Scielo RSS <![CDATA[Revista Portuguesa de Educação]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0871-918720220002&lang=pt vol. 35 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[O que os computadores continuam não conseguindo fazer, 50 anos depois: A aprendizagem sob a perspectiva da fenomenologia do cotidiano de Hubert Dreyfus]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo traz uma análise teórico-filosófica de aspectos fundamentais da fenomenologia do cotidiano de Hubert Dreyfus, com o objetivo de contribuir com um olhar filosófico para a aprendizagem para além do processamento de informações. Dreyfus, que em 1972 publicou seu conhecido livro O que os Computadores Não Podem Fazer, fez uma análise da inteligência artificial que torna possível a compreensão da cognição humana para além do cérebro, das representações mentais e da computação, a partir da centralidade da experiência no corpo em acoplamento com o mundo. Com base nas ideias de Dreyfus, argumenta-se que a aquisição de conhecimento não se dá apenas de maneira representacional, computacional, mas depende da experiência desse corpo engajado com o mundo e, ainda, das suas emoções. Demonstra-se que essas ideias têm proximidade com o enativismo, uma nova abordagem à cognição que apresenta uma alternativa ao cartesianismo e faz parte de um arcabouço teórico conhecido como os 4Es da Cognição: Embodied, Embedded, Extended e Enactive, ou Corporificada, Situada, Estendida e Enativa.<hr/>Abstract The article brings a theoretical-philosophical analysis of fundamental aspects of the phenomenology of everyday life by Hubert Dreyfus, in order to contribute with a philosophical look at learning beyond the processing of information. The philosopher, who in 1972 published his well-known book What Computers Can't Do, developed a critique to artificial intelligence which makes it possible to understand human cognition beyond the brain, mental and computational representations, based on the centrality of the bodily experience and the body’s coupling with the world. Based on Dreyfus’ ideas, it is argued that the acquisition of knowledge does not happen only in a representational, computational way, but relies on the experience of this body engaged with the world and on the emotions of the learner. It is demonstrated that these ideas are close to enativism, a new approach to cognition that presents an alternative to Cartesianism and is part of a theoretical framework known as the 4Es of Cognition: Embodied, Embedded, Extended and Enactive.<hr/>Resumen El artículo trae un análisis teórico-filosófica de aspectos fundamentales de la fenomenología de la vida cotidiana de Hubert Dreyfus, con el fin de aportar una mirada filosófica al aprendizaje más allá del procesamiento de la información. Dreyfus, quien en 1972 publicó su conocido libro What Computers Can’t Do, desarrolló un análisis de la inteligencia artificial que hace posible comprender la cognición humana más allá del cerebro, de representaciones mentales y computacionales, desde la centralidad de la experiencia en el cuerpo en su acoplamiento con el mundo. Desde las ideas de Dreyfus, se argumenta que la adquisición de conocimiento no ocurre solo de manera representacional, computacional, sino que depende de la experiencia de este cuerpo en conjunto con el mundo y, también, de sus emociones. Se demuestra que estas ideas se acercan al enactivismo, un nuevo enfoque de la cognición que presenta una alternativa al cartesianismo y es parte de un marco teórico conocido como las 4E de la cognición: Embodied, Embedded, Extended y Enactive o Corporificado, Situado, Extendido y Enactivo. <![CDATA[Humanidades Digitais e ensino da História: O projeto 25 AprilPTLab]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo tem como propósito apresentar o projeto 25AprilPTLab, que visa criar uma plataforma online com conteúdos dedicados à história contemporânea portuguesa, mais particularmente a compreendida de 1958 a 1982. O artigo plasma os processos iniciais desenvolvidos no âmbito do projeto, nomeadamente os inquéritos realizados a professores com o intuito de apurar as suas dificuldades no lecionar das temáticas ligadas ao período supracitado, de que tipo de suportes necessitam e em que medida a plataforma se compromete a responder a estas problemáticas. Em simultâneo, o artigo almeja valorizar novos métodos de ensino, pesquisa e assimilação do saber histórico, articulando-os com os desafios propostos pela atualidade.<hr/>Abstract This article aims to present the 25AprilPTLab project, which demands to create an online platform with content dedicated to Portuguese contemporary history, particularly to the period between 1958 and 1982. The article displays the early processes developed within the scope of the project, namely the surveys carried out with teachers in order to determine their difficulties in teaching the themes related to the aforementioned period, what kind of supports they need and to what extent the platform will respond to these problems. Simultaneously, the article aims to value new methods of teaching, research and assimilation of historical knowledge, articulating these practices with the challenges proposed by the present time.<hr/>Résumé Cet article vise à présenter le projet 25AprilPTLab, qui a pour objectif la création d’une plateforme digitale de contenus d’archives dédiés à l’histoire contemporaine du Portugal, plus précisément de 1958 à 1982. L’article présente les premiers développements réalisés dans le cadre du projet, notamment le questionnaire conduit auprès de professeurs afin de connaître les principales difficultés dans l’enseignement des thématiques à la période susmentionnée, les types de supports nécessaires, ainsi que les apports de la plateforme pour répondre à ces problématiques. Parallèlement, l’article cherche par ailleurs à valoriser de nouvelles méthodes d’enseignement, de recherche et d’assimilation du savoir historique en les articulant aux défis actuels. <![CDATA[Dos cadernos amarelos aos arquivos infinitos: Metamorfoses do trabalho docente na cultura digital]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo política O mundo do trabalho tem sido significativamente reorganizado na cultura do capitalismo global e flexível e vem requerendo um novo perfil de trabalhador. Assim, também o trabalho docente tem sido modificado em razão das metamorfoses simultâneas ocorridas a partir dos constantes movimentos no âmbito da economia, educação, política, e até mesmo em função da cultura digital, que afetam a vida e a profissão dos professores. Dado esse novo panorama social e cultural, aqui objetiva-se discutir aspectos que envolvem a transição “dos cadernos amarelos aos arquivos infinitos”, propiciada, sobretudo, pela cultura digital e seu potencial de mudança no trabalho docente. O foco é compreender as principais mudanças ocorridas no trabalho de um grupo de docentes do ensino superior de um Centro Universitário do interior de Goiás, Brasil. Participaram da pesquisa de campo, como entrevistados, 15 docentes. Os resultados obtidos foram submetidos a análise de conteúdo temática para a organização e tratamento das informações. Entre as principais conclusões, tem-se que as tecnologias digitais interferem nos processos, natureza, dimensões e desenvolvimento do trabalho docente no ensino superior, provavelmente pelo fato de elas não se caracterizarem como aspectos invisíveis no processo de trabalho na cultura digital.<hr/>Abstract The world of work has been significantly reorganized in the culture of global capitalism and has required a new worker profile. Thus, the teaching work has also been modified due to the simultaneous metamorphoses that occurred from the constant movements in the scope of economics, education, politics, and even due to the digital culture, which affect the lifes and the profession of teachers. Given this new social and cultural panorama, the aim here is to discuss aspects that involve the transition “from yellow notebooks to infinite archives”, brought about, above all, by digital culture and its potential for change in teaching work. The focus is to understand the main changes that occurred in the work of a group of higher education teachers at a University Center in the interior of Goiás, Brazil. A total of 15 teachers were interviewed. The results obtained were submitted to thematic content analysis for the organization and treatment of information. Among the main conclusions, there is that digital technologies interfere in the processes, nature, dimensions and development of teaching work in higher education, probably because they are not characterized as invisible aspects in the work process in digital culture.<hr/>Resumen la El mundo del trabajo se ha reorganizado significativamente en la cultura del capitalismo global y flexible y ha requerido un nuevo perfil de trabajadores. Por lo tanto, el trabajo docente también se ha modificado debido a las metamorfosis simultáneas que se produjeron a partir de los constantes movimientos en el ámbito de la economía, la educación, la política, e incluso debido a la cultura digital, que afectan la vida y la profesión de los docentes. Ante este nuevo panorama social y cultural, nuestro objetivo es discutir aspectos que implican la transición “de los cuadernos amarillos a los archivos infinitos”, proporcionada, sobre todo, por la cultura digital y su potencial de cambio en el trabajo docente. El objetivo es comprender los principales cambios que ocurrieron en el trabajo de un grupo de docentes de educación superior de un Centro Universitario en el interior de Goiás, Brasil. Participaron en la investigación de campo, como entrevistados, 15 docentes. Los resultados obtenidos se sometieron al análisis de contenido temático para la organización y el tratamiento de la información. Entre las principales conclusiones, se encuentra que las tecnologías digitales interfieren en los procesos, la naturaleza, las dimensiones y el desarrollo del trabajo docente en la educación superior, probablemente porque no se caracterizan como aspectos invisibles en el proceso de trabajo en la cultura digital. <![CDATA[Expansão da Educação a Distância no ensino superior: trajetórias na Argentina, Brasil, Chile e Colômbia]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract During the first two decades of the 21st century, higher education has had an accentuated expansion in South America. To be able to handle this increase in demand, international organizations have encouraged the region’s countries to turn to distance education. Therefore, it is important to understand how this mode of education has been incorporated into higher education policies in different South American countries. The aim of this article is to compare the reality of four South American countries with respect to the level of participation in distance education in higher education, namely in Argentina, Brazil, Chile and Colombia. Regarding the methodology, we analyzed official and research data about the latest evolution of distance education in higher education in the four countries studied. The analysis reveals that distance education has experienced a significant expansion in these countries since 2010, with the greatest increase occurring in Brazil. We concluded that, despite external factors in favor of distance education, internal environments in each country influence the manner and tempo with which this pressure is reflected in their respective higher education policies.<hr/>Resumo Ao longo das duas primeiras décadas do século XXI, o ensino superior teve um acentuado crescimento na América do Sul. Para dar conta dessa expansão da demanda, organismos internacionais têm estimulado os países da região a recorrer à educação a distância. Assim, torna-se importante compreender como essa modalidade de ensino tem sido incorporada nas políticas de ensino superior de diferentes países da América do Sul. O objetivo deste artigo é comparar a realidade de quatro países da América do Sul quanto à participação da educação a distância no ensino superior: Argentina, Brasil, Chile e Colômbia. Metodologicamente, analisaram-se dados oficiais e de pesquisas sobre a evolução mais recente da educação a distância no ensino superior nos quatro países estudados. A análise revela que a educação a distância apresenta um crescimento mais significativo nesses países a partir de 2010, com a maior evolução ocorrendo no Brasil. Conclui-se que, apesar de as forças externas serem convergentes em favor da educação a distância, o ambiente interno de cada país interfere na forma e no ritmo com que essa pressão se materializa nas suas respectivas políticas de ensino superior.<hr/>Resumen Durante las dos primeras décadas del siglo XXI, la educación superior ha crecido considerablemente en América del Sur. Para hacer frente a la expansión de la demanda, las organizaciones internacionales han alentado a los países de la región a recurrir a educación a distancia. Por lo tanto, es importante comprender cómo esta modalidad de educación se ha incorporado a las políticas de educación superior en diferentes países de América del Sur. El objetivo de este artículo es comparar la realidad de cuatro países de América del Sur con respecto a la participación de la educación a distancia en la educación superior: Argentina, Brasil, Chile y Colombia. Metodológicamente, se analizaron datos oficiales e investigaciones sobre la evolución más reciente de la educación a distancia en la educación superior en los cuatro países estudiados. El análisis revela que la educación a distancia ha crecido más significativamente en estos países desde 2010, con el mayor aumento en Brasil. Se concluye que, aunque las fuerzas externas están convergiendo a favor de la educación a distancia, el entorno interno de cada país interfiere en la forma y el ritmo en que esta presión se materializa en sus respectivas políticas de educación superior. <![CDATA[Estratégias para promover a agência do estudante no processo de avaliação e feedback digital]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A avaliação e o feedback digital têm vindo a crescer como temas de investigação nos últimos anos, em particular no ensino superior. Dentro destes temas, o papel do estudante como tendo agência no processo de avaliação e feedback é considerado uma área relevante sobretudo tendo em conta o contexto do ensino superior, no qual se pretende que o estudante desenvolva competências de aprendizagem ao longo da vida. Nesta investigação pretende-se investigar a disponibilidade dos docentes para ceder ao estudante algum do poder que detêm no processo de avaliação. Procura-se, também, identificar que estratégias podem ser utilizadas pelos docentes no sentido de promover este novo papel do estudante na avaliação digital. A partir de uma metodologia qualitativa, foram recolhidos dados de 58 docentes que participaram em 10 focus-group criativos, uma abordagem ao focus-group na qual, para além de se envolverem em discussão sobre as suas práticas, os participantes procuraram, em grupo, desenvolver soluções de melhoria pedagógica e tecnológica nas suas práticas de avaliação digital. Como resultado da investigação, identifica-se um conjunto de recomendações para promover maior envolvimento do estudante nas estratégias de avaliação, organizado em três temas: (i) a preparação para a avaliação; (ii) a avaliação formativa; e (iii) o feedback após a submissão.<hr/>Abstract Digital assessment and feedback have been seen as growing themes of research in recent years, particularly in higher education. Within these themes, the role of the student agency in assessment and feedback is considered a relevant area, especially bearing in mind the context of higher education, in which it is intended that students develop lifelong learning skills. In this research we intend to investigate whether teachers are available to let go of some of their existing power in the assessment process to the student. Furthermore, we intent to understand which strategies are identified by teachers to promote this new student role in digital assessment. Using a qualitative methodology, 58 teachers participated in creative-led focus-groups in which, in addition to being involved in discussions about their practices, they were asked to find new pedagogical and technical solutions for improving their digital assessment practices. Based on this discussion, we identify a set of recommendations to promote student agency in digital assessment and feedback, organised under three themes: (i) preparation for the assessment; (ii) formative assessment; and (iii) feedback after submission.<hr/>Resumen La evaluación y la retroalimentación digital han ido creciendo en los últimos años como temas de investigación, particularmente en la educación superior. Dentro de esta temática, el rol del estudiante como agente en el proceso de evaluación y retroalimentación se considera un área en crecimiento, especialmente considerando el contexto de la educación superior, en el que se pretende que el estudiante desarrolle habilidades de aprendizaje a lo largo de la vida. En esta investigación pretendemos indagar en la disponibilidad de los profesores para ceder parte del poder que tienen en el proceso de evaluación al alumno. También se busca identificar qué estrategias son identificadas por los docentes para promover este nuevo rol del estudiante en la evaluación digital. A partir de una metodología cualitativa, se recolectaron datos de 58 profesores que participaron en 10 grupos focales creativos, un acercamiento al focus-group en el que, además de estar involucrados en discusiones sobre sus prácticas, se les pide a los participantes que busquen, en grupo, desarrollar soluciones para mejora pedagógica y tecnológica en sus prácticas de evaluación digital. A partir de esta discusión, se identifica un conjunto de recomendaciones para promover una mayor participación de los estudiantes en las estrategias de evaluación, organizado en tres temas: (i) preparación para la evaluación; (ii) evaluación formativa; y (iii) retroalimentación después de la presentación. <![CDATA[Processos de participação de estudantes do ensino técnico integrado: Estudo da realidade de uma instituição de ensino no Estado do Amazonas, Brasil]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O estudo analisa limites e possibilidades da participação de estudantes do ensino técnico integrado – modalidade de oferta do ensino médio articulado à educação profissional – no âmbito dos órgãos colegiados implantados em uma das unidades de ensino de uma instituição pertencente à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (REPECT), situada na Cidade de Manaus, no Estado do Amazonas, Brasil. A metodologia, de abordagem qualitativa, contemplou: revisão da literatura de referência sobre a temática; análise da legislação que trata do princípio da gestão democrática do ensino público no Brasil e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; e análise de documentos da instituição pesquisada, tais como: Estatuto e Regimento Geral, Estatuto do Código Eleitoral do Conselho Superior, Organização Didático-Pedagógica, Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Regulamento do Conselho de Classe. Contemplou, ainda, a aplicação de entrevista semiestruturada a estudantes e profissionais que atuavam como representantes de seus segmentos em instâncias colegiadas da instituição. Os resultados evidenciam que a instituição possui normas para implantação de órgãos colegiados, todavia, verificam-se entraves à efetivação destes canais de participação. Observam-se processos embrionários de participação estudantil, sendo o Conselho de Classe o único colegiado com assento para estudantes já implantado naquela unidade da instituição. Na dinâmica de funcionamento deste órgão, a participação esbarra na cultura centralizadora, cabendo aos estudantes e demais sujeitos da comunidade escolar o engajamento para construção de práticas e pautas alinhadas ao princípio da gestão democrática.<hr/>Abstract The study analyzes limits and possibilities of the participation of students of integrated technical education – a provision of secondary education modality articulated to professional education – in the collegiate bodies sphere implanted in one of the teaching units of an institution belonging to the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education – REPECT, located in the City of Manaus, in the State of Amazonas, Brazil. The methodology, with a qualitative approach, included: review of the reference literature on the subject; analysis of the legislation that deals with the principle of democratic management of public education in Brazil and of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education; and analysis of documents of the researched institution, such as: Statute and General Regulations, Statute of the Electoral Code of the Superior Council, Didactic-Pedagogical Organization, Institutional Development Plan (PDI) and Regulation of the Class Council. It also included the application of semi-structured interviews to students and professionals who acted as representatives of their segments in collegiate instances of the institution. The results show that the institution has rules for the implementation of collegiate bodies, however, there are obstacles to the accomplishment of these participation channels. Embryonic processes of student participation are observed, as the Class Council is the only collegiate with a seat for students already implanted in that unit of the institution. In the dynamics of this body's operation, participation comes up against the centralizing culture, with students and other subjects in the school community being responsible for engaging in the construction of practices and guidelines aligned with the principle of democratic management.<hr/>Resumen El estudio analiza los límites y posibilidades para la participación de los estudiantes en la educación técnica integrada – un tipo de oferta del bachillerato vinculado a la educación profesional – en el ámbito de los órganos colegiados ubicados en una de las unidades docentes de una institución perteneciente a la Red Federal de Educación Profesional, Científica y Tecnológica – REPECT, ubicada en la Ciudad de Manaus, en el Estado de Amazonas, Brasil. La metodología, con un enfoque cualitativo, incluyó: revisión de la literatura de referencia sobre el tema; análisis de legislación que trata sobre el principio de gestión democrática de la educación pública en Brasil y de la Red Federal de Educación Profesional, Científica y Tecnológica; y análisis de documentos de la institución investigada, tales como: Estatuto y Reglamento General, Estatuto del Código Electoral del Consejo Superior, Organización Didáctico-Pedagógica, Plan de Desarrollo Institucional (PDI) y Reglamento del Consejo de Clase. También incluyó la aplicación de entrevistas semiestructuradas a estudiantes y profesionales que actuaron como representantes de sus segmentos en instancias colegiadas de la institución. Los resultados muestran que la institución cuenta con normas para la implementación de los órganos colegiados, sin embargo, existen obstáculos para la efectividad de estos canales de participación. Se observan procesos embrionarios de participación estudiantil, siendo el Consejo de Clase el único colegiado con asiento para alumnos ya implantado en esa unidad de la institución. En la dinámica del funcionamiento de este órgano, la participación choca con la cultura centralizadora, dejando a los estudiantes y otros sujetos de la comunidad escolar involucrados en la construcción de prácticas y lineamientos acordes con el principio de gestión democrática. <![CDATA[Como ser um bom aluno? Dos modelos de escola aos pontos de vista das crianças]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A apologia da performatividade e da excelência, resultante dos novos modos de regulação dos sistemas educativos, parece estar a penetrar em todos os níveis de escolaridade. Centrado na análise do ofício de aluno do 1.º ciclo, e tendo por base a hipótese de que estará em curso uma reconfiguração do modelo da escola primária assente na performatividade-competitividade, este texto analisa as perspetivas que crianças, oriundas de contextos geográficos, escolares e socioeconómicos distintos, possuem sobre o que é ser um bom aluno. A pesquisa teve por base a análise de conteúdo de entrevistas semidiretivas realizadas a 61 crianças do 3.º ano de escolaridade, em 2017/18. Os pontos de vista das crianças evidenciam duas dimensões essenciais das práticas escolares: a dimensão do poder e a dimensão cognitiva. As suas referências à ordem escolar deixam perceber como a estrutura do modelo de escola tradicional-industrial subsiste na atualidade. No entanto, é a componente das aprendizagens a que é mais valorizada nos seus discursos. As condições por elas enunciadas para participarem nos processos de aprendizagem dão conta de dois tipos de conceções sobre a excelência escolar. Uma primeira que enaltece os dons individuais, nomeadamente a inteligência, presente sobretudo entre as crianças com uma proveniência social menos escolarizada e menor desempenho escolar. Uma segunda conceção, próxima do modelo escolar performativo-competitivo, surge ancorada no trabalho, esforço, dedicação e superação individual, e está sobretudo presente nas crianças oriundas de famílias mais escolarizadas, com muito bom aproveitamento escolar.<hr/>Abstract The apology for performativity and excellence, resulting from the new ways of educational systems regulation, seems to be penetrating all levels of education. Focused on the analysis of the 1st cycle pupils's craft, and based on the hypothesis that a reconfiguration of the primary school model based on performativity-competitiveness will be underway, this text analyzes the perspectives that children, from different geographical, school and socio-economic contexts, have about what it means to be a good pupil. The research was based on the content analysis of semi-directive interviews, conducted with 61 children from the 3rd year of schooling, in 2017/18. Children's points of view show two essential dimensions of school practices: the dimension of power and the cognitive one. These references to the school order show how the structure of the traditional-industrial school model still exists nowadays. However, it is the learning component that is most valued in their discourses. The conditions enunciated by them to participate in the learning processes account for two types of conceptions about school excellence. The first one praises individual gifts, namely intelligence, and is essentially present among children with less educated social origin and less school performance. A second conception, close to the performative-competitive school model, is anchored in work, effort, dedication and individual overcoming, and is mainly present in children from more educated families, with very good academic performance.<hr/>Resumen La apología de la performatividad y la excelencia, resultante de las nuevas formas de regulación de los sistemas educativos, parece estar penetrando en todos los niveles educativos. Centrado en el análisis del oficio del alumno de la escuela primaria, y partiendo de la hipótesis de que se dará una reconfiguración del modelo de la escuela primaria basada en la performatividad-competitividad, este texto analiza las perspectivas que los niños, provenientes de diferentes contextos geográficos, escolares y socioeconómicos, tienen sobre lo que significa ser un buen alumno. La investigación se basó en el análisis de contenido de entrevistas semidiretivas, realizadas con 61 niños de 3er año de escolaridad, en 2017/18. Las perspectivas de los niños muestran dos dimensiones esenciales de las prácticas escolares: la dimensión de poder y la dimensión cognitiva. Sus referencias al orden escolar muestran cómo la estructura del modelo de escuela tradicional-industrial aún perdura en la actualidad. Sin embargo, es el componente de aprendizaje que más se valora en sus discursos. Las condiciones enunciadas por ellos para participar en los procesos de aprendizaje dan cuenta de dos tipos de concepciones sobre la excelencia escolar. Una primera que elogia los dotaciones y aptitudes individuales, a saber, la inteligencia, presente principalmente entre los niños con menor rendimiento escolar y cuyos padres tienen menos capital cultural. Una segunda concepción, cercana al modelo escolar performativo-competitivo, parece anclada en el trabajo, el esfuerzo, la dedicación y la superación individual, y está presente sobre todo en niños de familias más escolarizadas, con muy buen desempeño escolar. <![CDATA[O ensino da dança na educação física escolar: Um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendiz]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo teve como objetivo descrever uma experiência de ensino da dança na educação física escolar fundamentando-se em princípios construtivistas do ensino centrado no aprendiz. De cunho qualitativo descritivo, este estudo caracteriza-se como um relato de experiência. A experiência foi realizada em 2018, em uma escola pública municipal da cidade de Blumenau (SC), Brasil, com 311 estudantes do 6.º, 7.º e 8.º anos do ensino fundamental. Apesar da ocorrência de determinados episódios de preconceito, resistência e desconforto discente devido ao contato corporal com os pares, verificou-se que o desenvolvimento da dança na educação física escolar a partir dos princípios do ensino centrado no aprendiz favoreceu a ocorrência de experiências de ensino-aprendizagem desafiadoras e inovadoras no ambiente investigado.<hr/>Abstract This study aimed to describe a dance teaching experience in school physical education based on constructivist principles of learner-centered teaching. With a descriptive qualitative nature, this study is characterized as an experience report. The experiment was carried out in 2018, in a municipal public school in the city of Blumenau (SC), Brazil, with 311 students from 6th, 7th and 8th grades of elementary school. Despite the occurrence of certain episodes of prejudice, resistance and student discomfort due to body contact with peers, it was found that the development of dance in school physical education based on the principles of learner-centered teaching favored the occurrence of challenging and innovative teaching-learning experiences in the investigated environment.<hr/>Resumen Este estudio tuvo como objetivo describir una experiencia de enseñanza de danza en la educación física escolar basada en principios constructivistas de enseñanza centrada en el alumno. De carácter descriptivo cualitativo, este estudio se caracteriza como un relato de experiencia. El experimento se realizó en 2018, en una escuela pública municipal en la ciudad de Blumenau (SC), Brasil, con 311 estudiantes de 6.°, 7.° y 8.° grado de primaria. A pesar de la ocurrencia de ciertos episodios de prejuicio, resistencia y incomodidad e los estudiantes debido al contacto corporal con sus compañeros, se constató que el desarrollo de la danza en la educación física escolar basada en los principios de la enseñanza centrada en el alumno favoreció la ocurrencia de experiencias de enseñanza-aprendizaje desafiantes e innovadoras en el entorno investigado. <![CDATA[Da interação ao engajamento: Um estudo da experiência de visita de adolescentes à exposição “Explora” no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste estudo, tivemos como objetivo compreender como os adolescentes interagem e se engajam em uma exposição interativa de ciências e as experiências de aprendizagem proporcionadas pela visita. Participaram do estudo cinco grupos de adolescentes entre 14 e 17 anos, em visita, fora do contexto escolar, à exposição de longa duração “Explora”, do Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, em Lisboa (Portugal). A investigação se caracteriza por um estudo de caso aliado a uma abordagem quanti-qualitativa. Os registros audiovisuais das visitas foram analisados com um protocolo que combina aspectos teóricos e empíricos da experiência de visita a centros de ciências. Os resultados indicam que as interações e o engajamento estiveram presentes, principalmente em episódios em que os adolescentes interagem ativamente com a exposição, uns com os outros, e quando conversam sobre como a exposição funciona. Observa-se também que existem condições iniciais de interação, que incentivaram o engajamento cognitivo dos jovens ao apoiar a construção de significado ou a formação de algum tipo de conexão com os conteúdos abordados na exposição.<hr/>Abstract In this study, we aimed to understand how adolescents interact and engage in an interactive science exhibition and the learning experiences provided by the visit. Five groups of teenagers between 14 and 17 years old participated in the study, visiting, outside the school context, the long-term exhibition “Explora”, from the Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, in Lisbon (Portugal). The investigation is characterized by a case study combined with a quantitative and qualitative approach. The audiovisual records of the visits were analyzed with a protocol that combines theoretical and empirical aspects of the experience of visiting science centers. The results indicate that interactions and engagement were present, especially in episodes in which adolescents actively interact with the exhibition, with each other, and when they talk about how the exhibition works. It is also observed that there are initial conditions of interaction, which encouraged the cognitive engagement of young people by supporting the construction of meaning or the formation of some type of connection with the contents covered in the exhibition.<hr/>Resumen En este estudio, nuestro objetivo era comprender cómo los adolescentes interactúan y participan en una exhibición de ciencia interactiva y las experiencias de aprendizaje proporcionadas por la visita. En el estudio participaron cinco grupos de adolescentes de entre 14 y 17 años, que visitaron, fuera del contexto escolar, la exposición de larga duración “Explora”, del Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, en Lisboa (Portugal). La investigación se caracteriza por un estudio de caso combinado con un enfoque cuantitativo y cualitativo. Los registros audiovisuales de las visitas fueron analizados con un protocolo que combina aspectos teóricos y empíricos de la experiencia de visitar los centros de ciencia. Los resultados indican que las interacciones y la participación estuvieron presentes, especialmente en episodios en los que los adolescentes interactúan activamente con la exposición, entre ellos, y cuando hablan de cómo funciona la exposición. También se observa que existen condiciones iniciales de interacción, que incentivaron el compromiso cognitivo de los jóvenes al apoyar la construcción de significado o la formación de algún tipo de conexión con los contenidos cubiertos en la exposición. <![CDATA[Avaliar para aprender em ciências experimentais]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo reporta um estudo que tem por objetivo compreender como uma professora portuguesa do 3.º ciclo do ensino básico desenvolve práticas avaliativas em atividades investigativas de Ciências Naturais para orientar e apoiar a aprendizagem dos seus alunos. Optámos por uma abordagem metodológica interpretativa, com design de estudo de caso. A professora Eva é o caso deste estudo. Recorreu-se à entrevista, observação de aulas e pesquisa documental, para recolha de dados. A metodologia usada foi a de análise de conteúdo. Os resultados obtidos evidenciam que as práticas de avaliação formativa da professora Eva refletem a importância de o aluno aprender acerca da ciência e a pensar a ciência, numa abordagem Inquiry Based Science Education. Enquanto instrumentos ao serviço do ensino e da aprendizagem, estas práticas de avaliação formativa são de natureza formal e informal. Para obter evidências que melhorem o desenvolvimento de competências científicas, a professora Eva usa como estratégias o feedback oral e escrito, a explicitação dos objetivos de aprendizagem e de critérios de avaliação e o incentivo ao trabalho colaborativo por parte dos alunos. A estas estratégias junta-se a seleção criteriosa de tarefas de natureza investigativa de inquérito estruturado, guiado e aberto. As implicações para contextos de formação de professores mostram-se orientadas por um diálogo de práticas avaliativas.<hr/>Abstract This article presents a study that aims to understand how a middle school Portuguese teacher develops assessment practices in Natural Sciences to guide and support the learning development. An interpretative methodology was followed, using a case study design. Teacher Eva is the case of this study. Interviews, class observation and documental research were used to collect data. Content analysis methodology was performed. The results show that Eva’s formative assessment practices reflect the importance of students to learn about science and to think about science, in an Inquiry Based Science Education approach. These practices, formal and informal in nature, are a way to contribute to teaching and learning. In order to gather evidence to improve the development of the students’ scientific competences, Eva uses oral and written feedback, learning objectives and assessment criteria in an explicit form, and the promotion of student collaborative work. To these strategies, Eva adds a careful selection of investigative structured tasks, oriented and open inquiry. The implications for teacher’s professional development are oriented by a dialogue of assessment practices.<hr/>Resumen Este artículo reporta un estudio que tiene como objetivo comprender cómo un profesor portugués en el 3er ciclo de la educación básica desarrolla prácticas evaluativas en actividades de investigación de Ciencias Naturales para guiar y apoyar la construcción del aprendizaje. Se optó por un enfoque metodológico interpretativo con diseño de estudio de caso. La profesora Eva es el caso en este estudio. Para la recolección de datos se utilizaron entrevistas, observación de clases y recogida documental. Su análisis siguió la metodología del análisis de contenido. Los resultados obtenidos muestran que las prácticas de evaluación formativa de la profesora Eva reflejan la importancia de que el estudiante aprenda sobre la ciencia y piense sobre la ciencia, en un enfoque de educación científica basada en la indagación. Estas prácticas son de carácter formal e informal, como instrumentos al servicio de la enseñanza y el aprendizaje. Para obtener evidencias que mejoren el desarrollo de las competencias científicas, se utilizan como estrategias la retroalimentación oral y escrita, la explicación de los objetivos de aprendizaje y de los criterios de evaluación, y el fomento del trabajo colaborativo por parte de los estudiantes. Estas estrategias se suman a la cuidadosa selección de tareas de carácter investigativo estructurada, guiada y abierta. Las implicaciones para los contextos de formación docente se orientan por un diálogo de prácticas evaluativas. <![CDATA[Avaliação da qualidade dos exames de Biologia e Geologia do ensino secundário português]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Os resultados dos alunos portugueses no exame de Biologia e Geologia têm revelado uma situação grave de insucesso ao longo dos anos, com classificações médias muito baixas e taxas de reprovação excessivamente elevadas. Na opinião dos professores, as principais causas de insucesso relacionam-se com o elevado grau de complexidade do exame. Assim, é importante analisar a validade e a qualidade técnica desses exames para aferir se esses instrumentos de avaliação estão a contribuir negativamente para o insucesso dos alunos. Neste contexto, realizou-se esta investigação qualitativa, de análise documental com recurso a análise de conteúdo. Analisaram-se dois exames de Biologia e Geologia (critério de seleção: provas com os melhores e os piores resultados) nas dimensões: Área disciplinar por ano (o exame avalia as áreas de Biologia e Geologia); Tipo de questão; Dimensões do Ensino das Ciências; Taxonomia de Bloom: Dimensão do Processo Cognitivo e Dimensão do Conhecimento. Conclui-se que os exames são cognitivamente exigentes, sendo que a maioria das questões avalia categorias superiores do processo cognitivo (aplicação e análise) de conhecimento conceptual. Esta investigação demonstra a falta de validade e fiabilidade dos exames de Biologia e Geologia, assim como vários problemas de qualidade técnica.<hr/>Abstract The results of Portuguese students in the Biology and Geology exam have revealed a serious situation of failure over the years, with very low average scores and excessively high failure rates. In teachers’ opinion, the main causes of failure are related to the high complexity of the exam. Thus, it is important to analyze the validity and technical quality of these exams to assess whether these assessment instruments are negatively contributing to the students' failure. In this context, this qualitative research was carried out, using document analysis and content analysis. Two Biology and Geology exams were analyzed (selection criteria: exams with the best and worst results) in the dimensions: Disciplinary area per year (the exam evaluates the areas of Biology and Geology); Question type; Dimensions of science education; Bloom's Taxonomy: cognitive process dimension and knowledge dimension. It is concluded that the exams are cognitively demanding, and most questions evaluate higher categories of the cognitive process (application and analysis) of conceptual knowledge. This investigation demonstrates the lack of validity and reliability of the Biology and Geology exams, as well as several technical quality problems.<hr/>Resumen Los resultados de los estudiantes portugueses en el examen de Biología y Geología han revelado una grave situación de reprobación a lo largo de los años, con puntuaciones medias muy bajas y tasas de fracaso excesivamente altas. En opinión de los profesores, las principales causas de reprobación están relacionadas con el alto grado de complejidad del examen. Por tanto, es importante analizar la validez y calidad técnica de estos exámenes para evaluar si estos instrumentos de evaluación están contribuyendo negativamente al fracaso de los estudiantes. En este contexto, se llevó a cabo esta investigación cualitativa, utilizando análisis de documentos mediante análisis de contenido. Se analizaron dos exámenes de Biología y Geología (criterio de selección: pruebas con mejor y peor resultado) en las dimensiones: Área disciplinaria por año (el examen evalúa las áreas de Biología y Geología); Tipo de pregunta; Dimensiones de la enseñanza de las ciencias; Taxonomía de Bloom: dimensión del proceso cognitivo y dimensión del conocimiento. Se concluye que los exámenes son cognitivamente exigentes y la mayoría de las preguntas evalúan categorías superiores del proceso cognitivo (aplicación y análisis) del conocimiento conceptual. Esta investigación demuestra la falta de validez y confiabilidad de los exámenes de Biología y Geología, así como varios problemas de calidad técnica. <![CDATA[Experiências de estudantes-treinadores em Educação Física: Uma perspetiva biográfica de aprendizagem]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste artigo é analisar as biografias de estudantes-treinadores matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado (ECS) em Treino Desportivo de um curso de Educação Física. Para atingir esse objetivo, optou-se por realizar entrevistas semiestruturadas com nove estudantes-treinadores do curso de Educação Física de uma instituição de ensino superior pública, utilizando como base a teoria de aprendizagem ao longo da vida de Peter Jarvis (2009b). Os resultados indicaram a necessidade de se considerar as distintas experiências de vida dos estudantes-treinadores durante o ECS. Ao se compreender a trajetória pessoal e desportiva dos estudantes, o ECS pode ser estruturado de modo a respeitar as expectativas de cada estudante, estimulando sua participação ativa durante este importante momento formativo.<hr/>Abstract The objective of this article is to analyse the biographies of student-trainers enrolled in the Supervised Internship (SI) discipline in Sports Coaches of a course in Physical Education. In order to reach this goal, our methodological option was to conduct semi-structured interviews with nine student-coaches of the Physical Education course at a public higher education institution, based on the theory of lifelong learning by Peter Jarvis (2009b). The results indicated the need to consider the different life experiences of student-coaches during SI. By understanding the students' personal and sporting trajectory, SI can be structured in a way that respects the expectations of each student, stimulating their active participation during this important formative moment.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo es analizar las biografías de estudiantes-entrenadores matriculados en la disciplina de Práctica Curricular Supervisada (PCS) en Entrenamiento Deportivo de un curso Educación Física. Para alcanzar este objetivo, nuestra opción metodológica fue realizar entrevistas semiestructuradas a nueve estudiantes-entrenadores de un curso de Educación Física de una institución de enseñanza superior pública, utilizando como base la teoría del aprendizaje permanente de Peter Jarvis (2009b). Los resultados indicaron la necesidad de considerar las diferentes experiencias de vida de los estudiantes-entrenadores durante la PCS. Al comprender la trayectoria personal y deportiva de los estudiantes, la PCS se puede estructurar de manera que respete las expectativas de cada estudiante, fomentando su participación activa durante este importante momento formativo. <![CDATA[Formação continuada de psicólogas escolares: ampliando ações promotoras de desenvolvimento humano]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Apresenta-se um relato de experiência de um Curso de Extensão em formação continuada direcionada a psicólogas escolares que atuam em contextos públicos de educação e discutem-se seus impactos na atuação profissional. Os encontros ocorreram quinzenalmente, entre os meses de março e dezembro do ano de 2019, e contaram com a participação de 12 psicólogas escolares da Paraíba, um estado do Nordeste brasileiro. O curso objetiva assessorar e acompanhar as atividades das profissionais e favorecer a apropriação de ferramentas teóricas, metodológicas e técnicas para o contexto escolar educacional. As reuniões foram mediadas por textos sobre a psicologia escolar e elementos estéticos. Os encontros foram registrados em atas que continham os relatos das participantes sobre os impactos do aprofundamento ético, teórico, metodológico e técnico em suas práticas. Ao final do curso, verificou-se: a construção colaborativa de processos de ação-reflexão-ação no desenvolvimento de atividades; o reconhecimento do protagonismo e do valor do saber e das estratégias utilizadas pelas profissionais em seu cotidiano institucional; e a motivação para dar seguimento à formação continuada.<hr/>Abstract An experience report of an Extension Course in continuing education aimed at school psychologists working in public education contexts is presented, and its impacts on professional performance are discussed. The course took place fortnightly, from March to December of 2019, and were attended by 12 psychologists from Paraíba, a northeastern Brazilian state. The course aims to advise and monitor the activities of the professionals and to favor the appropriation of theoretical, methodological and technical tools for the educational school context. The meetings were mediated by texts on school psychology and aesthetic elements and were recorded in minutes containing the participants' reports on the impacts of ethical, theoretical, methodological and technical deepening in their practices. At the end of the course, there was: a collaborative construction of action-reflection-action processes in the development of activities; the recognition of the protagonism and value of knowledge and of the strategies used by professionals in their institutional daily life; and the motivation to carry on with continuing education.<hr/>Resumen Se presenta un informe de experiencia de un Curso de Extensión en formación continua dirigido a psicólogos escolares que actuán en contextos de educación pública y se discuten sus impactos en el desempeño profesional. Las reuniones del curso tuvieron lugar quincenalmente, de marzo a diciembre de 2019, y contaron con la participación de 12 psicólogas de Paraíba, un estado del nordeste de Brasil. El curso tiene como objetivo asesorar y monitorear la actividad de los profesionales y favorecer la apropiación de herramientas teóricas, metodológicas y técnicas para el contexto educativo escolar. Las reuniones fueron mediadas por textos sobre psicología escolar y elementos estéticos y fueron registradas en actas que contenían los relatos de los participantes sobre los impactos de la profundización ética, teórica, metodológica y técnica en sus prácticas. Al final del curso, se verificó: la construcción colaborativa de procesos de acción-reflexión-acción en el desarrollo de actividades; el reconocimiento del protagonismo y valor del saber y de las estrategias utilizadas por las profesionales en su cotidiano institucional; y la motivación para seguir con la formación continua. <![CDATA[Envolvimento das famílias no processo educativo: Perspetiva de futuros profissionais]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo São hoje evidentes os benefícios da participação das famílias na educação para crianças, famílias e profissionais. No entanto, trabalhos recentes têm mostrado que nem sempre existe uma abordagem intencional e estruturada na formação inicial de futuros profissionais na área do envolvimento parental. Assim, este estudo teve como objetivo caraterizar as perceções das/dos estudantes dos Mestrados em Educação Pré-Escolar e em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a sua formação nesta área e sobre a problemática do envolvimento e participação das famílias na educação. Participaram 379 estudantes de 18 instituições de diferentes regiões de Portugal. As questões colocadas focavam aspetos relativos à sua formação, a ações/atividades desenvolvidas conducentes ao envolvimento parental e às dificuldades e benefícios decorrentes da participação das famílias. Os resultados revelaram que as/os estudantes identificavam várias atividades a promover, com destaque para as realizadas em contexto escolar, em detrimento da participação em casa e do processo de comunicação. Os desafios inerentes à participação das famílias direcionavam-se, maioritariamente, para os constrangimentos destas e menos para os profissionais ou para o contexto. Os benefícios identificados foram, essencialmente, para as crianças. A análise das perceções das/dos estudantes face à formação evidenciou que aqueles que avaliaram mais positivamente a formação realizada, não só tiveram tendência para identificar mais ações/atividades e benefícios associados à participação das famílias, como mostraram uma perspetiva mais abrangente sobre as dificuldades com que se poderão deparar. Estes resultados serão discutidos face à literatura existente, tanto relativamente ao envolvimento parental (práticas, barreiras, estratégias, competências), como também à necessidade de formação explícita nesta área.<hr/>Abstract Today, the benefits of family participation in education are recognized both for children and also for families and educators. However, recent work has shown that there is not always an intentional and structured approach concerning ​​parental involvement in pre-service teachers training. Thus, this study aimed to characterize the perceptions of students attending the Masters in Pre-School Education and in Pre-School and Primary Education about their training in this topic and their beliefs about families’ involvement in education. Participants were 379 students from 18 institutions from different regions of Portugal. The questions asked focused both their pre-service training but also the activities they think teachers can develop to promote parental involvement, as well as the difficulties and benefits resulting from their participation. The results revealed that pre-service teachers identified several activities to be promoted, especially those carried out in the school context, in detriment of the participation at home and of the communication process. The challenges and difficulties associated to participation were mostly about family constraints and less about professionals or the context constraints. The benefits identified were mainly for children. Those pre-service teachers who evaluated their training more positively not only tended to identify more activities and benefits associated with participation but also showed a more comprehensive perspective about the difficulties that may come across. These results will be discussed in view of the existing literature, both with regard to parental involvement (practices, barriers, strategies, skills) and to the need for explicit training in this area.<hr/>Resumen Hoy en día son evidentes los beneficios de la participación de las familias en la educación, tanto para los niños como para las familias y los profesionales. Sin embargo, trabajos recientes han demostrado que no siempre existe una formación intencional y estructurada en la formación inicial de los futuros profesionales sobre participación parental. Por esta razón, este estudio tuvo como objetivo caracterizar las percepciones de los estudiantes de los Máster en Educación Preescolar y en Educación Preescolar y Primer Ciclo de Educación Básica sobre su formación en esta área y sobre la problemática de la participación de las familias en la educación. Participaron 379 estudiantes de 18 instituciones de diferentes regiones de Portugal. Las preguntas formuladas enfocaban aspectos relativos a su formación, a las actividades desarrolladas que conducen a una mayor participación parental, así como a las dificultades y beneficios de esa participación. Los resultados revelaron que los estudiantes identificaban varias actividades promotoras de la participación parental, destacando aquellas realizadas en contexto escolar, con detrimento de la participación en casa y en el proceso comunicativo. Sobre los desafíos inherentes a la participación parental, refirieron mayoritariamente las limitaciones de las familias y menos las limitaciones de los profesionales o de los contextos. Los beneficios identificados estaban esencialmente dirigidos para los niños. El análisis de las percepciones de los estudiantes sobre la formación reveló que los estudiantes que evaluaron de forma más positiva la formación realizada, no solo tendieron a identificar más actividades y beneficios asociados a la participación, sino que también mostraron una perspectiva más alargada de las dificultades con las que se podrían encontrar. Estos resultados serán discutidos considerando la literatura existente, tanto relativamente a la participación parental (prácticas, barreras, estrategias, competencias), como también a las necesidades de formación explícita en esta área. <![CDATA[Eixos e perfis de envolvimento familiar na etapa de Educação de Infância: O caso de “La Escuelita”]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen En educación infantil, familia y escuela deben trabajar de forma coordinada para promover el desarrollo integral de la infancia. Son muchas las propuestas educativas que, conscientes de ello, abren sus puertas a familias y comunidad. El proyecto educativo alternativo que centra este trabajo (denominado afectuosamente “La Escuelita”) es referente local de implicación familiar, por ello, a partir de su estudio, esta investigación se propone comprender las dinámicas familiares para definir los ejes y perfiles de participación de la familia presentes en este proyecto. Se utiliza el estudio de caso único de diseño incrustado como opción metodológica, incluyendo 24 unidades de análisis, y la entrevista en profundidad como instrumento de recogida de información. Los resultados desvelan dos ejes de implicación familiar: participación activa e ideología pedagógica, que dibujan cuatro perfiles diferenciados presentes en las familias (delegador, colaborador, sensibilizado y comprometido). Se concluye que, aunque los cuatro perfiles coexisten en “La Escuelita”, se aprecia un predominio de los más implicados, frente a aquellos que delegan la educación al centro escolar. El aporte principal de este trabajo radica en el modelo de ejes de implicación familiar diseñado, útil como marco de referencia para posteriores análisis en otros contextos educativos.<hr/>Abstract In early childhood education, family and school must work in a coordinated manner to promote the integral development of childhood. There are many educational proposals that, aware of this, open their doors to families and to the community. The alternative educational project that this work focuses (affectionately called “La Escuelita”) is a local reference for family involvement, therefore, based on its study, this research aims to understand family dynamics to define the axes and family profiles of participation that are present in this project. The single case study of embedded design is used as a methodological option, including 24 units of analysis, and the in-depth interview as an instrument for collecting information. Results reveal two axes of family involvement: active participation and pedagogical ideology, which draw four different profiles present in the families (delegator, collaborator, sensitized and committed). It is concluded that, although the four profiles coexist in the school (“La Escuelita”), there is a predominance of those most involved, compared to those who delegate education to the school. The main contribution of this work lies in the family involvement axes model that was designed, useful as a reference frame for subsequent analysis in other educational contexts.<hr/>Resumo Na educação de infância, família e escola devem trabalhar de forma coordenada para promover o desenvolvimento integral da infância. Há muitas propostas educativas que, cientes disso, abrem as suas portas às famílias e à comunidade. O projeto educativo alternativo em que se centra este trabalho (afetuosamente denominado “La Escuelita”) é uma referência local de envolvimento familiar, pelo que, a partir do seu estudo, esta investigação se propõe a compreender as dinâmicas familiares para definir os eixos e perfis de participação da família presentes neste projeto. Utiliza-se o estudo de caso único de desenho integrado como opção metodológica, incluindo 24 unidades de análise, e a entrevista em profundidade é usada como instrumento de recolha de dados. Os resultados desvelam dois eixos de envolvimento familiar: participação ativa e ideologia pedagógica, que desenham quatro perfis diferenciados presentes nas famílias (delegador, colaborador, sensibilizado e comprometido). Conclui-se que, ainda que os quatro perfis coexistaam na escola (“La Escuelita”), observa-se um predomínio dos mais implicados, face aos que delegam a educação ao centro escolar. O principal contributo deste trabalho reside no modelo de eixos de implicação familiar desenhado, útil como marco de referência para posteriores análises em outros contextos educativos. <![CDATA[Habilidades socioemocionais e inclusão: O caso da licencianda Tétis]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo As Habilidades Socioemocionais (HSE) capacitam os discentes para torná-los autônomos e protagonistas de suas próprias aprendizagens. Quando direcionadas numa perspectiva inclusiva, dentro da educação superior, elas podem auxiliar os alunos com deficiência durante seu processo de inclusão e formação. Embora elas não devam significar diminuição das responsabilidades institucionais, se mostram potencialmente protetivas à inclusão quando tais instituições são omissas. Diante disso, nosso objetivo foi compreender as possíveis contribuições das HSE de uma licencianda do curso de Biologia com deficiência auditiva e visual durante seu processo de inclusão acadêmica. Para isso, optamos por uma abordagem qualitativa, através do método de estudo de caso, utilizando como instrumento de coleta a entrevista semiestruturada, com aplicação da análise textual discursiva para o tratamento dos dados. As entrevistas foram aplicadas à aluna, à mãe dela, à intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e a uma professora da graduação, que foi indicada pela discente. A análise mostrou, que durante a vida acadêmica, a licencianda tem tido aprendizado socioemocional principalmente nos campos da extroversão e da abertura a novas experiências, ampliando também habilidades ligadas à conscienciosidade, com especial influência positiva da intérprete e negativa de alguns colegas do curso. Consideramos que esta investigação ainda é inicial e destacamos a necessidade de que pesquisas futuras possam abordar tais temáticas, apresentando as suas relações de forma mais ampla.<hr/>Resumen Las habilidades socioemocionales empoderan a los estudiantes para que sean autónomos y protagonistas de su propio aprendizaje. Cuando se dirigen a una perspectiva inclusiva, dentro de la educación superior, pueden ayudar a los estudiantes con discapacidad en su proceso de inclusión y formación. Aunque no deban significar una disminución de las responsabilidades institucionales, son potencialmente protectoras de la inclusión cuando tales instituciones están ausentes. En vista de esto, nuestro objetivo fue comprender las posibles contribuciones de las habilidades socioemocionales de una estudiante de pregrado en el curso de Biología con discapacidad auditiva y visual durante su proceso de inclusión académica. Por lo tanto, optamos por un enfoque cualitativo, a través del método de estudio de caso, utilizando la entrevista semiestructurada como instrumento de recopilación de datos, con la aplicación del análisis textual discursivo para el tratamiento de los datos. Las entrevistas se aplicaron a la alumna, a su madre, al intérprete de LIBRAS (Lengua Brasileña de Señales) y a una maestra de pregrado, indicada por la alumna. El análisis mostró que, durante su vida académica, la estudiante ha tenido aprendizajes socioemocionales principalmente en los campos de extroversión y apertura a nuevas experiencias, expandiendo también habilidades relacionadas con la conciencia, con especial influencia positiva del intérprete y negativa de algunos compañeros del curso. Creemos que esta investigación está todavía en sus inicios y destacamos la necesidad de futuras investigaciones para abordar estos temas, presentando sus relaciones de manera más amplia.<hr/>Abstract Socio-emotional skills empower students to become autonomous and protagonists of their own learning. When directed at an inclusive perspective, within higher education, they can help students with disabilities during their inclusion and training process. Although they should not mean a reduction in institutional responsibilities, they are potentially protective to inclusion when these institutions are absent. In view of this, our objective was to understand the possible contributions of the socio-emotional skills of an undergraduate student of Biology with hearing and visual impairment during her academic inclusion process. Therefore, we opt for a qualitative approach, through the case study method, using the semi-structured interview as a data collection instrument, with the application of textual discursive analysis for the treatment of data. The interviews were applied to the student, to her mother, to the LIBRAS (Brazilian Sign Language) interpreter and to a graduation teacher, who was indicated by the student. The analysis showed that, during her academic life, the student has had socio-emotional learning mainly in the fields of extroversion and openness to new experiences, also expanding skills related to conscientiousness, with special positive influence from the interpreter and negative influence from some colleagues of the course. We believe that this research is still initial and we highlight the need for future research to address these issues, presenting their relationships more broadly. <![CDATA[Educação bilíngue para surdos no Brasil e em Portugal: Uma revisão sistemática da literatura]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem como objetivo identificar a produção científica sobre a educação bilíngue para surdos no Brasil e em Portugal, tendo em conta o reconhecimento das línguas de sinais/gestuais e as políticas públicas voltadas para um modelo bilíngue de educação de surdos. Portugal e Brasil apresentam semelhanças quanto ao reconhecimento das suas línguas gestuais/de sinais (LGP - Língua Gestual Portuguesa e Libras - Língua Brasileira de Sinais) e quanto à presença de normativas legais que preconizam o atendimento bilíngue aos surdos. Para identificação das produções, foi efetuada uma pesquisa nas seguintes bases de dados: DOAB, SciELO, Scopus, Web of Science e Wiley InterScience, tendo como palavras-chave de busca: educação bilíngue, surdos e surdez. Conclui-se que a baixa produção sobre o tema pode refletir o quão recente é o desenvolvimento das políticas de educação de surdos em ambos os países, bem como pode refletir a recente marca dos movimentos sociais de surdos nos processos de inclusão nos espaços educacionais ao longo de sua história. Após identificação dos trabalhos publicados, esta pesquisa mostrou-se relevante quanto à necessidade de ampliar a produção no campo da educação bilíngue para surdos, não apenas pela importância de discutir as políticas públicas no atendimento educacional, mas também por permitir a problematização das práticas docentes na educação inclusiva.<hr/>Abstract This paper aims to identify scientific production on bilingual education for the deaf in Brazil and Portugal, taking into account the recognition of the sign languages and the public policies aimed at a bilingual model of deaf education. Portugal and Brazil have similarities regarding the recognition of their sign languages (PSL - Portuguese Signal Language and Libras - Brazilian Sign Language) and regarding the presence of legal regulations that recommend bilingual assistance to the deaf. To identify the scientific literature in this area, a search was carried out in the following databases: DOAB, SciELO, Scopus, Web of Science and Wiley InterScience, having as search keywords: bilingual education, deaf and deafness. It is concluded that the low number of papers published in recognized journals on bilingual education in Brazil and Portugal may reflect the recent development of education policies for the deaf in both countries, as well as the recent mark of the social movements of the deaf inclusion processes in educational spaces throughout its history. After identifying the published works, this search proved to be relevant regarding the need to expand the production of knowledge in the field of bilingual education for the deaf, not only because of the importance of discussing public policies in educational settings, but also because it allows to analyze issues related to best teaching practices for an effectively inclusive education.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo identificar la producción científica sobre educación bilingüe para sordos en Brasil y Portugal, teniendo en cuenta el reconocimiento de las lenguas de signos/gestuales y las políticas públicas dirigidas a un modelo bilingüe de educación para sordos. Portugal y Brasil tienen similitudes en cuanto al reconocimiento de sus lenguas de signos/gestuales (LGP - Lengua Gestual Portuguesa y Libras - Lengua Brasileña de Señales) y en cuanto a la presencia de normativas legales que abogan por la atención bilingüe a las personas sordas. Para identificar las producciones, se realizó una búsqueda en las siguientes bases de datos: DOAB, SciELO, Scopus, Web of Science y Wiley InterScience, teniendo como palabras clave de búsqueda: educación bilingüe, sordos y sordera. Se concluye que la baja producción sobre el tema puede reflejar lo reciente que es el desarrollo de las políticas de educación de sordos en ambos países, así como también puede reflejar la marca reciente de los movimientos sociales de sordos en los procesos de inclusión en los espacios educativos a lo largo de su historia. Después de identificar los trabajos publicados, esta investigación se mostró relevante en cuanto a la necesidad de ampliar la producción en el campo de la educación bilingüe para sordos, no sólo por la importancia de discutir políticas públicas en la asistencia educativa, sino también por permitir la problematización de las prácticas docentes en la educación inclusiva. <![CDATA[Crenças de autoeficácia em professores referentes aos saberes docentes para a educação inclusiva]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Crenças de autoeficácia em professores se referem ao quanto eles se julgam capazes de implementar ações em sala de aula com o objetivo de afetar a autoeficácia, a motivação e o desempenho dos alunos. Tendo em vista a importância deste constructo motivacional em professores, esta pesquisa teve por objetivo: investigar as crenças de autoeficácia em professores regentes de classe comum do Ensino Fundamental I para a execução de ações pedagógicas relacionadas aos saberes procedimentais indicados pela literatura para favorecer o processo de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). O método adotado foi a pesquisa de levantamento. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e os dados foram organizados em uma categoria e 10 subcategorias. Como resultados identificamos que as professoras participantes do estudo apresentaram crenças de autoeficácia mais positivas para: desenvolver um clima emocional e afetivo positivo em sala de aula em relação aos alunos com NEE; atuar de forma colaborativa com outros profissionais; avaliar e organizar o espaço físico da sala de aula; e identificar as dificuldades dos alunos com NEE. E apresentaram crenças de autoeficácia insuficientes para avaliar a aprendizagem dos alunos com NEE e organizar atividades pedagógicas inclusivas. Os resultados apontam que o domínio de saberes procedimentais para a educação inclusiva interfere na crença de autoeficácia de professores para trabalhar com alunos com NEE e que a crença da autoeficácia dos professores influencia no modo como eles organizam a prática pedagógica junto aos alunos com NEE.<hr/>Abstract Self-efficacy beliefs in teachers are related to their judgment of being able to implement actions in the classroom aiming at affecting students’ self-efficacy, motivation, and performance. Given the importance of this motivational construct in teachers, this research aimed to investigate self-efficacy beliefs in regular teachers of Elementary School regarding the performance of pedagogical practices related to the literature-based procedural knowledge to favor the inclusion process of students with Special Educational Needs (SEN). It was adopted the survey method. The data was collected through semi-structured interviews and then organized into one category and 10 subcategories. The results identified that the self-efficacy beliefs of the participating teachers were more positively related to: developing a positive emotional and affective climate within the classroom regarding SEN students; working collaboratively with other professionals; evaluating and organizing the physical space of the classroom; and identifying the difficulties of SEN students. Low self-efficacy beliefs were also identified when it relates to evaluating the learning of SEN students and organizing inclusive pedagogical activities. The results indicate that mastering the procedural knowledge for inclusive education interferes with the teachers' self-efficacy belief of working with SEN students and that the teachers' self-efficacy belief influences how they organize pedagogical practice with SEN students.<hr/>Resumen Las creencias de autoeficacia de profesores se refieren a cuánto creen que son capaces de implementar acciones en la sala de clases con el fin de afectar la autoeficacia, la motivación y el rendimiento de los alumnos. Dada la importancia de este constructo motivacional en los profesores, esta investigación tuvo como objetivo: investigar las creencias de autoeficacia de profesores regulares de la Educación Primaria I para la ejecución de acciones pedagógicas relacionadas con los conocimientos procedimentales indicados por la literatura para favorecer el proceso de inclusión de alumnos con Necesidades Educativas Especiales (NEE). El método adoptado fue el de la investigación por encuesta. Los datos se reunieron mediante entrevistas semiestructuradas y se organizaron en una categoría y 10 subcategorías. Como resultados, identificamos que las profesoras participantes presentaron creencias de autoeficacia más positivas para: desarrollar un clima emocional y afectivo positivo en la clase en relación con los estudiantes con NEE; actuar de forma colaborativa con otros profesionales; evaluar y organizar el espacio físico de la sala de clases; y identificar las dificultades de los alumnos con NEE. E presentaron creencias de menor autoeficacia para evaluar el aprendizaje de los alumnos con NEE y organizar actividades pedagógicas inclusivas. Los resultados muestran que el dominio de saberes procedimentales para la educación inclusiva interfiere con la creencia de autoeficacia de profesores para trabajar con alumnos con NEE y que la creencia de autoeficacia de los profesores influye en la forma en que ellos organizan la práctica pedagógica con los alumnos con NEE. <![CDATA[Implementação do RESCUR com crianças e adolescentes surdos: Perceção de professores, pais e alunos sobre o impacto ao nível do bem-estar e das aprendizagens]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A resiliência é um conceito dinâmico e interativo que se refere à capacidade de o indivíduo se ajustar e recuperar perante vários tipos de adversidades ou dificuldades mais ou menos prolongadas no tempo. Implementar programas preventivos e promotores de resiliência revela-se, assim, fundamental na infância e na adolescência, principalmente em crianças vulneráveis. O presente estudo procurou explorar a perceção de 37 crianças e adolescentes surdos, com idades compreendidas entre os 3 e os 15 anos, e respetivos pais e professores acerca do impacto da adaptação e implementação do Currículo Europeu para a Resiliência (RESCUR). Neste estudo qualitativo foram realizados grupos focais com as crianças e adolescentes e entrevistas com os pais e professores. Os dados foram sujeitos a análise temática. Os resultados revelam melhorias significativas ao nível do bem-estar individual e social e da aquisição de competências relacionais, comunicacionais e académicas. Estes resultados demonstram a importância de promover a resiliência e aprendizagens específicas, adaptadas ao contexto da surdez, que possibilitem a estas crianças e adolescentes uma aprendizagem integral.<hr/>Abstract Resilience is a dynamic and interactive concept, which refers to the individual's capacity to adjust and recover while facing various types of adversities and hardships more or less prolonged in time. Preventive and resilience promotion programmes are fundamental in childhood and adolescence, especially in vulnerable children. The present study aims to explore the perception of 37 deaf children and adolescents, aged between 3 and 15 years old, and their parents and teachers about the impact of adapting and implementing the European Curriculum for Resilience (RESCUR). In this qualitative study, focus groups were conducted with the children and adolescents, and interviews with their parents and teachers. Data were subject to thematic analysis. The results reveal significant enhancements in terms of individual and social well-being and the acquisition of relational, communicational and academic skills. These results show the importance of promoting resilience and specific learnings adapted to the context of deafness, making possible in these children and adolescents learning integration.Promoting preventive programmes and resilience promoters reveals to be fundamental in childhood and adolescence.<hr/>Resumen La resiliencia es un concepto dinámico e interactivo que se refiere a la capacidad del individuo de ajustarse y recuperarse frente a varios tipos de adversidades o dificultades más o menos prolongadas en el tiempo. Promover programas preventivos y promotores de resiliencia se revela, en esta forma, fundamental en la infancia y adolescencia, sobretodo en niños vulnerables. El presente estudio buscó explorar la percepción de 37 niños y adolescentes sordos, con edades entre los 3 y 15 años, y sus padres y profesores sobre el impacto de la adaptación e implementación del Currículo Europeo para la Resiliencia (RESCUR). En este estudio cualitativo se realizaron grupos focales con los niños y adolescentes y entrevistas con los padres y profesores. Los datos fueron objeto de análisis temático. Los resultados revelan mejorías significativas al nivel del bienestar individual y social, y de la adquisición de competencias relacionales, comunicacionales y académicas. Estos resultados demuestran la importancia de promover la resiliencia y los aprendizajes específicos, adaptados al contexto de la sordez, que permitan a estos niños y adolescentes realizar un aprendizaje integral. <![CDATA[Os Beneditinos e a Educação na América Portuguesa]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esta pesquisa investiga as práticas educativas beneditinas em seus mosteiros e destaca a importância desse trabalho desenvolvido no campo da formação para a história da educação brasileira. Os beneditinos na América Portuguesa foram grandes proprietários de terras e de escravos. Eles desfrutavam de grande prestígio e influência política entre os povoadores e principais lideranças das capitanias. Os laços iam muito além do aspecto espiritual, alguns benfeitores podiam desfrutar de sepultamentos na capela da Igreja, missas, entre outros privilégios. Para ingressar na Ordem, o candidato era avaliado com severidade e não podia pertencer aos estratos inferiores daquela sociedade. Os beneditinos eram também desafiados a oferecer alguma instrução aos seus subordinados, em grande número nos engenhos e na manutenção das instalações urbanas, para dar sustentação àquela estrutura social.<hr/>Abstract This research investigates the Benedictine educational practices in their abbeys and stand out the importance of this work developed in the area of the formation for the Brazilian education history. The Benedictines in Portuguese America were great landowners and slaves owners. They relished great prestige and political influence among the villagers and main captaincies leaders. The ties were far beyond the spiritual aspect, some benefactors made preconditions, such as burials in the church chapel, masses, among other requests. To join the Order, the contender was severely evaluated and could not belong to the lower underclass of that society. The Benedictines were also challenged to offer some instruction to their subordinates, in large numbers in the mills and in the maintenance of urban facilities, to support that social structure.<hr/>Resumen Esta investigación analiza las prácticas educativas benedictinas en sus monasterios y destaca la importancia de ese trabajo desarrollado en el campo de la formación para la historia de la educación brasileña. Los benedictinos en la América Portuguesa fueron grandes dueños de tierras y de esclavos. Ellos disfrutaban de gran prestigio e influencia política entre los colonos y principales liderazgos de las capitanías. La convivencia iba mucho más allá del aspecto espiritual, algunos benefactores hacían previas condiciones, como entierros en la capilla de la iglesia, misas, entre otros privilegios. Para unirse a la Orden, el candidato era clasificado con severidad y no podía pertenecer a los estratos inferiores de aquella sociedad. Eran también desafiados a ofrecer alguna instrucción a sus subordinados, en gran número en los ingenios y en el mantenimiento de las instalaciones urbanas, para dar sustentación para aquella estructura social.