Scielo RSS <![CDATA[Revista Portuguesa de Educação]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0871-918720120001&lang=pt vol. 25 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Formação para a docência universitária</b>: <b>uma reflexão sobre o desafio de <i>humanizar</i> a cultura <i>científica</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nos últimos anos a formação pedagógico-didáctica dos professores universitários tem vindo a constituir foco de atenção de várias instituições, situação que não era comum neste nível de ensino. A importância desta dimensão da docência esteve presente na Declaração Mundial sobre a Educação Superior (1998) e ganhou maior expressão com a Declaração de Bolonha (1999). É no reconhecimento de que a formação de professores do ensino superior tem de passar também pela componente pedagógico-didáctica que algumas instituições de ensino superior têm vindo a realizar acções de actualização que se constituem em espaços de reflexão sobre a docência. Sendo esta a problemática presente neste texto, nele caracterizamos desafios que se colocam à docência neste princípio do século XXI e analisamos uma experiência desenvolvida na Universidade do Porto, problematizando possibilidades destas acções se configurarem em espaços de diálogo entre a cultura humanística e a cultura científica e contribuírem para uma (re)contextualização de saberes e de fazeres.<hr/>During the last years the pedagogical and didactical training of university teachers has become the focus of several institutions, a situation that was not common at this level of education. The importance of this aspect of teaching was present in the World Declaration on Higher Education (1998) and won more expression with the Bologna Declaration (1999). It is in the recognition that the training of university teachers must also pass by the pedagogical-didactical component that some higher education institutions have been conducting training operations for updating, which constitute opportunities for reflection on teaching. This being the problem in this text, we feature in it challenges to teaching in this beginning of the XXI century and analyze an experience developed at the University of Porto, questioning the possibilities of these actions to configure spaces for dialogue between humanistic culture and scientific culture and contribute to a (re)contextualization of the know-how.<hr/>Pendant les dernières années la formation pédagogico-didactique des professeurs universitaires a constitué un centre d’intérêt pour plusieurs, situation qui était peu commune à ce niveau d’enseignement. L’importance de cette dimension de l’enseignement a été évoquée dans la Déclaration Mondiale sur l’Enseignement Supérieur (1998) et a acquis une plus grande expression avec la Déclaration de Bologne (1999). C’est sur la base de la reconnaissance du fait que la formation des professeurs de l’enseignement supérieur doit aussi passer par la composante pédagogico-didactique que certaines institutions d’enseignement supérieur ont mis sur pieds des initiatives d’actualisation qui s’érigent en espaces de réflexion sur l’enseignement. Étant donné que c’est la problématique présente dans ce texte, nous y analysons certains défis qui se posent à l’enseignement en ce début du XXe siècle et nous étudions aussi une expérience développée à l’Université de Porto, problématisant les possibilités qu’ont ces actions pour s’ériger en espaces de dialogues entre la culture humanistique et la culture scientifique et contribuer à une (re)contextualisation de savoir-faire. <![CDATA[<b>Setor público e identidades profissionais em educação de infância</b>: <b>transformações e permanências na última década</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com o objectivo de aprofundar os efeitos das experiências de trabalho no sector público nas identidades de educadores de infância, neste artigo apresentam-se e comparam-se resultados de dois estudos - um realizado em 2002 e outro em 2009. No primeiro estudaram-se educadores com experiência apenas no sector público ou apenas no sector privado, e no segundo estudaram-se também percursos mistos. Nos dois casos, os dados foram recolhidos através do Inventário de Identidade Psicossocial de Marisa Zavalloni. Os resultados indicam a existência de aproximações entre as identidades típicas de cada sector, que podem ser imputadas ao carácter misto da maioria dos percursos, mas também, entre outros, às mudanças verificadas no sector público em função da criação dos Agrupamentos de Escola. Indicam também que as experiências no sector público se traduzem na emergência de uma identidade típica desse sector, a qual se orienta por princípios que usualmente definem a educação pública.<hr/>In order to explore the effects of work experiences in the public sector on the identities of pre-school teachers, this article presents and compares the results of two studies - one conducted in 2002 and another in 2009. The first studied pre-school teachers with experience in public sector only or in the private sector only, and the second studied also those with mixed career paths. In both cases, the data were collected through the Inventory of Psychosocial Identity of Marisa Zavalloni. The results indicated the existence of similarities between the typical identities of each sector, which can be attributed to the mixed nature of most career paths, but also, amongst others, to changes in the public sector based on the creation of grouped schools. They also indicate that work experience in the public sector is reflected in the emergence of an identity typical of this sector, which is guided by principles that usually define public education.<hr/>Dans le but d’approfondir les effets des expériences de travail dans le secteur public par rapport aux identités d’enseignants de Maternelle nous présentons et nous comparons, dans cet article, les résultats de deux études - une réalisée en 2002 et une autre en 2009. Dans la première étude, nous avons étudié les enseignants de Maternelle ayant de l’expérience seulement dans le secteur public ou seulement dans le secteur privé, et dans la seconde nous avons aussi étudié des parcours mixtes. Dans les deux cas, les données ont été recueillies au travers de l’Inventaire d’Identité Psychosociale de Marisa Zavalloni. Les résultats indiquent l’existence d’approximations entre les identités typiques de chaque secteur, qui peut être attribuée au caractère mixte de la majorité des parcours, mais aussi, entre autres, aux modifications vérifiées dans le secteur public en fonction de la création de Groupements d’École. Ils indiquent aussi que les expériences dans le secteur public se traduisent par l’émergence d’une identité typique de ce secteur, lequel s’oriente selon des principes qui définissent, usuellement, l’éducation publique. <![CDATA[<b>Currículo e manuais escolares em contexto de flexibilidade curricular</b>: <b>Estudo de processos de recontextualização</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo centra-se na mensagem de dois manuais escolares de Ciências Naturais do 3º CEB e na caracterização dos processos de recontextualização que ocorrem na mensagem do currículo aquando da elaboração daqueles, tendo em conta características pedagógicas específicas. O estudo apresenta fundamentos epistemológicos, psicológicos e sociológicos, constituindo o modelo do discurso pedagógico de Bernstein a principal estrutura conceptual da investigação. Seguiu-se uma metodologia mista, mantendo-se uma dialéctica entre o teórico e o empírico. Os resultados mostram que a mensagem dos manuais veicula baixa representatividade da metaciência e baixo grau de relações intradisciplinares, de exigência conceptual e de explicitação dos critérios de avaliação, sobretudo a do manual mais seleccionado. Verifica-se um elevado grau de recontextualização da mensagem do currículo. Estes resultados levantam questões sobre o nível da aprendizagem científica em contexto de flexibilidade curricular, dado o maior controlo conferido aos autores de manuais/professores.<hr/>This study analyses the message of two textbooks of the Natural Sciences curriculum for middle school, regarding specific pedagogic characteristics. It also analyses the recontextualizing processes that transform the science curriculum message in the textbook message. The study has epistemological, psychological and sociological theoretical bases. Bernstein’s theory of pedagogic discourse is the main theoretical framework. A mixed methodology is used with dialectical process between the theoretical and the empirical. The results revealed that, in both textbooks, the metascience is poorly valued, there is a weak conceptual relation between knowledges, the conceptual demand is very low and the text to be transmitted/acquired is implicit. The textbook mostly selected by teachers had the lowest results. The recontextualizing processes changed the message contained in the science curriculum. These results raise questions about the level of scientific learning in a context of curricular flexibility, where textbooks’ authors and teachers have greater control.<hr/>L'étude analyse le message de deux manuels de Sciences Naturelles de 3ème et 4ème, et les processus de recontextualisation du message du curriculum qui se produisent dans la préparation des manuels scolaires, quand se considère des caractéristiques pédagogiques spécifiques. L'étude présente fondements épistémologiques, psychologiques et sociologiques et le principal cadre conceptuel de la recherche est le modèle du discours pédagogique de Bernstein. L’étude a utilisé une méthodologie mixte e a suivi un procès dialectique entre le théorique et l’empirique. Les résultats montrent que le message des deux manuels est de bas représentation par rapport a la metascience, de bas grade de relation intra-disciplinaire, d’exigence conceptuelle et de la clarification des critères d'évaluation, surtout le manuel le plus sélectionné. Il y a un haut degré de recontextualisation du message du curriculum. Ces résultats soulèvent des questions sur le niveau de l'apprentissage scientifique dans le cadre de la flexibilité du curriculum, quand le contrôle est plus centré dans les auteurs des manuels scolaires et dans les enseignants. <![CDATA[<b>Ensino e aprendizagem do Português Língua Não Materna</b>: <b>necessidades e representações dos alunos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O tema deste artigo justifica-se pela pertinência de os professores conhecerem as necessidades e interesses dos alunos com quem trabalham diariamente, na medida em que estes são o foco principal do desenvolvimento da aprendizagem. Assim, o objectivo principal do artigo é dar a conhecer aos intervenientes na acção educativa, em particular aos professores, as representações e necessidades que os alunos de ascendência africana sentem na aprendizagem da língua de escolarização, enquanto disciplina curricular, no 3.º Ciclo do Ensino Básico, bem como as influências que consideram que o desenvolvimento linguístico tem na aprendizagem das restantes disciplinas curriculares. Serão apresentados os resultados de um estudo desenvolvido junto de alunos, dando conta das suas opiniões, com vista a melhorar os seus níveis de proficiência linguística no Português. Apresentam-se ainda sugestões, por parte dos alunos, com vista ao melhoramento das suas experiências pedagógicas, quer na aula de língua, quer nas aulas das restantes disciplinas do currículo.<hr/>It’s extremely relevant that teachers know the needs and interests of students with whom they work daily in the sense that they are the main focus of learning development. Thus, the aim of this paper is to present to everyone concerned with education, specially teachers, the representations and needs that students of African origin when learning the language spoken at school, as a curricular subject in 3rd Cycle of Basic Education. Besides that, it is also important to highlight the influence that language development has on other curricular subjects. In this paper we will present a study carried out with students, in order to give an account of their opinions on how to improve their language proficiency. We will also present student’s suggestions of what can be done to improve their learning experience in language class as well as in other classes.<hr/>Ce texte se justifie par la pertinence de faire connaître aux enseignants les besoins et intérêts des élèves avec qui ils travaillent jour à jour, dans la mesure où ceux-ci sont le principal focus du développement de l’apprentissage. De cette façon, le principal but de ce texte est de faire connaître aux intervenants de l’action éducative, en particulier aux enseignants, les représentations et les besoins que des élèves d’origine africaine ont dans l’apprentissage de la langue de scolarisation, en tant que matière curriculaire, au 3ème Cycle de l’Enseignement Basic, ainsi que le interférences que le développement linguistique a dans l’apprentissage des autres matières. Nous présentons les résultats d’une étude menée auprès des jeunes et nous présentons leurs opinions tentant en vue l’amélioration de leurs niveaux de compétence linguistique en portugais. Nous présentons aussi de suggestions faites par ces élèves visant l’amélioration de leurs expériences pédagogiques, soit dans les classes de langue, soit dans les classes des autres matières. <![CDATA[<b>Programa de intervenção em contexto educativo</b>: <b>dispositivo electrónico de avaliação da descodificação fonética de aprendentes de Português Língua Segunda</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O comportamento verbal concretiza-se porque, por um lado, existe um sistema de princípios e condições que, por si só, são considerados os elementos universais inerentes a todas as línguas naturais, determinados pela necessidade biológica, mas, por outro lado, esses elementos integram uma relação dinâmica de eventos que constituem o contexto do sujeito. Neste contexto, esses eventos não são apenas as estruturas cerebrais (perspectiva mentalista), mas todos os elementos que geram um conjunto de estímulos a ser discriminados e que apelidamos de ‘meio ambiente’ (perspectiva funcional). Após uma breve revisão teórica de conceitos e abordagem de processos de descodificação fonética, serão apresentados resultados decorrentes da aplicação da bateria de testes (instrumento da pesquisa). Será ainda orientada uma discussão especificamente sobre o desempenho de sujeitos aprendentes de Português Língua Segunda (amostra do estudo) relativamente aos testes de segmentação de palavras (soletração) e de identificação de pares mínimos.<hr/>The verbal behaviour is achieved because, on the one hand, there is a system of principles and conditions, which are considered as universals for all the human languages, supported by the biological need, but, on the other hand, those elements are part of the dynamic relation of events which constitutes the individual’s context. Those events are not only the brain structures (mentalist perspective), but also the elements that generate the stimuli context to be discriminated which must be called ‘environment’ (functional perspective). After a theoretical revision of concepts and a perspective about phonetic decoding processes, results obtained by the set of tests developed for this study will be reported. Moreover some discussion will focus specifically on the achievement of second language learners regarding the segmentation (spelling task) and minimal pairs judgment tests.<hr/>Le comportement verbal est réalisé car, d’une part, il existe un système de principes et de conditions, qui sont considérés comme les éléments universelles inhérent à toutes les langues naturelles, tel que déterminé par la nécessité biologique, mais d’autre part, ces éléments comprennent une relation dynamique des événements qui constituent le cadre de le sujet. Dans ce contexte, ces événements ne sont pas seulement les structures du cerveau (perspective mentaliste), mais tous les éléments qui génèrent un contexte de stimuli qui doit être discriminé, à qui il demande de ‘l’environnement’ (perspective fonctionnel). Après un bref examen théorique des concepts et les procédures d’approche pour le décodage phonétique, seront présentés les résultats de la application de la batterie de tests (instrument de recherche). Il sera aussi un débat a porté spécifiquement sur les capacités de sujets apprenants de langue second (échantillon de l’étude) dans les tests de la segmentation et l’identification de paires minimales. <![CDATA[<b>Educação e fascismo no Brasil</b>: <b>a formação escolar da infância e o Estado Novo (1937-1945)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Estado Novo foi o governo ditatorial liderado por Getúlio Vargas. Neste período a ação governamental foi caracterizada por buscar a formação de uma nacionalidade e identidade brasileiras. Neste estudo destacamos a orientação político-ideológica do Estado Novo que objetivou atingir as escolas elementares, especialmente nas áreas de imigração européia do sul do Brasil, gerando transformações pedagógicas. Analisamos edições de um jornal escolar intitulado Tudo pelo Brasil, elaboradas entre 1941 e 1944, e documentos da legislação educacional como relatórios de inspeção escolar e atas. Mostramos que os textos escritos pelas crianças da escola primária brasileira e transportados para o jornal escolar explicitam, através de sua forma e conteúdo, o ideário do regime político. Como atividade do currículo, o envolvimento infantil na elaboração do jornal poderia colaborar para a formação dos cidadãos de que necessitava o Brasil. No Estado Novo, a educação escolar se prestou à construção nacionalista idealizada pelo projeto fascista de Getúlio Vargas.<hr/>New State was the dictatorial government under Getúlio Vargas leadership. In this period the government action was characterized by reaching to build the Brazilian nationality and identity. This study evidences the ideological and political orientation of the New State that aims reach elementary schools, especially which situated in European immigration areas of Southern Brazil, generating pedagogical changes. We analyzed editions of a school newspaper called Everything for Brazil, elaborated between 1941 and 1944, and education policies documentation concerning management and school inspection. We showed that texts written by the children of the Brazilian elementary school and transported to the school newspaper explicit, through its form and contents, the ideas of the political regimen. As a curriculum activity, the childhood involvement in the newspaper construction would collaborate for citizenship that was Brazilian needs. In the New State, school education attends to nationalist construction idealized by the fascist project of Getúlio Vargas.<hr/>El Estado Nuevo fué el gobierno dictatorial encabezado por Getúlio Vargas. En este período la acción del gobierno se caracterizó por la búsqueda de la formación de la nacionalidad y de la identidad brasileña. En este estudio destacamos la orientación política e ideológica del Estado Nuevo que objetivó llegar a las escuelas primarias, especialmente a los sitios de la inmigración europea en el sur de Brasil, generando cambios pedagógicos. Analizamos ediciones de un periódico escolar llamado Todo por el Brasil, escritas entre 1941 y 1944, y los documentos de la legislación educativa como los informes de inspección de la escuela y actas. Demostramos que los textos escritos por niños de la escuela primaria y trasportados para el periódico escolar explicitán, en su forma y contenido, las ideas del régimen político. Como actividad del plan de estudios, la participación de los niños en la preparación del periódico podría colaborar en la formación de los ciudadanos que el Brasil necesitaba. En el Estado Nuevo, la educación servió al proyecto de construcción concebido por el fascismo nacionalista de Getúlio Vargas. <![CDATA[<b>O Instituto de Coimbra e o Ensino Secundário em Portugal na Primeira República</b>: <b>O caso particular das Ciências Físico-Químicas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analisamos o ensino secundário em Portugal após a reforma de 1905 e durante a Primeira República tendo por base a revista O Instituto, publicada pela sociedade científica e literária Instituto de Coimbra (IC), com ênfase no estudo das Ciências Físico-Químicas. Discutimos algumas memórias de sócios do IC, como Bernardino Machado, Adolfo Coelho e Costa Lobo, que intervieram nas reformas realizadas. Destacamos as relações entre Portugal e Espanha no domínio da educação, em particular o artigo de Rubén Landa, um professor espanhol que foi em 1918 comissionado para estudar o ensino secundário em Portugal. Esta visita surgiu na sequência de um outro estudo solicitado pelo governo espanhol sobre a instrução pública no nosso país, realizado em 1914 pela portuguesa Alice Pestana, professora na Institución Libré de Enseñanza (ILE), em Madrid. Os dois estudos louvaram o ensino secundário português. No entanto, esse ensino era apenas para um número escasso de alunos.<hr/>We analyze the secondary education in Portugal since the reform of 1905 and during the First Republic based on the journal O Instituto, published by the scientific and literary society Institute of Coimbra (IC), with emphasis on the study of Physics and Chemistry. We discuss some articles of IC members, such as Bernardino Machado, Adolfo Coelho and Costa Lobo, who played active roles in some of the reforms implemented. We highlight the relations between Portugal and Spain, in particular the article by Rubén Landa, a Spanish teacher, commissioned in 1918 to study the secondary education in Portugal. His visit was the result of another study, requested by the Spanish government, on the Portuguese public education, conducted in 1914 by the Portuguese Alice Pestana, a teacher in the Instituición Libré de Enseñanza (ILE) in Madrid. The two studies praised the Portuguese secondary education. However, very few pupils attended these schools.<hr/>Se analiza la reforma de la educación secundaria en Portugal después de 1905 y durante la Primera República sobre la base de la revista O Instituto, publicada por la sociedad literaria y científica Instituto de Coimbra (IC), con énfasis en el estudio de la Física y Química. Se discuten algunos de los textos de miembros de IC, como Bernardino Machado, Adolfo Coelho y Costa Lobo, que participaron en las reformas emprendidas. Hacemos hincapié en las relaciones entre Portugal y España en el ámbito de la educación, en particular el artículo de Rubén Landa, profesor español que fue comisionado en 1918 para estudiar la educación secundaria en Portugal. Esta visita se produjo como resultado de un estudio solicitado por el gobierno español en la educación pública portuguesa, establecida en 1914 por la portuguesa Alice Pestana, profesora de la Instituición Libré de Enseñanza (ILE), en Madrid. En ambos estudios se elogió el sistema educativo portugués. Sin embargo, esta enseñanza era sólo para un pequeño número de estudiantes. <![CDATA[<b>Maturidade, desempenho académico, capacidade de raciocínio e estatuto sócio-económico em crianças de Lisboa entre os 6 e os 13 anos de idade</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo pretende avaliar a associação entre a maturidade, o desempenho académico (DA), a capacidade de raciocínio (CR) e o estatuto sócio-económico (ESE), numa amostra de 792 crianças (394 rapazes e 398 raparigas), com idades entre os 6 e os 13 anos. A maturidade foi calculada com recurso à idade óssea (Tanner et al., 2001) e o DA foi obtido através de inquérito aos professores, resultados em testes de aferição e níveis alcançados no 2.º período lectivo. O ESE foi calculado através da Escala de Graffar (Graffar, 1958) e a CR foi obtida através da aplicação do teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (Raven, 1963). Os dados foram tratados com o programa SPSS 17.0 (p=.05). Verificámos que o DA estava directamente relacionado com o ESE, que a CR dos rapazes era superior à das raparigas, que não existiam diferenças entre o DA dos rapazes e das raparigas nas diferentes classes de ESE, que os rapazes mais maturos obtinham resultados académicos superiores aos alcançados pelos menos maturos, que a maturidade estava associada ao DA e que essa associação estava, na generalidade das situações, dependente da associação entre o ESE e o DA.<hr/>This essay intends to evaluate the association between maturity, academic performance (AP), reasoning ability (RA) and socio-economic status (SES) in a sample of 792 children (394 boys and 398 girls), with ages between 6 and 13 years old. Maturity was estimated through the bone age (Tanner et al., 2001) and the academic performance was obtained through inquiries to teachers, results of school tests and the levels achieved during the second term. The socio-economical status (SES) was estimated through the Graffar Scale (Graffar, 1958) and the reasoning ability (RA) by using the test of Raven’s Coloured Progressive Matrices (Raven, 1963). These data were handled with the program SPSS 17.0 (p=.05). We verified that the AP was directly related to the SES, that the boys’ RA was higher than the girls’, that there were no differences between the boys’ and the girls’ AP on different SES classes, that the boys who were more mature obtained higher academic results than those who were less mature, that maturity was associated to the AP, and that this association was, in general, dependent on the association between the SES and the AP.<hr/>Cette étude vise à évaluer l’association entre la maturité, le rendement scolaire (RS), la capacité de raisonnement (CR) et l’environnement socio-économique (ESE) dans un ensemble de 792 élèves (394 garçons et 398 filles) âgés de 6-13 ans. La maturité a été déterminée par l’âge osseux (Tanner et al., 2001) et le RS a été obtenu parmi une enquête auprès des enseignants, par les résultats des examens d’aptitude et par les niveaux atteints pendant le 2ème semestre. L’ESE a été calculé par l’Echelle de Graffar (Graffar, 1958) et la CR a été obtenue par l’application du teste de Matrices Progressives Colorées de Raven (Raven, 1963). Le traitement des données a été exécuté sur le programme SPSS 17.0 (p=.05). Cette étude a démontré l’influence directe de l’ESE sur le RS, la supériorité de la CR des garçons sur celle des filles, qu’il n’existe pas de différence entre le RS des garçons et des filles au sein des plusieurs classes d’ESE, que les garçons plus matures obtiennent des résultats académiques supérieurs face à ceux qui sont moins matures, que la maturité est associée à la réussite scolaire et que cette association a été, dans la plupart des cas, dépendent de l’association entre l’ESE et le RS. <![CDATA[<b>Ciências da Educação e Ciências Cognitivas</b>: <b>Contributos para uma abordagem transdisciplinar</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O desenvolvimento da investigação científica no domínio das Ciências Cognitivas tem contribuído para uma nova e mais complexa perspectiva sobre o sujeito da educação, a cognição e a aprendizagem. A natureza do fenómeno educativo e as rápidas transformações a que tem estado sujeito remetem para a necessidade de incorporar uma teoria da mudança que permita lidar com as múltiplas questões e problemas com que se confronta a reflexão em educação e a prática educativa. Estes aspectos tornam necessários novos paradigmas de investigação e novas formas de colaboração que ultrapassem as barreiras entre os saberes. Partindo da teoria da complexidade como paradigma emergente, quer no âmbito das Ciências Naturais quer das Ciências Sociais e Humanas, apresentam-se alguns argumentos a favor da colaboração entre Ciências da Educação e Ciências Cognitivas, clarificando a sua necessidade e implicações, assim como as possibilidades que representa para a investigação e acção educativas.<hr/>The development of scientific research in the field of Cognitive Sciences contributed to a newer and more complex perspective about the human subject, learning and cognition. The nature of the educational phenomenon and its fast transformations point out for the need to incorporate a theory of change allowing to deal with the multiple questions and problems in the field of education. Considering complexity theory as an emergent paradigm in the field of Natural Sciences as well as in Social Sciences, some arguments for the cooperation between Educational Sciences and Cognitive Sciences will be presented, clarifying its need and implications, as well as the possibilities that it will represent to educational research and action.<hr/>El desarrollo de la investigación científica en el ámbito de las Ciencias Cognitivas ha contribuido para una nueva y más compleja perspectiva sobre el sujeto de la educación, la cognición y el aprendizaje. La naturaleza del fenómeno educativo y las rápidas transformaciones por las que ha pasado recientemente remeten para la necesidad de incorporar una teoría del cambio que permita afrontar las múltiples cuestiones y problemas con los que se depara la reflexión en educación y la práctica educativa. Estos aspectos tornan necesarios nuevos paradigmas de investigación y nuevos modos de cooperación que ultrapasen las barreras entre los saberes. Considerando la teoría de la complejidad como paradigma emergente en el ámbito de las Ciencias Naturales y las Ciencias Sociales y Humanas, se presentan algunos argumentos en defensa de la cooperación entre Ciencias de la Educación y Ciencias Cognitivas, clarificando su necesidad y implicaciones, bien como las posibilidades que representa para la investigación y la acción educativas. <![CDATA[<b>Estado, Igreja e Educação</b>: <b>O Mundo Ibero-Americano nos Séculos XIX e XX</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O desenvolvimento da investigação científica no domínio das Ciências Cognitivas tem contribuído para uma nova e mais complexa perspectiva sobre o sujeito da educação, a cognição e a aprendizagem. A natureza do fenómeno educativo e as rápidas transformações a que tem estado sujeito remetem para a necessidade de incorporar uma teoria da mudança que permita lidar com as múltiplas questões e problemas com que se confronta a reflexão em educação e a prática educativa. Estes aspectos tornam necessários novos paradigmas de investigação e novas formas de colaboração que ultrapassem as barreiras entre os saberes. Partindo da teoria da complexidade como paradigma emergente, quer no âmbito das Ciências Naturais quer das Ciências Sociais e Humanas, apresentam-se alguns argumentos a favor da colaboração entre Ciências da Educação e Ciências Cognitivas, clarificando a sua necessidade e implicações, assim como as possibilidades que representa para a investigação e acção educativas.<hr/>The development of scientific research in the field of Cognitive Sciences contributed to a newer and more complex perspective about the human subject, learning and cognition. The nature of the educational phenomenon and its fast transformations point out for the need to incorporate a theory of change allowing to deal with the multiple questions and problems in the field of education. Considering complexity theory as an emergent paradigm in the field of Natural Sciences as well as in Social Sciences, some arguments for the cooperation between Educational Sciences and Cognitive Sciences will be presented, clarifying its need and implications, as well as the possibilities that it will represent to educational research and action.<hr/>El desarrollo de la investigación científica en el ámbito de las Ciencias Cognitivas ha contribuido para una nueva y más compleja perspectiva sobre el sujeto de la educación, la cognición y el aprendizaje. La naturaleza del fenómeno educativo y las rápidas transformaciones por las que ha pasado recientemente remeten para la necesidad de incorporar una teoría del cambio que permita afrontar las múltiples cuestiones y problemas con los que se depara la reflexión en educación y la práctica educativa. Estos aspectos tornan necesarios nuevos paradigmas de investigación y nuevos modos de cooperación que ultrapasen las barreras entre los saberes. Considerando la teoría de la complejidad como paradigma emergente en el ámbito de las Ciencias Naturales y las Ciencias Sociales y Humanas, se presentan algunos argumentos en defensa de la cooperación entre Ciencias de la Educación y Ciencias Cognitivas, clarificando su necesidad y implicaciones, bien como las posibilidades que representa para la investigación y la acción educativas.