Scielo RSS <![CDATA[Forum Sociológico]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0872-838020190002&lang=pt vol. num. 35 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Editorial]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802019000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[As artes e a cultura nas práticas hegemónicas e alternativas na cidade de Lisboa. O caso do Largo do Intendente]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802019000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A arte, a cultura e a criatividade são, atualmente, vendidas como um símbolo de status e passaram a fazer parte de narrativas e práticas hegemónicas relacionadas com processos de regeneração. Neste artigo, examinamos as contradições e as tensões entre a implementação de políticas públicas de regeneração urbana e a emergência de espaços alternativos culturais e artísticos, utilizando como estudo de caso o Largo do Intendente. Utilizando uma perspetiva crítica e métodos cruzados (entrevistas, observação e registo etnográfico), analisámos o papel das artes e da cultura no processo de gentrificação promovido pelas políticas públicas. Num momento de rápidas mudanças, onde os mesmos modelos são usados em diversas cidades por todo o mundo, importa continuar a acompanhar e a perceber o modo como na cidade de Lisboa estes processos se manifestam.<hr/>Abstract Arts, culture and creativity are currently sold as a symbol of status and have become part of hegemonic narratives and practices related to regeneration processes. In this article, we examine the contradictions and tensions between the implementation of urban regeneration public policies and the emergence of cultural and artistic alternative spaces, using as case study the Intendente Square. Using a critical perspective and cross methods (interviews, observation and ethnographic record), we analyzed the role of arts and culture in the gentrification process promoted by public policies. In a time of rapid change, where the same models are used in several cities around the world, it is important to follow and understand the way these processes manifest themselves in Lisbon. <![CDATA[Os gestos da arte urbana: Por uma etnografia das gestualidades]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802019000200019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Tags. Graffiti. Sticker art. Stencil. Nos últimos anos temos percebido um aumento tanto destas formas de expressão visual na cidade, quanto em pesquisas acadêmicas que buscam entendê-las. Ao pensar a arte urbana além de sua estética final, proponho que há outros elementos envolvidos no processo artístico de quem intervém nas ruas. Os “gestos da arte urbana” vão desde um momento inicial no qual artistas imaginam suas expressões até a divulgação digital das obras. Uma etnografia que dê conta destes processos precisa ter uma educação atenta às gestualidades representadas em mãos performáticas, em sons, na relação do sujeito com a estrutura em que intervém, etc. Trazendo referências teóricas que pensam o gesto, recorro a autores que abordam uma fenomenologia da experiência e uma ontologia política dos gestos. Concluo refletindo sobre o gesto na arte urbana e como este opera como uma “partilha do sensível”: dimensão artística, estética e política de expressões visuais na cidade.<hr/>Abstract Tags. Graffiti. Sticker art. Stencil. In the last years we have noticed a raise, both in these forms of visual expression in the city as in academic research that seeks to understand them. By thinking urban art beyond its final aesthetic, I propose that there are other elements involved in the artistic process of those who intervene in the streets. The “gestures of urban art” go beyond an initial moment in which artists imagine their expressions, until the digital dissemination of their works. An etnography that handles this processes needs to have a careful education attented to the gestualities represented in performatic hands, in sounds, and in the relation between the subject and the structure in which he interveins, etc. Bringing theoretical references that explore the gesture, I resort authors that address a phenomenology of experience and a political ontology of gestures. I conclude by reflecting on the gesture in urban art and how it operates as a “sharing of the sensible”: artistic, aesthetical and political dimension of visual expressions in the city. <![CDATA[As <em>smart-cities</em> e a arte pública. O contributo da curadoria no universo digital]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802019000200031&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Assistimos à transição para uma paisagem urbana mediatizada. O impacto visual da arte pública alterou os padrões de consumo. As smart-cities reconheceram a arte pública como um fenómeno dinamizador do tecido urbano. A sua integração na cultura visual sublinha a importância da arte pública no contexto urbano e nos processos de significação simbólica. A curadoria promove uma mediação mais eficaz entre as instituições, a comunidade artística e os públicos das cidades. No entanto, as aplicações móveis que exploram as produções murais não aprofundam os conteúdos fornecidos ao utilizador. A curadoria digital enriquece a produção destes conteúdos e oferece estratégias que dialogam com as infraestruturas físicas e virtuais das cidades. O presente artigo apoia-se num modelo de investigação-ação das potencialidades da arte pública, contribuindo para o seu posicionamento nas instâncias física e virtual e para a evolução dos modelos de participação e de interação com as audiências, enquanto discute a importância da curadoria para a compreensão e legitimação dos processos artísticos inerentes à produção da arte no espaço público.<hr/>Abstract We are witnessing the transition to a mediatized urban landscape. The visual impact of public art changed the consumption patterns. The smart-cities recognized public art as a dynamic phenomenon of the urban fabric. Its integration in the visual culture underlines the importance of public art in the urban context and in the processes of symbolic signification. The curatorship promotes a more efficient mediation between the institutions, the artistic community and the publics of the cities. Nevertheless, the mobile applications exploring mural productions do not deepen the contents delivered to the user. Digital curatorship enriches the production of these contents and offers strategies that dialog with the physical and virtual infrastructures of cities. This article is based on the model of action-research towards the potentialities of public art, contributing to its positioning in the physical and virtual instances and to the evolution of the models of participation and interaction with the audiences, while discussing the importance of curatorship to the comprehension and legitimating of the artistic processes inherent to the production of art in the public space. <![CDATA[Festivais de luz e eventos de luz em Portugal. Entre cultura e promoção turística do território]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802019000200041&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Os festivais de luz têm sido adotados internacionalmente como ferramentas para a democratização das artes, para estimular a economia noturna, fomentar a citybrandificação e para superar o turismo sazonal. Contudo, estes ainda não são bem conhecidos em Portugal. Este artigo apresenta os resultados exploratórios de um mapeamento realizado aos centros de informação turística, com o objetivo de identificar a presença deste tipo de evento em todo o país. A análise realizada indica que os Festivais de Luz são constantemente confundidos com outro tipo de eventos. Neste paper incidimos nas confusões mais comuns, além de apresentar uma tipificação dos eventos luminosos e suas características. Concluímos que o desenvolvimento e a implementação de festivais de luz em Portugal estão comprometidos pela saturação de eventos existentes e pelo desconhecimento do potencial deste tipo de programação.<hr/>Resumo Los festivales de luz han sido adoptados a nivel internacional como herramientas para la democratización de las artes, para estimular las economías nocturnas, fomentar la citybrandificación y para superar la estacionalidad turística. Pero aún siguen siendo desconocidos en Portugal. El presente trabajo presenta los resultados exploratorios de un mapeo realizado a los centros de información turística con el objetivo de identificar la presencia de este tipo de eventos a nivel nacional. Nuestro análisis indica que los festivales de luz son confundidos de forma constante con otros tipos de eventos. Referimos aquí las confusiones más habituales, así como presentamos una tipificación de los eventos luminosos y sus características. Concluimos que el desarrollo e implantación de los festivales de luz en Portugal se ve comprometido por la saturación de eventos ya existentes, y por el desconocimiento de las potencialidades de este tipo de programas.<hr/>Abstract Festivals of light have been adopted internationally as tools for the democratization of the arts, to stimulate the night economy, foster city-branding, and to overcome seasonal tourism. However, these are not yet well known in Portugal. This article presents the exploratory results of a mapping carried out to tourist information centers, aiming to identify the presence of this type of event throughout the country. The analysis indicates that Light Festivals are constantly misunderstood with other types of events. In this paper we focus on the most common confusions, besides presenting a typification of light events and their characteristics. We conclude that the development and implementation of light festivals in Portugal are compromised by the saturation of existing events and the lack of knowledge of this type of program’s potential. <![CDATA[O terceiro lado do muro. A arte e as suas cidades]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802019000200051&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este ensaio pretende, a partir da observação etnográfica de expressões de arte urbana embemáticas na cidade de Lisboa e de uma reflexão comparativa entre distinctive cities (Markusen, 2004), criar uma narrativa que percorra os principais vectores da transformação do universo da arte urbana na última década. Tentando reproduzir o estilo ensaístico e as modalidades narrativas que estiveram na origem desta reflexão, traçaremos um percurso através dos debates principais sobre arte urbana, mostrando no seu conjunto a heterogeneidade dos processos e das forças que condicionam a presença artística no espaço urbano e delineando futuras hipóteses de pesquisa. O objetivo desta reflexão será conduzir o leitor a a) observar os efeitos da progressiva influência da gramática do empreendedorismo; b) inquirir os dispositivos regulatórios criados - novos agentes, instituições e legislação, seja para punir ou fomentar a sua produção; c) analisar a relação material e sensorial da arte urbana com a própria cidade - da sua normativização estética à reificação da propriedade ou à consolidação da “cidade legislada”; d) integrar a arte urbana no processo mais alargado de divisão estrutural da cultura que, por um lado, é absorvida pela narrativa hegemónica das indústrias criativas e, por outro, permeia o tecido social, promovendo a participação ou a coesão social; e) examinar estas transformações da arte urbana no quadro da construção da cidade contemporânea e, em particular, do seu espaço público.<hr/>Abstract Based on a ethnographic observation of empirical urban art expressions in the city of Lisbon and on a comparative reflection between “distinctive cities” (Markusen, 2004), this essay aims to create a narrative that covers the main vectors of the transformation of the urban art universe in the last decade. Trying to reproduce the essayistic style and narrative modalities that were the origin of this reflection, we will trace a path through the main debates about urban art, showing together the heterogeneity of the processes and forces that condition the artistic presence in the urban space and outlining future hypotheses of research. The purpose of this reflection will be to lead the reader to a) observe the effects of the progressive influence of the grammar of entrepreneurship; b) inquire into the regulatory dispositifs created - new agents, institutions and legislation either to punish or encourage its production; c) analyze the material and sensorial relationship of urban art with the city itself - from its aesthetic normativization, to the reification of property or the consolidation of the “legislated city”; d) integrate urban art into the broader process of structural division of culture, which, on the one hand, is absorbed by the hegemonic narrative of the creative industries and, on the other, permeates the social fabric, promoting social participation or cohesion; e) examine these transformations of urban art in the context of the construction of the contemporary city and, in particular, of its public space. <![CDATA[Regeneração urbana através da cultura e das artes: O caso do Barreiro]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802019000200061&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Adoptando uma perspectiva eminentemente hermenêutico-interpretativa, centrada na análise do discurso e das representações, este artigo pretende contribuir para a compreensão do actual processo de regeneração urbana do Barreiro. Se, por um lado, coloca a tónica no papel que nele desempenham a cultura e as artes, por outro, procura também descrever e interpretar as relações que se estabelecem com a memória e a identidade, enquanto traços constitutivos e definidores de um território profundamente marcado pelo seu passado. A partir da leitura crítica de um conjunto de 15 entrevistas realizadas a actores-chave que possuem um conhecimento aprofundado da realidade local, presente e passada, procura-se reconstituir uma narrativa inteligível que nos ajude a interrogar, a problematizar e a dar sentido ao processo investigado, designadamente ao nível das inter-relações e dinâmicas socioterritoriais existentes e dos discursos subjacentes.<hr/>Abstract Adopting an eminently hermeneutic-interpretative perspective, centered on the analysis of discourse and representations, this article aims to contribute to the understanding of the current process of urban regeneration of Barreiro. If, on the one hand, it emphasizes the role that culture and the arts play in it, on the other, it also seeks to describe and interpret the relations that are established with memory and identity, as constitutive and defining features of a territory deeply marked by its past. From the critical reading of a set of 15 interviews conducted with key actors who have a thorough knowledge of the local reality, present and past, we seek to reconstruct an intelligible narrative that helps us interrogate, problematize and make sense of the process, namely in terms of interrelationships and existing socio-territorial dynamics and underlying discourses. <![CDATA[Ciência, tecnologias emergentes e sociedade: O caso dos debates sobre nanotecnologias em Portugal]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802019000200073&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo explora o envolvimento público com nanotecnologias em Portugal, centrando-se em dois estudos de caso : o projeto europeu DEEPEN (Deepening Ethical Engagement and Participation in Emerging Nanotechnologies), que envolveu o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, e o Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologias (INL) em Braga. Através do recurso a literatura no âmbito dos Estudos de Ciência e Tecnologia e de metodologias qualitativas - grupos de discussão, entrevistas semiestruturadas e observação participante -, argumenta-se que os dois estudos de caso exibem distintas ecologias de participação e formas de operacionalizar a relação entre ciência e sociedade. O artigo reforça o papel das dimensões metodológicas, institucionais e materiais na construção dos dispositivos de envolvimento público com tecnologias, assim como a dificuldade em integrar os cientistas sociais na investigação sobre as nanotecnologias.<hr/>Abstract This article explores public engagement with nanotechnologies in Portugal, focusing on two case studies : the European project DEEPEN (Deepening Ethical Engagement and Participation in Emerging Nanotechnologies), that involved the Centre for Social Studies of the University of Coimbra, and the International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL) in Braga. By resorting to literature stemming from Science and Technology Studies and to qualitative methodologies - focus groups, semi-structured interviews and participant observation -, it is argued that the two case studies display distinct ecologies of participation and ways of operationalizing the relationship between science and society. The article reinforces the role of methodological, institutional and material dimensions in the construction of devices of public engagement with technologies, as well as the difficulty in integrating social scientists in nanotechnology research.