Scielo RSS <![CDATA[Revista Portuguesa de Saúde Pública]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0870-902520130002&lang=pt vol. 31 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Serviço Nacional de Saúde</b>: <b><i>património de todos</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-90252013000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Estratégia, liderança e inovação à luz dos modelos de estratégia de Quinn e de Miles & Snow</b>: <b>estudos de casos nas organizações de saúde</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-90252013000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The present research seeks to describe and understand how strategy influences leadership and how this in turn interacts in the process of innovation and change in health organizations. This is an exploratory and descriptive study that involved five health organizations: four Portuguese and one Spanish. We used a mixed approach of research (qualitative and quantitative), which enabled us to understand, through case study, how strategy and leadership were articulated with innovation in these five health organizations and the model of the Competing Values Framework of Quinn (organizational culture and leadership), suitably adapted, have proven heuristic power and are able to be applied to healthcare organizations. Public and private healthcare organizations, as well as public&-private partnerships, can be tracked and monitored in their processes of innovation and change in order to understand its kind of culture, leadership or organizational strategy adopted. Health organizations coexist in a continuum, where the environment (internal and external) and time are key factors which determine the strategy to be adopted. Here too depending on the dynamic and complex reality where the organization moves, there are no pure types. There is indeed a great organizational plasticity and flexibility. Leaders usually carry the formal authority by circular normative. They are not pairs (or primi inter pares). Instead they are, sometimes, in a position of superiority, when the best thing is partnership, collaboration, cooperation, building consensus and cooperation with all stakeholders, in order that they are the real protagonists and facilitators of change and innovation.<hr/>A presente investigação procura descrever e compreender como a estratégia influencia a liderança e como esta, por sua vez, interage nos processos de inovação e mudança em organizações de saúde. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo que envolveu cinco organizações de saúde, quatro portuguesas e uma espanhola. Utilizou-se uma abordagem mista de investigação (qualitativa e quantitativa), que permitiu compreender, através do estudo de caso, como se articulam a estratégia, a liderança e a inovação nessas cinco organizações de saúde. Tanto o modelo de Miles & Snow (estratégia organizacional) como o modelo dos valores contrastantes de Quinn (cultura organizacional e liderança), devidamente adaptados, mostram-se heurísticos e provam poder aplicar-se às organizações de saúde, apesar a sua complexidade e especificidade. As organizações do setor público como do setor privado e organizações públicas concessionadas (parcerias-público privadas) podem ser acompanhadas e monitorizadas nos seus processos de inovação e mudança, associados aos tipos de cultura, liderança ou estratégia organizacionais adotados. As organizações de saúde coabitam num continuum, onde o ambiente (quer interno quer externo) e o tempo são fatores decisivos que condicionam a estratégia a adotar. Também aqui, em função da realidade dinâmica e complexa onde a organização se move, não há tipologias puras. Há, sim, uma grande plasticidade e flexibilidade organizacionais. Quanto aos líderes exercem, habitualmente, a autoridade formal pela via da circular normativa. Não são pares (nem primi inter pares). Colocam-se por vezes numa posição de superioridade, quando o mais adequado seria a relação de parceria, cooperação e procura de consensos, com todos os colaboradores, a fim de serem eles os verdadeiros protagonistas e facilitadores da mudança e das inovações. <![CDATA[<b>Nanomateriais manufaturados</b>: <b>novos desafios para a saúde pública</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-90252013000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os nanomateriais manufaturados (NM) apresentam propriedades físico-químicas específicas que lhes conferem caraterísticas mecânicas, óticas, elétricas e magnéticas únicas e vantajosas para aplicações industriais e biomédicas. Contudo, o desenvolvimento exponencial das nanotecnologias contrasta com a ainda insuficiente avaliação de risco para a saúde humana e para o ambiente, conduzindo a preocupações em termos de saúde pública. Esta revisão procura sintetizar o conhecimento atual sobre a toxicidade dos NM, identificar as lacunas ainda existentes e descrever o contributo da nanotoxicologia para o enquadramento regulamentar dos NM, de modo a garantir a sua utilização segura e a minimização dos riscos para a saúde pública.<hr/>The manufactured nanomaterials (NM) have specific physicochemical properties that confer unique mechanical, optical, electrical and magnetic characteristics that are beneficial for biomedical and industrial applications. However, the exponential developments of nanotechnologies contrast with the still insufficient risk assessment for human health and the environment, leading to concerns in terms of public health. This review summarizes the current knowledge on the toxicity of NM, identifying remaining gaps and describing the contribution of nanotoxicology to the regulatory framework of NM, in order to ensure their safe use and reduction of risks to public health. <![CDATA[<b>Comportamentos de saúde oral em adolescentes portugueses</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-90252013000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Introdução A frequência da escovagem, a utilização do fio dentário e a consulta regular ao médico dentista são importantes determinantes de saúde oral. O objetivo deste estudo foi caracterizar os comportamentos de saúde oral numa amostra de adolescentes portugueses, mais especificamente a prevalência de escovagem, a utilização de fio dentário e as consultas regulares ao médico dentista, e estabelecer a associação destes comportamentos com aspetos sociodemográficos. Participantes e métodos Realizámos um estudo transversal onde avaliámos os alunos de 26 escolas públicas do terceiro ciclo e secundário do distrito de Viseu. Em cada escola avaliámos todos os adolescentes do 7.° ao 12.° ano de escolaridade. A recolha de dados foi efetuada através de um questionário autoaplicado e respondido pelos adolescentes em sala de aula, contendo questões referentes a comportamentos de saúde oral e estatuto socioeconómico. Dos 8768 distribuídos, recolhemos 7644 (87,2%). Foram excluídos da análise os questionários sem informação para o sexo e para a idade, bem como os que correspondiam a idades inferiores a 12 ou superiores a 18 anos. Ficámos com uma amostra final de 7563 adolescentes (4117 do sexo feminino). Resultados A prevalência de escovagem (2 ou mais vezes por dia) é de 23,5%, mais frequente no sexo feminino (25,5 vs. 21,2%, p < 0,01). A frequência da escovagem (2 vezes ou mais por dia) encontra-se associada às habilitações literárias dos pais (< 4 anos=18,2%, 4-12 anos=23,2% e &gt; 12 anos=44,2%, p < 0,01) e à área de residência (urbano=36,9%, rural=16,7%, p < 0,01). A utilização diária do fio dentário é referida por 4,4% dos adolescentes, mais frequente no sexo feminino (4,6 vs. 4,1%, p < 0,05). 37,1% dos adolescentes referem nunca terem utilizado o fio dentário, 40,5% referem utilizá-lo às vezes e 18,1% desconhecem o fio dentário. 86,7% dos adolescentes referem ter consultado um médico dentista, uma ou mais vezes durante a vida e 55,0% referem que o fizeram nos últimos 12 meses. As razões mais frequentes para a ida à consulta nos últimos meses foram: consulta de rotina (49,8%), odontalgias (27,8%) e tratamentos dentários (21,6%). Conclusão O presente estudo permitiu concluir que os comportamentos de saúde oral dos adolescentes estão associados a fatores demográficos e socioeconómicos. Os hábitos de higiene oral são mais frequentes no sexo feminino. Uma elevada proporção de adolescentes não realiza consultas de rotina e vai ao médico apenas quando tem odontalgias. Programas comunitários devem ser considerados por forma a melhorar os conhecimentos e os comportamentos relacionados com a saúde oral dos adolescentes.<hr/>Background The frequency of toothbrushing, use of dental floss and regular dental appointment are important determinants of oral health. The aim of this study was to assess the oral hygiene behaviors in a Portuguese sample of adolescents, namely the prevalence of toothbrushing, use of dental floss and regular dental appointments and the association of these behaviours with socio-demographic aspects. Participants and methods A sample of adolescents attending twenty-six public schools of the district of Viseu, Portugal, was enrolled in this cross-sectional study. In each school we assessed all students from the 7th to the 12th grades aged twelve to eighteen years old. A self-administered questionnaire with questions about oral health behavior, knowledge and socio-economic status was answered by the adolescents in the classroom. We sent 8768 questionnaires and received 7644 (87.2%). The questionnaires without sex and age information and those related to adolescents younger than twelve and older than eighteen years old were excluded from the analysis. The final sample included in the analysis was composed by 7563 adolescents (4117 female). Results The prevalence of toothbrushing (twice-a-day or more) is 23.5%, more frequent in female sex (25.5% vs. 21.2%, p < 0.01). Toothbrushing (twice a day or more) is associated with parents' level of education (< 4 yrs=18.2%, 4-12 yrs=23.2% and &gt; 12 yrs=44.2%, p < 0.01) and residential area (urban=36.9% and rural=16.7%, p < 0.01). Daily flossing was reported by 4.4% adolescents, more frequent amongst female sex (4.6% vs. 4.1%, p < 0.05). 37.1% refer never using dental floss, 40.5% uses sometimes and 18.1% as to unknowing the use of dental floss. 86.7% of adolescents visited a dentist during their life, and 55.0% visited once or more times in the previous twelve months. The more frequent reasons referred for the dental appointments in the last months are: 49.8% for a dental check-up, 27.8% when having a toothache and 21.6% for oral treatments. Conclusion These findings showed that oral health behaviors in adolescents are associated with demographic and socio-economic factors. A high proportion of adolescents don't make a routinely dental check-up and visit a dentist only when they have dental pain. Oral hygiene habits were more frequent in female sex. Community-oriented oral health programmes should be considered in order to increase the level of knowledge and to change attitudes related with oral health among adolescents. <![CDATA[<b>Tradução e validação da versão portuguesa do Geriatric Oral Health Assessment Index (GOHAI)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-90252013000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A revisão da literatura indica que a avaliação da autoperceção da saúde oral através do GOHAI é cientificamente reconhecida e utilizada a nível mundial. Considera-se por isso fundamental traduzir e validar este instrumento para a língua portuguesa. Objetivo Tradução e validação da versão portuguesa do questionário Geriatric Oral Health Assessment Index (GOHAI). Métodos Este trabalho foi baseado nos processos de tradução e validação clássicos. A tradução do questionário seguiu a metodologia tradução e retroversão. A validação foi obtida pela análise da fiabilidade das 12 perguntas que compõem o questionário, utilizando o alfa de Cronbach como coeficiente de consistência interna e o Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) para validação do constructo. O questionário foi aplicado a 162 idosos, com idade igual ou superior a 65 anos, inscritos no Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Norte. Resultados Obteve-se um coeficiente alfa de Cronbach de 0,768. Na análise fatorial, 3 fatores explicaram 51,81% da variação total. A medida de KMO foi de 0,726 e o teste de esfericidade de Bartlett foi 505,769 com 66 graus de liberdade (p < 0,001). Conclusão O questionário revelou-se um instrumento válido para medir a qualidade de vida da saúde oral dos idosos na população portuguesa, verificando-se valores elevados na validação de constructo e consistência interna.<hr/>After reviewing the literature, we found that the evaluation of self-perception of oral health through GOHAI is increasingly recognized and used worldwide. It is therefore essential to translate and validate this instrument into Portuguese. Objective Translation and validation of the Portuguese version of the questionnaire GOHAI (Geriatric Oral Health Assessment Index). Methods This work was based in the translation and classical validation process. The translation of the questionnaire followed the translation and retroversion methodology and, the validation was obtained by the analysis of the reliability of the 12 questions that compose the questionnaire, using the Cronbach alpha as coefficient of internal consistency and the Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) for validation of the construct. The questionnaire was applied to 162 elderly inscribed in Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Norte. Results It obtained a Cronbach alpha coefficient of 0,768. In the factorial analysis, three factors explained 51,81% of the total variance. The KMO measure was 0,726 and the Bartlett's sphericity test was 505,769 with 66 degrees of freedom (p < 0,001). Conclusion The questionnaire revealed itself a valid instrument to measure the quality of life of the oral health of the elderly for the Portuguese population, verifying high values in the validation of the construct and in the validation of internal consistency. <![CDATA[<b>Percepção das gestantes do Programa de Saúde da Família em relação à saúde bucal no município de Ribeirópolis, Sergipe, Brasil</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-90252013000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho objetivou compreender a percepção das gestantes do Programa Saúde da Família em relação aos problemas bucais e ao tratamento odontológico na gestação, no município de Ribeirópolis-SE. Foram entrevistadas 41 gestantes, utilizando-se um roteiro de entrevista com questões abertas e fechadas, e a análise dos resultados foi desenvolvida através de metodologia quantitativa e qualitativa. Os resultados mostraram que a grande maioria das gestantes acreditam em mitos e crenças enraizados na cultura popular, no que se refere principalmente a prejuízos à saúde bucal decorrentes da gestação e à contraindicação do tratamento odontológico na gravidez. Concluiu-se que os profissionais das equipes de saúde devem buscar desmistificar tais mitos e crenças, priorizando ações de promoção de saúde que conduzam à melhoria da saúde bucal e qualidade de vida tanto da mãe quanto dos seus filhos.<hr/>The present work aimed to understand the perception of pregnant women in the Family Health Program related to the oral problems and dental treatment during gestation, in the city of Ribeirópolis-SE. Forty-one pregnant women were interviewed based on direct or indirect questions by following a script, and the analysis of this results were developed through quantitative and qualitative methodology. The results indicated that the great majority of pregnant women worry about myths and beliefs truly mixed into the local popular culture namely the damages of oral health care during gestation and the contraindication of any odontology treatment in pregnancy. We found that health care professionals must clarify such myths and beliefs, prioritizing oral health actions that may lead to the improvement of oral health and to the quality of life of mother and children. <![CDATA[<b>Práticas de marketing interno nas organizações de saúde e a sua influência na motivação dos colaboradores</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-90252013000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O marketing interno (MI) surge como uma ferramenta de gestão que tem como principal objetivo desenvolver uma organização centrada no cliente, motivando e capacitando os seus colaboradores para alcançar os objetivos organizacionais. Esta investigação tem como principal objetivo verificar se a existência de práticas de MI influenciam a motivação dos colaboradores e ainda se estas práticas, bem como a motivação, divergem consoante a organização tenha um modelo de gestão pública ou um modelo inovador. Para tal, realizou-se um estudo descritivo onde participaram 234 enfermeiros que trabalham em hospitais EPE (modelo de gestão pública) e UCC (modelo de gestão inovador), com idades compreendidas entre os 23-58 anos de idade. Os resultados indicaram que as organizações de saúde estudadas recorrem a estratégias de MI, apesar de a sua perceção ser baixa, e que estas influenciam a motivação dos colaboradores. Verificou-se ainda que existem diferenças significativas nos procedimentos de MI e na motivação dos colaboradores entre hospitais EPE e UCC embora apenas em algumas dimensões.<hr/>Internal Marketing (IM) was introduced as a management tool with the purpose of developing organizations focused on their costumers and on enabling their employees to achieve the organizational goals. The primary objective of this research was to verify if the existing methodologies of IM, influence employees' motivation and if these practices, as well as the motivation factors, differ if and when the organization applies either a model of Public Management or an Innovative one. To this end, we performed a descriptive study, which included 234 nurses working in hospitals EPE (Public management model) and UCC (Innovative management model), aged between 23 and 58 years old. The results showed that the healthcare organizations studied use internal marketing strategies, despite the fact that they perceived it to be low, and that these influence the motivation of employees. It was also verified that there are significant differences in the IM procedures and motivation of the employees between EPE hospitals and UCC although only in some dimensions. <![CDATA[<b>Suicídio de um paciente</b>: <b>a experiência de médicos e psicólogos portugueses</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-90252013000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Objetivo Descrever o impacto do suicídio de um paciente em profissionais de saúde portugueses (psicólogos, psiquiatras e médicos de medicina geral). Método Foi usado um questionário de autorresposta sobre características, experiência e impacto do suicídio de um paciente. Resultados Duzentos e quarenta e dois profissionais responderam ao questionário e 64 tiveram, pelo menos, um paciente que se suicidou. Sofrimento emocional (47%), preocupações, dúvidas e medo (35%), frustração (28%), choque e surpresa (23%) foram os sentimentos mais relatados. Maior atenção, vigilância e rigor na avaliação e intervenção foram as reações mais frequentes após o suicídio do paciente (80%). Aumento da insegurança e ansiedade foram também relatados (28%). Colegas, contacto com a família do paciente e a revisão do caso foram os recursos de ajuda mais usados. Supervisor, revisão de caso e colegas foram avaliados como os mais úteis. Não foram encontradas diferenças de acordo com o género, idade ou grupo profissional na vivência deste acontecimento. Conclusão Os resultados mostram que o suicídio de um paciente tem um impacto profissional e emocional considerável. Porém, este acontecimento difícil também pode ser uma oportunidade de aprendizagem e crescimento profissional, levando a mudanças positivas e adequadas na prática clínica, relativamente à gestão do risco de suicídio e suas consequências.<hr/>Objective To describe the impact of a patient suicide on Portuguese health professionals (psychologists, psychiatrists and general physicians). Method A self-report questionnaire, which assessed the characteristics, experience and impact of a patient suicide, was used. Results 242 health professionals filled the questionnaire and 64 professionals had been confronted with at least one patient suicide. Emotional suffering (47%), concerns, doubts and fear (35%), frustration (28%) and shock and surprise (23%) were the most common feelings reported by health professionals. Increased attention, vigilance and accuracy in assessment and intervention were the most frequent reaction after the patient suicide (80%). Increased insecurity and anxiety were also reported (28%). Colleagues, contact with patient's family and case review were the sources of help more frequently used, and supervisor, team case review and colleagues were rated as the most useful. There were no differences according to gender, age or professional group in the experience of this event. Conclusion The results show that the suicide of a patient has a considerable professional and emotional impact. However, this difficult event can also be an opportunity for learning and professional growth leading to positive and adequate changes in clinical practice with regard to the management of suicide risk and its aftermath. <![CDATA[<b>Comportamentos autolesivos em adolescentes</b>: <b>uma revisão da literatura com foco na investigação em língua portuguesa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-90252013000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os comportamentos autolesivos em adolescentes são de grande relevância, estando associados a doença psiquiátrica e à maior probabilidade de suicídio futuro. O nosso objetivo é rever os conceitos atuais, epidemiologia e clínica destes comportamentos, assim como sistematizar que investigação e qual a conceptualização do tema na comunidade científica de língua portuguesa. Os principais resultados apontam para um claro problema de saúde pública, sendo que os estudos encontrados revelam elevadas prevalências em amostras comunitárias e clínicas. A investigação em língua portuguesa tem dado um contributo ainda modesto para a clarificação deste problema, verificando-se pouco consenso na nomenclatura e definição do problema.<hr/>Deliberate self-harm in adolescents is a very relevant subject, that is associated with psychiatric disease and greater probability of future suicide. The main goal of this paper is to review the actual concepts, epidemiology and clinical aspects of this behaviour. Also we will try to systematize, focusing on the research in Portuguese language, what is the current data and conceptualization of this problem. Result point to a clear public health issue, the studies found show high prevalence in community or clinical samples. Research in Portuguese language still contributes modestly to clarify the issue, showing little consensus in nomenclature and definition. <![CDATA[<b>Quem deveria participar na definição das prioridades em saúde e como deveriam essas prioridades ser estabelecidas?</b>: <b>Resultados de um inquérito em Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-90252013000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Introduction This article provides highlights of the evolution of the health care rationing debate towards a more explicit and open approach involving public participation. Discretionary models that have dominated the health sector decision-making are being questioned by different sectors of society. Methods Using data from 442 college students, we explore public views on public involvement in health care rationing decisions. Results Findings suggest that although citizens wish to be consulted, they believe doctors should play the most important role on rationing decisions. Discussion Confidence in doctors is, nonetheless, not independent from the criteria used to support their decisions.<hr/>Introdução Este artigo destaca a evolução do debate sobre o racionamento dos cuidados de saúde com vista a uma aproximação mais explícita e mais aberta que envolva a participação pública. Os modelos arbitrários que dominaram a tomada de decisão no setor da saúde estão a ser questionados por diferentes setores da sociedade. Métodos Partindo de dados recolhidos com 442 estudantes universitário, foram exploradas as opiniões sobre a participação pública no que se refere à tomada de decisão quanto ao racionamento dos cuidados de saúde. Resultados Os resultados sugerem que embora os cidadãos desejem ser consultados, acreditam que cabe aos médicos desempenhar o papel mais importante nas decisões de racionamento. Discussão A confiança nos médicos não é, todavia, independente dos critérios usados para apoiar as suas decisões.