Scielo RSS <![CDATA[Forum Sociológico]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0872-838020220002&lang=en vol. num. 41 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Obstetric racism in Portugal: Experience report of an anti-racist collective]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802022000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A violência obstétrica é uma violência de gênero, que tem o racismo como sobreposição, tornando as mulheres negras mais vulneráveis. Em Portugal, esta realidade continua silenciada por detrás do mito da igualdade social difundido no pós-período colonial. Os corpos destas mulheres no cenário obstétrico no país trazem-nos a necessidade de abordar questões de corpo-raça-saúde articuladas com os movimentos feministas e negros. Este artigo parte de uma abordagem teórica sustentada nos estudos pós-coloniais e feministas, com uma perspectiva sociológica. Em termos metodológicos, o texto compartilha as atividades de um coletivo de mulheres antirracistas sob uma perspectiva interseccional, utilizando a técnica metodológica do relato de experiência. Os principais resultados deste estudo apontam para a pertinência de se desenvolver uma investigação sociológica transversal sobre as experiências de saúde reprodutiva das mulheres racializadas em Portugal e a importância dos movimentos sociais para a realização desses trabalhos. O coletivo Saúde das Mães Negras (SaMaNe), através de quatro frentes de atuação, traz para o debate social, político e académico as experiências de gravidez, parto e pós-parto de mulheres negras e afrodescendentes em Portugal. Concluiu-se que há necessidade de aprofundar o debate sobre as opressões e desigualdades raciais nos cuidados obstétricos, pelo que este artigo pretende também romper com o silêncio em torno do tema e transformá-lo em ação.<hr/>Abstract Obstetric violence is a gender violence, which has racism as an overlay, making Black women more vulnerable. In Portugal, this reality remains silenced behind the myth of social equality disseminated post-colonial period. The bodies of these women in the obstetric scenario in the country, bring us the need to address issues of body-race-health articulated with the feminist and Black movements. This article is based on a theoretical approach sustained in post-colonial and feminist studies, with a sociological perspective. For its methodology, this article shares the actions of a collective of antiracist women acting from an intersectional perspective, using the methodological technique of the experience report. The main results of this study point to the pertinence of developing intersectional sociological research on the reproductive health experiences of racialized women in Portugal and the importance of social movements to conduct such work. The collective Saúde das Mães Negras (SaMaNe) through four fronts brings to social, political, and academic debate the experiences of pregnancy, childbirth and postpartum of black and afro-descendant women in Portugal. In conclusion, there is a need to deepen the debate on oppression and racial inequalities in obstetric care, and this article also intends to break the silence around the theme and transform it into action. <![CDATA[Rethinking patrimonialism: Still a way to understand the Brazilian State?]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802022000200015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente artigo busca discutir a relevância atual do conceito de patrimonialismo. A abordagem teórica realça o viés histórico por entender que o patrimonialismo é uma conduta que marca a evolução sociopolítica brasileira. A abordagem metodológica privilegia a revisão bibliográfica, porém abarcando tanto autores clássicos quanto contemporâneos; igualmente, reúne tanto a análise voltada para a realidade nacional quanto o uso do conceito para refletir sobre a realidade de outros países. Como resultados, apresentam-se cinco teses que buscam sintetizar a reflexão atual sobre o tema e que mostram que o conceito de patrimonialismo, não obstante vozes dissonantes, ainda ajuda a explicar como chegámos até aqui e o que precisamos mudar para evoluir enquanto nação.<hr/>Abstract The present work seeks to discuss the current relevancy of “patrimonialism” as a concept to understand Brazilian reality. The theoretical approach emphasizes the historical perspective because the concept is seen as a practice that integrates the social and political evolution of Brazil. The methodological approach is based on a review of the main bibliography about the theme. However, not only the classical authors are used, but also the new thinkers. In the same direction, the bibliography revised reach the use of the concept on different national realities, showing its functionality on a global scale. As result, five “thesis” are presented to summarise the current debate about “patrimonialism”, demonstrating its analytical value, despite the authors who denies the importance of patrimonialism as an explanatory key of national ills. <![CDATA[Sociability of the Brazilian Amazon: Parties of the elite of Pará]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802022000200025&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O final do século XIX foi marcado por significativas mudanças no Brasil. Com o golpe da República (1889), o país foi gradativamente alterando os seus valores, o que se refletiu na organização urbanística das cidades e em novas formas de sociabilidade da população. Diante deste contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar as possibilidades de sociabilidade festiva no período entre 1919 e 1921 na cidade de Belém do Pará. O artigo tem como abordagem teórica principal os estudos de Simmel. Como método de pesquisa utilizou-se a análise do periódico A Semana: Revista Illustrada entre 1919 e 1921, uma vez que é o período com mais exemplares disponíveis para consulta e possui diversas fontes viáveis para uma análise do cenário relatado acima. Conclui-se que, no período estudado, as festas da elite local constituíram uma forma de aproximação à cultura europeia e de perpetuação da hierarquização social. Dentre as várias festas, a pesquisa destacou as festas de Carnaval, os chás dançantes, os banquetes e os casamentos, realizados nos clubes sociais privados da capital paraense. A pesquisa apresenta significativa relevância, pois são escassos os estudos utilizando o referido periódico e tendo como foco as festas de elite.<hr/>Abstract The end of the 19th century was marked by significant changes in Brazil. With the coup of the Republic (1889), the country gradually changed its values, which influenced the urban organization of cities and new forms of sociability of the population. In this context, the present work aims to present the possibilities of festive sociability in the period from 1919 to 1921 in the city of Belém do Pará. The article has Simmel’s studies as its main theoretical approach. The analysis of the magazine A Semana: Revista Illustrada between 1919 and 1921 was used as a method of research, once it is the period with the more copies available for the consultation and it has several viable sources for an analysis in the scenario reported above. It was concluded that in the period that was studied the parties of the local elite were identified as a way of approaching European culture and the perpetuation of social hierarchy. Among the many parties, the research highlighted the Carnival parties, the tea and dance meetings, the banquets and the weddings held in private social clubs in the capital of Pará. The research has significant relevance because there are few studies using this journal, as well as the focus on elite parties. <![CDATA[Migration and religion in the Metropolitan Area of Lisbon: Understandings and problems of young Brazilians]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802022000200037&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo analisamos a paisagem religiosa e processos migratórios existentes entre Brasil e Portugal, focando o percurso de vida de três jovens brasileiros religiosos e migrantes que residem na área metropolitana de Lisboa. Partindo de uma perspectiva da microssociologia, da valorização das narrativas e fontes orais primárias, buscou-se uma compreensão analítica que considerou o panorama sócio-histórico de ambos os países, possibilitando assim a delimitação das abordagens teóricas e metodológicas. Observou-se que as problemáticas e motivações migratórias dos jovens sujeitos afastam-se das clássicas explicações de motivações exclusivamente por motivos financeiros. Evidencia-se um contexto religioso que incentiva o processo migratório, através de profecias, sonhos e diversos sinais que conduzem e auxiliam os jovens. Dessa forma, este artigo contribui para a ampliação do debate acerca dos processos migratórios, especificamente para a compreensão da juventude religiosa brasileira migrante que reside na área metropolitana de Lisboa.<hr/>Abstract In this article we analyse the religious landscape and migratory processes that exist between Brazil and Portugal, focusing on the life path of three religious Brazilian young migrants residing in the metropolitan area of Lisbon. Starting from a microsociology perspective, appreciating the narratives and primary oral sources, an analytical comprehension was sought considering the socioeconomic panorama of both countries, enabling the delimitation of theoretical and methodological approaches. It was observed that the problems and migratory motivation of the young subjects deviate from classical explanations associated exclusively with financial reasons. Thus, a religious context was evidenced as an encouragement of the migratory process through prophecies, dreams and diverse signs that lead and help young people. Therefore, this article contributes to the expansion of the debate about migratory processes, specifically to the understanding of the Brazilian religious youth living in the metropolitan area of Lisbon. <![CDATA[Burnout in higher education: An exploratory study]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802022000200047&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo centra-se no burnout no ensino superior, entendido como um fenómeno constituído pelas dimensões de exaustão emocional, despersonalização e falta de realização pessoal. Analisa separadamente o burnout associado às atividades de docência e investigação, relacionando o seu desenvolvimento a variáveis antecedentes e consequentes como género, vínculo contratual, pressão percebida, desequilíbrio entre esforço e recompensa, satisfação, desempenho, conflito trabalho-família e abandono da carreira. A partir da aplicação de um inquérito por questionário a professores do ensino superior português, constata que o burnout não é um problema individual, mas procedente das condições organizacionais do exercício da atividade profissional, mostrando relação com a satisfação intrínseca à carreira docente e a baixa disposição de abandono, além de efeitos na intensificação do conflito trabalho-família. Concluiu sobre a relevância de avaliar a diversidade de atividades subjacentes à carreira docente no ensino superior e os fatores stressores que estes profissionais enfrentam, assim como os seus efeitos no desempenho laboral, na saúde, e na qualidade de vida.<hr/>Abstract This article focuses on burnout in higher education, understood as a phenomenon consisting of the dimensions of emotional exhaustion, depersonalisation and lack of personal fulfilment. It analyses separately the burnout associated with teaching and research activities, relating its development to antecedent and consequent variables such as gender, contractual relationship, perceived pressure, the imbalance between effort and reward, satisfaction, performance, work-family conflict, and career abandonment. Based on a survey applied to Portuguese higher education teachers, it highlights that burnout is not an individual problem, but originates from the organizational conditions of the exercise of professional activity, showing a relationship between the satisfaction intrinsic to the teaching career and the low willingness to leave, besides the effects on the intensification of work-family conflict. It concludes on the relevance of assessing the diversity of activities underlying the teaching career in higher education and the stressful factors faced by professionals, as well as their effects on work performance, health, and quality of life. <![CDATA[Nota dos Editores]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802022000200063&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo centra-se no burnout no ensino superior, entendido como um fenómeno constituído pelas dimensões de exaustão emocional, despersonalização e falta de realização pessoal. Analisa separadamente o burnout associado às atividades de docência e investigação, relacionando o seu desenvolvimento a variáveis antecedentes e consequentes como género, vínculo contratual, pressão percebida, desequilíbrio entre esforço e recompensa, satisfação, desempenho, conflito trabalho-família e abandono da carreira. A partir da aplicação de um inquérito por questionário a professores do ensino superior português, constata que o burnout não é um problema individual, mas procedente das condições organizacionais do exercício da atividade profissional, mostrando relação com a satisfação intrínseca à carreira docente e a baixa disposição de abandono, além de efeitos na intensificação do conflito trabalho-família. Concluiu sobre a relevância de avaliar a diversidade de atividades subjacentes à carreira docente no ensino superior e os fatores stressores que estes profissionais enfrentam, assim como os seus efeitos no desempenho laboral, na saúde, e na qualidade de vida.<hr/>Abstract This article focuses on burnout in higher education, understood as a phenomenon consisting of the dimensions of emotional exhaustion, depersonalisation and lack of personal fulfilment. It analyses separately the burnout associated with teaching and research activities, relating its development to antecedent and consequent variables such as gender, contractual relationship, perceived pressure, the imbalance between effort and reward, satisfaction, performance, work-family conflict, and career abandonment. Based on a survey applied to Portuguese higher education teachers, it highlights that burnout is not an individual problem, but originates from the organizational conditions of the exercise of professional activity, showing a relationship between the satisfaction intrinsic to the teaching career and the low willingness to leave, besides the effects on the intensification of work-family conflict. It concludes on the relevance of assessing the diversity of activities underlying the teaching career in higher education and the stressful factors faced by professionals, as well as their effects on work performance, health, and quality of life. <![CDATA[Comunicação apresentada na conferência Memória e Actualidade - Diálogos com a obra científica de Pierre Bourdieu (publicação secundária)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802022000200065&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo centra-se no burnout no ensino superior, entendido como um fenómeno constituído pelas dimensões de exaustão emocional, despersonalização e falta de realização pessoal. Analisa separadamente o burnout associado às atividades de docência e investigação, relacionando o seu desenvolvimento a variáveis antecedentes e consequentes como género, vínculo contratual, pressão percebida, desequilíbrio entre esforço e recompensa, satisfação, desempenho, conflito trabalho-família e abandono da carreira. A partir da aplicação de um inquérito por questionário a professores do ensino superior português, constata que o burnout não é um problema individual, mas procedente das condições organizacionais do exercício da atividade profissional, mostrando relação com a satisfação intrínseca à carreira docente e a baixa disposição de abandono, além de efeitos na intensificação do conflito trabalho-família. Concluiu sobre a relevância de avaliar a diversidade de atividades subjacentes à carreira docente no ensino superior e os fatores stressores que estes profissionais enfrentam, assim como os seus efeitos no desempenho laboral, na saúde, e na qualidade de vida.<hr/>Abstract This article focuses on burnout in higher education, understood as a phenomenon consisting of the dimensions of emotional exhaustion, depersonalisation and lack of personal fulfilment. It analyses separately the burnout associated with teaching and research activities, relating its development to antecedent and consequent variables such as gender, contractual relationship, perceived pressure, the imbalance between effort and reward, satisfaction, performance, work-family conflict, and career abandonment. Based on a survey applied to Portuguese higher education teachers, it highlights that burnout is not an individual problem, but originates from the organizational conditions of the exercise of professional activity, showing a relationship between the satisfaction intrinsic to the teaching career and the low willingness to leave, besides the effects on the intensification of work-family conflict. It concludes on the relevance of assessing the diversity of activities underlying the teaching career in higher education and the stressful factors faced by professionals, as well as their effects on work performance, health, and quality of life. <![CDATA[Reflexividade reformista e auto-análise (publicação secundária)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-83802022000200071&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo centra-se no burnout no ensino superior, entendido como um fenómeno constituído pelas dimensões de exaustão emocional, despersonalização e falta de realização pessoal. Analisa separadamente o burnout associado às atividades de docência e investigação, relacionando o seu desenvolvimento a variáveis antecedentes e consequentes como género, vínculo contratual, pressão percebida, desequilíbrio entre esforço e recompensa, satisfação, desempenho, conflito trabalho-família e abandono da carreira. A partir da aplicação de um inquérito por questionário a professores do ensino superior português, constata que o burnout não é um problema individual, mas procedente das condições organizacionais do exercício da atividade profissional, mostrando relação com a satisfação intrínseca à carreira docente e a baixa disposição de abandono, além de efeitos na intensificação do conflito trabalho-família. Concluiu sobre a relevância de avaliar a diversidade de atividades subjacentes à carreira docente no ensino superior e os fatores stressores que estes profissionais enfrentam, assim como os seus efeitos no desempenho laboral, na saúde, e na qualidade de vida.<hr/>Abstract This article focuses on burnout in higher education, understood as a phenomenon consisting of the dimensions of emotional exhaustion, depersonalisation and lack of personal fulfilment. It analyses separately the burnout associated with teaching and research activities, relating its development to antecedent and consequent variables such as gender, contractual relationship, perceived pressure, the imbalance between effort and reward, satisfaction, performance, work-family conflict, and career abandonment. Based on a survey applied to Portuguese higher education teachers, it highlights that burnout is not an individual problem, but originates from the organizational conditions of the exercise of professional activity, showing a relationship between the satisfaction intrinsic to the teaching career and the low willingness to leave, besides the effects on the intensification of work-family conflict. It concludes on the relevance of assessing the diversity of activities underlying the teaching career in higher education and the stressful factors faced by professionals, as well as their effects on work performance, health, and quality of life.