crise económica intensificam-se os efeitos de contraste, em particular à direita, mediados pelas afinidades ideológicas e partidárias, validando a teoria da deslocalização.<hr/>How are political parties ideologically perceived in Portugal? This research analyzes the perceptions of the Portuguese on parties’ left-right positions aiming in particular to assess the validity of the displacement theory in perceptions’ bias and the importance that the emergence of the economic crisis in 2010 had in that bias. The results reveal a deepening polarization of perceptions after the emergence of the crisis and that the effects of the displacement theory tend to explain these perceptions. Contrast effects have intensified with the economic crisis, particularly on the right, mediated by ideological and partisan affinities, validating the displacement theory. <![CDATA[<b>Objetivação participante e escolha do terreno</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732015000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Como são ideologicamente percecionados os partidos políticos em Portugal? A presente pesquisa analisa as perceções dos portugueses sobre as posições esquerda-direita dos partidos políticos visando, em particular, avaliar a validade da teoria da deslocalização no enviesamento das perceções e a importância que a emergência da crise económica em 2010 terá tido nesse enviesamento. Os resultados revelam um aprofundamento da polarização das perceções após a emergência da crise, estando os efeitos de deslocalização presentes na explicação destas perceções. Com a crise económica intensificam-se os efeitos de contraste, em particular à direita, mediados pelas afinidades ideológicas e partidárias, validando a teoria da deslocalização.<hr/>How are political parties ideologically perceived in Portugal? This research analyzes the perceptions of the Portuguese on parties’ left-right positions aiming in particular to assess the validity of the displacement theory in perceptions’ bias and the importance that the emergence of the economic crisis in 2010 had in that bias. The results reveal a deepening polarization of perceptions after the emergence of the crisis and that the effects of the displacement theory tend to explain these perceptions. Contrast effects have intensified with the economic crisis, particularly on the right, mediated by ideological and partisan affinities, validating the displacement theory. <![CDATA[<b>Caminhando através de trilhas fechadas</b>: <b>reflexão sobre objetos nunca ou quase nunca estudados na antropologia brasileira</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732015000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A opção que realizei na minha carreira de estudar objetos raramente abordados pela antropologia brasileira gerou a necessidade de problematizar tanto a definição do objeto quanto do locus de pesquisa, e uma permanente atenção sobre dois aspetos do fazer etnográfico. O primeiro tem a ver com as interações entre o racional e o emocional na definição de nossas agendas de pesquisa. O segundo prende-se com a preocupação com os seus efeitos sobre a perspetiva antropológica quando a alteridade é secundarizada face ao crescimento da realização de autoetnografias. Neste artigo desenvolvo estas questões a partir de quatro diferentes situações de campo.<hr/>My option in studying objects never, or almost never, addressed by Brazilian Anthropology calls for questioning both the definition of object and the locus of research, and for continued attention to two dimensions of the ethnographic practice. The first is about interactions between reason and emotion in the definition of our research agendas. The second is the concern with the effects on the anthropological perspective when alterity is sidelined against the growing number of auto-ethnographies. In this paper, I address these questions on the basis of four fieldwork experiences of my professional trajectory. <![CDATA[<b>Ambivalências identitárias em Cabo Verde</b>: <b>da história à etnografia</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732015000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Iniciando com uma breve resenha histórica e teórica acerca das diferentes formulações discursivas sobre a identidade cabo-verdiana, pretendo contextualizar a questão das ambivalências identitárias de uma forma mais geral no contexto cabo-verdiano. O artigo prossegue com o relato de algumas experiências etnográficas e elucida a vertente biográfica de ligação ao terreno, também ambivalente, procurando assinalar, por um lado, as continuidades provenientes desse lastro histórico ao nível da construção identitária (nacional e pessoal) e insistir, por outro, numa reflexividade acerca do trabalho de campo que visa sublinhar a dimensão processual e intersubjetiva do conhecimento etnográfico.<hr/>Starting with a brief historical and theoretical review about the different discursive formulations on the Cape Verdean identity, I intend to contextualize the issue of identity ambivalences in a more general way in the context of Cape Verde. This article proceeds with a report of some ethnographic experiences and elucidates on the biographical attachment to the field, ambivalent as well, seeking in one hand, to point the historical continuities concerning identity construction (national and personal) and on the other, to insist on a reflexivity about the fieldwork which seeks to highlight the processual and intersubjective dimension of ethnographic knowledge. <![CDATA[<b>A escolha do terreno</b>: <b>ruralidade, familiaridade e reflexividade na construção dos terrenos etnográficos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732015000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é o de partir da relação que o antropólogo estabelece com o terreno e, numa abordagem ex-post-facto, refletir sobre o modo como os percursos, pessoais e de formação, são relevantes na construção do terreno. Recorrendo ao conceito de objetivação participante de Bourdieu, num exercício de reflexividade, problematizam-se processos de categorização e classificação que decorrem dos “mundos sociais” e do modo como determinadas escolhas são tidas como pessoais, quando, na verdade, talvez devam ser pensados como resultado de circunstâncias e vinculações externas ao investigador e aos seus processos de racionalidade.<hr/>The purpose of this article is to start with the relationship that anthropologists establish with the field, and through an ex-post-fact approach, consider how personal and training pathways are relevant in constructing the field. Drawing on the concept of participant objectivation by ­Bourdieu, in an exercise of reflexivity we problematize processes of categorization and classification that arise from ‘social worlds’ and discuss how certain choices often seen as personal should perhaps be thought of as the result of external circumstances and binding processes between the researcher and his rationality processes. <![CDATA[<b>Turismo, olhares e imagens em movimento</b>: <b>do arquivo como repositório ao arquivo como campo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732015000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo parte da experiência da autora no Arquivo Nacional das Imagens em Movimento da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, onde tem desenvolvido, desde março de 2012, uma pesquisa sobre o filme turístico português, para refletir sobre a noção do arquivo como um terreno antropológico. Argumenta-se que o modo como se concebe o arquivo tem importantes consequências para o modo como se constrói o objeto. Neste caso, o reposicionamento teórico do arquivo como terreno ou campo conduziu ao questionamento da centralidade, na pesquisa, do filme como imagem-conteúdo, bem como de conceitos como o de “olhar turístico”, que têm vindo a definir e a delimitar o estudo da relação entre turismo e visualidade. Deu também origem a um projeto de investigação, onde estas ideias têm sido testadas e desenvolvidas.<hr/>The article reports the author’s experience in the National Archive of the Moving Images of the Portuguese Film Museum, where she has been carrying out research on the Portuguese tourism film since March 2012, as a departure point for a reflection on the notion of the archive as an anthropological terrain. It is argued that the way the archive is conceived has important consequences for the way the object is constructed. In this particular case, the theoretical repositioning of the archive as a terrain or field led the author to call into question the centrality of the film as image-content, together with concepts like “tourist gaze”, which have been defining and delimiting the study of the relationship between tourism and visuality. It has also culminated in a research project, in which these ideas have been tested and developed. <![CDATA[<b>Entre a História e o Direito</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732015000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo parte da experiência da autora no Arquivo Nacional das Imagens em Movimento da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, onde tem desenvolvido, desde março de 2012, uma pesquisa sobre o filme turístico português, para refletir sobre a noção do arquivo como um terreno antropológico. Argumenta-se que o modo como se concebe o arquivo tem importantes consequências para o modo como se constrói o objeto. Neste caso, o reposicionamento teórico do arquivo como terreno ou campo conduziu ao questionamento da centralidade, na pesquisa, do filme como imagem-conteúdo, bem como de conceitos como o de “olhar turístico”, que têm vindo a definir e a delimitar o estudo da relação entre turismo e visualidade. Deu também origem a um projeto de investigação, onde estas ideias têm sido testadas e desenvolvidas.<hr/>The article reports the author’s experience in the National Archive of the Moving Images of the Portuguese Film Museum, where she has been carrying out research on the Portuguese tourism film since March 2012, as a departure point for a reflection on the notion of the archive as an anthropological terrain. It is argued that the way the archive is conceived has important consequences for the way the object is constructed. In this particular case, the theoretical repositioning of the archive as a terrain or field led the author to call into question the centrality of the film as image-content, together with concepts like “tourist gaze”, which have been defining and delimiting the study of the relationship between tourism and visuality. It has also culminated in a research project, in which these ideas have been tested and developed. <![CDATA[<b>A Prophetic Trajectory</b>: <b>Ideologies of Place, Time and Belonging in an Angolan Religious Movement</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732015000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo parte da experiência da autora no Arquivo Nacional das Imagens em Movimento da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, onde tem desenvolvido, desde março de 2012, uma pesquisa sobre o filme turístico português, para refletir sobre a noção do arquivo como um terreno antropológico. Argumenta-se que o modo como se concebe o arquivo tem importantes consequências para o modo como se constrói o objeto. Neste caso, o reposicionamento teórico do arquivo como terreno ou campo conduziu ao questionamento da centralidade, na pesquisa, do filme como imagem-conteúdo, bem como de conceitos como o de “olhar turístico”, que têm vindo a definir e a delimitar o estudo da relação entre turismo e visualidade. Deu também origem a um projeto de investigação, onde estas ideias têm sido testadas e desenvolvidas.<hr/>The article reports the author’s experience in the National Archive of the Moving Images of the Portuguese Film Museum, where she has been carrying out research on the Portuguese tourism film since March 2012, as a departure point for a reflection on the notion of the archive as an anthropological terrain. It is argued that the way the archive is conceived has important consequences for the way the object is constructed. In this particular case, the theoretical repositioning of the archive as a terrain or field led the author to call into question the centrality of the film as image-content, together with concepts like “tourist gaze”, which have been defining and delimiting the study of the relationship between tourism and visuality. It has also culminated in a research project, in which these ideas have been tested and developed. <![CDATA[<b>Património, Ruralidade e Turismo</b>: <b>Etnografias de Portugal Continental e dos Açores</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732015000400011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo parte da experiência da autora no Arquivo Nacional das Imagens em Movimento da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, onde tem desenvolvido, desde março de 2012, uma pesquisa sobre o filme turístico português, para refletir sobre a noção do arquivo como um terreno antropológico. Argumenta-se que o modo como se concebe o arquivo tem importantes consequências para o modo como se constrói o objeto. Neste caso, o reposicionamento teórico do arquivo como terreno ou campo conduziu ao questionamento da centralidade, na pesquisa, do filme como imagem-conteúdo, bem como de conceitos como o de “olhar turístico”, que têm vindo a definir e a delimitar o estudo da relação entre turismo e visualidade. Deu também origem a um projeto de investigação, onde estas ideias têm sido testadas e desenvolvidas.<hr/>The article reports the author’s experience in the National Archive of the Moving Images of the Portuguese Film Museum, where she has been carrying out research on the Portuguese tourism film since March 2012, as a departure point for a reflection on the notion of the archive as an anthropological terrain. It is argued that the way the archive is conceived has important consequences for the way the object is constructed. In this particular case, the theoretical repositioning of the archive as a terrain or field led the author to call into question the centrality of the film as image-content, together with concepts like “tourist gaze”, which have been defining and delimiting the study of the relationship between tourism and visuality. It has also culminated in a research project, in which these ideas have been tested and developed. <![CDATA[<b>Contos, Cartas e Conversas</b>: <b>Três Histórias de Família e de Classe no Vale do Ave</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732015000400012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo parte da experiência da autora no Arquivo Nacional das Imagens em Movimento da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, onde tem desenvolvido, desde março de 2012, uma pesquisa sobre o filme turístico português, para refletir sobre a noção do arquivo como um terreno antropológico. Argumenta-se que o modo como se concebe o arquivo tem importantes consequências para o modo como se constrói o objeto. Neste caso, o reposicionamento teórico do arquivo como terreno ou campo conduziu ao questionamento da centralidade, na pesquisa, do filme como imagem-conteúdo, bem como de conceitos como o de “olhar turístico”, que têm vindo a definir e a delimitar o estudo da relação entre turismo e visualidade. Deu também origem a um projeto de investigação, onde estas ideias têm sido testadas e desenvolvidas.<hr/>The article reports the author’s experience in the National Archive of the Moving Images of the Portuguese Film Museum, where she has been carrying out research on the Portuguese tourism film since March 2012, as a departure point for a reflection on the notion of the archive as an anthropological terrain. It is argued that the way the archive is conceived has important consequences for the way the object is constructed. In this particular case, the theoretical repositioning of the archive as a terrain or field led the author to call into question the centrality of the film as image-content, together with concepts like “tourist gaze”, which have been defining and delimiting the study of the relationship between tourism and visuality. It has also culminated in a research project, in which these ideas have been tested and developed. <![CDATA[<b>Identidade e Memória na Comunidade Israelita de Lisboa</b>: <b>Contributo para um Estudo da Construção Identitária e da Transmissão da Memória na Comunidade Judaica Portuguesa Contemporânea</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732015000400013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo parte da experiência da autora no Arquivo Nacional das Imagens em Movimento da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, onde tem desenvolvido, desde março de 2012, uma pesquisa sobre o filme turístico português, para refletir sobre a noção do arquivo como um terreno antropológico. Argumenta-se que o modo como se concebe o arquivo tem importantes consequências para o modo como se constrói o objeto. Neste caso, o reposicionamento teórico do arquivo como terreno ou campo conduziu ao questionamento da centralidade, na pesquisa, do filme como imagem-conteúdo, bem como de conceitos como o de “olhar turístico”, que têm vindo a definir e a delimitar o estudo da relação entre turismo e visualidade. Deu também origem a um projeto de investigação, onde estas ideias têm sido testadas e desenvolvidas.<hr/>The article reports the author’s experience in the National Archive of the Moving Images of the Portuguese Film Museum, where she has been carrying out research on the Portuguese tourism film since March 2012, as a departure point for a reflection on the notion of the archive as an anthropological terrain. It is argued that the way the archive is conceived has important consequences for the way the object is constructed. In this particular case, the theoretical repositioning of the archive as a terrain or field led the author to call into question the centrality of the film as image-content, together with concepts like “tourist gaze”, which have been defining and delimiting the study of the relationship between tourism and visuality. It has also culminated in a research project, in which these ideas have been tested and developed. <![CDATA[<b>A Geografia dos Afectos Pátrios</b>: <b>As Reformas Político-Administrativas (séculos XIX-XX)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732015000400014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo parte da experiência da autora no Arquivo Nacional das Imagens em Movimento da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, onde tem desenvolvido, desde março de 2012, uma pesquisa sobre o filme turístico português, para refletir sobre a noção do arquivo como um terreno antropológico. Argumenta-se que o modo como se concebe o arquivo tem importantes consequências para o modo como se constrói o objeto. Neste caso, o reposicionamento teórico do arquivo como terreno ou campo conduziu ao questionamento da centralidade, na pesquisa, do filme como imagem-conteúdo, bem como de conceitos como o de “olhar turístico”, que têm vindo a definir e a delimitar o estudo da relação entre turismo e visualidade. Deu também origem a um projeto de investigação, onde estas ideias têm sido testadas e desenvolvidas.<hr/>The article reports the author’s experience in the National Archive of the Moving Images of the Portuguese Film Museum, where she has been carrying out research on the Portuguese tourism film since March 2012, as a departure point for a reflection on the notion of the archive as an anthropological terrain. It is argued that the way the archive is conceived has important consequences for the way the object is constructed. In this particular case, the theoretical repositioning of the archive as a terrain or field led the author to call into question the centrality of the film as image-content, together with concepts like “tourist gaze”, which have been defining and delimiting the study of the relationship between tourism and visuality. It has also culminated in a research project, in which these ideas have been tested and developed. <![CDATA[<b>Onde Pereira vê hierarquias, eu proponho relações</b>: <b>A propósito da recensão de Victor Pereira sobre a minha obra Geração Europa? Um Estudo Sobre a Jovem Emigração Qualificada para França</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732015000400015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo parte da experiência da autora no Arquivo Nacional das Imagens em Movimento da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, onde tem desenvolvido, desde março de 2012, uma pesquisa sobre o filme turístico português, para refletir sobre a noção do arquivo como um terreno antropológico. Argumenta-se que o modo como se concebe o arquivo tem importantes consequências para o modo como se constrói o objeto. Neste caso, o reposicionamento teórico do arquivo como terreno ou campo conduziu ao questionamento da centralidade, na pesquisa, do filme como imagem-conteúdo, bem como de conceitos como o de “olhar turístico”, que têm vindo a definir e a delimitar o estudo da relação entre turismo e visualidade. Deu também origem a um projeto de investigação, onde estas ideias têm sido testadas e desenvolvidas.<hr/>The article reports the author’s experience in the National Archive of the Moving Images of the Portuguese Film Museum, where she has been carrying out research on the Portuguese tourism film since March 2012, as a departure point for a reflection on the notion of the archive as an anthropological terrain. It is argued that the way the archive is conceived has important consequences for the way the object is constructed. In this particular case, the theoretical repositioning of the archive as a terrain or field led the author to call into question the centrality of the film as image-content, together with concepts like “tourist gaze”, which have been defining and delimiting the study of the relationship between tourism and visuality. It has also culminated in a research project, in which these ideas have been tested and developed.