Scielo RSS <![CDATA[Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0430-502720150002&lang=pt vol. num. 100 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Meio século de geografia</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0430-50272015000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Finisterra</b>: <b>Biografia de uma revista de geografia (1966-2015)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0430-50272015000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com a publicação do número 100, celebram-se os 50 anos de Finisterra. Revista Portuguesa de Geografia (1966-2015). Neste texto biográfico, depois de um breve enquadramento, que situa o nascimento da revista, reconstitui-se o percurso das suas estruturas organizativas desde o primeiro número, analisam-se os tipos de textos publicados ao longo do tempo e faz-se uma análise minuciosa e ilustrada dos artigos durante os 50 anos de existência (autores, espaços e temas tratados, idiomas, ilustrações). As principais fases do percurso da revista replicam de algum modo aspectos evolutivos da Geografia. A fase de lançamento (1966-1975) da Finisterra, concebida desde início como uma publicação internacional, acompanhou o aumento do número de geógrafos, bem como o confronto de ideias e de correntes de pensamento contemporâneo. No período seguinte, de consolidação (1976-1994), iniciaram-se alterações nas estruturas organizativas e no aspecto gráfico, ao mesmo tempo que se divulgavam novos temas de investigação geográfica. No período de alterações estruturais (1995-1999) criaram-se outros órgãos consultivos externos, novas normas de publicação e diferentes formas de apresentação dos textos. Pode dizer-se que se lançaram as bases para a fase seguinte, estandardização de procedimentos, internacionalização e difusão em acesso aberto (2000-2015). Nestes anos mantiveram-se as preocupações com o controlo de qualidade dos textos e o aumento da difusão da revista, agora facilitada pela era digital. Em todas as fases, foi determinante o papel dos revisores científicos, cujo empenho silencioso, anónimo e gracioso nos apraz destacar nesta celebração dos 100 números da Finisterra. Parafraseando Ruben A. “o geógrafo não cansa, avança”: são estas as perspectivas para a nova fase, que se iniciará em 2016<hr/>With the publication of the 100th issue, Finisterra - the Portuguese Journal of Geography celebrates its 50th anniversary (1966-2015). In this memoir, after a brief historical overview that begins with the creation of the journal, the organisational structures from the first issue onwards are reconstituted before moving on to conduct a thorough and illustrative analysis of the articles published over the 50 year existence of Finisterra. The main stages of the journal's journey somehow replicate the evolutionary aspects of Geography. The launch phase (1966-1975) of Finisterra, conceived from the beginning as an international publication, accompanied the increase in the number of geographers, and the confrontation of contemporary ideas and trends. The next period of consolidation (1976-1994), initiated with changes in structure and graphic layout, while simultaneously publishing new geographic research topics. In the period of structural change (1995-1999) other external advisory bodies, new standards of publishing and different ways of presenting texts were established. It can be said that these changes laid the foundation for the next phase, internationalisation and open access (2000-2015). In these years concerns remained with controlling the quality of texts and increasing the journal's dissemination, now facilitated by the digital age. At every stage, the role of scientific referees has been crucial, whose quiet, anonymous and gracious commitment we would like to highlight in this celebratory 100th issue of Finisterra. Paraphrasing Ruben A. “The geographer does not give up, but moves forward”: these are the prospects for the new phase, which will begin in 2016 <![CDATA[<b>Um espaço que não é</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0430-50272015000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com a publicação do número 100, celebram-se os 50 anos de Finisterra. Revista Portuguesa de Geografia (1966-2015). Neste texto biográfico, depois de um breve enquadramento, que situa o nascimento da revista, reconstitui-se o percurso das suas estruturas organizativas desde o primeiro número, analisam-se os tipos de textos publicados ao longo do tempo e faz-se uma análise minuciosa e ilustrada dos artigos durante os 50 anos de existência (autores, espaços e temas tratados, idiomas, ilustrações). As principais fases do percurso da revista replicam de algum modo aspectos evolutivos da Geografia. A fase de lançamento (1966-1975) da Finisterra, concebida desde início como uma publicação internacional, acompanhou o aumento do número de geógrafos, bem como o confronto de ideias e de correntes de pensamento contemporâneo. No período seguinte, de consolidação (1976-1994), iniciaram-se alterações nas estruturas organizativas e no aspecto gráfico, ao mesmo tempo que se divulgavam novos temas de investigação geográfica. No período de alterações estruturais (1995-1999) criaram-se outros órgãos consultivos externos, novas normas de publicação e diferentes formas de apresentação dos textos. Pode dizer-se que se lançaram as bases para a fase seguinte, estandardização de procedimentos, internacionalização e difusão em acesso aberto (2000-2015). Nestes anos mantiveram-se as preocupações com o controlo de qualidade dos textos e o aumento da difusão da revista, agora facilitada pela era digital. Em todas as fases, foi determinante o papel dos revisores científicos, cujo empenho silencioso, anónimo e gracioso nos apraz destacar nesta celebração dos 100 números da Finisterra. Parafraseando Ruben A. “o geógrafo não cansa, avança”: são estas as perspectivas para a nova fase, que se iniciará em 2016<hr/>With the publication of the 100th issue, Finisterra - the Portuguese Journal of Geography celebrates its 50th anniversary (1966-2015). In this memoir, after a brief historical overview that begins with the creation of the journal, the organisational structures from the first issue onwards are reconstituted before moving on to conduct a thorough and illustrative analysis of the articles published over the 50 year existence of Finisterra. The main stages of the journal's journey somehow replicate the evolutionary aspects of Geography. The launch phase (1966-1975) of Finisterra, conceived from the beginning as an international publication, accompanied the increase in the number of geographers, and the confrontation of contemporary ideas and trends. The next period of consolidation (1976-1994), initiated with changes in structure and graphic layout, while simultaneously publishing new geographic research topics. In the period of structural change (1995-1999) other external advisory bodies, new standards of publishing and different ways of presenting texts were established. It can be said that these changes laid the foundation for the next phase, internationalisation and open access (2000-2015). In these years concerns remained with controlling the quality of texts and increasing the journal's dissemination, now facilitated by the digital age. At every stage, the role of scientific referees has been crucial, whose quiet, anonymous and gracious commitment we would like to highlight in this celebratory 100th issue of Finisterra. Paraphrasing Ruben A. “The geographer does not give up, but moves forward”: these are the prospects for the new phase, which will begin in 2016 <![CDATA[<b>Tinta e pó</b>: <b>Fotografias em viagem</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0430-50272015000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com a publicação do número 100, celebram-se os 50 anos de Finisterra. Revista Portuguesa de Geografia (1966-2015). Neste texto biográfico, depois de um breve enquadramento, que situa o nascimento da revista, reconstitui-se o percurso das suas estruturas organizativas desde o primeiro número, analisam-se os tipos de textos publicados ao longo do tempo e faz-se uma análise minuciosa e ilustrada dos artigos durante os 50 anos de existência (autores, espaços e temas tratados, idiomas, ilustrações). As principais fases do percurso da revista replicam de algum modo aspectos evolutivos da Geografia. A fase de lançamento (1966-1975) da Finisterra, concebida desde início como uma publicação internacional, acompanhou o aumento do número de geógrafos, bem como o confronto de ideias e de correntes de pensamento contemporâneo. No período seguinte, de consolidação (1976-1994), iniciaram-se alterações nas estruturas organizativas e no aspecto gráfico, ao mesmo tempo que se divulgavam novos temas de investigação geográfica. No período de alterações estruturais (1995-1999) criaram-se outros órgãos consultivos externos, novas normas de publicação e diferentes formas de apresentação dos textos. Pode dizer-se que se lançaram as bases para a fase seguinte, estandardização de procedimentos, internacionalização e difusão em acesso aberto (2000-2015). Nestes anos mantiveram-se as preocupações com o controlo de qualidade dos textos e o aumento da difusão da revista, agora facilitada pela era digital. Em todas as fases, foi determinante o papel dos revisores científicos, cujo empenho silencioso, anónimo e gracioso nos apraz destacar nesta celebração dos 100 números da Finisterra. Parafraseando Ruben A. “o geógrafo não cansa, avança”: são estas as perspectivas para a nova fase, que se iniciará em 2016<hr/>With the publication of the 100th issue, Finisterra - the Portuguese Journal of Geography celebrates its 50th anniversary (1966-2015). In this memoir, after a brief historical overview that begins with the creation of the journal, the organisational structures from the first issue onwards are reconstituted before moving on to conduct a thorough and illustrative analysis of the articles published over the 50 year existence of Finisterra. The main stages of the journal's journey somehow replicate the evolutionary aspects of Geography. The launch phase (1966-1975) of Finisterra, conceived from the beginning as an international publication, accompanied the increase in the number of geographers, and the confrontation of contemporary ideas and trends. The next period of consolidation (1976-1994), initiated with changes in structure and graphic layout, while simultaneously publishing new geographic research topics. In the period of structural change (1995-1999) other external advisory bodies, new standards of publishing and different ways of presenting texts were established. It can be said that these changes laid the foundation for the next phase, internationalisation and open access (2000-2015). In these years concerns remained with controlling the quality of texts and increasing the journal's dissemination, now facilitated by the digital age. At every stage, the role of scientific referees has been crucial, whose quiet, anonymous and gracious commitment we would like to highlight in this celebratory 100th issue of Finisterra. Paraphrasing Ruben A. “The geographer does not give up, but moves forward”: these are the prospects for the new phase, which will begin in 2016 <![CDATA[<b>Espaços inventados, a Verdadeira e última fronteira?</b>: <b>Alguns exemplos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0430-50272015000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com a publicação do número 100, celebram-se os 50 anos de Finisterra. Revista Portuguesa de Geografia (1966-2015). Neste texto biográfico, depois de um breve enquadramento, que situa o nascimento da revista, reconstitui-se o percurso das suas estruturas organizativas desde o primeiro número, analisam-se os tipos de textos publicados ao longo do tempo e faz-se uma análise minuciosa e ilustrada dos artigos durante os 50 anos de existência (autores, espaços e temas tratados, idiomas, ilustrações). As principais fases do percurso da revista replicam de algum modo aspectos evolutivos da Geografia. A fase de lançamento (1966-1975) da Finisterra, concebida desde início como uma publicação internacional, acompanhou o aumento do número de geógrafos, bem como o confronto de ideias e de correntes de pensamento contemporâneo. No período seguinte, de consolidação (1976-1994), iniciaram-se alterações nas estruturas organizativas e no aspecto gráfico, ao mesmo tempo que se divulgavam novos temas de investigação geográfica. No período de alterações estruturais (1995-1999) criaram-se outros órgãos consultivos externos, novas normas de publicação e diferentes formas de apresentação dos textos. Pode dizer-se que se lançaram as bases para a fase seguinte, estandardização de procedimentos, internacionalização e difusão em acesso aberto (2000-2015). Nestes anos mantiveram-se as preocupações com o controlo de qualidade dos textos e o aumento da difusão da revista, agora facilitada pela era digital. Em todas as fases, foi determinante o papel dos revisores científicos, cujo empenho silencioso, anónimo e gracioso nos apraz destacar nesta celebração dos 100 números da Finisterra. Parafraseando Ruben A. “o geógrafo não cansa, avança”: são estas as perspectivas para a nova fase, que se iniciará em 2016<hr/>With the publication of the 100th issue, Finisterra - the Portuguese Journal of Geography celebrates its 50th anniversary (1966-2015). In this memoir, after a brief historical overview that begins with the creation of the journal, the organisational structures from the first issue onwards are reconstituted before moving on to conduct a thorough and illustrative analysis of the articles published over the 50 year existence of Finisterra. The main stages of the journal's journey somehow replicate the evolutionary aspects of Geography. The launch phase (1966-1975) of Finisterra, conceived from the beginning as an international publication, accompanied the increase in the number of geographers, and the confrontation of contemporary ideas and trends. The next period of consolidation (1976-1994), initiated with changes in structure and graphic layout, while simultaneously publishing new geographic research topics. In the period of structural change (1995-1999) other external advisory bodies, new standards of publishing and different ways of presenting texts were established. It can be said that these changes laid the foundation for the next phase, internationalisation and open access (2000-2015). In these years concerns remained with controlling the quality of texts and increasing the journal's dissemination, now facilitated by the digital age. At every stage, the role of scientific referees has been crucial, whose quiet, anonymous and gracious commitment we would like to highlight in this celebratory 100th issue of Finisterra. Paraphrasing Ruben A. “The geographer does not give up, but moves forward”: these are the prospects for the new phase, which will begin in 2016 <![CDATA[<b>Sobre a conceptualização contemporânea do “espaço” na cultura ocidental</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0430-50272015000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto discute a categoria filosófica de “espaço ”, atendendo à sua importância crescente na cultura ocidental. Estuda-se o impacto dessa categoria em diferentes ciências (para al ém da geografia) e sublinha-se o seu importante significado simbólico na literatura e nas artes (evocando o exemplo dos ROBOTS-PINTORES). Como interacção entre o espaço urbano e a mente humana afectiva, apresenta-se o caso da deambulação surrealista e da psicogeografia dos situacionistas. Finalmente, salientam-se as modificações sofridas pelo espaço físico e virtual, em termos do seu tempo de atravessamento através das tecnologias físicas e computadorizadas<hr/>This paper discusses the philosophical category of ‘space', given its growing importance in Western culture. It explores the impact of this category in different sciences (beyond geography) and underlines its significant symbolic meaning in literature and the arts (evoking the PAINTING-ROBOTS example). Surrealistic flânerie and situationistic psychogeography are addressed as an interaction of urban space with the affective human mind. Finally, the paper focuses on the reordering of physical and virtual space in terms of its interaction with time, as a consequence of physical and computer-generated technologies <![CDATA[<b>Três conversas de espaço</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0430-50272015000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto discute a categoria filosófica de “espaço ”, atendendo à sua importância crescente na cultura ocidental. Estuda-se o impacto dessa categoria em diferentes ciências (para al ém da geografia) e sublinha-se o seu importante significado simbólico na literatura e nas artes (evocando o exemplo dos ROBOTS-PINTORES). Como interacção entre o espaço urbano e a mente humana afectiva, apresenta-se o caso da deambulação surrealista e da psicogeografia dos situacionistas. Finalmente, salientam-se as modificações sofridas pelo espaço físico e virtual, em termos do seu tempo de atravessamento através das tecnologias físicas e computadorizadas<hr/>This paper discusses the philosophical category of ‘space', given its growing importance in Western culture. It explores the impact of this category in different sciences (beyond geography) and underlines its significant symbolic meaning in literature and the arts (evoking the PAINTING-ROBOTS example). Surrealistic flânerie and situationistic psychogeography are addressed as an interaction of urban space with the affective human mind. Finally, the paper focuses on the reordering of physical and virtual space in terms of its interaction with time, as a consequence of physical and computer-generated technologies <![CDATA[<b>O espaço global de que fazemos parte</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0430-50272015000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto discute a categoria filosófica de “espaço ”, atendendo à sua importância crescente na cultura ocidental. Estuda-se o impacto dessa categoria em diferentes ciências (para al ém da geografia) e sublinha-se o seu importante significado simbólico na literatura e nas artes (evocando o exemplo dos ROBOTS-PINTORES). Como interacção entre o espaço urbano e a mente humana afectiva, apresenta-se o caso da deambulação surrealista e da psicogeografia dos situacionistas. Finalmente, salientam-se as modificações sofridas pelo espaço físico e virtual, em termos do seu tempo de atravessamento através das tecnologias físicas e computadorizadas<hr/>This paper discusses the philosophical category of ‘space', given its growing importance in Western culture. It explores the impact of this category in different sciences (beyond geography) and underlines its significant symbolic meaning in literature and the arts (evoking the PAINTING-ROBOTS example). Surrealistic flânerie and situationistic psychogeography are addressed as an interaction of urban space with the affective human mind. Finally, the paper focuses on the reordering of physical and virtual space in terms of its interaction with time, as a consequence of physical and computer-generated technologies <![CDATA[<b>A importância da previsão do tempo na prevenção de riscos meteorológicos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0430-50272015000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo trata do fundamento científico da previsão do tempo, bem como de aspectos operacionais fundamentais a ela associados. Em particular mostra-se como o início da moderna previsão do tempo resultou da visão de John von Neumann, que interligou de forma brilhante ciência, tecnologia e gestão.<hr/>This paper discusses the scientific foundations of weather prediction, as well as the fundamental operational aspects associated with weather forecasting. The paper attributes the beginning of modern numerical weather prediction to the vision of John von Neumann, who brilliantly connected science, technology and management. <![CDATA[<b>Território e políticas do território a interpretação e a ação</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0430-50272015000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo trata do fundamento científico da previsão do tempo, bem como de aspectos operacionais fundamentais a ela associados. Em particular mostra-se como o início da moderna previsão do tempo resultou da visão de John von Neumann, que interligou de forma brilhante ciência, tecnologia e gestão.<hr/>This paper discusses the scientific foundations of weather prediction, as well as the fundamental operational aspects associated with weather forecasting. The paper attributes the beginning of modern numerical weather prediction to the vision of John von Neumann, who brilliantly connected science, technology and management. <![CDATA[<b>De quem é o espaço entre instituições?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0430-50272015000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo trata do fundamento científico da previsão do tempo, bem como de aspectos operacionais fundamentais a ela associados. Em particular mostra-se como o início da moderna previsão do tempo resultou da visão de John von Neumann, que interligou de forma brilhante ciência, tecnologia e gestão.<hr/>This paper discusses the scientific foundations of weather prediction, as well as the fundamental operational aspects associated with weather forecasting. The paper attributes the beginning of modern numerical weather prediction to the vision of John von Neumann, who brilliantly connected science, technology and management. <![CDATA[<b>Portugal, Tempo e Espaço</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0430-50272015000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo trata do fundamento científico da previsão do tempo, bem como de aspectos operacionais fundamentais a ela associados. Em particular mostra-se como o início da moderna previsão do tempo resultou da visão de John von Neumann, que interligou de forma brilhante ciência, tecnologia e gestão.<hr/>This paper discusses the scientific foundations of weather prediction, as well as the fundamental operational aspects associated with weather forecasting. The paper attributes the beginning of modern numerical weather prediction to the vision of John von Neumann, who brilliantly connected science, technology and management. <![CDATA[<b>As costureiras, as <i>queens</i> e os seus Mantos. Desterritorialização, cultura material e construção do lugar</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0430-50272015000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Durante as décadas de 1980 e de 1990 a noção de lugar na literatura antropológica foi sujeita a uma abordagem crítica que debateu as dimensões metodológicas e conceptuais envolvidas na sua construção. No seguimento desse debate, surgiram propostas de trabalho que, de maneiras muito diversas, conseguiram ultrapassar as limitações das concepções mais clássicas da figura do lugar. Essas propostas revelaram, no entanto, que, mesmo quando estamos face a uma lógica de desterritorialização, a figura do lugar pode reaparecer (embora obviamente transmutada, visto construir-se no interior de outras lógicas sociais, culturais e económicas). Partindo de um estudo etnográfico realizado na ilha do Pico, o texto explora algumas das inovações, provenientes dos EUA no início do século XX, que foram introduzidas nas festas do espírito santo. A principal inovação prende-se com a emergência de novos personagens: as rainhas (queens) coroadas durante o ritual, seguidas pelas costureiras indispensáveis à confecção dos seus vestidos e mantos. Centrado nos processos de feitura dos mantos, o texto pretende mostrar como a cultura material local se constrói e se transforma no interior de um movimento transcontinental constante de pessoas, rituais, coisas e técnicas. Num contexto transnacional, a mobilidade das pessoas pode “objectificar-se” em coisas que são feitas localmente, participando assim a desterritorialização na construção do lugar<hr/>In the late twentieth century, during the 1980s and 1990s, the anthropological notion of place was subject to critical revisions. The concepts and methodologies of its very foundations were questioned and new lines of work materialized, reaching far beyond the limits of those more classic concepts of place. These approaches revealed, however, that when we come across logics of deterritorialization, the notion of place may reappear - although changed, due to distinct social, cultural and economical environments. Grounded upon ethnographic fieldwork in the island of Pico (Azores), the text explores some of the innovations that were introduced in the Holy Ghost Festivals (Festas do Espírito Santo) - brought from the United states in the early twentieth century. Its main innovation had to do with the emergence of new characters, the “queens”, who were crowned during the ritual, followed by the dressmakers, essential to the making of their costumes and cloaks. Focused on the manufacture of these cloaks, the text aims to show the way in which local material culture is created and transformed within a continuous transcontinental movement of people, rituals, things and techniques. In a transnational framework, the mobility of people can thus become objectified in these locally crafted things, as such deterritorialization itself becomes a part of the making of place <![CDATA[<b>A balada do mar salgado: viagem filmada por paisagens sem homens</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0430-50272015000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo procuro analisar porque é que o filme I Cruzeiro de Férias às Colónias Ocidentais, encomendado ao prestigiado fotógrafo de arte San Payo para registar o “primeiro cruzeiro de soberania” organizado pela agência Geral das Colónias, foi projectado uma única vez durante o estado novo. Filme de viagens, um subgénero do cinema colonial de propaganda, é uma das primeiras obras de propaganda oficial com a qual se pretende projectar a ideia de que “Portugal não é um país pequeno”: (re)construir o país através de um novo mapa do império, portanto. Filme-sintoma de uma “cultura de mobilidade”, identificada por Jean Brunhes, quer atestar o domínio do espaço imperial através das novas tecnologias da comunicação. Inconsciente desse fenómeno, da aceleração, ter á sido vítima da desintegração do olhar sobre o quotidiano das colónias? Ter-lhe-á faltado, para cumprir o desígnio de projectar a grandeza da nação, um movimento, mais íntimo, da contemplação para a compaixão (Orlando Ribeiro)?<hr/>This paper analyses why the film 1º cruzeiro de férias às colónias ocidentais (first Holiday Cruise to the Western Colonies), commissioned to the noted art photographer San Payo, was projected only once during the Estado Novo. This voyage movie, subgenre of colonial cinematic propaganda, is one of the first works of official propaganda intended to show that “Portugal is not a small country”: therefore, to (re)build the country through a new imperial map. This film is symptomatic of “mobility culture”, identified by Jean Brunhes; its purpose is to testify to the rule of imperial space through new communication technologies. Unaware of this phenomenon of acceleration, this movie may have been a victim of the shattered vision of day-to-day life in the colonies. To fulfil its design to project the nations' greatness, it might have lacked an even more intimate movement that would behold compassion (Orlando Ribeiro)? <![CDATA[<b>A Serra</b>: <b>Comunidade (pequeno bilhete, sete anos depois)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0430-50272015000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo procuro analisar porque é que o filme I Cruzeiro de Férias às Colónias Ocidentais, encomendado ao prestigiado fotógrafo de arte San Payo para registar o “primeiro cruzeiro de soberania” organizado pela agência Geral das Colónias, foi projectado uma única vez durante o estado novo. Filme de viagens, um subgénero do cinema colonial de propaganda, é uma das primeiras obras de propaganda oficial com a qual se pretende projectar a ideia de que “Portugal não é um país pequeno”: (re)construir o país através de um novo mapa do império, portanto. Filme-sintoma de uma “cultura de mobilidade”, identificada por Jean Brunhes, quer atestar o domínio do espaço imperial através das novas tecnologias da comunicação. Inconsciente desse fenómeno, da aceleração, ter á sido vítima da desintegração do olhar sobre o quotidiano das colónias? Ter-lhe-á faltado, para cumprir o desígnio de projectar a grandeza da nação, um movimento, mais íntimo, da contemplação para a compaixão (Orlando Ribeiro)?<hr/>This paper analyses why the film 1º cruzeiro de férias às colónias ocidentais (first Holiday Cruise to the Western Colonies), commissioned to the noted art photographer San Payo, was projected only once during the Estado Novo. This voyage movie, subgenre of colonial cinematic propaganda, is one of the first works of official propaganda intended to show that “Portugal is not a small country”: therefore, to (re)build the country through a new imperial map. This film is symptomatic of “mobility culture”, identified by Jean Brunhes; its purpose is to testify to the rule of imperial space through new communication technologies. Unaware of this phenomenon of acceleration, this movie may have been a victim of the shattered vision of day-to-day life in the colonies. To fulfil its design to project the nations' greatness, it might have lacked an even more intimate movement that would behold compassion (Orlando Ribeiro)?