Scielo RSS <![CDATA[Revista Portuguesa de Educação]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0871-918720100002&lang=es vol. 23 num. 2 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872010000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Oppressed reasons</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872010000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Paulo Freire, em vida, instava sempre a seus mais próximos colaboradores que não o repetissem, mas que o reinventassem, em cada novo contexto. A abordagem das "razões oprimidas" é uma tentativa de reinvenção do legado freiriano no campo epistemológico. Assim, este texto retoma o princípio que Paulo Freire desenvolveu em Pedagogia do oprimido - o de que somente os oprimidos podem se libertar e libertar, também seus opressores -, estendendo-o ao campo da teoria do conhecimento e, portanto, demonstrando a vantagem epistemológica dos oprimidos e das oprimidas.<hr/>Paulo Freire, along his life, asked his disciples they must not repeat him; but, instead of that, they must reinvent him in each specific context. The Oppressed Reasons´ approach is a reinvention´s attempt of freirian´s legacy in the epistemological field. Thus, this text rescue the principle that Paulo Freire developed in Pedagogy of the oppressed - the one that proposes that only the oppressed can liberate themselves and also liberate their oppressors - applying it in the field of knowledge theory and, therefore, demonstrating the epistemological vantage of the oppressed.<hr/>Pendant sa vie, Paulo Freire appelait toujours à ses colaborateurs de ne lui répeter pas, mais de lui réinventer dans chaque contexte. L´analyse des Raisons Opprimées est une tentative de la réinvention des idées de Paulo Freire dans le champs de l´Épistémologie. Alors, ce text ici récupère le principe freirien que est developpé dans la Pédagogie des oprimés - seulement les oprimés libèrent eux mêmes et libèrent aussi leurs oppresseurs - en l´applicant aux champs de la théorie de la connaissance et, par consequance, en demonstrant les avantages épistémologiques des opprimés. <![CDATA[<b>La racionalidad escolar como proceso civilizador</b>: <b>La moral que captura almas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872010000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste artigo é o de enfocar o tema da civilização e das práticas de ensino da moral e da civilidade na escola. Tomando por referência teórica principal a obra de Norbert Elias, foram estudados livros didáticos portugueses utilizados em escolas entre meados do século XIX e os primeiros anos do século XX. Trata-se de uma pesquisa no campo da História da Educação, na qual os textos escolares são tomados como fontes. Verifica-se, por meio dos livros, o intuito da escola de ensinar um roteiro de comportamentos tidos como universalmente válidos. Há, por sua vez, nos compêndios, diferentes concepções de moralidade e diversas maneiras de se conceber o ensino da moral. Nota-se a existência de estratégias claras para acoplar, ao ensino do ler, do escrever e do contar, o ensino das formas de se comportar. Os saberes da escola primária constituem claramente uma forma de civilizar. O conceito de civilização traz implícita a suposição de superioridade de uma cultura sobre as outras. Os conhecimentos escolares aliam-se ao ensino de certas competências, de um dado repertório, que coincide com a orientação de valores e de saberes a serem percorridos; para que fossem formadas, inclusive, idéias de pátria, de família, de criança, de disciplina, etc.. A escola fala do mundo às crianças; de um mundo para o qual são necessários alguns sutis ensinamentos: o aprendizado do silêncio, da modéstia, da aceitação do existente como necessário, da obediência como valor na vida cotidiana.<hr/>The purpose of this article is to focus on the subject of civilization and practices of the teaching of morals and civility at school. By using the work of Norbert Elias as the main theoretical reference, Portuguese didactic books used in schools from the middle of the XIX century to the first years of the XX century were studied. This work, from the methodological point of view, expresses a research in the field of the History of Education, where the school texts are used as sources. By means of the books, the school purpose, which is to teach a set of behaviors deemed to be universally valid, is verified. In their turn, the text-books present different concepts of morality and several ways of conceiving the teaching of morals. The existence of clear strategies to couple the teaching of behavior ways to the teaching of reading, writing and reporting is noticed. The knowledge of junior high school clearly constitutes a way of civilizing. The concept of civilization implicitly brings the supposition of superiority of a culture over the others. The school knowledge unites with the teaching of certain abilities, of a given repertoire, that coincides with the course of values and knowledge to be sought, so that ideas of homeland, family, child, discipline, etc. are also formed. The school speaks of the world to the children; of a world to which some subtle teachings are necessary: the learning of silence, of modesty, of acceptance of the existent as being necessary, of the obedience as a value in the daily life.<hr/>El objetivo de este artículo es el de enfocar el tema de la civilización y de las prácticas de enseñanza de la moral y de la civilidad en la escuela. Tomando por referencia teórica principal la obra de Norbert Elias, fueron estudiados libros didácticos portugueses utilizados en escuelas entre mediados del siglo XIX y los primeros años del siglo XX. Se trata de una investigación en el campo de la Historia de la Educación, en la cual los textos escolares son tomados como fuentes. Se verifica, por medio de los libros, la intención de la escuela de enseñar un guión de comportamientos estimados como universalmente válidos. Hay, por su parte, en los compendios, diferentes concepciones de moralidad y diversas maneras de concebirse la enseñanza de la moral. Se nota la existencia de estrategias claras para acoplar, a la enseñanza del leer, del escribir y del contar, la enseñanza de las formas de comportarse. Los saberes de la escuela primaria constituyen claramente una forma de civilizar. El concepto de civilización trae implícita la suposición de superioridad de una cultura sobre las otras. Los conocimientos escolares se alían a la enseñanza de ciertas competencias, de un determinado repertorio, que coincide con la orientación de valores y de saberes a ser recorridos; para que fueran formadas, inclusive, ideas de patria, de familia, de niño, de disciplina, etc. La escuela habla del mundo a los niños; de un mundo para el cual son necesarias algunas sutiles enseñanzas: el aprendizaje del silencio, de la modestia, de la aceptación del existente como necesario, de la obediencia como valor en la vida cotidiana. <![CDATA[<b>Teaching in Brazilian higher education</b>: <b>mercantilization of relations and academic heteronomy</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872010000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo discute a flexibilização das relações contratuais do trabalho docente de instituições de educação superior; as transformações ocorridas na sua produção (ensino, pesquisa e extensão) e as mudanças experimentadas na cultura das instituições de educação superior no Brasil. Para tal, foram consultados os principais dispositivos legais e diversos indicadores oficiais, tomando como eixo básico da análise, a mercantilização da educação superior, no marco das mudanças acontecidas no mundo do trabalho, a partir dos anos 1970 em escala mundial.<hr/>The article analyzes the flex contractual relations of teaching in institutions of higher education; the transformations in teaching, research and extension and the changes in the culture of the institutions of higher education in Brazil. For such, the main legal documents had been consulted and diverse official pointers, taking as basic axle of analysis, the mercantilization of higher education, in the landmark of the changes happened in the world work, from years 1970 in world-wide scale.<hr/>Cet article met en évidence l'infléchissement des rapports contractuels du travail des enseignants des Institutions d'Èducation Supérieure, ainsi que les changements opérés dans leur production (l'enseignement, la recherche et l' "extension") et les modifications subies par la culture des Institutions d'Education Supérieure au Brésil. Dans ce but, plusieurs dispositions légales et indicateurs officiels ont été vérifiés, à partir d'une analyse de la mercantilisation de l'Éducation Supérieure, dans le cadre des changements advenus dans le monde du travail, à partir des années 1970, dans une échelle mondiale. <![CDATA[<b>Knowledge dynamics in workplaces</b>: <b>the case of a technical team of adult education</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872010000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste texto discute-se a questão da dinâmica do saber em contexto de trabalho a partir de uma investigação etnográfica realizada junto de técnicos de educação de adultos de uma associação de desenvolvimento local. Mais concretamente, abordam-se três processos: a construção e a reconstrução do saber; os seus diferentes tipos de transferências; e a sua dimensão temporal. Os resultados mostram que o processo de construção e reconstrução assenta na experimentação, na reflexão e na negociação de sentido realizado pelos membros da equipa técnica. As transferências de saber ocorrem de fora para dentro do local de trabalho e dentro do próprio contexto de actuação. Estas transferências estão, normalmente, ligadas ao fazer e ao momento do fazer. Esta é, sem dúvida, outra das principais características do saber deste contexto. Portanto, o saber está intimamente relacionado com a dimensão temporal do fazer.<hr/>In this text the question of knowledge dynamics in a working context is discussed. It is based on an ethnographic research carried out together with technicians in adult education, who belong to an association of local development. In this process three steps are analysed: the building and rebuilding of knowledge, their different types of transferences and their temporal dimension. The results show that the process of building and rebuilding is based on experimentation, reflection and negotiation of meaning carried out by members of the technical team. The transferences of knowledge take place from the outside to the inside of the working place and within the acting context itself. These transferences are, usually, linked to the doing and to the moment of doing. This is, no doubt, other of the main characteristics of knowledge in this context. We may, therefore, conclude that knowledge is closely linked to the temporal dimension of doing.<hr/>Dans ce texte on examine la question de la dynamique du savoir en situation de travail, en partant d`une recherche ethnographique accomplie auprès des techniciens d`éducation de adultes dans une association de développement local. Plus concrètement, on aborde trois procédés: la construction et la reconstruction du savoir; les distincts modèles de transfert; et leur dimension dans le temps. On est assuré que le processus de construction et la reconstruction est basé dans l`expérimentation, dans la réflexion et dans la négociation du sens réussi par l`équipe technique. Les transfert du savoir arrivent d`au dehors du lien de travail vers l`intérieur et dedans du contexte de l`action. Les transferts sont à l`ordinaire liés à l`action et à l`instant de l`action. Sans doute, est celle-ci une des plus spécifiques particularités du savoir dans ce contexte. Alors, le savoir est beaucoup associé à la dimension temporelle de l`action. <![CDATA[<b>New actors in educational work</b>: <b>social and educational mediators</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872010000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es A mediação, enquanto prática socioeducativa, apesar de ser uma actividade com crescente visibilidade e enquadramento legal, tem ainda poucos estudos realizados que permitam a caracterização das actividades de mediação e do perfil dos mediadores socioeducativos. O estudo realizado teve dois objectivos centrais: identificar e definir o perfil socioprofissional dos mediadores socioeducativos e caracterizar contextos e práticas de mediação socioeducativa. Apesar de ser uma investigação em extensão, realizada em Portugal a nível nacional (N=225), é um estudo exploratório e predominantemente descritivo. A análise dos resultados obtidos no estudo realizado permite salientar alguns aspectos relevantes, que apontam para a importância da continuidade da investigação nesta área e para o investimento neste domínio de intervenção. Destacam-se as principais características sócio-demográficas e profissionais dos mediadores socioeducativos, a diversidade de contextos, de tipos de intervenção e de formação e aspectos relativos à percepção da auto-estima individual e de pertença ao grupo.<hr/>Although it is not a new social and educational practice, studies on characterization of mediation activities and on the profile of social and educational mediators are still scarce. In this paper the research team had two main purposes: to identify and to define the profile of social and educational mediators, and to characterize contexts and practices of social and educational mediation. Even though it is an extensive study, undertaken nationwide in Portugal (N=225), this is still an exploratory study, mainly descriptive. Result analysis makes it possible to identify relevant aspects for coming research in this area along with avenues for future investment. The main professional and social and demographic characteristics of social and educational mediators stand out, as well as the diversity of contexts, the nature of their intervention, the diversity of education and training, and high individual self-esteem and sense of belonging to the group by the participants.<hr/>Quoique la médiation socio-éducative se constitue, dès lors, comme une activité à visibilité croissante et possède un encadrement légal, les études qui permettent la caractérisation des activités de médiation et du profil des médiateurs socio-éducatifs sont encore très réduites et ponctuelles. L'étude, qui a été réalisée, et dont nous présentons ici les principaux résultats, a pour objectifs centraux: identifier et définir le profil socioprofessionnel des médiateurs socio-éducatifs et caractériser des contextes et des pratiques de médiation socio-éducative. Bien qu’il s’agisse d’une recherche extensive, réalisée au Portugal à niveau national (N=225), cette étude est de nature exploratoire, à prédominance descriptive. L'analyse des résultats obtenus par l'étude permet de mettre en relief quelques aspects importants qui indiquent l'importance, d’une part, de la continuité de la recherche dans ce secteur et, d’autre part, de l'investissement dans ce domaine d'intervention. Les principales caractéristiques sociodémographiques et professionnelles des médiateurs socio-éducatifs, la diversité de contextes, de types d'intervention et de formation et les aspects relatifs à la perception de l'auto-estime individuelle et de l’appartenance au groupe y sont en évidence. <![CDATA[<b>Professional experiences, identities and formation of teachers in physical education</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872010000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O foco deste trabalho é a reflexão sobre experiências profissionais, formação e identidades da/na docência. Discute identidade profissional de base e as dimensões que circunscrevem dela, por exemplo, formação, experiências e trajetórias, e também a profissão e as relações que decorrem dela, como as condições do trabalho docente e as relações que o professor constrói com os saberes. Retoma as experiências pessoais-profissionais para introduzir a discussão e aproximar-se da temática central do artigo; com o objetivo de trazer ao texto evidências empíricas, destaca questões de uma pesquisa concluída, geradas pelas narrativas dos professores colaboradores que atuam em escolas, no ensino da educação física em um contexto educacional brasileiro; e, finalmente, de maneira articulada, desenvolve reflexões teóricas pertinentes ao estudo da formação e transformação das identidades dos professores do ponto de vista pessoal-profissional e da profissão, com base na abordagem sociológica das identidades e relações profissionais.<hr/>The paper is a reflection about professional experiences, formation and identities of teachers. Discusses professional identity of basis and the dimensions that circumscribe it, for instance, formation, experiences and trajectories, and also the profession and the relations that come from it, for example, the teachers‘ work conditions and the relations that the teachers build with knowledge. It rescues the personal-professional experiences to introduce the discussion and approximates the central thematic of the article; aiming at bringing empirical evidences to the text, it stands out the questions of a concluded research, created by the narratives of collaborator teachers who work at schools, teaching Physical Education in a Brazilian educational context; and, finally, in an articulated way, it develops theoretical reflections pertinent to the study of formation and transformation of identities of teachers in a personal-professional point of view and the profession, based on the sociological approach of identities and professional relations.<hr/>Le foyer central de ce travail est la réflexion sur des expériences professionnelles, formation et identités de l'enseignement. Examine l'identité professionnelle de base et des dimensions qu'elle entoure, par exemple, la formation, expériences et trajectoires, outre la profession de l'enseignant et des relations qui d'elle d'écoulent, comme sont les conditions du travail enseignant et les relations que l'enseignant construit avec les savoirs. Tient compte des expériences personnelles et professionnelles pour introduire la discussion et s’approcher de la thématique tronc de l’article; visant a aligner le texte avec évidences empiriques, il détache questions produites par les récits d'enseignants qui agissent dans l'enseignement fondamental de l'éducation de base au Brésil; et, enfin, de façon articulée, développe quelques réflexions concernant l'étude de la formation et transformation des identités des enseignants du point de vue personnelle et professionnelle dans une perspective sociologique de las identités et les relations professionnelles. <![CDATA[<b>Los escenarios de aprendizaje</b>: <b>espacios de precaución, el conocimiento, el poder y la ciudadanía en la formación de los enfermeros</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872010000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Diariamente encontramos espaços de poder e cidadania, nos quais se desenvolve a assistência, a pesquisa e a formação profissional. Este artigo tem como objeto de estudo o significado dos cenários de aprendizagem para a formação do estudante de enfermagem. São seus objetivos descrever o significado de cenários de aprendizagem para o estudante de enfermagem e analisar o significado dos cenários de aprendizagem na formação profissional. Para o estudo utilizou-se a pesquisa qualitativa, de junho a julho/2008, num Centro Universitário/RJ. Os sujeitos são 41 estudantes do 1º período de Enfermagem, a 3ª turma a integrar o novo currículo de metodologias ativas. Os dados foram agrupados em quatro unidades temáticas: espaço para o conhecimento e o aprender; espaço de reconstrução de vivências para a enfermagem; espaço de escola e cidadania; espaço de vida, idéias, aptidões, informações, dúvidas e experiências. Os estudantes destacaram os cenários de aprendizagem como espaços de cuidado, poder e cidadania para a formação profissional.<hr/>Daily, we face spaces of power and citizenship in which assistance, research and professional formation are developed. The object of this study is the meaning of learning scenarios for the formation of the nursing student. The objectives are to describe the meaning of these learning scenarios for the student as well as to analyze the meaning of the scenarios in the professional formation. For the development of the study, a qualitative research was conducted, from June to July/2008, in a University/RJ Center. The subjects are 41 students of the 1st period of Nursing, the 3rd group to integrate the new curriculum of active methodologies. The data has been grouped around four thematic units: space for knowledge and learning; space of reconstruction of experiences for nursing; space of school and citizenship; space of life, ideas, aptitudes, information, doubts and experiences. The students valued the learning scenarios as spaces of care, power and citizenship for the professional formation.<hr/>Diario encontramos espacios de poder y ciudadanía en que se desarrolla: la asistencia, la investigación, y la formación profesional. Esto artigo tiene como objeto de estudio: la importancia de escenarios de aprendizaje para la formación de los estudiantes de enfermería. Los objetivos son describir la importancia de los escenarios de aprendizaje, para el estudiante de enfermería y analizar la importancia de escenarios de aprendizaje en la formación. Se uso la investigación cualitativa, de junio a julio/2008, en la Universidad Centro / RJ. Los temas son 41 estudiantes del 1er periodo de Enfermería, la 3ª clase para integrar el nuevo plan de estudios de metodologías activas. Los datos se agruparon en cuatro unidades temáticas: el espacio para el conocimiento y el aprendizaje; área de la reconstrucción de las experiencias de la enfermería; zona de la escuela y de la ciudadanía, los aspectos de la vida, ideas, conocimientos, información, preguntas y experiencias. Los estudiantes destacaron los escenarios aprender a cuidar los espacios, el poder y la ciudadanía para la formación profesional. <![CDATA[<b>Learning difficulties from the perspective of multiple intelligences</b>: <b>a study with a group of Brazilian children</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872010000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto apresenta um estudo realizado com treze crianças brasileiras, matriculadas na quarta série do ensino fundamental da rede pública do Estado de São Paulo, diagnosticadas como possuidoras de Dificuldade de Aprendizagem. O objetivo foi investigar a possibilidade de ampliar a aquisição, manifestação e expressão do conhecimento, por parte dessas crianças. Partindo-se da análise bibliográfica sobre Aprendizagem, Dificuldade de Aprendizagem e Inteligências Múltiplas, realizaram-se Intervenções Pedagógicas, visando estimular a pluralidade intelectual desses estudantes. Como método de análise optou-se pelo Paradigma Indiciário sugerido por Ginzburg (1989). Os dados levantados em entrevistas e observações durante a realização das Intervenções Pedagógicas apontaram sinais que podem ter favorecido a Dificuldade de Aprendizagem no contexto escolar. Após o período das Intervenções Pedagógicas, percebeu-se que a motivação, a disciplina, a interação, a auto-estima e a expressividade melhoraram consideravelmente. Além disso, os dados apontaram indícios que favorecem a aprendizagem, construídos no percurso da realização das Intervenções Pedagógicas.<hr/>The text presents a study with thirteen Brazilian children enrolled in the fourth grade of elementary education of the public school system from Estado of São Paulo, diagnosed as having learning difficulties. The objective was to investigate the possibility of increasing the acquisition and expression of knowledge among these children. Sustained by the literature review about Learning, Learning difficulties and Multiple Intelligences, pedagogical interventions have been developed aiming at promoting the intellectual diversity of those students. For the analysis we opted for the method suggested by Ginzburg (1989): the evidential paradigm. The data were collected by means of interviews and observations during the pedagogical interventions and showed signs that may have promoted learning disabilities in the school context. After the pedagogical intervention period, we concluded that motivation, discipline, interaction, self-esteem and expressiveness improved considerably. Moreover, data showed evidence that encourage learning, developed in the course of the pedagogical interventions<hr/>Le texte présente une étude avec treize enfants brésiliens inscrits en quatrième année de l’enseignement élémentaire d’une école publique de l’Etat de São Paulo. Ces élèves ont été diagnostiqués comme porteurs de difficultés d’apprentissage. L’objectif était d’étudier la possibilité de développer l’acquisition, l’expression et l’expression des savoirs par ces enfants. Partant d’une revue de la littérature sur apprentissage, difficultés d’apprentissage et intelligences multiples, on a fait des interventions pédagogiques pour stimuler la diversité intellectuelle de ces étudiants. Le paradigme indiciaire de Ginzburg (1989) a été usé comme méthode d’analyse. Les données recueillies lors des interviews et des observations au cours des interventions ont montré possibles raisons pour le développent des difficultés d’apprentissage en contexte scolaire. Après le période de l’intervention pédagogique on peut conclure que la motivation, la discipline, l’interaction, l’estime de soi et l’expression ont été amélioré considérablement. En outre, les données ont montré des indices qui encouragent l’apprentissage, construits dans le cadre des interventions pédagogiques. <![CDATA[<b>Percepciones de los alumnos con excelencia académica relativas al papel de los profesores</b>: <b>Un estudio con alumnos de ingeniería</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872010000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Tendo por base a literatura em torno dos processos de aprendizagem e a literatura em torno da excelência, o presente artigo pretende analisar a percepção de cinco alunos de excelência em cursos de engenharia sobre a influência dos professores no seu percurso de desenvolvimento e formação. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas aos participantes neste estudo, sendo posteriormente efectuada a análise de conteúdo da informação obtida relativamente ao papel dos professores, da qual emergiram sete variáveis. Os aspectos mais referenciados pelos participantes dizem respeito à aprendizagem propriamente dita (instrução), ao ambiente de aprendizagem (motivação, incentivo/estímulo e disciplina/exigência) e às características pessoais dos professores (componente afectivo-emocional e figura modelo do professor). Por último, são apresentadas algumas implicações práticas para o papel dos professores enquanto potenciais promotores do desenvolvimento destes alunos.<hr/>Taking into account the literature on learning processes and the literature on excellence, this paper aims to analyze the perception of five excellent engineering students about the influence of teachers in their pathways throughout their development. To accomplish this, semi-structured interviews were developed, and conducted with the participants of this study. Over these interviews was performed a content analysis about the information related to teachers’ role, emerging seven categories. The aspects most referred by participants were the component of learning (instruction), the learning environment (motivation, incentive/stimulation and discipline/demand and teachers’ personal characteristics (affective-emotional component and teachers’ role model). Finally, there are presented some practical implications to teachers’ role as potential promoters of the development of these students.<hr/>Tomando como base la literatura concerniente a los procesos de aprendizaje y a la excelencia académica, el presente artículo pretende analizar la percepción de cinco alumnos de excelencia en cursos de ingeniería sobre la influencia de los profesores en el transcurso de su desarrollo y formación. Se realizaron entrevistas semiestructuradas a los participantes de este estudio y posteriormente, se efectuó el análisis del contenido de la información obtenida, en base al papel de los profesores, en el cual se obtuvieron siete variables. Los aspectos a los que más se refirieron los participantes fueron, al aprendizaje propiamente dicho (instrucción), al ambiente de aprendizaje (motivación, incentivo/estímulo y disciplina/exigencia) y a las características personales de los profesores (componente afectivo-emocional y figura o modelo del profesor). Por último, se presentan algunas implicaciones prácticas para el papel de los profesores en cuanto potenciales promotores del desarrollo de estos alumnos. <![CDATA[<b><i>"Transversalidad"</i> de la transversalidad. Análisis de una estrategia didáctica aplicada a la educación para la sostenibilidad</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872010000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Al comprar, tanto sencillos productos de primera necesidad como artículos de lujo, estamos, en la mayoría de los casos, tomando decisiones que afectan a la calidad ambiental del planeta. Pero son pocas las personas que conocen la relación entre nuestros hábitos cotidianos y la actual crisis ambiental global. Así, aunque muchas personas están concienciadas para actuar sosteniblemente, no saben cómo hacerlo la mayoría de las veces. Por ello, es imprescindible que se les de a los ciudadanos - consumidores - una información adecuada y se les capacite para actuar sosteniblemente y, en ello, dos áreas transversales, la Educación Ambiental y la Educación para el Consumo juegan un papel fundamental. De acuerdo con ello, se presenta una estrategia didáctica que, desde la "transversalidad" de la transversalidad, pretende concienciar y capacitar hacia un consumo responsable y sostenible, de la cual se muestran, además, los resultados obtenidos tras su aplicación en alumnos de educación secundaria (14-16 años).<hr/>Ao comprar, tanto simples produtos de primeira necessidade como artigos de luxo, estamos, na maioria das vezes, a tomar decisões que afetam a qualidade ambiental do planeta. Entretanto, são poucas as pessoas que conhecem a relação entre os nossos hábitos cotidianos e a actual crise ambiental global. Assim, ainda que muitas pessoas estejam conscientes da necessidade de actuar sustentavelmente não sabem como fazê-lo na maioria das ocasiões. Por isso, é imprescindível que se dê aos cidadãos - consumidores - uma informação adequada que os capacite para actuar sustentavelmente. Neste âmbito, duas áreas transversais, a Educação Ambiental e a Educação para o Consumo, exercem um papel fundamental. De acordo com isso, apresenta-se uma estratégia didáctica que, a partir da "transversalidade" da transversalidade, pretende consciencializar e capacitar para um consumo responsável e sustentável, do qual se mostram, além disso, os resultados obtidos após sua aplicação em alunos da educação secundária (14-16).<hr/>As consumers of both essential goods and luxury articles, we constantly make decisions which impact the environment. However, few people are aware of the relationship between their daily behaviour and the current global environmental crisis. Although many citizens are conscious of the need to behave appropriately to achieve sustainable development, they often do not know how to act in an environmentally friendly way. It is therefore essential that consumers be given appropriate information and be empowered to behave with environmental awareness. Environmental education for a sustainable future combined with consumer awareness as a vital role to play in this respect. To this end, a teaching strategy has been developed which bring together both perspectives. This strategy intends to raise environmental awareness and to empower people in relation to responsible consumption and sustainable development. It as also produced positive results among students of secondary education (14-16).