Scielo RSS <![CDATA[Análise Social]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0003-257320160003&lang=es vol. num. 220 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Economics education: literacy or mind framing?</b>: <b>Evidence from a survey on the social building of trust in Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732016000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Does studying economics have an effect on molding the values and attitudes embodying the trust-building processes of a democratic society? Mainstream economics teaching, based on the self-interest model of rational, maximizing, individualistic “representative agent”, may well cause indoctrinating effects, creating or reinforcing political free-marketeering, as well as selfishness values, attitudes, and behaviors among economics students. In this paper a contribution is made for these discussions, based on the results of a survey performed in Portugal in three years (2006, 2009, and 2012) addressed to a considerably diverse sample of respondents (economics students, other students, and common citizens).<hr/>Os estudos universitários de economia podem ter um efeito relevante no moldar dos valores e atitudes correspondentes à construção da confiança numa sociedade democrática. O ensino da economia mainstream, baseado no modelo do “agente representativo”, movido pelo interesse próprio, racional e maximizador, pode ter efeitos doutrinantes, reforçando quer a inclinação pró-mercado, quer valores, atitudes e comportamentos egoístas entre os estudantes. Neste trabalho apresenta-se uma contribuição para essas discussões, tendo por base os resultados de uma pesquisa realizada em Portugal, com uma considerável diversidade de amostras (estudantes de economia, outros estudantes, cidadãos comuns) e aplicada em três anos diferentes: 2006, 2009 e 2012. <![CDATA[<b>Is Deliberative Democracy an adaptive political theory? A critical analysis of Hugo Mercier’s Argumentative Theory of Reasoning</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732016000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Moral psychology has devalued the role of reasoning in moral life. Nevertheless, the Argumentative Theory of Reasoning (ATR) is a proposal of evolutionary psychology that vindicates the effectiveness of reasoning in communicative processes. This theory even defends its convergence with deliberative democracy. And yet, we hold that the ATR is unsuccessful when supplying a psychological basis for deliberative democracy. The ATR does not adequately explain the epistemic value of deliberation in a way that is congruous with deliberative democracy. To conclude, we will present other shortcomings of the ATR in its concept of reasoning.<hr/>A psicologia moral tem desvalorizado o papel do pensamento na vida moral. Não obstante, a Teoria Argumentativa do Pensamento é uma proposta de psicologia evolutiva que reivindica a efetividade do pensamento nos processos comunicativos. Esta teoria defende, inclusive, a sua convergência com a democracia deliberativa. No entanto, neste artigo defendemos que a TAP não é bem sucedida em proporcionar uma base psicológica da democracia deliberativa. A TAP não explica adequadamente a motivação dos sujeitos na deliberação. Para além do mais, a TAP não articula o valor epistémico da deliberação de maneira congruente com a democracia deliberativa. Para concluir, exporemos outras carências da TAP na sua conceção do pensamento. <![CDATA[<b>The grammars of action in solidary economy and justification of practices of consumption</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732016000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo aborda o fenómeno do consumo crítico num mercado alternativo. Partindo do pressuposto de que para além de uma racionalidade caracterizada pelo cálculo utilitário, as relações económicas também encerram uma moralidade, analisamos com base numa abordagem qualitativa as práticas de consumo crítico numa Feira de Economia Solidária em Santa Maria, RS, Brasil. Assim, a partir da pesquisa empírica, configuramos a racionalidade axiológica subjacente ao consumo na forma de uma gramática social para descrever as relações entre consumo e etnicidade, e que podem ser identificadas através das gramáticas do cuidado, da autenticidade e da solidariedade.<hr/>This paper focuses on the phenomenon of critical consumption in an alternative market. On the assumption that besides a rationality characterized by the utilitarian calculation, the economic relations also contains a morality. We analyze from a qualitative approach the critical consumption practices in a Solidary Economy Fair in Santa Maria, RS, Brazil. Thus, from the empirical research in this alternative market we configured the axiological rationality underlying the consumer in the form of a social grammar to describe the relationship between consumption andethicity, and that can be identified through the grammars of care, authenticity and solidarity. <![CDATA[<b>The “new debt” - 1796-1803</b>: <b>The diffusion of a new financial policy</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732016000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es A “nova dívida” - 1796-1803. A difusão de uma nova política financeira.Apresentam-se neste artigo os resultados da investigação sobre o lançamento dos dois primeiros empréstimos da administração régia (“públicos”) que apresentaram em Portugal as novas características da dívida inspiradas nas políticas financeiras inovadoras na Europa dos anos finais do século XVIII. Nesses anos, e nos primeiros anos do século seguinte, o recurso ao crédito pela administração régia portuguesa mudou de forma, através da introdução do sistema de dívida titulada. Esta “nova dívida” fundou-se em inovações tributárias, socialmente orientadas para as rendas e os consumos das classes superiores. Ao mesmo tempo, procurou-se a instalação de uma administração independente da dívida, vista como uma garantia suplementar dadas aos emprestadores. O objetivo era a construção política da credibilidade financeira do Estado, modelo que os governantes “ilustrados” perseguiam.<hr/>This article presents the results of research on the primary sources regarding the arrangement of the first two loans by the royal administration in Portugal, which incorporated new features inspired by the European financial policies of the late 18th century. At that time and in the early 19th century the Portuguese “public” debt took on a new character, now resorting to bond issues. This “new debt” reflected the fiscal innovation of taxing the revenues and consumption expenditures of the upper classes. As the creation of a new bank was unsuccessful, an independent administration was put into place instead, tasked with establishing the financial credibility of the State. The undertaking met with favor among enlightened politicians. <![CDATA[<b>Patronage and party government in Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732016000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O patrocinato tem sido considerado uma importante dimensão do modelo de governos partidários. Contudo, a conceção convencional da utilização do patrocinato remete para a distribuição de cargos na administração pública a ocorrer para efeitos de recompensa por serviços prestados ao partido no governo. Esta perspetiva não é inteiramente satisfatória. A crescente complexificação e fragmentação dos processos de governação, juntamente com o poder das estruturas administrativas no processo de políticas públicas pode impelir os governos partidários a procurarem novas formas de controlar a máquina administrativa do Estado. Este trabalho procura, através da análise de entrevistas de elites, demonstrar a emergência de um valor instrumental das nomeações, com estas a serem utilizadas (também) para reforçar o controlo político e reduzir os riscos associados ao processo de delegação.<hr/>Patronage has been interpreted as an important dimension of the party government model. However, patronage has been conventionally associated with the distribution of jobs in public administration aiming to reward services rendered to the party in government. This is not entirely satisfactory. The growing complexity of governance processes, together with the growing influence of the upper echelons of the civil service in policy making has prompted politicians to search for new ways of controlling the bureaucracy. Through the use of elite interviews, this article seeks to analyze the emergence of an instrumental dimension of patronage, as a potential key resource for parties in government to control the policy-making process and retain a role in modern democratic governance. <![CDATA[<b>Heads of list in the Portuguese legislative elections</b>: <b>localness or public visibility?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732016000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo investiga em que medida as características pessoais dos cabeças de lista diferem das dos outros candidatos, partindo de uma base de dados original sobre os candidatos à Assembleia da República, em cinco eleições legislativas entre 1983-2009. Os resultados revelam que os candidatos com maior visibilidade nacional - políticos conhecidos, figuras públicas, candidatos com mais experiência parlamentar - têm mais probabilidade de serem colocados no topo da lista do que os candidatos que apresentam um perfil principalmente local. Este padrão não se altera significativamente em função da magnitude do distrito, do tipo de partido, nem com o amadurecimento da democracia.<hr/>This article examines the extent to which personal characteristics of heads of lists differ from those of all other candidates. It draws upon an original dataset on the candidates to the Portuguese Parliament in five parliamentary elections between 1983 and 2009. The results reveal that candidates with public visibility - famous politicians, public figures, and candidates with more parliamentary experience - have a greater probability of being placed in the top positions of the lists than candidates having a prominent local profile. This pattern does not vary significantly when we consider district magnitude, type of party, or the amount of time since democratization. <![CDATA[<b>Coalitions in proportional partisan municipal elections</b>: <b>fragmentation and success of electoral candidates with low density</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732016000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O desenho institucional do sistema eleitoral brasileiro apregoa que os partidos políticos para ocuparem uma cadeira nas casas legislativas atinjam o quociente eleitoral, que é a razão do número de votos válidos pelo número de cadeiras existentes. Na prática, esse dispositivo funciona como uma clausula de barreira, uma vez que esse número não é fácil de ser atingido. Uma das formas de se minimizar essa dificuldade é o dispositivo institucional da coligação partidária em eleições proporcionais, a partir da máxima de que a união faz a força. Os dados deste trabalho sugerem que esse desenho gera dois problemas: maior fragmentação partidária nas câmaras legislativas, e sucesso eleitoral de candidatos com número reduzido de votos. Sendo esses dois fenómenos associados, respetivamente, a problemas de governabilidade e de representação, os quais colocam em xeque a eficiência do sistema eleitoral. Os dados referem-se aos pleitos municipais no Brasil dos anos de 2004 e 2008, para 5 565 municípios.<hr/>The institutional design of the Brazilian electoral system touts political parties to occupy a seat in the legislative houses to reach the electoral quotient, which is the ratio of the number of valid votes by the number of existing seats. In practice this device acts as a barrier clause, since this number is difficult to achieve. One way to minimize this problem is through the institutional arrangement of the party coalition in proportion­al elections, from the maxim that unity is strength. The data from this study suggest that this design creates two problems: high party fragmentation in the legislative chambers, and electoral success of candidates with a limited number of votes. Since these two phenomena are associated, respectively, with problems of governance and representation, which calls into question the efficiency of the electoral system. Data pertain to the municipal elections in Brazil in 2004 and 2008 regarding 5,565 municipalities. <![CDATA[<b>Autoritarismo e Democracia</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732016000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O desenho institucional do sistema eleitoral brasileiro apregoa que os partidos políticos para ocuparem uma cadeira nas casas legislativas atinjam o quociente eleitoral, que é a razão do número de votos válidos pelo número de cadeiras existentes. Na prática, esse dispositivo funciona como uma clausula de barreira, uma vez que esse número não é fácil de ser atingido. Uma das formas de se minimizar essa dificuldade é o dispositivo institucional da coligação partidária em eleições proporcionais, a partir da máxima de que a união faz a força. Os dados deste trabalho sugerem que esse desenho gera dois problemas: maior fragmentação partidária nas câmaras legislativas, e sucesso eleitoral de candidatos com número reduzido de votos. Sendo esses dois fenómenos associados, respetivamente, a problemas de governabilidade e de representação, os quais colocam em xeque a eficiência do sistema eleitoral. Os dados referem-se aos pleitos municipais no Brasil dos anos de 2004 e 2008, para 5 565 municípios.<hr/>The institutional design of the Brazilian electoral system touts political parties to occupy a seat in the legislative houses to reach the electoral quotient, which is the ratio of the number of valid votes by the number of existing seats. In practice this device acts as a barrier clause, since this number is difficult to achieve. One way to minimize this problem is through the institutional arrangement of the party coalition in proportion­al elections, from the maxim that unity is strength. The data from this study suggest that this design creates two problems: high party fragmentation in the legislative chambers, and electoral success of candidates with a limited number of votes. Since these two phenomena are associated, respectively, with problems of governance and representation, which calls into question the efficiency of the electoral system. Data pertain to the municipal elections in Brazil in 2004 and 2008 regarding 5,565 municipalities. <![CDATA[<b>Magnífica e Miserável</b>: <b>Angola Desde a Guerra Civil</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732016000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O desenho institucional do sistema eleitoral brasileiro apregoa que os partidos políticos para ocuparem uma cadeira nas casas legislativas atinjam o quociente eleitoral, que é a razão do número de votos válidos pelo número de cadeiras existentes. Na prática, esse dispositivo funciona como uma clausula de barreira, uma vez que esse número não é fácil de ser atingido. Uma das formas de se minimizar essa dificuldade é o dispositivo institucional da coligação partidária em eleições proporcionais, a partir da máxima de que a união faz a força. Os dados deste trabalho sugerem que esse desenho gera dois problemas: maior fragmentação partidária nas câmaras legislativas, e sucesso eleitoral de candidatos com número reduzido de votos. Sendo esses dois fenómenos associados, respetivamente, a problemas de governabilidade e de representação, os quais colocam em xeque a eficiência do sistema eleitoral. Os dados referem-se aos pleitos municipais no Brasil dos anos de 2004 e 2008, para 5 565 municípios.<hr/>The institutional design of the Brazilian electoral system touts political parties to occupy a seat in the legislative houses to reach the electoral quotient, which is the ratio of the number of valid votes by the number of existing seats. In practice this device acts as a barrier clause, since this number is difficult to achieve. One way to minimize this problem is through the institutional arrangement of the party coalition in proportion­al elections, from the maxim that unity is strength. The data from this study suggest that this design creates two problems: high party fragmentation in the legislative chambers, and electoral success of candidates with a limited number of votes. Since these two phenomena are associated, respectively, with problems of governance and representation, which calls into question the efficiency of the electoral system. Data pertain to the municipal elections in Brazil in 2004 and 2008 regarding 5,565 municipalities. <![CDATA[<b>O Adeus ao Império</b>: <b>40 Anos de Descolonização Portuguesa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732016000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O desenho institucional do sistema eleitoral brasileiro apregoa que os partidos políticos para ocuparem uma cadeira nas casas legislativas atinjam o quociente eleitoral, que é a razão do número de votos válidos pelo número de cadeiras existentes. Na prática, esse dispositivo funciona como uma clausula de barreira, uma vez que esse número não é fácil de ser atingido. Uma das formas de se minimizar essa dificuldade é o dispositivo institucional da coligação partidária em eleições proporcionais, a partir da máxima de que a união faz a força. Os dados deste trabalho sugerem que esse desenho gera dois problemas: maior fragmentação partidária nas câmaras legislativas, e sucesso eleitoral de candidatos com número reduzido de votos. Sendo esses dois fenómenos associados, respetivamente, a problemas de governabilidade e de representação, os quais colocam em xeque a eficiência do sistema eleitoral. Os dados referem-se aos pleitos municipais no Brasil dos anos de 2004 e 2008, para 5 565 municípios.<hr/>The institutional design of the Brazilian electoral system touts political parties to occupy a seat in the legislative houses to reach the electoral quotient, which is the ratio of the number of valid votes by the number of existing seats. In practice this device acts as a barrier clause, since this number is difficult to achieve. One way to minimize this problem is through the institutional arrangement of the party coalition in proportion­al elections, from the maxim that unity is strength. The data from this study suggest that this design creates two problems: high party fragmentation in the legislative chambers, and electoral success of candidates with a limited number of votes. Since these two phenomena are associated, respectively, with problems of governance and representation, which calls into question the efficiency of the electoral system. Data pertain to the municipal elections in Brazil in 2004 and 2008 regarding 5,565 municipalities. <![CDATA[<b>Gilberto Freyre</b>: <b>Novas Leituras do Outro Lado do Atlântico</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732016000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O desenho institucional do sistema eleitoral brasileiro apregoa que os partidos políticos para ocuparem uma cadeira nas casas legislativas atinjam o quociente eleitoral, que é a razão do número de votos válidos pelo número de cadeiras existentes. Na prática, esse dispositivo funciona como uma clausula de barreira, uma vez que esse número não é fácil de ser atingido. Uma das formas de se minimizar essa dificuldade é o dispositivo institucional da coligação partidária em eleições proporcionais, a partir da máxima de que a união faz a força. Os dados deste trabalho sugerem que esse desenho gera dois problemas: maior fragmentação partidária nas câmaras legislativas, e sucesso eleitoral de candidatos com número reduzido de votos. Sendo esses dois fenómenos associados, respetivamente, a problemas de governabilidade e de representação, os quais colocam em xeque a eficiência do sistema eleitoral. Os dados referem-se aos pleitos municipais no Brasil dos anos de 2004 e 2008, para 5 565 municípios.<hr/>The institutional design of the Brazilian electoral system touts political parties to occupy a seat in the legislative houses to reach the electoral quotient, which is the ratio of the number of valid votes by the number of existing seats. In practice this device acts as a barrier clause, since this number is difficult to achieve. One way to minimize this problem is through the institutional arrangement of the party coalition in proportion­al elections, from the maxim that unity is strength. The data from this study suggest that this design creates two problems: high party fragmentation in the legislative chambers, and electoral success of candidates with a limited number of votes. Since these two phenomena are associated, respectively, with problems of governance and representation, which calls into question the efficiency of the electoral system. Data pertain to the municipal elections in Brazil in 2004 and 2008 regarding 5,565 municipalities. <![CDATA[<b>Ciências Sociais Cruzadas entre Portugal e o Brasil</b>: <b>Trajectos e Investigações no ICS</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732016000300012&lng=es&nrm=iso&tlng=es O desenho institucional do sistema eleitoral brasileiro apregoa que os partidos políticos para ocuparem uma cadeira nas casas legislativas atinjam o quociente eleitoral, que é a razão do número de votos válidos pelo número de cadeiras existentes. Na prática, esse dispositivo funciona como uma clausula de barreira, uma vez que esse número não é fácil de ser atingido. Uma das formas de se minimizar essa dificuldade é o dispositivo institucional da coligação partidária em eleições proporcionais, a partir da máxima de que a união faz a força. Os dados deste trabalho sugerem que esse desenho gera dois problemas: maior fragmentação partidária nas câmaras legislativas, e sucesso eleitoral de candidatos com número reduzido de votos. Sendo esses dois fenómenos associados, respetivamente, a problemas de governabilidade e de representação, os quais colocam em xeque a eficiência do sistema eleitoral. Os dados referem-se aos pleitos municipais no Brasil dos anos de 2004 e 2008, para 5 565 municípios.<hr/>The institutional design of the Brazilian electoral system touts political parties to occupy a seat in the legislative houses to reach the electoral quotient, which is the ratio of the number of valid votes by the number of existing seats. In practice this device acts as a barrier clause, since this number is difficult to achieve. One way to minimize this problem is through the institutional arrangement of the party coalition in proportion­al elections, from the maxim that unity is strength. The data from this study suggest that this design creates two problems: high party fragmentation in the legislative chambers, and electoral success of candidates with a limited number of votes. Since these two phenomena are associated, respectively, with problems of governance and representation, which calls into question the efficiency of the electoral system. Data pertain to the municipal elections in Brazil in 2004 and 2008 regarding 5,565 municipalities. <![CDATA[<b>Viajantes, Viagens e Turismo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732016000300013&lng=es&nrm=iso&tlng=es O desenho institucional do sistema eleitoral brasileiro apregoa que os partidos políticos para ocuparem uma cadeira nas casas legislativas atinjam o quociente eleitoral, que é a razão do número de votos válidos pelo número de cadeiras existentes. Na prática, esse dispositivo funciona como uma clausula de barreira, uma vez que esse número não é fácil de ser atingido. Uma das formas de se minimizar essa dificuldade é o dispositivo institucional da coligação partidária em eleições proporcionais, a partir da máxima de que a união faz a força. Os dados deste trabalho sugerem que esse desenho gera dois problemas: maior fragmentação partidária nas câmaras legislativas, e sucesso eleitoral de candidatos com número reduzido de votos. Sendo esses dois fenómenos associados, respetivamente, a problemas de governabilidade e de representação, os quais colocam em xeque a eficiência do sistema eleitoral. Os dados referem-se aos pleitos municipais no Brasil dos anos de 2004 e 2008, para 5 565 municípios.<hr/>The institutional design of the Brazilian electoral system touts political parties to occupy a seat in the legislative houses to reach the electoral quotient, which is the ratio of the number of valid votes by the number of existing seats. In practice this device acts as a barrier clause, since this number is difficult to achieve. One way to minimize this problem is through the institutional arrangement of the party coalition in proportion­al elections, from the maxim that unity is strength. The data from this study suggest that this design creates two problems: high party fragmentation in the legislative chambers, and electoral success of candidates with a limited number of votes. Since these two phenomena are associated, respectively, with problems of governance and representation, which calls into question the efficiency of the electoral system. Data pertain to the municipal elections in Brazil in 2004 and 2008 regarding 5,565 municipalities. <![CDATA[<b>Enredos Sexuais, Tradição e Mudança</b>: <b>as Mães, os Zecas e as Sedutoras de Além-mar</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732016000300014&lng=es&nrm=iso&tlng=es O desenho institucional do sistema eleitoral brasileiro apregoa que os partidos políticos para ocuparem uma cadeira nas casas legislativas atinjam o quociente eleitoral, que é a razão do número de votos válidos pelo número de cadeiras existentes. Na prática, esse dispositivo funciona como uma clausula de barreira, uma vez que esse número não é fácil de ser atingido. Uma das formas de se minimizar essa dificuldade é o dispositivo institucional da coligação partidária em eleições proporcionais, a partir da máxima de que a união faz a força. Os dados deste trabalho sugerem que esse desenho gera dois problemas: maior fragmentação partidária nas câmaras legislativas, e sucesso eleitoral de candidatos com número reduzido de votos. Sendo esses dois fenómenos associados, respetivamente, a problemas de governabilidade e de representação, os quais colocam em xeque a eficiência do sistema eleitoral. Os dados referem-se aos pleitos municipais no Brasil dos anos de 2004 e 2008, para 5 565 municípios.<hr/>The institutional design of the Brazilian electoral system touts political parties to occupy a seat in the legislative houses to reach the electoral quotient, which is the ratio of the number of valid votes by the number of existing seats. In practice this device acts as a barrier clause, since this number is difficult to achieve. One way to minimize this problem is through the institutional arrangement of the party coalition in proportion­al elections, from the maxim that unity is strength. The data from this study suggest that this design creates two problems: high party fragmentation in the legislative chambers, and electoral success of candidates with a limited number of votes. Since these two phenomena are associated, respectively, with problems of governance and representation, which calls into question the efficiency of the electoral system. Data pertain to the municipal elections in Brazil in 2004 and 2008 regarding 5,565 municipalities. <![CDATA[<b>Os Filhos da Clandestinidade</b>: <b>A História da Desagregação das Famílias Comunistas no Exílio</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732016000300015&lng=es&nrm=iso&tlng=es O desenho institucional do sistema eleitoral brasileiro apregoa que os partidos políticos para ocuparem uma cadeira nas casas legislativas atinjam o quociente eleitoral, que é a razão do número de votos válidos pelo número de cadeiras existentes. Na prática, esse dispositivo funciona como uma clausula de barreira, uma vez que esse número não é fácil de ser atingido. Uma das formas de se minimizar essa dificuldade é o dispositivo institucional da coligação partidária em eleições proporcionais, a partir da máxima de que a união faz a força. Os dados deste trabalho sugerem que esse desenho gera dois problemas: maior fragmentação partidária nas câmaras legislativas, e sucesso eleitoral de candidatos com número reduzido de votos. Sendo esses dois fenómenos associados, respetivamente, a problemas de governabilidade e de representação, os quais colocam em xeque a eficiência do sistema eleitoral. Os dados referem-se aos pleitos municipais no Brasil dos anos de 2004 e 2008, para 5 565 municípios.<hr/>The institutional design of the Brazilian electoral system touts political parties to occupy a seat in the legislative houses to reach the electoral quotient, which is the ratio of the number of valid votes by the number of existing seats. In practice this device acts as a barrier clause, since this number is difficult to achieve. One way to minimize this problem is through the institutional arrangement of the party coalition in proportion­al elections, from the maxim that unity is strength. The data from this study suggest that this design creates two problems: high party fragmentation in the legislative chambers, and electoral success of candidates with a limited number of votes. Since these two phenomena are associated, respectively, with problems of governance and representation, which calls into question the efficiency of the electoral system. Data pertain to the municipal elections in Brazil in 2004 and 2008 regarding 5,565 municipalities. <![CDATA[<b>As Direitas na Democracia Portuguesa</b>: <b>Origens, Percursos, Mudanças e Novos Desafios</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732016000300016&lng=es&nrm=iso&tlng=es O desenho institucional do sistema eleitoral brasileiro apregoa que os partidos políticos para ocuparem uma cadeira nas casas legislativas atinjam o quociente eleitoral, que é a razão do número de votos válidos pelo número de cadeiras existentes. Na prática, esse dispositivo funciona como uma clausula de barreira, uma vez que esse número não é fácil de ser atingido. Uma das formas de se minimizar essa dificuldade é o dispositivo institucional da coligação partidária em eleições proporcionais, a partir da máxima de que a união faz a força. Os dados deste trabalho sugerem que esse desenho gera dois problemas: maior fragmentação partidária nas câmaras legislativas, e sucesso eleitoral de candidatos com número reduzido de votos. Sendo esses dois fenómenos associados, respetivamente, a problemas de governabilidade e de representação, os quais colocam em xeque a eficiência do sistema eleitoral. Os dados referem-se aos pleitos municipais no Brasil dos anos de 2004 e 2008, para 5 565 municípios.<hr/>The institutional design of the Brazilian electoral system touts political parties to occupy a seat in the legislative houses to reach the electoral quotient, which is the ratio of the number of valid votes by the number of existing seats. In practice this device acts as a barrier clause, since this number is difficult to achieve. One way to minimize this problem is through the institutional arrangement of the party coalition in proportion­al elections, from the maxim that unity is strength. The data from this study suggest that this design creates two problems: high party fragmentation in the legislative chambers, and electoral success of candidates with a limited number of votes. Since these two phenomena are associated, respectively, with problems of governance and representation, which calls into question the efficiency of the electoral system. Data pertain to the municipal elections in Brazil in 2004 and 2008 regarding 5,565 municipalities. <![CDATA[<b>Sociology in Portugal</b>: <b>A Short History</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732016000300017&lng=es&nrm=iso&tlng=es O desenho institucional do sistema eleitoral brasileiro apregoa que os partidos políticos para ocuparem uma cadeira nas casas legislativas atinjam o quociente eleitoral, que é a razão do número de votos válidos pelo número de cadeiras existentes. Na prática, esse dispositivo funciona como uma clausula de barreira, uma vez que esse número não é fácil de ser atingido. Uma das formas de se minimizar essa dificuldade é o dispositivo institucional da coligação partidária em eleições proporcionais, a partir da máxima de que a união faz a força. Os dados deste trabalho sugerem que esse desenho gera dois problemas: maior fragmentação partidária nas câmaras legislativas, e sucesso eleitoral de candidatos com número reduzido de votos. Sendo esses dois fenómenos associados, respetivamente, a problemas de governabilidade e de representação, os quais colocam em xeque a eficiência do sistema eleitoral. Os dados referem-se aos pleitos municipais no Brasil dos anos de 2004 e 2008, para 5 565 municípios.<hr/>The institutional design of the Brazilian electoral system touts political parties to occupy a seat in the legislative houses to reach the electoral quotient, which is the ratio of the number of valid votes by the number of existing seats. In practice this device acts as a barrier clause, since this number is difficult to achieve. One way to minimize this problem is through the institutional arrangement of the party coalition in proportion­al elections, from the maxim that unity is strength. The data from this study suggest that this design creates two problems: high party fragmentation in the legislative chambers, and electoral success of candidates with a limited number of votes. Since these two phenomena are associated, respectively, with problems of governance and representation, which calls into question the efficiency of the electoral system. Data pertain to the municipal elections in Brazil in 2004 and 2008 regarding 5,565 municipalities.