Scielo RSS <![CDATA[Análise Psicológica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0870-823120000004&lang=pt vol. 18 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Raciocínio ecológico-moral</b>: <b>um estudo desenvolvimentista numa amostra de sujeitos de Lisboa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312000000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os problemas do ambiente não podem mais ser ignorados. Neste artigo, são apresentados alguns resultados de uma investigação realizada numa amostra de sujeitos de Lisboa (Kahn & Lourenço, 2000). Nessa pesquisa, foram explorados alguns aspectos da nossa compreensão da ontogénese da relação humana com a natureza. Cento e vinte participantes igualmente divididos por quatro níveis de escolaridade (5.&ordm; ano, 8.&ordm; ano, 11.&ordm; ano e 1.&ordm; ano da Universidade) foram confrontados primeiro com problemas ambientais apelando para os quatro elementos fundamentais da natureza (i.e., terra, água, ar e fogo) e indagados depois sobre a importância que eles concediam a tais problemas e a sua possível conceptualização em termos ecológico-morais. Os resultados sugerem que (1) os problemas do ambiente preocupam as pessoas desde bastante cedo, um dado consistente com a hipótese da biofilia defendida por E. Wilson (1984) de que existe uma propensão biológica para nos afiliarmos com a natureza; (2) esta hipótese sai enriquecida quando inserida numa perspectiva teórica mais global que tem em conta a biologia, a cultura e o desenvolvimento; (3) tais preocupações vêm alargar o domínio tradicional da moralidade, um domínio onde cada vez faz mais sentido integrar também a área do raciocínio ecológico-moral; (4) esta nova área de pesquisa pode ajudar a esclarecer questões importantes e controvertidas no domínio do desenvolvimento moral (e.g., o debate da justiça vs. cuidado); e (5) qualquer programa de educação ambiental só tem a ganhar se tomar em conta os dados que emergem da pesquisa sobre a nossa compreensão da ontogénese da relação humana com a natureza.<hr/>Environmental problems cannot be ignored any more. In this paper, we present a few results of a research carried out in a sample of people from Lisbon (Kahn & Lourenço, 2000). In this research we tried to explore some aspects of one's understanding of the ontogenesis of human relationship with nature. The sample consisted of 120 participants evenly divided into four grade levels (fifth, eighth, eleventh, and college). Participants were first presented with environmental problems appealing to the four elements of nature (i.e., earth, water, air, and fire), and then questioned about the importance of those problems to them, and their possible conceptualization as environmental moral problems. The results suggest that (1) participants at all ages care about environmental problems, a finding that is consistent with Wilson's (1984) biophilia hypothesis of a genetically based human propensity to affiliate with nature; (2) this hypothesis becomes more powerful if it is inserted into a broader perspective that incorporates biology, culture, and development; (3) such a propensity enlarges the traditional domainof morality, a domain in which it makes good sense to speak already of a relatively new area of research (i.e., environmental moral reasoning); (4) this area of research may be of help to clarify fundamental and long-standing controversies in the field of moral development (e.g., the justice-care debate); and (5) there is much to be gained if environmental education takes into account the findings emerging from research on the understanding of the ontogenesis of human relationship with nature. <![CDATA[<b>Elementos psicoterapêuticos na reabilitação dos sujeitos com incapacidades físicas adquiridas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312000000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O autor aborda as principais questões inerentes ao processo psicoterapêutico dos sujeitos com incapacidades físicas adquiridas, salientando por um lado a dimensão dos processos relacionais na evolução da doença física, e por outro lado definindo as questões do suporte social como um recurso importante para a promoção da saúde, influenciando temáticas como a mortalidade, a morbilidade e o isolamento social; este último especificamente desencadeado pela incapacidade física adquirida. São realçados os aspectos psicológicos envolvidos nos casos particulares dos doentes hemiplégicos, vítimas de Acidente Vascular Cerebral, e dos sujeitos que sofreram amputações, procurando simultaneamente oferecer uma panorâmica geral dos contributos dos múltiplos autores que, nas últimas duas décadas, têm de uma forma mais ou menos exaustiva, tomado este assunto como objecto de investigação.<hr/>The psychotherapeutic aspects of people with disabilities are the main aim of this paper. Relational process and social support are discussed as two main topics of this specific population. Relational dimensions of physical handicap people are discussing as well as social support, mortality, morbidity and heath improvement. Psychological variables are considered in the case of stroke patients and amputees. The main studies of the last decades are discussed. <![CDATA[<b>Prevenção primária das toxicodependências</b>: <b>avaliação de uma intervenção de grupo em crianças com idades entre os 8 e 9 anos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312000000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A investigação tem demonstrado que a prevenção primária na toxicodependência deverá considerar modelos multimodais. Vários programas de prevenção têm demonstrado ser eficazes nas variáveis comportamentais e cognitivas mas não nas variáveis afectivas. "Crescer a Brincar" é um programa derivado do Modelo Sócio-Afectivo (Negreiros de Carvalho, 1991), que procura trabalhar variáveis comportamentais, sociais e afectivas. O presente artigo avalia a eficácia do referido programa junto de um grupo de 109 crianças. Os instrumentos utilizados, incluem o CABS (Michelson & Mood, 1982), que mede os estilos de comunicação, o CDI (Kovacs, 1981) que avalia os níveis de depressão, o SP (Harter, 1985) que mede o auto-conceito e finalmente "Sede de Viver", instrumento criado especificamente para os objectivos do estudo e que avalia a tomada de decisão, assertividade e resistência à pressão dos pares. O estudo da eficácia revela resultados significativos nas variáveis cognitivas e comportamentais entre o Grupo de Controlo e Experimental. Ao nível das variáveis afectivas (depressão e auto-conceito) só se registaram diferenças entre o Pré e o Pós-teste do Grupo Experimental.<hr/>The main purpose of the study was the evaluation of the efficacy of a primary prevention addiction program "Growing up Playing" with children in basic school. A number of studies have demonstrated the efficacy of the multimodal models in primary prevention programs. This study employed a socio-affective model (Negreiros de Carvalho, 1991). A sample of 109 children participated. A Pré-Post test design with control group was employed. The measures used included the CABS (Michelson & Mood, 1982) that measures communication style, the CDI (Kovacs, 1985) that measures depression, the SPPC (Harter, 1985) for self-concept and a new instrument "Eager to Live" (cartoons) created for the purpose of the study that assessed peers pressure, decision making and assertive style. Results and research implications are presented and discussed. <![CDATA[<b>Mudanças no comportamento sexual do adolescente decorrentes do surgimento da SIDA no contexto social</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312000000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Atualmente existe um grande número de pessoas contaminadas com o vírus da SIDA, manifestando sintomas entre os 20 e 30 anos. Como o vírus pode ficar inativo no organismo por anos, existe a possibilidade da contaminação ter ocorrido na fase da adolescência. Com o objetivo de obter maior conhecimento sobre a relação entre adolescência e SIDA, foram realizadas entrevistas com uma amostra de 127 adolescentes na faixa etária dos 13 aos 20 anos. Foi utilizado um questionário contendo 22 perguntas. Resultados obtidos revelaram que 67% dos entrevistados apresentaram um nível bom de informação em relação ao conhecimento da SIDA. Em relação ao conhecimento sobre as for-mas de contaminação o sexo masculino apresentou um bom nível e o o sexo feminino apresentou um nível regular. Quanto às formas de prevenção, 51% dos entrevistados denotaram um nível regular. Sobre a procedência das informações, constatou-se que o maior percentual encontrou-se nos meios de comunicação, seguido da escola. Verificou-se que entre os adolescentes, 100% do sexo feminino relacionavam afetividade e sexo, enquanto que entre o sexo masculino, 67% não faziam essa relação. A maioria afirmou que houveram mudanças no comportamento relativas à prevenção. De um modo geral pode-se concluir que os adolescentes apresentaram um nível de conhecimento adequado e suficiente sobre a doença, apesar da existência de algumas concepções equivocadas e preconceituosas.<hr/>There is a great number of people contaminated by the AIDS virus with the symptoms manifesting between 20 and 30 years of age. The virus keeps dormant in the body for years, with the possibility of the contamination been done during the adolescence period. With the objective of obtaining more knowledge between adolescence and AIDS, interviews were conducted with 127 teenagers between the age of 13 and 20. A questionnaire of 22 questions was used. Theresults reviewed that 67% presented a good knowledge of AIDS. In regards to the ways of contamination the masculine sex presented a good level of knowledge in relation to the feminine that was medium. 51% of the group presented an average level of information on how to prevent AIDS, revealing that the information came via the media, followed by the school. It was noted that 100% of the feminine sex related affection with sex and 67% of the masculine sex did not make this connection. The majority said that there were behaviour changes in relation to prevention. In general, it can be concluded that teenagers have an adequate and sufficient level of knowledge about the illness although demonstrating a certain degree of wrong and prejudiced concepts. <![CDATA[<b>Maternidade na adolescência</b>: <b>consequências e trajectórias desenvolvimentais</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312000000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A maternidade na adolescência é uma condição de risco no desenvolvimento da mãe e do bebé, interferindo adversamente nas suas respectivas trajectórias desenvolvimentais. Mesmo assim, algumas mães são capazes de se adaptarem à circunstância de a maternidade ocorrer durante a adolescência e alguns bebés não apresentam efeitos adversos decorrentes do facto de as suas mães serem adolescentes. Ao longo deste artigo foram descritas as consequências adversas que podem verificar-se na sequência de a maternidade ocorrer na adolescência, nomeadamente em termos do bem-estar da mãe e do bebé. As dificuldades de adequação da mãe, particularmente em termos da interacção e dos cuidados a providenciar ao bebé, foram também apresentadas, assim como foram analisadas as circunstâncias (factores protectores e condições de resiliência) que possibilitam trajectórias desenvolvimentais mais adaptadas, quer para a mãe adolescente, quer para o seu bebé.<hr/>Adolescent motherhood constitutes a risk factor to the mother's and child's development, having a negative influence on their developmental pathways. Even though, some mothers are able to adapt themselves to having a child in adolescence, and some babies don't suffer from the adverse impact originated from the fact that their mothers are adolescents. In the present article, we described the adverse consequences that can arise from adolescent motherhood, particularly in terms of mother's and child's well being. Mother's inadequate behaviour, mainly related to the interaction with the baby and to the caregiving, are also presented, and the circumstances (protective factors and resilience conditions) enabling more adapted developmental trajectories, either for adolescent mother and baby, were analysed. <![CDATA[<b>Abordagem psicossocial dos comportamentos orientados para a Saúde</b>: <b>estudo dos factores de previsão da aceitação e da rejeição do Diagnóstico Pré-Natal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312000000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A presente investigação fundamentou-se nas teorias relevantes para a compreensão dos comportamentos orientados para a saúde, nomeadamente o Health Belief Model desenvolvido por Rosentock (1974), e nos seus desenvolvimentos aplicados ao contexto específico do Diagnóstico Pré-Natal (Davies, 1983). Este modelo foi articulado com a teoria de Ajzen e Fishbein (1980), o Modelo da Acção Reflectida aplicado ao domínio da saúde. As atitudes e comportamentos face ao Diagnóstico Pré-Natal (DPN) em duas sub-amostras (30 mulheres que aceitaram a realização do DPN e 30 mulheres que recusaram a realização do DPN) permitiu discriminar 83% das aceitações, 93% para as rejeições ou seja 88.3% das escolhas. Estes comportamentos reflectem a influência das variáveis como o grau de instrução, a avaliação dos custos e dos benefícios inerentes à realização do DPN, os conhecimentos sobre a síndrome de Down (e o DPN), as atitudes face ao abortamento, as atitudes face aos médicos e à medicina, as atitudes face à procriação e o locus de controlo da saúde. As variáveis socio-demográficas mais importante foram o número de filhos e o grau de instrução. Os resultados vão de encontro com alguns aspectos dos modelos teóricos psicossociais que lhe serviram de suporte teórico. As variáveis grau de religiosidade, experiência prévia com a síndrome de Down e a influência de outros poderosos no locus de controlo de saúde foram redundantes para a discriminação dos grupos. Os resultados evidenciam alguns dos fundamentos das atitudes, decisões e comportamentos das consulentes, em relação ao DPN e permitem retirar certas implicações ao nível da influência dos factores psicossociais na organização do conhecimento, atitudes e representações, estabelecendo os limites e o alcance da sua relevância para a tomada de decisão de rejeição do Diagnóstico Pré-Natal.<hr/>The framework of this study draws from two social-cognitive and motivational models: Rosenstocks&acute;s (1974) Health Belief Model, that was developed to explain and to predict behaviour in health contexts, and Ajzen and Fishbein&acute;s (1980) Theory of Reasoned Action as applied to the field of prenatal diagnosis (Davies, 1983). The aim of this study is to describe attitudes and behaviours of women who accept or decline prenatal diagnosis. Results of a discriminant function analysis conducted on 60 subjects classified 83% of acceptance group, 93% for the declining group and 88.3% of correct classifications in general. The factors involved in the decision making process, such as education, perceived barriers and advantages of taking the exam, previous knowledge of prenatal diagnosis and of Down&acute;s syndrome, attitudes towards abortion, medicals and medicine, and procriation, and health locus of control significantly discriminated between those who accepted and those who declined prenatal diagnosis. The most important demographic variables were the number of previous children and education level. Religion, previous experience with Down&acute;s syndrome and the influence of powerful others in health locus of control failed to discriminate between the groups. The results appear in line with the theoretical models, and support an attitude based explanation of decision making about prenatal diagnosis and, of more general prenatal health related behaviours. <![CDATA[<b>Como ser saudável com uma doença crónica</b>: <b>algumas palavras orientadoras da acção</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312000000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Discutem-se as noções de doença(s) e sua prevenção, saúde e sua promoção e a complementariedade destes conceitos. Partindo de uma visão holística dos indivíduos, propõe-se um programa de intervenção visando o ajustamento de indivíduos com uma doença crónica específica: a epilepsia do lobo temporal. O programa compreende três níveis, cada um com duas vertentes (componentes específicas e não específicas da doença): a) nível físico - ter uma doença vs ter saúde; b) nível psicológico - sentir-se doente vs sentir-se saudável; c) nível social - comportar-se como doente vs comportar-se como saudável. A vertente relacionada com a doença é trabalhada com base no modelo de auto-regulação do comportamento de doença de Leventhal e a vertente relacionada com a saúde com base no modelo revisto de crenças da saúde.<hr/>The concepts disease(s), disease prevention, health and health promotion are discussed, as well as the complementarity between them. Based on an holistic view of the individuals, an intervention program aiming at the adjustment of individuals with a specific chronic disease - temporal lobe epilepsy - is proposed. The program encompasses three levels, each one with two divisions (specific and non-specific disease components): a) physical level - having a disease vs being healthy; b) psychological level - being ill vs feeling healthy; c) social level - sick role behaviour vs behaving as healthy. The aspects related with the disease are analysed based on the Leventhal's Self Regulation Model of Illness; the aspects related with health are analysed based on the Revised Health Belief Model. <![CDATA[<b>Tecnologia e individualismo</b>: <b>um estudo de uma das relações contemporâneas entre ideologia e personalidade</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312000000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A pesquisa relatada neste artigo teve como objetivo verificar a existência da relação entre a ideologia da racionalidade tecnológica e características narcisistas de personalidade. Esse tipo de ideologia e esse tipo de personalidade foram considerados como substitutos parciais das ideologias e configurações psíquicas analisadas no estudo de Adorno et al. sobre a personalidade autoritária. Foram construídas 2 escalas com itens tipo Likert - a escala da ideologia da racionalidade tecnológica e a escala de características narcisistas de personalidade -, que foram aplicadas em conjunto com a escala F a 162 alunos da Universidade de São Paulo. As duas escalas construídas foram submetidas a análises fatoriais em componentes principais, com rotação Varimax; a escala da ideologia da racionalidade tecnológica mostrou ser constituída por 5 fatores e a outra escala, por 6 fatores. Encontramos correlações significantes entre as três escalas aplicadas. Concluimos que a defesa de uma visão técnica, sistemática, normatizadora da sociedade e dos indivíduos é permeada e fortalece as características narcisistas e sadomasoquistas da personalidade.<hr/>The aim of this study was to verify existing relationship between the ideology of technological rationality and narcissistic traits of personality. Those types of ideology and personality were considered partial substitutes to those studied by Adorno et al. about autoritarian personality. Two scales were constructed - one for each variable - and were applied together with the scale F. A hundred and sixty two undergraduates from São Paulo University participated as subjects. The two scales constructed were submited to principal-components, with Varimax rotation. The first scale, the ideology of technological rationality produced five factors and the other six factors. Significant correlations were found between the three scales. We concluded that a technological, systematic, nomalized view of society and individual is affected by and strengthens the narcissistic and sadomasoquist traits of personality.