Scielo RSS <![CDATA[Forum Sociológico]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0872-838020200002&lang=pt vol. num. 37 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Contrução de um modelo de análise e comparação de políticas locais dirigidas ao envelhecimento populacional]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802020000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Demographic ageing results in issues both for individuals and for organizations, with regards to social, economic and health issues. The challenge for public policies is to create the adequate resources and to adapt devices, in order to facilitate and allow an ageing process with well-being. The WHO’s proposal of Active Ageing has a great potential in guiding ageing policies, in particular local interventions. In this research we aimed to convert the active ageing concept into a practical instrument, built for use by policy-makers, researchers and stakeholders to evaluate and compare different social policies on ageing. We have proceeded to the validation of both the content and the design of the instrument, using the Delphi technique. Through the instrument created, it will be possible to analyse ageing policies from the active ageing point of view, to compare programmes and communities/organizations, to share the best policy practices and identify the least appropriate policy actions as the intervention priorities, adjusting and improving them.<hr/>Resumo O envelhecimento populacional representa desafios para os indivíduos e para as organizações, no que respeita a questões económicas, sociais e de saúde. As políticas públicas procuram criar os recursos adequados e adaptar os dispositivos existentes, de forma que facilite e possibilite às pessoas um processo de envelhecimento com bem-estar. O paradigma de envelhecimento ativo, tal como é proposto pela OMS, tem grandes potencialidades na orientação das políticas dirigidas ao envelhecimento, em particular das intervenções locais. Nesta pesquisa propusemo-nos converter o conceito de envelhecimento ativo num instrumento de ordem prática, construído para ser aplicado por formuladores de políticas e investigadores, para avaliar e comparar diferentes políticas sociais relacionadas com o envelhecimento. Procedemos a uma validação de conteúdo e de construção do instrumento através da técnica Delphi. Através do instrumento criado, será possível analisar as políticas de acordo com a perspectiva de envelhecimento ativo, comparar programas e comunidades ou organizações, partilhar as boas práticas e identificar as ações políticas menos apropriadas, considerando-as prioridades de intervenção, adequando-as e melhorando-as. <![CDATA[Para uma sociologia dos crimes ambientais. Reflexões sobre o caso dos pesticidas em França]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802020000200019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A questão das catástrofes ambientais e sanitárias, causadas pelas actividades económicas humanas, tem sido cada vez mais divulgada desde os anos 70. Uma sociologia do ambiente e depois uma sociologia do risco desenvolveu-se nos Estados Unidos e depois na Europa. Mas só muito recentemente é que a sociologia do desvio se debruçou sobre estes temas, questionando a existência de práticas criminosas que, por vezes, desempenham um papel importante na perpetuação das ameaças. A sociologia do desvio inspira-se na tradição de investigação sobre a “criminalidade de colarinho branco” iniciada por Edwin Sutherland e, mais precisamente, na investigação sobre a criminalidade empresarial. Este artigo procura contribuir para a constituição e a problematização deste relativamente novo campo de investigação na Europa continental que, aqui, é ilustrado com o exemplo da poluição do solo e da água por pesticidas utilizados maciçamente na agricultura em França.<hr/>Abstract The issue of environmental and health disasters caused by human economic activities has been increasingly publicized since the 1970s. Environmental sociology and then sociology of risk have been developed in the United States and then in Europe. But it is only very recently that the sociology of deviance has taken up these subjects, questioning the existence of delinquent practices that sometimes play a major role in the perpetuation of threats. It is inspired by the tradition of research on White Collar Crime initiated by Edwin Sutherland, and more precisely by research on Corporate Crime. This article attempts to contribute to the constitution and problematization of this relatively new field of research in continental Europe. It also illustrates it through the example of soil and water pollution by pesticides used massively in French agriculture. <![CDATA[O teatro aberto em Lisboa: Notas de pesquisa sobre uma experiência de participação cultural]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802020000200027&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem um carácter exploratório e pretende descrever uma experiência de um “encontro” cultural com os públicos no teatro. Inspirada pelos debates recentes sobre a participação cultural e os pressupostos do programa europeu Be SpectACTive!, esta experiência promoveu um contexto de interação próxima de um conjunto de indivíduos com perfis heterogéneos e os profissionais da companhia Novo Grupo - Teatro Aberto, em Lisboa. A história deste teatro e as especificidades do seu trabalho artístico foram partilhadas durante o “encontro”. Concluímos que os encontros com os públicos são micromomentos de participação cultural e diálogo que podem integrar-se nas missões, objetivos e atividades correntes das organizações teatrais e nas práticas e motivações dos seus responsáveis. O artigo utiliza as notas do diário de campo, as palavras dos responsáveis do teatro e uma sequência de fotografias que ilustram o percurso feito pelos participantes nos bastidores do teatro.<hr/>Abstract This article takes an exploratory approach and seeks to describe the experience of a cultural “encounter” with theatre audiences. Inspired on the recent debates around cultural participation and the assumptions of the European Be SpectACTive! program, this experience staged a frame of interaction between a set of individuals with heterogeneous profiles and professionals from the theatre company Novo Grupo - Teatro Aberto in Lisbon. The history of this theatre and the specific characteristics of its artistic work were shared over the course of this “encounter”. We conclude that encounters with the public provide micro-moments of dialogue and cultural participation that may integrate both into the missions, objectives and current activities of theatrical organisations and into the practices and motivations of their leaders. This article deploys fieldwork notes, the declarations of those responsible for the theatre and a sequence of photographs that illustrate the path taken by these participants when backstage in the theatre. <![CDATA[Governança liminar na noite lisboeta]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802020000200039&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The expansion and commodification of nightlife in the central areas of Lisbon over recent years have involved some critical and unwanted social, spatial, and urban governance impacts, as well as the worsening of community livability during nighttime hours. Taking the former harbor neighborhood of Cais do Sodré in Lisbon as a case study, this paper examines the range of nightlife-related regulations, standards and laws approved over the past few years and implemented at local and national level regarding nighttime leisure. The paper will argue that public-led interplay between the privatization and liminality of public safety in nightlife districts and the (neo)liberalization of the opening hours regulation are at the basis of the liminal governance of nightlife in Lisbon.<hr/>Resumo Nos últimos anos, a expansão e a mercantilização da vida noturna nas áreas centrais de Lisboa envolveram, em particular, alguns impactos críticos e indesejáveis quer ao nível social e espacial quer ao nível da governança urbana, bem como o agravamento das condições de habitabilidade da comunidade durante o período noturno. Tomando o antigo bairro portuário do Cais do Sodré como caso de estudo particular, este artigo apresenta uma análise dos principais regulamentos, leis e normas relacionados com vida noturna aprovados nos últimos anos quer pela autarquia quer pelo Estado central. O artigo argumentará que a interação promovida pelo setor público entre a privatização e a liminalidade da segurança pública nos locais/bairros de vida noturna e a (neo)liberalização dos regulamentos sobre horários de funcionamento estão na base da governança liminar da vida noturna em Lisboa. <![CDATA[Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: Uma análise com base nas perceções dos diplomados]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802020000200049&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Quem são os estudantes que optam pela Educação Superior a Distância? Quais as suas expetativas e grau de satisfação com os cursos nesta modalidade? Qual o impacto do curso na vida profissional e pessoal do estudante da UAb? O presente artigo centra-se nestas questões, seguindo um enquadramento teórico que mobiliza estudos sobre a procura de respostas para novos públicos e novas necessidades nas sociedades atuais. O desenho metodológico seguiu a aplicação de um questionário, desenhado no âmbito do Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida dos Diplomados da Universidade Aberta, aos estudantes que terminaram a licenciatura em 2014 e 2015. Os resultados remetem para uma satisfação global com a realização da licenciatura online, na medida em que revelam conforto no uso da plataforma e reconhecem vantagens no regime de aprendizagem. Destaca-se a valorização do prestígio social associado ao diploma de ensino superior. Concluímos que a pesquisa sobre o fenómeno da empregabilidade no ensino superior precisa de mais desenvolvimento. Os estudantes adultos apresentam um conjunto de necessidades diferenciadas, sobretudo relacionadas com a aquisição de competências para melhorar as suas condições profissionais, de empregabilidade e o desenvolvimento das suas carreiras. Os dados deste estudo reforçam a ideia de educação ao longo da vida associada ao ensino a distância como importante forma de desenvolvimento e aquisição não só de conhecimentos, como também de competências transversais fundamentais a todos os contextos da vida e para a mobilidade profissional.<hr/>Abstract Who are the students who choose Distance Higher Education? What are their expectations and satisfaction with the online courses? What are the impacts of the course on UAb student professional and personal life? The present article focuses on these questions following a theoretical framework that mobilizes studies searching for answers to new audiences and new needs in current societies. The methodological design followed the application of a survey, designed within the scope of the Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida dos Diplomados da Universidade Aberta, to the students who finished their degree in 2014 and 2015. The results refer to a global satisfaction with the accomplishment of the degree online, insofar as they reveal comfort in using the platform and recognize advantages in e-learning. The social prestige associated with the higher education diploma stands out. We conclude that research on the phenomenon of employability in higher education needs further development. Adult students have a set of differentiated needs, mostly related more to the acquisition of skills to improve their professional conditions, employability and the development of their careers. Data in this study reinforce the idea of lifelong education associated with distance learning as an important way of developing and acquiring not only knowledge, but also transversal competences that are fundamental to all contexts of life and for professional mobility. <![CDATA[<em>Arte(s) Urbana(s),</em> Ricardo Campos e Sílvia Câmara, V. N. Famalicão: Húmus, 2020. ISBN: 9789897554582. 194 pp.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802020000200063&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Quem são os estudantes que optam pela Educação Superior a Distância? Quais as suas expetativas e grau de satisfação com os cursos nesta modalidade? Qual o impacto do curso na vida profissional e pessoal do estudante da UAb? O presente artigo centra-se nestas questões, seguindo um enquadramento teórico que mobiliza estudos sobre a procura de respostas para novos públicos e novas necessidades nas sociedades atuais. O desenho metodológico seguiu a aplicação de um questionário, desenhado no âmbito do Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida dos Diplomados da Universidade Aberta, aos estudantes que terminaram a licenciatura em 2014 e 2015. Os resultados remetem para uma satisfação global com a realização da licenciatura online, na medida em que revelam conforto no uso da plataforma e reconhecem vantagens no regime de aprendizagem. Destaca-se a valorização do prestígio social associado ao diploma de ensino superior. Concluímos que a pesquisa sobre o fenómeno da empregabilidade no ensino superior precisa de mais desenvolvimento. Os estudantes adultos apresentam um conjunto de necessidades diferenciadas, sobretudo relacionadas com a aquisição de competências para melhorar as suas condições profissionais, de empregabilidade e o desenvolvimento das suas carreiras. Os dados deste estudo reforçam a ideia de educação ao longo da vida associada ao ensino a distância como importante forma de desenvolvimento e aquisição não só de conhecimentos, como também de competências transversais fundamentais a todos os contextos da vida e para a mobilidade profissional.<hr/>Abstract Who are the students who choose Distance Higher Education? What are their expectations and satisfaction with the online courses? What are the impacts of the course on UAb student professional and personal life? The present article focuses on these questions following a theoretical framework that mobilizes studies searching for answers to new audiences and new needs in current societies. The methodological design followed the application of a survey, designed within the scope of the Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida dos Diplomados da Universidade Aberta, to the students who finished their degree in 2014 and 2015. The results refer to a global satisfaction with the accomplishment of the degree online, insofar as they reveal comfort in using the platform and recognize advantages in e-learning. The social prestige associated with the higher education diploma stands out. We conclude that research on the phenomenon of employability in higher education needs further development. Adult students have a set of differentiated needs, mostly related more to the acquisition of skills to improve their professional conditions, employability and the development of their careers. Data in this study reinforce the idea of lifelong education associated with distance learning as an important way of developing and acquiring not only knowledge, but also transversal competences that are fundamental to all contexts of life and for professional mobility.