Scielo RSS <![CDATA[Revista Portuguesa de Educação]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0871-918720120002&lang=pt vol. 25 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Memórias sobre a infância no meio rural</b>: <b>a escola e os outros espaços de sociabilidade (Minas Gerais - Brasil, 1920-1950)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho analisa as representações sobre a infância por mulheres originárias de comunidades rurais do estado de Minas Gerais, na primeira metade do século XX, que migraram para Belo Horizonte quando adultas e que residem num bairro periférico da capital mineira. Utilizou-se entrevistas realizadas com 13 mulheres, dados demográficos e a legislação educacional do período. Nas entrevistas, a recorrente afirmação "eu não tive infância" pode ser compreendida pela contraposição feita por elas a uma suposta vivência infantil ideal, relacionada aos meios socialmente privilegiados, e à infância da atualidade, da qual elas se excluem. As memórias evocadas se referem à intensa rotina de trabalhos na roça e nas casas dos outros, à dificuldade em frequentar a escola, à precariedade das roupas, à ausência de brinquedos, mas também a momentos alegres de brincadeiras e à participação nas comemorações religiosas. Família, trabalho e religião concorrem com a escola como importantes espaços de sociabilidade.<hr/>This paper analyses the representations of childhood by women of rural communities from the state of Minas Gerais, in the first half of the 20th century, who have migrated to Belo Horizonte as adults and live in a suburban area of the Minas Gerais capital. We interviewed 13 women, and gathered demographic data and educational legislation of that period. During the interviews, the recurrent statement “I had no childhood” can be understood as a contraposition made by them between a supposed ideal childhood, related to socially privileged classes, and childhood nowadays, the one they were excluded from. The evoked memories refer to the intense work routine in the field and in other people’s houses, the hardships to frequent a school, the poor state of the clothes, the lack of toys, but also the joyful moments of games and the participation on religious celebrations. Family, work and religion compete with the school as important spaces of sociability.<hr/>Ce travail a pour but d'analyser les représentations sur l’enfance de femmes originaires de la campagne de Minas Gerais, dans la première moitié du siècle XX, qui ont migré pour Belo Horizonte dans la vie d’adulte et qui habitent dans des quartiers périphériques de cette ville. On a utilisé des entretiens avec 13 femmes, des données démographiques et de la législation éducationnelle de la période citée. Dans les entretiens, l’affirmation “moi, je n’eus pas enfance” peut être regardée comme une opposition à une idée d'enfance idéale, par comparaison aux mieux socialement privilégiés, et l'enfance de l’actualité, auxquels elles ne font partie. Les mémoires relatées montrent l’intensité des journées de travail dans la campagne et le travail chez les autres, la difficulté d'aller à l’école, la précarité des vêtements, l’inexistence de jouets, mais aussi des moments de joie autour des jeux et de la participation dans les célébrations religieuses. Famille, travail et religion sont concurrents avec l’école comme des espaces très importants de sociabilité. <![CDATA[<b>Construir a relação escola-comunidade educativa</b>: <b>uma abordagem exploratória no concelho de Almada</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo centra-se na temática da relação entre escola e comunidade educativa. Numa primeira parte, a temática é enquadrada e problematizada à luz quer da evolução de modelos de organização do sistema educativo português, quer de diversos contributos de reflexão e pesquisa, produzidos sobretudo em Portugal, mas também noutros países. Numa segunda parte, apresentam-se dados empíricos resultantes de um inquérito por questionário respondido por todas as escolas do concelho de Almada, o qual constitui a etapa exploratória de uma pesquisa de doutoramento. Por fim, na nota conclusiva, para além da sistematização dos resultados da reflexão produzida no artigo, apontam-se pistas de investigação futuras que permitam aprofundar a exploração da temática em análise.<hr/>This article discusses the relationship between schools and the educational communities to which they belong. In the first part, the issue is framed and analysed considering the evolution of organizational models of the Portuguese educational system; we also consider several contributions from research on the theme produced mainly in Portugal. The second part presents empirical data from a survey conducted throughout a questionnaire completed by all schools in the municipality of Almada. This survey corresponds to the exploratory stage of a Ph.D. research. The concluding note includes the systematization of the reflection produced in the article and points out future lines of research concerning the relationship between school and local communities.<hr/>L’article se concentre sur le thème de la relation entre l’école et les communautés locales. Dans la première partie, la question est encadrée et analyse en considérant l’évolution des modèles d’organisation du système éducatif portugais et des nombreuses contributions de la réflexion et de la recherché sur le thème, produite principalement au Portugal, mais aussi ailleurs. La deuxième partie présente des données empiriques obtenues à partir d’un questionnaire d’enquête rempli par tous les établissements scolaires dans la municipalité d’Almada. Ceci correspond à l’étape exploratoire d’une recherché de doctorat. Pour conclure, on systématise des résultats de la réflexion produite dan l’article et on identifie des pistes de recherché qui permet une exploration plus poussée de la relation école-communauté locale. <![CDATA[<b><i>Práxis</i></b><b> educativa</b>: <b>tempo, pensamento e sociedade</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O tema deste artigo é a práxis educativa, pensada mediante a articulação dos conceitos de tempo, pensamento e sociedade. Foi realizado à luz das diretrizes da pesquisa conceitual. Defende a preocupação com a educação do presente para o homem e a mulher concretos, não idealmente concebidos. Analisa os modelos societários capitalista e socialista e preconiza o enfrentamento do desafio de criarmos um modelo societário e um estilo existencial que se baseiem nos valores da justiça e da liberdade, justificativas últimas para que o professor e a professora possam mobilizar os saberes de que são portadores em situações reais de ensino e aprendizagem.<hr/>This text discusses Educational praxis, conceived in the articulation of time, thought and society concepts. This essay is developed in the light of conceptual research guidelines. It advocates the concern about the education of real men and women, not the ones ideally conceived. We analyze the capitalist and socialist societal models facing the challenge of creating a societal model and an existential style based on justice and freedom values, ultimate arguments for teachers mobilize the knowledge they hold in actual teaching and learning situations.<hr/>El tema de este trabajo es la praxis educativa, concebida por la articulación de los conceptos de tiempo, pensamiento y sociedad. Se llevó a cabo a la luz de las directivas de la investigación conceptual. Defiende la preocupación con la educación del presente para el hombre y de la mujer en realidad, no idealmente diseñados. El trabajo analiza los modelos corporativos capitalistas y socialistas y preconiza enfrentar al reto de crear un modelo corporativo y un estilo existencial basados en los valores de la justicia y de la libertad, qué son las justificaciones últimas para que el maestro e la maestra puedan movilizar los conocimientos que poseen en situaciones reales de enseñanza y aprendizaje. <![CDATA[<b>A liderança das escolas em três regiões portuguesas</b>: <b>uma visão a partir da avaliação externa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A liderança escolar tem efeitos significativos na aprendizagem, desenvolvimento e sucesso académico dos alunos e na qualidade das organizações educativas, pelo que das suas práticas depende, em grande medida, a eficácia da ação da escola. Foi tendo estes pressupostos por referentes que desenvolvemos o estudo a que este artigo se reporta. Nele procuramos caracterizar a liderança das escolas e agrupamentos de escolas de três regiões portuguesas (Algarve, Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo), com base na análise de conteúdo efetuada aos relatórios de avaliação externa produzidos pelas equipas da Inspeção-Geral da Educação nos anos letivos de 2006/2007, 2007/2008 e 2008/20091. O estudo teve como objetivos compreender como as organizações educativas põem em prática a sua visão de escola e como implementam a partilha e a circulação da informação para darem consecução a metas e propósitos que estabeleceram, dando assim corpo à linha hierárquica de exercício do poder. A análise dos dados agora efetuada permitiu-nos traçar um "perfil" das lideranças das escolas e agrupamentos de escolas avaliados, embora consideremos que os seus resultados não possam ser extrapolados, dados os limites da redação dos relatórios de avaliação externa e o facto de estes serem produzidos por equipas diferentes de região para região e nas próprias regiões.<hr/>School leadership has significant effects on the learning, development and academic success of the pupils and on the quality of educational organisations; so, to a large extent, the effectiveness of the school depends upon the way in which leadership is carried out. It is on this basis that we undertook our study which this article reports. We aim at characterising the leadership of schools and school clusters in three Portuguese regions (Algarve, Alentejo and Lisbon and Tagus Valley), based on the analysis of the content of external evaluation reports produced by teams from the General Inspectorate of Education during the 2006/2007, 2007/2008 and 2008/2009 academic years . The goals of the study were to understand how the educational organisations put into practice their vision of school and how they implement the sharing and circulation of information seeking to achieve the established goals and purposes, thereby giving form to the hierarchical ladder for the exercising of power. By analysing the data we have been able to establish a “profile” of the leaderships in the schools and school clusters that were evaluated, although we consider that their results cannot be extrapolated, given the limits in the wording of the external evaluation reports and the fact that these reports were produced by different teams from region to region and even within the regions themselves.<hr/>El liderazgo escolar tiene efectos significativos en el aprendizaje, desarrollo y éxito académico de los alumnos y en la calidad de las organizaciones educativas, porque de sus prácticas depende, en gran medida, la eficacia de la acción de la escuela. Teniendo estos presupuestos como referencia desarrollamos el estudio al que este artículo se refiere. En él intentamos caracterizar el liderazgo en las escuelas y agrupamientos escolares de las tres regiones portuguesas (Algarve, Alentejo y Lisboa y Valle del Tajo), basándonos en el análisis de contenido efectuado a los informes de evaluación externa producidos por los equipos de la Inspección General de Educación en los años lectivos 2006/2007, 2007/2008 y 2008/2009. El estudio tuvo como objetivo comprender cómo las organizaciones educativas ponen en práctica su visión de escuela y cómo llevan a cabo el intercambio y la circulación de la información para conseguir las metas y el propósito que establecieron, conformando así la línea jerárquica de ejercicio del poder. El análisis de los datos ahora efectuado nos permitió trazar un "perfil" de los liderazgos en las escuelas y agrupamientos escolares evaluados, aunque consideramos que los resultados no son extrapolables, dados los límites de la redacción de los informes de evaluación externa y por ser éstos efectuados por equipos diferentes dependiendo de las regiones y dentro de la misma región. <![CDATA[<b>Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas</b>: <b>a qualidade da educação infantil como centralidade</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo focaliza os saberes docentes que permeiam as práticas educativas de professores que exercem a docência em escolas de Educação Infantil no Brasil, participantes do Programa de Formação Continuada "Escola em Movimento: Saberes e Fazeres em Cena". Enfatiza que o aumento nos indicadores de qualidade da educação pressupõe a existência e efetivação de políticas públicas direcionadas para o monitoramento de tais indicadores, a formação dos gestores e docentes e a oferta e manutenção de condições que viabilizem os processos de ensino e de aprendizagem.<hr/>The article focuses the professional knowledge that permeates the educational practices of teachers of Early Childhood Education in Brazil, who participated in the In-service Training Program “Escola em Movimento: Saberes e Fazeres em Cena”. It emphasizes that the increase in the quality indicators of education presupposes the existence of public policies directed to the monitoring of such indicators, the managers’ and teachers’ training and the offer and maintenance of conditions that enable the teaching and learning processes.<hr/>El artículo aborda los saberes docentes que permean las prácticas educativas de profesores en escuelas de Educación Infantil de Brasil, participantes del Programa de Formación Continuada “Escola em Movimento: Saberes e Fazeres em Cena”. Resalta que el aumento de los indicadores de calidad de la educación implica la existencia e implementación de políticas públicas para el monitoreo de dichos indicadores, la formación de gestores y docentes y la oferta y manutención de condiciones que viabilicen los procesos de enseñanza y aprendizaje. <![CDATA[<b>Alfabetização de idosos e adultos ou leitura e escrita?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresento a análise de um processo de escolarização e letramento com idosos e adultos no Núcleo de Estudos da Terceira Idade/UFSC, no período de 2007 a 2011, em parceria com a rede municipal de ensino. Discuto o direito à garantia de profissionais habilitados na educação de idosos e adultos, condições adequadas, tanto na estrutura física como de materiais didáticos. Mediante um estudo a partir de perspectivas sociológicas e antropológicas dos processos educativos escolares em particular, neste texto analiso alguns elementos referentes ao curso, intitulado "Leitura e escrita", e também sobre os sujeitos que o frequentam e o debate sobre letramento de idosos e adultos. Como contribuições teóricas ao estudo foram fundamentais os trabalhos de Charlot (2000), Louro (1997), Menezes (2005), Soares (2000), Paiva (1997) e Sartori (2010). Como principais resultados relaciono um conjunto de elementos marcados pelas categorias gênero, questão geracional e necessidades financeiras de um grupo de sujeitos em busca de espaços de direitos e de inserção social.<hr/>This paper presents an analysis of elderly and adults’ literacy education at Núcleo de Estudos da Terceira Idade/UFSC (Elderly People Study Research Group/UFSC), between 2007 and 2010, undertaken in partnership with Florianopolis County Education Department. I discuss the right of elderly people and adults to competent professionals in schooling, appropriate study conditions and didactic materials, as well as adequate structural facilities. Starting with a study on the sociological and anthropological aspects of the educational processes at school, in this text I analyze some elements of the literacy course, and I also inquire people involved in it. As theoretical contributions that were fundamental to this study I must highlight the works of Charlot (2000), Louro (1997), Menezes (2005), Soares (2000), Paiva (1997) and Sartori (2010). As main results I stress a set of elements marked by gender categories, generation issues and the economic needs of a group of people searching for space and the right to social inclusion.<hr/>Je vous présente l’analyse d’un processus de scolarité de personnes agées et d’adultes au Núcleo de Estudos da Terceira Idade/UFSC (Centre d’Etudes du Troisième Age/UFSC), de 2007 à 2010, en partenariat avec le reseau d’enseignement de la municipalité. J’étudie le droit à la présence obligatoire de professionnels certifiés à l’enseignement de personnes agées et d’adultes, et aussi le droit aux conditions adéquates de la structure physique et des matériels didactiques.L’étude des perspectives sociologiques et anthropologiques des processus éducatifs, surtout scolaires, est à la base de l’analyse, dans ce texte, de quelques éléments relatifs au cours “Lecture et écriture”, et aussi de l’analyse de l'alphabétisation et quelques caractéristiques des sujets qui le fréquentent. Les travaux de Charlot (2000), Louro (1997), Menezes (2005), Soares (2000), Paiva (1997) et Sartori (2010) ont été fondamentaux pour la base théorique. Les principaux résultats constituent un ensemble d’éléments dont font partie les catégories de genre, d’âge et de besoins financiers d’un groupe de personnes à la recherche d’espaces de droits et d’insertion sociale. <![CDATA[<b>Políticas curriculares</b>: <b>a luta pela significação no campo da disciplina História</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como foco a atuação da comunidade disciplinar de História, na interface que essa comunidade estabelece com o ensino da disciplina e com as políticas curriculares no Brasil, nos anos de 1980. Tendo como matriz a concepção de currículo que confere centralidade aos conceitos de poder e cultura, articulo os aportes teórico-metodológicos da História das Disciplinas Escolares a outras noções, conceitos e categorias tomadas da Teoria do Discurso. Apresento como, no caso brasileiro, um número significativo de atores sociais esteve envolvido em múltiplos processos de articulação e expressou, em textos e discursos, diferentes tendências em relação ao ensino da disciplina. Concluo indicando possíveis questões suscitadas pela análise do Decreto-lei nº 43/2007, que em Portugal regula o Mestrado em Ensino de História e Ensino de Geografia, destacando a tensão entre as disciplinas História e Estudos Sociais.<hr/>This article focuses on the performance of the History disciplinary community in the interface that this community establishes with the teaching of this subject and with the curricular policies in Brazil in the 1980s. Based on the matrix of the conception of curriculum that understands as most important the concepts of power and culture, I combine the theoretical-methodological contributions of the History of School Disciplines with other notions, concepts and categories borrowed from Discourse Theory. I present how, in the Brazilian case, a significant number of social actors were involved in multiple processes of articulation and expressed, in texts and through discourse, different tendencies related to the teaching of the discipline History. Finally, I raise possible questions and issues as a result of my analysis of the Decree Law number 43/2007 which, in Portugal, establishes rules regarding the Master Degree in the Teaching of History and the Teaching of Geography, while at the same time I highlight the tension between the disciplines History and Social Studies.<hr/>Cet article se concentre sur les actions de la communauté disciplinaire de l'Histoire, l'interface qu'elle entretient avec l'enseignement de la discipline concernée ainsi qu'avec les politiques curriculaires au Brésil, dans les années 1980. En partant d'une conception de curricula qui attribue la centralité de ceux-ci au pouvoir et à la culture, le texte articule les apports théoriques et méthodologiques de l'Histoire des Disciplines Scolaires à d'autres notions, des concepts et des catégories prises de la Théorie du Discours. Cela en considérant que, dans le cas du Brésil, un nombre important d'acteurs sociaux ont été impliqués dans plusieurs processus d'articulation et ont exprimée, dans les textes et les discours, des différentes tendances en matière d'enseignement de la discipline Histoire. En conclusion, le texte souligne les questions soulevées par l'analyse du Décret-Loi n° 43/2007, qui règle le Master en Enseignement de l'Histoire et de la Géographie au Portugal, mettant en accent les tensions entre l'Histoire et les Études Sociales, en tant que disciplines scolaires. <![CDATA[<b>O ensino da Expressão Musical e Dramática no 1.º CEB - O caso da Região Autónoma da Madeira</b>: <b>Uma visão curricular</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Revisitando os lugares-comuns do currículo propostos por Schwab (1973) (o aluno, o professor, os conteúdos, o processo de desenvolvimento curricular e o contexto), propomo-nos traçar - com base num estudo de caso que parte da análise documental de um conjunto de normativos e documentos de referência e da análise preliminar de dados recolhidos junto dos vários elementos envolvidos (coordenadores, professores, alunos e encarregados de educação), através de inquérito, entrevista, focus group e observação - uma visão global do currículo de Expressão Musical e Dramática no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Região Autónoma da Madeira (RAM), Portugal, com foco nas questões curriculares relacionadas com a Expressão Musical, ainda que com referências pontuais ao 2.º Ciclo do Ensino Básico e à Educação Artística em geral.<hr/>Revisiting the common places of curriculum, proposed by Schwab (1973) (the student, the teacher, the contents, the curriculum development process and the context), we intend to outline a global analysis of curriculum of Musical and Dramatic Expression in the 1st Cycle of Basic Education in the Autonomous Region of Madeira, Portugal, particularly attaining to the curriculum of Musical Expression, although referring occasionally to the 2nd Cycle of Basic Education and to Arts Education as a whole. The data come from a case study which included documental analysis of a corpus of normative and reference documents and the preliminary analysis of data gathered from the various people involved in the project (coordinators, teachers, students and parents), by survey, interview, focus group, and observation.<hr/>En revisitant les lieux communs du curriculum, proposés par Schwab (1973) (l'étudiant, l’enseignant, le contenu, le processus de développement du curriculum et le contexte), nous proposons de faire une révision globale du curriculum de l’Expression Musicale et Dramatique dans le 1er Cycle de l'Éducation Basique dans la Région Autonome de Madère (RAM), Portugal, en concernant particulièrement l’Expression Musicale, mais avec des références occasionnelles au 2ème Cycle de l'Éducation de Base et à l'Éducation Artistique en général. On part d’une étude de cas, dans lequel on utilise des questionnaires, des interviews, un focus group et l’observation, pour obtenir informations des multiples personnes qui participent au projet (les coordinateurs, les professeurs, les élèves et leurs parents). <![CDATA[<b>Tutoria entre estudantes</b>: <b>uma proposta de trabalho que prioriza a aprendizagem</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O propósito deste artigo é refletir sobre tutoria, entendida como uma estratégia de ensino e aprendizagem, utilizada para potencializar a aprendizagem colaborativa, realizada através da parceria entre alunos. Explorou-se, historicamente, o desenvolvimento de aspectos conceituais e estabeleceu-se como ponto de referência o estudo da tutoria na atualidade. Com esse suporte teórico, foi realizado trabalho de tutoria entre estudantes de Pedagogia de uma universidade pública. Depois de efetivada a atividade, desenvolvida durante um semestre, aplicou-se instrumento para aquilatar a pertinência da atuação dos alunos com essa proposta de trabalho. Os dados levantados permitem afirmar que esta forma de atuação oportunizou uma aprendizagem colaborativa, ativa, interativa, mediada e autorregulada.<hr/>This article aims at analyzing tutoring, a teaching style used to enhance collaborative learning, performed through the collaboration among students. The historical development of conceptual aspects was explored and the study of tutoring on current days was established as the point of reference. Based on such theoretical support, a work of tutoring among peers was conducted with Pedagogy students of a public university. The activity was evaluated by means of a tool aiming at determining the importance of this strategy for students' performance. The analysis of the results highlighted that the work was productive. The collected data confirmed that this teaching style provided collaborative, active, interactive, mediated and self-regulated learning.<hr/>La raison de cet article est de réfléchir sur la tutelle, entendue comme une modalité d’enseignement, utilisée pour renforcer l’apprentissage collaboratif, réalisé en association entre élèves. On a exploité, d’un point de vue historique, le développement des aspects conceptuels et on a établi l’étude de la tutelle dans l’actualité comme point de référence. Avec ce support théorique, a été réalisé un travail de tutelle entre pairs avec des élèves de Pedagogie d’une université publique. Après la réalisation de l’activité développée pendant un semestre, on a évalué la pertinence de l’actuation des élèves dans cette modalité d’enseignement. L’analyse des réponses a démontré que le travail a été productif. Les données relevées permettent affirmer que cette modalité d’enseignement a donné lieu à un apprentissage collaboratif, actif, interactif, partagé et autorégulé. <![CDATA[<b>Os recursos educativos e a utilização das TIC no Ensino Secundário na Matemática</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A problemática subjacente ao estudo considera que a integração de recursos educativos de tipologia diversa, assim como a evidência da sua quantidade, revela uma forma de atuar da qual derivam, entre outros aspetos, as estratégias didáticas que envolvem o processo formativo. Por este motivo, neste estudo, pretende-se principalmente descobrir quais são, em geral, os recursos utilizados no Ensino Secundário e, em particular, na disciplina de Matemática, assim como conhecer os relativos às TIC. Trata-se de uma investigação por estudo de caso, tendo-se utilizado o questionário como instrumento para a recolha de dados, envolvendo 97 alunos do Norte de Portugal. Como conclusão, ressalta-se que os recursos educativos mais utilizados nas diferentes disciplinas continuam a ser os manuais e as fichas de trabalho, apesar de não motivarem os alunos. A mesma realidade está patente nas aulas de Matemática, usando-se apenas pontualmente algum outro recurso, como a calculadora gráfica, os computadores e a Internet.<hr/>The problem underlying the study considers that the integration of resources from diverse typologies, as well as the evidence of its quantity, reveals a way of acting from which teaching strategies that involve the training process were derived. For this reason, this study is mainly intended to find out what are, in general, the resources used in Secondary Education and, particularly, in Mathematics, as well as meet those relating to the use of ICT. This is a case study, which used a questionnaire to collect data, and involved 97 students from northern Portugal. As a conclusion, we note that the educational resources that are more used in different disciplines still are the textbooks and worksheets, although they didn’t motivate the students. The same reality is visible in the Mathematics classes, where only occasionally other resources such as graphic calculators, computers and Internet are used.<hr/>La problemática subyacente al estudio considera que la integración de recursos educativos de tipología diversa, así como la evidencia de su cantidad, revela una forma de actuar de la cual derivan las estrategias didácticas que se utilizan en el proceso formativo. Por este motivo, en este estudio, se pretende principalmente descubrir cuáles son los recursos utilizados en la Enseñanza Secundaria y, en particular, en la disciplina de Matemáticas, así como conocer los relativos a las TIC. Se trata de una investigación por estudio de caso, utilizándose el cuestionario como instrumento para la recogida de datos, implicando a un total de 97 estudiantes del Norte de Portugal. Como conclusione, resaltar que los recursos educativos más utilizados en las diferentes asignaturas continúan siendo los libros de texto y las fichas de trabajo, a pesar de que no motivan al alumnado. La misma realidad está patente en las aulas de Matemáticas, utilizándose sólo puntualmente algún otro recurso, como la calculadora gráfica, los ordenadores e la Internet. <![CDATA[<b>Desafios da inclusão</b>: <b>uma proposta para a qualificação de docentes no Ensino Superior via tecnologias digitais</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As universidades são historicamente conhecidas por serem instituições elitistas e meritocráticas. Porém, nos anos 90, políticas de expansão do Ensino Superior brasileiro modificaram o perfil dos estudantes, tornando premente a questão da qualificação dos docentes. Este artigo relata a construção de um objeto digital de aprendizagem concebido com o objetivo de promover reflexão sobre a inclusão, contribuir para uma mudança na forma como os docentes percebem a diversidade e para a ressignificação da prática docente. Foi desenvolvido inicialmente com foco na inclusão de estudantes surdos. O objeto de aprendizagem, intitulado Incluir, procura conciliar aspectos técnicos e pedagógicos a fim de concretizar uma metodologia reflexiva e problematizadora, de base interacionista.<hr/>Universities are historically known by being elitist and meritocratic institutions. However, in the 90’s, expansion policies in Brazilian higher education changed the students’ profile, making teachers qualification a pressing issue. This article reports the construction of a digital learning object conceived with the objective of promoting reflection about inclusion, contributing for a change in the way teachers perceive diversity and for a resignification of the teachers’ practice. It was developed initially with a focus in the inclusion of deaf students. The learning object, entitled Incluir, intends to conciliate technical and pedagogical aspects in order to materialize an interactionist, reflexive and problematizing methodology.<hr/>Les universités sont historiquement connues pour être des institutions méritocratiques et d’élite. Mais, dans les années 90, des politiques visant à développer l'enseignement supérieur au Brésil ont changé le profil des élèves, ce qui rend urgent la question de la qualification des enseignants. Cet article présente la construction d’un objet d’apprentissage numérique conçu pour promouvoir la réflexion sur l’inclusion, ce qui contribue à un changement dans la façon dont les enseignants perçoivent la diversité et la redéfinition des pratiques d’enseignement. Il a été initialement développé avec un accent sur l’inclusion des élèves sourds. L'objet d'apprentissage, appelée Incluir (Inclure), cherche à concilier les aspects techniques et pédagogiques, afin de parvenir à une méthodologie de réflexion et de problématisation, sur une base interactionniste. <![CDATA[<b>Estudios de pedagogía intercultural</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As universidades são historicamente conhecidas por serem instituições elitistas e meritocráticas. Porém, nos anos 90, políticas de expansão do Ensino Superior brasileiro modificaram o perfil dos estudantes, tornando premente a questão da qualificação dos docentes. Este artigo relata a construção de um objeto digital de aprendizagem concebido com o objetivo de promover reflexão sobre a inclusão, contribuir para uma mudança na forma como os docentes percebem a diversidade e para a ressignificação da prática docente. Foi desenvolvido inicialmente com foco na inclusão de estudantes surdos. O objeto de aprendizagem, intitulado Incluir, procura conciliar aspectos técnicos e pedagógicos a fim de concretizar uma metodologia reflexiva e problematizadora, de base interacionista.<hr/>Universities are historically known by being elitist and meritocratic institutions. However, in the 90’s, expansion policies in Brazilian higher education changed the students’ profile, making teachers qualification a pressing issue. This article reports the construction of a digital learning object conceived with the objective of promoting reflection about inclusion, contributing for a change in the way teachers perceive diversity and for a resignification of the teachers’ practice. It was developed initially with a focus in the inclusion of deaf students. The learning object, entitled Incluir, intends to conciliate technical and pedagogical aspects in order to materialize an interactionist, reflexive and problematizing methodology.<hr/>Les universités sont historiquement connues pour être des institutions méritocratiques et d’élite. Mais, dans les années 90, des politiques visant à développer l'enseignement supérieur au Brésil ont changé le profil des élèves, ce qui rend urgent la question de la qualification des enseignants. Cet article présente la construction d’un objet d’apprentissage numérique conçu pour promouvoir la réflexion sur l’inclusion, ce qui contribue à un changement dans la façon dont les enseignants perçoivent la diversité et la redéfinition des pratiques d’enseignement. Il a été initialement développé avec un accent sur l’inclusion des élèves sourds. L'objet d'apprentissage, appelée Incluir (Inclure), cherche à concilier les aspects techniques et pédagogiques, afin de parvenir à une méthodologie de réflexion et de problématisation, sur une base interactionniste.