Scielo RSS <![CDATA[Revista Portuguesa de Educação]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0871-918720100001&lang=pt vol. 23 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872010000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Aprendizagem ao longo da vida</b>: <b>entre a novidade e a reprodução de velhas desigualdades</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872010000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A apologia da aprendizagem ao longo da vida, designadamente ao nível dos discursos políticos da Comissão Europeia, parece traduzir a crença de que se trata de uma nova orientação estratégica que permitirá solucionar muitos dos velhos problemas que se vêm colocando aos sistemas de educação e formação. Neste artigo, pretende-se debater em que medida a aprendizagem ao longo da vida corresponde, de facto, a uma novidade no campo educativo. Para tal consideramos, de modo articulado, três dimensões de análise: discutimos os sentidos e significados que lhe são atribuídos, reflectimos sobre as eventuais alterações que introduz, por um lado, nas orientações estratégicas subjacentes às políticas educativas e, por outro lado, nos processos de educação e formação. Procura-se, também, indagar de que modo a promoção de dinâmicas de aprendizagem ao longo da vida permite atenuar (ou não) as desigualdades que têm marcado o desenvolvimento dos sistemas educativos.<hr/>Lifelong Learning has been a central issue, namely within political discourses from the European Commission, and it conveys the idea that this is a new strategy within Education that will allow us to overcome many old problems that have been facing the development of the educational and training systems. In this article we intend to discuss to what extent is lifelong learning a novelty within the educational field. To meet that purpose we consider three inter-related dimensions in our analysis: (1) the meanings and understandings of the idea of lifelong learning, the educational changes occurring within the paradigm of lifelong learning in what concerns (2) educational policy and (3) educational and training processes. We also address the debate on the dynamics of lifelong learning and the ways it contributes to the persistence (or diminishing) of inequalities that have been underlying the development of educational systems.<hr/>Lifelong learning est manintenant un mot-clé dans les discourses politiques, en particuliére ces de la Commission Européenne, et le suject d’une nouvelle stratégie en éducation sur laquelle on souhaite être capable de résoudre des vieux problems dans le developpement des systèmes d’éducation et formation. Dans ce texte nous prétendons reflechir sur l’idée de lifelong learning en s’interrogeant sur son caráctere de noveauté. Cette réflexion se développe en trois dimensions articulés: (1) les signifiées de l’idée de lifelong learning, les changements educatifs associées au lifelong learning dans les thématiques (2) de la politique et stratégie educative et (3) des processus educatifs. Nous analysons aussi dans ce texte le débat au tour de cette dynamique lié au lifelong leraning et la persistence (ou reduction) des inégalités sous-jacents au développement des systémes d´éducation et formation. <![CDATA[<b>Contribuições das ciências sociais em face dos entraves à educação para sociedades sustentáveis</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872010000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objeto da investigação centra-se no debate sobre educação e sociedades sustentáveis e as interrogações a propósito deste significado, com a respectiva entonação ideológica. O campo do ambientalismo está desafiado em suas proposições, tanto pelas inovações e seus riscos tecnológicos quanto pela dialética de agregar aos direitos de cidadania também a contemporânea emergência de direitos ao e do meio ambiente. O objetivo é apresentar, sob o enfoque das ciências sociais, algumas provocações sobre a denominação, os condicionamentos e os nexos entre educação e sociedades sustentáveis, de tal forma que tais aspectos atentam às tensões prementes e suscitem, no debate, tanto interrogações urgentes quanto a busca por práticas sociais e responsabilidades públicas. O resultado almejado é apontar controvérsias envolvidas no nexo entre atores socioambientais e a constituição de sociedade sustentável. É a tentativa de contribuir com um amplo esforço empreendido para forjar multiplicadores ou agentes de educação ambiental, interrogando o cuidado efetivo ou envolvimento subjetivo, bem como políticas eficientes ante a crise ambiental.<hr/>The object of this research focuses on the debate on education and sustainable societies and questions regarding its meaning and ideological views. The field of environmentalism is challenged by both, technological innovaions and their risks, and the contemporary dialectic that agregates the social rights, also emerging rights of and to the environment. The goal is to present, from the standpoint of social sciences, some provocation to the designation, constraints and links between education and sustainable societies, so that these aspects undermine difficulties and tensions raising in a debate urgent questions and the pursuit of social practices and public responsibilities. The desired result is to indicate controversies involving the nexus between environmental actors and constitution of sustainable society. Is an attempt to contribute to an effort undertaken to forge multipliers or environmental education agents questioning their effective care or subjective involvement and efficient policies and the environmental crisis.<hr/>El objeto de investigación se centra en el debate sobre educación y sociedades sustentables y las interrogantes a propósito de este significado, con la respectiva entonación ideológica. El campo del ambientalismo está desafiado en sus proposiciones, tanto por las innovaciones y sus riesgos tecnológicos como por la dialéctica de agregar a los derechos de ciudadanía también la contemporánea emergencia de derechos al/y del medio ambiente. El objetivo es presentar, bajo el enfoque de las ciencias sociales, algunas provocaciones sobre la denominación, los condicionamientos y los nexos entre educación y sociedades sustentables, de tal manera que tales aspectos atentan las tensiones preeminentes y suscitan, en el debate, tanto interrogantes urgentes como la búsqueda por prácticas sociales y responsabilidades públicas. El resultado deseado es apuntar controversias envueltas en el nexo entre actores socio-ambientales y la constitución de sociedad sustentable. Es la tentativa por contribuir con un amplio esfuerzo emprendido para forjar multiplicadores o agentes de educación ambiental, interrogando el cuidado efectivo o envolvimiento subjetivo, así como políticas eficientes ante la crisis ambiental. <![CDATA[<b>Gestão democrática na escola pública</b>: <b>uma experiência educacional do MST</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872010000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste trabalho é discutir a pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra por meio da análise dos principais elementos pedagógicos presentes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Construindo o Caminho. A investigação revelou que a Escola sobre a qual o Movimento detém a posse tem funcionamento e organização diversos dos usualmente encontrados nas escolas oficiais, colocando em epígrafe categorias educacionais como a união do ensino com o trabalho e a gestão democrática compartilhada entre alunos, professores, funcionários e comunidade.<hr/>The purpose of this work is to discuss the pedagogy of Movimento dos Trabalhadores Sem Terra through the analysis of the main pedagogical elements present in the Escola Municipal de Ensino Fundamental Construindo o Caminho. The school which is ruled by the Movimento has different functioning and organization of those usually found in official schools, highlighting educational categories as: union between teaching and work, and democratic administration shared by students, teachers, other workers and community.<hr/>En este trabajo tenemos por objetivo discutir la pedagogía del Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, de Brasil. Esto es hecho a través del análisis de los elementos pedagógicos fundamentales que se encuentran en un objeto que tomamos como mediador, la Escola Municipal de Ensino Fundamental Construindo o Caminho. La investigación nos ha enseñado que esa escuela pública, sobre la cual el Movimento detiene una suerte de posesión, se encuentra organizada y funciona según un parangón muy distinto al que se suele encontrar en las escuelas oficiales. Entre otras categorías educacionales que repuntan en ese modo de organización y actuación subrayamos la unión de trabajo y enseñanza, la autogestión compartida por profesores, empleados, alumnos y la comunidad. <![CDATA[<b>O trabalho dos professores em contextos de gestão escolar</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872010000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, apresento argumentos, sistematizando relações entre a gestão escolar e o trabalho dos professores. Considero que os processos de gestão, nos contextos escolares, estão implicados e, do mesmo modo, interferem no trabalho dos professores que é a produção da aula e do conhecimento. Ao serem realizados esforços coletivos e democratizantes de gestão, vão se configurando as condições e possibilidades profissionais, em movimentos de conhecimentos e poderes, revelados na linguagem, no cotidiano escolar.<hr/>In this article, I present arguments, systemize relations between the pertaining to school management and the work of the teachers. I consider that the management processes, in the pertaining to school contexts, are implied and, in a similar way, intervene with the work of the teachers who are the production of the lesson and the knowledge. When being carried through collective and democratic efforts of management, they go, if configuring the professional conditions and possibilities, in movements of knowledge and power, disclosed in the language, in the daily pertaining to school.<hr/>Dans cet article, je présente des arguments, en systématisant relations entre la gestion scolaire et le travail des enseignants. Je considère que les processus de gestion, dans les contextes scolaires, sont impliqués et, de façon similaire, interviennent dans le travail des enseignants qui sont la production de la leçon et de la connaissance. Être réalisés des efforts collectifs et democratizantes de gestion ils vont si en configurant les conditions et les possibilités professionnelles, dans des mouvements de connaissances et de pouvoirs, révélés dans la langue, dans le quotidien écolier. <![CDATA[<b>Projetos educativos regionais e projetos divergentes da nação</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872010000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Proponemos valorar la participación de actores regionales en la construcción de ciudadanías nacionales con matices regionales mediante la creación de instituciones de educación superior de régimen privado. Los proyectos de nación de los actores regionales cuentan con una base social regional cuya historicidad se ha ido construyendo a través de procesos conflictivos entre grupos regionales de clase y en interacción con agentes del gobierno nacional. Pretendemos mostrar que los principios promovidos al interior de las instituciones sobre la realidad social y política, el significado del compromiso político y la justicia, están ligados a los contrastantes resultados en cada región de procesos conflictivos de larga duración, como la concreción de pactos entre grupos regionales culturales y de clase durante la consolidación del Estado post-revolucionario.<hr/>Propomo-nos avaliar a participação de actores regionais na construção de cidadanias nacionais com nuances regionais por meio da criação das instituições da instrução superior do regime particular. Os projectos da nação dos actores regionais têm uma base social regional cuja historicidade é construída com os processos de luta entre grupos regionais de classe e na interacção com os agentes do governo nacional. Tentamos mostrar que os princípios promovidos no interior das instituições sobre a realidade social e política, o significado do compromisso político e justiça estão limitados aos resultados contrastantes em cada região de processos de luta de duração longa, como a concretização dos factos entre grupos regionais culturais e da classe durante a consolidação do estado post-revolucionário.<hr/>We propose to value the participation of regional actors in the construction of national citizenships with regional shades by means of the creation of institutions of superior education of private regime. The projects of nation of the regional actors are founded on a regional social base whose historicity has been constructed through conflicting processes between regional groups of class and in interaction with agents of the national government. We try to show that the principles promoted to the interior of the institutions on the social and political reality, the meaning of the political commitment and justice, are bound to the divergent results in each region of conflicting processes of long duration, like the concretion of pacts between cultural regional groups and of class during the consolidation of the post-revolutionary State. <![CDATA[<b>A natureza da ciência nos currículos de ciências - Estudo do currículo de Ciências Naturais do 3º ciclo do ensino básico</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872010000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo analisa em que medida a mensagem sociológica transmitida pelo Discurso Pedagógico Oficial veiculado no currículo de Ciências Naturais do 3º ciclo do ensino básico português contempla a natureza da ciência. A investigação apresenta pressupostos epistemológicos e sociológicos e está particularmente baseada na teoria do discurso pedagógico de Bernstein e na conceptualização de Ziman sobre a construção da ciência. O estudo usou uma metodologia mista e seguiu um processo dialéctico entre o teórico e o empírico. Os resultados do estudo mostraram que a construção da ciência está, em geral, presente no currículo mas que a dimensão sociológica externa é a única dimensão com elevado estatuto. Este baixo estatuto geral atribuído à natureza da ciência é reforçado com a elevada ausência, no currículo, de relações intradisciplinares entre conhecimentos científicos e metacientíficos. Os resultados evidenciaram ainda que o Ministério da Educação deixa implícitos para os professores, mesmo quando eles estão presentes, não apenas os conhecimentos metacientíficos a apreender e as competências metacientíficas a desenvolver, mas também as relações intradisciplinares entre conhecimentos científicos e metacientíficos. Encontraram-se diferenças entre os dois documentos do currículo - Competências Essenciais e Orientações Curriculares - que evidenciam processos de recontextualização. Estes resultados são discutidos e exploram-se as suas consequências em termos de aprendizagem científica.<hr/>The study analyses the extent to which the sociological message transmitted by the Official Pedagogic Discourse of the Natural Science curriculum for Portuguese middle school considers the nature of science. It is epistemologically and sociologically grounded with particular emphasis on Bernstein’s theory of pedagogic discourse and Ziman’s conceptualization of science construction. The study used a mixed methodology and followed a dialectical process between the theoretical and the empirical. The results show that the nature of science is, in general, present in the curriculum but the external sociological dimension of science is the only dimension with high status. This general low status attributed to the nature of science is compounded with the high absence in the curriculum of intradisciplinary relations between scientific and metascientific knowledge. The results also show that the Ministry of Education leaves implicit to teachers, even when they are present, not only the metascientific knowledge to be learned and the metascientific competences to be developed but also the intradisciplinary relations between scientific and metascientific knowledge. Differences were found between the two main parts of the curriculum - Essential Competences and Curriculum Guidelines - which indicate recontextualization processes. These results are discussed and their consequences in terms of scientific learning are explored.<hr/>L’étude analyse dans quelle mesure le message sociologique transmis par le Discours Pédagogique Officiel véhiculé dans le programme de Sciences Naturelles de 3ème et 4ème, de l’enseignement portugais tient en compte la nature de la science. La recherche présente des principes épistémologiques e sociologiques et est surtout basée dans la théorie du discours pédagogique de Bernstein et dans la conceptualisation de Ziman sur la construction de la science. L’étude a utilisé une méthodologie mixte e a suivi un procès dialectique entre le théorique et l’empirique. Les résultats de cette étude ont montré que la construction de la science est, en général, présente dans le programme mais que la dimension sociologique externe est la seule dimension avec un haut niveau. Ce bas statut général attribué à la nature de la science est renforcé par la grande absence, dans le programme, de relations intradisciplinaires entre les contenus scientifiques et métascientifiques. Les résultats ont encore mis en évidence que le Ministère de l’Éducation rend implicites aux professeurs, même quand ils sont présents, non pas seulement les contenus métascientifiques à comprendre et les compétences métascientifiques à développer, mais aussi les relations intradisciplinaires entre contenus scientifiques et méta-scientifiques. On a trouvé des différences entre les deux documents du programme - Compétences Essentielles et Orientations du Programme - qui mettent en évidence des procès de reconstextualisation. Ces résultats sont analysés et on explore ses conséquences au niveau de l’apprentissage scientifique. <![CDATA[<b>Para escrever é preciso pensar! As orientações dos livros didáticos para escrita de textos da ordem do argumentar no Brasil</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872010000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é refletir sobre as atividades de produção de textos de sete coleções de livros didáticos (quatro livros cada), analisando as orientações dirigidas ao desenvolvimento de estratégias argumentativas das crianças. Destacou-se, nas análises, o baixo investimento nessa direção. Em várias coleções, alguns volumes não apresentaram atividade alguma voltada para tal desenvolvimento e, nas poucas propostas, houve uma concentração na produção de gêneros publicitários. Em resumo, apesar de apresentar condições favoráveis para a produção de textos, as coleções investigadas não possibilitavam o desenvolvimento de diferentes estratégias para expressão de pontos de vista, para articulação de justificativas, ou ainda para introdução de contra-argumentos, nos casos em que isso se fazia necessário. Não havia, também, orientações que ajudassem os alunos a organizar os argumentos do texto ou mesmo atividades de revisão textual em que o foco de análise fosse a consistência argumentativa.<hr/>The aim of this article was to analyze text production activities within seven groups of textbooks (each group containing four books), to investigate the quality of the directions given for the development of children’s argumentative strategies. The results revealed a low investment in this area. In fact many books lacked any proposals that were aimed at such development and the few activities found were usually limited to the production of advertisement genres. In brief, despite the favorable conditions offered for text production, the activities did not stimulate the development of strategies for expressing points of view, integrating justifications or introducing counter-arguments when necessary. In addition, there were no directions that could help the students organize the arguments in the text nor were there any text revision activities to assess the argumentative consistence of the texts.<hr/>El objetivo de este artículo es reflexionar sobre las actividads de producción de textos de siete colecciones de libros didácticos, analisando las orientaciones conducidas al desarollo de estrategias argumentativas de los niños. El destaque, en los análisis, es para las pocas inversiones que hay en este sentido. En las pocas propuestas, hay una concentración en la produción de géneros publicitarios. En resumen, aunque presentando condiciones favorables para la producción de textos, las colecciones investigadas no posibilitan el desarrollo de distintas estrategias para la expresión de puntos de vista, o para la articulación de justificativas, aunque sea para introducción de contra argumentos, en los casos en que eso se haga necesario. No hay también, en las actividades, orientaciones que ayuden a los alumnos a planificar la organización de los argumentos del texto. <![CDATA[<b>O “ofício de aluno” e o “ofício de criança”</b>: <b>articulações entre a sociologia da educação e a sociologia da infância</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872010000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo estabelece relações entre o que ficou conhecido como a "crise dos paradigmas" na Sociologia da Educação (SED) nos anos 90 e o surgimento da Sociologia da Infância (SI) que propõe um novo paradigma para os estudos sociais da infância. Entre os elementos centrais deste novo paradigma estão o princípio da construção social da infância, o da criança-ator e a reivindicação da autonomia conceitual da infância (ou a "cidadania epistemológica da criança"). O afastamento inicial entre a SED e a SI deu-se em função da SED ter estado sempre voltada, tanto em sua vertente estrutural-funcionalista quanto no âmbito das teorias da reprodução, para as macro relações entre escola e sociedade. O "ofício de criança" e o "ofício de aluno" têm neste contexto uma complexa existência cujo desvendamento auxilia na compreensão das construções teórico-metodológicas no seio destas disciplinas e nas suas tensas articulações.<hr/>This article establishes the relationships between what is known as the "paradigm crisis" in the Sociology of Education (SED) in the 90’s and the appearance of a new paradigm for the social studies of childhood. As the central elements of this new paradigm we have the principles of childhood social construction and of child-actor and the requirement of the conceptual autonomy of childhood. The initial separation between the Sociology of Education and the social studies of childwood was due to the fact the SED has been traditionally focused, both on its structural-functional side and on the reproduction theories space as well, on the macro-relationships between school and society. The "child task" and the "student task" have here a complex existence whose clarification reveals the paths which have been exploited in the theoretical-methodological constructions inside these disciplines and in their tense articulations.<hr/>Cet article établit des relations entre ce qui était appelé comme étant la «crise des paradigmes» dans la sociologie de l’éducation (SED) dans les années 90 et l’apparition de la sociologie de l’enfance (SI) qui propose un nouveau paradigme pour les études sociales de l’enfance. Comme éléments centraux de ce nouveau paradigme nous trouvons le principe de la construction sociale de l’enfance, celui de l’enfant-acteur et la revendication de l’autonomie conceptuelle de l’enfance. L’éloignement du début entre ces disciplines s’est fait en fonction du fait que la SED ait été traditionnellement tournée, aussi bien en ce qui concerne son côté structurel-fonctionnaliste que dans le cadre des théories de la reproduction, vers les macro-relations entre l’école et la société. Le «métier d’enfant» et le «métier d’élève» possèdent ici une existence complexe dont l’étude révèle les chemins parcourus dans les constructiuons théorico-méthodologiques au sein de ces disciplines et dans leurs articulations (parfois) tendues. <![CDATA[<b>Educar, Curar, Salvar</b>: <b>Uma Ilha de Civilização no Brasil Tropical</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872010000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo estabelece relações entre o que ficou conhecido como a "crise dos paradigmas" na Sociologia da Educação (SED) nos anos 90 e o surgimento da Sociologia da Infância (SI) que propõe um novo paradigma para os estudos sociais da infância. Entre os elementos centrais deste novo paradigma estão o princípio da construção social da infância, o da criança-ator e a reivindicação da autonomia conceitual da infância (ou a "cidadania epistemológica da criança"). O afastamento inicial entre a SED e a SI deu-se em função da SED ter estado sempre voltada, tanto em sua vertente estrutural-funcionalista quanto no âmbito das teorias da reprodução, para as macro relações entre escola e sociedade. O "ofício de criança" e o "ofício de aluno" têm neste contexto uma complexa existência cujo desvendamento auxilia na compreensão das construções teórico-metodológicas no seio destas disciplinas e nas suas tensas articulações.<hr/>This article establishes the relationships between what is known as the "paradigm crisis" in the Sociology of Education (SED) in the 90’s and the appearance of a new paradigm for the social studies of childhood. As the central elements of this new paradigm we have the principles of childhood social construction and of child-actor and the requirement of the conceptual autonomy of childhood. The initial separation between the Sociology of Education and the social studies of childwood was due to the fact the SED has been traditionally focused, both on its structural-functional side and on the reproduction theories space as well, on the macro-relationships between school and society. The "child task" and the "student task" have here a complex existence whose clarification reveals the paths which have been exploited in the theoretical-methodological constructions inside these disciplines and in their tense articulations.<hr/>Cet article établit des relations entre ce qui était appelé comme étant la «crise des paradigmes» dans la sociologie de l’éducation (SED) dans les années 90 et l’apparition de la sociologie de l’enfance (SI) qui propose un nouveau paradigme pour les études sociales de l’enfance. Comme éléments centraux de ce nouveau paradigme nous trouvons le principe de la construction sociale de l’enfance, celui de l’enfant-acteur et la revendication de l’autonomie conceptuelle de l’enfance. L’éloignement du début entre ces disciplines s’est fait en fonction du fait que la SED ait été traditionnellement tournée, aussi bien en ce qui concerne son côté structurel-fonctionnaliste que dans le cadre des théories de la reproduction, vers les macro-relations entre l’école et la société. Le «métier d’enfant» et le «métier d’élève» possèdent ici une existence complexe dont l’étude révèle les chemins parcourus dans les constructiuons théorico-méthodologiques au sein de ces disciplines et dans leurs articulations (parfois) tendues.