Scielo RSS <![CDATA[Revista Portuguesa de Educação]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0871-918720180001&lang=pt vol. 31 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Estratégias e incidência empresarial na atual política educacional brasileira</b>: <b>O caso do movimento ‘Todos Pela Educação'</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Atualmente, observa-se na política educativa brasileira a influência constante de organizações empresariais que se entrelaçam com os quadros políticos, de entre as quais se destaca o Movimento Todos pela Educação (TPE). Procura-se aqui apresentar o TPE, discutindo seus objetivos e suas principais estratégias para incidir na política educativa brasileira. Utilizou-se vasta pesquisa documental e entrevistas com os principais atores do movimento. O TPE age como uma ampla coalizão, organiza-se em uma densa rede e atua como um Think Tank da educação. O presente artigo identifica indícios de um novo estágio de reestruturação do espaço público e de suas instituições. Em tal estágio, o empresariado busca o fortalecimento da capacidade de execução do aparelho estatal e institucional, tomando as rédeas desse processo, em nome da necessidade do controle social.<hr/>We can observe, in the current Brazilian education policy, the influence of entrepreneurial organizations that interweave with the political scenario, among which the ‘All for Education' movement (‘Movimento Todos pela Educação' - TPE) stands out. We used extensive documentary research and interviews with the main actors of the organization. We aim to introduce this movement and discuss its objectives and main strategies concerning the Brazilian education policy. The TPE Movement acts as a broad coalition, organizing itself in a dense network and acting as a ‘Think Tank' on education. This study identifies signs of a new restructuration phase of public space and institutions, where entrepreneurs seek to strength the operational capability of governmental and institutional apparatus, assuming the command of this process in the name of the social control demand.<hr/>Nous observons l'influence constante des organisations d'entreprise dans la politique éducative brésilienne et ces organisations s'entrelacent avec les groupes politiques; on distingue, parmi ces organisations, le mouvement ‘Tout pour l'Éducation' (‘Movimento Todos pela Educação' - TPE). Nous avons utilisé une recherche documentaire approfondie et des entretiens avec les acteurs clés de l'organisation. Ici les auteurs ont le but de présenter le TPE, discuter ses objectifs et stratégies principales pour s'insérer dans la politique éducative brésilienne. Le TPE opère comme une large coalition, s'organise sur un réseau dense et agit comme un ‘Think Tank' de l'éducation. Cet article identifie signes d'une nouvelle étape de restructuration de l'espace public et de ses institutions. Dans ce stage, les entreprises veut la fortification de la capacité de produire de l'appareil de l'état et l'institutionnelle, en guidant ce procès, au nom de la nécessite du contrôle social. <![CDATA[<b>O autoconceito de estudantes de ensino médio e sua relação com desempenho acadêmico</b>: <b>Uma revisão sistemática</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do estudo foi revisar sistematicamente as pesquisas que analisaram a relação do autoconceito com o rendimento acadêmico de adolescentes do ensino médio, bem como verificar quais variáveis e contextos dentro da escola foram abordados em conjunto ao autoconceito, para melhor explicar essa relação. A revisão incluiu estudos publicados nos últimos 10 anos nas bases eletrônicas de trabalhos científicos: ERIC/Thesaurus, MEDLINE/Pubmed, SportDiscus, SciELO e Web of Science. Foram utilizados os descritores caracterizando componentes do autoconceito (self, self-concept e self-psychology) com os descritores relacionados ao rendimento acadêmico, em que também se considerou a capacidade acadêmica percebida (academic achievement, underachievement, educational achievement, perception of competence, competence perception, self-efficacy). Dez estudos foram incluídos na revisão. A relação entre autoconceito e desempenho acadêmico mostrou-se consistente e se confirmou em nove dos 10 trabalhos. Outras variáveis também se apresentaram importantes na explicação do desfecho do rendimento acadêmico, tais como a motivação acadêmica, a prática de atividades extracurriculares, a autoeficácia acadêmica e o envolvimento dos pais.<hr/>The aim of the study was to systematically review the studies that analyzed the relationship between self-concept and academic achievement in high school students, as well as to verify which variables and contexts within the school were approached together with self-concept, to better explain this relationship. The review included studies published in the last ten years in the scientific electronic databases: ERIC/Thesaurus, MEDLINE/Pubmed, SportDiscus, SciELO and Web of Science. The descriptors that characterized the components of self-concept used were those of self, self-concept and self-psychology, and the descriptors related to academic achievement, academic achievement, underachievement, educational achievement, perception of competence, competence perception and self-efficacy. Ten studies were included in the review. The relationship between self-concept and academic performance was consistent and confirmed in nine of the ten papers. Other variables that were important in explaining the academic achievement were academic motivation, the practice of extracurricular activities, academic self-efficacy and parental involvement.<hr/>El objetivo del estudio fue revisar sistemáticamente las investigaciones que analizaron la relación del autoconcepto con el rendimiento académico de adolescentes de la enseñanza media, así como verificar qué variables y contextos dentro de la escuela fueron abordados en conjunto al autoconcepto, para explicar mejor esta relación. La revisión incluyó estudios publicados en los últimos diez años en las bases electrónicas de trabajos científicos: ERIC/Thesaurus, MEDLINE/Pubmed, SportDiscus, SciELO y Web of Science. Se utilizaron los descriptores referentes al autoconcepto (self, self-concept y self-psychology) y los descriptores relacionados con el rendimiento académico, en que también se consideró la capacidad académica percibida (academic achievement, underachievement, educational achievement, perception of competence, competence perception, self-efficacy). Diez estudios se incluyeron en la revisión. La relación entre autoconcepto y desempeño académico se mostró consistente y se confirmó en nueve de los diez trabajos. Otras variables se presentaron importantes en la explicación del rendimiento académico, entre las cuales la motivación académica, la práctica de actividades extracurriculares, la auto-eficacia académica y la participación de los familiares. <![CDATA[<b>Conhecer contextos, conhecer profissionais</b>: <b>Contributo para explorar o desenvolvimento de competências interculturais em contextos educativos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O aumento de mobilidades e de movimentos migratórios na sociedade contemporânea europeia tem reflexo nos mais diversos contextos sociais, trazendo desafios particulares ao campo educativo. Neste alinhamento, as questões da diversidade cultural tornam-se audíveis não apenas pela emergência de situações mediatizadas, mas também porque nos relembram “velhas” diversidades, por vezes esquecidas. Este artigo procura contribuir para uma discussão em torno de preocupações que, sendo também de natureza global, se estendem a contextos educativos locais, onde diversidades culturais se vivem e produzem envolvendo diferentes figuras. O contributo decorre de um estudo qualitativo que procurou dar conta de competências valorizadas, apropriadas e mobilizadas por profissionais em contextos educativos formais, não formais e informais, no trabalho com diversidades étnicas, especificamente com jovens descendentes de imigrantes e de minorias étnicas. As entrevistas semiestruturadas e grupos de discussão focalizada possibilitaram conhecer um conjunto de competências profissionais que se organizaram em três dimensões: uma dimensão relacional, uma dimensão prática e uma dimensão de integração cultural e social.<hr/>The increasing mobility and migration movements in the European contemporary society have impacted multiple social contexts, bringing particular challenges to the education field. In this line, cultural diversity issues become heard, not only due to the emergence of mediatic situations, but also because they remind us of “old” diversities, sometimes forgotten. This article aims to contribute to a discussion which combines global concerns and influences local education contexts. This contribution comes from a qualitative study that aimed to account for competences that were valued, appropriated and used by professionals in formal, non-formal and informal education contexts, while working with ethnic diversities, namely with young people with a migrant background and from ethnic minorities. The semi structured interviews and the focus group discussions allowed us to know a set of professional competences which are organized into three dimensions: relational, practical and cultural and social integration.<hr/>L'augmentation des mobilités et des mouvements migratoires dans la société européenne contemporaine répercute dans les plusieurs contextes sociaux, en entrainant des nouveaux défis pour le champ éducatif, particulièrement. Les questions de la diversité culturelle deviennent audibles même par l'émergence d'aspects médiatisés, mais aussi parce qu'elles nous rappellent les “vieilles” diversités, parfois oubliées. Cet article cherche à contribuer pour une discussion qui combine les préoccupations globales qui s'allongent à des contextes éducatifs locaux, où les diversités culturelles sont vécus et se produisent en impliquant des différentes figures. Cette contribution advient d'une recherche qualitative qui cherche à démontrer des compétences valorisées, appropriées et mobilisées par plusieurs professionnels en contextes éducatifs formels, informels et non-formels dans leurs travails avec la diversité ethnique, plus spécifiquement avec des jeunes descendants d'immigrants et de minorités ethniques. Les entretiens semi-directifs et les groupes de discussions ont permis une lecture d'un ensemble de compétences professionnelles organisées en trois dimensions : une dimension relationnelle, une dimension pratique et une dimension d'intégration culturelle et sociale. <![CDATA[<b>Perceção dos professores sobre a avaliação do desempenho docente</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Existe um consenso de que o desenvolvimento de um país depende da qualidade da sua educação. Assim, a Avaliação de Desempenho Docente (ADD) surgiu porque o Ministério da Tutela acredita que esta pode contribuir para a qualidade da educação, bem como para a valorização e o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores. Todavia, o tema é complexo, tendo dado origem a intensa contestação docente e sindical em Portugal. Este estudo pretendeu conhecer como os professores percecionam a avaliação de desempenho. Para tal, procedeu-se a uma investigação quantitativa numa amostra constituída por 240 professores a exercerem funções em Portugal Continental, aos quais administrámos um inquérito por questionário. Os dados recolhidos foram tratados e analisados utilizando a técnica de modelação de equações estruturais. As principais conclusões apontam, quanto ao género, habilitações académicas e tempo de serviço, para a existência de algumas associações com a perceção que os professores possuem sobre a adequação da avaliação de desempenho. Os resultados revelam ainda que os professores que apresentam um melhor entendimento sobre a avaliação de desempenho consideram cumprir mais os objetivos e manifestam ter melhor prática científica e pedagógica, sendo também aqueles que manifestam menor perceção da adequação do processo de avaliação docente.<hr/>There is a consensus about the idea that the development of a country depends on the quality of its education. The Teaching Performance Assessment arises because the Ministry of Education believes that it can contribute to the quality of education, as well as to the personal and professional development of the teachers. However, the issue is complex and it gave origin to intense teaching and union´s contestation in Portugal. This research aimed to know how teachers perceive teaching performance assessment. We carried out a quantitative research study with a sample of 240 teachers, to whom we applied a questionnaire. The data were treated and analyzed using the structural equation modeling technique. The main conclusions point to, concerning gender, academic abilities and time of service, the existence of some associations with the perception that teachers have about the adequacy of the performance assessment. Results reveal that the teachers who present a better understanding about the performance evaluation consider to better attain its objectives; they also demonstrate a better scientific and pedagogical practice, and show less appreciation of the adequacy of the teacher evaluation process.<hr/>Hay un consenso de que el desarrollo de un país depende de la calidad de su educación. La evaluación del desempeño docente surge debido a que el Ministerio de Educación cree que puede contribuir a la calidad de la educación, así como para la valorización y desarrollo personal y profesional de los profesores. Todavía, el tema es complejo y ha dado origen a intensa contestación docente e sindical en Portugal. Esta investigación ha pretendido conocer cómo los profesores percepcionan la evaluación del desempeño docente. Así, se ha llevado a cabo una investigación cuantitativa con una muestra de 240 profesores, a los cuáles se administró un cuestionario. Los datos recogidos han sido tratados y analizados recorriendo a la técnica de modelado de ecuaciones estructurales. Las principales conclusiones apuntan para, cuánto al género, habilitaciones académicas y tiempo de servicio, la existencia de algunas asociaciones con la percepción que os profesores poseen sobre la adecuación de la evaluación del desempeño. Los resultados revelan que los profesores que presentan una mejor comprensión de la evaluación de desempeño, consideran cumplir más los objetivos y tienen una mejor práctica científica y pedagógica; de manifiesto, son los que también muestran menor percepción de la adecuación del proceso de evaluación docente. <![CDATA[<b>A ontologia da singularidade e a educação em Hannah Arendt</b>: <b>Uma preparação para o mundo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Investigamos no pensamento de Hannah Arendt a possibilidade de uma ontologia da singularidade relacionada diretamente com a educação, como protomomento da ontologia da pluralidade, iniciada com o nascimento e ampliada pela chegada ao mundo comum, ao espaço da ação. Destacamos alguns pontos de sua teoria política, inter-relacionando-os com apontamentos sobre a educação do texto A Crise da Educação, de 1958. Apresentamos a educação como espaço privilegiado de formação da vida do espírito, essencial, por ser inicial, em tempo e espaço para o exercício pleno da vita activa. A ontologia da singularidade é fundamentada a partir de seis pontos em que é preciso: acolher, preparar e incluir os singulares; fomentar espaços para o discursar, valorizar as diferenças e preservar a tradição. Apresentamos dois antimodelos para a ontologia da singularidade: na educação escolar, os campos de concentração, pela prerrogativa do uso da violência e da mudez; para os educandos, Adolf Eichmann, por causa de seu vazio de pensamento e incapacidade de agir criativamente no mundo. Propomos que a duração da educação é proporcional à criatividade narracional da tradição pela autoridade dos professores.<hr/>We investigate in Hannah Arendt's thinking the possibility of an ontology of singularity directly related to education, as protomoment of the ontology of plurality, initiated with the birth and enlarged by the arrival to the common world, to the space of action. We highlight some points of her political theory interrelating them with notes on education of the text The Crisis of Education, 1958. We present education as a privileged space of formation of the life of the mind, essential, for being initial, in time and space for the full exercise of the active vita. The ontology of the singularity is based on six points in which it is necessary: ​​to welcome, to prepare and to include the singular ones; to create spaces to promote discourse, to value differences, and to preserve tradition. We present two antimodels for the ontology of singularity: in school education, the concentration camps, by the prerogative of the use of violence and dumbness; for the pupils, Adolf Eichmann, due to his emptiness of thought and incapacity to act creatively in the world. We propose that the duration of education is proportional to the narrative creativity of tradition by the authority of teachers<hr/>Investigamos en el pensamiento de Hannah Arendt la posibilidad de una ontología de la singularidad relacionada directamente con la educación, como protomomento de la ontología de la pluralidad, iniciada con el nacimiento y ampliada por la llegada al mundo común, al espacio de la acción. Destacamos algunos puntos de su teoría política interrelacionándolos con apuntes sobre educación del texto La Crisis de la Educación, de 1958. Presentamos la educación como espacio privilegiado de formación de la vida del espíritu, esencial, por ser inicial, en tiempo y espacio para el ejercicio pleno de la vita activa. La ontología está fundamentada a partir de seis puntos en que es preciso: acoger, preparar e incluir a los singulares; fomentar espacios para el discursar, valorar las diferencias y preservar la tradición. Presentamos dos antimodelos para la ontología de la singularidad: en la educación escolar, los campos de concentración, por la prerrogativa del uso de la violencia y de la mudez; para los educandos, Adolf Eichmann, a causa de su vacío de pensamiento e incapacidad de actuar creativamente en el mundo. Proponemos que la duración de la educación es proporcional a la creatividad narrativa de la tradición por la autoridad de los profesores. <![CDATA[<b>Revezamentos entre teoria e prática</b>: <b>Movimentos que acionam outros modos de pensar o ensino da arte</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto abordará algumas experimentações que temos realizado no Ensino Superior com as turmas de graduação e também com turmas de pós-graduação. Nosso desafio tem sido: como fazer um revezamento entre teoria e prática de maneira a que essas instâncias não aconteçam de formas separadas? Para tanto, temos procurado sobrepô-las de modo a que aconteçam concomitantemente. Essas experimentações têm se dado na forma de elaborar os projetos de estágio e nas próprias aulas de estágio curricular supervisionado, onde os professores em formação assumem uma turma na escola ou em outro espaço educativo. Igualmente no que se refere aos procedimentos de fazer pesquisa, procura-se que a dissertação e a tese também sejam operadas a partir deste revezamento e concomitância. Para a realização desta escrita empreendeu-se um estudo teórico-conceitual de cunho bibliográfico autores filiados nas bases teóricas das filosofias da diferença. Desse modo, buscou-se a despersonalização dos autores para falar de uma vida que é escrita por atravessamentos e encontros, ou seja, pensar a vida como a própria elaboração do texto, uma escrita biografemática, seguindo a proposta de Roland Barthes. Assim fomos compondo, com o vivido, com as leituras, as falas nos encontros e as visualidades, os apontamentos, e a partir dessa materialidade é que ensaiamos esse texto.<hr/>This text will approach some experimentations we have developed in higher education with groups of undergraduate and graduate students. Our challenge has been: how to alternate theory and practice in a way that these instances do not happen apart from each other? To do so, we have sought to overlap them so that they happen concomitantly. These experimentations have occurred as elaborations of practice projects, in the classes of the supervised teaching practice, where teacher candidates are responsible for a school group or other. Equally, as far as research procedures are concerned, Master's dissertations and PhD theses are also operated through this alternation and concomitance. To the accomplishment of this writing, a theoretical-conceptual bibliographic study has been developed with authors aligned with the theoretical basis of the philosophies of difference. Hence, we sought for the depersonalization of authors to speak of a life written by crossings and encounters, i.e. to think life as the very own elaboration of text, a biographematic writing, as Roland Barthes proposes. This way we started composing, with the experienced, the readings, the speeches in the encounters and the visualities, the notes, and through this materiality we wrote this text.<hr/>Este texto abordará algunas experimentaciones que hemos realizado en la enseñanza superior con grupos de graduación y también con grupos de pos-graduación. Nuestro desafío ha sido: ¿Cómo hacer una rotación entre teoría y práctica de modo que esas instancias no se den de formas separadas? Para tanto, hemos buscado sobreponerlas para que ocurran concomitantemente. Esas experimentaciones se han dado en la forma de elaborar los proyectos de pasantía, en las propias clases de pasantía curricular supervisionada, donde los profesores en formación asumen un grupo en la escuela o en otro espacio educativo. Igualmente en lo que se refiere a los procedimientos de hacer investigación, se busca que la disertación y la tesis también sean operadas desde esta rotación y concomitancia. Para la realización de esta escrita se emprendió un estudio teórico-conceptual de perfil bibliográfico autores afiliados en las bases teóricas de las filosofías de la diferencia. De ese modo, se buscó la despersonalización de los autores para hablar de una vida que es escrita por cruces y encuentros, o sea, pensar la vida como la propia elaboración de un texto, una escrita biografemática, siguiendo la propuesta de Roland Barthes. Así hemos compuesto, con lo vivido, con las lecturas, las hablas en los encuentros y las visualidades, los apuntamientos, y desde esa materialidad es que ensayamos ese texto. <![CDATA[<b>Pensar a Universidade dos próximos 20 anos</b>: <b>através de uma metodologia de cenários</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, os autores propõem-se relatar o processo e analisar os resultados de uma abordagem metodológica baseada na construção de cenários para perspetivar a Universidade do futuro nas dimensões da formação, inovação e pesquisa e em função da intensidade valorativa de um conjunto de marcadores: mentes, afetos, autonomia, tecnologias, métodos, organização, edifícios, financiamentos, contextos, equipamentos, comportamentos, empregabilidade, democraticidade e internacionalização, em estudo no âmbito do Projeto “Marcadores de formação, inovação e pesquisa para a Universidade de hoje e do próximo decénio”. O presente texto não incidirá sobre a substância da matéria em estudo, ou seja, como é vista a evolução da Universidade no futuro, mas sobre a metodologia de construção de cenários prospetivos em sessões que combinaram uma dinâmica de workshop com a de grupo focal, envolvendo professores, investigadores e estudantes. Analisar-se-ão as dificuldades e potencialidades desta abordagem, as limitações encontradas e os contributos para o estudo global.<hr/>In this paper the authors propose to report the process and analyse the results of a scenario-based methodological approach to perceive prospective views for the future of the University in what concerns to education, innovation and research and according to the value intensity given to a set of markers: minds, affects, autonomy, technologies, methods, organization, buildings, funding, contexts, equipments, behaviours, employability, democraticity and internationalization, under study in the Project “Markers of education, innovation and research for the University of today and of the next decade”. The focus of the present text is not the content under discussion, i.e. the prospective view of the evolution of the university in the future; it focuses on the methodology of construction of prospective scenarios in sessions with professors, researchers and students. The methodology of the sessions combined the dynamics of workshop and focus groups. The discussion of results focuses on difficulties, potentialities and limitations of the approach, as well as contributions for the global study.<hr/>En este artículo, los autores se proponen relatar el proceso y analizar los resultados de un enfoque metodológico basado en la construcción de escenarios para perspetivar la Universidad del futuro en las dimensiones de la formación, innovación e investigación y en función de la intensidad valorativa de un conjunto de marcadores: mentes, afectos, autonomía, tecnologías, métodos, organización, edificios, financiamientos, contextos, equipos, comportamientos, empleabilidad, democraticidad y internacionalización, en estudio en el Projeto “Marcadores de formación, innovación e pesquisa para la Universidad de hoy y del prójimo decenio”. El presente texto no incidirá sobre la substancia en estudio, es decir, cómo se ve la evolución de la Universidad en el futuro, pero sobre la metodología de construcción de escenarios prospectivos en sesiones que combinaron una dinámica de taller con la de grupo focal envolviendo a profesores, investigadores y estudiantes. Analizaremos las dificultades y potencialidades de este abordaje, las limitaciones encontradas y los aportes para el estudio global. <![CDATA[<b>Processo interativo de formação docente</b>: <b>Uma perspectiva emancipatória na constituição do currículo escolar</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, os autores propõem-se relatar o processo e analisar os resultados de uma abordagem metodológica baseada na construção de cenários para perspetivar a Universidade do futuro nas dimensões da formação, inovação e pesquisa e em função da intensidade valorativa de um conjunto de marcadores: mentes, afetos, autonomia, tecnologias, métodos, organização, edifícios, financiamentos, contextos, equipamentos, comportamentos, empregabilidade, democraticidade e internacionalização, em estudo no âmbito do Projeto “Marcadores de formação, inovação e pesquisa para a Universidade de hoje e do próximo decénio”. O presente texto não incidirá sobre a substância da matéria em estudo, ou seja, como é vista a evolução da Universidade no futuro, mas sobre a metodologia de construção de cenários prospetivos em sessões que combinaram uma dinâmica de workshop com a de grupo focal, envolvendo professores, investigadores e estudantes. Analisar-se-ão as dificuldades e potencialidades desta abordagem, as limitações encontradas e os contributos para o estudo global.<hr/>In this paper the authors propose to report the process and analyse the results of a scenario-based methodological approach to perceive prospective views for the future of the University in what concerns to education, innovation and research and according to the value intensity given to a set of markers: minds, affects, autonomy, technologies, methods, organization, buildings, funding, contexts, equipments, behaviours, employability, democraticity and internationalization, under study in the Project “Markers of education, innovation and research for the University of today and of the next decade”. The focus of the present text is not the content under discussion, i.e. the prospective view of the evolution of the university in the future; it focuses on the methodology of construction of prospective scenarios in sessions with professors, researchers and students. The methodology of the sessions combined the dynamics of workshop and focus groups. The discussion of results focuses on difficulties, potentialities and limitations of the approach, as well as contributions for the global study.<hr/>En este artículo, los autores se proponen relatar el proceso y analizar los resultados de un enfoque metodológico basado en la construcción de escenarios para perspetivar la Universidad del futuro en las dimensiones de la formación, innovación e investigación y en función de la intensidad valorativa de un conjunto de marcadores: mentes, afectos, autonomía, tecnologías, métodos, organización, edificios, financiamientos, contextos, equipos, comportamientos, empleabilidad, democraticidad y internacionalización, en estudio en el Projeto “Marcadores de formación, innovación e pesquisa para la Universidad de hoy y del prójimo decenio”. El presente texto no incidirá sobre la substancia en estudio, es decir, cómo se ve la evolución de la Universidad en el futuro, pero sobre la metodología de construcción de escenarios prospectivos en sesiones que combinaron una dinámica de taller con la de grupo focal envolviendo a profesores, investigadores y estudiantes. Analizaremos las dificultades y potencialidades de este abordaje, las limitaciones encontradas y los aportes para el estudio global.