Scielo RSS <![CDATA[Análise Psicológica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0870-823120210002&lang=es vol. 39 num. 2 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Innovative moments on online Cognitive Behavioural Therapy for alcohol dependence]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312021000200171&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Online Cognitive Behavioural Therapy (CBT) is a promising intervention for reducing alcohol consumption among the population. However, due to the lack of studies in the area, the present study aims to evaluate the effects of the therapeutic process of online CBT for alcohol addicts in a Brazilian sample. Thirty-six recordings of six male participants diagnosed with alcohol dependence, who sought treatment to cease or reduce the substance’s consumption, were analysed using the Innovative Moments Coding System (IMCS). The IMCS is a method that analyses changes occurred during the therapeutic process. The results suggested: (1) an increase in the number of Innovative Moments (IMs) from the beginning to the end of the sessions in all analysed cases, and (2) a correlation between a decrease in the doses of alcohol consumption at the end of the sessions and the increase of IMs. The present study successfully applies for the first time the IMCS in alcohol dependence and proved to be an adequate method to evaluate the online therapy process for this sample. However, it is necessary to conduct further research to confirm the IMCS’s effectiveness for alcohol dependence.<hr/>Resumo A Terapia Cognitivo-Comportamental Online (TCC) é uma intervenção que se mostra promissora para reduzir o consumo de álcool na população. Porém, devido à escassez de estudos na área, o presente estudo tem como objetivo avaliar os efeitos do processo terapêutico da TCC online para uma amostra de alcoolistas residentes em um município brasileiro. Como método foram analisadas o total de trinta e seis gravações de sessões de psicoterapia online, aplicadas em seis participantes, do sexo masculino, com diagnóstico prévio de dependência de álcool. Estes participantes procuraram o tratamento para cessar ou reduzir o consumo da substância. As gravações foram analisadas segundo o método Innovative Moments Coding System (IMCS). O IMCS é um método que analisa as mudanças ocorridas durante o processo terapêutico. Os resultados mostraram que: (1) houve um aumento no número de Momentos Inovadores (MIs) do início ao fim das sessões em todos os casos analisados, e (2) houve uma correlação entre a diminuição das doses de consumo de álcool ao final das sessões e aumento dos MIs. O presente estudo aplicou pela primeira vez com sucesso o IMCS para a dependência de álcool online e provou ser um método adequado para avaliar o processo de terapia para esta amostra. No entanto, é necessária a realização de pesquisas adicionais para confirmar a eficácia do IMCS para a dependência de álcool. <![CDATA[Structural empowerment and mental health in healthcare professionals: The role of civility]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312021000200185&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Quality of the work environment is a factor that promotes workers’ mental health and it’s a present concern for the European Agency for Safety and Health at Work. There is a need to understand the factors that can promote better mental health at work and under which circumstances structural empowerment represents a working environment that allows workers’ development, low rates of incivility and positive effects on mental health. The present study aims to verify in which conditions structural empowerment has a positive effect on workers’ mental health, through the mediating role of civility. To that purpose, we have applied the Portuguese versions of WCS, CWEQ-II and the mental health scale from MOS SF-36v2 to a sample of 303 health care professionals in a public-private hospital located in the Greater Lisbon. The results of this study reveal that structural empowerment has a direct positive effect both on workers’ mental health and on workplace civility. However, the indirect effect of structural empowerment on mental health through civility is only effective for health professionals with longer tenure.<hr/>Resumo A qualidade do ambiente de trabalho é um fator que promove a saúde mental dos trabalhadores e é uma preocupação atual para a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho. É necessário compreender os fatores que podem promover melhor saúde mental no trabalho e em que circunstâncias o empowerment estrutural representa um ambiente de trabalho que permite o desenvolvimento dos trabalhadores, baixas taxas de incivilidade e efeitos positivos na saúde mental. O presente estudo pretende verificar em que condições o empowerment estrutural tem um efeito positivo na saúde mental dos trabalhadores, através do papel mediador da civilidade. Para esse efeito, aplicámos as versões portuguesas da WCS, CWEQ-II e da escala de saúde mental MOS SF-36v2 a uma amostra de 303 profissionais de saúde num hospital público-privado da Grande Lisboa. Os resultados deste estudo revelam que o empowerment estrutural tem um efeito direto positivo tanto na saúde mental dos trabalhadores, como na civilidade no local de trabalho. No entanto, o efeito indireto do empowerment estrutural na saúde mental através da civilidade só é efetivo para profissionais de saúde com mais tempo de serviço no hospital. <![CDATA[Inconsistent reporting of life experiences: What people think and how they explain it?]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312021000200199&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Assessment of life experiences relies mainly on cross-sectional retrospective design, despite the concerns regarding inconsistent reports. Studies suggest that some individuals change their answers when asked repeatedly, but common opinions underlying this behaviour remain unknown. Our study explored personal perceptions regarding inconsistent reporting and identified associated reasons including individual, experiences-related, and design-related characteristics. Seventy-two individuals, enrolled in a longitudinal study about life experiences, answered a measure about general perceptions and involved reasons. Participants seemed to be aware that inconsistent reporting is a common behaviour, which highly impact on research. A cluster analysis revealed two clusters (i.e., variables involved versus not involved). Most disagreed that sociodemographic variables influence inconsistency, whereas memory, mood, valence, impact, mode of data collection, and interviewer features were pointed as key-variables. Our results suggest that inconsistent reporting is not straightforward and it is probably rooted in a varied and complex set of variables.<hr/>Resumo A avaliação de experiências de vida tem-se baseado principalmente no design retrospetivo transversal, apesar das preocupações com as inconsistências no relato. A investigação tem sugerido que alguns indivíduos alteram as suas respostas quando questionados repetidamente sobre as suas experiências de vida, embora as perceções do senso-comum sobre esse comportamento permaneçam desconhecidas. Este estudo procurou explorar as perceções individuais sobre o relato inconsistente e identificar os motivos associados a este comportamento, incluindo características individuais, da experiência e do design. Setenta e dois indivíduos, a participarem num estudo longitudinal sobre experiências de vida, responderam a um questionário sobre perceções gerais e motivos envolvidos. Os participantes pareceram estar cientes de que o relato inconsistente é um comportamento comum, com grande impacto na investigação. A análise de clusters indicou existirem dois clusters: variáveis envolvidas vs. não envolvidas no relato inconsistente. A maioria dos participantes discordou que as variáveis sociodemográficas influenciam a inconsistência do relato, enquanto a memória, o humor, a valência, o impacto, a estratégia de recolha de dados e as caraterísticas do/a entrevistador/a foram identificadas como variáveis-chave. Os resultados sugerem que o relato inconsistente não configura um fenómeno simples e provavelmente está enraizado num conjunto variado e complexo de variáveis. <![CDATA[Feeling better in the presence of others: It may depend on whether you are a man or a woman]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312021000200213&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Previous research has suggested that it is good to have other people around us. Indeed, there seems to be a generally positive impact of the presence of others on individuals’ physical and psychological well-being. In the current work, we examine if these positive experiences may be promoted by the mere presence of nonsignificant others in our environment, during a brief period. Specifically, in two experiments, we compared how being in the presence of others (co-action) versus being alone impacts how participants feel at the moment (mood, Experiment 1) and how satisfied they feel about their lives (general well-being, Experiment 2). In Experiment 1, we also manipulated the nature of the task (i.e., demanding/threatening vs. nondemanding). Both experiments revealed that participants feel more positive when in the presence of others. However, important gender differences occurred: mood enhancement for women (vs. men) only occurred when the task was nondemanding. In the case of life satisfaction, only women were sensitive to the presence of others. We discuss how these effects inform the social facilitation literature.<hr/>Resumo Estudos prévios têm sugerido que é positivo estarmos rodeados por outras pessoas. De facto, o impacto da presença dos outros no bem-estar físico e psicológico dos indivíduos é geralmente positivo. No presente trabalho, examinamos se estas experiências positivas podem ser promovidas pela mera presença de estranhos no mesmo meio durante um breve período. Especificamente, em dois estudos experimentais, testámos se estar na presença de outros (co-ação) comparativamente a estar sozinho influenciava a forma como os participantes se sentiam no momento (estado de espírito, Experimento 1) ou com as suas vidas em geral (bem-estar geral, Experimento 2). No Experimento 1 manipulámos ainda a natureza da tarefa (i.e., exigente vs. não-exigente). Ambos os experimentos evidenciam que os participantes reportam sentir mais positividade quando na presença de outras pessoas. No entanto, verificámos também diferenças de género relevantes: a melhoria do estado de espírito para mulheres (vs. homens) só ocorreu quando a tarefa não era exigente. No caso da satisfação com a vida, apenas as mulheres foram sensíveis à presença de outras pessoas. Estes efeitos serão discutidos tendo em conta a sua relevância para a literatura de facilitação social. <![CDATA[Invented spelling intervention programmes: Comparing explicit and implicit instructions]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312021000200229&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract This study aims to compare the effectiveness of two invented spelling intervention programs, one with explicit instruction of graph-phonetics matches and another based on questioning and reflection on the graph-phonetic correspondences (implicit instructions). Ninety pre-school children, whose invented spellings use conventional letters unconventionally to represent sounds, were allocated to three groups, two experimental and one control. All groups were equivalent in age, intelligence, letter knowledge, and phonological awareness. We manipulated the type of instructions (implicit vs. explicit) between the pre- and post-tests in two experimental groups where children participated in an intervention programme of invented spelling. Children who participated in the implicit intervention programme showed a significant improvement in the number of correct letters mobilized in their spelling and phonemic awareness compared with children of control and explicit instruction group. Children from explicit instruction group showed significant more improvements than the children from the control group. These results suggest that questioning and reflection applied to invented spelling programmes seems to enhance a more significant knowledge about the relations between the oral and written code.<hr/>Resumo Este estudo tem como objetivo comparar a eficácia de dois programas de intervenção de escrita inventada, um com instrução explícita de correspondências grafo-fonéticas e outro baseado no questionamento e reflexão sobre as correspondências grafo-fonéticas (designadas como instruções implícitas). Noventa crianças em idade pré-escolar, cujas escritas inventadas não mobilizavam letras convencionais para representar os sons, foram distribuídas por três grupos, dois experimentais e um de controlo. Todos os grupos eram equivalentes na idade, inteligência, conhecimento de letras e consciência fonológica. Manipulámos o tipo de instruções (implícitas vs. explícitas) entre os pré e pós-testes nos dois grupos experimentais onde as crianças participaram num programa de intervenção de escrita inventada. As crianças que participaram no programa de intervenção implícita mostraram uma melhoria significativa no número de letras mobilizadas corretamente nas suas produções escritas e na consciência fonémica em comparação com as crianças dos grupos de controlo e com instrução explícita. As crianças do grupo de instrução explícita mostraram melhorias significativas relativamente às crianças do grupo de controlo. Estes resultados sugerem que o questionamento e a reflexão aplicados aos programas de escrita inventada parecem potenciar um conhecimento mais significativo sobre as relações entre o código oral e o escrito. <![CDATA[Dark Triad: Associations with juvenile delinquency, conduct disorder and trauma]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312021000200247&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract The Dark Triad (DT) consists of three personality traits (machiavellianism, narcissism, and psychopathy). This is considered relevant for understanding the development of undesirable characteristics for society, frequently observed in young people and adults with antisocial and delinquent behaviours. Aversive personality traits have only recently aroused interest in researchers as a cohesive set of factors. The aim of this study was to analyse the associations of the DT (machiavellianism, narcissism, and psychopathy) with juvenile delinquency, conduct disorder (CD), and trauma. For this, a total sample of Portuguese adolescents (n=601; M age=15.95 years, SD=1.05 years, range=13-18 years) was used, subdivided into a male forensic group, male school group, and female school group. After the elaboration of multiple linear regression models, the results indicated that the psychopathy dimension was the one with the greatest association with juvenile delinquency and CD, while the narcissism dimension was the one with the greatest association with trauma. In future studies, the associations of the DT with juvenile delinquency, CD, and trauma in Portuguese adolescents should continue to be explored in the forensic and school contexts, to further clarify these relationships and contribute to the development and implementation of prevention and intervention programs for Youth with these characteristics.<hr/>Resumo A Tríade Negra (TN) é composta por três traços de personalidade (maquiavelismo, narcisismo e psicopatia). Esta é considerada relevante para a compreensão do desenvolvimento de características indesejáveis para a sociedade, observadas com frequência em jovens e adultos com comportamentos antissociais e delinquentes. Os traços aversivos da personalidade só recentemente despertaram interesse nos investigadores como um conjunto coeso de fatores. O objetivo do presente estudo foi analisar as associações da TN (maquiavelismo, narcisismo e psicopatia) com a delinquência juvenil, perturbação do comportamento (PC) e trauma. Para tal, recorreu-se a uma amostra total de adolescentes portugueses (N=601; M idade=15.95 anos; DP=1.05 anos; amplitude=13-18 anos), subdividida em grupo masculino forense, grupo masculino escolar e grupo feminino escolar. Após a elaboração de modelos de regressão linear múltipla, os resultados indicaram que a dimensão psicopatia foi a que apresentou maior associação com a delinquência juvenil e PC, enquanto a dimensão narcisismo foi a que apresentou maior associação com o trauma. Em futuros estudos deve continuar a explorar-se as associações da TN com a delinquência juvenil, PC e trauma em adolescentes portugueses, em contexto forense e escolar, para melhor clarificar estas relações e contribuir para o desenvolvimento e implementação de programas de prevenção e intervenção para jovens com essas características. <![CDATA[Application of hypnosis in psychOncology: A review of the literature]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312021000200263&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Hypnosis is useful for multiple somatic and psychological disorders, particularly cancer disease-related issues. In fact, the literature points out that hypnosis is effective in helping patients deal with aspects disease related, as well as in reducing the side effects of treatment. This review of the literature aims to summarize and assess the evidence of the usefulness of hypnosis in cancer patients and was conducted based on articles published between 2012 and 2019. The databases used were: B-on, SciELO, MEDLINE, and Web of Science. Randomized controlled trials and non-randomized studies were assessed. Among 837 studies identified, nine met the inclusion criteria and were selected. The studies were consensual to the effectiveness of hypnosis in reducing a set of symptoms in cancer patients, mainly pain, anxiety, depression, fatigue, and insomnia. However, several methodological limitations were identified. The practice of hypnosis is related to a significant number of techniques and approaches that differ from each other, thus compromising the interpretation and generalization of its effects. This review updates the evidence and suggests that the study of the efficacy of hypnosis in cancer patients is still limited. Further research into the effectiveness and acceptability of hypnosis for cancer patients is recommended.<hr/>Resumo A hipnose tem-se mostrado útil em variadas perturbações somáticas e psicológicas, particularmente nos problemas relacionados com consequências da doença oncológica. De facto, a literatura aponta que a hipnose é eficaz em ajudar os pacientes a lidar com aspetos relacionados com a doença, bem como na diminuição dos efeitos colaterais dos tratamentos da mesma. Esta revisão da literatura tem como objetivo sintetizar e avaliar a evidência da utilidade da hipnose em pacientes com cancro, e foi conduzida tendo por base artigos publicados entre 2012 e 2019. As bases de dados utilizadas foram: B-on, SciELO, MEDLINE e Web of Science. Foram identificados ensaios clínicos randomizados e não-randomizados. Entre os 837 estudos identificados, nove cumpriram os critérios de inclusão e foram selecionados. Os estudos selecionados foram consensuais relativamente à eficácia da hipnose na redução de um conjunto de sintomas em pacientes com cancro, principalmente ao nível da dor, ansiedade, depressão, fadiga e insónias. Todavia, várias limitações metodológicas foram identificadas. A prática da hipnose encontra-se relacionada com um número significativo de técnicas e abordagens que diferem umas das outras, pelo que compromete a interpretação e generalização dos seus efeitos. Esta revisão atualiza e sugere que o estudo da eficácia da hipnose em pacientes com cancro ainda é limitado. É recomendado que mais estudos avaliem os protocolos utilizados e a eficácia e aceitabilidade da hipnose em pacientes com cancro. <![CDATA[Parenting and child well-being during the COVID-19 outbreak: The importance of marital adjustment and parental self-efficacy]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312021000200277&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract The pandemic situation of COVID-19 has introduced new challenges on family routines, affecting interpersonal relationships, which may have detrimental consequences to child well-being. The current study aimed to examine the direct effects of marital adjustment on child socioemotional adjustment and to test if parental self-efficacy mediated this association during home confinement due to COVID-19. A final sample of 163 caregivers was recruited online during home confinement period. On average children were 6 years-old (SD=2.92; 44.8% girls). Caregivers and their child were in home confinement for an average of 31 days (SD=12.08). Most of the couples had been married or living together for an average of 14 years (SD=5.77) and had a university degree, mostly living in metropolitan areas. Caregivers answer to a set of measures assessing marital adjustment, parental self-efficacy, and child socioemotional competence and behavior. Findings depicted a direct effect on the positive association between marital satisfaction and parental self-efficacy, and negatively associated with anger-aggression. Parental self-efficacy was positively associated with child’s: social competence, negatively associated with anger-aggression, and anxiety-withdrawal. Indirect effects depicted that marital satisfaction was associated with child’s social competence, anger-aggression and anxiety-withdrawal through parental self-efficacy. Thus, higher marital satisfaction was associated with more parental self-efficacy which in turn was associated with more child’s social competence. Findings are relevant to the current state of the art, given the lack of information regarding imposed isolation due to COVID-19 and the consequences it may have to child’s well-being.<hr/>Resumo O confinamento devido à pandemia da COVID-19 trouxe desafios às rotinas familiares, nomeadamente as relações interpessoais, com consequências para o bem-estar das crianças. O presente estudo pretende investigar: (a) os efeitos diretos do relacionamento conjugal no bem-estar socioemocional da criança; e (b) avaliar se a auto-eficácia parental mediou esta associação durante o primeiro confinamento devido à pandemia da COVID-19. Uma amostra final de 163 cuidadores (principalmente mães) foi recolhida online durante este período. Em média as crianças tinham 6 anos (DP=2.92; 44.8% do sexo feminino). As crianças e os seus cuidadores estavam em confinamento, em média, há 31 dias (DP=12.08). A maioria dos participantes era casado/vivia junto, em média, há 14 anos (DP=5.77), tinha educação superior e vivia em áreas metropolitanas. Os participantes responderam a um conjunto de instrumentos que avaliavam qualidade do relacionamento conjugal, auto-eficácia parental e desenvolvimento socioemocional da criança. Os resultados revelaram a existência de um efeito direto na associação entre satisfação conjugal e auto-eficácia parental, negativamente associado com a agressividade da criança. A auto-eficácia parental revelou-se positivamente associada com a competência social da criança e negativamente associada com sua agressividade e ansiedade. Os efeitos indiretos revelaram que a satisfação conjugal se associou à competência social da criança e estava negativamente associada com a sua agressividade e ansiedade através da auto-eficácia parental. Ou seja, maior satisfação conjugal associou-se a maior auto-eficácia parental, o que por sua vez se associou a maior competência social da criança. Os resultados destacam a importância da qualidade das relações interpessoais no bem-estar das crianças, em particular durante um período de maior vulnerabilidade, como o confinamento devido à pandemia da COVID-19. <![CDATA[Adaptation and initial validation of the Career Resources Questionnaire for Portuguese - HE Students form]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312021000200287&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract A diversified set of career resources has been related in the literature with career development and career success. The Career Resources Questionnaire (CRQ), based on the Career Success framework, was proposed by Hirschi and colleagues (2018) as an instrument aggregating several constructs that emerged as important predictors of career success. This study aims to examine the psychometric properties of the CRQ to a Portuguese higher education sample, as a way to extend previous evidence of validity presented by the authors of the original version. For such, construct, convergent and discriminant validity were examined. Also, reliability and correlations analysis were conducted, taking some sociodemographic and educational attainment variables. The obtained findings showed adequate results, which support the use of the CRQ in Portugal for research or practical purposes. Suggestions for further research and practical implications are also presented.<hr/>Resumo Um conjunto diversificado de recursos têm sido relacionados na literatura com o desenvolvimento e sucesso na carreira. O Questionário de Recursos de Carreira (QRC), baseado no Modelo de Sucesso na Carreira, foi proposto por Hirschi e colegas (2018) como um instrumento agregador de vários construtos apontados como importantes preditores de sucesso na carreira. Partindo deste enquadramento, este estudo tem como objetivo analisar as propriedades psicométricas do QRC junto de uma amostra do ensino superior português, como forma de explorar as evidências de validade apresentadas pelos autores da versão original. Para tal, foi analisada a validade de construto, convergente e discriminante. Foram ainda realizadas análises de fiabilidade e correlações entre as dimensões do QRC e algumas variáveis sociodemográficas e de sucesso escolar. Os resultados obtidos revelaram-se adequados, suportando a utilização do QRC em Portugal para fins de investigação ou de intervenção. São ainda apresentadas algumas sugestões para a investigação futura e implicações práticas. <![CDATA[Multidimensional Factor Structure of the Modified Child Rearing Practices Report questionnaire (CRPR-Q) in a sample of Portuguese mothers: A bifactor approach]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312021000200299&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Parental attitudes toward child socialization influence their child-rearing practices, the quality of parent-child relationships, and children’s developmental outcomes. The Modified Child Rearing Practices Questionnaire (CRPR-Q) has been widely used to assess parenting practices across children’s development. However, the few studies investigating its two-factorial structure (nurturance and restrictiveness) have shown inconsistent findings and have not explored measurement invariance across children’s sex and age groups. The aims of this study were to (1) further investigate the factorial structure of the CRPR-Q, by using bifactor solutions (b-confirmatory factor analysis [B-CFA] and b-exploratory structural equation modeling [B-ESEM]) and (2) examine the measurement invariance of CRPR-Q across children’s sex and age groups. A community sample of 589 Portuguese mothers of children aged 3 to 15 years completed the CRPR-Q. Our findings revealed that the B-ESEM model best fit the data. A clear differentiation between the two a priori factors (nurturance and restrictiveness) was found. However, our findings suggest the need to control for content specificity and rely on a broader perspective regarding the nurturance factor. Measurement invariance was observed across children’s sex but not across children’s age groups. These findings contribute to a more in-depth understanding of the underlying relationships among the CRPR-Q items.<hr/>Resumo As atitudes dos pais, no processo de socialização da criança, influenciam as suas práticas parentais, a qualidade das relações pais-filhos e o decurso do desenvolvimento das crianças. O Modified Child Rearing Practices Questionnaire (CRPR-Q) tem sido um instrumento amplamente utilizado para avaliar as práticas parentais no decurso do desenvolvimento das crianças. No entanto, os poucos estudos feitos para avaliar a sua estrutura fatorial, originalmente concebida como tendo dois fatores (suporte e restritividade), mostraram resultados inconsistentes e não foi explorada a invariância da medida entre os sexos e as idades. Os objetivos deste estudo foram (1) investigar de forma mais aprofundada a estrutura fatorial do CRPR-Q usando soluções estatísticas bifatoriais (bifator-confirmatory factor analysis [B-CFA] e bifactor-exploratory structural equation modeling [B-ESEM]) e (2) examinar a invariância de medida do CRPR-Q de acordo com o sexo e os grupos de idades das crianças. Uma amostra de 589 mães portuguesas com filhos de idades compreendidas entre os 3 aos 15 anos completou o CRPR-Q. Os nossos resultados revelaram que o modelo B-ESEM é o que melhor se ajusta aos dados. Verificou-se uma clara diferenciação entre os dois fatores estabelecidos a priori (suporte e restritividade). No entanto, os nossos resultados sugerem a necessidade de controlar a especificidade do conteúdo e ter uma perspetiva mais ampla em relação ao fator suporte. Foi confirmada a invariância do modelo relativamente ao sexo das crianças, mas não nas diferentes faixas etárias. Estes resultados vêm contribuir para uma compreensão mais aprofundada deste instrumento de medida e da relação subjacente que existe entre os itens que compõe o CRPR-Q.