Scielo RSS <![CDATA[Análise Social]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0003-257320160001&lang=en vol. num. 218 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>The impact of an ageing population on economic growth</b>: <b>an exploratory review of the main mechanisms</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732016000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Although a myriad of important theoretical and empirical contributions on ageing populations exist, these are diffuse and lack an integrated vision of the distinct mechanisms through which ageing populations affect economic growth. This being the case, in this paper we survey the literature that provides insights regarding the ageing population and its effect on economic growth. In particular, we seek to uncover the main mechanisms by which ageing affects economic growth.<hr/>Apesar de existir uma infinidade de importantes contribuições teóricas e empíricas sobre o envelhecimento da população, tais contribuições surgem de forma difusa, carecendo de uma visão integrada dos mecanismos através dos quais o envelhecimento da população influencia o crescimento económico. No presente estudo, realizamos um estado-de-arte sobre esta questão, o qual fornece pistas importantes sobre os efeitos do envelhecimento da população acerca do crescimento económico. Em particular, procuramos descobrir os principais mecanismos através dos quais o envelhecimento influencia o crescimento económico. <![CDATA[<b>Fertility trends in Portugal</b>: <b>a regional diversity approach</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732016000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo pretende abordar a fecundidade com base numa dimensão espacial. A aplicação do Índice de Moran revelou a presença de um fenómeno de dependência espacial, isto é, de autocorrelação inerente ao comportamento heterogéneo da fecundidade no território. Face à mudança de padrão encontrada, procedeu-se a uma análise bivariada, para determinação dos fatores socioeconómicos que lhe poderiam estar associados. Do modelo de regressão desenvolvido, verificou-se que os fatores com poder explicativo da evolução da fecundidade se vão alterando ao longo do período em análise, refletindo as transformações dos padrões culturais, sociais e económicos na sociedade portuguesa.<hr/>This paper analyzes the fertility trends based on a spatial approach. The application of theMoran’s Indexrevealed the presence of a spatial dependence phenomenon, i.e. an auto-correlation inherent to the heterogeneous behavior of fertility throughout the Portuguese territory. Given the changing pattern, a bivariate analysis was made to identify the socio-economic factors that might be associated with it.Through the use of a regression model it was possible to find that the factors explaining the evolution of fertility have changed over time, reflecting the cultural, social,and economic transformations of the Portuguese society. <![CDATA[<b>Proposal of a sociology with disasters</b>: <b>the Entre-os-Rios Tragedy</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732016000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en A partir da análise sociológica do colapso da Ponte Hintze Ribeiro, neste artigo salientam-se as potencialidades analíticas de uma sociologia com desastres, que se caracteriza por atender à interação entre gestão política da crise induzida pelo desastre, mediatização do acontecimento, e poder interpelativo do sofrimento e da morte. A produção discricionária de exceção amplia a distância entre Estado e cidadãos, reforçando o poder do primeiro ao mesmo tempo que acentua o desapossamento de poder dos segundos.<hr/>Based on the collapse of Hintze Ribeiro’s bridge in Portugal this article highlights the analytic possibilities of a sociology with disasters. This sociology takes into account interaction between the political management of crisis induced by the disaster, the event mediatisation and the interpellative power of suffering and death. The discretionary production of exception amplifies the distance between the state and the citizens, reforming the power of the first and augmenting the dis-power of the left. <![CDATA[<b>Forms of drug trafficking</b>: <b>notes of research on Rio de Janeiro</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732016000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O tráfico de drogas em formas: notas de pesquisa sobre o Rio de Janeiro. O artigo tem como objetivo descrever o mundo do crime, em especial o tráfico de drogas no Rio de Janeiro. Parte da análise dos comportamentos rotinizados e padrões de interação interpessoais construídos ao longo dos anos 1990 e primeira década dos anos 2000, e resulta de três pesquisas de campo realizadas em territórios de favelas entre 2010 e 2015 e que tiveram o tráfico de drogas como uma dimensão diretamente acionada ou indiretamente captada.<hr/>The article describes the world of crime, especially drug trafficking in Rio de Janeiro, based on routinized behaviors and interpersonal interactions during the 1990s and first decade of the 2000s. It results from an analysis of three fieldwork activities conducted in slum areas between 2010 and 2015. <![CDATA[<b>“Memorial” of Manoel Luis da Veiga to the Lisbon Cortes (1821)</b>: <b>constitutionalism and forms of government in ­Brazil</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732016000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Através do Memorial redigido e encaminhado às Cortes de Lisboa em 1821 por Manoel Luís da Veiga, publicista e proprietário de uma fábrica de cordas em Pernambuco, discutimos os arranjos políticos constitucionalistas e as formas de governo no Brasil às vésperas de sua independência. O constitucionalismo era o foco dos debates e, dentro das formas plurais e em mutação dos governos do império português, abria-se um amplo campo de experimentação. Percorremos, nestas páginas, os múltiplos espaços em que esse debate se transformou num intenso jogo de forças políticas, e transcrevemos, no final, o inédito documento de 1821.<hr/>Based on the Memorial drafted and forwarded to the “Cortes” of Lisbon in 1821 by Manoel Luís da Veiga - publicist and owner of a rope factory in Pernambuco - we discuss constitutional arrangements and forms of Government in Brazil on the eve of its Independence. Constitutionalism was at the center of political discussions at that time, and within the plural and changing forms of Portuguese Empire governments it opened a wide field of experimentation. We also discuss multiple spaces in which this debate has turned into an intense game of political forces. Finally, we provide a transcription of Veiga’s Memorial, something not done until now. <![CDATA[<b>The Bahia of Cipriano Barata and Brazil</b>: <b>in the end of D. Pedro I’s first reign (1831)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732016000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en No dia 13 de abril de 1831, uma grande revolta popular teve lugar na capital da Bahia. O seu objetivo era vingar o assassinato de um brasileiro cometido por um português. Ocorrida alguns dias depois da abdicação do rei D. Pedro I, essa manifestação explicitou a aguda tensão entre “ser português” e “ser brasileiro” na Bahia e no Brasil durante o primeiro reinado (1822-1831). Este artigo visa integrar o incidente do dia 13 de abril de 1831 no processo geral de formação e afirmação da identidade nacional brasileira nos primeiros momentos do Império do Brasil.<hr/>On April 13, 1831, a great popular uprising took place in the capital of Bahia. Its goal was to avenge the murder of a Brazilian individual by a Portuguese, a few days after the abdication of King Pedro I. This explains the acute tension between the expressions “being Portuguese” and “being Brazilian” in Bahia and Brazil during the first reign (1822-1831). The presente article relates the murder incident to the general formation and affirmation process of Brazilian national identity in the first moments of the Brazilian empire. <![CDATA[<b>Brazilian cinema, past and present times</b>: <b>the question of the race and the place of memories</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732016000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo trata da produção simbólica sobre relações raciais no Brasil contemporâneo a partir da análise de três filmes brasileiros realizados nos anos 2000: Filhas do Vento (Joel Zito Araújo, 2004), Quase Dois Irmãos (Lucia Murat, 2004) e Quanto Vale ou é por Quilo (­Sérgio Bianchi, 2005). Adota-se como eixo de reflexão o lugar da memória e o recurso ao diálogo entre tempo presente e tempo passado que estas películas utilizam. Propõe-se que o uso de temporalidades diferentes na construção narrativa dessas obras se constitui como estratégia típica do período para falar sobre continuidades e descontinuidades, permanências e mudanças no padrão de interação racial brasileiro, fazendo pensar, portanto, sobre as transformações no modo representação/compreensão das interações raciais no país.<hr/>The article deals with symbolic discussion of race relations in contemporary Brazil through the analyses of three Brazilian film productions made in the 2000s: Filhas do Vento (Joel Zito Araújo, 2004), Quase Dois Irmãos (Lúcia Murat, 2004 and Quanto Vale ou é por Quilo (Sérgio Bianchi, 2005). Central to all of the analyses is the place of memory and the dialogue between present and past times expressed in these movies. We propose that the use of different temporalities in their narrative construction was a typical strategy at the time, i.e. referring to continuities and discontinuities, abiding with and making changes to the patterns of racial interactions in Brazil. <![CDATA[<b>Impacto da Crise nas Crianças Portuguesas</b>: <b>Indicadores, Políticas, Representações</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732016000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo trata da produção simbólica sobre relações raciais no Brasil contemporâneo a partir da análise de três filmes brasileiros realizados nos anos 2000: Filhas do Vento (Joel Zito Araújo, 2004), Quase Dois Irmãos (Lucia Murat, 2004) e Quanto Vale ou é por Quilo (­Sérgio Bianchi, 2005). Adota-se como eixo de reflexão o lugar da memória e o recurso ao diálogo entre tempo presente e tempo passado que estas películas utilizam. Propõe-se que o uso de temporalidades diferentes na construção narrativa dessas obras se constitui como estratégia típica do período para falar sobre continuidades e descontinuidades, permanências e mudanças no padrão de interação racial brasileiro, fazendo pensar, portanto, sobre as transformações no modo representação/compreensão das interações raciais no país.<hr/>The article deals with symbolic discussion of race relations in contemporary Brazil through the analyses of three Brazilian film productions made in the 2000s: Filhas do Vento (Joel Zito Araújo, 2004), Quase Dois Irmãos (Lúcia Murat, 2004 and Quanto Vale ou é por Quilo (Sérgio Bianchi, 2005). Central to all of the analyses is the place of memory and the dialogue between present and past times expressed in these movies. We propose that the use of different temporalities in their narrative construction was a typical strategy at the time, i.e. referring to continuities and discontinuities, abiding with and making changes to the patterns of racial interactions in Brazil. <![CDATA[<b>Lisbon Rising</b>: <b>Urban Social Movements in the Portuguese Revolution, 1974-5</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732016000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo trata da produção simbólica sobre relações raciais no Brasil contemporâneo a partir da análise de três filmes brasileiros realizados nos anos 2000: Filhas do Vento (Joel Zito Araújo, 2004), Quase Dois Irmãos (Lucia Murat, 2004) e Quanto Vale ou é por Quilo (­Sérgio Bianchi, 2005). Adota-se como eixo de reflexão o lugar da memória e o recurso ao diálogo entre tempo presente e tempo passado que estas películas utilizam. Propõe-se que o uso de temporalidades diferentes na construção narrativa dessas obras se constitui como estratégia típica do período para falar sobre continuidades e descontinuidades, permanências e mudanças no padrão de interação racial brasileiro, fazendo pensar, portanto, sobre as transformações no modo representação/compreensão das interações raciais no país.<hr/>The article deals with symbolic discussion of race relations in contemporary Brazil through the analyses of three Brazilian film productions made in the 2000s: Filhas do Vento (Joel Zito Araújo, 2004), Quase Dois Irmãos (Lúcia Murat, 2004 and Quanto Vale ou é por Quilo (Sérgio Bianchi, 2005). Central to all of the analyses is the place of memory and the dialogue between present and past times expressed in these movies. We propose that the use of different temporalities in their narrative construction was a typical strategy at the time, i.e. referring to continuities and discontinuities, abiding with and making changes to the patterns of racial interactions in Brazil. <![CDATA[<b>Comprender Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732016000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo trata da produção simbólica sobre relações raciais no Brasil contemporâneo a partir da análise de três filmes brasileiros realizados nos anos 2000: Filhas do Vento (Joel Zito Araújo, 2004), Quase Dois Irmãos (Lucia Murat, 2004) e Quanto Vale ou é por Quilo (­Sérgio Bianchi, 2005). Adota-se como eixo de reflexão o lugar da memória e o recurso ao diálogo entre tempo presente e tempo passado que estas películas utilizam. Propõe-se que o uso de temporalidades diferentes na construção narrativa dessas obras se constitui como estratégia típica do período para falar sobre continuidades e descontinuidades, permanências e mudanças no padrão de interação racial brasileiro, fazendo pensar, portanto, sobre as transformações no modo representação/compreensão das interações raciais no país.<hr/>The article deals with symbolic discussion of race relations in contemporary Brazil through the analyses of three Brazilian film productions made in the 2000s: Filhas do Vento (Joel Zito Araújo, 2004), Quase Dois Irmãos (Lúcia Murat, 2004 and Quanto Vale ou é por Quilo (Sérgio Bianchi, 2005). Central to all of the analyses is the place of memory and the dialogue between present and past times expressed in these movies. We propose that the use of different temporalities in their narrative construction was a typical strategy at the time, i.e. referring to continuities and discontinuities, abiding with and making changes to the patterns of racial interactions in Brazil. <![CDATA[<b>Women, Migration & the Cashew Economy in Southern Mozambique</b>: <b>1945-1975</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732016000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo trata da produção simbólica sobre relações raciais no Brasil contemporâneo a partir da análise de três filmes brasileiros realizados nos anos 2000: Filhas do Vento (Joel Zito Araújo, 2004), Quase Dois Irmãos (Lucia Murat, 2004) e Quanto Vale ou é por Quilo (­Sérgio Bianchi, 2005). Adota-se como eixo de reflexão o lugar da memória e o recurso ao diálogo entre tempo presente e tempo passado que estas películas utilizam. Propõe-se que o uso de temporalidades diferentes na construção narrativa dessas obras se constitui como estratégia típica do período para falar sobre continuidades e descontinuidades, permanências e mudanças no padrão de interação racial brasileiro, fazendo pensar, portanto, sobre as transformações no modo representação/compreensão das interações raciais no país.<hr/>The article deals with symbolic discussion of race relations in contemporary Brazil through the analyses of three Brazilian film productions made in the 2000s: Filhas do Vento (Joel Zito Araújo, 2004), Quase Dois Irmãos (Lúcia Murat, 2004 and Quanto Vale ou é por Quilo (Sérgio Bianchi, 2005). Central to all of the analyses is the place of memory and the dialogue between present and past times expressed in these movies. We propose that the use of different temporalities in their narrative construction was a typical strategy at the time, i.e. referring to continuities and discontinuities, abiding with and making changes to the patterns of racial interactions in Brazil. <![CDATA[<b>Timor-Leste nos Estudos Interdisciplinares</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732016000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo trata da produção simbólica sobre relações raciais no Brasil contemporâneo a partir da análise de três filmes brasileiros realizados nos anos 2000: Filhas do Vento (Joel Zito Araújo, 2004), Quase Dois Irmãos (Lucia Murat, 2004) e Quanto Vale ou é por Quilo (­Sérgio Bianchi, 2005). Adota-se como eixo de reflexão o lugar da memória e o recurso ao diálogo entre tempo presente e tempo passado que estas películas utilizam. Propõe-se que o uso de temporalidades diferentes na construção narrativa dessas obras se constitui como estratégia típica do período para falar sobre continuidades e descontinuidades, permanências e mudanças no padrão de interação racial brasileiro, fazendo pensar, portanto, sobre as transformações no modo representação/compreensão das interações raciais no país.<hr/>The article deals with symbolic discussion of race relations in contemporary Brazil through the analyses of three Brazilian film productions made in the 2000s: Filhas do Vento (Joel Zito Araújo, 2004), Quase Dois Irmãos (Lúcia Murat, 2004 and Quanto Vale ou é por Quilo (Sérgio Bianchi, 2005). Central to all of the analyses is the place of memory and the dialogue between present and past times expressed in these movies. We propose that the use of different temporalities in their narrative construction was a typical strategy at the time, i.e. referring to continuities and discontinuities, abiding with and making changes to the patterns of racial interactions in Brazil. <![CDATA[<b>The Baker Who Pretended to Be King of Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732016000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo trata da produção simbólica sobre relações raciais no Brasil contemporâneo a partir da análise de três filmes brasileiros realizados nos anos 2000: Filhas do Vento (Joel Zito Araújo, 2004), Quase Dois Irmãos (Lucia Murat, 2004) e Quanto Vale ou é por Quilo (­Sérgio Bianchi, 2005). Adota-se como eixo de reflexão o lugar da memória e o recurso ao diálogo entre tempo presente e tempo passado que estas películas utilizam. Propõe-se que o uso de temporalidades diferentes na construção narrativa dessas obras se constitui como estratégia típica do período para falar sobre continuidades e descontinuidades, permanências e mudanças no padrão de interação racial brasileiro, fazendo pensar, portanto, sobre as transformações no modo representação/compreensão das interações raciais no país.<hr/>The article deals with symbolic discussion of race relations in contemporary Brazil through the analyses of three Brazilian film productions made in the 2000s: Filhas do Vento (Joel Zito Araújo, 2004), Quase Dois Irmãos (Lúcia Murat, 2004 and Quanto Vale ou é por Quilo (Sérgio Bianchi, 2005). Central to all of the analyses is the place of memory and the dialogue between present and past times expressed in these movies. We propose that the use of different temporalities in their narrative construction was a typical strategy at the time, i.e. referring to continuities and discontinuities, abiding with and making changes to the patterns of racial interactions in Brazil. <![CDATA[<b>Unequal Political Participation Worldwide</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732016000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo trata da produção simbólica sobre relações raciais no Brasil contemporâneo a partir da análise de três filmes brasileiros realizados nos anos 2000: Filhas do Vento (Joel Zito Araújo, 2004), Quase Dois Irmãos (Lucia Murat, 2004) e Quanto Vale ou é por Quilo (­Sérgio Bianchi, 2005). Adota-se como eixo de reflexão o lugar da memória e o recurso ao diálogo entre tempo presente e tempo passado que estas películas utilizam. Propõe-se que o uso de temporalidades diferentes na construção narrativa dessas obras se constitui como estratégia típica do período para falar sobre continuidades e descontinuidades, permanências e mudanças no padrão de interação racial brasileiro, fazendo pensar, portanto, sobre as transformações no modo representação/compreensão das interações raciais no país.<hr/>The article deals with symbolic discussion of race relations in contemporary Brazil through the analyses of three Brazilian film productions made in the 2000s: Filhas do Vento (Joel Zito Araújo, 2004), Quase Dois Irmãos (Lúcia Murat, 2004 and Quanto Vale ou é por Quilo (Sérgio Bianchi, 2005). Central to all of the analyses is the place of memory and the dialogue between present and past times expressed in these movies. We propose that the use of different temporalities in their narrative construction was a typical strategy at the time, i.e. referring to continuities and discontinuities, abiding with and making changes to the patterns of racial interactions in Brazil. <![CDATA[<b>Cada um no seu lugar?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732016000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo trata da produção simbólica sobre relações raciais no Brasil contemporâneo a partir da análise de três filmes brasileiros realizados nos anos 2000: Filhas do Vento (Joel Zito Araújo, 2004), Quase Dois Irmãos (Lucia Murat, 2004) e Quanto Vale ou é por Quilo (­Sérgio Bianchi, 2005). Adota-se como eixo de reflexão o lugar da memória e o recurso ao diálogo entre tempo presente e tempo passado que estas películas utilizam. Propõe-se que o uso de temporalidades diferentes na construção narrativa dessas obras se constitui como estratégia típica do período para falar sobre continuidades e descontinuidades, permanências e mudanças no padrão de interação racial brasileiro, fazendo pensar, portanto, sobre as transformações no modo representação/compreensão das interações raciais no país.<hr/>The article deals with symbolic discussion of race relations in contemporary Brazil through the analyses of three Brazilian film productions made in the 2000s: Filhas do Vento (Joel Zito Araújo, 2004), Quase Dois Irmãos (Lúcia Murat, 2004 and Quanto Vale ou é por Quilo (Sérgio Bianchi, 2005). Central to all of the analyses is the place of memory and the dialogue between present and past times expressed in these movies. We propose that the use of different temporalities in their narrative construction was a typical strategy at the time, i.e. referring to continuities and discontinuities, abiding with and making changes to the patterns of racial interactions in Brazil. <![CDATA[<b>Resposta daqui da Província</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732016000100016&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo trata da produção simbólica sobre relações raciais no Brasil contemporâneo a partir da análise de três filmes brasileiros realizados nos anos 2000: Filhas do Vento (Joel Zito Araújo, 2004), Quase Dois Irmãos (Lucia Murat, 2004) e Quanto Vale ou é por Quilo (­Sérgio Bianchi, 2005). Adota-se como eixo de reflexão o lugar da memória e o recurso ao diálogo entre tempo presente e tempo passado que estas películas utilizam. Propõe-se que o uso de temporalidades diferentes na construção narrativa dessas obras se constitui como estratégia típica do período para falar sobre continuidades e descontinuidades, permanências e mudanças no padrão de interação racial brasileiro, fazendo pensar, portanto, sobre as transformações no modo representação/compreensão das interações raciais no país.<hr/>The article deals with symbolic discussion of race relations in contemporary Brazil through the analyses of three Brazilian film productions made in the 2000s: Filhas do Vento (Joel Zito Araújo, 2004), Quase Dois Irmãos (Lúcia Murat, 2004 and Quanto Vale ou é por Quilo (Sérgio Bianchi, 2005). Central to all of the analyses is the place of memory and the dialogue between present and past times expressed in these movies. We propose that the use of different temporalities in their narrative construction was a typical strategy at the time, i.e. referring to continuities and discontinuities, abiding with and making changes to the patterns of racial interactions in Brazil.