Scielo RSS <![CDATA[Revista Portuguesa de Educação]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0871-918720070002&lang=en vol. 20 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872007000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<B>Literacy practices in classrooms</B>: <B>examining literate actions as socially constructed</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872007000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste texto, argumenta-se que letramento não é um processo único e universal, que tenha o mesmo significado para todas as pessoas. Ao contrário, entende-se que letramento é um processo dinâmico em que o significado de ação letrada é continuamente (re)construído, localmente, por participantes de diferentes grupos sociais. Para corroborar tal argumento, examinamos como uma perspectiva compartilhada de letramento é estabelecida por participantes no dia-a-dia de uma sala de aula. Orientados pela abordagem etnográfica interacional, analisamos como os alunos e os professores de uma turma de inglês estabelecem as condições para leitura, produção e discussão de textos, durante um curso de verão. A partir dessa análise, apresentam-se considerações teórico-metodológicas para o desenvolvimento de pesquisas sobre práticas escolares de letramento.<hr/>In this article, we argue that literacy is not a universal process that has the same meaning for everybody. Rather, literacy is understood as a dynamic process in which the meaning of literate action is locally and continuously redefined by participants of a social group. To support this argument, we examine how a common understanding of literacy was established by participants in a classroom. Adopting an interactional ethnographic approach, we analyze how students and teacher define conditions for reading, writing and discussing texts, during a summer course. Based on this analysis, we raise theoretical and methodological issues to be considered when developing research on school literacy practices.<hr/>Dans ce texte, on argumente que la literacie n’est pas un processus unique et universel, qui ait le même sens pour tous. Au contraire, on comprend la literacie comme un processus dynamique où le sens de l’action lettrée est continûment (re)construit, localement, par des participants aux différents groupes sociaux. Pour confirmer un tel argument, nous examinons la manière par laquelle une perspective partagée de literacie est établie par des participants du quotidien d’une salle de classe. Orientées par l’approche ethnographique interactionnelle, nous analysons comment les élèves et les professeurs d’une classe d’anglais établissent les conditions pour la lecture, la production et la discussion de textes, pendant un cours d’été. À partir de cette analyse, on présente des considérations d’ordre théorico-méthodologique pour le développement de recherches sur les pratiques scolaires de literacie. <![CDATA[<B>Communication in the practices of young mathematics teachers</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872007000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo visa conhecer o modo como jovens professores, de diversos níveis de ensino, recém diplomados por instituições de formação inicial, orientam a comunicação nas suas aulas, a que aspectos tendem a dar atenção, que dificuldades sentem. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores, em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu a realização de 12 estudos de caso. Os resultados mostram que a comunicação é vista pelos jovens professores como um suporte de um ambiente geral que poderá favorecer, em termos globais, a aprendizagem. No entanto, são relativamente poucos aqueles que identificam a comunicação como um objectivo curricular importante da disciplina de Matemática e que apontam estratégias consistentes para a promover, tanto na sua vertente oral como na sua vertente escrita. São ainda menos os que apontam a comunicação como um processo fundamental para o desenvolvimento de significados matemáticos por parte dos alunos. Estes resultados sugerem que as instituições de formação podem ter interesse em reflectir sobre as suas práticas de formação neste domínio.<hr/>This article aims to know the way how new teachers, at several teaching levels, recently graduated by pre-service teacher education institutions, view and conduct communication in their classrooms, to which aspects they tend to pay attention and which difficulties they feel. The text is based on a collective work carried out by teacher educators of teacher education institutions in Portugal that are concerned in improving the quality of the pre-service teacher education, especially in what refers to mathematics education. The methodology is qualitative and interpretative and involved the realization of 12 case studies. The results show that communication is seen by the new teachers as a support of a general environment that must favour learning. However, only relatively few teachers point out communication as an important curriculum objective in the discipline of mathematics and indicate consistent strategies to promote it, both in oral and written forms. There are still less teachers who view communication as a basic process for the development of mathematical meanings by students. These results suggest that teacher education institutions may have interest in reflecting about their teaching practices in this regard.<hr/>Cet article a l’intention de savoir la voie comment de nouveaux enseignants, à plusieurs niveaux d’enseignement, récemment diplômés par les institutions de formation initiale des maîtres, voient et la communication et la conduisent dans ses classes, auxquels les aspects ils font attention et que difficultés ils 72 João Pedro da Ponte et al. sentent. L’article est fondé sur un travail collectif réalisé par des formateurs d’institutions des universités et écoles d’éducation au Portugal qui sont concernées dans l’amélioration de la qualité de la formation initiale des maîtres, surtout dans ce qui s’attend à l’éducation de mathématiques. La méthodologie est qualitative et interprétative et a impliqué la réalisation de 12 études de cas. Les résultats montrent que la communication est vue par les nouveaux professeurs comme appui d’un environnement général qui doit favoriser l’apprentissage. Cependant, seulement relativement peu de professeurs précisent la communication comme objectif important de programme d’études dans la discipline des mathématiques et indiquent à stratégies consistantes pour la favoriser, sous la forme oral et écrite. Ils sont moins de professeurs qui regardent la communication comme un procédé de base pour le développement des significations mathématiques par des étudiants. Ces résultats suggèrent que les établissements de formation de maîtres puissent avoir l’intérêt à réfléchir sur ses pratiques de formation à cet égard. <![CDATA[<B>Doing research by using a mixed methodological approach </B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872007000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo foca-se na investigação que tem sido desenvolvida pelo Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula) e que tem sido fundamentalmente baseada na teoria do discurso pedagógico de Bernstein. Apresentam-se os pressupostos teóricos e os procedimentos metodológicos que têm guiado a concepção de modelos e instrumentos de análise e os passos seguidos na sua construção, referindo-se ainda aspectos relacionados com critérios de validade e fiabilidade. Clarifica-se, também, o posicionamento epistemológico da investigação, discutindo em que medida essa investigação se distancia da dicotomia entre abordagens naturalistas e racionalistas e reflecte uma opção que rejeita o carácter fortemente contextualizado e idiossincrático de metodologias qualitativas dirigidas por perspectivas pós-modernistas. Discute-se ainda em que medida o posicionamento fundamentalmente racionalista, que tem sido adoptado, não tem coincidido com um desenho experimental ou uma análise quantitativa dos dados. Pretende-se, com o artigo, fornecer uma base de reflexão sobre as potencialidades e limites da metodologia mista de investigação que tem guiado o trabalho empírico desenvolvido pelo Grupo ESSA e, consequentemente, sobre o valor objectivo dos resultados que têm sido sugeridos pela aplicação dos instrumentos.<hr/>The article is focused on the research that has been developed by the ESSA Group (Sociological Studies of the Classroom) and which is fundamentally based on Bernstein's theory of pedagogic discourse. It presents the theoretical assumptions and the methodological procedures that have guided the conception of the models and instruments of analysis and the steps followed in their construction. Aspects related to validity and reliability criteria are also referred. It is clarified the epistemological positioning of the research, while discussing the extent to which that research departs from the dichotomy between naturalistic and rationalist approaches and reflects an option that rejects the strongly contextualised and idiosyncratic character of qualitative methodologies, guided by postmodernist perspectives in educational research. It is also discussed the extent to which the fundamentally rationalist positioning that has been adopted, has not coincided with an experimental design or a quantitative data analysis. The article intends to provide a basis for reflection of the potentialities and limitations of the mixed research methodology that has guided the empirical work carried out by the ESSA Group and, as a consequence, of the objectivity value of the results that have been suggested by the application of the instruments.<hr/>Ce texte se centre sur l’investigation qui a été développée par le Groupe ESSA (Études Sociologiques dans la Classe) et qui a été fondamentalement fondée sur la théorie du discours pédagogique de Bernstein. On présente les Fazer investigação usando uma abordagem metodológica mista 103 présupposés théoriques et les procédés méthodologiques qui ont conduit la conception de modèles et d’instruments d’analyse bien que les pas suivis dans sa construction, en se rapportant encore aux aspects relatifs aux critères de validité et de crédibilité. On clarifie aussi les postulats théoriques de l’investigation, discutant en quelle mesure elle s’éloigne de la dichotomie entre les approches naturalistes et les approches rationalistes, rejetant le caractère hautement situé et idiosyncrasique des méthodologies qualitatives conduites par les perspectives postmodernistes. On discute encore en quelle mesure la position fondamentalement rationaliste, qui a été adoptée, n’est pas en coïncidence avec le dessin expérimental ou l’analyse quantitative des donnés. On veut, avec cet article, réfléchir sur les potentialités et les limites de la méthodologie mixte de l’investigation qui a conduit le travail empirique développé par le Groupe ESSA et, dès lors, sur la valeur objective des résultats qui ont été suggérés par l´emploi des instruments choisis. <![CDATA[<B>In quest of signs of inclusive education</B>: <B>the support teacher's practices</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872007000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O movimento da Escola inclusiva e, consequentemente, da Educação inclusiva está a ganhar raízes no discurso dos políticos e experts da Educação, desde a celebração de compromissos internacionais, como é o caso da Declaração de Salamanca (1994). Preconiza-se que a Educação Especial, uma educação paralela ao sistema de Educação Regular, dê lugar a práticas educativas inclusivas que, partindo da diversidade humana como uma mais valia e usando metodologias de diferenciação inclusiva e de aprendizagem cooperativa, possam gerar o sucesso de todos através do sucesso de cada um, caminhando, assim, para o despontar de um novo paradigma de escola. Procuraram-se, com este estudo, Indicadores de Educação Inclusiva nas Práticas dos Professores de Apoio Educativo. Como instrumento de pesquisa foi usado o questionário, aplicado no primeiro ciclo do Ensino Básico, na Região Educativa de Lisboa. Este estudo revelou que, nas práticas destes professores, os indicadores de Educação Inclusiva são pontuais. A acção pedagógico-educativa aparenta estar mais próxima da modalidade Educação Especial, o que nos permite questionar se os 'actores' principais co-responsáveis pela gestão da diferença/diversidade na escola estão a desempenhar o papel que lhes é atribuído e o que é que os impede que tal aconteça.<hr/>Since the Declaration of Salamanca (1994) and related international political compromises, the inclusive school movement and therefore that of inclusive education is being overused by politians and education experts in their speeches. Special education, which works in parallel with the regular school system, should give way to inclusive education practices. These practices based on the human diversity and working with inclusive differentiation and cooperative learning methodologies can make the success of all through the success of each one and therefore lead to the emergence of a new school paradigm. In this paper, we look for signs of inclusive education in the support teacher's practices. The research tool used was a questionnaire, which was applied to primary school teachers working in the Lisbon area. It was shown that the signs of inclusive education in the practices of the support teachers are scarce. Their pedagogical activity is closer to the Special Education methodologies. One wonders whether those responsible for the management of difference and diversity at school are indeed playing the role they are expected. If not, why not?<hr/>Depuis l’adoption des compromis internationaux, comme la Déclaration de Salamanca (1994), le mouvement de l’Ecole inclusive et, en conséquence, celui de l’Education inclusive est en train de faire des racines dans le discours des politiques et des experts de l’Education. On préconise que l’Education spéciale, une éducation parallèle au système d’éducation régulière, soit remplacée par des pratiques éducatives inclusives. Celles-ci, en valorisant la diversité humaine et en utilisant des méthodologies de différenciation inclusive et d’apprentissage coopératif, conduisent au succès de tous à partir du succès de chacun et déclenchent l’émergence d’un nouveau paradigme scolaire. On a cherché, dans les pratiques des professeurs de soutien éducatif, indicateurs d’éducation inclusive. On a enquêté les professeurs de soutien éducatif travaillant à l’enseignent basique, dans la région académique de Lisbonne. Cette étude a démontré très peu d’indicateurs d’éducation inclusive dans les pratiques des professeurs de soutien éducatif. Leur action pédagogique semble plus rapprochée de celle de l’éducation spéciale. Les gens responsables pour la gestion de la différence et la diversité à l’école, jouent-ils leur rôle? Qu’est ce que les empêche de le faire? <![CDATA[<B>Networks in education</B>: <B>political and conceptual issues</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872007000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Hoje, os educadores, os líderes das organizações educativas e os responsáveis políticos vêem-se confrontados com a necessidade de desenvolverem a sua acção num contexto marcado crescentemente pela ausência de uma única entidade reguladora central e pela dimensão colectiva e interorganizacional da sua actividade. No presente artigo, sistematizam-se as razões da falência do governo centralizado da educação, apontam-se as alternativas desenvolvidas para lhe fazer face (especialmente a Nova Gestão Pública) e analisa-se o modelo da organização em rede enquanto proposta para assegurar a governação dos assuntos educativos de uma forma mais eficaz. No artigo, propõe-se uma tipologia de redes assente em três vectores (génese, composição e estrutura) que visa permitir e sustentar uma crítica das visões normativas actualmente existentes sobre estas entidades na educação.<hr/>Today, educational practitioners, school leaders and policymakers confront themselves with the need to develop their action in a context increasingly framed by the absence of a single central regulating entity, and by the collective and interorganisational dimension of their activity. This article lists the reasons behind the failure of the centralised government of education, points to the alternatives that were developed to face its demise (especially, the New Public Management framework) and analyses the network organisation as a model proposed to ensure the more effective governance of educational matters. The article proposes a typology of networks based on three vectors (genesis, composition, and structure) that aims to enable and nourish a critique of normative views currently held about these entities in education.<hr/>Aujourd’hui, les éducateurs, les chefs d’établissement et les gouvernants sont confrontés avec le besoin de développer leur action dans un contexte de plus en plus marqué par l’absence d’une seule entité centrale de régulation et par la dimension collective et interorganisationelle de leur activité. Cet article systématise les raisons qui expliquent la faillite du gouvernement centralisé de l’éducation, remarque les alternatives produites pou lui faire face (en particulier, le Nouveau Management Publique) et analyse le modèle de l’organisation en réseau comme propos pour assurer la gouvernance des affaires éducatives de façon plus efficace. Dans l’article, on propose une 180 Jorge Ávila de Lima typologie des réseaux fondée en trois vecteurs (genèse, composition et structure) qui vise permettre et nourrir une critique des visions normatives actuellement existantes sur cettes entités dans l‘éducation. <![CDATA[<B>HIV/AIDS Prevention Program for university students</B>: <B>a pilot study</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872007000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Pretendeu-se aumentar as competências comportamentais e a adopção de comportamentos preventivos face ao HIV/SIDA que não apenas o uso consistente do preservativo, nomeadamente a realização de um teste de despistagem do HIV/SIDA por ambos os parceiros. Tratou-se de um estudo quasi-experimental (N = 7, estudantes universitárias) com 6 sessões semanais de 3 horas cada, envolvendo um grupo controlo sujeito a outras intervenções e uma avaliação pré e pós-teste, com um follow-up a 6 meses. A intervenção baseou-se no modelo IMB e usou como medida o Questionário sobre Relacionamentos e Saúde. Não se encontraram diferenças entre os grupos (excepto para a informação) e no follow-up do grupo experimental ocorreram mudanças nas competências comportamentais, informação e comportamentos preventivos. Apesar do uso do preservativo ser elevado, todas as participantes realizaram um teste de despistagem do HIV. As conclusões reflectem sobre a rápida adesão a outros comportamentos preventivos para além do preservativo e salientam a importância de se explorarem comportamentos preventivos alternativos devido ao abandono habitual desta protecção, nas relações mais longas, sem a realização de um teste de despistagem do HIV/SIDA.<hr/>The study aims to increase behavioural skills and the adoption of preventive behaviours in HIV/AIDS besides consistent condom use, such as HIV testing by both partners. This quasi-experimental study was a small group intervention (N = 7) of 6, 3hr sessions held 1 week apart, with a comparison group attending other interventions, and a pre-post test evaluation and a 6-month follow-up. The intervention was based on the IMB model and used the Health and Relationships Survey as measure. As expected with such a small sample, there were no differences between groups (except for information). In the follow-up, changes were observed in behavioural skills, information and preventive behaviours in the intervention-group. Although levels of condom use were high, every participant had a HIV test, and the changes in the preventive behaviour had to be analysed accordingly. The conclusions reflect on the rapid adherence to other protective behaviours besides condom use and highlight the exploration of these alternatives in a controlled context, as an intervention, due to the habitual abandonment of this protection in long-term relationships without an HIV test.<hr/>Queríamos aumentar las competencias conductuales y desarrollar la adopción de comportamientos preventivos hacía el VIH/SIDA, y no sólo el uso continuado del preservativo, principalmente la realización de la prueba de 210 Maria-João Alvarez & Michael Oliveira detección del VIH/SIDA en las parejas. Se ha tratado de un estudio quasiexperimental (N = 7, estudiantes universitarias), con 6 sesiones semanales de 3 horas cada una, envolviendo un grupo de control sujeto a otras intervenciones y una evaluación previa y posterior, con un seguimiento de 6 meses. La intervención se ha basado en el modelo IMB y se ha utilizado como medida el Cuestionario sobre Relaciones y Salud. No se han encontrado diferencias entre los grupos (excepto por la información), y en el seguimiento del grupo experimental se han verificado cambios en las competencias conductuales, información y comportamientos preventivos. A pesar de que el uso del preservativo es elevado, todas las participantes realizaron la prueba de detección del VIH. Las conclusiones reflejan la rápida adhesión a otros comportamientos preventivos, más allá del preservativo, y destacan la importancia de explorar comportamientos preventivos alternativos, debido al hábito de abandonar esta protección en relaciones más duraderas, sin realizar una prueba de detección del VIH/SIDA. <![CDATA[<B><I>Livros de Alfabetização e de Português</B></I>: <B><I>os professores e as suas escolhas.</B></I>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872007000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Pretendeu-se aumentar as competências comportamentais e a adopção de comportamentos preventivos face ao HIV/SIDA que não apenas o uso consistente do preservativo, nomeadamente a realização de um teste de despistagem do HIV/SIDA por ambos os parceiros. Tratou-se de um estudo quasi-experimental (N = 7, estudantes universitárias) com 6 sessões semanais de 3 horas cada, envolvendo um grupo controlo sujeito a outras intervenções e uma avaliação pré e pós-teste, com um follow-up a 6 meses. A intervenção baseou-se no modelo IMB e usou como medida o Questionário sobre Relacionamentos e Saúde. Não se encontraram diferenças entre os grupos (excepto para a informação) e no follow-up do grupo experimental ocorreram mudanças nas competências comportamentais, informação e comportamentos preventivos. Apesar do uso do preservativo ser elevado, todas as participantes realizaram um teste de despistagem do HIV. As conclusões reflectem sobre a rápida adesão a outros comportamentos preventivos para além do preservativo e salientam a importância de se explorarem comportamentos preventivos alternativos devido ao abandono habitual desta protecção, nas relações mais longas, sem a realização de um teste de despistagem do HIV/SIDA.<hr/>The study aims to increase behavioural skills and the adoption of preventive behaviours in HIV/AIDS besides consistent condom use, such as HIV testing by both partners. This quasi-experimental study was a small group intervention (N = 7) of 6, 3hr sessions held 1 week apart, with a comparison group attending other interventions, and a pre-post test evaluation and a 6-month follow-up. The intervention was based on the IMB model and used the Health and Relationships Survey as measure. As expected with such a small sample, there were no differences between groups (except for information). In the follow-up, changes were observed in behavioural skills, information and preventive behaviours in the intervention-group. Although levels of condom use were high, every participant had a HIV test, and the changes in the preventive behaviour had to be analysed accordingly. The conclusions reflect on the rapid adherence to other protective behaviours besides condom use and highlight the exploration of these alternatives in a controlled context, as an intervention, due to the habitual abandonment of this protection in long-term relationships without an HIV test.<hr/>Queríamos aumentar las competencias conductuales y desarrollar la adopción de comportamientos preventivos hacía el VIH/SIDA, y no sólo el uso continuado del preservativo, principalmente la realización de la prueba de 210 Maria-João Alvarez & Michael Oliveira detección del VIH/SIDA en las parejas. Se ha tratado de un estudio quasiexperimental (N = 7, estudiantes universitarias), con 6 sesiones semanales de 3 horas cada una, envolviendo un grupo de control sujeto a otras intervenciones y una evaluación previa y posterior, con un seguimiento de 6 meses. La intervención se ha basado en el modelo IMB y se ha utilizado como medida el Cuestionario sobre Relaciones y Salud. No se han encontrado diferencias entre los grupos (excepto por la información), y en el seguimiento del grupo experimental se han verificado cambios en las competencias conductuales, información y comportamientos preventivos. A pesar de que el uso del preservativo es elevado, todas las participantes realizaron la prueba de detección del VIH. Las conclusiones reflejan la rápida adhesión a otros comportamientos preventivos, más allá del preservativo, y destacan la importancia de explorar comportamientos preventivos alternativos, debido al hábito de abandonar esta protección en relaciones más duraderas, sin realizar una prueba de detección del VIH/SIDA. <![CDATA[<B>Teses de Doutoramento em Educação apresentadas à Universidade do Minho</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872007000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Pretendeu-se aumentar as competências comportamentais e a adopção de comportamentos preventivos face ao HIV/SIDA que não apenas o uso consistente do preservativo, nomeadamente a realização de um teste de despistagem do HIV/SIDA por ambos os parceiros. Tratou-se de um estudo quasi-experimental (N = 7, estudantes universitárias) com 6 sessões semanais de 3 horas cada, envolvendo um grupo controlo sujeito a outras intervenções e uma avaliação pré e pós-teste, com um follow-up a 6 meses. A intervenção baseou-se no modelo IMB e usou como medida o Questionário sobre Relacionamentos e Saúde. Não se encontraram diferenças entre os grupos (excepto para a informação) e no follow-up do grupo experimental ocorreram mudanças nas competências comportamentais, informação e comportamentos preventivos. Apesar do uso do preservativo ser elevado, todas as participantes realizaram um teste de despistagem do HIV. As conclusões reflectem sobre a rápida adesão a outros comportamentos preventivos para além do preservativo e salientam a importância de se explorarem comportamentos preventivos alternativos devido ao abandono habitual desta protecção, nas relações mais longas, sem a realização de um teste de despistagem do HIV/SIDA.<hr/>The study aims to increase behavioural skills and the adoption of preventive behaviours in HIV/AIDS besides consistent condom use, such as HIV testing by both partners. This quasi-experimental study was a small group intervention (N = 7) of 6, 3hr sessions held 1 week apart, with a comparison group attending other interventions, and a pre-post test evaluation and a 6-month follow-up. The intervention was based on the IMB model and used the Health and Relationships Survey as measure. As expected with such a small sample, there were no differences between groups (except for information). In the follow-up, changes were observed in behavioural skills, information and preventive behaviours in the intervention-group. Although levels of condom use were high, every participant had a HIV test, and the changes in the preventive behaviour had to be analysed accordingly. The conclusions reflect on the rapid adherence to other protective behaviours besides condom use and highlight the exploration of these alternatives in a controlled context, as an intervention, due to the habitual abandonment of this protection in long-term relationships without an HIV test.<hr/>Queríamos aumentar las competencias conductuales y desarrollar la adopción de comportamientos preventivos hacía el VIH/SIDA, y no sólo el uso continuado del preservativo, principalmente la realización de la prueba de 210 Maria-João Alvarez & Michael Oliveira detección del VIH/SIDA en las parejas. Se ha tratado de un estudio quasiexperimental (N = 7, estudiantes universitarias), con 6 sesiones semanales de 3 horas cada una, envolviendo un grupo de control sujeto a otras intervenciones y una evaluación previa y posterior, con un seguimiento de 6 meses. La intervención se ha basado en el modelo IMB y se ha utilizado como medida el Cuestionario sobre Relaciones y Salud. No se han encontrado diferencias entre los grupos (excepto por la información), y en el seguimiento del grupo experimental se han verificado cambios en las competencias conductuales, información y comportamientos preventivos. A pesar de que el uso del preservativo es elevado, todas las participantes realizaron la prueba de detección del VIH. Las conclusiones reflejan la rápida adhesión a otros comportamientos preventivos, más allá del preservativo, y destacan la importancia de explorar comportamientos preventivos alternativos, debido al hábito de abandonar esta protección en relaciones más duraderas, sin realizar una prueba de detección del VIH/SIDA. <![CDATA[<B>Seminário <I>Changing Relationships between the State, Civil Society and the Citizen</B></I>: <B><I>Implications for Adult Education and Adult Learning</B></I>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872007000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Pretendeu-se aumentar as competências comportamentais e a adopção de comportamentos preventivos face ao HIV/SIDA que não apenas o uso consistente do preservativo, nomeadamente a realização de um teste de despistagem do HIV/SIDA por ambos os parceiros. Tratou-se de um estudo quasi-experimental (N = 7, estudantes universitárias) com 6 sessões semanais de 3 horas cada, envolvendo um grupo controlo sujeito a outras intervenções e uma avaliação pré e pós-teste, com um follow-up a 6 meses. A intervenção baseou-se no modelo IMB e usou como medida o Questionário sobre Relacionamentos e Saúde. Não se encontraram diferenças entre os grupos (excepto para a informação) e no follow-up do grupo experimental ocorreram mudanças nas competências comportamentais, informação e comportamentos preventivos. Apesar do uso do preservativo ser elevado, todas as participantes realizaram um teste de despistagem do HIV. As conclusões reflectem sobre a rápida adesão a outros comportamentos preventivos para além do preservativo e salientam a importância de se explorarem comportamentos preventivos alternativos devido ao abandono habitual desta protecção, nas relações mais longas, sem a realização de um teste de despistagem do HIV/SIDA.<hr/>The study aims to increase behavioural skills and the adoption of preventive behaviours in HIV/AIDS besides consistent condom use, such as HIV testing by both partners. This quasi-experimental study was a small group intervention (N = 7) of 6, 3hr sessions held 1 week apart, with a comparison group attending other interventions, and a pre-post test evaluation and a 6-month follow-up. The intervention was based on the IMB model and used the Health and Relationships Survey as measure. As expected with such a small sample, there were no differences between groups (except for information). In the follow-up, changes were observed in behavioural skills, information and preventive behaviours in the intervention-group. Although levels of condom use were high, every participant had a HIV test, and the changes in the preventive behaviour had to be analysed accordingly. The conclusions reflect on the rapid adherence to other protective behaviours besides condom use and highlight the exploration of these alternatives in a controlled context, as an intervention, due to the habitual abandonment of this protection in long-term relationships without an HIV test.<hr/>Queríamos aumentar las competencias conductuales y desarrollar la adopción de comportamientos preventivos hacía el VIH/SIDA, y no sólo el uso continuado del preservativo, principalmente la realización de la prueba de 210 Maria-João Alvarez & Michael Oliveira detección del VIH/SIDA en las parejas. Se ha tratado de un estudio quasiexperimental (N = 7, estudiantes universitarias), con 6 sesiones semanales de 3 horas cada una, envolviendo un grupo de control sujeto a otras intervenciones y una evaluación previa y posterior, con un seguimiento de 6 meses. La intervención se ha basado en el modelo IMB y se ha utilizado como medida el Cuestionario sobre Relaciones y Salud. No se han encontrado diferencias entre los grupos (excepto por la información), y en el seguimiento del grupo experimental se han verificado cambios en las competencias conductuales, información y comportamientos preventivos. A pesar de que el uso del preservativo es elevado, todas las participantes realizaron la prueba de detección del VIH. Las conclusiones reflejan la rápida adhesión a otros comportamientos preventivos, más allá del preservativo, y destacan la importancia de explorar comportamientos preventivos alternativos, debido al hábito de abandonar esta protección en relaciones más duraderas, sin realizar una prueba de detección del VIH/SIDA.