Scielo RSS <![CDATA[Revista Portuguesa de Educação]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0871-918720110001&lang=en vol. 24 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Teacher-child interactions in elementary school classrooms</b>: <b>quality indicators</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Diversos investigadores têm salientado a importância dos processos interactivos que ocorrem na sala de aula para o desempenho escolar dos alunos. Segundo investigações recentes, os recursos educacionais, nomeadamente, o currículo ou o nível de formação dos professores, apesar de serem importantes, não serão suficientes para assegurar aprendizagens significativas. Por outro lado, cada vez mais se reconhece que os primeiros anos de escolaridade são cruciais para o subsequente sucesso académico dos alunos. O presente trabalho apresenta uma síntese da investigação mais recente acerca das interacções professor-aluno do 1.º Ciclo do Ensino Básico que parecem ter um impacto positivo nas aprendizagens dos alunos. Apresenta ainda um modelo conceptual acerca dos processos interactivos, o modelo CLASS (Pianta, La Paro & Hamre, 2008) que contempla três grandes domínios: apoio a nível da instrução, gestão da sala e apoio socioemocional. Com base nesta conceptualização, são discutidas algumas das possíveis implicações para o sistema educativo.<hr/>Recent research has highlighted the importance of the classroom processes to student performance. Accordingly, educational resources, such as the curricula and teacher training, although important, are not considered enough to guarantee student learning. On the other hand, it is increasingly acknowledged that the early elementary school years are crucial for later academic success. This paper presents a synthesis of recent research regarding the elementary classroom processes that are positively associated to student learning, as well as a conceptual model, the Classroom Assessment Scoring System (CLASS; Pianta, La Paro & Hamre, 2008), which organizes teacher-child interactions into three major domains: instructional, organizational and emotional. Based on these assumptions, implications for the educational system are discussed.<hr/>Recientemente, varios investigadores han subrayado la importancia de los procesos interactivos que ocurren en el aula para el rendimiento educativo de los estudiantes. Según investigaciones recientes, los recursos educativos, incluyendo el plan de estudios o la formación de los docentes, aunque importantes, no son suficientes para garantizar el aprendizaje significativo. Además, cada vez más se reconoce que los primeros años de escolaridad son cruciales para el posterior éxito académico de los estudiantes. Este artículo presenta un resumen de las últimas investigaciones sobre los procesos de sala de clases del primero ciclo de la educación básica que parecen tener un impacto positivo en el aprendizaje de los alumnos. También se presenta un modelo conceptual, o CLASS (Pianta, La Paro & Hamre, 2008) que organiza las interacciones profesor-niño de acuerdo con tres dimensiones: instrucción, organización y apoyo emocional. Posibles consecuencias para el sistema educativo son también discutidas con base en estos conceptos. <![CDATA[<b>A sociological approach on effectiveness of the teacher, in the process of learning science</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Problematizamos neste artigo, em termos sociológicos, numa abordagem próxima da metodologia do processo-produto, em que medida certas características fundamentais do professor condicionam as estratégias de estudo dos seus alunos e os resultados alcançados em ciências. Trabalhámos com uma amostra, de vinte e quatro professores e 651 dos seus alunos, representativa das escolas do Concelho de Olhão, Distrito de Faro. Os resultados indicam que os níveis relacionais que os professores estabelecem com os seus alunos são fundamentais para perceber os seus resultados, correspondendo os melhores níveis relacionais das turmas com o professor, tendencialmente, aos resultados mais profícuos por parte dos alunos. A dimensão relacional contudo, é insuficiente para definir uma prática pedagógica eficaz, sendo muito importante, a ponto de constituir-se como uma pré-condição, a dimensão disciplinar ou normativa. Garantidos este contexto relacional e normativo, destacam-se os debates em sala de aula, com ampla participação dos alunos, como um outro elemento fundamental a referir no âmbito da eficácia do professor.<hr/>We analyse in this article, in sociological terms, in an approach close to the methodology of process-product, the extent to which certain fundamental characteristics of the teacher, determine the strategies for study of its students and their achievement in science. We worked with a sample of twenty-four teachers and their 651 students, representing the schools of the Municipality of Olhão, Distrito de Faro. The results indicate that the kind of relationship that teachers establish with their students is fundamental to understand their results, with the highest levels of relationalship producing the most beneficial results from the students. The relational dimension however, is insufficient per se to establish an effective pedagogical practice. In fact, disciplinary regulations are fundamental and, somehow, they constitute a pre-condition to that efficacy. Guaranteed this relational and normative context, debating in the classroom, with extensive participation of students, is another key element to be mentioned in relation to teacher effectiveness.<hr/>On analyse dans cet article, dans le plan sociologique, selón une démarche proche de la méthodologie du processus-produit, la mesure dans laquelle certaines caractéristiques fondamentales de l'enseignant, peut déterminer les stratégies d'étude de ses étudiants et ses réalisations dans le domaine scientifique. Nous avons travaillé avec un échantillon de vingt-quatre enseignants et de leurs 651 élèves, représentant les écoles de la municipalité de Olhão, Distrito de Faro. Les résultats indiquent que les niveaux des relations que les enseignants établissent avec leurs élèves sont fondamentales pour comprendre ses résultats, avec les plus hauts niveaux relationneles avec l'enseignant, a produire les plus bonnes stratégies d’étude et les plus bons resultats de la part des étudiants. La dimension relationnelle est toutefois insuffisante pour établir tout seul une pratique pédagogique efficace. A ce rapport, le règlement disciplinaire se constitue comme une condition préalable. Avec la garantie de ce contexte normatif et relationnelle, les discussions en classe, avec une large participation des élèves, sont un autre élément clé en ce qui concerne l'efficacité de l'enseignant. <![CDATA[<b>Democratic culture in public schools</b>: <b>an analysis of the school council members discourse</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho discute a formação de uma cultura democrática escolar a partir da análise do discurso dos membros do Conselho Escolar de três escolas públicas pernambucanas. Adota o conceito de cultura proposto por Hall (1997), que se articula ao conceito de discurso. Utiliza os referenciais das novas teorias do discurso, de corte ‘laclauniano’, para análise dos dados empíricos. Considera, ainda, que a gestão democrática não é instituída por leis ou normatizações, mas tem um caráter instituinte, podendo ser construída de diferentes formas em cada escola. Trata o discurso como prática social, que tanto pode manter como transformar as relações sociais. A análise dos dados empíricos revelou que as práticas discursivas constroem significados à gestão de cada escola, que são constitutivas de sua cultura. Verificou-se, ainda, que a gestão escolar vem se estruturando a partir de práticas democráticas que podem contribuir, também, no processo de democratização da sociedade.<hr/>This article discusses a democratic culture development in public schools through the analysis of the discourse of School Council members of three public schools in Pernambuco. It adopts the culture concept proposed by Hall (1997), that joins by articulation to the discourse concept, using the reference to Discourse Theory for analysis of the empiric data. It considers that the democratic administration is not instituted by laws, but has an institutionalized character, that could be built in different ways in each school. It treats the discourse as social practice, that can maintain or transforming the social relationships. The empiric data show that the discursive practices build meanings to every school management, which are constituent of its culture. It was verified that the school administration is structured by democratic practices that can contribute, also, for the democratization process of the society.<hr/>Cet article discute la formation d'une culture démocratique scolaire pour l'analyse du discours des membres du Conseil Scolaire de trois collèges publiques au Pernambuc. Adopte le concept de la culture proposé par Hall (1997), cela joint par l’articulation au concept du discours, en utilisant les nouvelles références théoriques de l’analyse des données empiriques. Considère que l'administration démocratique n'est pas instituée par les lois ou normatizations, mais qu’il y a un caractère qui pourrait être construit dans les chemins différents, dedans chaque école. Il traite le discours comme entraînement social qui peut maintenir ou transformer les rapports sociaux. L'analyse des données empiriques a révélé que les significations de la construction des entraînements discursives à l'administration de chaque école est constituant de sa culture. Il a été vérifié que l'administration scolaire est structurée dés le début d'entraînements démocratiques qu'ils peuvent contribuer, aussi, dans le processus de démocratisation de la société. <![CDATA[<b>Education Challenges in the digital era</b>: <b>educaciones</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo apresenta uma visão panorâmica do desenvolvimento científico e tecnológico da comunicação e das diversas linguagens (co-)existentes que se articulam intensamente a partir da enorme presença das tecnologias digitais. Analisa-se a implantação das redes digitais e dos processos colaborativos de produção de conhecimento e as políticas públicas brasileiras para o campo da cultura digital, destacando-se o uso das redes de compartilhamento, com ênfase no software livre e na produção coletiva. A partir desses pressupostos, discute-se a importância da relação da educação com a cultura. Desenvolve-se a idéia de uso intenso das redes colaborativas nos processos educacionais, com a montagem de comunidades horizontais de produção de culturas e conhecimentos. Ao final, reflete-se mais detalhadamente sobre a proposta de pensar a educação numa perspectiva plural, ou seja, em educações.<hr/>The paper initially presents an overview of scientific and technological development, the global mainstream media system and the coexistence of some languages, which are intensively articulated from and by the great presence of digital technologies. An analysis is made of the set up process of digital networks and collaborative processes and Brazilian public policies for the digital culture, in particular the use of collaborative networks emphasising open/free software and collective production. From this the paper discusses the importance of the relationship between education and culture. We develop the idea of the intense use of horizontal and collaborative networks in educational processes which empower teachers and students to produce culture and knowledge. Finally, we reflect more closely on thinking of education from a plural perspective, i.e. educations.<hr/>El artículo presenta una visión general del desarrollo científico y tecnológico de la comunicación en diferentes lenguajes (co)existentes que están vinculados intensamente debido a la enorme presencia de las tecnologías digitales. Analiza el despliegue de redes digitales, procesos colaboradores de producción de conocimiento y de las políticas públicas brasileñas para el campo de la cultura digital, haciendo hincapié en el uso de redes de intercambio, con énfasis en el software libre y la producción colectiva. A partir de estas premisas, se discute la importancia de la relación entre educación y cultura. Se desarrolla la idea del uso intensivo de las redes de colaboración en los procesos educativos, con la creación de comunidades horizontales de producción de culturas y conocimientos. Al final, se hace una reflexión más detallada sobre la propuesta de pensar en la educación desde una perspectiva plural, es decir, en educaciones. <![CDATA[<b>Between tradition and innovation</b>: <b>A study regarding the changes in the teaching of grammar found in the Portuguese Language textbook</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste artigo é investigar o tratamento dado ao ensino de gramática ou à análise linguística em três coleções brasileiras de livros didáticos de Língua Portuguesa aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático 2007. Os resultados evidenciaram que duas das coleções analisadas usavam o termo gramática e todas elas tendiam a estabelecer objetivos de ensino relacionados ao domínio da gramática ou da língua em si mesmas. Em relação aos conteúdos, constatamos que os tópicos tradicionais da gramática escolar dividiam a cena com outros conteúdos. Ao analisar as atividades, constatamos, em duas das coleções, poucas atividades de análise quando se tratavam dos conteúdos tradicionais. No ensino das classes de palavras e da ortografia, encontramos duas inovações principais: o uso de textos e a tendência à não-apresentação de informações prontas. Já na exploração de características dos gêneros textuais, além de usar pseudotextos, as coleções adotavam, às vezes, uma abordagem transmissiva.<hr/>The purpose of this article is to investigate the treatment given to grammar teaching or to the linguistic analysis in three Brazilian collections of Portuguese textbooks approved by the 2007 National Textbook Program. The results point out that two of the analyzed collections used the term grammar and all of them tended to establish educational objectives related to the mastery of the grammar or the language themselves. Regarding the contents, we verified that the traditional topics of school grammar shared the stage with other contents. As we analyzed the activities, we found, in two of the collections, few analytical activities when it came to the traditional contents. At the teaching of the word classes and spelling, we found two main innovations: the use of texts and the tendency to the non-presentation of ready information. At the exploration of the characteristics of textual genders, in addition to using pseudo-texts, the collections adopted, sometimes, a transmissive approach.<hr/>L'objectif de cet article est enquêter le traitement donnée à l'«enseignement de la grammaire» ou à l'«analyse linguistique» dans trois collections brésiliennes de manuels didactiques de Langue Portugaise approuvés dans le Programme National du Manuel Didactique 2007. Les résultats ont montré que deux des collections analysées utilisaient le terme «grammaire» et toutes tendaient à établir des objectifs d'enseignement rapportés au domaine de la grammaire ou de la langue même. Concernant les contenus, nous avons constaté que les sujets traditionnels de la grammaire scolaire divisaient la scène avec d´autres contenus. En analysant les activités, nous avons observé, en deux collections, peu d'activités d'«analyse» quand ils s'agissait des contenus «traditionnels». Dans l'enseignement des «classes de mots» et de l'«orthographe», nous avons trouvé deux innovations principales: l'emploi de textes et la tendance à la non-présentation d'informations «prêtes». En revanche, dans l'exploration des «caractéristiques des genres textuels», au-delà d´utiliser des pseudo-textes, les collections adoptaient, quelquefois, une approche transmissive. <![CDATA[<b>Motivation and performance in a business simulation course</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en No sentido de melhorar o desempenho dos graduados no mercado de trabalho, foi desenvolvido, segundo uma metodologia tipo PBL, um curso de Simulação Empresarial num curso de contabilidade. O foco deste trabalho centra-se na análise de qual o poder dos ambientes de aprendizagem inspirados em metodologias PBL nas motivações dos estudantes, e no entendimento de até que ponto a motivação influencia o seu desempenho. A investigação sugere que a presença de problemas profissionais reais envolvendo diferentes áreas de trabalho, a natureza inovadora da metodologia e as características pragmáticas da mesma, se constituem como elementos motivadores para os estudantes. Paralelamente, os mecanismos de feedback do trabalho realizado em conjunto com a oportunidade de reformulação dos erros cometidos assumem particular importância no entusiasmo e estímulo do estudante. O efeito que a crescente motivação tem sobre as aprendizagens e, em última análise, sobre os resultados dos alunos, é um paradigma central do modelo.<hr/>In order to enhance graduates’ performance in the labour market a one semester Business Simulation course was designed and implemented. The course participants are students of the last semester in a PBL-type undergraduate Portuguese Accounting program. This work focuses on the power of learning environments, namely the ones inspired by PBL, to influence students’ motivations; and asks to what extent motivation contributes to differences in performance. Interpreting the results of this case study, it can be seen that the use of real-world problems encompassing different subject areas in conjunction with augmented teaching methods motivates students in both an intrinsic and extrinsic way. Using feedback together with the opportunity to improve submitted work is shown to have a huge importance on the learners’ enthusiasm and stimulation. The effect that increased motivation has on students’ and graduates’ learning and ultimately course grades is a central tenet in the teaching and evaluation model.<hr/>Pour améliorer l’accomplissement des gradués dans le marché de travail, on a développé un cours de Simulation d’Enterprise, basé sur une méthodologie du type PBL. Ce travail se centre dans l’analyse sur le pouvoir des environnements d’apprentissage basés dans les méthodologies PBL sur les motivations des étudiants, et l’influence de la motivation sur l’accomplissement de ceux-là. L’investigation nous montre que la présence de problèmes professionnels réels enveloppant de différents domaines de travail, et la nature innovatrice de la méthodologie et ses caractéristiques pragmatiques, forment des éléments motivateurs pour les étudiants. En même temps, les mécanismes de feedback du travail réalisé et la possibilité de reformulation des erreurs commises assument une particulière importance pour l’enthousiasme et la stimulation de l’étudiant. L’effet que la croissante motivation a sur les apprentissages et sur les résultats dés étudiants c’est un paradigme central du modèle. <![CDATA[<b>Motor development and academic achievement. Is there a relationship in children and youngsters?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en A adopção de uma perspectiva holística do desenvolvimento obriga-nos a equacionar a relação entre vários elementos do desenvolvimento pessoal. Entre os mais relevantes destacam-se (1) o sucesso no desenvolvimento motor das crianças e jovens, pela sua relação com a saúde e a definição de estilos de vida saudáveis; e (2) o sucesso ou realização académica, pela sua valorização social, pela importância na determinação da vida pessoal (carreira), e pela presença constante em todos os momentos que antecedem a vida adulta. O presente trabalho constitui uma revisão da literatura existente sobre as relações existentes entre os factores associados ao desenvolvimento motor - nomeadamente a aptidão física, morfológica, coordenativa e a actividade física - e o sucesso académico de crianças e jovens, revisitados numa perspectiva holística.<hr/>A holistic perspective of the human development needs to look for every element responsible for the individual success. Surely between those, motor development for its relation with healthy lifestyles, and academic achievement due to its social relevance, constitute two major determinants of future success in life. The aim to this article was to review the major contributions found in the scientific literature of the last decade that can help us to better understand the possible relationship between motor development success and academic achievement in children and adolescents.<hr/>L’adoption d’une perspective holistique du développement nous oblige à revoir la relation entre les éléments du développement personnel en herbe. Nous détacherons les plus saillants: 1) le succès du développement moteur des enfants et des jeunes, en rapport à la santé et à la définition de modes de vie d’épanouissement; 2) la réussite académique, par sa valorisation sociale, par l’importance de la détermination personnelle au niveau des choix de carrière à venir, et par sa présence constante aux moments qui précèdent la vie adulte. Le présent travail constitue une révision de la littérature sur les relations existantes entre les facteurs associés au développement moteur - notamment l’aptitude physique, morphologique, coordinatrice et l’activité physique - et la réussite académique des enfants et des jeunes, revisitée sous une perspective holistique. <![CDATA[<b>Cognitive development, reasoning, and achievement in college students</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo aqui apresentado insere-se no contexto do crescente interesse sobre o impacto do ensino superior no desenvolvimento cognitivo do estudante, despoletado não só pela psicologia do desenvolvimento, mas também pela mudança de paradigma de formação no ensino superior, assente nos desafios da globalização e consolidada na Declaração de Bolonha. Nesse sentido, acompanhámos uma amostra de alunos do ensino superior politécnico, ao longo de três anos lectivos consecutivos, com avaliações do pensamento (Perry, 1970), raciocínio (conteúdos numérico e verbal) e desempenho académico (média de classificações e unidades de crédito realizadas). Os resultados remetem para uma evolução favorável do raciocínio, o mesmo não acontecendo ao pensamento, em que se constatam descidas nos níveis de relativismo e compromisso atingidos, não obstante a diminuição do pensamento dualista significar melhorias cognitivas neste domínio. Daqui decorrem implicações que exigem discussão/reflexão sobre modelos e processos de ensino/aprendizagem, no âmbito da avaliação interna de cada estabelecimento.<hr/>In recent years there has been a growing interest in the academic community about the influence of higher education on cognitive development of college students. In addition to the research interest presented to professionals who are interested in studying human development across the life span, in Europe the new challenges of the Bologna Agreement brings to the forefront questions related to the impact of higher education on college students´ psychosocial and cognitive development. The purpose of the present research was to longitudinally study the changes in cognitive development, reasoning and achievement, over a period of three years, in a sample of college students, attending a middle size Polytechnic School in Portugal. Results suggest positive changes in reasoning. In terms of cognitive development, results suggest a decrease in values of Relativism and Commitment in Relativism, despite the decrease values in Dualism from first year to the third year, meaning that college students over that period become less dualistic. Suggestions for research and practice are derived from the results of the present study, namely in terms of teaching and learning processes of college students.<hr/>Cet étude est inséré dans le cadre de l’intérêt croissant sur l’impacte de l’enseignement supérieur sur le développement cognitif de l’étudiant, qui a à l’origine pas seulement la Psychologie du Développement, mais aussi le changement du modèle de formation de l’enseignement supérieur, basé sur les défis de la globalisation et assumé dans la Déclaration de Bologne. Comme ça, nous avons suivi un groupe d’étudiants de l’enseignement supérieur polytechnique pendant trois ans en évaluant leur pensée (Perry,1970), raisonnement (contenus numérique et verbal) et performance académique (moyenne de classifications et unités de crédit effectuées). Les résultats mènent à une évolution positive du raisonnement, mais en ce qui concerne la pensée, la situation n’est pas la même, car on assiste à une réduction des niveaux de relativisme et engagement atteints, malgré le fait que la diminution de la pensée dualiste signifie une amélioration cognitive dans ce domaine. De tout ça il y a des implications qui exigent une discussion/ réflexion sur des modèles et des procès d’enseignement/apprentissage dans le cadre de l’évaluation interne de chaque institution. <![CDATA[Administração Escolar: Estudos]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo aqui apresentado insere-se no contexto do crescente interesse sobre o impacto do ensino superior no desenvolvimento cognitivo do estudante, despoletado não só pela psicologia do desenvolvimento, mas também pela mudança de paradigma de formação no ensino superior, assente nos desafios da globalização e consolidada na Declaração de Bolonha. Nesse sentido, acompanhámos uma amostra de alunos do ensino superior politécnico, ao longo de três anos lectivos consecutivos, com avaliações do pensamento (Perry, 1970), raciocínio (conteúdos numérico e verbal) e desempenho académico (média de classificações e unidades de crédito realizadas). Os resultados remetem para uma evolução favorável do raciocínio, o mesmo não acontecendo ao pensamento, em que se constatam descidas nos níveis de relativismo e compromisso atingidos, não obstante a diminuição do pensamento dualista significar melhorias cognitivas neste domínio. Daqui decorrem implicações que exigem discussão/reflexão sobre modelos e processos de ensino/aprendizagem, no âmbito da avaliação interna de cada estabelecimento.<hr/>In recent years there has been a growing interest in the academic community about the influence of higher education on cognitive development of college students. In addition to the research interest presented to professionals who are interested in studying human development across the life span, in Europe the new challenges of the Bologna Agreement brings to the forefront questions related to the impact of higher education on college students´ psychosocial and cognitive development. The purpose of the present research was to longitudinally study the changes in cognitive development, reasoning and achievement, over a period of three years, in a sample of college students, attending a middle size Polytechnic School in Portugal. Results suggest positive changes in reasoning. In terms of cognitive development, results suggest a decrease in values of Relativism and Commitment in Relativism, despite the decrease values in Dualism from first year to the third year, meaning that college students over that period become less dualistic. Suggestions for research and practice are derived from the results of the present study, namely in terms of teaching and learning processes of college students.<hr/>Cet étude est inséré dans le cadre de l’intérêt croissant sur l’impacte de l’enseignement supérieur sur le développement cognitif de l’étudiant, qui a à l’origine pas seulement la Psychologie du Développement, mais aussi le changement du modèle de formation de l’enseignement supérieur, basé sur les défis de la globalisation et assumé dans la Déclaration de Bologne. Comme ça, nous avons suivi un groupe d’étudiants de l’enseignement supérieur polytechnique pendant trois ans en évaluant leur pensée (Perry,1970), raisonnement (contenus numérique et verbal) et performance académique (moyenne de classifications et unités de crédit effectuées). Les résultats mènent à une évolution positive du raisonnement, mais en ce qui concerne la pensée, la situation n’est pas la même, car on assiste à une réduction des niveaux de relativisme et engagement atteints, malgré le fait que la diminution de la pensée dualiste signifie une amélioration cognitive dans ce domaine. De tout ça il y a des implications qui exigent une discussion/ réflexion sur des modèles et des procès d’enseignement/apprentissage dans le cadre de l’évaluation interne de chaque institution. <![CDATA[The State, Civil Society and the Citizen - Exploring Relationships in the Field of Adult Education in Europe]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo aqui apresentado insere-se no contexto do crescente interesse sobre o impacto do ensino superior no desenvolvimento cognitivo do estudante, despoletado não só pela psicologia do desenvolvimento, mas também pela mudança de paradigma de formação no ensino superior, assente nos desafios da globalização e consolidada na Declaração de Bolonha. Nesse sentido, acompanhámos uma amostra de alunos do ensino superior politécnico, ao longo de três anos lectivos consecutivos, com avaliações do pensamento (Perry, 1970), raciocínio (conteúdos numérico e verbal) e desempenho académico (média de classificações e unidades de crédito realizadas). Os resultados remetem para uma evolução favorável do raciocínio, o mesmo não acontecendo ao pensamento, em que se constatam descidas nos níveis de relativismo e compromisso atingidos, não obstante a diminuição do pensamento dualista significar melhorias cognitivas neste domínio. Daqui decorrem implicações que exigem discussão/reflexão sobre modelos e processos de ensino/aprendizagem, no âmbito da avaliação interna de cada estabelecimento.<hr/>In recent years there has been a growing interest in the academic community about the influence of higher education on cognitive development of college students. In addition to the research interest presented to professionals who are interested in studying human development across the life span, in Europe the new challenges of the Bologna Agreement brings to the forefront questions related to the impact of higher education on college students´ psychosocial and cognitive development. The purpose of the present research was to longitudinally study the changes in cognitive development, reasoning and achievement, over a period of three years, in a sample of college students, attending a middle size Polytechnic School in Portugal. Results suggest positive changes in reasoning. In terms of cognitive development, results suggest a decrease in values of Relativism and Commitment in Relativism, despite the decrease values in Dualism from first year to the third year, meaning that college students over that period become less dualistic. Suggestions for research and practice are derived from the results of the present study, namely in terms of teaching and learning processes of college students.<hr/>Cet étude est inséré dans le cadre de l’intérêt croissant sur l’impacte de l’enseignement supérieur sur le développement cognitif de l’étudiant, qui a à l’origine pas seulement la Psychologie du Développement, mais aussi le changement du modèle de formation de l’enseignement supérieur, basé sur les défis de la globalisation et assumé dans la Déclaration de Bologne. Comme ça, nous avons suivi un groupe d’étudiants de l’enseignement supérieur polytechnique pendant trois ans en évaluant leur pensée (Perry,1970), raisonnement (contenus numérique et verbal) et performance académique (moyenne de classifications et unités de crédit effectuées). Les résultats mènent à une évolution positive du raisonnement, mais en ce qui concerne la pensée, la situation n’est pas la même, car on assiste à une réduction des niveaux de relativisme et engagement atteints, malgré le fait que la diminution de la pensée dualiste signifie une amélioration cognitive dans ce domaine. De tout ça il y a des implications qui exigent une discussion/ réflexion sur des modèles et des procès d’enseignement/apprentissage dans le cadre de l’évaluation interne de chaque institution.