Scielo RSS <![CDATA[Revista Portuguesa de Educação]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0871-918720210002&lang=pt vol. 34 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Editorial]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Mais além da NGP: a narrativa da Pós Nova Gestão Pública nos sistemas educativos de Espanha e Brasil]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El objetivo de este artículo es analizar desde una perspectiva comparada las directrices institucionales establecidas en los sistemas educativos de España y Brasil, en el contexto de la Nueva Gestión Pública y en la transición a nuevos paradigmas de gestión (Post-NGP). La administración pública moderna ha buscado a lo largo de las últimas décadas estrategias cada vez más racionalistas para la organización de los procesos de gestión en un mundo globalizado y sometido a las tendencias de mercado. Nuestra investigación parte de un enfoque comparado de criterios gerenciales (NGP y Post-NGP) que son analizados en los sistemas educativos de los dos países, y que nos permiten verificar las divergencias y semejanzas existentes entre estructuras políticas y administrativas a priori diferentes pero que, fruto de la globalización y la estandarización de los procedimientos generales de estas corrientes, comienzan a compartir trayectorias educativas/formativas.<hr/>Resumo O objetivo desse artigo é analisar desde uma perspectiva comparada as diretrizes institucionais estabelecidas nos sistemas educativos da Espanha e do Brasil, no contexto da Nova Gestão Pública e a transição a novos paradigmas de gestão (Pós-NGP). A administração pública moderna tem buscado ao longo das últimas décadas, estratégias cada vez mais racionalistas para a organização dos processos de gestão em um mundo globalizado e submetido às tendências de mercado. Nossa investigação parte de um enfoque comparado de critérios gerenciais (NGP e Pós-NGP), que são analisados nos sistemas educativos dos dois países e que nos permitem verificar as divergências e semelhanças existentes entre estruturas políticas e administrativas, a priori diferentes, porém oriundas da globalização e padronização dos procedimentos gerais destas correntes começam a compartilhar trajetórias educativas/formativas.<hr/>Abstract The aim of this work is to analyse from a comparative perspective the institutional guidelines established in the education systems of Spain and Brazil, in the context of New Public Management and transitions to new management paradigms (Post-NPM). The modern public administration over the past decades has sought to implement increasingly rationalistic strategies for organizing management processes in a world subject to global market trends. Our research is based on a comparative approach for the analysis of managerial criteria (NGP and Post-NGP) used in the educational systems of the two countries. This comparison will allow us to verify the divergences and similarities between political and administrative structures that appear different a priori, but in actual fact have begun to share educational and training trajectories owing to the globalization and standardization of general procedures. <![CDATA[Educação Inclusiva: Proposta de quadro analítico e aplicação ao caso português]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O conceito de educação inclusiva tem vindo a ganhar inegável centralidade no plano das políticas educativas. A partir da identificação de um conjunto de linhas teóricas e de investigação sobre o tema, o presente artigo propõe um quadro de análise para discutir os progressos, fragilidades e desafios de sistemas e programas educativos comprometidos com o desígnio da educação inclusiva, aplicando esse quadro para discutir a evolução do sistema educativo português nas duas primeiras décadas do século XXI. Desta forma, observam-se alguns avanços importantes, mas também hiatos persistentes, incluindo ao nível da produção sistemática de informação e conhecimento.<hr/>Abstract The concept of inclusive education has gained undeniable centrality in education policies. Based on the identification of a set of theoretical approaches and research on this subject, this article proposes an analytical framework to discuss the progress, weaknesses and challenges of education systems and programs committed to the purpose of inclusive education, applying this framework to discuss the evolution of the Portuguese education system in the first two decades of the 21st century. In a nutshell, this analysis evidences an important progress, but also persistent gaps, including on the production of systematic information and knowledge.<hr/>Resumen El concepto de educación inclusiva ha adquirido una innegable centralidad en el ámbito de las políticas educativas. Basado en la identificación de un conjunto de planteamientos teóricos e investigaciones sobre el tema, este artículo propone un marco de análisis para discutir el progreso, las debilidades y los retos de los sistemas y programas educativos comprometidos con el propósito de la educación inclusiva, aplicando este marco para discutir la evolución del sistema educativo portugués en las dos primeras décadas del siglo XXI. Este análisis ha permitido observar avances importantes, pero también brechas persistentes, incluyendo a nivel de la producción sistemática de información y conocimiento. <![CDATA[A racionalidade do Método de Regressão em Árvore é mais apropriada do que o Modelo Linear Geral para analisar dados educacionais complexos]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200042&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Any quantitative method is shaped by certain rules or assumptions which constitute its own rationale. It is not by chance that these assumptions determine the conditions and constraints which permit the evidence to be constructed. In this article, we argue why the Regression Tree Method’s rationale is more suitable than General Linear Model to analyze complex educational datasets. Furthermore, we apply the CART algorithm of Regression Tree Method and the Multiple Linear Regression in a model with 53 predictors, taking as outcome the students’ scores in reading of the 2011’s edition of the National Exam of Upper Secondary Education (ENEM; N = 3,670,089), which is a complex educational dataset. This empirical comparison illustrates how the Regression Tree Method is better suitable than General Linear Model for furnishing evidence about non-linear relationships, as well as, to deal with nominal variables with many categories and ordinal variables. We conclude that the Regression Tree Method constructs better evidence about the relationships between the predictors and the outcome in complex datasets.<hr/>Resumo Qualquer método quantitativo é formatado por certas regras ou postulados que constituem a sua própria racionalidade. Não fortuitamente, esses postulados determinam as condições e constrangimentos segundo os quais as evidências podem ser construídas. Neste artigo, argumentamos por que a racionalidade do Método de Regressão em Árvore é mais apropriada do que a do Modelo Linear Geral para analisar dados educacionais complexos. Ademais, aplicamos o algoritmo CART do Método de Regressão em Árvore, assim como a Regressão Linear Múltipla, num modelo com 53 preditores, tomando como desfecho as pontuações dos estudantes em leitura da edição de 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM; N = 3.670.089), o qual é um dado educacional complexo. Esta comparação empírica ilustra como o Método de Regressão em Árvore é superior ao Modelo Linear Geral para fornecer evidências sobre relações não lineares, assim como para lidar com variáveis nominais com muitas categorias, e variáveis ordinais. Concluímos que o Método de Regressão em Árvore constrói melhores evidências sobre as relações entre os preditores e o desfecho em dados complexos.<hr/>Resumen Cualquier método cuantitativo está conformado por ciertas reglas o postulados que constituyen su propia racionalidad. No por casualidad, estos postulados determinan las condiciones y restricciones sobre las cuales se puede construir la evidencia En este artículo, argumentamos por qué la racionalidad del Método de Árbol de Regresión es más apropiada que el Modelo Lineal General para analizar datos educativos complejos. Además, se aplicó el algoritmo CART del Método de Regresión de Árbol, así como la Regresión Linear Múltiple, en un modelo con 53 predictores, tomando como variable de respuesta el desempeño de los estudiantes en lectura de la edición 2011 del Examen Nacional de Educación Secundaria (ENEM; N = 3.670.089), que es un dato educativo complejo. Esta comparación empírica ilustra cómo el Método de Árbol de Regresión es superior al Modelo Linear General al proporcionar evidencia de relaciones no lineales, así como al tratar con variables nominales con muchas categorías y variables ordinales. Llegamos a la conclusión de que el Método de Árbol de Regresión genera mejores evidencias sobre las relaciones entre los predictores y el variable de respuesta en datos complejos. <![CDATA[Os pais no Conselho Geral das escolas: Entre a retórica da ação estratégica e a subordinação múltipla]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200064&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Como é que os pais percecionam o papel do Conselho Geral das Escolas (CGE), que valor lhe atribuem enquanto órgão de direção estratégica, como se inscrevem na ação que aí desenvolvem, são as questões às quais quisemos responder. Para tal, através da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), enviamos um inquérito por questionário destinado aos pais que exerciam funções nesse órgão, constituído por 28 itens, posteriormente categorizados em seis dimensões: participação, deliberação, focalização, divulgação, relevância e relação entre pais e diretor. O questionário foi administrado on-line, entre 18 de dezembro de 2017 e 26 de janeiro de 2018 e recolhidas 213 respostas válidas. Os resultados foram tratados com recurso a estatística descritiva e inferencial, apurando-se a frequência, a média, desvio-padrão e análise de relações entre variáveis dependentes e independentes. Como principais conclusões retêm-se as que se relacionam com uma expressiva dispersão de resultados evidenciando uma visão heterogénea sobre as funções e relevância estratégica do CGE, o reconhecimento do condicionamento dos poderes externos (sediados no Ministério da Educação) e internos adstritos ao poder cognoscitivo dos professores e do diretor, uma sobrevalorização simbólica do órgão que não corresponderá à ação concreta, e uma visão restrita de comunidade educativa onde não cabem a autarquia e os alunos.<hr/>Abstract What do parents think about the role of the General Council of schools, what value do they give it as a “strategic management” organ, how do they get involved and consider themselves in the role they play there, these are the key issues to which we’d like to answer. To do so, we sent a survey by questionnaire to parents who had a place in this organ, which was composed by 28 items categorized later into six dimensions: participation, deliberation, focus, dissemination, importance and relationship between parents and the school director. The questionnaire was sent to be answered through a link between December 18 and January 26, 2018 and 213 valid answers were collected. The questionnaire results were processed by using a descriptive statistics method to get the frequency, mean and standard deviation and analysis of relations between variables. As main conclusions, we emphasize those related to a significant dispersal of results which demonstrate an heterogeneous view about the roles of its members and the strategic importance of the General Council, the recognition of the conditioning of the external forces (placed in the Education Ministry) and the internal forces related to the cognitive power of the teachers and the director, a symbolic overvaluation of this organ which will not correspond to its concrete action and a limited view of the educational community where there’s no place either for the local council or the students.<hr/>Resumen Cómo ven los padres el papel del Consejo General de las Escuelas, qué valor le atribuyen como órgano de "dirección estratégica", cómo se inscriben y se manifiestan en la acción que allí desarrollan son las cuestiones clave a las que hemos querido responder. Para ello, con la colaboración de la Confederación Nacional de las Asociaciones de Padres (CONFAP), enviamos una encuesta por cuestionario dirigida a los padres que ejercían funciones en ese órgano. El cuestionario constaba de 28 ítems, posteriormente categorizados en 6 dimensiones: participación, deliberación, focalización, divulgación, relevancia y relación entre padres y director. El cuestionario se administró on-line y fue respondido entre el 18 de diciembre y el 26 de enero de 2018, recogiéndose 213 respuestas válidas. Los resultados se trataron mediante una estadística descriptiva, calculando la frecuencia, la media y la desviación estándar y análisis de relaciones entre variables. Las principales conclusiones se relacionan con una significativa dispersión de resultados, evidenciando una visión heterogénea de las funciones y la relevancia estratégica del consejo general, el reconocimiento del condicionamiento de los poderes externos (localizados en el Ministerio de Educación) e internos, al poder cognitivo de los profesores y del director, una sobrevalorización simbólica del órgano que no se corresponde con la acción concreta, y una visión restringida de la comunidad educativa donde no caben la autarquía municipal y los alumnos. <![CDATA[O ciclo de vida dos professores e a extensão da idade da reforma: Perspetivas de estudo a partir de uma revisão de literatura]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200086&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste artigo é contribuir para o enriquecimento do corpus de conhecimentos sobre o estudo dos professores em final de carreira, numa altura em que esse final se alterou substancialmente. Realizou-se uma revisão de literatura com o objetivo de mapear e relacionar terminologias, cronologias, geografias e metodologias. Nas bases de dados Scopus e Web of Science (WOS), consideraram-se as publicações do período de 2000 a 2019 que tinham por população em estudo os professores em fase avançada da sua carreira docente, ou seja, com mais de 50 anos e/ou mais de 20 anos de experiência. Identificaram-se artigos com ênfase no desenvolvimento profissional, nos conhecimentos profissionais, na satisfação profissional e na saúde, ênfases a que correspondem, por vezes, diferentes terminologias, geografias e cronologias. Verifica-se que, sendo o final de carreira cada vez mais variável, se torna necessário que a investigação vá para além dos critérios enunciados (idade e anos de experiência), de forma a discriminar situações que oscilam entre os 50 e os 70 anos de idade, ou entre os 20 e os 45 anos de serviço. Este alargamento exigirá alterações de terminologias e inversões de tendência nos estudos sobre o ciclo de vida dos professores.<hr/>Abstract This article aims to contribute to the enrichment of the body of knowledge concerning the study of teachers at the end of their professional career at a time when this final stage has changed substantially. A literature review was conducted in order to map and relate terminologies, chronologies, geographies and methodologies. In Scopus and Web of Science (WOS) databases, publications between 2000 and 2019 that had as subject population teachers in an advanced phase of their teaching career, that is, over 50 years old and / or over 20 years of experience were considered. Articles that emphasized professional development, professional knowledge, job satisfaction and health, emphases that sometimes correspond to different terminologies, geographies and chronologies, were identified. It's verifiable that, career end being increasingly variable, it becomes necessary that research goes beyond the stated criteria (age and years of experience) in order to discriminate between situations that vary between 50 and 70 years old or between 20 and 45 years of service. This extension will require changes in terminology and a reversion of tendencies within teacher life cycle studies.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo contribuir para el enriquecimiento del corpus de conocimientos sobre el estudio de los profesores en final de carrera, en un momento en que esa fase final ha cambiado substancialmente. Fue realizada una revisión de la literatura con el objetivo de mapear y relacionar terminologías, cronologías, geografías y metodologías. Dentro de las bases de datos Scopus y Web of Science (WoS) se tomó en consideración las publicaciones de 2000 a 2019 que tenían como población de estudio los profesores en una fase avanzada de su carrera docente, es decir, con más de 50 años de edad y/o con más de 20 años de experiencia. Se identificaron artículos con énfasis en el desarrollo profesional, en los conocimientos profesionales, en la satisfacción profesional y en la salud, énfasis a que corresponden, por veces, distintas terminologías, geografías y cronologías. Se verifica que, siendo el final de carrera cada vez más variable, se torna necesario que la investigación vaya más allá de los criterios enunciados (edad y años de experiencia), de manera a diferenciar situaciones que oscilan entre los 50 y 70 años de edad o los 20 y los 45 años de servicio. Este ensanchamiento demandará alteraciones de terminologías e inversiones de tendencias en los estudios sobre el ciclo de vida de los profesores. <![CDATA[Classes multisseriadas em escolas da roça: <em>Locus</em> das práticas contextualizadas pela diferença]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O estudo busca compreender como as práticas docentes são desveladas e se constituem como modos de narrar, fazer e formar-se nas acontecências da profissão docente, evidenciando como professores e professoras lidam com a diferença em classes multisseriadas nas escolas da roça. A pesquisa desenvolveu-se a partir de narrativas de formação de três professores e duas professoras que moram em comunidades rurais do município de Várzea do Poço/BA, interior da Bahia-Brasil. São, portanto, docentes que atuam na Educação Básica, desenvolvendo a docência em classes multisseriadas de escolas da roça. Como dispositivos de recolha de informações, foram desenvolvidas Oficinas Formativas, inspiradas na proposta dos Ateliês Biográficos de Delory-Momberg (2006). As oficinas constituíram-se enquanto espaços de produção das narrativas. Este estudo está fundamentado na abordagem (auto)biográfica com base na pesquisa qualitativa, tomando as narrativas como um dispositivo de investigação e formação na/da docência em escolas da roça. Conclui-se que a experiência é um dos elementos principais da produção da docência em classes multisseriadas das escolas da roça, em que modos de narrar, fazer e formar-se, são condições para a produção da docência nestes espaços. Concluiu-se, ainda que as propostas de contextualização das aulas colaboram para dar centralidade às diferenças nas escolas da roça.<hr/>Abstract This study seeks to understand how teaching practices are unveiled and are constituted as ways of narrating, making and forming in the events of the teaching profession, showing how teachers deal with the difference in multigrade classes in rural schools. The research was developed from narratives of the training of five teachers who live in rural communities in the municipality of Várzea do Poço / BA, in the interior of Bahia-Brazil. They are, therefore, teachers who work in Basic Education, developing teaching in multigrade classes in rural schools. As information collection devices, Formative Workshops were developed, inspired by the proposal of the Biographical Workshops of Delory-Momberg (2006). The workshops were constituted as spaces for the production of narratives. This study is based on the (auto) biographical approach based on qualitative research, taking the narratives as a device for research and training of/in teaching in rural schools. It is concluded that the experience is one of the main elements of the production of teaching in multigrade classes of the rural schools, in which ways of narrating, making and forming, are conditions for the production of teaching in these spaces. We conclude, even though the proposals for contextualizing the classes collaborate to give centrality to the differences in the rural schools.<hr/>Resumen El estudio busca comprender cómo las prácticas docentes se presentan y se constituyen como formas de narrar, hacer y formar en los acontecimientos de la profesión docente, mostrando cómo profesores conciben la diferencia en las clases multiseriales en las escuelas del campo. La investigación se desarrolló a partir de narrativas de la formación de tres maestros y dos maestras que viven en comunidades rurales del municipio de Várzea do Poço/BA, en el interior de Bahía-Brasil. Son, por tanto, docentes que laboran en Educación Básica, desarrollando la docencia en clases multiseriales en las escuelas del campo. Como dispositivos de recolección de información se desarrollaron los Talleres Formativos, inspirados en la propuesta de los Talleres Biográficos de Delory-Momberg (2006). Los talleres se constituyeron como espacios para la producción de narrativas. Este estudio se basa en el enfoque autobiográfico anclado en la investigación cualitativa, utilizando las narrativas como dispositivo de investigación y formación en la/de la docencia en las escuelas del país. Se concluye que la experiencia es uno de los principales elementos de la producción de la docencia en las clases multiseriales de escuelas del campo, en la cual las formas de narrar, hacer y formar son condiciones para la producción de la docencia en estos espacios. Se concluye, aunque, que las propuestas de contextualización de las clases colaboran para dar centralidad a las diferencias en las escuelas del campo. <![CDATA[<em>Exergames</em> como alternativa pedagógica motivadora nas aulas de Educação Física: Uma revisão integrativa]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200125&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esta revisão integrativa da literatura objetivou analisar os exergames como possibilidade de recurso pedagógico motivador para o aumento da prática de exercícios físicos e gasto energético nas aulas de Educação Física. Foram uti lizados os descritores “Educação Física”, “exergames”, “videogames”, “jogos eletrónicos” e “inclusão”, nas bases de dados eletrónicas MedLine (via PubMed), ERIC, Scopus, SciELO, Redalyc, Campbell Collaboration e Google Scholar. Foram selecionados 16 artigos originais indexados pelo Qualis Perió dicos (nove em português e sete em inglês), categorizados em exergames e a influência motivadora; exergames e gasto energético; exergames e alunos com deficiência. Os resultados indicaram que o uso dos exergames como interven ção pode ser uma alternativa pedagógica motivadora e ferramenta de aumento do gasto energético na prática de exercícios físicos nas aulas de Educação Física, pois abarcam o movimento corporal conjugado à ludicidade e incitação, sendo bem aceite pelos alunos sem ou com deficiência. Compreende-se que o caráter do divertimento que os exergames apresentam pode ser um dispositivo facilitador. O mundo fantasioso criado pela ludicidade dos jogos digitais, que requerem realização de atividades físicas, possibilita aumentar o gasto energético e colabora na aprendizagem e desenvolvimento motor.<hr/>Abstract This integrative literature review aimed to analyse exergames as a possibility of motivating pedagogical resource for increasing the practice of physical exercises and energy expenditure in Physical Education classes. The descriptors “Physical Education”, “exergames”, “videogames”, “electronic games”, and “inclusion” were used in the electronic databases MedLine (via PubMed), ERIC, Scopus, SciELO, Redalyc, Campbell Collaboration, and Google Scholar. Sixteen original articles were selected, indexed by Qualis Periódicos (nine in Portuguese and seven in English), categorized in exergames and the motivating influence; exergames and energy expenditure; exergames and students with disabilities. The results indicated that the use of exergames as an intervention can be a motivating pedagogical alternative and a tool for increasing energy expenditure in the practice of physical exercises in Physical Education classes, as they encompass body movement combined with playfulness and incitement, being well accepted by students with or without disabilities. It is understood that the character of the fun that the exergames present can be a facilitating device. The fanciful world created by the playfulness of digital games, which require physical activity, makes it possible to increase energy expenditure and collaborate in learning and motor development.<hr/>Resumen Esta revisión integradora de la literatura tuvo como objetivo analizar los juegos de ejercicios como una posibilidad de recurso pedagógico motivador para incrementar la práctica de ejercicios físicos y el gasto energético en las clases de Educación Física. Los descriptores “Educación Física”, “ejercicio”, “videojuegos”, “juegos electrónicos”, “inclusión” se utilizaron en las bases de datos electrónicas MedLine (via PubMed), ERIC, Scopus, SciELO, Redalyc, Campbell Collaboration y Google Scholar. Se incluyeron 16 artículos originales, indexados por Qualis Periódicos (nueve en portugués y siete en inglés), categorizados en juegos de ejercicios y la influencia motivadora; juegos de ejercicios y gasto energético; juegos de ejercicios y estudiantes con discapacidades. Los resultados indicaron que el uso de juegos de ejercicios como intervención puede ser una alternativa pedagógica motivadora y una herramienta para incrementar el gasto energético en la práctica de ejercicios físicos en las clases de Educación Física, ya que engloban el movimiento corporal combinado con la alegría y la incitación, siendo bien aceptado por estudiantes sin o con discapacidades. Se entiende que el carácter divertido que presentan los juegos de ejercicios puede ser un dispositivo facilitador. El mundo fantasioso creado por la alegría de los juegos digitales, que requieren actividad física, permite aumentar el gasto energético y colaborar en el aprendizaje y el desarrollo motor. <![CDATA[Evocando elementos extramusicais do Minho na aula de piano: Repertório contemporâneo português em contexto]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200144&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O projeto que se apresenta propôs-se a explorar os efeitos do recurso a elementos extramusicais do Minho na abordagem pedagógica de repertório contemporâneo português, numa escola de música de ensino artístico especializado localizada nessa região. A fim de evitar a descontextualização da escola de música, alheia ao seu local e ao seu tempo, o projeto procurou aliar o europeu, o nacional e, sobretudo, o local, por entre sonoridades vanguardistas contextualizadas pelos significados extramusicais que lhes serviram de inspiração. Combinando metodologias de investigação-ação e estudo de caso, o projeto envolveu a observação detalhada do processo de aprendizagem de peças evocativas de elementos extramusicais minhotos do compositor contemporâneo português Amílcar Vasques-Dias, por dois alunos de piano do ensino secundário. A metodologia incluiu (1) a análise musical das peças focada nos elementos extramusicais, para a fase do planeamento; e (2) aulas centradas no cruzamento entre o musical e o extramusical e ainda um concerto final, para a fase da intervenção. Os resultados indicaram que os elementos extramusicais promoveram a ‘compreensão’ (ou apreciação) da linguagem musical contemporânea por parte dos alunos intervencionados, desempenhando assim uma função de mediação técnica, interpretada segundo Albèra (2007). Ademais, contribuíram para a melhoria de aspetos técnicos, interpretativos e expressivos. Por outro lado, o recurso a estes elementos ajudou a promover a valorização da cultura regional, tendo ocorrido inclusivamente um caso de contextualização curricular, em que os elementos minhotos se aproximaram das vivências pessoais da aluna.<hr/>Abstract The present case study aimed to explore the possible advantages of using extra-musical elements from the region of Minho in the pedagogical approach of contemporary Portuguese repertoire, in an official music school located in that region. To avoid the decontextualization of the music school, the project aimed to unite the European element to the national element and, above all, to the local element, through modern sounds contextualized by the extra-musical meanings which inspired the composition. Following an action research framework, two participant students of the secondary level were asked to study musical pieces, which evocated elements from Minho, of the contemporary Portuguese composer Amílcar Vasques-Dias. Combined with case study methodologies, the project involved a detailed observation of the learning process of those musical pieces. The methodology included: (1) a musical analysis focused on extra-musical elements and (2) an action implementation, with classes focused on the establishment of bridges between the musical and the extra-musical elements and a final concert. The results indicated that the extra-musical elements promoted the 'understanding' (or appreciation) of contemporary musical language, thus playing a role of technical mediation, interpreted according to Albèra (2007). Besides, they contributed to the improvement of several performative aspects, at the technical and musical levels. On the other hand, the use of these elements helped to promote the local culture. In one case, those elements were familiar to the student's personal experiences, constituting thus an example of curricular contextualization.<hr/>Résumé L'étude de cas présentée a eu pour but d'explorer les avantages possibles de l'utilisation d'éléments extramusicaux de la región du Minho dans l'approche pédagogique du répertoire portugais contemporain, dans une école officielle de musique située dans cette région. Afin d'éviter la décontextualisation de l'école de musique, étrangère à son lieu et à son époque, le projet a cherché à unir l'européen, le national et surtout le local, entre sonorités modernes contextualisés par les significations extramusicales qui ont servi d'inspiration à la composition. Dans un cadre de recherche-action, il a été demandé à deux élèves du secondaire d’étudier des pièces pour piano évocatrices d'éléments du Minho du compositeur portugais contemporain Amílcar Vasques-Dias. Combiné avec des méthodologies d'étude de cas, le projet a impliqué une observation détaillée du processus d'apprentissage de ces pièces musicales. La méthodologie a compris (1) une analyse musicale axée sur des éléments extramusicaux, pour la planification et (2) des cours basés sur l'intersection entre le musical et l’extramusical et un concert final, pour l'intervention. Les résultats ont indiqué que les éléments extramusicaux ont favorisé la «compréhension» (ou l'appréciation) du langage musical contemporain chez les étudiants interventionnels, jouant ainsi un rôle de médiation technique, interprété selon Albèra (2007). De plus, ils ont contribué à l'amélioration des aspects techniques, interprétatifs et expressifs. D'autre part, l'utilisation de ces éléments a contribué à promouvoir l'appréciation de la culture régionale. Enfin, les éléments du Minho se sont rapprochés des expériences personnelles de l‘une des étudiants, constituant ainsi un cas de contextualisation curriculaire. <![CDATA[A convivência entre a aprendizagem online e presencial no processo de formação dos alunos: Um estudo de investigação-ação sobre a operacionalização da “Sala de aula invertida” no ensino secundário português]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200161&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) desafia as dinâmicas de trabalho das escolas, através de normativos que preconizam práticas inovadoras promotoras de aprendizagens diferenciadas e competências transversais. A aprendizagem híbrida é apontada como a chave para a renovação das práticas escolares, pois possibilita aprendizagens mais dinâmicas e personalizadas. Este texto avalia uma proposta educativa de aprendizagem híbrida, a “sala de aula invertida”, concebida de modo a operacionalizar os princípios do PAFC. Nesse sentido, um ciclo de investigação-ação, desenvolvido numa turma do ensino secundário, permitiu recolher dados quantitativos e qualitativos para avaliar essa operacionalização e compreender o impacto da proposta nos resultados escolares e nas perceções dos alunos. A análise dos resultados destaca na proposta a inovação, o envolvimento dos alunos e a complementaridade entre a aula online e presencial, o que proporcionou uma experiência integrada de aprendizagem suportada pelo apoio do professor. As interações em sala de aula permitiram que os alunos ampliassem os conteúdos estudados autonomamente e desenvolvessem dimensões cognitivas de ordem superior. No entanto, o processo de construção do conhecimento não pôs em evidência as competências sociais valorizadas nas dinâmicas de grupo e na aprendizagem colaborativa preconizada no PAFC.<hr/>Abstract The “Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular” (PAFC) challenges the work dynamics of schools, through regulations that advocate innovative practices promoting differentiated learning and transversal skills. Blended learning is identified as the key to the renewal of school practices, as it enables more dynamic and personalized learning. This text evaluates a blended learning educational proposal the “flipped classroom”, designed to operationalize the PAFC principles. An action-research cycle, developed in a secondary school class, allowed to collect quantitative and qualitative data to evaluate this operationalization and to understand the impact of the proposal on school results and students' perceptions. The results analysis highlights in the proposal the innovation, the student’s engagement, and the complementarity between the online and face-to-face classes, which provided an integrated learning experience supported by the teacher. Classroom interactions allowed students to extend the contents studied autonomously and to develop cognitive dimensions of a higher order. However, the knowledge construction process did not highlight the social skills valued in group dynamics and collaborative learning advocated in the PAFC.<hr/>Resumen El “Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular” (PAFC) desafía la dinámica de trabajo de las escuelas, a través de reglamentos que abogan por prácticas innovadoras que promueven el aprendizaje diferenciado y las competencias transversales. Se señala que el aprendizaje híbrido es la clave para renovar las prácticas escolares, ya que permite un aprendizaje más dinámico y personalizado. Este texto evalúa una propuesta educativa de aprendizaje híbrido, el "aula invertida", diseñada para poner en práctica los principios del PAFC. En este sentido, un ciclo de investigación-acción, desarrollado en una clase de la escuela secundaria, permitió reunir datos cuantitativos y cualitativos para evaluar esta operacionalización y comprender el impacto de la propuesta en los resultados y las percepciones de los estudiantes. El análisis de los resultados pone de relieve en la propuesta la innovación, la participación de los estudiantes y la complementariedad entre las clases en línea y las clases presenciales, que proporcionaron una experiencia de aprendizaje integrada con el apoyo del profesor. Las interacciones en el aula permitieron a los estudiantes ampliar los contenidos estudiados de forma autónoma y desarrollar dimensiones cognitivas de orden superior. Sin embargo, el proceso de construcción de conocimientos no ha puesto de relieve las aptitudes sociales valoradas en la dinámica de grupo y el aprendizaje en colaboración que se propugnan en el PAFC. <![CDATA[Estratégias pedagógicas na educação a distância: Um olhar a partir de diferentes contextos]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200183&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo tem como objetivo apresentar o mapeamento, construção e aplicação de estratégias pedagógicas (EP) voltadas para a Educação a Distância (EaD) em diferentes contextos. Para isso, foram utilizados cursos de extensão em áreas distintas, que versaram sobre aspetos socioafetivos da EaD, m-learning e inclusão digital de idosos. A realização da investigação mostrou-se necessária, tendo em vista que o entendimento sobre o conceito de estratégias pedagógicas costuma ser amplo e, muitas vezes, impreciso. Este artigo apresenta uma definição de estratégias pedagógicas, bem como situações de implementação na EaD. As EP podem ser consideradas como um conjunto de ações colocadas em prática pelo professor para alcançar uma finalidade voltada à educação. A metodologia empregada para a realização desta pesquisa foi a qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos. A coleta de dados teve como base o desenvolvimento, aplicação e avaliação de estratégias pedagógicas em cursos de extensão. A partir da análise dos dados, foi possível mapear diferentes estratégias e verificar a pertinência da sua adequação, de acordo com o contexto e perfil de cada público. As EP necessitam ser constantemente avaliadas, principalmente em função das transformações que podem ocorrer com a inclusão de novas tecnologias digitais no contexto virtual, além do perfil heterogéneo dos alunos envolvidos no processo educativo.<hr/>Abstract The goal of the present article is to present the mapping, creation and application of pedagogical strategies (PS) focused on Distance Education (DE) in different contexts. For that, extension courses were used in different areas, which dealt with socio-affective aspects of distance education, m-learning and digital inclusion of the elderly. The need of this investigation arises from the fact that the concept of pedagogical strategies is usually broad and often inaccurate. Although some studies do use the term, few authors discuss its meaning and application. Based on these, this article presents a definition of pedagogical strategies, as well as implementation situations in distance education. In this approach, PS can be considered as a set of actions put into practice by the teacher to achieve an education-aimed goal. The methodology used to carry out this research was a multiple case study of the qualitative type. Data collection was based on the development, application and evaluation of pedagogical strategies used in extension courses. From the analysis of the data, it was possible to map different strategies and verify the pertinence in their adequacy, according to the context and profile of each audience. Based on the studies we carried out, we can conclude that the pedagogical strategies need to be constantly evaluated, mainly due to the transformations that can occur with the inclusion of new digital technologies in the virtual context, in addition to the heterogeneous profile of the students.<hr/>Resumen El artículo tiene como objetivo presentar el mapeo, la construcción y la aplicación de estrategias pedagógicas (EP) centradas en la educación a distancia (ED) en diferentes contextos. Para ello, se utilizaron cursos de extensión en diferentes áreas, que trataron aspectos socio-afectivos de la educación a distancia, el aprendizaje virtual y la inclusión digital de las personas mayores. Se demostró que la investigación era necesaria en vista del hecho de que la comprensión del concepto de estrategias pedagógicas suele ser amplia y, a menudo, imprecisa. Este artículo presenta una definición de estrategias pedagógicas, así como situaciones de implementación en educación a distancia. La educación física se puede considerar como un conjunto de acciones puestas en práctica por el profesor para lograr un objetivo dirigido a la educación. La metodología utilizada para llevar a cabo esta investigación fue el tipo cualitativo de estudio de caso múltiple. La recolección de datos se basó en el desarrollo, aplicación y evaluación de estrategias pedagógicas en cursos de extensión. A partir del análisis de los datos, fue posible mapear diferentes estrategias y verificar la pertinencia de su adecuación, de acuerdo con el contexto y el perfil de cada audiencia. La educación física debe ser evaluada constantemente, principalmente debido a las transformaciones que pueden ocurrir con la inclusión de nuevas tecnologías digitales en el contexto virtual, además del perfil heterogéneo de los estudiantes involucrados en el proceso educativo. <![CDATA[O docente e sua influência na adaptação do estudante à Universidade: Um estudo qualitativo]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200200&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O docente universitário participa direta e indiretamente da adaptação do estudante ao ensino superior. O presente estudo investigou como o professor compreende a sua influência sobre o processo de adaptação estudantil à universidade. Foram entrevistados 16 docentes de universidades públicas e privadas brasileiras. Realizou-se uma análise qualitativa sobre as transcrições das entrevistas mediante codificação descritiva e criação de categorias. As categorias foram organizadas em três grupos: relação professor-estudante, posturas e disposições do docente, e estilo e didática docente. Na discussão, são abordadas as questões da amizade entre estudantes e docentes, a empatia docente, e a prática reflexiva na docência. Essas questões são abordadas no contexto da influência do professor sobre a adaptação dos estudantes à universidade.<hr/>Abstract University professors directly and indirectly influence students’ adjustment to higher education. This study investigated how professors understand their influence over the process of students’ university adjustment. We interviewed 16 professors from Brazilian public and private universities. A qualitative analysis over the interviews’ transcriptions was conducted with descriptive coding and generation of categories. We organized the categories in three groups: professor-student relationship, professors’ attitudes and dispositions, and professors’ teaching style and didactics. The discussion section provides an interpretation concerning friendship between professor and student, professor empathy, and reflexive practice on teaching. We discuss these topics in the context of professors’ influence over student adjustment to university.<hr/>Resumen El docente universitario participa directa e indirectamente de la adaptación del estudiante a la enseñanza superior. El presente estudio investigó cómo el profesor comprende su influencia sobre el proceso de adaptación estudiantil a la universidad. Se entrevistaron a 16 docentes de universidades públicas y privadas brasileñas. Se realizó un análisis cualitativo sobre las transcripciones de las entrevistas mediante codificación descriptiva y creación de categorías. Las categorías fueron organizadas en tres grupos: relación profesor-alumno, posturas y disposiciones del docente, y estilo y didáctica docente. En la discusión, se abordan las cuestiones de la amistad entre alumnos y docentes, la empatía docente, y la práctica reflexiva en la docencia. Estas cuestiones se abordan en el contexto de la influencia del profesor sobre la adaptación de los estudiantes a la universidad. <![CDATA[Hospitalidade altruísta no ensino superior: Perspetiva de estudantes sobre a hospitabilidade do professor]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200216&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O exercício da hospitalidade apresenta-se como um grande desafio, especialmente, no contexto académico no que tange a relação professor-estudante, sendo um tema essencial para a promoção das melhores práticas pedagógicas e o acolhimento dos estudantes. Este estudo descritivo investigou a hospitalidade altruísta do professor a partir da perceção de estudantes de instituições de ensino superior no Brasil. A literatura sobre hospitalidade no contexto académico, pedagogia da hospitalidade e hospitalidade altruísta formaram os pilares teóricos de sustentação da pesquisa. Com a utilização da Modelagem de Equações Estruturais (SEM), testaram-se as relações entre os construtos formadores da hospitalidade altruísta do professor: Estudante Primeiro, Estudante Especial e Estudante Feliz. A amostra foi constituída por 199 estudantes de instituições brasileiras, com destaque para estudantes do curso de turismo. Encontraram-se evidências que suportam as hipóteses e o modelo teórico adotado, indicando que: o professor apresenta características altruístas e de abertura ao outro, valorizando o estudante como indivíduo (o outro) e respeitando sua alteridade para que este se sinta feliz; o professor prioriza o estudante nas práticas pedagógicas, percebendo necessidades específicas e heterogéneas das turmas e promovendo o bem-estar do estudante; o professor parte da sua característica altruísta para proporcionar o envolvimento do estudante nas práticas pedagógicas. Considera-se que a hospitabilidade de professores pode impactar o sucesso estudantil, assim como o ambiente académico acolhedor pode promover o bem-estar, favorecer a aprendizagem e formar professores e estudantes mais humanizados.<hr/>Abstract The exercise of hospitality presents itself as a great challenge, especially in the academic context regarding the relationship teacher-student, concerning an essential theme for the promotion of the best pedagogical practices and for hosting students. This descriptive study investigated the faculty altruistic hospitality from the perception of students of higher education institutions in Brazil. The literature on hospitality in the academic context, pedagogy of hospitality, and altruistic hospitality were the theoretical pillars supporting this research. Using Structural Equation Modeling (SEM), it was tested the relationship between the constructs of faculty altruistic hospitality: Student First, Special Student and Happy Student. The sample consisted of 199 students from Brazilian institutions, with emphasis on undergraduate students of tourism. Evidence was found to support the hypotheses and the theoretical model adopted, indicating that: the teacher has altruistic characteristics and openness to the other, valuing students as individuals (the other) and respecting their alterity so that they feel happy; the teacher prioritizes students in pedagogical practices, realizing specific and heterogeneous needs of classes and promoting the well-being of students; the teacher from his altruistic characteristics promotes the involvement of students in pedagogical practices. It is considered that faculty hospitableness can have an impact on student success as well as on how a welcoming academic environment can promote well-being, favour learning, and train more humanized faculty members as well as students.<hr/>Resumen El ejercicio de la hospitalidad se presenta como un gran desafío, especialmente en el contexto académico con respecto a la relación profesor-estudiante, siendo un tema esencial para la promoción de las mejores prácticas pedagógicas y para la recepción de los estudiantes. Este estudio descriptivo investigó la hospitalidad altruista del profesor desde la percepción de los estudiantes de las instituciones de educación superior en Brasil. La literatura sobre hospitalidad en el contexto académico, pedagogía de la hospitalidad y hospitalidad altruista fueron pilares teóricos de apoyo a la investigación. Con el uso del Modelo de Ecuaciones Estructurales (SEM), han sido probadas las relaciones entre los constructos de la hospitalidad altruista del profesor: Estudiante Primero, Estudiante Especial y Estudiante Feliz. La muestra consistió en 199 estudiantes de instituciones brasileñas, con énfasis en estudiantes del curso de turismo. Se encontró evidencia para sustentar las hipótesis y el modelo teórico adoptado, indicando que: el profesor tiene características altruistas y apertura al otro, valorando al alumno como individuo (el otro) y respetando su alteridad para que se sienta feliz; el profesor prioriza al alumno en las prácticas pedagógicas, reconociendo necesidades específicas y heterogéneas de las clases y promoviendo el bienestar del alumno; el profesor parte de su característica altruista para proporcionar la participación del alumno en las prácticas pedagógicas. Se consideró que las habilidades de hospitalidad de los profesores pueden afectar el éxito de los estudiantes, así como el ambiente académico acogedor puede promover el bienestar, favorecer el aprendizaje y capacitar profesores y estudiantes más humanizados. <![CDATA[Desempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying: Um estudo transcultural]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200237&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste estudo é comparar o desempenho escolar entre os diferentes papéis de participação nobullying em dois países (Brasil e Portugal). Consiste num estudo transcultural de corte transversal de cunho exploratório e amostragem intencional. 376 crianças e adolescentes (do 5.º e 6.º ano de escolas públicas e privadas) participaram deste estudo, sendo 197 de Portugal e 179 do Brasil. Os papéis de participação nobullying foram obtidos mediante a aplicação de uma escala sociométrica e o desempenho escolar foi avaliado pelas médias finais obtidas ao final do ano letivo de quatro disciplinas (ciências, inglês, matemática e português). Os dados foram analisados através da estatística descritiva e inferencial (teste Kruskal-Wallis e U de Mann-Whitney). Destaca-se que em Portugal as vítimas apresentaram melhor desempenho escolar. Já no Brasil não foram encontradas diferenças significativas. Os dados apontam que o desempenho escolar parece ser uma variável mais importante no estabelecimento dos papéis de participação nobullyingem Portugal do que no Brasil, indicando que a relação entre essas variáveis não pode ser considerada característica padrão entre os envolvidos neste fenómeno em diferentes países.<hr/>Abstract The relationship between bullying and school performance is a complex phenomenon and intimidation can contribute to poor school performance. The aim of this study was to compare school performance between the roles of involvement in bullying, segregated by country - Portugal and Brazil. They participated in 785 children and adolescents. The participation in bullying roles, there was the couple indicated by Partner Scale Metric. Already the school performance was evaluated by the final averages at the end of the school year four disciplines. It is noteworthy that in Portugal the victims showed better school performance. In Brazil no significant differences were found. The data show that school performance seems to be a more important variable in establishing the bullying participation roles in Portugal than in Brazil, indicating that the relationship between these variables cannot be considered a standard feature among those involved in this phenomenon in different countries.<hr/>Resumen Sufrir, practicar o presenciar situaciones de acoso escolar puede contribuir al bajo desempeño de los estudiantes. El objetivo de este estudio es comparar el rendimiento escolar entre los diferentes roles de participación en la intimidación en dos países (Brasil y Portugal). Las dos muestras fueron compuestas por 785 niños y adolescentes. Los roles de participación en la intimidación se obtuvieron mediante la aplicación de una escala sociométrico y el rendimiento escolar se evaluó mediante los promedios finales obtenidos al final del año escolar cuatro disciplinas (ciencias, inglés, matemáticas y portugués). Es de destacar que en Portugal las víctimas mostraron un mejor rendimiento escolar. En Brasil no se encontraron diferencias significativas. Los datos muestran que el rendimiento escolar parece ser una variable más importante para establecer los roles de participación en acoso escolar en Portugal que en Brasil, lo que indica que la relación entre estas variables no puede ser considerado como una característica estándar entre los involucrados en este fenómeno en diferentes países. <![CDATA[CHUMAK-HORBATSCH, R. (2019). <em>Using Linguistically Appropriate Practice: A Guide for Teaching in Multilingual Classrooms</em>. Multilingual Matters.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200252&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste estudo é comparar o desempenho escolar entre os diferentes papéis de participação nobullying em dois países (Brasil e Portugal). Consiste num estudo transcultural de corte transversal de cunho exploratório e amostragem intencional. 376 crianças e adolescentes (do 5.º e 6.º ano de escolas públicas e privadas) participaram deste estudo, sendo 197 de Portugal e 179 do Brasil. Os papéis de participação nobullying foram obtidos mediante a aplicação de uma escala sociométrica e o desempenho escolar foi avaliado pelas médias finais obtidas ao final do ano letivo de quatro disciplinas (ciências, inglês, matemática e português). Os dados foram analisados através da estatística descritiva e inferencial (teste Kruskal-Wallis e U de Mann-Whitney). Destaca-se que em Portugal as vítimas apresentaram melhor desempenho escolar. Já no Brasil não foram encontradas diferenças significativas. Os dados apontam que o desempenho escolar parece ser uma variável mais importante no estabelecimento dos papéis de participação nobullyingem Portugal do que no Brasil, indicando que a relação entre essas variáveis não pode ser considerada característica padrão entre os envolvidos neste fenómeno em diferentes países.<hr/>Abstract The relationship between bullying and school performance is a complex phenomenon and intimidation can contribute to poor school performance. The aim of this study was to compare school performance between the roles of involvement in bullying, segregated by country - Portugal and Brazil. They participated in 785 children and adolescents. The participation in bullying roles, there was the couple indicated by Partner Scale Metric. Already the school performance was evaluated by the final averages at the end of the school year four disciplines. It is noteworthy that in Portugal the victims showed better school performance. In Brazil no significant differences were found. The data show that school performance seems to be a more important variable in establishing the bullying participation roles in Portugal than in Brazil, indicating that the relationship between these variables cannot be considered a standard feature among those involved in this phenomenon in different countries.<hr/>Resumen Sufrir, practicar o presenciar situaciones de acoso escolar puede contribuir al bajo desempeño de los estudiantes. El objetivo de este estudio es comparar el rendimiento escolar entre los diferentes roles de participación en la intimidación en dos países (Brasil y Portugal). Las dos muestras fueron compuestas por 785 niños y adolescentes. Los roles de participación en la intimidación se obtuvieron mediante la aplicación de una escala sociométrico y el rendimiento escolar se evaluó mediante los promedios finales obtenidos al final del año escolar cuatro disciplinas (ciencias, inglés, matemáticas y portugués). Es de destacar que en Portugal las víctimas mostraron un mejor rendimiento escolar. En Brasil no se encontraron diferencias significativas. Los datos muestran que el rendimiento escolar parece ser una variable más importante para establecer los roles de participación en acoso escolar en Portugal que en Brasil, lo que indica que la relación entre estas variables no puede ser considerado como una característica estándar entre los involucrados en este fenómeno en diferentes países.