Scielo RSS <![CDATA[Revista Portuguesa de Educação]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0871-918720080001&lang=pt vol. 21 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872008000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Silenciar a polissemia e invisibilizar os sujeitos</b>: <b>indagações ao discurso sobre a qualidade da educação</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872008000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo parte de diagnósticos sobre insucesso escolar, presentes em documentos oficiais produzidos em Portugal e pela União Européia, para discutir processos de silenciamento e produção de invisibilidade e de subalternidade que atravessam o discurso hegemônico sobre qualidade. Uma das idéias centrais na argumentação tecida no artigo é que legitimar uma única perspectiva epistemológica, um único universo de conhecimentos, um único conjunto de valores, é um modo de desqualificar o que se diferencia do padrão. A diferença cultural é sistematicamente enunciada como causa de fracasso escolar. A despeito dos discursos amparados na generalização conduzida pela universalização de parâmetros, os sujeitos que fracassam se apropriam de conhecimentos, bem como os produzem, e as escolas onde o insucesso se expressa são espaços de produção de conhecimentos múltiplos. Uma escola pública de qualidade para todos demanda conhecimentos sobre seu cotidiano, para além do que se pode perceber através da avaliação do desempenho.<hr/>The article starts from diagnosis on schooling failures, present in official documents produced in Portugal and by the European Union, to discuss silencing processes and those of invisibility production and subalternity that cross the hegemonic discourse on quality. One of the central ideas in the argumentation made in the article is that to legitimize a single epistemological perspective, a single universe of knowledge, a single set of values, is a way to disqualify what is different from the pattern. Cultural difference is systematically enunciated as the cause of school failure. Despite the discourse supported by the generalization conducted by the universalization of parameters, the subjects that fail appropriate knowledge, as well as generate them and the schools where lack of success is expressed are spaces for the production of multiple knowledge. A public school with quality for all demands knowledge of its day-to-day beyond that what can be perceived through performance evaluation.<hr/>El artículo parte de diagnósticos sobre fracaso escolar, presentes en documentos oficiales producidos en Portugal y por la Unión Europea, para discutir procesos de silenciamiento y producción de invisibilidad y subalternidad que atraviesan el discurso hegemónico respecto a la calidad. Una de las ideas centrales en la argumentación que se teje en el artículo es que legitimar una única perspectiva epistemológica, un único universo de conocimientos, un único conjunto de valores, es un modo de descalificar lo que se muestra diferente del padrón. Se enuncia la diferencia cultural sistemáticamente como causa de fracaso escolar. A pesar de los discursos amparados en la generalización que la universalización de parámetros conduce, los sujetos que fracasan se apropian de conocimientos y asimismo los producen y las escuelas donde el fracaso se expresa son espacios de conocimientos múltiples. Una escuela pública de calidad para todos demanda conocimientos sobre su cotidianidad, más allá de lo que se puede percibir a través de la evaluación del desempeño. <![CDATA[<b>Crise da escola ou na escola? Uma análise da crise de sentido dos sistemas públicos de escolarização obrigatória </b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872008000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo coloca em discussão os significados que são atribuídos à crise da escola pública de frequência obrigatória na literatura educacional crítica produzida desde fins do século XX no Brasil e em Portugal. Elenca as expectativas otimistas que impulsionaram - após a Segunda Guerra Mundial - a massificação da instituição escolar, fazendo um confronto com os impasses com que os sistemas públicos de ensino se defrontam, neste início do século XXI, diante das promessas não cumpridas da modernidade. Aborda, ainda, o impacto das transformações de economias e culturas globalizadas, de sociedades multiculturais, de informatização acelerada e de Estados-Nação esvaziados de suas funções históricas para a configuração dessa crise e os diferentes dispositivos que têm sido elaborados, no Brasil e em Portugal, destinados a superá-la.<hr/>This study discusses the meaning that are ascribed to the crisis of public (state) schools of compulsory attendance in the educational critical literature published since the last decades of the 20th century, both in Brazil and Portugal. It lists the optimistc expectations that impelled the massification of schooling after the Second World War and compares them with the impasses that the public systems of education are confronting, at the beginning of the 21º century, and which are largely due to the unfulfilled promises of modernity. It also deals with the impact of the changes of globalised cultures and economies, multicultural societies, accelerated information, and Nation-States deflated of their historical functions in the configuration of that crisis; it deals as well with the different estrategies that have been designed, both in Brazil and in Portugal, in order to overcome this crisis.<hr/>Cette étude vise à lever les raisons qui sont attribuées à la crise de l’école publique de fréquence obligatoire dans la littérature éducationnelle critique, produite depuis la fin du XXème siècle au Brésil et au Portugal. Souligne les expectatives optimistes qui ont contribué à donner un nouveau souffle - après la deuxième guerre mondiale - a la massification de l’institution écolière, se confrontant aux impasses auxquelles se heurtent les systèmes publics d’enseignement, en ce début de XXIème siècle, face aux promesses de la modernité qui ne sont pas respectées. Aborde encore, l’impacte des transformations d’économies et cultures globalisées, de sociétés multiculturelles, d’information accélérée et des états - nations vidées de ses fonctions historiques pour la configuration de cette crise et les différents dispositifs qui sont mis en ouvre, au Brésil et au Portugal, destinés à l’erradiquer. <![CDATA[<b>A escola como entreposto cultural</b>: <b>o cultural e o simbólico no desenvolvimento democrático da escola</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872008000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Sujeita a uma multiplicidade de condicionamentos externos de grau e natureza distintos, a escola pública nunca, como nos dias de hoje, se viu confrontada com tantas diversidades culturais, sociais, politicas e ideológicas, que tanto a desafiam à assunção de lógicas de reconfiguração e mudança, como igualmente a colocam numa permanente tensão face à necessidade de preservar a sua matriz identitária, historicamente sedimentada. E é justamente perante este dilema estabelecido entre os factores de ordem externa que quotidianamente invadem as escolas (administração central e periférica, comunidades locais, entre outros) e os factores de natureza interna à escola (sociabilidades, práticas de convívio, rituais, costumes, tradições) que se jogam novas possibilidades de repensar o desenvolvimento democrático das escolas. Neste artigo retomámos a ideia de escola como entreposto cultural (Torres, 2004) - um espaço de cruzamento de culturas, de metamorfoses quotidianas de poder e de conflito, de relações diferenciadas entre actores escolares e educativos -, com o propósito de clarificar a relevância das dimensões culturais e simbólicas da organização escolar no desenvolvimento de processos de inovação e mudança e na exploração de (possíveis) vínculos de assessoria educativa. A nossa reflexão não deixará, por isso, de interrogar criticamente as temporalidades e as lógicas de acção num suposto novo espaço escolar, questionando o papel que os consequentes inputs culturais e políticos assumem na construção da autonomia e da escola democrática.<hr/>Exposed to a wide range of external regulating factors of varying degree and nature, the public school has never been faced with so many cultural, social, political, and ideological diversities as it is today. These diversities not only challenge the school to adopt logics of change and reconfiguration, but also create a state of permanent tension with regard to the need to safeguard it’s historically grounded identity matrix. And it is precisely within this dilemma created between factors which are external in nature and invade schools on a daily basis (central and peripheral administration, local communities, just to name a few) and factors which are internal in nature (sociabilities, socializing practices, rituals, customs, traditions) that lie new possibilities to rethink the democratic development of schools. In this article, we take up the idea of school as a cultural tradepost (Torres, 2004) - a place where cultures cross, of daily metamorphoses of power and of conflict, of differentiated relations between school and educational actors (players) - , with the purpose of making clearer the relevance of the cultural and symbolic dimensions of the school organization in the development of processes of innovation and change and in the exploration of (possible) educative assessorial bonds. Our reflections will not, therefore, turn away from the critical questioning of the temporalities and the logics of action in the proclaimed new school arena, examining the role that the consequential cultural and political inputs play in the creation of autonomy and the democratic school.<hr/>Sujet à une multiplicité de conditionnements externes de degré et nature distinct, l'école publique jamais comme de nos jours s'est vue confrontée à autant diversités culturelles, sociales, politiques et idéologiques, que de telle façon ils la défient à l'assomption des logiques de reconfiguration et de changement, comme également ils la placent dans une permanente tension face à la nécessité de préserver sa matrice identitaire, historiquement sédimentée. Et c'est exactement devant ce dilemme établi entre les facteurs d'ordre externe qui quotidiennement envahissent les écoles (administration centrale et périphérique, les communautés locales, entre autres) et les facteurs de nature interne à l'école (sociabilités, pratiques de convivialité, cérémonials, habitudes, traditions) que se jouent de nouvelles possibilités de repenser le développement démocratique des écoles. Dans cet article, nous avons repris l'idée d'école comme entrepôt culturel (Torres, 2004) - un espace de croisement de cultures, de métamorphoses quotidiennes de pouvoir et de conflit, de relations différenciées entre des acteurs scolaires et éducatifs -, avec l'intention de clarifier l'importance des dimensions culturelles et symboliques de l'organisation scolaire dans le développement de processus d'innovation et le changement et dans l'exploration (possibles) de liens d'assessorat éducative. Notre réflexion ne laissera pas, donc, d'interroger les temporalités et les logiques d'actions dans une présomption nouvelle espace scolaire, en interrogeant le rôle que les conséquents inputs culturels et politiques assument dans la construction de l'autonomie et de l'école démocratique. <![CDATA[<b>Inteligência e rendimento escolar</b>: <b>análise da sua relação ao longo da escolaridade</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872008000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo analisa a relação entre os resultados em provas cognitivas e o rendimento académico. Considera-se uma amostra representativa dos alunos portugueses entre o 5º e o 12º ano de escolaridade (n=4899). A avaliação cognitiva considerou os resultados na Bateria de Provas de Raciocínio: versão BPR5/6, versão BPR7/9 e versão BPR10/12. Todas as provas avaliam a capacidade de inferir e aplicar relações, recorrendo a tarefas de conteúdo diferenciado (figurativo-abstracto, numérico, verbal, mecânico e espacial). Os coeficientes de correlação sugerem uma maior associação entre as habilidades cognitivas e o rendimento escolar nas disciplinas cujo conteúdo curricular mais se aproxima dos itens das provas. Por outro lado, observa-se uma diminuição progressiva nos coeficientes de correlação à medida que se avança na escolaridade, apontando para uma menor importância das variáveis cognitivas na predição do rendimento académico nos anos escolares mais avançados. Estes resultados sugerem uma maior atenção, com o avançar na escolaridade, a variáveis não estritamente cognitivas e a variáveis próprias dos contextos de ensino-aprendizagem na explicação do rendimento escolar.<hr/>In this study the authors analyse the relationship between scores on cognitive tests and academic achievement. A Portuguese representative sample of 5th to 12th school levels (n=4899) was considered. The cognitive assessment included the scores obtained by means of a Reasoning Tests Battery: version BPR5/6, version BPR7/9 and version BPR10/12. All these tests assess the capacity to make inferences and to apply relations, by means of different content tasks (figural-abstract, numerical, verbal, mechanical, and spatial). The correlation coefficients suggest higher association between the cognitive abilities and academic achievement in disciplines whose curricular content is more similar to the content of the items of each test. It is also possible to verify a progressive decrease of the correlation coefficients as we advance in school levels, suggesting a less importance of cognitive variables in the prediction of academic achievement at higher school levels. On the other hand, these results suggest, as we move on the school levels, the progressive importance to explain academic achievement of variables not strictly cognitive and of those specific of the teaching and learning contexts.<hr/>Este estudio analiza la relación entre los resultados en pruebas cognitivas y el rendimiento académico. Se consideró una muestra representativa de alumnos portugueses entre 5º de Primaria y 2º de Bachillerato (n=4899). La evaluación cognitiva contempló los resultados en la Batería de Pruebas de Raciocinio: versión BPR5/6, versión BPR7/9, y versión BPR10/12. Todas las pruebas evalúan la capacidad de inferir y aplicar relaciones, recurriendo a tareas de contenido diferenciado (figurativo-abstracto, numérico, verbal, mecánico y espacial). Los coeficientes de correlación sugieren una mayor asociación entre las habilidades cognitivas y el rendimiento escolar en las disciplinas cuyo contenido curricular más se aproxima a los ítems de las pruebas. Por otro lado, se observa una disminución progresiva en los coeficientes de correlación a medida que se avanza en la escolaridad, apuntando para una menor importancia de las variables cognitivas en la predicción del rendimiento académico en los años escolares más avanzados. Estos resultados sugieren una mayor atención, a medida que avanzamos en la escolaridad, a variables no estrictamente cognitivas y a variables propias de los contextos de enseñanza-aprendizaje en la explicación del rendimiento escolar. <![CDATA[<b>A influência das teorias cognitivas na investigação em Tecnologia Educativa. Pressupostos teóricos e metodológicos, expectativas e resultados </b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872008000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo sistematiza-se um importante corpo de investigação desenvolvido em torno do potencial educativo das tecnologias da informação e comunicação, num período temporal que abarcou mais de duas décadas, e em que o denominador comum foi o facto da pesquisa realizada ter sido norteada pelos referenciais teóricos das Teorias Cognitivas. Nesse sentido, começaremos por apresentar os pressupostos teóricos do cognitivismo, equacionando em que medida sustentaram formas alternativas de encarar o papel dos "meios tecnológicos" na aprendizagem. Numa segunda fase, serão apresentados os resultados da pesquisa desenvolvida no domínio da Tecnologia Educativa (TE) no período em que o cognitivismo dominou o pensamento e a praxis da investigação educativa. A análise incidirá nas problemáticas de investigação, nos quadros conceptuais e metodológicos dos estudos realizados e terminará debatendo de que forma os resultados obtidos foram (ou não) de encontro às enormes expectativas criadas. Na medida em que não é fácil definir, de forma unívoca, o que se entende por Teoria Cognitiva, nem precisar o momento em que os seus pressupostos conceptuais começaram a influenciar a pesquisa em TE, ou sequer precisar o momento em que esses mesmos referenciais teóricos deram espaço a que o novo marco conceptual, o Construtivismo, passasse a dominar o pensamento e a prática da investigação na área, estamos conscientes das limitações que esta síntese necessariamente acarreta. Esperamos, ainda assim, contribuir para caracterizar um período importante na história da TE e, desta forma, consolidar o seu espaço dentro das Ciências da Educação.<hr/>In this paper we synthetize an important corpus of research developed around the potencial of information and communication technologies in a period that lasted for more than two decades and in which Cognitive Sciences were the framework for research in Educational Tecnology. We will begin by presenting Cognitive Sciences conceptual principles showing how those new theories influenced research on media. Afterwards, research findings in the field of Educational Technology will be presented and discussed. The analysis will focus on research topics, conceptual frameworks, methodological stances, also intending to discuss whether the enormous expectations that were set up for learning with media were (or not) reached. Though recognising the limitations of the current synthesis, because, on one hand, it is not easy to define what Cognitive Sciences are, and, on the other hand, it is even more difficult to precise the moment that a new theorical framework - constructivism - began to influence the praxis of research in Educational Tecnology, we believe we helped to charaterize an important period of the history of Educational Tecnology as an area of research in educational sciences.<hr/>Dans cet article nous allons systématiser un important corpus de recherche développée autour du potentiel éducatif des technologies de l´information et communication dans une période qui a embrassé plus de deux décennies quand les theories cognitives dominaient la pensée et la praxis de l´investigation en Technologie Éducative. Dans ce sens, nous commencerons à présenter les principles basiques de la Psychologie Cognitive en égalant dans quelle mesure ils ont soutenu des formes alternatives d'envisager le rôle des "moyens technologiques" dans l'apprentissage. Les résultats de la recherche développée dans le domaine de la Technologie Éducative (TE) dans la période où le cognitivisme a dominé la pensée et la praxis de la recherche éducative seront présentés. L'analyse arrivera au niveau des problématiques de recherche, des cadres conceptuels et méthodologiques des études réalisées et finira en débattant si les résultats obtenus ont (ou non) rencontré les énormes attentes créées. Bien que conscients des limitations de notre analyse d'une part parce que’il n’est pas être facile de définir, de forme univoque, ce que sont les Theories Cognitives et plus compliqué encore de preciser le moment temporel a partir duquel un nouveau cadre theorique - le construtivisme - a comencé a infuencer la recherche en TE. Malgré ces limitations nous considerons que notre étude peut contribuer pour une connaissance plus profonde et fondamentée de l´histoire de la Technologie Educative et consolider son espace à l'intérieur des Sciences de l'Éducation. <![CDATA[<b>Teses de Doutoramento em Educação apresentadas à Universidade do Minho</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872008000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo sistematiza-se um importante corpo de investigação desenvolvido em torno do potencial educativo das tecnologias da informação e comunicação, num período temporal que abarcou mais de duas décadas, e em que o denominador comum foi o facto da pesquisa realizada ter sido norteada pelos referenciais teóricos das Teorias Cognitivas. Nesse sentido, começaremos por apresentar os pressupostos teóricos do cognitivismo, equacionando em que medida sustentaram formas alternativas de encarar o papel dos "meios tecnológicos" na aprendizagem. Numa segunda fase, serão apresentados os resultados da pesquisa desenvolvida no domínio da Tecnologia Educativa (TE) no período em que o cognitivismo dominou o pensamento e a praxis da investigação educativa. A análise incidirá nas problemáticas de investigação, nos quadros conceptuais e metodológicos dos estudos realizados e terminará debatendo de que forma os resultados obtidos foram (ou não) de encontro às enormes expectativas criadas. Na medida em que não é fácil definir, de forma unívoca, o que se entende por Teoria Cognitiva, nem precisar o momento em que os seus pressupostos conceptuais começaram a influenciar a pesquisa em TE, ou sequer precisar o momento em que esses mesmos referenciais teóricos deram espaço a que o novo marco conceptual, o Construtivismo, passasse a dominar o pensamento e a prática da investigação na área, estamos conscientes das limitações que esta síntese necessariamente acarreta. Esperamos, ainda assim, contribuir para caracterizar um período importante na história da TE e, desta forma, consolidar o seu espaço dentro das Ciências da Educação.<hr/>In this paper we synthetize an important corpus of research developed around the potencial of information and communication technologies in a period that lasted for more than two decades and in which Cognitive Sciences were the framework for research in Educational Tecnology. We will begin by presenting Cognitive Sciences conceptual principles showing how those new theories influenced research on media. Afterwards, research findings in the field of Educational Technology will be presented and discussed. The analysis will focus on research topics, conceptual frameworks, methodological stances, also intending to discuss whether the enormous expectations that were set up for learning with media were (or not) reached. Though recognising the limitations of the current synthesis, because, on one hand, it is not easy to define what Cognitive Sciences are, and, on the other hand, it is even more difficult to precise the moment that a new theorical framework - constructivism - began to influence the praxis of research in Educational Tecnology, we believe we helped to charaterize an important period of the history of Educational Tecnology as an area of research in educational sciences.<hr/>Dans cet article nous allons systématiser un important corpus de recherche développée autour du potentiel éducatif des technologies de l´information et communication dans une période qui a embrassé plus de deux décennies quand les theories cognitives dominaient la pensée et la praxis de l´investigation en Technologie Éducative. Dans ce sens, nous commencerons à présenter les principles basiques de la Psychologie Cognitive en égalant dans quelle mesure ils ont soutenu des formes alternatives d'envisager le rôle des "moyens technologiques" dans l'apprentissage. Les résultats de la recherche développée dans le domaine de la Technologie Éducative (TE) dans la période où le cognitivisme a dominé la pensée et la praxis de la recherche éducative seront présentés. L'analyse arrivera au niveau des problématiques de recherche, des cadres conceptuels et méthodologiques des études réalisées et finira en débattant si les résultats obtenus ont (ou non) rencontré les énormes attentes créées. Bien que conscients des limitations de notre analyse d'une part parce que’il n’est pas être facile de définir, de forme univoque, ce que sont les Theories Cognitives et plus compliqué encore de preciser le moment temporel a partir duquel un nouveau cadre theorique - le construtivisme - a comencé a infuencer la recherche en TE. Malgré ces limitations nous considerons que notre étude peut contribuer pour une connaissance plus profonde et fondamentée de l´histoire de la Technologie Educative et consolider son espace à l'intérieur des Sciences de l'Éducation. <![CDATA[<b>Reuniões Científicas </b>: <b><i>Encontro sobre Web 2.0 </i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872008000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo sistematiza-se um importante corpo de investigação desenvolvido em torno do potencial educativo das tecnologias da informação e comunicação, num período temporal que abarcou mais de duas décadas, e em que o denominador comum foi o facto da pesquisa realizada ter sido norteada pelos referenciais teóricos das Teorias Cognitivas. Nesse sentido, começaremos por apresentar os pressupostos teóricos do cognitivismo, equacionando em que medida sustentaram formas alternativas de encarar o papel dos "meios tecnológicos" na aprendizagem. Numa segunda fase, serão apresentados os resultados da pesquisa desenvolvida no domínio da Tecnologia Educativa (TE) no período em que o cognitivismo dominou o pensamento e a praxis da investigação educativa. A análise incidirá nas problemáticas de investigação, nos quadros conceptuais e metodológicos dos estudos realizados e terminará debatendo de que forma os resultados obtidos foram (ou não) de encontro às enormes expectativas criadas. Na medida em que não é fácil definir, de forma unívoca, o que se entende por Teoria Cognitiva, nem precisar o momento em que os seus pressupostos conceptuais começaram a influenciar a pesquisa em TE, ou sequer precisar o momento em que esses mesmos referenciais teóricos deram espaço a que o novo marco conceptual, o Construtivismo, passasse a dominar o pensamento e a prática da investigação na área, estamos conscientes das limitações que esta síntese necessariamente acarreta. Esperamos, ainda assim, contribuir para caracterizar um período importante na história da TE e, desta forma, consolidar o seu espaço dentro das Ciências da Educação.<hr/>In this paper we synthetize an important corpus of research developed around the potencial of information and communication technologies in a period that lasted for more than two decades and in which Cognitive Sciences were the framework for research in Educational Tecnology. We will begin by presenting Cognitive Sciences conceptual principles showing how those new theories influenced research on media. Afterwards, research findings in the field of Educational Technology will be presented and discussed. The analysis will focus on research topics, conceptual frameworks, methodological stances, also intending to discuss whether the enormous expectations that were set up for learning with media were (or not) reached. Though recognising the limitations of the current synthesis, because, on one hand, it is not easy to define what Cognitive Sciences are, and, on the other hand, it is even more difficult to precise the moment that a new theorical framework - constructivism - began to influence the praxis of research in Educational Tecnology, we believe we helped to charaterize an important period of the history of Educational Tecnology as an area of research in educational sciences.<hr/>Dans cet article nous allons systématiser un important corpus de recherche développée autour du potentiel éducatif des technologies de l´information et communication dans une période qui a embrassé plus de deux décennies quand les theories cognitives dominaient la pensée et la praxis de l´investigation en Technologie Éducative. Dans ce sens, nous commencerons à présenter les principles basiques de la Psychologie Cognitive en égalant dans quelle mesure ils ont soutenu des formes alternatives d'envisager le rôle des "moyens technologiques" dans l'apprentissage. Les résultats de la recherche développée dans le domaine de la Technologie Éducative (TE) dans la période où le cognitivisme a dominé la pensée et la praxis de la recherche éducative seront présentés. L'analyse arrivera au niveau des problématiques de recherche, des cadres conceptuels et méthodologiques des études réalisées et finira en débattant si les résultats obtenus ont (ou non) rencontré les énormes attentes créées. Bien que conscients des limitations de notre analyse d'une part parce que’il n’est pas être facile de définir, de forme univoque, ce que sont les Theories Cognitives et plus compliqué encore de preciser le moment temporel a partir duquel un nouveau cadre theorique - le construtivisme - a comencé a infuencer la recherche en TE. Malgré ces limitations nous considerons que notre étude peut contribuer pour une connaissance plus profonde et fondamentée de l´histoire de la Technologie Educative et consolider son espace à l'intérieur des Sciences de l'Éducation.