Scielo RSS <![CDATA[Forum Sociológico]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0872-838020200001&lang=pt vol. num. 36 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Editorial]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802020000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Sujeitas públicas, narrativas anônimas: Espacializando o medo e a (im)permanência da mulher no âmbito urbano em Maceió/AL - Brasil]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802020000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Historicamente estruturada para (e por) homens, a cidade - compreendida enquanto agente ativo na (re)produção das relações sociais - é ordenada a partir da dicotomia homem-público x mulher-privado. O artigo traz uma leitura da posição social da mulher na cidade e, partindo do pressuposto de que as disparidades de gênero produzem experiências urbanas distintas para homens e mulheres, busca apontar quais (e como) são os espaços de medo que não são vivenciados plenamente pelo público feminino. Para tal, o estudo apoiou-se na coleta de autonarrativas de usuárias do bairro da Jatiúca (Maceió/AL - Brasil) através da aplicação de mecanismos de escuta anônima, produzindo um esboço comparativo das experiências descritas. Os resultados demonstram não somente as especificidades da vivência da mulher, como também a multiplicidade das experiências dessas sujeitas distintas entre si - ilustrando a urgência de repensarmos os espaços públicos para garantir a autonomia das mulheres em estruturas urbanas.<hr/>Abstract Historically structured for (and by) men, the city - understood as an active agent in the (re)production of social relations - is ordered by the man-public x woman-private dichotomy. The article presents a reading of the social position of women in the city and, based on the assumption that gender disparities produce distinct urban experiences for men and women, seeks to map which (and how) spaces of fear are not fully experienced by the female public. For such purpose, the study was based on the collection of self-narratives from Jatiúca’s neighborhood users (Maceió/AL - Brazil) through the application of anonymous listening mechanisms to collect data, producing a comparative sketch of the described experiences. The results demonstrate not only the specificities of women’s experience, but also the multiplicity of experiences of these distinct subjects - illustrating the urgency of rethinking public spaces to ensure women’s autonomy in urban structures. <![CDATA[Um olhar não heteronormativo sobre mobilidade e permanência em espaço urbano]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802020000100025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O projecto do Coletivo Aleph centrou-se na discussão dos quotidianos em espaço urbano de pessoas com diferentes identidades, expressão de género e orientação sexual. Estes quotidianos que têm lugar em áreas públicas abertas (praças, ruas, jardins, parques), em espaços semipúblicos de recreação e lazer (cafés, academias, clubes desportivos, centros comerciais, etc.) e em espaço privado (em casa), são desafiados quando se questiona quem os concebeu e para quem foi projectada a cidade. Com efeito, nem todos esses espaços “socialmente aceites” são inclusivos, garantem segurança, promovem afectos e conforto. Talvez por serem pensados ​​e projectados a partir de lentes heteronormativas, as suas características produzem efeitos diferenciados na mobilidade, permanência, segurança e, não raras vezes, produzem práticas excludentes. Perguntamos, assim, se esses espaços não são, em última análise, aqueles que permitem a presença, a mobilidade e a acção de certos grupos e pessoas, mas inibem o pleno acesso de outras, levando ao debate sobre os direitos humanos, cidadania e direito à cidade. A crítica foi desenvolvida por esta investigação culminou na elaboração de um webdocumentário (ferramenta digital disponível em http://www.ceg.ulisboa.pt/mpps/#3). O instrumento comunicacional então utilizado para apresentar a nossa pesquisa (o webdocumentário) explora conteúdos relacionados com a experiência urbana de jovens estudantes universitários com diferentes identidades, expressão de género e orientação sexual, que narram, discutem e criticam o espaço urbano concebido segundo as lentes heteronormativas. Esta crítica é sustentada através das histórias dos sujeitos envolvidos e voluntários na nossa investigação. A metodologia que o Coletivo Aleph utilizou para a recolha de informação centrou-se nas técnicas qualitativas da narrativa, sob a forma de storytelling, storymapping, e go-along techniques, tendo resultado em mapas, fotos, registos escritos, áudios e infográficos que ilustram a vida urbana dos e das participantes. Além das narrativas obtidas sob os referidos formatos, foi utilizada uma aplicação em que foram registados os pontos-chave dos seus quotidianos urbanos, expressando assim as sensações/atmosferas de acolhimento, repulsa, tranquilidade, liberdade, etc. Este artigo explora os objectivos, metodologia e resultados a que o Coletivo chegou.<hr/>Abstract The Coletivo Aleph project focused on the debate of everyday life in an urban space of people with different identities, gender expression and sexual orientations. These daily lives that take place in open public areas (squares, streets, gardens, parks), in semi-public spaces for recreation and leisure (cafés, gyms, sports clubs, shopping centers, etc.) and in private spaces (at home), are challenged when the questions who designed them and for whom the city was planned. This means that not all of these “socially accepted” spaces are inclusive, guarantee security, or promote affection and comfort. Perhaps because they are thought and designed through heteronormative lenses, their characteristics produce different effects on mobility, permanence, safety and, not uncommonly, produce exclusive practices. We ask, therefore, if these spaces are not, ultimately, those that allow the presence, mobility and action of certain groups and people, but inhibit the full access of others, leading to the debate on human rights, citizenship and the right to the city. The criticism developed by this investigation culminated in the development of a webdocumentary (digital tool available at http://www.ceg.ulisboa.pt/mpps/#3). The communicational instrument used to present our research (the webdocumentary) explores contents related to the urban experience of young university students with different identities, gender expression and sexual orientation, who narrate, discuss and criticize urban space designed according to heteronormative lenses. This criticism is supported by the stories of the subjects involved and volunteers in our investigation. The methodology that Coletivo Aleph used to collect information focused on qualitative narrative techniques, in the form of storytelling, storymapping, and go-along techniques, resulting in maps, photos, written records, audios and infographics that illustrate the urban life of the participants. In addition to the narratives obtained under the aforementioned formats, an application was used in which the key points of their urban daily lives were recorded, thus expressing the sensations/atmospheres of welcome, repulsion, tranquility, freedom, etc. This article explores the objectives, methodology and results reached by Coletivo. <![CDATA[Contributos para a compreensão da mobilidade: Uma análise às travessias pedonais]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802020000100037&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Existem vários modelos de travessias pedonais que são acompanhados de pressupostos diversos sobre o comportamento dos peões durante o atravessamento. Neste artigo cruzam-se contributos de várias áreas científicas acerca dos tipos e usos das travessias pedonais e analisam-se os resultados de um estudo realizado sobre uma travessia pedonal sem sinais luminosos localizada na cidade de Braga. O estudo, que pretendeu caracterizar como os peões e automobilistas usam uma travessia, serve de fundamento empírico para a construção de um esboço de uma problemática acerca das travessias pedonais. Foi realizado durante o ano de 2019, com recurso a inquérito por questionário e observação directa. Assim, e de forma exploratória, o artigo permite identificar algumas das principais interrogações de ordem sociológica relevantes para o entendimento e a intervenção nas esferas da segurança rodoviária nas cidades e que implicam o planeamento e a tipologia de travessias pedonais, assim como o reforço do trabalho interdisciplinar sobre o tema.<hr/>Abstract There are several types of pedestrian crossings that are accompanied by different assumptions about the behaviour of pedestrians. This article considers contributions from various scientific areas about the types and uses of pedestrian crossings. It also considers the results of a study carried out on a pedestrian crossing without light signals located in the city of Braga. The study, which aimed to characterize how pedestrians and car drivers use the crossing, serves as empirical support for the theoretical construction of a problematic on the subject. It was carried out during 2019, using a questionnaire survey and direct observation. In an exploratory way, the article allows to identify some of the main sociological questions for the understanding and intervention in the spheres of road safety in cities and which imply the planning and the typology of pedestrian crossings, as well as the reinforcement the interdisciplinary work on the topic. <![CDATA[Mobilidades temporárias na cidade turística: O caso do centro histórico de Lisboa]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802020000100047&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O surgimento de “novas” mobilidades coloca o homo/mulier mobilis como actor-chave das nossas cidades. Visitantes, turistas, estudantes universitários e migrantes transnacionais mudam e re-significam o(s) quotidiano(s) urbano(s) de múltiplas formas, moldando uma nova topografia social do consumo nesta era móvel digital. Nesse sentido, o turismo, forma por excelência de mobilidade temporária, tem visíveis impactos nos territórios, urbanos e globais. Este artigo visa contribuir, através de um olhar sociológico, para a compreensão das mudanças verificadas em contextos urbanos particulares, destacando o caso do centro de Lisboa através da abordagem das mobilidades nas suas diferentes escalas fenomenológicas (transnacional/urbana/microlocal) e dos seus múltiplos protagonistas, práticas e dinâmicas territoriais.<hr/>Abstract The emergence of “new” mobilities makes homo/mulier mobilis a key player in our cities. Visitors, tourists, university students and transnational migrants change and re-signify urban day-by-day in multiple ways, shaping a new social topography of consumption in this mobile digital age. In this sense, tourism as a form of temporary mobility has visible impacts on territories, urban and global. This article aims to contribute, through a sociological perspective, to the understanding of the changes observed in particular urban contexts, highlighting the case of Lisbon city centre through an approach of mobility, both in its different phenomenological scales (transnational/urban/micro-local) and its multiple players, practices and territorial dynamics. <![CDATA[Mobilidade e diferenciação dos espaços de lazer e de turismo: Perceções dos visitantes e dos residentes de um destino turístico do interior]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802020000100057&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Perante a intensificação da mobilidade nas sociedades contemporâneas e os novos comportamentos e hábitos de consumo, os territórios rurais de baixa densidade emergem como destinos turísticos alternativos e de diferenciação para o desenvolvimento de atividades turísticas e de lazer. A partir de dados recolhidos com questionários e focus group, este artigo pretende evidenciar formas de mobilidade voluntária em que se envolvem os consumidores urbanos, na busca de experiências turísticas, como o crescente interesse pelos destinos do interior - as Aldeias Históricas de Portugal -, e ilustrar as perceções dos residentes sobre as alterações na vida das comunidades. Os resultados obtidos revelam que o destino é espaço de refúgio para curtos períodos de lazer e turismo em contacto com os recursos históricos - arquitetónicos e culturais - por parte dos visitantes. As perceções dos impactes destas novas incursões divergem em cada aldeia segundo o tipo de interação entre visitantes e residentes.<hr/>Abstract In view of the intensification of mobility in contemporary societies and the new uses and consumption habits, low-density rural territories are emerging as alternative tourist destinations and differentiation for the development of tourist and leisure activities. From data collected with questionnaires and focus group, this article aims to highlight the current forms of voluntary mobility involving urban consumers in the search tourist experiences, such as the growing interest in destinations in the inland - the Historical Villages of Portugal - and identify the residents' perception of the impact of tourism on communities. The results obtained reveal that the destination is a space of refuge for short periods of leisure and tourism in contact with historical and cultural resources by the visitors. The perceptions of the tourism impacts are different in each village according to the interaction between visitors and residents. <![CDATA[Desenhando a mobilidade. A potencialidade do <em>sketching</em> nos estudos de mobilidade]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802020000100067&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo debruça-se sobre as potencialidades do sketching nos estudos de mobilidade. Começando por cruzar as preocupações e especificidades das metodologias móveis com as questões levantadas pelo uso das metodologias baseadas na arte em ciências sociais e em particular na sociologia, confronta-se este enquadramento teórico metodológico com a experiência de um workshop de metodologias móveis organizado no contexto de um seminário sobre mobilidades. Os resultados desta experiência fizeram emergir três temas que se afiguram centrais para a problematização do recurso ao desenho enquanto ferramenta ao serviço das metodologias móveis : o aparente determinismo imposto pelas competências e skills preexistentes ; a importância do tempo na observação da passagem do tempo ; e, por fim, as questões éticas associadas ao acto de desenhar in loco. Conclui-se com uma reflexão sobre os principais desafios que se colocam ao uso desta ferramenta na investigação social aplicada aos estudos de mobilidade.<hr/>Abstract This article focuses on the potential of sketching for mobility studies. Crossing the concerns and specificities of mobile methodologies with the issues raised using arts-based methodologies in social sciences, particularly in sociology, we proceed to confront this framework with the experience of a mobile methodology workshop held in the context of a seminar on mobility. The results of this experiment led to the emergence of three central themes when discussing the role of drawing as a tool at the service of mobile methodologies : the apparent determinism imposed by pre-existing skills and abilities in the researcher ; the importance of time when observing the passage of time ; and, finally, the ethical issues associated with drawing on the spot. The paper ends with a reflection on the main challenges of the use of this tool in mobility studies’ research.