Scielo RSS <![CDATA[Análise Social]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0003-257320190004&lang=pt vol. num. 233 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Visões de Marracuene. Propaganda, cultura popular, turismo e o terreno colonial em Moçambique</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732019000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo examina o processo de criação de uma representação propagandística de Marracuene, território colonial no sul de Moçambique, a partir do projeto de realização de um filme, em meados do século XX. Resultando de um conjunto de condições institucionais diverso, que revela inúmeras mediações, os materiais cinematográficos tinham o poder de construir uma imagética do território colonial utilizando temas selecionados, narrados por dispositivos reconhecidos. Neste artigo, o acesso a outras fontes históricas sobre o quotidiano de Marracuene durante o mesmo período permite identificar características fundamentais deste território excluídas pela propaganda. Um relatório laboral produzido pelo Estado e um testemunho oral sugerem uma outra narrativa histórica.<hr/>This article examines how an official film project aimed to create a propagandistic representation of Marracuene, a colonial territory in southern Mozambique, in the mid - 20th century. Resulting from a diverse set of institutional conditions, which reveal a large number of mediations, the cinematographic materials had the power to construct an imagery of this colonial territory, while using selected themes recounted by standard narrative devices. In this article, access to other historical evidence on Marracuene’s social life during the same period allows us to identify chief characteristics of this territory excluded by the propaganda film project. A state-produced labour report and an oral witness suggest a distinct historical narrative. <![CDATA[<b>O caminho de ferro da Beira em Moçambique (1890-1914)</b>: <b>entre antagonismo tecnodiplomático e simbiose económica</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732019000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em 1892, como consequência de um tratado assinado entre Portugal e a Inglaterra, uma companhia britânica controlada por Cecil Rhodes e pela sua BSAC iniciou a construção de uma ferrovia entre o porto moçambicano da Beira e a fronteira rodesiana. Apesar dos receios de desnacionalização dos territórios portugueses, a construção e operação foram conduzidas praticamente sem fiscalização das autoridades nacionais. A linha nada custou ao tesouro português e a sua operação transfronteiriça tornou-se bastante eficiente. Neste artigo pretendo explicar este processo histórico à luz dos conceitos de grandes sistemas tecnológicos transnacionais, cross-borders, landlocked countries e tecnodiplomacia.<hr/>Because of a treaty signed between Portugal and England, in 1892 a British Company controlled by Cecil Rhodes’ BSAC began the construction of a railway between the Mozambican harbor of Beira and the Rhodesian frontier. Despite the fears of denationalization of the Portuguese territories, construction and operation were conducted almost without any inspection from Portuguese authorities. The line cost Portugal nothing and its cross-border operation became rather efficient. In this paper, I aim to explain this historical process, using the concepts of large transnational technological systems, cross-borders, landlocked countries, and technodiplomacy. <![CDATA[<b>Financeirização da habitação e desigualdades socioterritoriais</b>: <b>um estudo comparado das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732019000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O crédito hipotecário marca a provisão da habitação em Portugal a partir do início da década de 1990, constituindo um importante mecanismo de reprodução de desigualdades sociais e territoriais. Com base nos dados dos Censos de 2011, este artigo analisa a relação entre formas de provisão da habitação e heterogeneidade socioterritorial nas Áreas Metropolitanas de Lisboa (AML) e do Porto (AMP). Conclui que a financeirização da habitação é um fenómeno mais significativo na AML, tendo-se verificado nesta área metropolitana uma relação mais intensa entre finança e habitação, associando nova construção e dispersão populacional a crédito hipotecário.<hr/>Mortgage credit marks housing provision in Portugal since the beginning of the 1990s, becoming an important mechanism of reproduction of social and territorial inequalities. Based on data from the Census of 2011, this article analyzes the relationship between forms of housing provision and socioterritorial heterogeneity in the Metropolitan Areas of Lisbon and Porto. The article concludes that financialization of housing is mostly a phenomenon of the Metropolitan Area of Lisbon, where a closer relationship was found between finance and housing, associating new construction and population dispersion with mortgage credit. <![CDATA[<b>E pudesse eu pagar de outra forma</b>: <b>o uso de uma moeda local como instrumento mobilizador de práticas de reciclagem e de dinamização do comércio local em Campolide</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732019000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo apresenta-se o modus operandi do “Pago em Lixo”, projeto criado pela Junta de Freguesia de Campolide (JFC), em Lisboa, que implementou uma moeda local, o Lixo, com o objetivo de envolver a comunidade na separação de resíduos, e analisam-se as motivações que estão na sua génese. Os dados recolhidos numa entrevista semidiretiva ao presidente da JFC evidenciam que a motivação principal da JFC é de ordem económica: robustecer o comércio e a economia local e reduzir os encargos financeiros no que concerne à limpeza das ruas, mas também fomentar nos moradores a adoção de comportamentos de maior consciência cívica, o que reflete uma moralidade ersatz.<hr/>This article presents the modus operandi of “Pago em Lixo”, a project created by the Parish Council of Campolide (PFC), in Lisbon, which implemented a local currency, Lixo, with the aim of involving the community in the separation of waste. One analyzes the motivations that are in its genesis. Data collected in a semi-directive interview with the President of the PFC, shows that the main motivation of the PFC is economic: to strengthen trade and the local economy, and reduce the financial burden on street cleaning, but also encourages residents to perform behaviors of greater civic awareness, which reflects ersatz morality <![CDATA[<b>“Small talk?”</b>: <b>implicações sociológicas do boato</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732019000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo procura refletir sobre as implicações sociais do boato, uma problemática fundamental para a compreensão das interações sociais. Com base num estudo qualitativo que investigou o boato em três grupos sociais inicia-se uma discussão deste fenómeno social, objetivando (des)construir (pre)conceitos, analisar os seus fatores, paradoxos, a sua dinâmica, componentes e funções sociais. Torna-se crucial compreender as características e implicações dos boatos dada a sua influência na modelagem das relações sociais.<hr/>This article seeks to reflect on the social implications of gossip, a fundamental problem for a complete understanding of social interactions. Based on a qualitative study that investigated gossip in three social groups, starts a discussion of this social phenomenon, aiming to (dis) construct (pre) concepts, analyze its factors, paradoxes, its dynamics, components and social functions. It becomes crucial to understand the characteristics and implications of gossips given their influence in modeling social relations. <![CDATA[<b>As Novas Substâncias Psicoativas (NSP)</b>: <b>discussão conceptual</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732019000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt New Psychoactive Substances (NPS) are a relatively recent phenomenon characterized by continuous expansion throughout more or less the entire world in the last decade. They include a diversity of natural or synthetic substances that are not yet on official lists and whose great variety and rapid transformations make the NPS concept itself hard to define. Methodologically combining qualitative methods in order to present a problematized systematization of national and public policies, and quantitative ones presenting the results of a survey applied to users of NPS in Portugal, the paper contributes to a more precise definition of NPS and their effects and to know about the evolution of the applicable legal framework.<hr/>O fenómeno das Novas Substâncias Psicoativas (NSP) é relativamente recente e caracteriza-se por um crescimento contínuo na última década, um pouco por todo o mundo. Inclui-se aqui uma diversidade de substâncias naturais ou sintéticas, que não se encontram ainda enquadradas nas listagens dos organismos oficiais. A sua grande variedade e rápida transformação configuram dificuldades de delimitação conceptual. Com base numa estratégia metodológica que combina métodos qualitativos, na sistematização problematizada das políticas públicas nacionais e quantitativos, nos resultados de um questionário aplicado a consumidores portugueses destas substâncias, o artigo apresenta um contributo para a definição e evolução do enquadramento legal do fenómeno, das substâncias e dos seus efeitos. <![CDATA[<b>Avaliação e proteção da transparência em administrações locais</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732019000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The methods used to evaluate the transparency of local administrations present notable differences that are influenced by national legislation and administrative characteristics. Consequently, it is difficult to formulate a valid international procedure to obtain a global picture. We have conducted a comparative analysis of the procedure developed by Transparency and Integrity in Portugal with that designed by the Laboratory of Journalism and Communication for Plural Citizenry in Spain. The results reveal that the approaches, maintained in various disciplines, exhibit notable but complementary differences. In the conclusions we propose new elements to design a method based on a syntax of transparency and order of fundamental elements.<hr/>Os métodos utilizados para avaliar a transparência nas administrações locais apresentam notórias diferenças que são influenciadas por fatores como a legislação nacional e as características administrativas. Por conseguinte, é difícil estabelecer um procedimento internacional que se mostre válido para a obtenção de uma imagem global. Conduzimos uma análise comparativa dos procedimentos desenvolvidos pela Transparência e Integridade em Portugal, com aqueles desenvolvidos em Espanha pelo Laboratório de Jornalismo e Comunicação para a Cidadania Plural. Os resultados revelam que as abordagens de diversas matérias, exibem diferenças simultaneamente notáveis e complementares. Nas conclusões, propomos a introdução de novos elementos com o intuito de desenvolver um método baseado numa sintaxe da transparência e na ordem de elementos fundamentais. <![CDATA[<b>Disasters, environmental changes, and migration in historical perspective</b>: <b>An interview with Uwe Lübken, by Ana Isabel Queiroz, Inês Gomes, and Filipa Soares</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732019000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The methods used to evaluate the transparency of local administrations present notable differences that are influenced by national legislation and administrative characteristics. Consequently, it is difficult to formulate a valid international procedure to obtain a global picture. We have conducted a comparative analysis of the procedure developed by Transparency and Integrity in Portugal with that designed by the Laboratory of Journalism and Communication for Plural Citizenry in Spain. The results reveal that the approaches, maintained in various disciplines, exhibit notable but complementary differences. In the conclusions we propose new elements to design a method based on a syntax of transparency and order of fundamental elements.<hr/>Os métodos utilizados para avaliar a transparência nas administrações locais apresentam notórias diferenças que são influenciadas por fatores como a legislação nacional e as características administrativas. Por conseguinte, é difícil estabelecer um procedimento internacional que se mostre válido para a obtenção de uma imagem global. Conduzimos uma análise comparativa dos procedimentos desenvolvidos pela Transparência e Integridade em Portugal, com aqueles desenvolvidos em Espanha pelo Laboratório de Jornalismo e Comunicação para a Cidadania Plural. Os resultados revelam que as abordagens de diversas matérias, exibem diferenças simultaneamente notáveis e complementares. Nas conclusões, propomos a introdução de novos elementos com o intuito de desenvolver um método baseado numa sintaxe da transparência e na ordem de elementos fundamentais. <![CDATA[<b>Políticas de Habitação - 200 Anos</b>: <b>Casal de Cambra, Caleidoscópio, 2018, 641 pp</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732019000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The methods used to evaluate the transparency of local administrations present notable differences that are influenced by national legislation and administrative characteristics. Consequently, it is difficult to formulate a valid international procedure to obtain a global picture. We have conducted a comparative analysis of the procedure developed by Transparency and Integrity in Portugal with that designed by the Laboratory of Journalism and Communication for Plural Citizenry in Spain. The results reveal that the approaches, maintained in various disciplines, exhibit notable but complementary differences. In the conclusions we propose new elements to design a method based on a syntax of transparency and order of fundamental elements.<hr/>Os métodos utilizados para avaliar a transparência nas administrações locais apresentam notórias diferenças que são influenciadas por fatores como a legislação nacional e as características administrativas. Por conseguinte, é difícil estabelecer um procedimento internacional que se mostre válido para a obtenção de uma imagem global. Conduzimos uma análise comparativa dos procedimentos desenvolvidos pela Transparência e Integridade em Portugal, com aqueles desenvolvidos em Espanha pelo Laboratório de Jornalismo e Comunicação para a Cidadania Plural. Os resultados revelam que as abordagens de diversas matérias, exibem diferenças simultaneamente notáveis e complementares. Nas conclusões, propomos a introdução de novos elementos com o intuito de desenvolver um método baseado numa sintaxe da transparência e na ordem de elementos fundamentais. <![CDATA[<b>Impasses da Democracia no Brasil</b>: <b>Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2016, 153 pp</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732019000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The methods used to evaluate the transparency of local administrations present notable differences that are influenced by national legislation and administrative characteristics. Consequently, it is difficult to formulate a valid international procedure to obtain a global picture. We have conducted a comparative analysis of the procedure developed by Transparency and Integrity in Portugal with that designed by the Laboratory of Journalism and Communication for Plural Citizenry in Spain. The results reveal that the approaches, maintained in various disciplines, exhibit notable but complementary differences. In the conclusions we propose new elements to design a method based on a syntax of transparency and order of fundamental elements.<hr/>Os métodos utilizados para avaliar a transparência nas administrações locais apresentam notórias diferenças que são influenciadas por fatores como a legislação nacional e as características administrativas. Por conseguinte, é difícil estabelecer um procedimento internacional que se mostre válido para a obtenção de uma imagem global. Conduzimos uma análise comparativa dos procedimentos desenvolvidos pela Transparência e Integridade em Portugal, com aqueles desenvolvidos em Espanha pelo Laboratório de Jornalismo e Comunicação para a Cidadania Plural. Os resultados revelam que as abordagens de diversas matérias, exibem diferenças simultaneamente notáveis e complementares. Nas conclusões, propomos a introdução de novos elementos com o intuito de desenvolver um método baseado numa sintaxe da transparência e na ordem de elementos fundamentais. <![CDATA[<b>The Internet Trap: How the Digital Economy Builds Monopolies and Undermines Democracy</b>: <b>New Jersey, Princeton University Press, 2018, 240 pp</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732019000400011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The methods used to evaluate the transparency of local administrations present notable differences that are influenced by national legislation and administrative characteristics. Consequently, it is difficult to formulate a valid international procedure to obtain a global picture. We have conducted a comparative analysis of the procedure developed by Transparency and Integrity in Portugal with that designed by the Laboratory of Journalism and Communication for Plural Citizenry in Spain. The results reveal that the approaches, maintained in various disciplines, exhibit notable but complementary differences. In the conclusions we propose new elements to design a method based on a syntax of transparency and order of fundamental elements.<hr/>Os métodos utilizados para avaliar a transparência nas administrações locais apresentam notórias diferenças que são influenciadas por fatores como a legislação nacional e as características administrativas. Por conseguinte, é difícil estabelecer um procedimento internacional que se mostre válido para a obtenção de uma imagem global. Conduzimos uma análise comparativa dos procedimentos desenvolvidos pela Transparência e Integridade em Portugal, com aqueles desenvolvidos em Espanha pelo Laboratório de Jornalismo e Comunicação para a Cidadania Plural. Os resultados revelam que as abordagens de diversas matérias, exibem diferenças simultaneamente notáveis e complementares. Nas conclusões, propomos a introdução de novos elementos com o intuito de desenvolver um método baseado numa sintaxe da transparência e na ordem de elementos fundamentais. <![CDATA[<b>Um Reino e as suas Repúblicas no Atlântico. Comunicações Políticas entre Portugal, Brasil e Angola nos Séculos XVII e XVIII</b>: <b>Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2017, 777 pp.</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732019000400012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The methods used to evaluate the transparency of local administrations present notable differences that are influenced by national legislation and administrative characteristics. Consequently, it is difficult to formulate a valid international procedure to obtain a global picture. We have conducted a comparative analysis of the procedure developed by Transparency and Integrity in Portugal with that designed by the Laboratory of Journalism and Communication for Plural Citizenry in Spain. The results reveal that the approaches, maintained in various disciplines, exhibit notable but complementary differences. In the conclusions we propose new elements to design a method based on a syntax of transparency and order of fundamental elements.<hr/>Os métodos utilizados para avaliar a transparência nas administrações locais apresentam notórias diferenças que são influenciadas por fatores como a legislação nacional e as características administrativas. Por conseguinte, é difícil estabelecer um procedimento internacional que se mostre válido para a obtenção de uma imagem global. Conduzimos uma análise comparativa dos procedimentos desenvolvidos pela Transparência e Integridade em Portugal, com aqueles desenvolvidos em Espanha pelo Laboratório de Jornalismo e Comunicação para a Cidadania Plural. Os resultados revelam que as abordagens de diversas matérias, exibem diferenças simultaneamente notáveis e complementares. Nas conclusões, propomos a introdução de novos elementos com o intuito de desenvolver um método baseado numa sintaxe da transparência e na ordem de elementos fundamentais. <![CDATA[<b>Ensaios de Política Comparada</b>: <b>Lisboa, Livros Horizonte, 2018, 176 pp.</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732019000400013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The methods used to evaluate the transparency of local administrations present notable differences that are influenced by national legislation and administrative characteristics. Consequently, it is difficult to formulate a valid international procedure to obtain a global picture. We have conducted a comparative analysis of the procedure developed by Transparency and Integrity in Portugal with that designed by the Laboratory of Journalism and Communication for Plural Citizenry in Spain. The results reveal that the approaches, maintained in various disciplines, exhibit notable but complementary differences. In the conclusions we propose new elements to design a method based on a syntax of transparency and order of fundamental elements.<hr/>Os métodos utilizados para avaliar a transparência nas administrações locais apresentam notórias diferenças que são influenciadas por fatores como a legislação nacional e as características administrativas. Por conseguinte, é difícil estabelecer um procedimento internacional que se mostre válido para a obtenção de uma imagem global. Conduzimos uma análise comparativa dos procedimentos desenvolvidos pela Transparência e Integridade em Portugal, com aqueles desenvolvidos em Espanha pelo Laboratório de Jornalismo e Comunicação para a Cidadania Plural. Os resultados revelam que as abordagens de diversas matérias, exibem diferenças simultaneamente notáveis e complementares. Nas conclusões, propomos a introdução de novos elementos com o intuito de desenvolver um método baseado numa sintaxe da transparência e na ordem de elementos fundamentais.