Scielo RSS <![CDATA[Análise Social]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0003-257320230003&lang=pt vol. num. 248 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[A economia política do mundo contemporâneo: revisitando um campo multidisciplinar]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732023000300460&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A expansão da crematística e a compressão do espaço e do tempo]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732023000300474&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Além da nova economia imaterial associada à mercadorização da informação e do conhecimento, existe outra, igualmente imaterial, concebida como acumulação de dinheiro, que nos acompanha há milénios. Evidência da sua vetustez é a distinção estabelecida por Aristóteles, entre economia e crematística, e a tendência por ele identificada de dissolução da primeira na segunda. Recorrente na história das ideias e na própria história, a dissolução da economia na crematística, compressora do espaço e do tempo, é uma tendência nunca realizada, mas nem por isso menos corrosiva da sociedade.<hr/>Abstract In addition to the new immaterial economy associated with the commodification of information and knowledge, there is another, equally immaterial, conceived as the accumulation of money, which has accompanied us for millennia. The distinction made by Aristotle between economics and chrematistics (and the tendency he identified to dissolve the former into the latter) is evidence of its ancientness. The dissolution of economics into chrematistics, compressing space and time, which is recurring in the history of ideas and in history itself, besides being a trend that has never been realised is no less corrosive for society. <![CDATA[Capitalismo, dependência e distribuição de renda: a contribuição de Maria da Conceição Tavares para a economia do desenvolvimento]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732023000300490&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Maria da Conceição Tavares ocupa um papel exclusivo no pensamento latino-americano, transitando do estruturalismo para uma crítica à tradição cepalina que resultaria na formação de um campo teórico distinto na economia do desenvolvimento, a “Escola de Campinas”. Este artigo aborda um aspeto essencial da sua obra: o tratamento inovador da relação entre dependência, acumulação de capital, poupança e distribuição de renda.<hr/>Abstract Maria da Conceição Tavares has a distinguished role in Latin-American thought, transiting from Structuralism to a critique of the CEPAL tradition that would lead to the creation of a new field in the economics of development, the so-called “Campinas School”. This paper discusses an essential dimension of her intellectual transition: the innovative treatment of the relationship between dependency, capital accumulation, savings, and income distribution. <![CDATA[Uberização do trabalho e capitalismo de plataforma: uma nova era de desantropomorfização do trabalho?]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732023000300512&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo apresentam-se algumas das características do chamado trabalho uberizado, que se encontra em expansão nas plataformas digitais e indicam-se suas principais consequências em relação ao mundo do trabalho. Dada a expansão deste fenômeno, apresentamos duas hipóteses. Na primeira, indicamos que o capitalismo de plataforma vem recuperando formas pretéritas de trabalho, que tiveram vigência no período que podemos denominar como protoforma do capitalismo. Na segunda hipótese, indicamos a possibilidade de estarmos a entrar numa era de desantropomorfização do trabalho, provocada pela eliminação de amplos contingentes de trabalho vivo, substituídos por algoritmos, pela internet das coisas e pela inteligência artificial etc., o que acarreta profundas consequências no mundo do trabalho.<hr/>Abstract The purpose of this article is to present some of the characteristics of the so-called uberized labour, which is expanding on digital platforms, and to indicate its main consequences in relation to the world of labour. Given the expansion of this phenomenon on a global scale, we present two hypotheses. In the first, we indicate that platform capitalism has been recovering past forms of labour, which took place during the protoform of capitalism. In the second hypothesis, it is indicated the possibility that we are entering a new era of de-anthropomorphizing of work, since the elimination of large contingents of living labour is exponentially replaced by dead labour that expands in the new digital factory, under the command of the algorithms, internet of things, artificial intelligence etc., further increasing unemployment and bringing profound consequences, both quantitative and qualitative, in the world of labour. <![CDATA[Minipúblicos e movimentos ativistas na democratização da ciência e da tecnologia]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732023000300534&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Partindo de uma ampla revisão da literatura, examino os efeitos democratizantes de duas modalidades de participação pública em ciência e tecnologia (C&amp;T): os minipúblicos (participação institucionalizada) e o ativismo. A análise retoma dimensões propostas em várias tipologias de participação pública, introduzindo uma distinção entre produção e consumo de C&amp;T. Analiso a posição dos atores sociais na participação em assuntos de C&amp;T e distingo os efeitos democratizantes causados. Argumento que a fragilidade da participação pública institucionalizada como instrumento democratizante se relaciona com o distanciamento das relações de poder que atravessam o desenvolvimento da C&amp;T, enquanto o ativismo consegue alguns avanços democráticos ao constituir-se no enfrentamento dessas relações de poder.<hr/>Abstract Starting from an extensive literature review, I examine the democratizing effects of two forms of public participation in science and technology (S&amp;T): mini-publics (institutionalized participation) and activism. The analysis incorporates dimensions proposed in various typologies of public participation, introducing a distinction between production and consumption of S&amp;T. I examine the position of social actors in participation in S&amp;T matters and distinguish the democratizing effects caused. I argue that the fragility of institutionalized public participation as a democratizing instrument is related to the distancing from the power relations that cross the development of S&amp;T, while activism achieves some democratic advances by constituting itself in the confrontation of these power relations. <![CDATA[Evolução das assimetrias internacionais na produção de conhecimento científico e tecnológico: uma análise com enfoque nas trajetórias do Brasil e Portugal]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732023000300562&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo observa o crescimento da produção científica e tecnológica mundial, procurando avaliar se a distribuição internacional de conhecimentos em ciência e em tecnologia regista cenários de “convergência” ou de “divergência” entre 1996 e 2018. É nesse quadro que são considerados os casos do Brasil e de Portugal. Concluiu-se que, apesar de se registar, tanto na publicação científica como na geração de nova tecnologia, uma diminuição da divergência relativa entre países, o distanciamento absoluto aumentou. Em relação ao Brasil e a Portugal, embora se verifique que cada um seguiu uma trajetória distinta, ambos apresentam uma dinâmica superior na produção de conhecimento científico do que no de conhecimento tecnológico.<hr/>Abstract This article analyses the growth of scientific and technological activities worldwide, attempting to assess whether there are “convergence” or “divergence” scenarios in the international distribution of knowledge in science and technology between 1996 and 2018. It is within this framework that the cases of Brazil and Portugal are considered. We conclude that despite there is a decrease in the relative international divergence both for scientific publication and new technology production, absolute distance between countries has increased. In relation to Brazil and Portugal, although it appears that each country followed a distinct trajectory, both present a higher dynamic in the production of scientific knowledge comparatively to technological knowledge. <![CDATA[A inovação aberta e o “inovacionismo” contemporâneo: uma análise a partir da economia política contemporânea]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732023000300590&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A inovação aberta tem vindo a captar o imaginário da nossa contemporaneidade apontando para desígnios transformadores. A “inovação aberta” é vista como “a próxima palavra” em estudos de inovação e em práticas de gestão. As revisões bibliométricas têm revelado números especiais, livros e centenas de artigos dedicados a propor esta (alegadamente) nova policy-framework. Conduz-se neste ensaio bibliográfico uma análise qualitativa que procura compreender a inovação aberta nas suas implicações de economia política, explicitando o alcance desta literatura, os pressupostos vigentes e, sobretudo, demonstrando como é um conceito marcado por um viés empresarial, beneficiando de vários aspetos anunciados pela sua trajetória tecnológica, atualmente amplificada na era digital, e pelas promessas da indústria 4.0.<hr/>Abstract Open innovation is one of those catchwords that has been capturing the imaginaries of our societies, pointing out transformative designs. “Open innovation” is being viewed as “the next word” in innovation studies and management practices. Bibliometric reviews have been revealing that open innovation has spawned special issues, numerous books, and hundreds of papers devoted to proposing this (allegedly) newpolicy framework. With this bibliographical essay, we give a qualitative review that understands open innovation and the reach of its literature: i.e., the presumptions in place and how an entrepreneurial and management bias marks it, benefiting from announced technological trajectories currently amplified by the digital age and the alleged opportunities of the 4.0 industry. <![CDATA[A antropologia no nosso fim do mundo: condições de possibilidade da prática disciplinar]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732023000300610&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Todas as formas de vida implicam um engajamento em ficar vivo - uma intencionalidade. No caso dos seres humanos, porém, essa “pré-ocupação” com a vida assume aspetos transcendentais: as pessoas humanas imaginam a possibilidade de “um fim do mundo”. Enquanto atividade humana, a prática científica também não é isenta desse afastar do apocalipse. O presente ensaio investiga as condições de possibilidade da antropologia contemporânea, radicando-as no gesto etnográfico. A antropologia possível é a antropologia de quem encontra em si mesmo os instrumentos para, passo a passo, ir subindo a níveis mais e mais abrangentes de pré-ocupação - quer dizer, de desetnocentrificação.<hr/>Abstract All forms of life imply a commitment to staying alive - an intentionality. In the case of human beings, however, this ‘pre-occupation’ with life takes on transcendental aspects: human beings contemplate the possibility of ‘the end of the world’. As a human activity, scientific practice is not exempt from this concern to keep the apocalypse at bay. This essay investigates the conditions of possibility of contemporary anthropology, rooting them in the ethnographic gesture. The anthropology that is possible today is the anthropology of those who find within themselves the means to, step by step, raise themselves to ever broader levels of pre-occupation, thus carrying out the process of de-ethnocentrification. <![CDATA[Ensino superior, investigação e precariedade em Portugal]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732023000300632&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Nos últimos anos, a precariedade tem sofrido um aumento entre os mais diversos setores económico-produtivos. A universidade é um dos exemplos mais evidentes de como este fenómeno não se restringe a empregos com uma formação reduzida. A partir da recensão comparativa de duas obras recentemente publicadas, O Ensino Superior e Desenvolvimento, de José Ferreira Gomes, e Nós Somos os Rankings! Precariedade, Reflexividade e Acção Social na Academia Neoliberalizada, de Ana Ferreira, o objetivo deste ensaio reside na análise, por um lado, da relação entre a reconfiguração estrutural das instituições de ensino superior e o aumento da precariedade nesta área e, por outro, dos seus impactos na condição socioprofissional de quem dedica as suas vidas ao trabalho académico.<hr/>Abstract In recent years, precarity has increased across a wide range of economic and productive sectors. The university is one of the clearest examples of how this phenomenon is not restricted to jobs with reduced education. Based on the critical review of two recently published works, O Ensino Superior e Desenvolvimento, by José Ferreira Gomes, and Nós Somos os Rankings! Precariedade, Reflexividade e Acção Social na Academia Neoliberalizada, by Ana Ferreira, the aim of this essay is to analyse, on the one hand, the relationship between the structural reconfiguration of higher education institutions and the increase in precarity in this area and, on the other, its impacts on the socio-professional condition of those who dedicate their lives to academic work. <![CDATA[Recensão: Conhecer para Dominar. A Antropologia ao Serviço da Política Colonial Portuguesa em Moçambique]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732023000300649&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Nos últimos anos, a precariedade tem sofrido um aumento entre os mais diversos setores económico-produtivos. A universidade é um dos exemplos mais evidentes de como este fenómeno não se restringe a empregos com uma formação reduzida. A partir da recensão comparativa de duas obras recentemente publicadas, O Ensino Superior e Desenvolvimento, de José Ferreira Gomes, e Nós Somos os Rankings! Precariedade, Reflexividade e Acção Social na Academia Neoliberalizada, de Ana Ferreira, o objetivo deste ensaio reside na análise, por um lado, da relação entre a reconfiguração estrutural das instituições de ensino superior e o aumento da precariedade nesta área e, por outro, dos seus impactos na condição socioprofissional de quem dedica as suas vidas ao trabalho académico.<hr/>Abstract In recent years, precarity has increased across a wide range of economic and productive sectors. The university is one of the clearest examples of how this phenomenon is not restricted to jobs with reduced education. Based on the critical review of two recently published works, O Ensino Superior e Desenvolvimento, by José Ferreira Gomes, and Nós Somos os Rankings! Precariedade, Reflexividade e Acção Social na Academia Neoliberalizada, by Ana Ferreira, the aim of this essay is to analyse, on the one hand, the relationship between the structural reconfiguration of higher education institutions and the increase in precarity in this area and, on the other, its impacts on the socio-professional condition of those who dedicate their lives to academic work. <![CDATA[Recensão <em>“</em>A teoria da política unipolar”]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732023000300653&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Nos últimos anos, a precariedade tem sofrido um aumento entre os mais diversos setores económico-produtivos. A universidade é um dos exemplos mais evidentes de como este fenómeno não se restringe a empregos com uma formação reduzida. A partir da recensão comparativa de duas obras recentemente publicadas, O Ensino Superior e Desenvolvimento, de José Ferreira Gomes, e Nós Somos os Rankings! Precariedade, Reflexividade e Acção Social na Academia Neoliberalizada, de Ana Ferreira, o objetivo deste ensaio reside na análise, por um lado, da relação entre a reconfiguração estrutural das instituições de ensino superior e o aumento da precariedade nesta área e, por outro, dos seus impactos na condição socioprofissional de quem dedica as suas vidas ao trabalho académico.<hr/>Abstract In recent years, precarity has increased across a wide range of economic and productive sectors. The university is one of the clearest examples of how this phenomenon is not restricted to jobs with reduced education. Based on the critical review of two recently published works, O Ensino Superior e Desenvolvimento, by José Ferreira Gomes, and Nós Somos os Rankings! Precariedade, Reflexividade e Acção Social na Academia Neoliberalizada, by Ana Ferreira, the aim of this essay is to analyse, on the one hand, the relationship between the structural reconfiguration of higher education institutions and the increase in precarity in this area and, on the other, its impacts on the socio-professional condition of those who dedicate their lives to academic work. <![CDATA[Recensão: Quest for Refuge: Reception Responses from the Global North]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732023000300657&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Nos últimos anos, a precariedade tem sofrido um aumento entre os mais diversos setores económico-produtivos. A universidade é um dos exemplos mais evidentes de como este fenómeno não se restringe a empregos com uma formação reduzida. A partir da recensão comparativa de duas obras recentemente publicadas, O Ensino Superior e Desenvolvimento, de José Ferreira Gomes, e Nós Somos os Rankings! Precariedade, Reflexividade e Acção Social na Academia Neoliberalizada, de Ana Ferreira, o objetivo deste ensaio reside na análise, por um lado, da relação entre a reconfiguração estrutural das instituições de ensino superior e o aumento da precariedade nesta área e, por outro, dos seus impactos na condição socioprofissional de quem dedica as suas vidas ao trabalho académico.<hr/>Abstract In recent years, precarity has increased across a wide range of economic and productive sectors. The university is one of the clearest examples of how this phenomenon is not restricted to jobs with reduced education. Based on the critical review of two recently published works, O Ensino Superior e Desenvolvimento, by José Ferreira Gomes, and Nós Somos os Rankings! Precariedade, Reflexividade e Acção Social na Academia Neoliberalizada, by Ana Ferreira, the aim of this essay is to analyse, on the one hand, the relationship between the structural reconfiguration of higher education institutions and the increase in precarity in this area and, on the other, its impacts on the socio-professional condition of those who dedicate their lives to academic work.