Scielo RSS <![CDATA[Revista Portuguesa de Educação]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0871-918720170001&lang=pt vol. 30 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Olhar o magistério </b>"<b>no próprio espelho</b>": <b>O conceito de profissionalidade e as possibilidades de se repensar o sentido da profissão docente</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em seu livro Ofício de Mestre - Imagens e auto-imagens, o Professor Emérito da Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil, Miguel Arroyo, levanta as seguintes questões sobre o magistério: "Como a categoria pensa em si mesma? No espelho dos outros ou no próprio espelho?". Ao deixar se encantar pela "ilusão da profissionalização" - e a fortíssima influência que a vertente funcionalista exerce sobre esse conceito -, o magistério parece insistir em olhar para si mesmo "no espelho dos outros". Neste artigo, por meio da discussão dos conceitos de profissionalização, profissionalismo e profissionalidade e de uma revisão das principais vertentes da sociologia das profissões, discutimos as seguintes perguntas sobre esse tema: o que significa considerar que o magistério constitua, de fato, uma profissão? Quais as implicações de nos referirmos aos conceitos de profissionalização, profissionalismo e profissionalidade na descrição da atuação e das expectativas colocadas para o professor como profissional? Quais as possibilidades de se repensar o sentido do magistério a partir do conceito de profissionalidade? Ao final, defendemos a utilização do conceito de profissionalidade para se discutir a especificidade da profissão docente - ou seja, fazê-la olhar "no próprio espelho" - e que este abre novas possibilidades para se repensar o sentido do magistério.<hr/>In his book Ofício de Mestre - Imagens e auto-imagens, Professor Emeritus at Federal University of Minas Gerais, in Brazil, Miguel Arroyo, raises the following questions about teaching: "How does the teaching profession think about itself? Through the mirror of others or through its own mirror?". By letting oneself be led by the "illusion of professionalization" - and the very strong influence that the functionalist view exerts on this concept -, the teaching profession seems to insist on looking at itself "through the mirror of others." In this article, by discussing the concepts of professionalization, professionalism and professionality, as well as a review of the sociology of professions, we discuss the following questions on this topic: what does it mean to consider that teaching is, in fact, a profession? What are the implications of referring to the concepts of professionalization, professionalism and professionality in the description of the performance and of the expectations placed for the teacher as a professional? What are the possibilities of rethinking the meaning of the teaching profession through the concept of professionalism? In the end, we defend the use of the concept of professionalism to discuss the specificity of the teaching profession - that is, "to make it look at its own mirror" - and that the concept opens new possibilities for rethinking the meaning of the teaching profession.<hr/>En su libro Ofício de Mestre - Imagens e auto-imagens, el Profesor Emérito de la Universidad Federal de Minas Gerais, en Brasil, Miguel Arroyo, plantea las siguientes preguntas acerca de la profesión docente: "¿En qué medida la categoría piensa en si misma? ¿En el espejo de los otros o en su propio espejo?". Dejando seducirse por la "ilusión de la profesionalización" - y la influencia muy fuerte que el aspecto funcionalista tiene en este concepto -, el magisterio parece insistir en mirar a sí mismo "en el espejo de los otros". En este artículo, a través de la discusión de los conceptos de profesionalización, profesionalismo y profesionalidad y una revisión de la sociología de las profesiones, se discuten las siguientes preguntas sobre este tema: ¿Qué significa considerar que el magisterio constituye, de hecho, una profesión? ¿Cuáles son las implicaciones de referirse a los conceptos de profesionalización, profesionalismo y profesionalidad en la descripción de los resultados y de las expectativas puestas al maestro como un profesional? ¿Cuáles son las posibilidades para repensar el significado del magisterio a partir del concepto de profesionalidad? Al final, abogamos por el uso del concepto de profesionalidad para discutir la naturaleza específica de la profesión docente - es decir, hacerla mirar "en su propio espejo" - y como esto abre nuevas posibilidades para repensar el significado del magisterio. <![CDATA[<b>Identidade docente e educação física</b>: <b>Um estudo de revisão sistemática</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do estudo foi investigar a produção do conhecimento sobre a identidade docente na Educação Física. A investigação, caracterizada como uma revisão sistemática, ocorreu a partir da busca de estudos nas bases de indexação EBSCO, Scielo, LILACS, Web of Science e ERIC, elegendo os seguintes descritores: identidade (identity), docente (teacher), Educação Física (Physical Education), identidade do professor de Educação Física (Physical Education Teacher's Identity). As evidências apontam que a identidade docente é prioritariamente discutida a partir dos tempos e espaços das histórias de vida para melhor compreender as múltiplas identidades possíveis e encontradas na trajetória profissional. Embora as vivências anteriores à formação inicial tenham sido consideradas, os estudos indicam que é na formação inicial que a identidade realmente se estabelece, especialmente com o aprofundamento das vivências nos estágios. Além disso, a consolidação deste processo emerge no campo profissional; porém, é inacabado e nunca é igual para cada docente.<hr/>The aim of this study was to investigate the production of knowledge on the teaching identity in Physical Education. The investigation, characterized as a systematic review, occurred from the search of studies in EBSCO, SciELO, LILACS, Web of Science and ERIC databases, using the following keywords: identity, teacher, Physical Education, Physical Education Teacher's Identity. Evidence suggests that the teaching identity is primarily discussed from times and spaces of life histories to better understand the multiple possible identities found in the professional career. Although experiences prior to the initial training have been considered, studies have shown that identity is, in fact, established in the initial training, especially with deepening of teaching experiences in internships. In addition, the consolidation of this process emerges in the professional field; however, it is unfinished and is never the same for each teacher.<hr/>El estudio investigó la producción del conocimiento sobre la identidad docente en la Educación Física. La investigación, caracterizada como una revisión sistemática, ocurrió en la búsqueda de estudios en las bases de indexación EBSCO, Scielo, LILACS, Web of Science y ERIC, eligiendo los descriptores: identidad (identity), docente (teacher), Educación Física (Physical Education), identidad del profesor de Educación Física (Physical Education Teacher's Identity). Las evidencias señalan que la identidad docente es prioritariamente discutida en los tiempos y espacios de las historias de vida para comprender las múltiples identidades posibles en la trayectoria profesional. Aunque las vivencias anteriores a la formación inicial hayan sido consideradas, los estudios señalan que es en la formación inicial que realmente se establece la identidad, especialmente con la profundización de las vivencias en las pasantías. Además, la consolidación de este proceso emerge en el campo profesional; sin embargo, es inacabado y nunca es igual para cada docente. <![CDATA[<b>Currículo, narrativas digitais e formação de professores</b>: <b>Experiências da pós-graduação à escola</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A formação de educadores para a integração das tecnologias ao currículo em diferentes contextos educacionais foi o foco deste estudo, que teve como objetivo entender como o desenvolvimento de narrativas digitais contribuiu para essa formação. Os educadores investigados eram mestrandos de um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências de uma universidade pública brasileira que atuavam também como professores em diversos níveis de ensino. A estratégia de aprendizagem foi baseada no desenvolvimento de narrativas digitais. Os dados desta investigação foram coletados por meio de questionário eletrônico aplicado aos sujeitos. Os resultados da pesquisa indicam: a) mudanças na maneira como os mestrandos passaram a entender a prática pedagógica que desenvolvem; b) aprendizagens relacionadas com a produção de narrativas digitais e com sua aplicação recontextualizada em diferentes disciplinas ministradas pelos mestrandos; c) percepção, pelos sujeitos, do potencial educacional das narrativas digitais.<hr/>Training teachers to integrate technology into the curriculum in different educational contexts was the focus of this study, which aimed to understand how the development of digital narratives contributed to this training. Educators investigated were master's students of a Graduate Program in Science Teaching at a Brazilian public university and were also classroom teachers in various educational levels. The learning strategy was based on the development of digital narratives. The data in this research were collected through an electronic questionnaire administered to the subjects. The results indicate: a) changes in the way the graduate students came to understand the pedagogical practice that they developed; b) learning related to the production of digital narratives and its recontextualized application in different subjects taught by the students; c) perception, by the subject, of the digital narratives' educational potential.<hr/>La formación de educadores para la integración de las tecnologías al currículo en diferentes contextos educativos fue el enfoque de este estudio cuyo objetivo era entender de qué manera el desarrollo de las narrativas digitales aportó para esa formación. Los educadores estudiados cursaban la Maestría de un Programa de Postgrado en Enseñanza de Ciencias de una universidad pública brasileña y también actuaban como profesores en diversos niveles de enseñanza. La estrategia de aprendizaje se basó en el desarrollo de narrativas digitales. Los datos de esta investigación fueron recopilados por medio de un cuestionario electrónico aplicado a los sujetos. Los resultados del estudio indican: a) cambios en la manera en que los estudiantes de maestría pasaron a entender la práctica pedagógica que desarrollan; b) aprendizajes relacionados a la producción de narrativas digitales y con su aplicación recontextualizada en diferentes disciplinas impartidas por los alumnos de la Maestría; c) percepción, por los sujetos, del potencial educativo de las narrativas digitales. <![CDATA[<b>Competências de matemática e de literacia emergente</b>: <b>Estudo correlacional</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tem sido amplamente relatada a importância da implementação de projetos de intervenção que facilitem o desenvolvimento de competências de linguagem oral, consciência fonológica, linguagem escrita, e matemáticas, desde a educação pré-escolar, bem como a necessidade de identificação atempada de crianças em risco educacional. Este estudo apresenta como objetivo analisar em que medida o desempenho das crianças em idade pré-escolar nas competências de linguagem oral, consciência fonológica e linguagem escrita está correlacionado com o desenvolvimento de competências matemáticas. Participaram no estudo 99 crianças que frequentavam a educação pré-escolar. Recorreu-se a análises correlacionais de modo a perceber a relação entre as variáveis em questão. Os resultados permitem constatar que as competências em estudo estão correlacionadas entre si, de modo estatisticamente significativo, não sendo encontradas diferenças estatisticamente significativas entre rapazes e raparigas. Estes resultados sugerem a relevância do contexto de proveniência das crianças, apresentando implicações para a avaliação psicológica e para a prática pedagógica.<hr/>It has been well documented the importance of the implementation of preschool interventions that facilitate the development of oral language, phonological awareness, written language and math skills, as well as the need of an early identification of children at educational risk. The aim of the present study is to examine the relationship between children's competence in oral language, phonological awareness, written language and mathematic competencies in preschool years. A total of 99 children participated in this study. Correlational analysis was used to understand the relation between the variables in the study. The results suggest that oral language, phonological awareness, written language and mathematic competencies are correlated. No statistical differences were found among boys and girls. These findings suggest that the growth in these skills may be related to contextual influences. These findings highlighted the implications to psychological evaluation and for pedagogic practice.<hr/>Reconnaitre l'importance de la mise en œuvre de projets d'intervention qui facilitent le développement des compétences d'expression orale, de conscience phonologique, d'expression écrite et de compétences mathématiques, dès la maternelle, ainsi que la nécessité d'identifier en temps utile les enfants en risque éducationnel, le présent article vise analyser dans quelle mesure la performance des enfants en école maternelle au niveau du langage, de la conscience phonologique et de l'expression écrite sont liées au développement de leurs compétences mathématiques. Ont participé dans cette étude 99 enfants en école maternelle. Des analyses de corrélation ont été effectuées afin de comprendre la relation entre les variables en cause. Les résultats ont révélé que les compétences étudiées sont liées et il n'y avait pas de différences statistiques entre les sexes. Les résultats dévoilent également une influence de l'environnement social dont les enfants proviennent, ce qui présente des implications au niveau de l'évaluation psychologique ainsi que de la pratique pédagogique. <![CDATA[<b>Perspectiva etnográfica como proposta de metodologia de ensino de sociologia</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta um modelo de mediação didática para o ensino de sociologia. Efetivada em uma escola pública na cidade de São José do Belmonte, Pernambuco, Brasil, a mediação fitou o aprendizado a partir de uma pesquisa de campo feita durante a festa da Cavalgada à Pedra do Reino. Primeiro, os estudantes apropriaram-se dos conceitos de cultura, cultura popular, festa, festa popular e etnografia, e foram a campo para observar, estranhar e refletir acerca do meio do qual fazem parte, registrando suas reflexões em cadernos de campo. Nessa proposta de trabalho de perspectiva etnográfica, os alunos usaram o mundo como laboratório para compreender a sociologia. A mediação didática considerou que os discentes são investigadores críticos, protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, na qual a palavra é dada ao educando. Eles usaram o seu contexto de existência para compreender sociologicamente o que já conheciam, mas cujos sentidos eram silenciados na estrutura social.<hr/>This article presents a didactic mediation model to teaching sociology. This mediation was applied in a public school in São José do Belmonte city, Pernambuco, Brazil, whose aim was the learning through a fieldwork during the Cavalgada à Pedra do Reino Festival. Firstly, students learned concepts as culture, popular culture, festival, popular festival and ethnography, and then they went to the field to observe, defamiliarize and reflect about their social environment, reporting their reflections in ethnographic notebooks. On this ethnographic perspective proposal, students experienced the world as a laboratory, trying to understand sociology. In the didactic mediation, students were considered as critical researchers, protagonists of the teaching-learning process, in which each one has an own narrative. They were immersed in their own social context to understand sociologically what they already knew, but which meanings were restrained in the social structure.<hr/>Cet article présente un modèle de médiation didactique pour l'enseignement de la sociologie. Cette médiation a été appliquée dans une école publique à la ville de São José do Belmonte, Pernambuco, Brésil. La médiation a visé l'apprentissage à partir d'une enquête sur le terrain lors de la fête populaire de la Cavalgada à Pedra do Reino. Tout d'abord, les élèves ont appris des concepts comme culture, culture populaire, fête, fête populaire et ethnographie, puis ils sont allés au champ d'observation pour observer, défamiliariser et réfléchir sur leur environnement social, et ensuite les élèves ont fait des observations dans carnets de terrain. Dans cette proposition de perspective ethnographique du travail, les étudiants ont utilisé le monde comme un laboratoire pour comprendre la sociologie. Dans la médiation didactique, les étudiants ont été considérés comme des chercheurs critiques, protagonistes du processus d'enseignement-apprentissage, dans lequel chacun a son propre récit. Ils ont été immergés dans leur propre contexte social de comprendre sociologiquement ce qu'ils savent réellement, mais où les sens ont été réduits dans la structure sociale. <![CDATA[<b>Horários laborais dos progenitores e incidência no desempenho académico dos alunos do 1º ciclo do ensino básico</b>: <b>Efeitos diferenciais do género</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Cada vez son más las mujeres que se incorporan al mercado laboral con lo que cada vez son más los hogares en que trabajan ambos progenitores. El objetivo de este trabajo era comprobar la incidencia de los horarios laborales de ambos progenitores, tratados de forma conjunta y por separado, en el rendimiento académico de alumnos de primaria en España. Para ello se contó con una muestra de 658 estudiantes (48% niñas y 52% niños, con una edad media de 8,69 años). Se administró un cuestionario a los padres para recabar información básica de aspectos sociodemográficos y familiares. Los resultados indican que las mejores notas, sobre todo en aquellas asignaturas en que se requiere un mayor esfuerzo cognitivo, se obtienen cuando al menos uno de los dos progenitores sigue un horario laboral estándar. Este resultado se ve acentuado cuando es la madre quien sigue un horario laboral estándar y no el padre.<hr/>There is an increasing number of women that develop full time jobs, something that causes a higher number of homes with both parents working. The goal of this research consisted in testing how parents' work schedule, considered individually and jointly, affects school performance in primary compulsory education students in Spain. The sample consisted of 658 students (48% girls and 52% boys; mean age of 8,69 years). A questionnaire was administered to parents in order to gather demographic and family information. Results show that best marks, particularly in those subjects that are more cognitively demanding, are associated to those cases where at least one of the parents has a standard work schedule, being the maximum difference observed when is the mother who has the standard schedule.<hr/>São cada vez mais as mulheres que se incorporam no mercado laboral, o que faz com que sejam cada vez mais as famílias em que ambos os progenitores trabalham. Este artigo tem por objetivo comprovar o impacto dos horários laborais dos pais, tratados em conjunto ou em separado, no rendimento académico de alunos do 1º ciclo do ensino básico em Espanha. Para isso, considerou-se uma amostra de 658 alunos (48% meninas e 52% rapazes, com uma média de idades de 8,69 anos). Foi aplicado um questionário aos pais para recolher informação elementar sobre aspectos sociodemográficos e familiares. Os resultados indicam que as melhores classificações, sobretudo nas áreas curriculares que requerem maior esforço cognitivo, se obtêm quando pelo menos um dos dois progenitores segue um horario laboral regular. Estes resultados acentuam-se quanto é a mãe que segue um horário laboral standard e não o pai. <![CDATA[<b>Reflexões a respeito de uma experiência de participação infantil no Brasil envolvendo os espaços urbanos e a perspectiva das crianças</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo tem como objetivo refletir acerca da participação infantil a partir das ações desenvolvidas por uma organização não governamental brasileira. A pesquisa desenvolvida se caracteriza como qualitativa por meio da realização de um estudo bibliográfico e documental, com a consequente análise de conteúdo. Entende-se que, por meio dos Estudos da Criança, especialmente a partir das contribuições da Sociologia da Infância, será possível pensar em formas de atuação da criança na sociedade com base na compreensão dessa enquanto ator social, sujeito de direitos e com voz. A experiência brasileira que trouxemos nos aponta caminhos importantes na consideração da participação infantil nos espaços públicos, especificamente no espaço urbano das cidades. Os projetos desenvolvidos envolvendo as crianças e seus contextos de vida contribuem para a consideração dessas como cidadãs ativas e competentes e nos mostram que as mesmas estão bastante atentas ao espaço que as rodeia.<hr/>The aim of the current study is to address child participation according to actions taken by a Brazilian non-governmental organization. The developed research is featured as qualitative due to the conduction of a bibliographic and documental study and to the consequent content analysis. It is known that studies focused on child participation, as well as the contributions from the Childhood Sociology, allow thinking about the way children act in society by understanding them as social actors, as subjects with rights and voice. The Brazilian experience we brought to the current study shows important paths about children's participation in public areas, mainly in urban areas. Projects about children and their life contexts give children the status of active and competent citizens, and show them as very attentive to the space around them.<hr/>Este trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre la participación infantil a partir de las acciones desarrolladas por una organización no gubernamental brasileña. La investigación desarrollada se caracteriza como cualitativa a través de la realización de un estudio bibliográfico y documental, por lo consiguiente, análisis de contenido. Se entiende que a través de los Estudios de Niños, especialmente a partir de las contribuciones de la Sociología de la Infancia, será posible pensar en formas de actuación de los niños en la sociedad a partir de su comprensión como actor social, sujeto de derechos y con voz. La experiencia brasileña que hemos traído nos apunta caminos importantes en la consideración de la participación infantil en los espacios públicos, específicamente en el espacio urbano de las ciudades. Los proyectos desarrollados con los niños y sus contextos de vida contribuyen para su consideración como ciudadanos activos y competentes y nos enseñan que ellos están muy atentos al espacio que les rodea. <![CDATA[<b>Reformas do Estado e políticas públicas</b>: <b>trajetórias de democratização e privatização em educação. </b><b>Brasil e Portugal, um diálogo entre pesquisas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir de trajetórias concretas de investigações empíricas, o artigo debate como o Estado se relaciona com o setor privado em educação e quais as implicações para a democratização e o direito à educação, no Brasil e em Portugal. Analisa-se os modos e os sentidos em que o Estado assume novos papéis, em alguns casos financiando, enquanto em outros o financiamento é privado, em alguns casos permanecendo o poder público no controlo e em outros assumindo o privado a direção e o controlo das políticas. Nesse sentido, à crescente centralidade da educação nas políticas públicas parece corresponder, entre outros fenómenos, uma ampliação das respostas e das populações abrangidas acompanhada da multiplicação das modalidades de privatização e de mercadorização da educação. Conclui-se que a lógica mercantil tem participado ativamente na direção e execução das políticas educacionais, com graves consequências para o processo de democratização.<hr/>On the basis of concrete empirical research trajectories, the article addresses how the State relates to the private sector regarding education, and what the implications to democratization and the right to education in Brazil and Portugal are. The ways and the meanings in which the State takes on new roles are analysed, keeping public funding in some cases, whereas in others the funding is private; in some situations public power remains in control and in others private actors take the direction and control of the policies. In this sense, the growing centrality of education in public policies seems to correspond, among other phenomena, to an expansion of educational responses and of the populations concerned, accompanied by the multiplication of the modalities of privatization and commodification of education. It is concluded that the market logic has actively participated in the direction and execution of educational policies, with serious consequences for the process of democratization.<hr/>En s'appuyant sur des recherches empiriques, l'article discute des relations entre l'Etat et le secteur privé dans l'éducation et quelques de ses implications pour la démocratisation et le droit à l'éducation au Brésil et au Portugal. On analyse des formes et des sens dont l'Etat assume de nouveaux rôles, restant le financement public dans certains cas, tandis qu'en d'autres le financement est privé; dans quelques situations, le pouvoir public retient le contrôle et dans d'autres le secteur privé prend la direction et le contrôle des politiques. En ce sens, à la centralité croissante de l'éducation dans les politiques publiques semble correspondre, entre autres phénomènes, un élargissement soit des réponses soit de la population concerné, accompagnée par la multiplication des formes de privatisation et de la marchandisation de l'éducation. On conclut que la logique du marché a contribué activement à la direction et à l'exécution des politiques éducatives, avec de graves conséquences pour le processus de démocratisation. <![CDATA[<b>Leitura e Educação Literária</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir de trajetórias concretas de investigações empíricas, o artigo debate como o Estado se relaciona com o setor privado em educação e quais as implicações para a democratização e o direito à educação, no Brasil e em Portugal. Analisa-se os modos e os sentidos em que o Estado assume novos papéis, em alguns casos financiando, enquanto em outros o financiamento é privado, em alguns casos permanecendo o poder público no controlo e em outros assumindo o privado a direção e o controlo das políticas. Nesse sentido, à crescente centralidade da educação nas políticas públicas parece corresponder, entre outros fenómenos, uma ampliação das respostas e das populações abrangidas acompanhada da multiplicação das modalidades de privatização e de mercadorização da educação. Conclui-se que a lógica mercantil tem participado ativamente na direção e execução das políticas educacionais, com graves consequências para o processo de democratização.<hr/>On the basis of concrete empirical research trajectories, the article addresses how the State relates to the private sector regarding education, and what the implications to democratization and the right to education in Brazil and Portugal are. The ways and the meanings in which the State takes on new roles are analysed, keeping public funding in some cases, whereas in others the funding is private; in some situations public power remains in control and in others private actors take the direction and control of the policies. In this sense, the growing centrality of education in public policies seems to correspond, among other phenomena, to an expansion of educational responses and of the populations concerned, accompanied by the multiplication of the modalities of privatization and commodification of education. It is concluded that the market logic has actively participated in the direction and execution of educational policies, with serious consequences for the process of democratization.<hr/>En s'appuyant sur des recherches empiriques, l'article discute des relations entre l'Etat et le secteur privé dans l'éducation et quelques de ses implications pour la démocratisation et le droit à l'éducation au Brésil et au Portugal. On analyse des formes et des sens dont l'Etat assume de nouveaux rôles, restant le financement public dans certains cas, tandis qu'en d'autres le financement est privé; dans quelques situations, le pouvoir public retient le contrôle et dans d'autres le secteur privé prend la direction et le contrôle des politiques. En ce sens, à la centralité croissante de l'éducation dans les politiques publiques semble correspondre, entre autres phénomènes, un élargissement soit des réponses soit de la population concerné, accompagnée par la multiplication des formes de privatisation et de la marchandisation de l'éducation. On conclut que la logique du marché a contribué activement à la direction et à l'exécution des politiques éducatives, avec de graves conséquences pour le processus de démocratisation.