Scielo RSS <![CDATA[Análise Psicológica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0870-823120100002&lang=pt vol. 28 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Adolescentes institucionalizados</b>: <b>O papel das figuras significativas na predição da assertividade, empatia e autocontrolo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Numa perspectiva ecológica foram analisadas as percepções de 109 adolescentes institucionalizados (Midade=16,19; DP=1,37) relativas à qualidade das relações estabelecidas com adultos significativos na escola (professores e funcionários), bem como com funcionários da instituição. Este estudo teve como objectivo determinar o contributo das variáveis relacionais na predição de competências sociais tais como a assertividade, a empatia e o autocontrolo. Pretendeu-se ainda testar o papel mediador da qualidade da relação com os pares na predição das competências sociais. A análise mediante equações estruturais identificou um modelo capaz de predizer uma contribuição indirecta dos professores e funcionários da escola na assertividade e na empatia, enquanto a qualidade da relação com os pares apresentou um efeito directo nas mesmas variáveis. Não foi confirmado o papel mediador da qualidade da relação aos pares na associação entre a qualidade da relação com professores e os funcionários da escola e o desenvolvimento de competências sociais. No entanto, encontrou-se um efeito directo da qualidade da relação com os funcionários da instituição nas competências de autocontrolo. Adolescentes institucionalizados parecem ser sensíveis à qualidade da relação que estabelecem com adultos significativos para além da família, percebendo diferentes papéis nos adultos do contexto escolar e da instituição permitindo-lhes desenvolver diferentes competências sociais.<hr/>Institutionalized adolescents were analysed beyond family relationships, considering, according to an ecological perspective, relationships with significant adults in school (teachers and school staff) as well as with adults from institution staff. This study aims to determine the contribution of relational variables in the prediction of social skills like assertiveness, empathy and self-control in 109 institutionalized adolescents (Mage=16,19; SD=1,37). Besides that we also intend to test the meditational role of peer relationship to predict social skills. Structural equation modelling identified a model able to predict a indirect contribution of teachers and school staff in assertion and empathy, while peer relationship presents a direct effect on these variables. However we can’t confirm the mediator role of peer relationship in the association between quality of the relationship with teachers and school staff and development of social skills. Furthermore we find a direct effect of quality of relationships with institution staff on self-control skills. Institutionalized adolescents seem to be very sensitive to the quality of relationship with significant adults beyond family, perceiving different roles in adults from school and institutional context that permit development of different social skills. <![CDATA[<b>Transição para a idade adulta</b>: <b>Das condições sociais às implicações psicológicas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nas últimas décadas assistiu-se a um conjunto de alterações sociais que exercem influência sobre os modos como a transição para a idade adulta é efectuada. Se por um lado se perspectiva um período de transição cada vez mais extenso, por outro lado este envolve um conjunto de características próprias, adquirindo o estatuto de etapa desenvolvimental - a adultez emergente. O presente artigo explora o modo como as condições sociais se repercutem na transição para a idade adulta, no contexto internacional e, em particular, para o contexto Português. Pretende também reflectir sobre o conceito de adultez emergente do ponto de vista dos desafios e das oportunidades que esta encerra para os jovens.<hr/>During the last decades major social changes have introduced some special features into the transition to adulthood. On one hand the transition to adulthood tends to occur in later ages. On the other hand it involves a set of particular specificities that allows it to be considered as a developmental phase - emerging adulthood. This paper explores how social constrains act in the transition to adulthood, taking into account the international and national context. It intends to give a global overview about the challenges and opportunities that emerging adulthood provides to young adults. <![CDATA[<b>Ressonâncias do narcisismo na clínica psicanalítica contemporânea</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tem sido corrente a afirmação de que vivemos, na cultura contemporânea, sob o signo do narcisismo; e no campo da psicanálise isso aparece freqüentemente através das referências ao crescimento das patologias chamadas narcísicas. Procuramos mostrar que as patologias narcísicas são pautadas pelo mecanismo da clivagem mais do que pela recalcamento. Entendemos que o conceito de narcisismo em psicanálise é essencial para a compreensão das formas de constituição das subjetividades contemporâneas.<hr/>The statement that we live under the sign of narcissism in our contemporary culture has become common and, in the field of psychoanalysis, this reference has occurred frequently as a result of the increase of the so-called narcissistic pathologies. We have sought to demonstrate that the narcissistic pathologies are more often guided by the seizure (clivagem) mechanism than by the repression. We understand that the concept of narcissism in psychoanalysis theory is essential for the comprehension of the contemporary subjectivities constitution. <![CDATA[<b>Grupo de suporte para mulheres de veteranos de guerra</b>: <b>Um estudo qualitativo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As consequências dos episódios traumáticos vividos em teatro de guerra afectam não só a vítima directa mas também a esposa/companheira do próprio veterano. A intervenção psicológica junto das mulheres dos veteranos é importante a dois níveis: por um lado porque estas mulheres apresentam psicopatologia e dificuldades na relação conjugal. Por outro lado, a recuperação do próprio veterano é facilitada através da melhoria da sua relação marital que contribui de forma significativa para a redução da sintomatologia depressiva, ansiosa e de hostilidade. Neste estudo participaram 10 mulheres casadas com veteranos de guerra com PTSD que frequentaram um grupo de suporte. Através duma metodologia qualitativa procuramos conhecer os motivos da inscrição no grupo, os aspectos mais importantes da participação, a aprendizagem efectuada, os aspectos mais difíceis da participação, as mudanças na relação conjugal e familiar e os problemas apresentados. Os resultados indicam que estas mulheres sentem uma grande necessidade de conviver e partilhar problemas, ao longo dos anos anularam as suas próprias necessidades e vivem em função do bem-estar do marido desinvestindo de cuidar da sua saúde física. A intervenção teve um efeito positivo promovendo um maior conhecimento e compreensão sobre o PTSD, um aumento das competências de resolução de problemas, comunicação e de estratégias de coping para lidar com o stress e, finalmente, uma maior motivação para operar mudanças em casa a nível conjugal. As mulheres relataram também efeitos positivos ao nível da saúde física e psicológica. Este estudo realça a importância da intervenção junto das mulheres no sentido de minimizar os efeitos negativos do convívio prolongado com a sintomatologia de PTSD por parte do veterano.<hr/>The consequences of traumatic events experienced in war theatre affect not only the direct victim, but also the wife/partner of the veteran .Psychological intervention on veterans’ wives is important at two levels: first, these women present some psychopathology and difficulties in their marital relationship, and second, the recovery of the veteran himself is easier through the improvement of his marital relationship, that contributes significantly for the reduction of depressive, anxious and hostile symptoms. This study had the participation of 10 women married to war veterans with PSTD who took part in a support group. Through a qualitative methodology, the reasons for their enrolment in the support group, the most important aspects of their participation, the learning that took place, the most difficult aspects of their participation, the changes in their family and marital relationship and the problems reported, were assessed. The results show that these women feel a great need for social relationships and to share problems, they put other people’s needs before their own, their life is centered on the veteran’s well-being, and they do not take good care of their physical health. The intervention had a positive effect promoting a greater knowledge and understanding of PTSD, an increase in the ability to problem solving, better communication and coping strategies to deal with stress and, finally, a greater motivation to make changes at home, on a marital level. Women also reported positive effects on their physical and psychological health. This study emphasizes the importance of intervention in these women with the goal of reducing the negative effects of a long-term exposure to veteran’s PTSD. <![CDATA[<b>Um viver feminino no interior rural português</b>: <b>Descrição analítica do tecer de uma história individual</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No contexto de uma visão integradora da personalidade, a identidade surge como necessidade, procura e construção individual do sentido num tempo. É na cultura e na apropriação criativa dos guiões por ela transportados que o indivíduo se reconhece e unifica. Inerente a este esforço de coesão identitária, tapeçaria onde aspectos desavindos do self alcançam novas coerências, encontra-se a noção de história pessoal. É na permanente elaboração narrativa que o sujeito reconstrói o passado, percebe o presente e se projecta no futuro. As histórias de vida (HV) emergem assim como mostruário exemplar deste processo, método que, pelas suas qualidades, permite o acesso ao tecer subjectivo de um vivido que é também portador de uma cultura. A participante, habitante de um interior rural português empobrecido, envelhecido e desertificado, surge como uma das últimas testemunhas de um sistema cultural em que a força e preponderância dos guiões tradicionais assegura a priori a integração identitária. No presente estudo, a recolha e análise da sua HV permite-nos revelar a influência marcante do setting ideológico católico na maneira como teceu a sua narrativa da identidade.<hr/>Contextualized by an integrative view of personality, identity emerges as an individual necessity, search and construction of meaning in time and place. It’s in the culture, and in the creative appropriation of the plots it carries, that the individual finds unity and self-conscience. Inherent to this effort of identity cohesion, tapestry where disagreeing aspects of the self achieve new forms of coherence is the notion of personal history. It’s in the permanent elaboration of a self’s narrative that the subject rebuilds his past, perceives his present, and anticipates his future. Hence, life histories (LH) emerge as an exemplar showcase of this process, method that, by its qualities, allows access to the subjective weave of a life that is also the carrier of a culture. The participant, a woman inhabitant of an impoverished, aged and abandoned Portuguese rural interior, arises as one of the last witnesses of a cultural system where the strength and preponderance of the traditional scripts ensures identity integration. In the present work, the harvest and content analysis of her LH allows to reveal the striking influence of the catholic ideological setting on the way she wove her identity narrative. <![CDATA[<b>Estudo exploratório sobre burnout numa amostra portuguesa</b>: <b>O narcisismo como variável preditora da síndrome de burnout</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo teve como objectivo testar a hipótese de que traços narcísicos de personalidade são um factor facilitador de burnout, uma síndrome psicológica de exaustão emocional associada ao stress profissional crónico. Seguindo um delineamento correlacional, aplicou-se a uma amostra de 68 colaboradores de duas agências multinacionais de publicidade a escala Maslach Burnout Inventory e a Escala de Características Narcísicas de Personalidade de Leon Crochick. Os resultados suportaram, pelo menos parcialmente, a hipótese proposta. Quando os níveis de narcisismo são baixos ou médios a relação entre narcisismo e burnout segue linearmente o previsto no modelo: quanto mais fortes as características de personalidade narcísica do sujeito, maiores são os scores nos diversos factores de burnout, com uma incidência particularmente significativa na exaustão. Quando os níveis de narcisismo são elevados a relação parece estabelecer-se de forma contingente com a variável realização profissional. Enquanto o sujeito se sente profissionalmente realizado, o narcisismo funciona como uma variável protectora contra o burnout e o stress profissional. Quando o sentimento de insucesso profissional se torna impossível de negar, o sujeito fortemente narcísico desenvolve níveis elevados de burnout. Contudo o valor explicativo desta dimensão da personalidade foi menor do que outras dimensões de cariz organizacional.<hr/>This research, aimed at studying the relationship between narcissistic personality characteristics and burnout, tests a central hypothesis that narcissistic personality traits are a burnout facilitating factor. Following a correlacional design, the Maslach Burnout Inventory and the Crochick’s Scale of Narcissistic Personality Factors were given to a sample of 68 workers of two multinational advertising agencies. Results were compatible, at least partially, with the proposed hypothesis. When narcissism levels were low or average the relationship between narcissism and burnout followed what was predicted by the model: higher narcissistic personality characteristics led to higher scores in the different burnout factors, particularly exhaustion. When narcissism levels were high, the relationship seemed to follow a contingent relationship with Professional Efficiency. If the subject felt professionally successful, narcissism worked as a protective variable against burnout and job stress. If feelings of professional failure were predominant the highly narcissistic subject developed high levels of burnout. However, the overall explanatory power of the narcissist personality factor was lower than organisational factors. <![CDATA[<b>A bi-estabilidade nas representações de movimento humano a partir de estímulos visuais e auditivos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pouco se sabe acerca das interacções entre estímulos visuais e auditivos na percepção do movimento biológico. Dados recentes indicam que poderá haver uma área cerebral (STSp), que responde a estimulação de movimento biológico, tanto visual quanto auditiva. É provável que os processos intermodais em movimento biológico tendam para uma maior interacção e integração de pistas que em movimento rígido. Neste trabalho, procurou-se observar a natureza dessas interacções. Para tal, utilizaram-se estímulos visuais bi-estáveis, com um forte viés frontal. Compararam-se condições visuais, auditivas e audiovisuais. Os dados revelam efeitos de interacção entre estímulos. A condição audiovisual apresenta resultados globalmente melhores na redução do viés perceptivo e nas taxas de acerto.<hr/>There is not enough information about the interactions between visual and auditory stimuli in biological motion perception. Recent data suggests that there might be a brain area (STSp), which responds both to visual and auditory biological motion stimulation. It is also likely that the intermodal processes in biological motion should tend towards greater interaction and integration of stimuli. In this project, we intended to observe the nature of those interactions. To do so, we used strongly biased bistable visual stimuli. We then compared the visual, auditory and audiovisual conditions in two experiments. The results suggest interaction effects between the different stimuli. The audiovisual condition had the best results, both in the bias reduction and in the proportion of correct answers. <![CDATA[<b>O papel dos pais na execução de planos de carreira no Ensino Secundário</b>: <b>Perspectivas de pais e de estudantes</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo tem como objectivos analisar perspectivas de pais e alunos acerca do papel dos pais na execução de planos de carreira dos seus filhos e retirar implicações para a conceptualização da intervenção vocacional no Ensino Secundário, prosseguindo investigação anterior (Pinto, Taveira, & Fernandes, 2003). Através do método de grounded theory (cf. Strauss & Corbin, 1994, 1998) foram investigadas as perspectivas de um total de 62 participantes, através de questionário de resposta aberta (Pinto, 2000). Na perspectiva dos participantes, os pais podem contribuir para o desenvolvimento de carreira através da relação com os filhos e através da relação com o meio. Os participantes evidenciam o reconhecimento do papel dos pais no desenvolvimento vocacional dos filhos, através de atitudes parentais mais ou menos directivas, específicas e intencionais, e da participação e promoção de actividades. Isto traduz a necessidade da intervenção vocacional contemplar os contextos de vida e o seu papel no desenvolvimento da carreira.<hr/>The goals of this study are to assess parents’ role in the career choice implementation of children in high school, in the perspective of children and parents, and to conceptualize the vocational counselling in high school. This study continues a previous investigation on models of vocational interventions in Portuguese Secondary Schools (Pinto, Taveira, & Fernandes, 2003). Through the method of grounded theory (cf. Strauss & Corbin, 1994, 1998) were investigated the perspectives of a total of 62 participants, by using a open question questionnaire (Pinto, 2000). The results evidenced that parents may influence their children’s vocational development by the direct relation with them and by the indirect relation with others in the context. The participants recognize the parents’ role on their children career decision making and development through parental attitudes more or less directed, specific and intentional and concreteness of activities. The results show the need of expanding vocational interventions, taking into consideration the contexts of life and its role in the decision making and career development. <![CDATA[<b>A importância do livro <i>Psicologia Pedagógica</i> para a teoria histórico-cultural de Vigotski</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho objetiva apresentar uma análise sobre o livro de Lev S. Vigotski intitulado Psicologia Pedagógica publicado em 1926, com o objetivo de identificar alguns elementos que nos permita caracterizar o seu projeto científico para a psicologia. Assim, ao longo da análise, estabelecemos uma aproximação de Vigotski com o marxismo e com a dialética, indicando a intenção de Vigotski em construir uma psicologia enraizada no materialismo histórico e dialético e que tal proposição já estava idealizada no início de sua carreira, entre 1917-1923. Localizamos o livro Psicologia Pedagógica enquanto uma obra paradoxal pois ao mesmo em tempo que lança as bases para uma nova psicologia, não deixa de apontar o seu caráter transitório.<hr/>This work aims to present an analysis on book’s Lev S. Vigotski entitled Educational Psychology published in 1926, with the objective of identifying some elements that it allows us to characterize your scientific project for the psychology. Like this, along the analysis, we established an approach of Vigotski with the Marxism and with the dialetic, indicating the intention of Vigotski in building a psychology taken root in the historical materialism and dialetic and that such proposition was already idealized in the beginning of your career, among 1917-1923. We located the book Educational Psychology while a paradoxical work because to the same in time that throws the bases for a new psychology, it doesn’t stop pointing your transitory character. <![CDATA[<b>Educação, diferença e psicologia</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os modelos orientadores da intervenção do psicólogo educacional sugerem uma multiplicidade de oportunidades/opções que cada profissional terá que fazer. A investigação tem sugerido que a aprendizagem cooperativa conduz todos os alunos a uma melhor eficácia na aprendizagem. Apesar de muitos psicólogos ainda adoptarem uma perspectiva de intervenção individual, o objectivo deste ensaio é discutir as diferentes abordagens através dos quais a intervenção do psicólogo educacional cria e sustenta modelos de educação inclusiva. Este ensaio tem por base a convicção de Vigotsky de que todas as crianças, independentemente das suas necessidades, devem ter direito a frequentar a escola de ensino regular. Iniciando com a análise de três eixos essenciais: inclusão, necessidades educativas especiais e psicologia; termina com algumas sugestões que ajudam a definir o modo como a psicologia educacional pode contribuir para o sucesso de todos os alunos no ensino regular.<hr/>The models guiding the intervention of the educational psychologist suggest a multiplicity of opportunities / options that each professional will have to take. Research has long suggested that learning together leads all students to better results (e.g., Johnson & Johnson, 1990, 1994; Slavin, 1991). Although many psychologists still work only with an individual perspective, the purpose of this paper is to discuss the ways in which the educational psychology can create and sustain authentic inclusion settings. This is based on Vigotsky’s belief that all children, in spite of their disabilities, should have access to the regular school system. Starting from the analysis of three key aspects inclusion, special education needs and psychology; it concludes with some suggestions that help define how the educational psychology can contribute to the success of all students in the regular school system. <![CDATA[<b>Entrevista com o Professor Irving Kirsch - Uma conversa acerca da hipnose clínica e experimental</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta uma entrevista com o psicólogo, investigador e autor de referência na área da hipnose clínica e experimental Irving Kirsch. Esta entrevista foi realizada aquando de uma das visitas de Irving Kirsch a Portugal, e cobre os tópicos essenciais para uma introdução ao tema da hipnose clínica e experimental, permitindo a profissionais e público uma melhor compreensão do que é a hipnose clínica, quais as suas aplicações, particularmente em contextos de saúde e qual o estado da arte da investigação em hipnose experimental. São ainda abordados os cuidados a ter na decisão de usar a hipnose em saúde e na selecção de entidades legítimas de formação em hipnose<hr/>This article presents a transcript of an interview with the psychologist, researcher and reference author in the field of hypnosis Irving Kirsch, PhD. The interview took place in one of his visits to Portugal, and covers the main topics for a basic introduction to the theme of clinical and experimental hypnosis, allowing both professionals and public to better understand what is hypnosis, its applications in clinical and health contexts, and the state of the art of the research in the field. Professional issues such as the decision about using hypnosis in health care as well as how to choose legitimate opportunities of training are also addressed.