Scielo RSS <![CDATA[Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0430-502720160003&lang=es vol. num. 103 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Análisis socioespacial de los humedales Guarinó y la Guinea (Municipio de Jamundí, Colombia)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0430-50272016000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudio busca analizar las formas de producción socio-espacial de dos humedales en el departamento del Valle del Cauca entre mediados del siglo XX y principios del siglo XXI. Tales formas de producción socio-espacial expresan la dialéctica entre los agentes sociales capitalistas - promotores del agro-negocio de la caña de azúcar - y las comunidades locales que resisten la presión ejercida sobre ellas, tanto por estos agentes como por el Estado y sus políticas neoliberales. Para ello, se partió de la teoría de la producción social del espacio de Henri Lefebvre para interpretar la forma particular 'en que el capitalismo produce el espacio. La investigación integra métodos cualitativos y cuantitativos para comprender la manera en que se ha producido el espacio a lo largo de 50 años en torno a los humedales estudiados. Los resultados se convierten en conocimiento útil y práctico para las comunidades locales, lo cual les permitirá hacer frente a desafíos relacionados con la gestión ambiental, los procesos de resistencia y la conservación de humedales en el departamento del Valle del Cauca<hr/>This study seeks to analyze the socio-spatial production forms of two wetlands in the department of Valle del Cauca between the mid-twentieth and early-twenty first century. Such social-spatial production forms portray the dialectic between the capitalist social agents - promoters of the sugar cane agro-business - and local communities that resist the pressure exerted both by these agents and by the State and its neoliberal policies. To this end, Henri Lefebvre's theory of social production of space is used to interpret the particular way in which capitalism produced space. This research integrates qualitative and quantitative methods to understand how space has been produced over 50 years around the wetlands under study. The results offer useful and practical knowledge for the local communities to face the challenges related to environmental management, processes of resistance, and the conservation of wetlands in the department of Valle del Cauca<hr/>Este estudo analisa as formas de produção do espaço social de dois pantanais do sul do departamento do Vale do Cauca na Colômbia, de 1940 ao início do século XXi. Na produção destes espaços expressam-se as contradições entre os agentes sociais capitalistas promotores do agronegócio da cana de açúcar e as comunidades locais que resistem à pressão exercida pelos primeiros e o Estado, o qual, com as suas políticas neoliberais, beneficia os agentes capitalistas. Com base na teoria da produção do espaço de Henry Lefebvre interpretou-se a forma como a sociedade moderna produz o espaço. Para analisar este processo, a pesquisa integrou métodos qualitativos e quantitativos. Os resultados convertem-se em conhecimento útil e prático para as comunidades locais, o qual lhes permitirá fazer frente aos desafios relacionados com a gestão ambiental, os processos de resistência e a conservação dos pantanais no sul do Vale do Cauca<hr/>Cette étude analyse les formes de production socio-spaciales de deux marais du Département du Valle del Cauca, depuis les années 1940 jusqu'au début du XXIème siècle. Elles résultent d'une opposition dialectique entre les agents capitalistes producteurs de canne à sucre et les communautés locales, qui ont résisté aux pressions subies de la part de ces entités et de la politique néolibérale de l'Etat colombien. Selon la théorie de production sociale de l'espace, due à Henri Lefebvre, on a analysé ici la façon dont le capitalisme a modelé quantitativement et qualitativement cet espace. Les résultats obtenus doivent permettre aux communautés locales de faire face aux défis de gestion environnementale et de conservation des marais étudiés <![CDATA[<b>Women's paid labor in Galicia's fishing industry</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0430-50272016000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto analisa o trabalho feminino nas fábricas de conserva de pescado na Galícia, Comunidade Autônoma da Espanha. A pesquisa objetiva analisar o trabalho feminino assalariado considerando a segregação laboral e as trajetórias de resistências das trabalhadoras. A base conceitual é fundamentada na geografia feminista considerando o patriarcado e o trabalho remunerado com a perspectiva da divisão de trabalho por gênero. As reflexões baseiam-se nas observações de campo e em entrevistas realizadas em 2012, com onze pessoas envolvidas com o setor da indústria de produtos da pesca: trabalhadoras, empresários(as), representantes da associação das empresas e sindicalistas. E também, em cinco entrevistas realizadas entre 1994-1997, com trabalhadoras do setor. Considerando a segregação laboral e as práticas de resistência coletiva, os resultados da pesquisa indicam que o setor mantém o caráter de exploração do trabalho feminino no que se refere aos baixos salários e a pouca perspectiva de ascensão e no uso esporádico da força de trabalho<hr/>This study analyzes women's labor in fish canneries located in Galicia, an autonomous community of Spain. It aims to analyze labor by taking into account job segregation and stories of the female workers' resistance. The conceptual basis is feminist geography, which takes into consideration patriarchy and paid labor from the perspective of the division of labor by gender. Reflection was based on field observations and interviews conducted in 2012 with eleven people involved in the fishery sector namely female workers, executives, representatives of companies' associations and union members. Five interviews conducted with female workers between 1994 and 1997 were also included. Taking into account labor segregation and collective acts of resistance, the results of this study show that this sector continues the characteristic exploitation of women's labor regarding low pay and reduced chances for promotion, besides the sporadic use of this labor force<hr/>La présente recherche considère la ségrégation du travail et les voies de résistance des travailleuses. Sa base conceptuelle est fondée sur la géographie féministe et considère le patriarcat et le travail rémunéré dans une perspective de division du travail selon le genre. Ces réflexions sont basées sur des observations de champs et des entrevues réalisées en 2012 avec onze personnes appartenant au secteur de l'industrie des produits de la pêche: des travailleuses et des entrepreneurs(euses), des représentants de l'association des entreprises et des syndicalistes; et dans cinq entrevues réalisées entre 1994-1997 avec les travailleuses de l'industrie. Ayant considéré la ségrégation du travail et les pratiques de résistance collective, les résultats de cette recherche indiquent que ce secteur conserve un caractère d'exploitation du travail des femmes, en termes de bas salaires, de peu de perspective d'ascension et d'une utilisation sporadique de la force de travail <![CDATA[<b>The city and the bicycle</b>: <b>an analitycal reading</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0430-50272016000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es A bicicleta é provavelmente o meio de transporte mais eficaz e racional para as deslocações urbanas, a par das deslocações pedonais, contudo representa geralmente apenas uma ínfima parte da repartição modal das deslocações urbanas. Com base numa análise de dados nacionais e europeus, apresentamos neste artigo uma leitura analítica dos factores que contribuem para a promoção da utilização da bicicleta em espaço urbano. Cinco factores são identificados: características urbanísticas, ambiente natural, factores socioeconómicos, factores psicológicos e custos generalizados da utilização da bicicleta. O seu conhecimento é fundamental para a promoção eficaz da utilização da bicicleta em espaço urbano, para a qual o planeamento regional e urbano tem um papel fundamental, igual ou mesmo superior ao papel do planeamento de transportes. Se bem que a distância a percorrer seja provavelmente o maior determinante para a utilização da bicicleta, a sua articulação com uma boa rede de transportes públicos permite o aumento da utilização de ambos, uma vez que estes modos de transporte podem ser complementares<hr/>The bicycle is probably the most effective and rational transportation mode for urban travel, besides walking. However, cycling only represents a small percentage of the modal division of urban travel. In this article, based on an analysis of national and European data, we present an analytical reading of the factors that contribute to the promotion of urban cycling. Five factors are identified: urban characteristics, the natural environment, socio-economic factors, psychological factors, and the generalized cost of cycling. Increasing knowledge of these factors is essential to the effective promotion of urban cycling, for which urban and regional planning plays a fundamental role, equal to or even more important than the role of transportation planning. Although travel distance is probably the biggest determinant of urban cycling, the articulation of cycling with a good public transport network will allow an increase in both travel modes, as these modes of transport are complementary<hr/>Le vélo est probablement, outre la marche, le moyen de transport le plus efficace et rationnel de mobilité urbaine, mais il représente seulement une petite partie de sa répartition modale. Sur la base de l'analyse des données nationales et européennes, nous présentons ici une lecture analytique des facteurs qui contribuent à la promotion de la mobilité urbaine à vélo. Cinq facteurs sont identifiés: caractéristiques urbaines, environnement naturel, facteurs socio-économiques, facteurs psychologiques et coûts généralisés de l'utilisation du vélo. Leur connaissance est indispensable pour une promotion effective du cyclisme dans les zones urbaines, pour lesquelles la planification régionale et urbaine a un rôle-clé, égal ou même supérieur à celui de la planification des transports. Bien que la distance soit probablement le principal facteur déterminant de l'utilisation du vélo, son articulation avec un bon réseau de transports publics permettrait une utilisation accrue des deux, étant donné qu'ils peuvent être complémentaires <![CDATA[<b>The <i>baroque landscape</i> as national <i>aesthetic memory</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0430-50272016000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es A paisagem barroca, considerada elemento de uma memória estética nacional, guarda o espírito da empresa que produziu o território colonial: a rigidez de um sistema vertical de controle absoluto da produção artístico-religiosa e do urbanismo que passam a caracterizar as cidades, no litoral e no interior do Brasil. Nesse aspecto, este artigo sugere, metodologicamente, o estudo da arte e do urbanismo barrocos brasileiros através da correlação entre memoria estética e território forjado, em consonância com a vida material e espiritual da sociedade moderna Européia<hr/>The Baroque landscape, considered an element of a national aesthetic memory, preserves the spirit of the company that produced the colonial territory: the rigidity of a vertical system of absolute control of artistic-religious production and urbanism that characterize cities on the coast and in the interior of Brazil. This article suggests, methodologically, the study of Brazilian baroque art and urbanism through a correlation with aesthetic memory and forged territory, in line with the material and spiritual life of modern European society<hr/>Ce paysage baroque garde l'esprit de l'entreprise qui a produit le territoire colonial brésilien: la rigidité du système vertical de contrôle absolu de la production artistique et religieuse, et de l'urbanisme - qui caractérise les villes brésiliennes tant sur la côte que dans l'intérieur. À ce sujet, notre article suggère, méthodologiquement, l'étude de l'art et de l'urbanisme baroques, en corrélant mémoire esthétique et territoire façonné, en conformité avec la vie matérielle et spirituelle de la société européenne moderne <![CDATA[<b>Is there a rise of the territorial dimension in the EU Cohesion Policy?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0430-50272016000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es This paper examines the role and importance of the territorial dimension of EU Cohesion Policy, during its five programming phases (1989-2020), by relating this implementation process with several territorial elements, and by assessing their constant changes, namely in three main components and related elements: (i) the ‘policy strategy' designed to include an integrated territorial perspective; (ii) the ‘policy impacts' in territorial development and territorial cohesion, together with the use of territorial impact assessment procedures; and (iii) the focus on one or several ‘territorial scales', specifically through the support to multilevel-governance, territorial cooperation, and place-based strategies. Paradoxically, despite the continuous attempts to detach EU Cohesion Policy from its initial goals of promoting a more cohesive europe into a more neoliberalist paradigm type of ‘investment Policy', our analysis showed that the territorial dimension is still very much anchored with this Policy, and even gaining importance in several territorial related elements, such as the support to territorial cooperation and governance processes, and the use of territorial impact assessment procedures<hr/>Este artigo analisa o papel e a importância da dimensão territorial da Política de Coesão da UE, ao longo das suas cinco fases de programação (1989-2020), ao relacionar este processo de implementação com vários elementos territoriais, e ao avaliar as suas constantes mudanças, nomeadamente em três componentes principais: (i) a ‘estratégia política' desenhada de modo a incluir uma perspectiva territorial integrada; (ii) os ‘impactos da política' no desenvolvimento territorial e na coesão territorial, conjuntamente com a utilização de metodologias de avaliação de impactos territoriais; e (iii) o foco numa ou várias ‘escalas territoriais' especificamente através do apoio a processos de governança multinível, cooperação territorial, e estratégias de actuação localizada. Paradoxalmente, e apesar das sucessivas tentativas de dissociar a Política de Coesão da UE dos seus objectivos iniciais de promoção de uma Europa mais coesa, no sentido de implementação de um paradigma neoliberal de uma ‘política de investimento', a nossa análise concluiu que a dimensão territorial está ainda muito ancorada a esta Política, estando mesmo a ganhar uma importância crescente em vários elementos marcadamente territoriais, tais como o apoio a processos de cooperação e governança territorial, e o uso de procedimentos de avaliação de impactos territoriais<hr/>Cet article examine le rôle et l'importance de la dimension territoriale de la politique de cohésion de l'Union Européenne au cours de ses cinq phases de programmation (1989-2020). On rapporte ce processus de mise en œuvre à plusieurs éléments territoriaux, et on évalue leurs changements constants, dans ses trois principaux composants: (i) la «stratégie politique» visant à inclure une perspective territoriale intégrée; (ii) les «impacts des politiques» sur le développement territorial et la cohésion territoriale, ainsi que l'utilisation des procédures d'évaluation de l'impact territorial; et (iii) l'accent mis sur une ou plusieurs «échelles territoriales», notamment par le soutien à plusieurs niveaux de gouvernance, par la coopération territoriale, et par des stratégies localisées. Paradoxalement, malgré les tentatives répétées de détacher la politique de cohésion de l'UE de ses objectifs initiaux de promotion d' une Europe plus cohérente, dans un type de paradigme plus néolibéral de «Politique d'investissement», notre analyse montre que la dimension territoriale est encore très ancrée dans cette politique, et gagne même en importance dans plusieurs éléments et contextes territoriaux, tels que le soutien à la coopération territoriale et de gouvernance, et à l'utilisation de procédures d'évaluation de l'impact territorial <![CDATA[<b>Os inquéritos [À fotografia e ao Território]: um retrato múltiplo do território português [do séc. XIX até ao presente]</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0430-50272016000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es This paper examines the role and importance of the territorial dimension of EU Cohesion Policy, during its five programming phases (1989-2020), by relating this implementation process with several territorial elements, and by assessing their constant changes, namely in three main components and related elements: (i) the ‘policy strategy' designed to include an integrated territorial perspective; (ii) the ‘policy impacts' in territorial development and territorial cohesion, together with the use of territorial impact assessment procedures; and (iii) the focus on one or several ‘territorial scales', specifically through the support to multilevel-governance, territorial cooperation, and place-based strategies. Paradoxically, despite the continuous attempts to detach EU Cohesion Policy from its initial goals of promoting a more cohesive europe into a more neoliberalist paradigm type of ‘investment Policy', our analysis showed that the territorial dimension is still very much anchored with this Policy, and even gaining importance in several territorial related elements, such as the support to territorial cooperation and governance processes, and the use of territorial impact assessment procedures<hr/>Este artigo analisa o papel e a importância da dimensão territorial da Política de Coesão da UE, ao longo das suas cinco fases de programação (1989-2020), ao relacionar este processo de implementação com vários elementos territoriais, e ao avaliar as suas constantes mudanças, nomeadamente em três componentes principais: (i) a ‘estratégia política' desenhada de modo a incluir uma perspectiva territorial integrada; (ii) os ‘impactos da política' no desenvolvimento territorial e na coesão territorial, conjuntamente com a utilização de metodologias de avaliação de impactos territoriais; e (iii) o foco numa ou várias ‘escalas territoriais' especificamente através do apoio a processos de governança multinível, cooperação territorial, e estratégias de actuação localizada. Paradoxalmente, e apesar das sucessivas tentativas de dissociar a Política de Coesão da UE dos seus objectivos iniciais de promoção de uma Europa mais coesa, no sentido de implementação de um paradigma neoliberal de uma ‘política de investimento', a nossa análise concluiu que a dimensão territorial está ainda muito ancorada a esta Política, estando mesmo a ganhar uma importância crescente em vários elementos marcadamente territoriais, tais como o apoio a processos de cooperação e governança territorial, e o uso de procedimentos de avaliação de impactos territoriais<hr/>Cet article examine le rôle et l'importance de la dimension territoriale de la politique de cohésion de l'Union Européenne au cours de ses cinq phases de programmation (1989-2020). On rapporte ce processus de mise en œuvre à plusieurs éléments territoriaux, et on évalue leurs changements constants, dans ses trois principaux composants: (i) la «stratégie politique» visant à inclure une perspective territoriale intégrée; (ii) les «impacts des politiques» sur le développement territorial et la cohésion territoriale, ainsi que l'utilisation des procédures d'évaluation de l'impact territorial; et (iii) l'accent mis sur une ou plusieurs «échelles territoriales», notamment par le soutien à plusieurs niveaux de gouvernance, par la coopération territoriale, et par des stratégies localisées. Paradoxalement, malgré les tentatives répétées de détacher la politique de cohésion de l'UE de ses objectifs initiaux de promotion d' une Europe plus cohérente, dans un type de paradigme plus néolibéral de «Politique d'investissement», notre analyse montre que la dimension territoriale est encore très ancrée dans cette politique, et gagne même en importance dans plusieurs éléments et contextes territoriaux, tels que le soutien à la coopération territoriale et de gouvernance, et à l'utilisation de procédures d'évaluation de l'impact territorial <![CDATA[<b>Master class “City Making & Tourism Gentrification”</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0430-50272016000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es This paper examines the role and importance of the territorial dimension of EU Cohesion Policy, during its five programming phases (1989-2020), by relating this implementation process with several territorial elements, and by assessing their constant changes, namely in three main components and related elements: (i) the ‘policy strategy' designed to include an integrated territorial perspective; (ii) the ‘policy impacts' in territorial development and territorial cohesion, together with the use of territorial impact assessment procedures; and (iii) the focus on one or several ‘territorial scales', specifically through the support to multilevel-governance, territorial cooperation, and place-based strategies. Paradoxically, despite the continuous attempts to detach EU Cohesion Policy from its initial goals of promoting a more cohesive europe into a more neoliberalist paradigm type of ‘investment Policy', our analysis showed that the territorial dimension is still very much anchored with this Policy, and even gaining importance in several territorial related elements, such as the support to territorial cooperation and governance processes, and the use of territorial impact assessment procedures<hr/>Este artigo analisa o papel e a importância da dimensão territorial da Política de Coesão da UE, ao longo das suas cinco fases de programação (1989-2020), ao relacionar este processo de implementação com vários elementos territoriais, e ao avaliar as suas constantes mudanças, nomeadamente em três componentes principais: (i) a ‘estratégia política' desenhada de modo a incluir uma perspectiva territorial integrada; (ii) os ‘impactos da política' no desenvolvimento territorial e na coesão territorial, conjuntamente com a utilização de metodologias de avaliação de impactos territoriais; e (iii) o foco numa ou várias ‘escalas territoriais' especificamente através do apoio a processos de governança multinível, cooperação territorial, e estratégias de actuação localizada. Paradoxalmente, e apesar das sucessivas tentativas de dissociar a Política de Coesão da UE dos seus objectivos iniciais de promoção de uma Europa mais coesa, no sentido de implementação de um paradigma neoliberal de uma ‘política de investimento', a nossa análise concluiu que a dimensão territorial está ainda muito ancorada a esta Política, estando mesmo a ganhar uma importância crescente em vários elementos marcadamente territoriais, tais como o apoio a processos de cooperação e governança territorial, e o uso de procedimentos de avaliação de impactos territoriais<hr/>Cet article examine le rôle et l'importance de la dimension territoriale de la politique de cohésion de l'Union Européenne au cours de ses cinq phases de programmation (1989-2020). On rapporte ce processus de mise en œuvre à plusieurs éléments territoriaux, et on évalue leurs changements constants, dans ses trois principaux composants: (i) la «stratégie politique» visant à inclure une perspective territoriale intégrée; (ii) les «impacts des politiques» sur le développement territorial et la cohésion territoriale, ainsi que l'utilisation des procédures d'évaluation de l'impact territorial; et (iii) l'accent mis sur une ou plusieurs «échelles territoriales», notamment par le soutien à plusieurs niveaux de gouvernance, par la coopération territoriale, et par des stratégies localisées. Paradoxalement, malgré les tentatives répétées de détacher la politique de cohésion de l'UE de ses objectifs initiaux de promotion d' une Europe plus cohérente, dans un type de paradigme plus néolibéral de «Politique d'investissement», notre analyse montre que la dimension territoriale est encore très ancrée dans cette politique, et gagne même en importance dans plusieurs éléments et contextes territoriaux, tels que le soutien à la coopération territoriale et de gouvernance, et à l'utilisation de procédures d'évaluation de l'impact territorial