Scielo RSS <![CDATA[Análise Psicológica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0870-823120210001&lang=pt vol. 39 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Controlo com esforço avaliado através do relato parental e de observação laboratorial e ajustamento na idade pré-escolar]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312021000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Effortful control is a key aspect of children’s self-regulation showing a remarkable progress in early childhood. This study explored the relationship between effortful control, externalizing and internalizing problems and prosocial behaviour in young children. The sample was composed by 31 Portuguese children, aged between 3 and 6-years-old, and their parents. Effortful control was assessed by behavioural tasks (Tower of Patience, Bead Sorting) and the very short form of the Child Behavior Questionnaire administered to the parents. Internalizing and externalizing problems, as well as prosocial behaviour, were measured through the Strengths and Difficulties Questionnaire, answered by the parents. The results show that higher levels of effortful control are related to less externalizing problems and higher levels of prosocial behaviour. No significant associations were found between effortful control and internalizing problems. The mechanisms that may explain the different patterns of associations between effortful control and internalizing and externalizing problems in early childhood are discussed.<hr/>Resumo O controlo com esforço é um aspeto fundamental da autorregulação das crianças, revelando um desenvolvimento acentuado durante os anos pré-escolares. Este estudo explorou a relação entre o controlo com esforço, problemas de externalização e internalização e o comportamento pró-social em crianças pequenas. A amostra foi composta por 31 crianças portuguesas, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, e respetivos pais. O controlo com esforço foi avaliado através de tarefas comportamentais (Torre da Paciência e Ordenar Elásticos) e através da versão muito breve do Questionário sobre o Comportamento da Criança administrado aos pais. Os problemas de internalização e externalização, bem como o comportamento pró-social, foram avaliados através do Questionário de Capacidades e Dificuldades, preenchido pelos pais. Os resultados revelam que níveis mais elevados de controlo com esforço estão relacionados com menos problemas de externalização e níveis mais elevados de comportamento pró-social. Não foram encontradas associações significativas entre o controlo com esforço e problemas de internalização. Os mecanismos que podem explicar os diferentes padrões de associações entre o controlo com esforço e os problemas de internalização e externalização na idade pré-escolar são discutidos. <![CDATA[Práticas parentais de socialização das emoções da mãe e do pai na adolescência: Uma revisão sistemática da literatura]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312021000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This paper reviews the available research exploring Emotion Socialization Parenting Practices (ESPP) of mothers and fathers of adolescents. PRISMA guidelines for systematic review were used to conduct the literature search. Seven studies that met the criteria were included, indicating insufficient research focusing simultaneously mother and fathers’ ESPP. In general, the studies presented good methodological quality. Results suggest that both parents show more positive ESPP than negative. However, mothers tend to have more positive ESPP than fathers and fathers tend to show more negative ESPP than mothers. The association of parental ESPP with adolescent’s psychological outcomes appears to vary with parent’s gender and with the type of outcomes (externalizing vs. internalizing symptoms). When considering the combined effects of mother and father ESPP, the results showed that parental consistency in the use of negative ESPP was associated with higher levels of adolescent psychopathology.<hr/>Resumo Este artigo revê a investigação disponível que explora as Práticas Parentais de Socialização das Emoções (PPSE) de mães e pais de adolescentes. Na condução da pesquisa bibliográfica foram seguidas as diretrizes PRISMA para revisões sistemáticas. Foram incluídos apenas sete estudos que cumpriam os critérios, indicando pesquisas insuficientes a focar simultaneamente as PPSE de mães e pais. Em geral, os estudos apresentaram uma boa qualidade metodológica. Os resultados sugerem que ambas as figuras parentais revelam mais PPSE positivas do que negativas. Contudo, as mães tendem a ter mais PPSE positivas do que os pais e os pais tendem a revelar mais PPSE negativas do que as mães. A associação entre as PPSE e os outcomes psicológicos nos adolescentes parece variar com o género da figura parental e o tipo de outcome (sintomatologia externalizada vs. internalizada). Quando se considera os efeitos combinados das PPSE da mãe e do pai, os resultados mostram que a consistência parental no uso de PPSE negativas está associado a níveis mais elevados de psicopatologia no adolescente. <![CDATA[Perfis de comportamento inibido e sintomas de ansiedade em idade pré-escolar]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312021000100027&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A inibição comportamental (IC) em idade pré-escolar pode ser definida com o retraimento biologicamente determinado perante pessoas, situações e atividades novas e associa-se a um risco acrescido de se vir a desenvolver sintomas de ansiedade. Apesar da IC não ser um conceito unitário, poucos estudos até à data procuraram caracterizar diferentes subgrupos de crianças, com recurso a medidas multidimensionais de relato parental, e compará-los relativamente à manifestação de sintomas de ansiedade. Este estudo teve como objetivos identificar diferentes perfis de crianças com IC e explorar se estes diferentes perfis se distinguem ao nível da sintomatologia ansiosa. Centro e oito mães de crianças, com uma média de idade de 54 meses preencheram o Behavioral Inhibition Questionnaire e o Preschool Anxiety Scale. Foram identificados dois perfis: crianças com níveis elevados, e médios de IC. As crianças com níveis elevados de IC apresentaram mais sintomas de ansiedade generalizada, ansiedade social e medo de danos do que as crianças com níveis médios de IC. Estas diferenças foram de maior magnitude para os sintomas de ansiedade social. Os resultados obtidos veem reforçar a importância de se intervir precocemente com as crianças que, já nas idades pré-escolares, evidenciem níveis elevados de IC.<hr/>Abstract Behavioral inhibition (BI) during the preschool years can be defined as a biologically-based wariness when exposed to novel people, situations and activities, and has been associated with an increased risk of developing anxiety symptoms. Although BI is not a unitary concept, to date, few studies aimed to characterize different subgroups of children, using multidimensional parental measures, and compare them in terms of anxiety symptoms. This study aimed to identify different profiles of children with BI and explore potential differences concerning anxiety symptoms. One hundred and eight mothers of children with a mean age of 54 months completed the Behavioral Inhibition Questionnaire and the Preschool Anxiety Scale. Two profiles of children were identified: children with high and medium levels of BI. Children with high levels of BI displayed more generalized anxiety, social anxiety and physical injury fears symptoms than children with average BI levels. These differences were of greater magnitude for social anxiety symptoms. These findings highlight the importance of early intervention with children who display high levels of BI as early as the preschool years. <![CDATA[Estereótipos, emoções e comportamentos em contexto intergrupal em Portugal]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312021000100039&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Stereotype content has been much studied since the classic study by Katz and Braly (1933). The results obtained in these studies have been fundamental to building more complex experiments in order to explore the formation, purpose and maintenance of stereotypes. In Portugal, to our knowledge, the existing studies are quite scarce, and in some cases non-existent, particularly related to some social groups of interest. Furthermore, continuous social changes may bring variation in the meaning and importance of each attribute. The goal of this study is to explore and pre-test the stereotype content of 12 social groups in Portugal. Ninety-eight participants recruited online via social media responded to 35 stereotypic traits and their valence, 21 emotions and 12 behavioural tendencies related to these social groups. The results allow not only the selection of, for each group, the stereotypic traits, emotions, and behavioural tendencies that are significantly different from the midpoint of the scale, but also the identification of traits, emotions and behavioural tendencies that best seem to differentiate the different groups.<hr/>Resumo O conteúdo dos estereótipos tem sido muito estudado desde o clássico estudo de Katz e Braly (1933). Os resultados obtidos nestes estudos têm sido fundamentais na construção de estudos mais complexos no sentido de explorar a formação, propósito e manutenção dos estereótipos. Do nosso conhecimento, em Portugal, os estudos neste campo são poucos ou até inexistentes, particularmente relacionados com alguns grupos sociais. Além disso, as mudanças sociais contínuas podem trazer variação no significado e importância de cada atributo. O objetivo deste estudo é explorar e pré-testar o conteúdo dos estereótipos de 12 grupos sociais em Portugal. Noventa e oito participantes recrutados online, através das redes sociais, avaliaram 35 traços estereotípicos e a sua valência, 21 emoções e 12 tendências comportamentais relacionadas com estes grupos sociais. Os resultados permitem não apenas a seleção, para cada grupo, dos traços estereotípicos, das emoções e das tendências de comportamento que são significativamente diferentes do ponto médio da escala, mas também a identificação de traços, emoções e tendências de comportamento que melhor parecem diferenciar os diferentes grupos. <![CDATA[“Aventuras do Búzio e da Coral” - Benefícios do jogo de prevenção universal do abuso sexual para crianças em idade escolar]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312021000100053&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O abuso sexual é uma problemática com elevada prevalência e com um impacto negativo muito significativo na vida de uma criança ou jovem, da sua família e da comunidade. Neste contexto, é fundamental disseminar a utilização de materiais de prevenção universal. No presente artigo procurou-se avaliar em que medida o jogo “Vamos prevenir! As aventuras do Búzio e da Coral” (Agulhas et al., 2016), destinado a crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade, promove um conjunto de conhecimentos para lidar com a problemática do abuso sexual. Para o efeito, foi levado a cabo um estudo quantitativo (com pré e pós teste), com uma amostra de 101 crianças dessa faixa etária e de ambos os sexos, que jogaram o jogo. Os resultados demonstram que as crianças avaliam o jogo de uma forma muito positiva, verificando-se uma diminuição estatisticamente significativa de respostas incorretas e de respostas incertas do pré-teste (i.e., antes de jogar o jogo) para o pós-teste (i.e., após jogar o jogo). Ainda que modestos, estes resultados apontam para a importância de apostar em materiais que procurem aumentar a compreensão das crianças sobre os riscos e potenciar fatores de proteção no âmbito da problemática do abuso sexual.<hr/>Abstract Sexual abuse is a high prevalence problematic that has a very significative and negative impact in a child or young person’s life, its family and the community. Disseminating the usage of universal prevention programs is fundamental. The aim of this study is to analyze whether the game “Vamos prevenir! As aventuras do Búzio e da Coral” (Agulhas et al., 2016), designed to be played by children between 6 and 10 years old, promotes the acquisition of knowledge to deal with eventual sexual abuse situations. We developed a quantitative study (with pre and post test), with a sample of 101 children from that age group, male and female, which had played the game. The results show that children evaluated the game in a very positive way; statistically significant differences in the number of incorrect and uncertain answers were found from the pre to the post test. Although modest, these results show the importance of increasing children’s understanding about sexual abuse enhancing protection factors. <![CDATA[O coping modera o efeito da ameaça financeira na satisfação com a vida? Uma análise multigrupo]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312021000100065&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The year of 2007 was marked by one of the most severe global financial crises, which led to an increase of psychopathological symptoms that negatively affected life satisfaction. This research analyzed how financial threat was associated with life satisfaction and how coping, as a mediating variable, influenced this relationship. The theoretical model was tested through a sample of 901 Portuguese individuals, averaging 37 years old (SD=12.86). A structural equation modelling (SEM) was used to obtain the results, by using a multiple-group analysis. Overall, the results showed that financial threat is negatively associated with life satisfaction and that proactive coping strategies have a positive association with life satisfaction. The results obtained from coping as a mediating variable were not significant (considering the total sample). However, when we performed a multiple-group analysis, in the group of individuals with lower levels of financial threat, the mediation effect was statistically significant, showing an almost total attenuation of the crisis’s negative effects on life satisfaction. Thusly, we can infer that the mediating role of coping depends on the level of perceived financial threat. Since periods of financial threat have a negative impact on individuals’ psychological health, coping strategies can mitigate this relationship by decreasing the aforementioned negative impact.<hr/>Resumo O ano de 2007 foi marcado por uma das maiores crises financeiras de sempre, que levou a um aumento dos sintomas psicopatológicos que afetam negativamente a satisfação com a vida. Este estudo procurou analisar de que modo a ameaça financeira se associa com a satisfação com a vida e como o coping (utilizado como variável mediadora) influencia esta relação. O modelo teórico foi testado através de uma amostra composta por 901 indivíduos portugueses, com uma idade média de 37 anos (SD=12.86). Para a obtenção dos resultados, foi utilizado um modelo de equações estruturais (SEM) com uma análise multigrupo. De um modo geral, os resultados mostraram que a análise financeira está negativamente associada com a satisfação com a vida e que as estratégias de coping proativo têm uma associação positiva com a satisfação com a vida. Os resultados obtidos do coping como variável mediadora não foram estatisticamente significantes, tendo em conta a amostra total. Contudo, ao efetuarmos uma análise multigrupo, o efeito de mediação, nos indivíduos com os níveis mais baixos de ameaça financeira, foi estatisticamente significante, atenuando quase totalmente os efeitos negativos da crise financeira na satisfação com a vida. Assim, podemos inferir que o papel do coping (como variável mediadora) depende do nível percecionado de ameaça financeira, ou seja, as estratégias de coping podem mitigar o impacto negativo de períodos de crise financeira na saúde psicológica dos indivíduos, uma vez que diminuem o supramencionado impacto. <![CDATA[Avaliação do ajustamento psicossocial em pacientes com cancro do pulmão e seus cuidadores]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312021000100077&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Lung cancer (LC) is one of the most common types of cancer disease worldwide. Studies in the field show that the appearance of a pathology of this form causes changes not only in the patient’s life, namely psychological problems, functional limitations and poorer health due to the clinical consequences of treatments, but also in their family, where caregivers often face the challenge of providing long-term daily care that induces a physical, psychosocial and financial burden (Borges et al., 2017; Hewitt et al., 2003; Tan et al., 2018). The main objective of the present study is to compare and relate the two groups (patients and caregivers) considering the quality of life (QoL) and symptoms of psychological distress (anxiety and depression). The total sample consisted of 30 patient/caregiver dyads. The instruments used were: Hospital Anxiety and Depression Scale; European Organization for Research and Treatment of Quality of Life Questionnaire (EORTC QLQ C-30) and its specific module for lung cancer (LC13); Caregiver Oncology Quality of Life Questionnaire (CarGOQoL) and Zarit Burden Interview Scale (ZBI). The results suggest the influence of depressive symptomatology on patients’ QoL [F(1)=6.390; p&lt;0.05] and depressive and anxious symptomatology and burden on caregivers’ QoL [F(3)=7.815; p&lt;0.001]. A positive association was found between depressive symptomatology of patients and caregivers (r=0.458; p=0.011) and differences in anxious symptomatology were also observed, with a higher result in the patient’s group.<hr/>Resumo O cancro do pulmão é uma das especificidades de doença oncológica mais frequente em todo o Mundo. Estudos na área oncológica evidenciam que o aparecimento de uma patologia deste foro acarreta alterações não só na vida do paciente, designadamente problemas psicológicos, limitações funcionais e uma saúde mais empobrecida devido às consequências clínicas dos tratamentos, como também na sua família, onde os cuidadores frequentemente enfrentam o desafio de fornecer cuidados diários a longo prazo que neles induzem sobrecarga física, psicossocial e financeira (Borges et al., 2017; Hewitt et al., 2003; Tan et al., 2018). O presente estudo tem assim como principal objetivo comparar e relacionar os dois grupos (pacientes e cuidadores) tendo em conta a qualidade de vida (QV) e sintomas de distress psicológico (ansiedade e depressão). A amostra foi constituída no total por 30 pares de paciente/cuidador. Os instrumentos utilizados foram: Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar; European Organization for Research and Treatment of Cancer Quality of Life Questionnaire (EORTC QLQ C-30) e o seu módulo específico para o cancro do pulmão (LC13); Questionário de Qualidade de Vida de Cuidadores de Doentes Oncológicos e Escala de Sobrecarga do Cuidador. Os resultados sugerem a influência da sintomatologia depressiva na QV dos pacientes [F(1)=6.390; p&lt;0.05] e da sintomatologia depressiva, ansiosa e sobrecarga na QV dos cuidadores [F(3)=7,815; p&lt;0.001]. Foi ainda evidenciada uma associação positiva entre a sintomatologia depressiva dos pacientes e cuidadores (r=0.458; p=0.011) e diferenças ao nível da sintomatologia ansiosa, com um com um resultado mais elevado no grupo dos pacientes. <![CDATA[Controle parental em diferentes contextos de vida de pacientes pediátricos com fibrose cística]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312021000100093&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo objetivou descrever de forma abrangente as estratégias controle parental (suporte apropriado, controle crítico ou superproteção) em diferentes contextos da vida de crianças com fibrose cística (rotina diária e interação com pares). Participaram do estudo 14 mães e dois pais de crianças com fibrose cística que tinham entre cinco e 12 anos de idade (M=7.00; DP=2.25). Os participantes responderam à Entrevista sobre Práticas Educativas Parentais, à Entrevista Estruturada sobre Práticas Educativas Parentais e Socialização Infantil e forneceram informações sociodemográficas sobre a família e detalhes clínicos sobre a criança. Os dados foram avaliados através de análises de estatística descritiva. O suporte apropriado foi mais frequente nos dois contextos avaliados, 83.9% na rotina diária e 44.37% na interação com pares. No contexto de rotina diária, os relatos de controle crítico foram pouco frequentes (15.68%), especialmente em situações relacionadas ao tratamento da doença. No contexto de interação com pares, os relatos de superproteção foram mais frequentes (38.48%) do que os de controle crítico (17.15%). Os pais podem ser mais flexíveis e responsivos às dificuldades das crianças associadas ao tratamento do que a outros tipos comportamentos problemáticos na rotina diária, enquanto os problemas nas interações com pares tendem a evocar estratégias de superproteção.<hr/>Abstract This study aimed to comprehensively describe parental control strategies (appropriate support, critical control or overprotection) in the distinct living contexts of paediatric cystic fibrosis patients (namely daily routine and peer interaction). Fourteen mothers and two fathers of children with cystic fibrosis participated in the study. Children’s ages ranged from 5 to 12 years old (M=7.00; SD=2.25). Participants answered the Interview on Childrearing Practices and The New Friends Vignettes and provided socio- demographic information concerning the family and clinical details about the child’s illness. Descriptive statistical analyses were performed. Appropriate support was the most frequently reported strategy in both contexts, with 83.9% in daily routine and 44.37% in peer interaction. In the daily routine context, reports of critical control were infrequent (15.68%), especially regarding the treatment for cystic fibrosis. In the peer interaction context, reports of overprotection were more frequent (38.48%) than reports of critical control (17.15%). Parents may be more flexible and responsive to children’s difficulties associated with treatments than to other types of disturbing behaviours in their daily routine, while problems in peer interactions tend to evoke overprotective strategies. <![CDATA[Estudos normativos de características lexicossemânticas e afetivas para palavras do Português Europeu: Uma revisão da literatura]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312021000100107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Words are widely used as stimuli in cognitive and linguistic research. As words may vary on various domains (e.g., lexicosemantic and affective), which can influence performance in many ways, it is essential to select them carefully. However, databases of European Portuguese words are still relatively scarce, and their presentation is spread in various sources. The aims of this work were: (1) to provide a review of the databases containing information on lexicosemantic, affective, and free association norming data for European Portuguese words published since the year 2000; (2) to summarize the definitions of the different variables; and (3) to combine in a single database the norming data available at this point. We found 25 databases with 18 containing lexicosemantic and affective norming data and seven containing word free association norms. These databases include words from various categories (e.g., nouns and adjectives), characterized on different variables (e.g., familiarity, imagery, valence, age of acquisition and animacy). This review provides a useful tool for researchers looking for Portuguese word-related resources. A thorough review of the databases, including some details about each one, is presented. The combined database is shared with the scientific community via the Open Science Framework: https://osf.io/9ta3y/.<hr/>Resumo Palavras são estímulos amplamente utilizados em trabalhos sobre a cognição e a linguística. Estes estímulos podem variar em diversos aspetos (e.g., lexicosemânticos e afetivos), passíveis de influenciar o desempenho de múltiplas formas, pelo que é essencial selecioná-los cuidadosamente. No entanto, as bases de dados de palavras do Português Europeu ainda são relativamente escassas, estando difundidas em fontes diversas. Assim, os objetivos deste trabalho foram: (1) fornecer uma revisão das bases de dados contendo dados normativos em termos lexicosemânticos, afetivos e de associação livre para palavras do Português Europeu publicadas desde o ano 2000; (2) resumir as definições destas diferentes variáveis; e (3) combinar, numa única base de dados, os dados normativos disponíveis à data. A nossa revisão de literatura identificou 25 bases de dados, 18 delas contendo dados normativos lexicosemânticos e / ou afetivos, e sete contendo normas de associação livre de palavras. Tais bases de dados incluem palavras de várias categorias (e.g., substantivos e adjetivos), caracterizadas em diferentes variáveis (e.g., familiaridade, imageabilidade, valência emocional, idade de aquisição e animacidade). Esta revisão constitui uma ferramenta útil para investigadores que utilizem recursos relacionados com palavras portuguesas. Apresentamos uma revisão minuciosa das bases de dados, incluindo alguns detalhes sobre cada uma. A base de dados combinada está disponível através do Open Science Framework: https://osf.io/9ta3y/. <![CDATA[Comportamento como pista para estereótipo: Um pré-teste de estereótipos de idade e género em Português Europeu]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312021000100133&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract When it comes to the study of stereotypes, plenty of material can be of use. While personality traits tend to be the most commonly adopted, behavioral information can also be relevant, both in the study of stereotypes, as well as in other research fields (e.g., illusory correlations, memory and judgement and decision making). The purpose of this paper was to create a readily available list of behavioral sentences with stereotypicality ratings for both age (young to old) and gender (woman to man) categories, to be used in future studies. In two studies, participants judged age and gender stereotypicality of more than two hundred sentences in European Portuguese. Results were stable across both studies, using different methodologies (three alternative forced-choice task, in Study 1; bipolar rating scale, in Study 2). Relative frequencies for each choice, as well as average ratings, per behavior, are provided at the end.<hr/>Resumo No estudo dos estereótipos, vários tipos de materiais podem ser utilizados. Ainda que traços de personalidade tendam a ser os estímulos usados com mais frequência, informação comportamental também pode ser relevante, quer no estudo de estereótipos, quer noutras áreas de investigação (e.g., correlações ilusórias, memória, e julgamento e tomada de decisão). O objectivo deste trabalho foi o de criar e disponibilizar uma lista de frases comportamentais com avaliações de estereotipicidade para categorias de idade (novo a velho) e género (mulher a homem), para uso em estudos futuros. Em dois estudos, os participantes julgaram a estereotipicidade de idade e género de mais de duzentas frases em Português Europeu. Os resultados foram estáveis entre os dois estudos, usando diferentes metodologias (tarefa de escolha forçada entre três alternativas, no Estudo 1; escala de classificação bipolar, no Estudo 2). As frequências relativas de cada escolha, bem como as classificações médias, por comportamento, são disponibilizadas no final.