Scielo RSS <![CDATA[Análise Psicológica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0870-823120170003&lang=en vol. 35 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>A experiência do bebé na creche</b>: <b>Perceções de mães e de educadoras no período de transição do contexto familiar para a creche</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en A transição do bebé para a creche constitui um processo crítico e complexo para os profissionais das creches, as famílias e as crianças, que experienciam a separação dos pais e a adaptação a um novo espaço, a novas rotinas e a novas pessoas com quem passam a interagir (Datler, Ereky-Stevens, Hover-Reisner, & LarsErik Malmberg, 2012). Assim, uma transição cuidadosamente planificada deve ser integrada no funcionamento global da creche procurando identificar fatores que influenciam a adaptação do bebé ao novo contexto e fatores que promovam a continuidade de práticas e rotinas entre o contexto de creche e o contexto familiar (Peixoto, Coelho, Pinto, Cadima, Barros, & Pessanha, 2014). Este estudo visa contribuir para a compreensão da experiência do bebé no período de transição do ambiente familiar para a creche, analisando a perceção das mães e das educadoras acerca do estado emocional do bebé, da manutenção das rotinas e da comunicação família-creche nesse período. Mães e educadoras de 90 bebés da Grande Área Metropolitana do Porto responderam ao Questionário de Experiência na Creche (Skouteris & Dissanayake, 2001), na primeira e na quarta semana de frequência da creche. A perceção das mães e educadoras acerca do estado emocional dos bebés, da manutenção das rotinas e comunicação família-creche foi positiva, verificando-se perceções mais positivas das educadoras relativamente ao estado emocional e à comunicação família-creche. Da primeira para a quarta semana registou-se (a) uma avaliação mais positiva do estado emocional dos bebés, percebido pelas mães e educadoras; e (b) uma diminuição da frequência da comunicação. Adicionalmente, os resultados indicam que um estado emocional dos bebés mais positivo parece estar associado a uma maior frequência de comunicação entre a família e creche, relatada pelas educadoras. Foi ainda verificado que as crianças que permanecem menos tempo na creche na primeira semana são as que apresentam um estado emocional mais positivo na quarta semana, de acordo com a perceção das educadoras. Este estudo parece sublinhar o cuidado das famílias e educadores na transição dos bebés para a creche e destacar a importância do envolvimento das famílias e profissionais para um melhor ajustamento do bebé.<hr/>Infants’ transition to day-care center is a critical and complex process for professionals working in the day-care centers, families and children who experience parental separation and adaptation to a new space, new routines and new people with whom they have to interact (Datler, ErekyStevens, HoverReisner, & LarsErik Malmberg, 2012). As such, a carefully planned transition must be part of the day-care center global functioning, which shall try to identify factors that influence infant adaptation to the new context and factors that promote the continuity of practices and routines between both day-care center and family contexts (Peixoto, Coelho, Pinto, Cadima, Barros, & Pessanha, 2014). This study aims to contribute to the understanding of infant experience during the transition period from the family environment to the day-care center, analyzing mothers’ and teachers’ perception of the infant’s emotional state, the maintenance of routines between settings and the frequency of parent-daycare center communication during this period. Mothers and teachers of 90 infants of the Great Metropolitan Area of Oporto replied to the Questionnaire of Experience in the Day-care center (Skouteris & Dissanayake, 2001), in the first and in the fourth week of the day-care center attendance. Mothers’ and teachers’ perception of infants’ emotional state and frequency of communication between family and day care was positive, with teachers showing a more positive perception regarding both their emotional state and communication. From the first to the fourth week (a) a more positive evaluation regarding the emotional state of the infants was reported by the mothers and the teachers, as well as (b) a decrease in frequency of communication. Additionally, results indicate that more positive emotional state of the infants seems to be associated with higher communication frequency between the family and day-care center personnel, reported by the teachers. It was also verified that children who remain less time in the day-care center during the first week are those who show a more positive emotional state in the fourth week, according to teachers’ perceptions. This study seems to highlight the care of both families and teachers during infants’ transition to day-care center and to emphasize the importance of the involvement of both families and professionals in order to allow for a better adjustment of the infant. <![CDATA[<b>Discursos políticos e retórica em torno da Lei da Unicidade Sindical na revolução portuguesa de 1974</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho tem como objectivo principal entender, através da análise dos discursos políticos em torno da Lei da Unicidade Sindical que ocorreu no contexto revolucionário do pós 25 de Abril de 1974 em Portugal, de que forma as partes em contenda construíram diferentes concepções sobre as modalidades de organização laboral. Baseados, por um lado, nas propostas de análise de discursos dialógicos de Marková (2006), assim como nos modelos de análise de discurso retórico de Billig (1991) e Castro (2002), e, por outro lado, nas noções de dicotomias argumentativas ou polaridades ideológicas de Van Dijk (2006), procedeu-se à reconstrução dos discursos veiculados nos argumentários, tendo-se verificado que determinados termos - como Sindicatos ou Liberdade - assumem diferentes sentidos para cada das partes em contenda. Verificou-se também que determinados mecanismos retóricos elencados por Castro (2002) e Amaral e Pereira (2014) são tendencialmente usados por cada um dos lados. Adicionalmente, a análise do corpus de discursos políticos permitiu relevar um mecanismo próprio das comunicações unidireccionais persuasivas (como a propaganda), que não sendo característico dos discursos dialógicos, permite aceder às dicotomias argumentativas/polaridades ideológicas que sustentam as diferentes concepções sobre as modalidades de organização laboral propostas à época.<hr/>The main objective of the present work is to understand how the different opposing parties have formed different conceptions of the models of labour organisation through the analysis of political discourses around the Law on Union Uniqueness in the revolutionary context post-25th April 1974 in Portugal. On the one hand, the analysis is based on the proposed analysis of dialogical discourses by Marková (2006), as well as the analysis models on the rhetorical discourse by Billig (1991) and Castro (2002). On the other hand, it is based on the notions of argumentative dichotomy or ideological polarities by Van Dijk (2006). The discourses conveyed were reconstructed and it was verified that certain terms - like Union or Freedom - assume different meanings depending on the contending party. It was also found that certain rhetoric mechanisms listed by Castro (2002) and Amaral and Pereira (2014) tend to be used by each of the sides. Additionally, the analysis of the corpus of political discourses enables the identification of the persuasive unidirectional communications’ own mechanism (such as propaganda). Although this is not typical in dialogical discourses, it enables the access to the argumentative dichotomies/ideological polarities that sustain the different conceptions on the modalities of labour organisation proposed at the time. <![CDATA[<b>Mathematics</b>: <b>I don’t like it! I like it! Very much, a little, not at all... Social support and emotions in students from 2<sup>nd</sup> and 3<sup>rd</sup> cycles of education</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en This research analyses achievement emotions and their relationship to perceived classroom support (teacher and peers) as well as the effects of grade, achievement and gender on emotions in a specific subject domain: mathematics. The participants were 1.494 Portuguese students from the sixth and eighth grades who were asked about their perceptions of teacher and peer support and their achievement emotions towards mathematics (Boredom, Hopelessness, Anger, Anxiety, Enjoyment, Pride and Relief) in two different settings (classroom and test). Results provide empirical evidence that student perceptions of classroom support were positively related to positive activating emotions and negatively related to negative emotions. Furthermore students with higher mathematics grades were found to have higher scores in positive emotions and lower scores in negative emotions in both classroom and test situations. A decrease in positive emotions and an increase of negative emotions in older students were also found. In regard to gender the analysis highlighted that positive class emotions were not significantly different, and show a significant effect on Anxiety with girls achieving higher scores than boys. In the test situation gender had a significant effect on Hopelessness, Anxiety and Relief, with girls showing higher scores than boys. For positive test emotions boys reported more Enjoyment and Pride than girls.<hr/>Nesta investigação pretendeu-se analisar a relação entre as emoções de realização e a perceção de suporte em sala de aula (Professores e colegas), bem como os efeitos do ano de escolaridade, do desempenho e do género nas emoções em matemática. Participaram 1.494 estudantes portugueses do sexto e oitavo ano de escolaridade que foram questionados sobre as suas perceções relativamente ao apoio dos colegas e do professor de matemática e ainda, sobre as suas emoções em relação à matemática (aborrecimento, desânimo, raiva, ansiedade, prazer, orgulho e alívio), em dois contextos diferentes (sala de aula e teste). Os resultados colocaram em evidência que as perceções dos estudantes sobre o suporte em sala de aula estavam positivamente correlacionadas com as emoções ativadoras positivas e negativamente correlacionadas com as emoções negativas. Além disso, verificou-se que os alunos com notas mais elevadas a matemática apresentaram valores mais altos nas emoções positivas e pontuações mais baixas nas emoções negativas, quer na situação de sala de aula quer na de teste. Ao compararmos os valores obtidos pelos alunos de acordo com o ano de escolaridade, verificou-se uma diminuição das emoções positivas e um aumento das emoções negativas nos alunos do oitavo ano. Em relação ao género, constatou-se que as emoções positivas em sala de aula não eram significativamente diferentes, verificando-se um efeito significativo desta variável na Ansiedade com as meninas a apresentarem valores mais altos do que os rapazes. Na situação de teste, o género teve um efeito significativo no Desânimo, na Ansiedade e no Alívio, tendo as raparigas apresentado valores mais elevados do que os rapazes. Para as emoções positivas na situação de teste os rapazes revelaram ter mais Prazer e Orgulho do que meninas. <![CDATA[<b>Satisfação com a vida em pessoas seropositivas ao vírus da SIDA</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O principal objetivo deste estudo consiste em compreender algumas variáveis envolvidas na satisfação com a vida na Infeção VIH/SIDA, e determinar um modelo preditor da mesma. É um estudo descritivo desenvolvido com uma amostra de 40 adultos com diagnóstico de Infeção VIH/SIDA, sendo 62,5% homens. Os instrumentos utilizados foram: Questionário sociodemográfico e clínico, Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS), Escala de Sentido de Vida, Escala de Satisfação com a Vida e Brief-Cope. Os resultados obtidos sugerem que não existem diferenças nas caraterísticas sociodemográficas e clínicas em relação à satisfação com a vida. Contudo, verificou-se a existência de associações entre a satisfação com a vida e o sentido de vida, o mal-estar psicológico e o coping. O modelo preditor da satisfação com a vida contempla o mal-estar psicológico e o sentido de vida, é significativo e explica 33.1% da variância. A intervenção psicológica junto desta população deve contemplar estes fatores, promovendo a perceção da satisfação com a vida, facilitando o sentido de vida, respostas de coping positivas e diminuindo o mal-estar psicológico de forma a promover a adaptação à doença.<hr/>The main objective of this study is to analyze some variables related to life satisfaction in VIH/SIDA Infection. We intend to observe associations between socio-demographic characteristics, clinical, and psychological variables as the meaning in life, distress and problem-solving responses (coping) with life satisfaction. This is a descriptive study conducted with a sample of 40 adult patients diagnosed with VIH/SIDA Infection. The instruments used were Questionnaire characterization of the sample, Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS), Meaning in Life Scale, Satisfaction with Life Scale and Brief-Cope. The results suggest that there are no differences in sociodemographic and clinical characteristics in relation to life satisfaction. However, we found the existence of associations between life satisfaction and meaning in life, distress and coping. The model to predict life satisfaction contemplates distress and meaning in life, and explains 33.1% of variance. Psychological intervention with this population should consider these factors facilitating life meaning, positive coping responses and decreasing the distress in order to promote adaptation to disease. <![CDATA[<b>Expressividade emocional da criança e expressividade emocional atribuída às personagens nas narrativas das crianças maltratadas e não maltratadas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo tem como objetivo analisar a expressividade emocional nas narrativas das crianças maltratadas e não maltratadas. Participaram, nesta investigação, 100 crianças, entre os 5 e os 8 anos. Destas, 50 sofreram experiências de mau-trato e encontravam-se institucionalizadas, enquanto as restantes 50 não sofreram mau-trato e viviam com a família biológica. Foi apresentado às crianças um conjunto de seis inícios de histórias, que lhes era pedido para completar. A intensidade da expressividade emocional da criança e da expressividade atribuída às personagens, bem como a coerência entre ambas, foi analisada com base no Sistema para Codificar as Emoções na Attachment Story Completation Task. Foram, também, avaliadas a competência cognitiva verbal e não-verbal das crianças. Não foi observado um efeito do mau-trato na expressividade emocional, mas foi observado um efeito estatisticamente significativo da competência cognitiva não-verbal na expressividade emocional negativa da criança. Os resultados deste estudo apontam para a existência de semelhanças entre os dois grupos de crianças e contribuem para a compreensão do desenvolvimento emocional de crianças provenientes de populações de risco.<hr/>This study aims at analyzing emotional expressiveness in the narratives of maltreated and nonmaltreated children. A hundred children aged between 5 and 8 years old have participated in this study: 50 have been maltreated and were institutionalized, while the other 50 have not suffered maltreatment and lived with their biological families. Children were asked to complete a set of six story-stems. The intensity of the character’s emotional expressiveness, as well as the coherence between them, was analysed with Emotions Coding System in the Attachment Story Completation Task. Children’s verbal and nonverbal cognitive competence was also assessed. There was no significant effect of maltreatment on emotional expressiveness, but a statistical significant effect of the nonverbal cognitive competence on children’s negative emotional expression was observed. These results highlight the existence of similarities between the two groups of children and contribute to understand emotional development in children from risk populations. <![CDATA[<b>Efeitos individuais e familiares em crimes</b>: <b>Abuso sexual, violência conjugal e homicídio</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Entre as diversas explicações sobre o crime e a delinquência a família ocupa um lugar de eleição. Para além da literatura demonstrar que a família assume um papel crucial, existem outros autores que nos dão conhecimento da Teoria Geral do Crime, que pretende explicar que o autocontrolo é a variável central na delinquência e no comportamento criminal em geral. Ainda, outros investigadores evidenciam também que a falta de aprendizagem de um repertório emocional adequado, nomeadamente a inteligência emocional, pode estar associada à origem do comportamento criminal. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar se existem diferenças ao nível do funcionamento familiar (rácio total, coesão, flexibilidade e comunicação), do autocontrolo e da inteligência emocional em função de três crimes: abuso sexual, violência conjugal e homicídio. Participaram 92 sujeitos, reclusos, do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 20 e os 73 anos de idade. Os resultados mostram que os participantes, independentemente do tipo de crime, têm uma perceção semelhante sobre o funcionamento familiar, ou seja, não existem diferenças ao nível da coesão e da flexibilidade. Contudo, no que se refere à comunicação na família, os abusadores sexuais apresentam indicadores comunicativos inferiores. Relativamente à expressão emocional e à capacidade para lidar com as emoções também foram os abusadores sexuais que apresentaram maiores défices emocionais. Foram igualmente os abusadores sexuais que apresentaram maiores níveis de autocontrolo. Limitações e implicações práticas e teóricas deste estudo são discutidas com base na literatura.<hr/>Amongst the various explanations for a delinquent career, the family occupies a place of choice. Despite literature indicating to us that the family plays a crucial role, there are other authors, who show us The General Theory of crime, that claims to explain that self-control is a central variable in delinquent behavior. In addition, other researchers show that the failure to learn an adequate emotional repertoire, namely emotional intelligence, can, sometimes, be associated with the origin of delinquent behaviour. The objective of this work is to analyse the relationship between the functioning of the family (total ratio, cohesion, flexibility and comunication), the self-control and emotional intelligence in subjects who have been condemned for crimes of sexual abuse, domestic violence and homicide. 92 male inmate subjects, aged between 20 and 73 participated. By means of the results, we established that the subjects have a similar perception as to how their families are organised, except in communication, where the sexual abusers showed inferior communication indicators. At the level of emotional expression and the capacity to deal with emotions, significant differences were also found, with the sexual abusers showing greater emotional deficits. With self-control, it was likewise the sexual abusers who showed the highest levels of self-control. Limitations and practical and theoretical implications of this study are discussed based on literature. <![CDATA[<b>A Kohutian approach to indecisiveness</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Career indecision is a classic topic in vocational psychology and presently it is regarded as a multidimensional construct. Career undecided individuals have been classified into two main categories. The first corresponds to a normal phase, in development terms, of career exploration of alternatives that precedes investment in a specific career option. The second, normally called indecisiveness, is of more structural nature. For indecisive individuals, and not simply undecided, the decision making process, including career choice, tends to be a difficult task. The identification of the determinants of indecisiveness has important implications for career counseling. Based on the self-psychology of Heinz Kohut, the primary purpose of this study was to analyze the role of goal instability and self-esteem, two markers of the self's maturity according to this psychological framework of psychoanalytical orientation, in the prediction of indecisiveness. A regression analysis was applied to a Portuguese high-school sample of 314 secondary school students. Overall, the regression equation accounted for 35% of indecisiveness scores. Implications for career theory and counseling are discussed.<hr/>A indecisão vocacional é um tópico clássico da psicologia vocacional e é presentemente considerada um constructo multidimensional. Os indivíduos vocacionalmente indecisos podem ser classificados em duas categorias principais. A primeira corresponde a uma fase normal, ao nível do desenvolvimento, de exploração de alternativas vocacionais que precede o investimento numa opção de carreira específica. A segunda, normalmente designada de indecisão generalizada, tem uma natureza mais estrutural. Para os indivíduos cronicamente indecisos, e não simplesmente vocacionalmente indecisos, o processo de tomada de decisão, incluindo a escolha vocacional, tende a ser uma tarefa difícil. A identificação dos determinantes da indecisão generalizada tem importantes implicações para a consulta de carreira. Baseado na teoria da psicologia do self de Heinz Kohut, o objetivo principal deste estudo foi o de analisar o papel da instabilidade de objetivos e da autoestima, dois marcadores da maturidade do self de acordo com esta abordagem psicológica de orientação psicanalítica, na predição da indecisão generalizada. Uma análise de regressão foi aplicada a uma amostra de 314 estudantes do ensino secundário. A equação de regressão explicou 35% da variância dos resultados da indecisão generalizada. São abordadas implicações para a teoria e consulta vocacionais. <![CDATA[<b>Compreensão de textos</b>: <b>Diferenças em função da modalidade de apresentação da tarefa, tipo de texto e tipo de pergunta</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Na literatura têm sido discutidos diversos fatores que podem influenciar a dificuldade das tarefas de compreensão de textos e, consequentemente, o desempenho dos sujeitos na avaliação. O objetivo deste estudo é perceber se a dificuldade das tarefas de avaliação da compreensão de textos varia em função da modalidade da tarefa de avaliação (oral versus escrita), do tipo de texto (narrativo versus informativo) e do tipo de compreensão avaliado pelas perguntas apresentadas (literal versus inferencial). Avaliaram-se 300 alunos do quarto ano de escolaridade, administrando quatro testes de compreensão de textos: Teste de compreensão de textos na modalidade oral-narrativo, Teste de compreensão de textos na modalidade oral-informativo, Teste de compreensão de textos na modalidade de leitura-narrativo, Teste de compreensão de textos na modalidade de leitura-informativo. Os resultados mostraram a inexistência de diferenças estatisticamente significativas na média da dificuldade das perguntas de compreensão oral e de compreensão da leitura, entre a dificuldade média das perguntas relativas a texto narrativo e informativo e entre a média da dificuldade das perguntas de compreensão literal e inferencial. Não foram observados efeitos de interação. Discutem-se as implicações destes resultados para a avaliação e intervenção no domínio da compreensão de textos, tendo em conta algumas limitações deste estudo.<hr/>Several factors that can influence the difficulty of the text comprehension tasks, and therefore the performance of the individuals, have been discussed in the literature. The goal of this study is to investigate if the difficulty of the text comprehension tasks varies as a function of the modality of the assessment task (oral versus written), the type of text (narrative versus informative) and the type of comprehension assessed by the questions (literal versus inferential). Three hundred students of the fourth grade were assessed using four text comprehension measures: Test of Listening Comprehension of Narrative Texts, Test of Listening Comprehension of Informative Texts, Test of Reading Comprehension of Narrative Texts, and Test of Reading Comprehension of Informative Texts. The results indicated the inexistence of statistically significant differences in the mean difficulty of listening and reading comprehension questions, as well as between the mean difficulty of questions related to narrative and informative texts and literal and inferential questions. No interaction effects were observed. The implications of these results are discussed considering their importance for the selection of the material to be used in the assessment and intervention in the text comprehension area. Some limitations of the study are also highlighted. <![CDATA[<b>Translation and validation of two questionnaires assessing fear of flying for Portuguese language</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en The present paper describes the translation process and psychometric properties of the Portuguese versions of two self-report scales for fear of flying assessment: FAS and FAM. Internal consistency and convergent and divergent validities were assessed in a sample of 960 Portuguese speaking population. Results confirmed FAS-PT as a 3 factor model and FAM-PT as a 2 factor model, like the original versions. Cronbach’s α coefficient showed excellent values for FAS-PT (.99) and FAM-PT (.97). Convergent validity showed a strong correlation in both scales, with r values between .75 and .87. In opposite, divergent validity presented a poor correlation in both scales, with r values between .28 and .38. The study informs about the validity and reliability of these scales, enabling their use within Portuguese language speakers, for investigation and clinical settings. Nevertheless, this study should be replicated in other samples and other forms of validity should be explored.<hr/>O presente artigo descreve o processo de tradução para Português e as propriedades psicométricas de duas escalas de fobia de voo: FAS e FAM. A consistência interna e as validades convergente e divergente foram avaliadas numa amostra de 960 indivíduos de língua portuguesa. Os resultados confirmaram a FAS-PT como um modelo de 3 fatores e a FAM-PT de 2 fatores, tal como nas suas versões originais. O coeficiente α de Cronbach demonstrou valores excelentes tanto para a FAS-PT (.99) como para a FAM-PT (.97). A análise de validade convergente apresentou correlações fortes em ambas as escalas, com valores de r a variar entre .28 e .38. A análise de validade divergente apresentou correlações fracas em ambas as escalas, com valores de r a variar entre .28 e .38. Este estudo dá informações sobre a validade e fiabilidade destas escalas, permitindo a sua utilização com populações de língua portuguesa, em contexto de investigação e clínico. Contudo, este estudo deverá ser replicado noutras populações e novas formas de validade deverão ser exploradas. <![CDATA[<b>Cinismo organizacional</b>: <b>Estudo preliminar de adaptação de uma escala de medida para o contexto português</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O cinismo organizacional, entendido como uma atitude de descrença em relação à organização e à sua gestão, resultante da falta de congruência das práticas de gestão e traduzida por sentimentos e comportamentos negativos, é um constructo que tem vindo a ser recentemente sujeito a diversos estudos. Para a medição deste constructo têm sido utilizados dois questionários, sendo que nenhum dos quais está estudado para o contexto português. Assim, o presente estudo consistiu na adaptação da escala de medida do cinismo organizacional proposta por Brandes, Dharwadkar e Dean (1999) para o contexto português. Os resultados obtidos seguem na linha da proposta dos autores, apontando para o caráter tridimensional do constructo, embora não permitam rejeitar a possibilidade de este ser unidimensional. Os resultados sugerem um instrumento com boas propriedades de medida. Foram discutidas as implicações destes resultados.<hr/>Organizational cynicism, understood as an attitude of disbelief towards the organization and its management, resulting from the lack of coherence of management practices and translated by negative feelings and behaviors, is a construct that has recently been subjected to several studies. For the measurement of this construct two questionnaires have been used, although none of them has been studied for the Portuguese context. Thus, the present study consisted in the adaptation of the measurement scale of organizational cynicism proposed by Brandes, Dharwadkar and Dean (1999) for the portuguese context. The results follow the proposal of the authors, pointing to the three-dimensional character of the construct, although not rejecting the possibility of its uni-dimensionality. The results suggest an instrument with good properties of measurement. The implications of these results are discussed. <![CDATA[<b>Adaptação da Escala de Pensamentos Automáticos Negativos Pós-Parto para a população portuguesa</b>: <b>Estudos psicométricos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os pensamentos automáticos negativos têm um papel relevante na sintomatologia depressiva, nomeadamente no período do pós-parto. O presente estudo teve como objetivo a validação para a população portuguesa da Escala de Pensamentos Automáticos Negativos Pós-Parto (EPANP), que foi desenvolvida para avaliar a frequência de pensamentos negativos no período pós-parto. A amostra foi constituída por 387 mulheres no pós-parto que responderam a um protocolo de avaliação, num único momento de avaliação. A análise fatorial confirmatória sugere que a versão portuguesa apresenta uma estrutura bidimensional: (1) Avaliação de Cognições, Emoções e Situações (ACES) e, (2) Pensamentos Negativos Relacionados com o Bebé e com a Maternidade (PNRBM). A consistência interna é de .90 para o fator ACES e .75 para o fator PNRBM. A EPANP correlaciona-se de forma positiva com a sintomatologia depressiva e com os pensamentos negativos gerais, e de forma negativa com a autocompaixão e com a subescala de pensamentos automáticos positivos. Por fim, as pontuações da EPANP revelam-se diferentes em função da presença/ausência de sintomatologia depressiva e da presença/ausência de antecedentes depressivos. Assim, a EPANP apresenta bons indicadores de validade de construto, validade convergente, validade de critério e de fidelidade.<hr/>Negative automatic thoughts play an important role in depressive symptoms, namely in the postpartum period. This study aimed to adapt the Postnatal Negative Thoughts Questionnaire (PNTQ) for the Portuguese population, which was developed to assess the frequency of negative thoughts in postpartum period, and to examine its psychometric properties. The sample consisted of 387 postpartum women who answer to a cross-sectional survey. Confirmatory factor analysis suggests that the Portuguese version had a two-dimensional structure: (1) Appraisals of Cognitions, Emotions and Situations (ACES), and (2) Baby-Related and Motherhood Negative Thoughts (BRMNT). Internal consistency is .90 and .75 for the ACES and BRMNT factors, respectively. EPANP correlates positively with depressive symptoms and negative thoughts, and negatively with self-compassion and positive automatic thoughts. Finally, the EPANP scores were found to be different as a function of the presence/absence of depressive symptomatology and the presence/absence of depressive history. The PNTQ presents good indicators of convergent and known-groups validity and good reliability.