Scielo RSS <![CDATA[Análise Psicológica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0870-823120090001&lang=pt vol. 27 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Domínios de investigação, orientações metodológicas e autores nas revistas portuguesas de psicologia</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312009000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Classificam-se os domínios de investigação, os métodos e os autores de 2070 artigos publicados durante as últimas quatro décadas do séc. XX em oito revistas portuguesas de psicologia (Análise Psicológica; Cadernos de Consulta Psicológica; Psicologia; Psicologia, Educação e Cultura; Psicologia: Teoria, Investigação e Prática; Psychologica; Revista de Psicologia e de Ciências da Educação e Revista Portuguesa de Psicologia) e confrontam-se os dados obtidos com as orientações temáticas e metodológicas dos artigos indexados na PsycINFO. Conclui-se que a investigação publicada negligenciou o estudo dos conteúdos nucleares (processos psicológicos básicos), centrando-se predominantemente na psicologia geral/psicometria e nas áreas de aplicação. De modo paralelo, foram privilegiados os trabalhos de revisão e síntese da literatura, em detrimento das investigações de natureza empírica. Estas tendências constituem as principais marcas distintivas em relação à produção internacional, tal como esta se encontra documentada nos registos da PsycINFO. Os 2070 artigos foram assinados por 3193 autores, sendo o contributo dos homens superior ao das mulheres, ainda que na década de 90 se tenha verificado uma quasi-paridade. Predominaram as estratégias de “publicação interna”, características de redes de comunicação científica de fraca intensidade, embora marcadas por sinais de uma progressiva cultura de colaboração, expressos no aumento sistemático de co-autorias.<hr/>The domains of research, the methods, and the authors of 2070 articles published during the last four decades of the 20th century in eight Portuguese journals of psychology (Análise Psicológica; Cadernos de Consulta Psicológica; Psicologia; Psicologia, Educação e Cultura; Psicologia: Teoria, Investigação e Prática; Psychologica; Revista de Psicologia e de Ciências da Educação; and Revista Portuguesa de Psicologia) were classified and compared with the thematic and methodological orientations of the articles indexed in PsycINFO database. The study main conclusion points to an underrepresentation of core psychology contents (basic psychological processes), whereas general psychology/psychometrics and applied psychology were the primary fields of research. Simultaneously, there is a focus on literature review and synthesis at the expense of empirical research. These trends are the major distinguishing characteristics relative to international standards, as they are documented in the records of PsycINFO. The 2070 articles were signed by 3193 authors. The contributions of men were higher than those of women, despite the quasi-parity in the nineties. Internal strategies of publication - a typical feature of low intensity scientific communication networks - were predominant, though marked by signs of a progressive culture of cooperation, expressed in the systematic increase of co-authorship. <![CDATA[<b>Os efeitos dos maus-tratos e da negligência sobre as representações da vinculação em crianças de idade pré-escolar</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312009000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A presente investigação tem como objectivo esclarecer a influência dos maus-tratos e da negligência, ocorridos durante a infância, sobre as representações da vinculação em crianças de idade pré-escolar (3 a 6 anos). Com este trabalho, pretende-se também contribuir para o esclarecimento da influência do género da criança sobre a adopção de estratégias não seguras de vinculação e determinar a importância, na minimização dos efeitos que os maus-tratos ou a negligência (perpetrados pelos cuidadores), que a relação com um adulto significativo não maltratante ou negligente pode ter sobre o sistema de vinculação. As crianças vítimas de maus-tratos (N=20) ou de negligência (N=40) foram identificadas através de Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) da periferia de Lisboa. As crianças do grupo “controlo” frequentavam o ensino pré-escolar ou Actividades de Tempos Livres (ATL) em Instituição Particular de Solidariedade Social do concelho de Almada. Procurou-se o emparelhamento das amostras em relação ao nível socio-económico, às competências verbais, ao género e à idade. A distinção, em termos do tipo de abuso sofrido, foi feita com o recurso ao Questionário de Maus-tratos e de Negligência (Calheiros, 1996) adaptado para este estudo. A garantia de homogeneidade das amostras em termos de competências verbais foi assegurada pelo uso da Escala de Audição e Fala da Prova de Desenvolvimento de Griffiths (1970). O instrumento de avaliação das representações da vinculação utilizado foi a Tarefa de Completamento de Histórias (ASCT) concebida por Bretherton, Ridgeway, e Cassidy (1990), classificada de acordo com a metodologia Q-Sort proposta por Miljkovitch, Pierrehumbert, Karmaniola, e Halfon (2003). Os resultados obtidos neste estudo indicam que as crianças maltratadas ou negligenciadas em idade pré-escolar tendem a adoptar estratégias inseguras de vinculação (desactivadas, hiperactivadas ou desorganizadas), recorrendo menos à estratégia segura, quando comparadas com crianças que não foram vítimas de maus-tratos ou de negligência. Não se encontraram diferenças, entre o grupo de crianças maltratadas e o grupo de crianças negligenciadas. Também não se verificaram diferenças significativas, em função do género das crianças nem em função da existência de relações com outros adultos significativos não maltratantes ou não negligentes, no desenvolvimento de estratégias de vinculação inseguras. Os resultados são discutidos com base na Teoria da Vinculação, sendo também feitas algumas propostas de investigação futura.<hr/>This study assessed the influence of maltreatment or neglect during childhood on preschoolers’ (3 to 6 years of age) attachment representations. The second goal of this article was to explore the relation between child’s gender and attachment representations. The role of a non-abusive relationship with an alternative caregiver (minimizing the effects of maltreatment or neglect) in the child’s attachment system was also investigated. Maltreated children (N=20) and neglect children (N=40) were recruited from Portuguese Child Protective Services (CYPC). The non-maltreated and non-neglected children (n=30) were recruited from a Private Preschool Institution (they attend Kindergarten or Leisure Activities). Groups were similar in Socio-Economic Status (SES), age, gender and verbal abilities. Abuse status was assessed with an adapted version of the Maltreatment and Neglect Questionnaire (Calheiros, 1996). Verbal abilities of children were assessed with the “Hearing and Language” Scale of the Griffiths scales of mental development (Griffiths, 1970). Attachment representations were assessed with the Attachment Story Completion Task (ASCT; Bretherton, Ridgeway, & Cassidy, 1990). The stories were coded according to Miljkovitch, Pierrehumbert, Karmaniola, and Halfon (2003) Q-score methodology. Results show that maltreat or neglected preschool children have more insecure (deactivation or hyperactivation) and disorganized attachment representations, and less secure strategies when compared to controls. No differences in attachment representations were found as a function of the child’s gender or as a function of the existence of relationship with a non maltreating or non neglectful adult. Results are discussed in terms of Attachment Theory and future investigation proposals are made. <![CDATA[<b>A inserção do lúdico no tratamento da SIDA pediátrica</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312009000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho descreve o significado atribuído por usuários e equipa a uma brinquedoteca que atende crianças e adolescentes seropositivos para SIDA. Elegeu-se como estratégia metodológica a pesquisa qualitativa através da observação participante e entrevistas semi-estruturadas. O grupo estudado constituiu-se de 57 sujeitos e as informações foram trabalhadas na perspectiva da análise de conteúdo, através das seguintes categorias temáticas: A Brinquedoteca como espaço terapêutico, espaço de acolhimento, de troca de experiências; favorecedor da adesão, como “empowerment” (empoderamento) e na formação de recursos humanos. Segundo os entrevistados, no espaço lúdico, os sujeitos podem elaborar suas vivências, podendo favorecer o tratamento e a adesão. O brincar também trouxe uma grande contribuição na humanização do ambulatório. Possibilitou aos familiares trocas de experiências, compartilhamento de vivências e reflexão sobre a condição da seropositividade. Ressalta-se a alternactiva de monitoria por parte de adolescentes seropositivos, caracterizando a brinquedoteca como espaço de (re)significação do tratamento e melhoria na auto-estima.<hr/>This work describes the meanings and/or signification attributed by users and the professional team of a toy library, which attends HIV/SIDA positive children and adolescents. In order to describe the attributed meanings of this toy library by different social actors, qualitative research using participative observation, semi-structured interviews were chosen as a methodological strategy. Data of 57 individuals were analyzed by applying content analysis, using the following categories: (1) the toy library as a therapeutic space; (2) a space for welcoming; (3) a place for exchanging experiences; (4) strengthening compliance and (5) strengthening of capacity building of students involved in the project. According to the interviewees, the participants were able to elaborate upon their life experience at the toy library, and in this way contribute to the treatment and its compliance. The playing aspect in itself also brought a significant contribution to the humanization of the ambulatory. It offered the possibility for families to share and exchange their experiences and reflect about the condition of seropositivity. It is also important to point out that the possibility of the seropositive adolescents to be monitors characterized the toy library as place for (re)signification of their treatment and improvement of self-confidence. <![CDATA[<b>O efeito de ordem temporal no pensamento contrafactual das crianças</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312009000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Quando os adultos pensam contrafactualmente, acerca do que poderia ter sido diferente numa sequência aleatória de acontecimentos, como por exemplo num jogo de moeda ao ar (cara ou coroa), são influenciadas pela ordem em que esses acontecimentos ocorrem, exibindo um efeito de ordem temporal, e consequentemente atribuem emoções como a culpa (no caso de perderem) ao último jogador (ver Byrne, 2005, para uma revisão). Neste âmbito, iremos apresentar duas experiências. Numa primeira experiência estudámos se o efeito de ordem temporal ocorria nas crianças, assim como os julgamentos emocionais de tristeza e culpa decorrentes deste efeito. E, por outro lado, também queríamos saber se este efeito pode ser eliminado, tal como se verifica em adultos quando o jogo é interrompido e depois recomeça do início. Verificámos que o efeito de ordem temporal se cumpre desde os 6 anos de idade, mas a sua redução/eliminação surge apenas aos 10 anos de idade, tal como se esperava, dada a maior capacidade representacional destas crianças face às mais novas. Ao nível dos julgamentos emocionais, estes diferem ao longo das idades. Numa segunda experiência, estudámos se o efeito de ordem temporal ocorreria nas crianças aquando de um resultado positivo, bem como os julgamentos emocionais de felicidade e orgulho. E encontrámos que desde cedo as crianças também exibem um efeito de ordem temporal para resultados benéficos. Ao nível dos julgamentos emocionais, estes aparecem congruentes com o efeito de ordem temporal. Estes resultados serão discutidos em termos das suas implicações para a compreensão do desenvolvimento das representações mentais.<hr/>When adults think in a counterfactual way, about what might have been different in a random sequence of events, such as in the case of a cointossing game (heads or tails), they are influenced by the order in which these events take place, showing an effect of temporal order and thus attribute emotions, such as guilt (in the case of loss), to the last player. In this context we will present two experiments. In a first experiment we studied if the temporal order effect occurred in children, as well as the emotional judgments of sadness and guilt caused by this effect. And, moreover, we also wanted to know if this can be eliminated, as occurs in adults when the game is interrupted and then restarts from the beginning. We found that the effect of temporal order happens from 6 years old, but its reduction/elimination occurs only to 10 years of age, as expected, given the increased representational capacity of these children comparing to the younger. At the level of emotional trials, they differed over the ages. In a second experiment, we studied if the temporal order effect would take place in the children when of a positive result, as well as the emotional judgements of happiness and pride. We found that from early the children also show an effect of temporal order for beneficial results. At the level of the emotional judgments, this seems congruent with the temporal order effect. These results will be discussed in terms of his implications for the understanding of the development of the mental representations. <![CDATA[<b>Testes de Nomeação Rápida</b>: <b>Contributos para a avaliação da linguagem oral</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312009000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC) integra, entre diversos outros instrumentos de avaliação, um teste de Nomeação Rápida de Cores para crianças com 5 e 6 anos, um teste de Nomeação Rápida de Números e um teste de Nomeação Rápida de Formas e Cores, ambos para crianças dos 7 aos 15 anos. No presente trabalho, apresentam-se dados relativos às propriedades psicométricas destes testes, designadamente à estabilidade temporal, às respectivas intercorrelações e relações com os resultados escolares, e à capacidade de diferenciarem crianças com e sem problemas de aprendizagem. Os resultados obtidos atestam, por um lado, a adequação psicométrica dos testes e, por outro lado, indicam que os testes de Nomeação de Números e de Formas e Cores não devem ser perspectivados como equivalentes.<hr/>Coimbra’s Neuropsychological Assessment Battery contains, amongst several other assessment instruments, a Colours Rapid Naming test for children aged 5-6, a Digits Rapid Naming test and a Shapes and Colours Rapid Naming test, both for children aged 7-15. This work presents data concerning these tests psychometric properties, namely temporal stability, tests’ intercorrelations, degree of relationship with academic grades and differentiation of groups of children with and without learning problems. The results obtained show, on the one hand, the tests psychometric adequacy and, on the other hand, indicate that the Digits and Shapes and Colours Rapid Naming tests should not be regarded as equivalents. <![CDATA[<b>Alunos de excelência no ensino superior</b>: <b>Comunalidades e singularidades na trajectória académica</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312009000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Várias perspectivas teóricas procuram explicar os altos níveis de desempenho. Factores de índole contextual, cognitiva, motivacional e de personalidade parecem descrever o percurso de vida dos sujeitos com elevados níveis de rendimento, sugerindo a complexidade e a multidimensionalidade da excelência humana. O presente estudo analisa o percurso académico de alunos com elevado rendimento académico nas áreas da engenharia e ciência da computação. Recorrendo à análise qualitativa do conteúdo das entrevistas identificaram-se os pontos em comum e as singularidades nos percursos dos participantes e a forma como tais variáveis se combinam no desenvolvimento e expressão dos desempenhos excelentes. Os resultados obtidos sugerem a presença de uma combinação de variáveis explicativas do sucesso académico nos seus discursos. Entre elas destacam-se as competências de auto-regulação e de auto-controlo, assim como o envolvimento e esforço dispendido na realização das tarefas.<hr/>Some theoretical perspectives try to explain the high levels of performance. Contextual, cognitive, and motivational, as well as personality factors seem to describe the way of life of the subjects with high levels of performance, suggesting the complexity and the multidimensionality of human excellence. The present study analyses the academic course trajectories of students with high academic performance in the areas of engineering and computer science. Through the content analysis of the interviews it was possible to identify the common aspects and singularities among participants, and also how such variables combine themselves in the determination development and expression of excellent performance. The results obtained suggest the presence of joint and combined variables of the academic success in their discourses. Among them we point out the abilities of self-regulation and self-control and the involvement and effort spent in the accomplishment of the tasks. <![CDATA[<b>Bem-estar subjetivo de adolescentes transplantados de órgãos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312009000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo tem por objetivo examinar o bem-estar subjetivo de adolescentes transplantados de órgãos sólidos e sua relação com auto-conceito, auto-estima e variáveis relacionadas à doença e ao transplante. Participaram do estudo 26 adolescentes transplantados com idades variando de 13 a 17 anos de idade, que estavam em tratamento de rotina pós-transplante em três hospitais públicos de Madrid, Espanha. Os adolescentes responderam a instrumentos que medem bem-estar subjetivo, auto-conceito e auto-estima, e a um questionário com dados sócio-demográficos e clínicos. A auto-estima mostrou ser uma variável preditora de estado de ânimo positivo nos adolescentes transplantados, enquanto o auto-conceito pessoal e o tempo em lista de espera foram preditoras de estado de ânimo negativo. Esses resultados apoiam a noção de que existe uma conexão importante entre aspectos médicos e psicológicos. Indicam também que é necessário ajudar os adolescentes transplantados a ter um bom auto-conceito e auto-estima. Intervenções psicológicas que possam facilitar o adolescente a ter consciência de seu corpo e de seu problema de saúde, ajudando-o a aceitar sua condição e suas limitações são necessárias para minimizar sofrimentos.<hr/>The goal of the present study is to examine the subjective well-being in adolescents who have undergone solid organ transplantation and its relationship to self-concept, self-esteem and variables related to disease and transplant. Twenty-six transplanted adolescents, who were in routine treatment after transplant in three public hospitals in Madrid, Spain, aged 13-17 years old, were part of the study. Measures to evaluate subjective well-being, self-concept and self-esteem and a questionnaire with socio demographic and clinical data were used. It was shown that positive affect was predicted by self-esteem, while self-concept and waiting list time were predictors of negative affect. These results support the idea that there is an important connection between clinical and psychological variables. Therefore, indicate the need to help transplanted adolescents to construct adequate levels of self-concept and self-esteem. Psychological interventions that may facilitate the adolescent have body and health problem conscience, helping them to accept their condition and limitations are necessary to minimize suffering. <![CDATA[<b>Satisfação sexual feminina</b>: <b>Relação com funcionamento sexual e comportamentos sexuais</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312009000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objectivo da presente investigação foi o estudo em mulheres da relação entre satisfação sexual e funcionamento sexual, e entre satisfação sexual e comportamentos sexuais. Recorreu-se ao Índice de Satisfação Sexual (ISS; Hudson, Harrison, & Crosscup, 1981) e ao Índice de Funcionamento Sexual Feminino (FSFI; Rosen et al., 2000). Utilizou-se uma amostra de conveniência recrutada da população feminina geral com N=152 (leque etário=26-70 anos; M=41 anos). Os resultados obtidos não demonstraram qualquer relação significativa entre a satisfação sexual e as fases do ciclo de resposta sexual, mas demonstraram uma relação significativa entre a satisfação sexual e o comportamento sexual carícias e preliminares.<hr/>The goal of the present study was to understand the relation between sexual satisfaction and sexual function in women, and also the relation between sexual satisfaction and sexual behaviors in women. The Index of Sexual Satisfaction (ISS: Hudson, Harrison, & Crosscup, 1981) and the Female Sexual Function Index (TSFI: Rosen et al., 2000) were used as measures. A convenience sample was recruited from the general population (N=152; age range=26-70; mean age=41). The results showed no significant relation between sexual satisfaction and sexual satisfaction and the sexual behavior of caresses and foreplay. <![CDATA[<b>Para um racional bioniano de interpretação dos dados projectivos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312009000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com o presente artigo o autor procura enriquecer a compreensão e pratica da metodologia projectiva, especialmente do Thematic Apperception Test, através de uma aproximação dinâmica utilizando, pela primeira vez, o aparelho conceptual de W. Bion e afastando-se do modelo psicanalítico clássico, isto é, da metodologia freudiana e do modelo estrutural edipiano. São utilizados os seguintes conceitos bionianos: transformações psíquicas, identificação projectiva na relação continente/conteúdo, tolerância/intolerância à frustração. O artigo termina abordando o problema, nas técnicas projectivas, da relação entre percepção e pensamento assim como uma nova compreensão do “processo-TAT”.<hr/>In this article, the author seeks to enrich the understanding and practice of projective methods, especially the Thematic Apperception Test, through a dynamic approach using for the first time, the conceptual apparatus of W. Bion and away from the classical psychoanalytic model, i.e., the Freudian’s psychoanalytical methodology and the structural edipian model. The following bionian concepts are used: psychic transformations, projective identification in continent/ content relation, and tolerance/intolerance to frustration. The article addressed the problem, in projective techniques, the relationship between perception and thinking and a new understanding of the TAT-process. <![CDATA[<b>Clínica da psicossomática</b>: <b>Estudo de um caso</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312009000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo de um caso clínico, procuram explorar-se as inter-relações entre alguns aspectos do funcionamento mental e psicopatológico e, as crises convulsivas, numa perspectiva clínica da Psicossomática. Indagam-se as possíveis conexões entre acting out, convulsões, mentalização e integração mental, no decurso do processo psicoterapêutico.<hr/>Taking basis from a clinical case, one tries to explore interactions between some aspects of mental life, psychopathology, and convulsive crisis, on a psychosomatic clinical approach. One inquires of possible connections between acting out, convulsions, mental conception, and mental integration in the course of the psychotherapeutic process.