Scielo RSS <![CDATA[Análise Social]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0003-257320180004&lang=pt vol. num. 229 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>A liberdade em Polanyi</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732018000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A liberdade em Polanyi. A Grande Transformação de Karl Polanyi é uma poderosa crítica da ideologia de mercado e dos seus pressupostos intrínsecos, que se baseia numa teoria política (implícita) da liberdade. Tenta-se aqui reconstruir e explicitar o conceito de Polanyi da “liberdade numa sociedade complexa”, à luz do seu compromisso com uma forma sui generis de socialismo e da sua oposição de longa data ao tipo de argumentos que se podem encontrar n’O Caminho da Servidão de Friedrich Hayek.<hr/>The concept of freedom in Polanyi. Karl Polanyi’s The Great Transformation is a powerful criticism of free market ideology and its intrinsic assumptions that is based on an implicit political theory of freedom. The attempt is made here of reconstructing and making explicit Polanyi’s concept of “freedom in a complex society” in light of his commitment to a sui generis form of socialism and his lifelong opposition to arguments as found typically in Friedrich Hayek’s The Road to Serfdom. <![CDATA[<b>Tipologia dos políticos de direita no Brasil</b>: <b>uma classificação empírica</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732018000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tipologia dos políticos de direita no Brasil: uma classificação empírica. Acredita-se que haja um crescimento da direita no Brasil desde o início da década de 2010. Esse é um fenómeno complexo, já que, aparentemente, não se trata da direita habitual. Ao lado daquela direita ligada aos grandes partidos vinculados historicamente ao regime ditatorial-militar há novos tipos de partidos e novos perfis de políticos nesse lado do espectro político. O objetivo deste artigo é identificar os diferentes perfis da direita brasileira. Isso será realizado através de uma tipologia indutiva, ou seja, de uma descrição pautada em casos significativos, empiricamente existentes nessa família política. Foram propostos cinco tipos para caracterizar os políticos da direita nacional: o político tradicional de direita, o político da nova direita popular, o político da direita populista, o político da direita neoliberal e o político da direita libertária. Este é um modelo heurístico que deve ser aperfeiçoado à luz de novas evidências.<hr/>A typology of right-wing politicians in Brazil: an attempt toward empirical classification. There has been a common assumption as of late that the political right has grown in Brazil since 2010. This is a complex phenomenon, as we do not seem to be before the customary political right. Alongside the right associated with major political parties historically connected to the dictatorial-military regime there are new types of parties and new political profiles on this side of the political spectrum. The objective of the article is to identify the different profiles of the Brazilian right-wing by means of an inductive typology, that is, a description grounded on significant empirical cases within this political family. We propose five different types to characterize politicians within Brazil’s right: the traditional politician of the right, the politician of the new popular right, the politician of the populist right, the politician of the neoliberal right, and the politician of the libertarian right. This is a heuristic model that should be improved in the light of new evidence. <![CDATA[<b>Radicalização nas redes sociais</b>: <b>comentários no Facebook durante a disputa presidencial em 2014 no Brasil</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732018000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Radicalização nas redes sociais: comentários no Facebook durante a disputa presidencial em 2014 no Brasil. Este artigo discute o fenómeno da radicalização nas conversações online que ocorrem por meio de redes sociais. Analisam-se comentários postados pelo público nas fan pages do Facebook de jornais impressos brasileiros. Foram codificados 628 057 comentários publicados que mencionavam os principais presidenciáveis durante todo o período eleitoral de 2014, no Brasil. Discutem-se aspetos da radicalização através de duas variáveis específicas: reflexividade e formato dos comentários. Os resultados indicam que as redes sociais, embora permitam espaço para o diálogo, dão lugar a um debate em que os participantes priorizam criticar ou elogiar os candidatos e que serve, basicamente, para persuasão e radicalização. Além disso, verifica-se que a radicalização se distancia da polarização da disputa, pois concentra-se apenas na candidata à reeleição.<hr/>This paper discusses the phenomenon of radicalization into online conversation, especially through social network sites. Then, we analyze comments posted by Facebook users on Brazilian newspapers’ fan pages on that social medium. 628,057 comments mentioning at least one of the main candidates during the campaign were classified. The article discusses some aspects of radicalization, so it analyzes two specific variables: reflexivity and form of comments. Results show that social media, even though they open a space for dialog, give place to debates in which participants prioritize criticism or praise for candidates, and they basically lead to persuasion and radicalization. <![CDATA[<b>Desaparecido com a crise?</b>: <b>Uma análise estratificada da economia, segurança social e identidade nacional na Europa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732018000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Gone with the Crisis? A multilevel analysis of economy, welfare, and national identity in Europe. The development of the modern welfare state has been accompanied by an extension of economic, political, and social rights that created a sense of group belonging that then led to national solidarity. Our results show that the impact of the Great Recession cannot be rejected, and therefore that there is a rational-instrumental dimension to national identities that should not however be taken independently of cultural and political dimensions, and that must also be understood from a sociological point of view.<hr/>Desaparecido com a crise? Uma análise estratificada da economia, segurança social e identidade nacional na Europa. O desenvolvimento do estado social moderno tem sido acompanhado por um alargamento dos direitos económicos, políticos e sociais que gera um sentido de pertença grupal conducente à solidariedade nacional. Centramo-nos nesta hipótese de identidade instrumental relacionada com o bem-estar, tendo em conta o possível impacto da crise económica nas identidades nacionais. Os nossos resultados mostram que o impacto da Grande Recessão não pode ser rejeitado e que, consequentemente, existe uma dimensão racional-instrumental nas identidades nacionais que não deve, ainda assim, ser considerada isoladamente das dimensões culturais e políticas, e que necessitam também de ser consideradas sob um ponto de vista sociológico. <![CDATA[<b>O que fazer face à crise?</b>: <b>Representações sociais da disposição para agir</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732018000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Adotando o quadro teórico das representações sociais, analisam-se as variações e a ancoragem da disposição para agir face às medidas de austeridade no âmbito da recente crise económica, com base nas respostas de 453 participantes portugueses a um questionário. Os resultados mostram três tipos de posições: nada fazer, resistência económica e participação cívica. A discussão centra-se na constatação de que as diferenças entre a intenção de agir e não agir se encontram associadas a variáveis ideológico-políticas (atribuição de responsabilidade pela crise, representações da União Europeia e posição política) ou pessoais (sentimentos), mas não à situação económica dos participantes, o que poderá dever-se ao facto de se tratar de uma amostra composta apenas por estudantes.<hr/>Drawing on representations theory and the responses to a questionnaire from 453 Portuguese participants, we analyzed the variations and anchoring of the willingness to act against the austerity measures in the context of the recent economic crisis. The results reveal three main positions: doing nothing, economic resistance, and civic participation. The discussion is focused on the finding that the differences between the inclination for action or lack thereof are associated with ideological-political variables (attribution of responsibility for the crisis, representations of the European Union and political orientation), and personal variables (feelings), but not with respondents’ economic situation, which may be due to the fact that our sample is composed exclusively of students. <![CDATA[<b>No sinuoso trilho do empreendedorismo</b>: <b>financeirização e políticas de ativação do mercado de emprego</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732018000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No artigo reflete-se sobre o discurso apologético do empreendedorismo e a sua tradução em políticas de ativação do mercado de emprego que concretizam um processo de transferência da responsabilidade pela promoção do emprego do domínio da provisão pública para o da privada, permeabilizando o emprego a processos de financeirização frequentemente coadjuvados pelo Estado. Os contrapontos discursivos à hegemónica apologia do empreendedorismo são encontrados entre estudos empíricos prévios, mas também entre dados de fontes secundárias pertinentes à problematização de um fenómeno cujos efeitos permanecem largamente por estudar.<hr/>The article suggests a reflection on the apologetic discourse of entrepreneurship and its relation to active labor market policies. It is argued that state-induced entrepreneurship policies transfer to a private provision system the responsibility for employment creation and open a new field of financialization: the employment market. Discursive counterpoints to entrepreneurship promotion policies are found among previous empirical studies, but also through statistical data considered relevant to the study of a phenomenon whose effects are still largely understudied. <![CDATA[<b>Por uma sociologia pública</b>: <b>repensar a deficiência na ótica dos direitos humanos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732018000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo recupera-se a proposta de Michael Burawoy sobre o lugar da sociologia pública no quadro das sociologias contemporâneas, aplicando-a aos estudos da deficiência. Caracteriza-se este novo campo científico e apresentam-se os resultados de um estudo qualitativo que examina violações de direitos humanos, vividas em Portugal por pessoas com deficiência, e os fatores sociopolíticos que lhe estão subjacentes. Conclui-se pela pertinência de uma sociologia pública da deficiência que dando voz às pessoas com deficiência conceda espaço para um ponto de vista da e sobre a deficiência na sociologia contemporânea, numa perspetiva simultânea de construção de conhecimento e intervenção social.<hr/>In this article we recover the proposal of Michael Burawoy on the place of Public Sociology in the framework of contemporary Sociologies, applying it to the Studies of Disability. This new scientific field is characterized and the results of a qualitative study examining violations of human rights of persons with disabilities in Portugal and the socio-political factors that underlie it are discussed. It concludes with the pertinence of a Public Disability Sociology that gives voice to the disabled, giving space for a viewpoint of and about the issue of deficiency in contemporary Sociology, while also considering knowledge construction and social intervention. <![CDATA[<b>Dinâmicas locais de apoio e resistência à conservação da biodiversidade</b>: <b>uma perspetiva das representações sociais</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732018000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O nível local é aquele em que a perda de biodiversidade pode de facto ser travada. No entanto, a literatura recente tem-se centrado principalmente no conflito entre as esferas legal e local e tem olhado pouco para as dinâmicas locais de resposta às leis de conservação. Esta pesquisa multi-método em zonas Natura 2000 no interior alentejano (1) compara o uso de representações sociais complexas e híbridas - que acomodam simultaneamente argumentos de apoio e contestação às leis - por residentes proprietários e não proprietários e (2) analisa as relações entre as representações, os grupos que as mobilizam e a intenção de apoiar publicamente as leis na esfera pública local. Discutem-se consequências da pesquisa para a mudança social para a sustentabilidade.<hr/>The local level is where biodiversity loss can be stopped. However, current literature has focused mainly on the conflicts between the legal and local spheres, without paying much attention to the local dynamics in the response to biodiversity conservation laws. This multi-method research, which took place in Natura 2000 sites in the interior Alentejo, Portugal, (1) compares the use by landowners and other residents of complex, hybrid social representations - which simultaneously accommodate arguments in support of and contesting the laws; and (2) analyzes the relationships between representations, the groups that mobilize them, and the intention to publicly support the laws at the local sphere. We discuss the consequences of our findings for social change toward sustainability. <![CDATA[<b>A representação parlamentar feminina, 1990-2014</b>: <b>a Hungria, a Polónia e a República Checa em perspetiva comparada</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732018000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa os diferentes níveis de representação parlamentar feminina na Hungria, Polónia e República Checa desde 1989, através de variáveis institucionais como as quotas eleitorais de género e os sistemas eleitorais. Na Polónia as quotas são legislativas, e na Hungria e na República Checa são partidárias. Relativamente ao sistema eleitoral, na Polónia e na República Checa este é proporcional, enquanto na Hungria é misto. Se a presença de quotas legislativas parece favorecer a representação parlamentar feminina na Polónia, o sistema eleitoral não parece explicar os diferentes níveis de representação parlamentar feminina entre os países em estudo.<hr/>This article analyzes the different levels of women’s parliamentary representation in Hungary, Poland and Czech Republic since 1989, through institutional variables, such as gender quotas and electoral systems. In Poland quotas are legislative while in Hungary and the Czech Republic they are set out by the political parties. In Poland and the Czech Republic the electoral system is proportional while in Hungary it is mixed. If the existence of legislative quotas seems to favor women’s parliamentary representation in Poland, the electoral system does not seem to explain the different levels of women’s parliamentary representation among the countries surveyed. <![CDATA[<b>Portugal</b>: <b>Ambientes de Mudança. Erros, Mentiras e Conquistas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732018000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa os diferentes níveis de representação parlamentar feminina na Hungria, Polónia e República Checa desde 1989, através de variáveis institucionais como as quotas eleitorais de género e os sistemas eleitorais. Na Polónia as quotas são legislativas, e na Hungria e na República Checa são partidárias. Relativamente ao sistema eleitoral, na Polónia e na República Checa este é proporcional, enquanto na Hungria é misto. Se a presença de quotas legislativas parece favorecer a representação parlamentar feminina na Polónia, o sistema eleitoral não parece explicar os diferentes níveis de representação parlamentar feminina entre os países em estudo.<hr/>This article analyzes the different levels of women’s parliamentary representation in Hungary, Poland and Czech Republic since 1989, through institutional variables, such as gender quotas and electoral systems. In Poland quotas are legislative while in Hungary and the Czech Republic they are set out by the political parties. In Poland and the Czech Republic the electoral system is proportional while in Hungary it is mixed. If the existence of legislative quotas seems to favor women’s parliamentary representation in Poland, the electoral system does not seem to explain the different levels of women’s parliamentary representation among the countries surveyed. <![CDATA[<b>Cardeal Cerejeira</b>: <b>Um Patriarca de Lisboa no Século XX Português</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732018000400011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa os diferentes níveis de representação parlamentar feminina na Hungria, Polónia e República Checa desde 1989, através de variáveis institucionais como as quotas eleitorais de género e os sistemas eleitorais. Na Polónia as quotas são legislativas, e na Hungria e na República Checa são partidárias. Relativamente ao sistema eleitoral, na Polónia e na República Checa este é proporcional, enquanto na Hungria é misto. Se a presença de quotas legislativas parece favorecer a representação parlamentar feminina na Polónia, o sistema eleitoral não parece explicar os diferentes níveis de representação parlamentar feminina entre os países em estudo.<hr/>This article analyzes the different levels of women’s parliamentary representation in Hungary, Poland and Czech Republic since 1989, through institutional variables, such as gender quotas and electoral systems. In Poland quotas are legislative while in Hungary and the Czech Republic they are set out by the political parties. In Poland and the Czech Republic the electoral system is proportional while in Hungary it is mixed. If the existence of legislative quotas seems to favor women’s parliamentary representation in Poland, the electoral system does not seem to explain the different levels of women’s parliamentary representation among the countries surveyed. <![CDATA[<b>Os Petróleos em Portugal</b>: <b>do Estado à Privatização 1937-2012</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732018000400012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa os diferentes níveis de representação parlamentar feminina na Hungria, Polónia e República Checa desde 1989, através de variáveis institucionais como as quotas eleitorais de género e os sistemas eleitorais. Na Polónia as quotas são legislativas, e na Hungria e na República Checa são partidárias. Relativamente ao sistema eleitoral, na Polónia e na República Checa este é proporcional, enquanto na Hungria é misto. Se a presença de quotas legislativas parece favorecer a representação parlamentar feminina na Polónia, o sistema eleitoral não parece explicar os diferentes níveis de representação parlamentar feminina entre os países em estudo.<hr/>This article analyzes the different levels of women’s parliamentary representation in Hungary, Poland and Czech Republic since 1989, through institutional variables, such as gender quotas and electoral systems. In Poland quotas are legislative while in Hungary and the Czech Republic they are set out by the political parties. In Poland and the Czech Republic the electoral system is proportional while in Hungary it is mixed. If the existence of legislative quotas seems to favor women’s parliamentary representation in Poland, the electoral system does not seem to explain the different levels of women’s parliamentary representation among the countries surveyed. <![CDATA[<b>Os Anos Trump</b>: <b>O Mundo em Transe</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732018000400013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa os diferentes níveis de representação parlamentar feminina na Hungria, Polónia e República Checa desde 1989, através de variáveis institucionais como as quotas eleitorais de género e os sistemas eleitorais. Na Polónia as quotas são legislativas, e na Hungria e na República Checa são partidárias. Relativamente ao sistema eleitoral, na Polónia e na República Checa este é proporcional, enquanto na Hungria é misto. Se a presença de quotas legislativas parece favorecer a representação parlamentar feminina na Polónia, o sistema eleitoral não parece explicar os diferentes níveis de representação parlamentar feminina entre os países em estudo.<hr/>This article analyzes the different levels of women’s parliamentary representation in Hungary, Poland and Czech Republic since 1989, through institutional variables, such as gender quotas and electoral systems. In Poland quotas are legislative while in Hungary and the Czech Republic they are set out by the political parties. In Poland and the Czech Republic the electoral system is proportional while in Hungary it is mixed. If the existence of legislative quotas seems to favor women’s parliamentary representation in Poland, the electoral system does not seem to explain the different levels of women’s parliamentary representation among the countries surveyed. <![CDATA[<b>A Primeira República</b>: <b>Na Fronteira do Liberalismo e da Democracia</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732018000400014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa os diferentes níveis de representação parlamentar feminina na Hungria, Polónia e República Checa desde 1989, através de variáveis institucionais como as quotas eleitorais de género e os sistemas eleitorais. Na Polónia as quotas são legislativas, e na Hungria e na República Checa são partidárias. Relativamente ao sistema eleitoral, na Polónia e na República Checa este é proporcional, enquanto na Hungria é misto. Se a presença de quotas legislativas parece favorecer a representação parlamentar feminina na Polónia, o sistema eleitoral não parece explicar os diferentes níveis de representação parlamentar feminina entre os países em estudo.<hr/>This article analyzes the different levels of women’s parliamentary representation in Hungary, Poland and Czech Republic since 1989, through institutional variables, such as gender quotas and electoral systems. In Poland quotas are legislative while in Hungary and the Czech Republic they are set out by the political parties. In Poland and the Czech Republic the electoral system is proportional while in Hungary it is mixed. If the existence of legislative quotas seems to favor women’s parliamentary representation in Poland, the electoral system does not seem to explain the different levels of women’s parliamentary representation among the countries surveyed. <![CDATA[<b>How Democracies Die</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732018000400015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa os diferentes níveis de representação parlamentar feminina na Hungria, Polónia e República Checa desde 1989, através de variáveis institucionais como as quotas eleitorais de género e os sistemas eleitorais. Na Polónia as quotas são legislativas, e na Hungria e na República Checa são partidárias. Relativamente ao sistema eleitoral, na Polónia e na República Checa este é proporcional, enquanto na Hungria é misto. Se a presença de quotas legislativas parece favorecer a representação parlamentar feminina na Polónia, o sistema eleitoral não parece explicar os diferentes níveis de representação parlamentar feminina entre os países em estudo.<hr/>This article analyzes the different levels of women’s parliamentary representation in Hungary, Poland and Czech Republic since 1989, through institutional variables, such as gender quotas and electoral systems. In Poland quotas are legislative while in Hungary and the Czech Republic they are set out by the political parties. In Poland and the Czech Republic the electoral system is proportional while in Hungary it is mixed. If the existence of legislative quotas seems to favor women’s parliamentary representation in Poland, the electoral system does not seem to explain the different levels of women’s parliamentary representation among the countries surveyed. <![CDATA[<b>Identidades</b>: <b>a Exigência de Dignidade e a Política do Ressentimento</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732018000400016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa os diferentes níveis de representação parlamentar feminina na Hungria, Polónia e República Checa desde 1989, através de variáveis institucionais como as quotas eleitorais de género e os sistemas eleitorais. Na Polónia as quotas são legislativas, e na Hungria e na República Checa são partidárias. Relativamente ao sistema eleitoral, na Polónia e na República Checa este é proporcional, enquanto na Hungria é misto. Se a presença de quotas legislativas parece favorecer a representação parlamentar feminina na Polónia, o sistema eleitoral não parece explicar os diferentes níveis de representação parlamentar feminina entre os países em estudo.<hr/>This article analyzes the different levels of women’s parliamentary representation in Hungary, Poland and Czech Republic since 1989, through institutional variables, such as gender quotas and electoral systems. In Poland quotas are legislative while in Hungary and the Czech Republic they are set out by the political parties. In Poland and the Czech Republic the electoral system is proportional while in Hungary it is mixed. If the existence of legislative quotas seems to favor women’s parliamentary representation in Poland, the electoral system does not seem to explain the different levels of women’s parliamentary representation among the countries surveyed. <![CDATA[<b>Das Constituições dos Regimes Nacionalistas do Entre-Guerras</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732018000400017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa os diferentes níveis de representação parlamentar feminina na Hungria, Polónia e República Checa desde 1989, através de variáveis institucionais como as quotas eleitorais de género e os sistemas eleitorais. Na Polónia as quotas são legislativas, e na Hungria e na República Checa são partidárias. Relativamente ao sistema eleitoral, na Polónia e na República Checa este é proporcional, enquanto na Hungria é misto. Se a presença de quotas legislativas parece favorecer a representação parlamentar feminina na Polónia, o sistema eleitoral não parece explicar os diferentes níveis de representação parlamentar feminina entre os países em estudo.<hr/>This article analyzes the different levels of women’s parliamentary representation in Hungary, Poland and Czech Republic since 1989, through institutional variables, such as gender quotas and electoral systems. In Poland quotas are legislative while in Hungary and the Czech Republic they are set out by the political parties. In Poland and the Czech Republic the electoral system is proportional while in Hungary it is mixed. If the existence of legislative quotas seems to favor women’s parliamentary representation in Poland, the electoral system does not seem to explain the different levels of women’s parliamentary representation among the countries surveyed.