Scielo RSS <![CDATA[Sociologia]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0872-341920220003&lang=en vol. 44 num. lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Nota editorial]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-34192022000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[António Teixeira Fernandes (1939-2022): um percurso singular na Sociologia]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-34192022000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Between texts and Contexts:]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-34192022000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Em que edifício teórico se alicerça a visão sociológica do mundo e como a comunicamos, em síntese, aos estudantes no contexto da sua formação universitária básica? Que princípios devem presidir ao processo de apropriação de instrumentos como as teorias sociológicas, que possam revelar-se úteis e relevantes à sua prática científica, profissional e cidadã futura? Haverá “técnicas” para analisar a sociedade ou, antes, experimentação de modelos, formas de pensar concorrentes, com os quais vamos aprendendo a dialogar e afinar o conhecimento sobre a sociedade? Argumenta-se, neste artigo, que o pluriparadigmatismo teórico deve ser considerado recurso fundamental da formação sociológica, bem como a leitura e o trabalho sobre textos originais, independentemente do estatuto clássico ou contemporâneo desses textos.<hr/>ABSTRACT What are the theoretical foundations on which we base our sociological view of the world? How do we communicate it, in summary, to students in the context of their basic university training? What principles should guide the process of appropriating instruments such as sociological theories, to prove useful and relevant to future scientific, professional and citizen practice? Are there “techniques” for analyzing society or, rather, experimenting with models, competing ways of thinking, with which we learn to dialogue and refine knowledge about society? This article argues that theoretical pluri-paradigmatism should be considered a fundamental resource for sociological training, as well as reading and working on original texts, regardless of the classic or contemporary status of these texts.<hr/>RESUMÉ Sur quels fondements théoriques repose la vision sociologique du monde et comment la communique-t-on, en somme, aux élèves dans le cadre de leur formation universitaire de base ? Quels principes doivent régir le processus d'appropriation d'instruments tels que les théories sociologiques, qui peuvent s'avérer utiles et pertinents pour une future pratique scientifique, professionnelle et citoyenne ? Y aura-t-il des « techniques » d'analyse de la société ou plutôt l'expérimentation de modèles, de modes de pensée concurrents, avec lesquels nous apprendrons à dialoguer et à affiner nos connaissances sur la société ? Cet article soutient que le pluri- paradigmatisme théorique doit être considéré comme une ressource fondamentale pour la formation sociologique, ainsi que la lecture et le travail sur des textes originaux, quel que soit le statut classique ou contemporain de ces textes.<hr/>RESUMEN ¿En qué fundamentos teóricos se basa la visión sociológica del mundo y cómo la comunicamos, en definitiva, a los estudiantes en el contexto de su educación básica universitaria? ¿Qué principios deben regir el proceso de apropiación de instrumentos como las teorías sociológicas, que puedan resultar útiles y relevantes para su futura práctica científica, profesional y ciudadana? ¿Habrá “técnicas” de análisis de la sociedad o, más bien, experimentación con modelos, formas de pensar en competencia, con los que aprenderemos a dialogar y afinar nuestro conocimiento sobre la sociedad? Este artículo argumenta que el pluriparadigmatismo teórico debe ser considerado un recurso fundamental para la formación sociológica, así como para la lectura y el trabajo de textos originales, independientemente del estatus clásico o contemporáneo de estos textos. <![CDATA[Public School in Democracy. What for?]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-34192022000300028&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Qual é o papel da escola pública na sociedade democrática? A discussão sobre a escola pública na atual sociedade democrática inscreve-se em várias frentes registando-se alguma dificuldade na atualização do seu perfil de acordo com as novas exigências a que tem sido submetida. A sua missão, que já não se resume à tríade ler, escrever e contar, nem a um conjunto de aprendizagens profissionais diretamente relacionadas com o mundo do trabalho, passa também por formar cidadãos participativos, informados, competentes, solidários e responsáveis individuais pelo interesse e bem coletivos.<hr/>RÉSUMÉ Quelle est le rôle de l'école publique dans une société démocratique ? Le débat sur l'école publique dans la société démocratique actuelle s'inscrit sur plusieurs fronts et il est difficile d'actualiser son profil en fonction des nouvelles exigences auxquelles elle est soumise. Sa mission, qui ne se limite plus à la triade lire, écrire et compter, ni à un ensemble d'apprentissages professionnels directement liés au monde du travail, est aussi de former des citoyens participatifs, informés, compétents, solidaires et individuellement responsables de l'intérêt et du bien collectifs.<hr/>RESUMEN ¿Cuál es el papel de la escuela pública en una sociedad democrática? La discusión sobre la escuela pública en la actual sociedad democrática se inscribe en varios frentes y existe cierta dificultad para actualizar su perfil en función de las nuevas exigencias a las que se ha visto sometida. Su misión, que ya no se limita a la tríada de leer, escribir y contar, ni a un conjunto de aprendizajes profesionales directamente relacionados con el mundo del trabajo, es también formar ciudadanos participativos, informados, competentes, solidarios e individualmente responsables del interés y el bien colectivos.<hr/>ABSTRACT What is the place and the role of the public school in a democratic society? The discussion about the public school in the current democratic society is inscribed in several fronts and there is some difficulty in updating its profile according to the new demands to which it has been submitted. Its mission, which is no longer limited to the triad of reading, writing, and counting, nor to a set of professional learning directly related to the world of work, is also to train participatory citizens, informed, competent, supportive and individually responsible for the collective interest and good. <![CDATA[Narratives of life experience about the Portuguese Overseas War:]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-34192022000300046&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Partindo-se da análise de um corpus oral de narrativas de vida de soldados portugueses mobilizados para as campanhas militares do “Ultramar” durante os anos de 1969 e de 1974, o presente artigo visa constituir-se como um exercício reflexivo sobre a experiência de guerra, encarada como uma construção coletivamente partilhada. Procura-se perceber, mais em detalhe, não só o lugar do corpo na forma como se apropriou a experiência militar e de guerra, como também verificar quais os efeitos das tensões e deslocações de tais experiências nos antigos combatentes da Guerra Colonial Portuguesa.<hr/>ABSTRACT Starting from the analysis of an oral corpus of life narratives of Portuguese soldiers mobilized for the Overseas military campaigns during 1969 and 1974, this article aims to constitute itself as a reflective exercise on the experience of war, seen as a collectively shared construct. We seek to understand not only the place of the body in the way the military and war experience is appropriated, but also to verify the effects of the tensions and displacements of such experiences in the former combatants of the Portuguese Colonial War.<hr/>RÉSUMÉ Partant de l'analyse d'un corpus oral de récits de vie de soldats portugais mobilisés pour les campagnes militaires en Outre-Mer entre 1969 et 1974, cet article vise à se constituer comme un exercice de réflexion sur l'expérience de la guerre, vue comme une construction collectivement partagée. Nous cherchons non seulement à comprendre, plus en détail, la place du corps dans l'appropriation de l'expérience militaire et de guerre, mais aussi à vérifier les effets des tensions et des déplacements de telles expériences chez les anciens combattants de la Guerre Coloniale Portugaise.<hr/>RESUMEN A partir del análisis de un corpus oral de relatos de vida de soldados portugueses movilizados para las campañas militares en Ultramar durante los años de 1969 y 1974, este artículo pretende constituirse como un ejercicio reflexivo sobre la experiencia de la guerra, vista como un constructo compartido colectivamente. Buscamos comprender, con más detalle, no sólo el lugar del cuerpo en la forma de apropiación de la experiencia militar y bélica, sino también verificar los efectos de las tensiones y desplazamientos de tales experiencias en los excombatientes de la Guerra Colonial Portuguesa. <![CDATA[Cabo Delgado: guerra fratricida (des)conhecida? Causas e implicações internas a partir de um olhar antropossociológico]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-34192022000300067&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Cabo Delgado, província que alberga uma das maiores reservas de gás natural do mundo é, desde 2017, palco de ataques armados por insurgentes, situação recentemente classificada pelo Conselho Nacional de Defesa e Segurança (CNDS) de Moçambique como “agressão externa perpetrada por terroristas do Estado Islâmico”. Com o presente artigo, pretendemos analisar, de facto, as reais causas e implicações que estão por detrás dessa guerra e trazer um contributo reflexivo e pragmático, com desdobramentos teóricos relativos a essa situação que consideramos problemática. Como metodologia, demos primazia às pesquisas bibliográfica e documental, auxiliadas por entrevistas semiestruturadas aos refugiados acolhidos na vizinha Província de Nampula - bairro de Namicopo, com uma abordagem qualitativa baseada no paradigma compreensivo e interpretativo, suportada por alguns conhecimentos empíricos. O estudo evidencia que os problemas internos são a génese desta agressão, contrariando as diversas narrativas que apontam a primazia de fatores externos. A erosão da unidade familiar, das práticas culturais, o aumento da pobreza (extrema) e o trauma, são as implicações mais sentidas. Concluímos, com base na nossa análise, que a insurgência em Cabo Delgado depende sobretudo do Governo investir na comunidade, dar resposta às questões da pobreza sistémica e respeitar os direitos económicos, sociais e culturais dos residentes.<hr/>ABSTRACT Cabo Delgado, a province that houses one of the largest natural gas reserves in the world, has been the scene of armed attacks by insurgents since 2017, a situation recently classified by the National Defense and Security Council (CNDS) of Mozambique as “external aggression perpetrated by terrorists from the Islamic state". With the present article, we intend to analyze, in fact, the real causes and implications that are behind this war and to bring a reflexive and pragmatic contribution, with theoretical developments related to this situation that we consider problematic. As a methodology, we gave priority to bibliographic and documentary research, aided by semi-structured interviews with refugees sheltered in the neighboring Province of Nampula - Namicopo neighborhood, with a qualitative approach based on a comprehensive and interpretive paradigm, supported by some empirical knowledge. The study shows that internal problems are the genesis of this aggression, contradicting the various narratives that point to the primacy of external factors. The erosion of the family unit, cultural practices, the increase in (extreme) poverty and trauma are the most felt implications. We conclude, based on our analysis, that the insurgency in Cabo Delgado depends primarily on the Government investing in the community, addressing systemic poverty issues and respecting the economic, social and cultural rights of residents. <![CDATA[A look at rock'n'roll and its social representations in contemporary Portugal]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-34192022000300085&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO É amplamente conhecida e reconhecida socialmente a associação da música rock a comportamentos de risco, especialmente relacionados com o sexo, o álcool e o consumo de outras substâncias lícitas e ilícitas. Tal como sucedeu na realidade internacional, com maior ênfase nos países anglo-saxónicos, também em Portugal o rock abarca um amplo processo de produção e reprodução de pânico moral, que tem acompanhado o desenvolvimento da sociedade portuguesa. Neste artigo, pretende-se apresentar uma breve análise e reflexão das representações mediáticas acerca do epítome “sexo, drogas e rock’n’roll” em Portugal, em dois órgãos de comunicação e durante o período do boom do rock português, com o objetivo de ilustrar as representações sociais existentes a ele associadas.<hr/>ABSTRACT The association between rock music and risky behaviours is widely known and socially recognized, especially that ones related to sex, alcohol and the use of other legal and illegal substances. Like it happened in the international reality, with greater emphasis on Anglo-Saxon countries, in Portugal rock music also encompasses a broad process of production and reproduction of moral panic, which has accompanied the development of Portuguese society. In this article, we intend to present a brief analysis and reflection of the media representations about the epitome “sex, drugs and rock’n’roll” in Portugal, in two newspapers, during the period of the Portuguese rock boom with the aim of highlighting the existing social representations associated with it.<hr/>RÉSUMÉ L'association entre la musique rock et les comportements à risque est largement connue et socialement reconnue, notamment liée au sexe, à l'alcool et à la consommation d'autres substances licites et illégales. Comme cela s'est produit dans la réalité internationale, avec une plus grande emphase sur les pays anglo-saxons, au Portugal, le rock englobe également un vaste processus de production et de reproduction de la panique morale, qui a accompagné le développement de la société portugaise. Dans cet article, nous avons l'intention de présenter une brève analyse et réflexion sur les représentations médiatiques de l'épitomé «sexe, drogue et rock'n'roll» au Portugal, dans deux médias, pendant la période du boom du rock portugais dans le but de mettre en lumière les représentations sociales existantes qui lui sont associées.<hr/>RESUMEN La asociación entre la música rock y las conductas de riesgo es ampliamente conocida y socialmente reconocida, especialmente las relacionadas con el sexo, el alcohol y el consumo de otras sustancias legales e ilegales. Como sucedió en la realidad internacional, con mayor énfasis en los países anglosajones, en Portugal el rock también engloba un amplio proceso de producción y reproducción del pánico moral, que ha acompañado el desarrollo de la sociedad portuguesa. En este artículo, pretendemos presentar un breve análisis y reflexión de las representaciones mediáticas sobre el epítome “sexo, drogas y rock’n’roll” en Portugal, en dos medios, durante el período del boom del rock portugués con el objetivo de resaltar las representaciones sociales asociadas existentes. <![CDATA[Gender (in)equalities in evangelical churches in Europe]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-34192022000300109&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo apresenta o tema da nossa investigação “O papel das mulheres nas igrejas evangélicas na Europa”. Tencionamos realizar um estudo aprofundado, intensivo e alicerçado qualitativamente na metodologia Grounded Theory sobre as (des)igualdades de género nas igrejas evangélicas na Europa. Esta é uma temática contemporânea, pertinente, original e pouco desenvolvida em sociologia da religião. Pretendemos comparar os dados recolhidos em cinco países europeus, diversificando a localização geográfica e outras variáveis histórico-sociológicas e denominacionais relevantes descritas no texto que se segue.<hr/>ABSTRACT This article presents the theme of our research "The role of women in evangelical churches in Europe". We intend to conduct an in-depth, intensive, and qualitatively study based on the Grounded Theory methodology on gender (in)equalities in evangelical churches in Europe. This is a contemporary, pertinent and original theme, little developed in sociology of religion. We intend to compare the data collected in five European countries, diversifying the geographical location and other relevant sociological and denominational variables described in the following text.<hr/>RESUMÉ Cet article présente le thème de notre recherche «Le rôle des femmes dans les églises évangéliques en Europe». Nous avons l’intention de mener une étude approfondie, intensive et qualitative de la méthodologie de la théorie enracinée sur les (in)égalités des genres dans les églises évangéliques en Europe. C’est un thème contemporain, pertinent et original, peu développé en sociologie des religions. Nous avons l’intention de comparer les données collectées dans cinq pays européens, en diversifiant la situation géographique et d’autres variables sociologiques et confessionnelles pertinentes décrites dans le texte suivant.<hr/>RESUMEN Este artículo presenta el tema de nuestra investigación "El papel de la mujer en las iglesias evangélicas en Europa". Tenemos la intención de llevar a cabo un estudio profundo, intensivo y basado en la calidad de la metodología de la Teoría Fundamentada en los Datos sobre la (des)igualdad de género en las iglesias evangélicas en Europa. Este es un tema contemporáneo, pertinente y original, poco desarrollado en sociología de la religión. Pretendemos comparar los datos recogidos en cinco países europeos, diversificando la ubicación geográfica y otras variables sociológicas y confesionales relevantes descritas en el siguiente texto. <![CDATA[DIAS, Isabel (Coord) (2018), <em>Violência Doméstica e de Género, Uma Abordagem</em> Multidisciplinar, PACTOR - Edições de Ciências Sociais, Forenses e da Educação.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-34192022000300132&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo apresenta o tema da nossa investigação “O papel das mulheres nas igrejas evangélicas na Europa”. Tencionamos realizar um estudo aprofundado, intensivo e alicerçado qualitativamente na metodologia Grounded Theory sobre as (des)igualdades de género nas igrejas evangélicas na Europa. Esta é uma temática contemporânea, pertinente, original e pouco desenvolvida em sociologia da religião. Pretendemos comparar os dados recolhidos em cinco países europeus, diversificando a localização geográfica e outras variáveis histórico-sociológicas e denominacionais relevantes descritas no texto que se segue.<hr/>ABSTRACT This article presents the theme of our research "The role of women in evangelical churches in Europe". We intend to conduct an in-depth, intensive, and qualitatively study based on the Grounded Theory methodology on gender (in)equalities in evangelical churches in Europe. This is a contemporary, pertinent and original theme, little developed in sociology of religion. We intend to compare the data collected in five European countries, diversifying the geographical location and other relevant sociological and denominational variables described in the following text.<hr/>RESUMÉ Cet article présente le thème de notre recherche «Le rôle des femmes dans les églises évangéliques en Europe». Nous avons l’intention de mener une étude approfondie, intensive et qualitative de la méthodologie de la théorie enracinée sur les (in)égalités des genres dans les églises évangéliques en Europe. C’est un thème contemporain, pertinent et original, peu développé en sociologie des religions. Nous avons l’intention de comparer les données collectées dans cinq pays européens, en diversifiant la situation géographique et d’autres variables sociologiques et confessionnelles pertinentes décrites dans le texte suivant.<hr/>RESUMEN Este artículo presenta el tema de nuestra investigación "El papel de la mujer en las iglesias evangélicas en Europa". Tenemos la intención de llevar a cabo un estudio profundo, intensivo y basado en la calidad de la metodología de la Teoría Fundamentada en los Datos sobre la (des)igualdad de género en las iglesias evangélicas en Europa. Este es un tema contemporáneo, pertinente y original, poco desarrollado en sociología de la religión. Pretendemos comparar los datos recogidos en cinco países europeos, diversificando la ubicación geográfica y otras variables sociológicas y confesionales relevantes descritas en el siguiente texto.