Scielo RSS <![CDATA[Revista Portuguesa de Educação]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0871-918720060001&lang=es vol. 19 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872006000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Understanding disruptive behaviours in the classroom: an analysis of control and power relations]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872006000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo faz parte de uma investigação mais ampla que procura compreender a relação entre os comportamentos de (in)disciplina e as práticas pedagógicas dos professores e explorar razões subjacentes a essa relação. Teoricamente, a investigação baseia-se no modelo do discurso pedagógico de Bernstein. O estudo centra-se em quatro casos de alunos, de duas turmas de Ciências da Natureza do 6º ano de escolaridade e tem como objectivos: (1) analisar os comportamentos de (in)disciplina em função da interacção entre as disposições sócio-afectivas e a orientação específica de codificação dos alunos para as relações de controlo e de poder que caracterizam o contexto regulador das práticas pedagógicas dos professores; e (2) avaliar em que medida essa interacção permite explicar diferentes níveis de indisciplina. Os resultados sugerem que os comportamentos de indisciplina em sala de aula são o resultado da interacção entre as disposições sócio-afectivas dos alunos para as práticas dos professores e a sua orientação específica de codificação para as relações de controlo que caracterizam o contexto regulador dessas práticas. Sugerem, também, que orientações específicas de codificação distintas para as relações de poder professor/aluno, podem explicar diferentes níveis de indisciplina.<hr/>The study is part of a broader research which intended at understanding the relation between students' disruptive behaviours and teachers' pedagogic practices and finding out reasons underlying that relation. Theoretically it is based on Bernstein's theory of pedagogic discourse. The study is centred on four students, from two science classes of the 6th year of schooling (ages 11-12), who had showed distinct behaviours. It adresses the following objectives: (1) analyse students' behaviours in terms of the interaction between their socio-affective dispositions and their specific coding orientation for power and control relations that characterise the regulative context of teachers' pedagogic practices; (2) analyse the extent to which specificities of the interaction may explain different levels of disruptive behaviours. The study suggests that disruptive behaviours in the classroom are the result of the interaction between students' socio-affective dispositions to teachers' pedagogic practices and their specific coding orientation to control relations that characterise the regulative context of those practices. It also suggests that distinct specific coding orientations to power relations between teacher and students may explain distinct levels of disruptive behaviours.<hr/>L'étude fait partie d`une investigation plus large qui essaie de comprendre la relation entre les comportements d'(in)discipline et les pratiques pédagogiques des professeurs et exploites les raisons sous-jacents à cette relation. Théoriquement, l'investigation se fonde dans le modéle du discours pédagogique de Bernstein. L'étude se centre en quatre situations d'éléves, de deux classes de Sciences Naturelles de la sixiéme année de scolarité et a comme objectives: (1) analyser des comportements d'(in)discipline en fonction de l'interaction entre les dispositions socio-affectives et l'orientation spécifique de codification des élèves pour les relations de contrôle et de pouvoir qui caractérisent le contexte régulateur des pratiques pédagogiques des professeurs; et (2) évaluer dans quelle mésure cette interaction permet l'explication de différents niveaux d'indiscipline. Les résultats nous font voir que les comportements d'indiscipline dans la salle de classe sont le résultat de l'interaction entre les dispositions socio-affectives des élèves envers les pratiques des professeurs et leur orientation spécifique de codification pour les relations de contrôle qui caractérisent le contexte régulateur de ces pratiques. Ils montrent, aussi, que les orientations spécifiques de codification différentes pour les relations de pouvoir professeur/élève, peuvent expliquer différents niveaux d'indiscipline. <![CDATA[The educational biology in the normal schools in São Paulo a discipline for the physical and mental efficiency]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872006000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo trata da história da Biologia Educacional no currículo das Escolas Normais de São Paulo, entre 1933 e 1970. A pesquisa fundamenta-se em ampla documentação arquivística, planos e programas de ensino, manuais didáticos e depoimentos de antigos professores. São levados em conta os projetos de renovação educacional em curso a partir dos anos 1920, cujas propostas produziram determinadas necessidades para a formação de professores. O texto examina três momentos da história da disciplina - os períodos de inserção no currículo, de estabilidade e de declínio - focalizando-se especialmente as formas de organização dos conteúdos escolares construídas por meio do binômio hereditariedade-meio. Conclui-se que a Biologia Educacional assentava-se na idéia de que os educadores deveriam atuar de modo duplamente produtivo de um lado, para conduzir os alunos à máxima eficiência física e mental; de outro, na construção de perfis ideais para a conduta social de crianças, mulheres e professoras.<hr/>This article deals with the history of Educational Biology (1933-1970) taking into account the development of this discipline in the Normal Schools in São Paulo (Brazil). The investigation is based on several kinds of documents, mainly teaching plans, programs, schoolbooks and testimonies from former teachers. It considers the projects for schools renovation developed since the 1920's, as they produced certain kind of needs for the teacher education. It examines three periods of that history: the insertion of the discipline in the curriculum, its stability and decline. The focus is on the organization of the school subjects built by the pair heritage-environment. The conclusion is that the organization of this Educational Biology was based in the idea that the educators should act in a double productive way: in one side, to direct the students for the best physical and mental efficiency; in the other, to build ideal outlines for shape the children, women and teachers's social behavior.<hr/>Cet article a pour but examiner l'histoire de la Biologie Educationnelle (1933 à 1970) telle comme elle a été bâtie dans les Ecoles Normales de São Paulo (Brésil). La recherche a comme base une large documentation historique, surtout des plans et programmes d'enseignement, des manuels didactiques et d'entretiens d'anciens enseignants. Nous y avons pris en compte les projets de rénovation éducationnelle en cours depuis les années 20, au Brésil, dont les propositions ont produit certaines nécessités pour la formation des enseignants. Dans l'article nous avons examiné trois moments de cette histoire: l'insertion dans le curriculum, estabilité et decline de la discipline. Aussi, nous avons ciblé les formes d'organisation des sujets scolaires construites à partir du couple hérédité-environnement. La conclusion fut que la Biologie Educationnelle reposait sur l'idée dont laquelle les enseignants devraient agir de manière productive dans une double direction: d'un côté en menant les élèves à une efficacité maximale physique et mentale, alors que de l' autre côté en construisant des rofils déaux pour un comportement social des enfants, des femmes et des enseignants. <![CDATA[<B>Problems and challenges on teaching activity</B>: <B>a study on high school teachers' stress, </B>"<B>burnout</B>"<B>, physical health and professional fulfilment</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872006000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho apresenta dados de um estudo realizado com 127 professores de uma escola secundária do Distrito do Porto, onde se avaliaram vários indicadores relacionados com o trabalho e o bem-estar pessoal (stresse, "burnout", saúde física e satisfação profissional). Os resultados revelaram valores muito significativos de stresse ocupacional (percentagens acima dos 30%), uma prevalência de esgotamento de 13% e vários problemas de saúde física. Também se verificou que as mulheres demonstraram níveis superiores de stresse associados às pressões de tempo e excesso de trabalho, mais queixas relativamente ao trabalho burocrático/administrativo bem como níveis mais elevados de exaustão emocional e problemas físicos, enquanto que os homens evidenciaram uma maior tendência para a despersonalização. Na distinção dos professores em função da experiência profissional, observou-se que os que tinham mais anos de trabalho assumiram mais problemas em lidar com os comportamentos de indisciplina dos alunos, as disparidades nas capacidades apresentadas pelos alunos e o trabalho burocrático/administrativo e excesso de aulas. Finalmente, os professores com mais horas de contacto com os alunos apresentaram menos despersonalização e mais stresse relacionado com a indisciplina dos alunos e o estatuto da carreira docente.<hr/>This work presents the data of a study with 127 teachers of a Secondary School in Porto District, on which different indicators related to work and personal well-being were evaluated (stress, burnout, physical health and professional fulfilment). The results revealed very significant levels of occupational stress (percentages above 30%), 13% burnout prevalence and various physical health problems. Women showed more stress associated with time-limit pressure and amount of work, more complains about clerical work and higher levels of emotional exhaustion and physical problems. As for men, higher tendency for depersonalization was shown. In what concerns professional experience, teachers with more years of practice showed more problems confronting: students' disciplinary issues, students' different capacity levels, clerical work, and excessive amount of classes. Finally, teachers with more hours of contact with students assumed less depersonalization and more stress related to students` indiscipline and to the teachers` career statutes.<hr/>Le présent travail montre des données d'une étude réalisée avec 127 professeurs d'une école secondaire du District du Porto, où ils ont évalués plusieurs indicateurs en rapport avec le travail et le bien être personnel (stress, "burnout", santé physique et satisfaction professionnelle). Les résultats ont révélé des valeurs très significatives du stress occupationnel (pourcentage au-dessus de 30%), une suprématie de l'épuisement de 13% et plusieurs problémes de santé physique. On a aussi vérifié que les femmes ont démontré des niveaux supérieurs de stress associés aux pressions du temps et excès de travail, plus de plaintes relativement au travail bureaucratique/administratif ainsi que des niveaux plus élevés d'exhaustion émotionnelle et problèmes physiques, tandis que les hommes ont mis en évidence une plus grande tendance pour la dépersonnalisation. Dans la distinction des professeurs en fonction de l'expérience professionnelle, on a observé que ceux qui avaient plus d'années de travail ont assumé plus de problèmes en fréquentant des comportements d´indiscipline d`élèves, les disparités dans les capacités présentées par les élèves et le travail bureautique/administratif et excès de cours. Finalement, les professeurs avec plusieurs heures d'interaction avec les élèves on présenté moins dépersonnalisation et plus stress par rapport à l`indiscipline et au niveau a leur carriére universitaire. <![CDATA[<B>Possibilities of pedagogic activity as social and affectiv treatment of the hospitalized child</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872006000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Refletir sobre a atuação de professores em hospitais tem sido uma questão bastante delicada na recente, mas polémica, discussão da prática pedagógica em enfermarias pediátricas. Este trabalho busca compreender o papel da educação para a saúde da criança hospitalizada em enfermaria pediátrica, analisando a ação do professor em um hospital público (Hospital Universitário António Pedro/Niterói, RJ). A metodologia de pesquisa foi a observação participante de situações de interação criança-criança, criança-adulto e de interação da criança com o meio. As categorias de análise foram: a linguagem, o brinquedo, a emoção e o conhecimento, apoiadas nos referenciais teóricos propostos por Wallon e Vygotsky. Como a educação pode contribuir para a saúde da criança hospitalizada? A conclusão a que chego é que a educação possibilita a criança re-significar sua vida e o espaço hospitalar onde se encontra, através de uma escuta pedagógica atenta e sensível que colabora para o resgate da subjetividade e da auto-estima infantis, contribuindo assim, para o bem estar e a saúde da criança hospitalizada.<hr/>Thinking about the teaching acting in hospitals has been a delicate question in the recent, although controversial, discussion about the teacher's practice in pediatrics infirmaries. The aim of this study is to understand the role of education in the health of the child who must remain in hospital, analyzing the teaching action in the public hospital (António Pedro University Hospital/Niterói, RJ). As methodological approach we made use of participant observation of situations that involved interactions between children, child and adult and the interaction between child and the environment. The analysis categories were: the language, the plaything, the emotion and the knowledge, supported by the theorical references proposed by Wallon and Vygotsky. How can education contribute to the health of the child in hospital? We found out that the education makes possible the child signifies its life and the hospital space where's in, through an attentive and sensitive pedagogical listening which collaborates to the ransom of the subjectiveness and self-esteem of the childish, and thus, contributes to the welfare and the health of the child in hospital.<hr/>Refléter sur la performance d'enseignants dans des hôpitaux a été une question suffisamment délicate dans le récent, mais controversée, discussion de la pratique pédagogique dans des infirmeries pédiatriques. Ce travail cherche comprendre le rôle de l'éducation pour la santé de l'enfant hospitalisé dans infirmerie pédiatrique, en analysant l'action de l'enseignant dans un hôpital public (Hôpital Universitaire António Pedro/Niterói, RIO DE JANEIRO). La méthodologie de recherche a été le commentaire participant de situations d'interaction enfant avec enfant, enfant avec adulte et d'interaction de l'enfant avec le moyen. Les catégories d'analyse ont été: la langue, le jouet, l'émotion et la connaissance, soutenues nous référentiels théoriques proposés par Wallon et Vygotsky. Comment l'éducation peut contribuer à la santé de l'enfant hospitalisé? La conclusion auquel j'arrive est que l'éducation rend possible l'enfant signifier sa vie et l'espace hospitalier oú se trouve, à travers un auditeur pédagogique attentif et sensible qui collabore pour le sauvetage de la subjectivité et de le propre estime infantiles, en contribuant ainsi, pour le bien-être et la santé de l'enfant hospitalisé. <![CDATA[<B>A training's proposal to educators work in jail from social education's point of view </B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872006000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es No presente artigo pretendemos desenvolver uma proposta de formação para os educadores especializados na perspectiva da Pedagogia Social. Centramos a nossa atenção nos educadores que actuam no âmbito penitenciário. Fazemos um percurso através das propostas reabilitadoras, em oposições punitivas, adoptando o que se pode denominar um enfoque comunitário da problemática da prisão, o que em si transporta uma perspectiva educativa de análise. No seu seguimento, avançamos uma proposta para a formação inicial e permanente dos educadores que trabalham neste âmbito.<hr/>In this article the author try to develop one training's proposal for educators from Social Education's perspective. We emphasize our attention about educators work in prison. We make a pathway to rehabilitate measures that we confront to punitive measures. We stress a community view of prison issue. In our opinion, community focus suppose educational focus. After this matters, we develop a proposal to initial' and continuing' training for educators work in this field.<hr/>Dans cet article on a tenté de développer une approche de formation des formateurs spécialisés d'un point de vue de la pédagogie sociale. Le groupe ciblé a été celui des formateurs travaillant dans le domaine pénitentiaire. On fait un exposé des modèles réhabilitants, et on critique les modèles punitifs. Nous proposons une approche communitaire de la prison, axé sur la formation et la prévention. Finalement, nous mettons l'accent sur un modèle de formation initial et continue des formateurs travaillant dans ces domaines. <![CDATA[<B>Research in instructional media between 1950 and 1980</B>: <B>expectations and evidence</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872006000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nos anos 50 e 60 o processo de ensino-aprendizagem foi influenciado pelo pensamento behaviorista, teoria psicológica que entendia a aprendizagem como o refinar progressivo das respostas dos sujeitos a estímulos instrutivos externos. Na busca de uma teoria científica de instrução reconheceu-se aos então novos "meios" tecnológicos a função de estimulação adicional e motivação dos alunos, desenvolvendo-se um enorme volume de investigação empírica analisando o papel dos "meios de ensino" no processo de ensino e aprendizagem. Neste artigo serão apresentados os pressupostos teóricos e metodológicos que fundamentaram a pesquisa empírica desenvolvida no âmbito da Tecnologia Educativa (TE) no período compreendido entre as décadas de 50 e 80; discutidos e questionados serão também os resultados obtidos, bem como as limitações de mais de duas décadas de pesquisa empírica que marcaram decisivamente o rumo da investigação neste jovem domínio científico.<hr/>In the 50 and 60`s teaching and learning process has been influenced by behaviorism, a psychological theory that viewed learning as the progressive refinement of student answers do external instructional stimulus. On the search for a scientific theory of instruction it was then recognised that new media could function as additional sources of stimulation and motivation to student learning process; based on those premises developped then an important volume of empirical research on learning with media. In this paper will be presented and analysed the theorical and methodological referentials of research in the field of Educational Technology under the behaviorism. Evidences of three decades of research that influenced the years to come for this young scientific domain in the social sciences will also be discussed and questioned.<hr/>Le processus d`enseignement et d`apprentissage dans les années 50 et 60 a éte influencé par le condutisme, théorie d`instruction selon laquelle l` apprentissage est comprise comme le refinement progressif des réponses des sujets à des stimulus extérieurs. Dans la poursuite d`une théorie scientifique de l'instruction on a reconnu aux nouveaux média tecnologiques la function de stimulation et motivation additionales des sujets, ce qui a produit le development d`un corpus de recherche sistematisée sur le rôle des technologies dans le processus instructif. Dans cet article on analysera les fondaments théoriques et méthodologiques de la recherche sur les média educatifs et on problematisera les résultas obtenus en trois décades de recherche éducative. <![CDATA[<B>Para uma pedagogia situada e explícita da literacia escolar</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872006000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nos anos 50 e 60 o processo de ensino-aprendizagem foi influenciado pelo pensamento behaviorista, teoria psicológica que entendia a aprendizagem como o refinar progressivo das respostas dos sujeitos a estímulos instrutivos externos. Na busca de uma teoria científica de instrução reconheceu-se aos então novos "meios" tecnológicos a função de estimulação adicional e motivação dos alunos, desenvolvendo-se um enorme volume de investigação empírica analisando o papel dos "meios de ensino" no processo de ensino e aprendizagem. Neste artigo serão apresentados os pressupostos teóricos e metodológicos que fundamentaram a pesquisa empírica desenvolvida no âmbito da Tecnologia Educativa (TE) no período compreendido entre as décadas de 50 e 80; discutidos e questionados serão também os resultados obtidos, bem como as limitações de mais de duas décadas de pesquisa empírica que marcaram decisivamente o rumo da investigação neste jovem domínio científico.<hr/>In the 50 and 60`s teaching and learning process has been influenced by behaviorism, a psychological theory that viewed learning as the progressive refinement of student answers do external instructional stimulus. On the search for a scientific theory of instruction it was then recognised that new media could function as additional sources of stimulation and motivation to student learning process; based on those premises developped then an important volume of empirical research on learning with media. In this paper will be presented and analysed the theorical and methodological referentials of research in the field of Educational Technology under the behaviorism. Evidences of three decades of research that influenced the years to come for this young scientific domain in the social sciences will also be discussed and questioned.<hr/>Le processus d`enseignement et d`apprentissage dans les années 50 et 60 a éte influencé par le condutisme, théorie d`instruction selon laquelle l` apprentissage est comprise comme le refinement progressif des réponses des sujets à des stimulus extérieurs. Dans la poursuite d`une théorie scientifique de l'instruction on a reconnu aux nouveaux média tecnologiques la function de stimulation et motivation additionales des sujets, ce qui a produit le development d`un corpus de recherche sistematisée sur le rôle des technologies dans le processus instructif. Dans cet article on analysera les fondaments théoriques et méthodologiques de la recherche sur les média educatifs et on problematisera les résultas obtenus en trois décades de recherche éducative. <![CDATA[<B>Dissertações</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872006000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nos anos 50 e 60 o processo de ensino-aprendizagem foi influenciado pelo pensamento behaviorista, teoria psicológica que entendia a aprendizagem como o refinar progressivo das respostas dos sujeitos a estímulos instrutivos externos. Na busca de uma teoria científica de instrução reconheceu-se aos então novos "meios" tecnológicos a função de estimulação adicional e motivação dos alunos, desenvolvendo-se um enorme volume de investigação empírica analisando o papel dos "meios de ensino" no processo de ensino e aprendizagem. Neste artigo serão apresentados os pressupostos teóricos e metodológicos que fundamentaram a pesquisa empírica desenvolvida no âmbito da Tecnologia Educativa (TE) no período compreendido entre as décadas de 50 e 80; discutidos e questionados serão também os resultados obtidos, bem como as limitações de mais de duas décadas de pesquisa empírica que marcaram decisivamente o rumo da investigação neste jovem domínio científico.<hr/>In the 50 and 60`s teaching and learning process has been influenced by behaviorism, a psychological theory that viewed learning as the progressive refinement of student answers do external instructional stimulus. On the search for a scientific theory of instruction it was then recognised that new media could function as additional sources of stimulation and motivation to student learning process; based on those premises developped then an important volume of empirical research on learning with media. In this paper will be presented and analysed the theorical and methodological referentials of research in the field of Educational Technology under the behaviorism. Evidences of three decades of research that influenced the years to come for this young scientific domain in the social sciences will also be discussed and questioned.<hr/>Le processus d`enseignement et d`apprentissage dans les années 50 et 60 a éte influencé par le condutisme, théorie d`instruction selon laquelle l` apprentissage est comprise comme le refinement progressif des réponses des sujets à des stimulus extérieurs. Dans la poursuite d`une théorie scientifique de l'instruction on a reconnu aux nouveaux média tecnologiques la function de stimulation et motivation additionales des sujets, ce qui a produit le development d`un corpus de recherche sistematisée sur le rôle des technologies dans le processus instructif. Dans cet article on analysera les fondaments théoriques et méthodologiques de la recherche sur les média educatifs et on problematisera les résultas obtenus en trois décades de recherche éducative. <![CDATA[<B>Projectos de investigação</B>: Cognição e aprendizagem em história e ciências sociais]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872006000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nos anos 50 e 60 o processo de ensino-aprendizagem foi influenciado pelo pensamento behaviorista, teoria psicológica que entendia a aprendizagem como o refinar progressivo das respostas dos sujeitos a estímulos instrutivos externos. Na busca de uma teoria científica de instrução reconheceu-se aos então novos "meios" tecnológicos a função de estimulação adicional e motivação dos alunos, desenvolvendo-se um enorme volume de investigação empírica analisando o papel dos "meios de ensino" no processo de ensino e aprendizagem. Neste artigo serão apresentados os pressupostos teóricos e metodológicos que fundamentaram a pesquisa empírica desenvolvida no âmbito da Tecnologia Educativa (TE) no período compreendido entre as décadas de 50 e 80; discutidos e questionados serão também os resultados obtidos, bem como as limitações de mais de duas décadas de pesquisa empírica que marcaram decisivamente o rumo da investigação neste jovem domínio científico.<hr/>In the 50 and 60`s teaching and learning process has been influenced by behaviorism, a psychological theory that viewed learning as the progressive refinement of student answers do external instructional stimulus. On the search for a scientific theory of instruction it was then recognised that new media could function as additional sources of stimulation and motivation to student learning process; based on those premises developped then an important volume of empirical research on learning with media. In this paper will be presented and analysed the theorical and methodological referentials of research in the field of Educational Technology under the behaviorism. Evidences of three decades of research that influenced the years to come for this young scientific domain in the social sciences will also be discussed and questioned.<hr/>Le processus d`enseignement et d`apprentissage dans les années 50 et 60 a éte influencé par le condutisme, théorie d`instruction selon laquelle l` apprentissage est comprise comme le refinement progressif des réponses des sujets à des stimulus extérieurs. Dans la poursuite d`une théorie scientifique de l'instruction on a reconnu aux nouveaux média tecnologiques la function de stimulation et motivation additionales des sujets, ce qui a produit le development d`un corpus de recherche sistematisée sur le rôle des technologies dans le processus instructif. Dans cet article on analysera les fondaments théoriques et méthodologiques de la recherche sur les média educatifs et on problematisera les résultas obtenus en trois décades de recherche éducative. <![CDATA[<B>Reuniões científicas</B>: <B>VII Colóquio sobre questões curriculares</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872006000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nos anos 50 e 60 o processo de ensino-aprendizagem foi influenciado pelo pensamento behaviorista, teoria psicológica que entendia a aprendizagem como o refinar progressivo das respostas dos sujeitos a estímulos instrutivos externos. Na busca de uma teoria científica de instrução reconheceu-se aos então novos "meios" tecnológicos a função de estimulação adicional e motivação dos alunos, desenvolvendo-se um enorme volume de investigação empírica analisando o papel dos "meios de ensino" no processo de ensino e aprendizagem. Neste artigo serão apresentados os pressupostos teóricos e metodológicos que fundamentaram a pesquisa empírica desenvolvida no âmbito da Tecnologia Educativa (TE) no período compreendido entre as décadas de 50 e 80; discutidos e questionados serão também os resultados obtidos, bem como as limitações de mais de duas décadas de pesquisa empírica que marcaram decisivamente o rumo da investigação neste jovem domínio científico.<hr/>In the 50 and 60`s teaching and learning process has been influenced by behaviorism, a psychological theory that viewed learning as the progressive refinement of student answers do external instructional stimulus. On the search for a scientific theory of instruction it was then recognised that new media could function as additional sources of stimulation and motivation to student learning process; based on those premises developped then an important volume of empirical research on learning with media. In this paper will be presented and analysed the theorical and methodological referentials of research in the field of Educational Technology under the behaviorism. Evidences of three decades of research that influenced the years to come for this young scientific domain in the social sciences will also be discussed and questioned.<hr/>Le processus d`enseignement et d`apprentissage dans les années 50 et 60 a éte influencé par le condutisme, théorie d`instruction selon laquelle l` apprentissage est comprise comme le refinement progressif des réponses des sujets à des stimulus extérieurs. Dans la poursuite d`une théorie scientifique de l'instruction on a reconnu aux nouveaux média tecnologiques la function de stimulation et motivation additionales des sujets, ce qui a produit le development d`un corpus de recherche sistematisée sur le rôle des technologies dans le processus instructif. Dans cet article on analysera les fondaments théoriques et méthodologiques de la recherche sur les média educatifs et on problematisera les résultas obtenus en trois décades de recherche éducative.