Scielo RSS <![CDATA[Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0873-301520200005&lang=pt vol. num. ESP6 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[A edição especial número 6 da Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, de Dezembro de 2020, inclui 6 artigos.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000500006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Caracterização pós-colheita do setor da avelã]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000500011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Introduction: Hazelnut is one of the most consumed nuts in the world, and its consumption is associated with numerous health benefits. Objectives: This study aimed to analyse the post-harvest practices in the hazelnut sector in a sample of Portuguese producers living in the Viseu district and also in the unique Portuguese industry in this sector. Methods: It was undertaken a descriptive cross-sectional study on a sample consisting of 11 participants (10 hazelnut producers and one hazelnut industry in Portugal). The surveys were applied by personal interview after informed consent only to adults (aged 18 or over). Results: The results obtained showed that 80.0% had their hazelnut plantation in the form of an orchard, with areas under 10 hectares, and in most cases aged 20 years or more. The main varieties used by the producers were Grada de Viseu and Segorbe. For the industry, the main varieties were Grada de Viseu, Ennis and Tonda de Giffoni. For the majority of participants (87.5%), the harvest was done manually, with the fruits being stored in warehouses at room temperature and without relative humidity control. In the case of industry, hazelnut kernels were stored at a controlled temperature (0-10 ⁰C) and with relative humidity control (&lt;70%). The material used for transport/sale was different for industry and producers. Conclusions: This study clarified the post-harvest practices, as well as some of the difficulties experienced by hazelnut producers in Portugal.<hr/>Resumo Introdução: A avelã é um dos frutos secos mais consumidos no mundo, estando o seu consumo associado a inúmeros benefícios para a saúde. Objetivos: Este estudo teve como objetivo analisar as práticas pós-colheita no setor da avelã numa amostra de produtores portugueses residentes no distrito de Viseu e também na única indústria portuguesa neste setor. Métodos: Foi realizado um estudo transversal descritivo em uma amostra de 11 participantes (10 produtores de avelãs e a única indústria de avelãs em Portugal). Os questionários foram aplicados presencialmente após consentimento informado apenas a adultos (18 anos ou mais). Resultados: Os resultados obtidos mostraram que 80,0% dos participantes tinham o seu avelanal na forma de pomar, com áreas inferiores 10 hectares e, na maioria dos casos, com 20 anos ou mais. As principais variedades utilizadas pelos produtores foram Grada de Viseu e Segorbe. Para a indústria, as principais variedades foram Grada de Viseu, Ennis e Tonda de Giffoni. Para a maioria dos participantes (87.5%) a colheita era feita de forma manual, sendo o armazenamento dos frutos eito essencialmente em armazéns à temperatura ambiente e sem controlo de humidade relativa. No caso da indústria, o miolo de avelã era armazenado a uma temperatura controlada (0-10 °C) e com controlo da humidade relativa (&lt;70%). O material utilizado para transporte/venda diferia entre a indústria e os produtores. Conclusões: Este estudo clarifica as práticas pós-colheita, bem como algumas das dificuldades sentidas pelos produtores de avelã que participaram neste estudo.<hr/>Resumen Introducción: La avellana es uno de los frutos secos más consumidos en el mundo, y su consumo está asociado a numerosos beneficios para la salud. Objetivos: Este estudio tuvo como objetivo analizar las prácticas pos cosecha en el sector de la avellana en una muestra de productores portugueses que residen en el distrito de Viseu y también en la única industria portuguesa en este sector. Métodos: Se realizó un estudio descriptivo transversal en una muestra de 11 participantes (10 productores de avellanas y la única industria de avellanas en Portugal). Los cuestionarios se aplicaron en persona después del consentimiento informado solo a adultos (18 años o más). Resultados: Los resultados obtenidos mostraron que el 80.0% de los participantes tenían su avelanal en forma de huerto, con áreas de menos de 10 hectáreas y, en la mayoría de los casos, de 20 años o más. Las principales variedades utilizadas por los productores fueron Grada de Viseu y Segorbe. Para la industria, las principales variedades fueron Grada de Viseu, Ennis y Tonda de Giffoni. Para la mayoría de los participantes (87,5%), la cosecha se realizó de forma manual, siendo los frutos almacenados en almacenes a temperatura ambiente y sin control de humedad relativa. En el caso de la industria, los granos de avellana se almacenaron a una temperatura controlada (0-10 ° C) y con control de humedad relativa (&lt;70%). El material utilizado para el transporte / venta difería entre la industria y los productores. Conclusiones: Este estudio aclara las prácticas posteriores a la cosecha, así como algunas de las dificultades experimentadas por los productores de avellana que participaron en este estudio. <![CDATA[A pedagogia de John Dewey e sua pertinência no 1.º ciclo do ensino básico]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000500023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Introdução: John Dewey é um dos pedagogos mais conceituados do século XX, defendendo a inovação e a experimentação no processo de ensino-aprendizagem, sendo importante refletir acerca destes ideais e a sua relação com a pedagogia no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Objetivos: Conhecer a perspetiva dos professores do 1.º CEB sobre os ideais pedagógicos de Dewey; perceber se estes recorrem a esta pedagogia e, também, saber quais são as principais dificuldades na sua implementação e as sugestões para as ultrapassar. Métodos: Investigação transversal, descritiva e comparativa, com recurso ao inquérito por questionário. A amostra foi constituída por 96 professores (84.4% do sexo feminino), com idades entre 25 e 61 anos (M=48.30; DP=6.53), do 1.º CEB de três agrupamentos de escolas do concelho de Viseu. Resultados: A maioria dos professores perspetiva que o ensino no 1.º CEB assenta nos ideais pedagógicos de Dewey. Contudo, consideraram que há fatores, como o número de alunos por turma ou a extensão dos programas, que constituem obstáculos à ação pedagógica e apresentaram sugestões para os ultrapassar. Conclusão: Os professores evidenciaram uma perspetiva favorável aos princípios da pedagogia Deweyana, revelando que a sua ação pedagógica se enquadra nesses princípios. Contudo, há sérios constrangimentos que dificultam a sua ação consentânea com estes ideais, que só uma reforma educativa poderá ajudar a ultrapassar.<hr/>Abstract Introduction: John Dewey is one of the most renowned pedagogues of the 20th century, defending innovation and experimentation in the teaching-learning process, and so it is important to reflect on these ideals and their relationship with pedagogy in the 1st Cycle of Basic Education (CEB). Objectives: To know the perspective of teachers of the 1st CEB about Dewey’s pedagogical ideals; understand if they employ this pedagogy and perceive what the main barriers to its implementation are and suggestions to overcome them. Methods Cross-sectional, descriptive, and comparative research, using a questionnaire. The sample consisted of 96 teachers (84.4% female), aged between 25 and 61 years (M = 48.30; SD = 6.53), from the 1st CEB from three school groupings of the municipality of Viseu (Portugal). Results: Most teachers admitted that 1st CEB teaching is based on Dewey's pedagogical ideals. However, they consider that there are factors, like the number of students per class or the extension of the programs, that hinder their pedagogical action and they presented suggestions to overcome them. Conclusion: Teachers have a favourable perspective on the principles of Dewey pedagogy, revealing that their pedagogical action is framed by these principles. Nevertheless, there are serious constraints that hinder a consistent action based on these ideals, that only an educational reform can help to overcome.<hr/>Resumen Introducción: John Dewey es uno de los educadores más respetados del siglo XX, defendiendo la innovación y la experimentación en el proceso de enseñanza-aprendizaje, por lo que es importante reflexionar sobre estos ideales y su relación con la pedagogía del 1er Ciclo de Educación Básica (CEB). Objetivos: Conocer la perspectiva de los docentes del 1er CEB sobre los ideales pedagógicos de Dewey; entender si recurren a esta pedagogía y también saben cuáles son las principales dificultades en su implementación y las sugerencias para superarlas. Métodos: Investigación transversal, descriptiva y comparativa, utilizando una encuesta por cuestionario. La muestra consistió en 96 docentes (84.4% mujeres), con edades comprendidas entre 25 y 61 años (M = 48.30; DP = 6.53), del 1er CEB de tres grupos de escuelas en el municipio de Viseu. Resultados: La mayoría de los maestros creen que la enseñanza en el 1er CEB se basa en los ideales pedagógicos de Dewey. Sin embargo, consideran que hay factores, como el número de estudiantes por clase o la extensión de los programas, que dificultan su acción pedagógica y presentan sugerencias para superarlos. Conclusión: Los maestros tienen una perspectiva favorable sobre los principios de la pedagogía de Deweyana, revelando que su acción pedagógica cae dentro de estos principios. Sin embargo, existen serias limitaciones que obstaculizan la acción en línea con estos ideales, que solo una reforma educativa puede ayudar a superar. <![CDATA[Instituição, escola, futuro e satisfação com a vida sob a perspetiva de jovens institucionalizados]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000500033&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Introdução: O bem-estar e desenvolvimento integral da criança/jovem institucionalizado é hoje uma prioridade e toda a legislação envolvente é imprescindível de modo a garantir-lhes os seus direitos. Objetivos: Compreender como os jovens institucionalizados de uma instituição da zona centro do país se posicionam ao nível da instituição, escola, perspetivas de futuro e da sua satisfação com a vida. Métodos: Trata-se de uma investigação de cariz qualitativa, utilizando um Instrumento de Inquérito por Questionário e uma Escala de Satisfação com a Vida (Satisfaction With Life Scale (SWLS)) sendo esta traduzida e aferida para a população portuguesa pelo autor Simões (1992). O presente estudo, contou com uma amostra de 11 sujeitos institucionalizados com idades entre os 11 e os 22 sendo 5 do género feminino e 6 do género masculino. Resultados: Conclui-se que os jovens consideram que a instituição trabalha em prol do que gostam e, em termos escolares consideram que é um meio propício para um melhor futuro. Referente às perspetivas de futuro concluiu-se que têm definidos os seus objetivos de vida. Para a satisfação com a vida aferiu-se que mais de metade dos inquiridos se sentem satisfeitos com a sua vida. Conclusão: Os jovens, em estudo, valorizam a sua instituição e a escola, têm perspetivas de futuro relacionadas com aspetos profissionais e sentem-se satisfeitos com a vida.<hr/>Abstract Introduction: We are increasingly emphasizing the well-being and integral development of the child / young person, and all the surrounding legislation is essential in order to guarantee their rights. Objectives: To understand how institutionalized young people from an institution in the central part of the country position themselves at the level of the institution, school, prospects for the future and their satisfaction with life. Methods: This is a qualitative investigation, using a Questionnaire of Inquiry Instrument and a Satisfaction With Life Scale (SWLS), which was translated and measured for the Portuguese population by the author Simões (1992 ). The present study had a sample of 11 institutionalized subjects aged between 11 and 22, 5 of whom were female and 6 were male. Results: It is concluded that young people consider that the institution works in favor of what they like and, in school terms, they consider it a conducive means for a better future. Regarding the prospects for the future, it was concluded that they have defined their life goals. For satisfaction with life, it was found that more than half of the respondents feel satisfied with their life. Conclusion: Young people, in study, value their institution and the school, have prospects for the future related to professional aspects and feel satisfied with life.<hr/>Resumen Introducción: Cada vez hacemos más hincapié en el bienestar y el desarrollo integral del niño / joven, y toda la legislación que lo rodea es fundamental para garantizar sus derechos. Objetivos: Comprender cómo los jóvenes institucionalizados de una institución del centro del país se posicionan a nivel de la institución, la escuela, las perspectivas de futuro y su satisfacción con la vida. Métodos: Se trata de una investigación cualitativa, utilizando un Instrumento Cuestionario de Indagación y una Escala de Satisfacción con la Vida (SWLS), que fue traducido y medido para la población portuguesa por el autor Simões (1992). El presente estudio contó con una muestra de 11 sujetos institucionalizados con edades comprendidas entre los 11 y los 22 años, de los cuales 5 eran mujeres y 6 hombres. Resultados: Se concluye que los jóvenes consideran que la institución trabaja a favor de lo que les gusta y, en términos escolares, la consideran un medio propicio para un futuro mejor. En cuanto a las perspectivas de futuro, se concluyó que han definido sus metas de vida. Para la satisfacción con la vida, se encontró que más de la mitad de los encuestados se sienten satisfechos con su vida. Conclusión: Los jóvenes, en estudio, valoran su institución y la escuela, tienen perspectivas de futuro relacionadas con aspectos profesionales y se sienten satisfechos con la vida. <![CDATA[Promoção de um estilo de vida saudável, na pessoa com hipertensão arterial: revisão integrativa da literatura]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000500045&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Introdução: A Hipertensão Arterial (HTA) constitui um grave problema para a saúde pública a nível mundial. A intervenção dos profissionais de saúde visa a prevenção e o controlo da doença, assim como a capacitação das pessoas na adoção de um estilo de vida saudável. Objetivo: Conhecer as evidências na literatura sobre o estilo de vida da pessoa com HTA. Métodos: Revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados: Complementary Index, Academic Search Complete e ScienceDirect, no horizonte temporal de 1 de janeiro de 2017 a 11 de maio de 2019. Também se efetuou uma pesquisa secundária livre. Resultados: Dos 592 artigos resultantes de ambas as pesquisas, foram incluídos nesta revisão 16 estudos. Os resultados referem que o estilo de vida tem influência na saúde da pessoa com HTA. A maioria dos artigos focou-se nos itens que compõe o estilo de vida e outros relacionam-se com a influência da educação para a saúde e o apoio dos familiares. Conclusões: Na maioria dos artigos é recomendada a mudança do estilo de vida (alimentação saudável, prática regular de atividade física, diminuição do consumo de álcool e cessação tabágica), para promoção da saúde e prevenção de complicações da HTA. Como elementos facilitadores desta modificação destacam-se a educação dos clientes por parte dos profissionais de saúde e o apoio dos familiares. Os planos/ programas internacionais e nacionais constituem documentos científicos relevantes propondo a implementação de estratégias efetivas sobre esta temática.<hr/>Abstract Introduction: Hypertension is a serious public health problem worldwide. The intervention of health professionals aims at the prevention and control of the disease, as well as the training of people in adopting a healthy lifestyle. Objetive: To know the evidence in the literature about the lifestyle of people with arterial hypertension. Methods: Integrative literature review, carried out on the databases: Complementary Index, Academic Search Complete and ScienceDirect, from 1 January 2017 to 11 May 2019. A free secondary search was also carried out. Results: Of the 592 articles resulting from both searches, they were included in this review 16 studies. The results indicate that the lifestyle influences the health of the person with hypertension. Most articles focused on the items that make up the lifestyle and others are related to the influence of health education and the support of family members. Conclusions: In most articles it is recommended to change the lifestyle (healthy eating, regular physical activity, decreased alcohol consumption and smoking cessation), to promote health and prevent complications of hypertension. The facilitating elements of this modification include the education of clients by health professionals and the support of family members. International and national plans / programs are relevant scientific documents proposing the implementation of effective strategies on this theme.<hr/>Resumen Introducción: La hipertensión es un grave problema de salud pública en todo el mundo. La intervención de profesionales de la salud tiene como objetivo la prevención y el control de la enfermedad, así como la capacitación de las personas para adoptar un estilo de vida saludable. Objetivo: Conocer la evidencia en la literatura sobre el estilo de vida de las personas con hipertensión arterial. Métodos: Revisión bibliográfica integral, realizada en las bases de datos: Complementary Index, Academic Search Complete e ScienceDirect, del 1 de enero de 2017 al 11 de mayo de 2019. También se realizó una búsqueda secundaria gratuita. Resultados: De los 592 artículos resultantes de ambas búsquedas, se incluyeron 16 estudios en esta revisión. Los resultados indican que el estilo de vida influye en la salud de la persona con hipertensión. La mayoría de los artículos se centraron en los elementos que conforman el estilo de vida y otros están relacionados con la influencia de la educación sanitaria y el apoyo de los miembros de la familia. Conclusiones: En la mayoría de los artículos se recomienda cambiar el estilo de vida (alimentación saludable, actividad física regular, disminución del consumo de alcohol y dejar de fumar), para promover la salud y prevenir complicaciones de la hipertensión. Los elementos facilitadores de esta modificación incluyen la educación de los clientes por parte de profesionales de la salud y el apoyo de los miembros de la familia. Los planes / programas internacionales y nacionales son documentos científicos relevantes que proponen la implementación de estrategias efectivas sobre este tema. <![CDATA[Paragangliomas timpânicos: relato de caso]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000500055&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Introduction: Tympanic glomus tumors, or paragangliomas, are vascular tumors located on the middle ear promontory, formed by cells with finely granulated eosinophilic cytoplasm with small oval nucleus separated by septa of fibrous tissue containing dilated veins. Development: These tympanic tumors are very similar histologically to pheochromocytoma and are considered the most common benign tumors of the middle ear. The most reported symptoms are pulsatile tinnitus and hearing loss. Physical examination may show a reddish lesion in the middle ear. The diagnosis by complementary exams is made with the tomography of the temporal bones and nuclear magnetic resonance, when necessary, and audiometry. Conclusions: This article presents two cases of patients with tympanic paragangliomas treated surgically, with different clinical conditions despite having similar lesions, showing resolutive conduct for an unusual picture.<hr/>Resumo Introdução: Os glomus timpânicos ou paragangliomas são tumores extremamente vascularizados localizados no promontório da orelha média, formados por células com citoplasma eosinófilo finamente granulado com pequenos núcleos ovais separados por septos de tecido fibroso que contém veias dilatadas. Desenvolvimento: Estes tumores timpánicos são muito semelhantes histologicamente ao feocromocitoma e considerados os tumores benignos mais comuns da orelha média. Os sintomas mais associados são o zumbido pulsátil e a hipoacusia. O exame físico pode mostrar uma lesão avermelhada presente na orelha média. O diagnóstico por exames complementares é feito com tomografia dos ossos temporais, ressonância nuclear magnética, quando necessário, e audiometria. Conclusões: Este artigo relata dois casos de pacientes portadores de paragangliomas timpânicos tratados cirurgicamente, com quadros clínicos distintos apesar de terem lesões semelhantes, mostrando conduta resolutiva para um quadro não comum.<hr/>Resumen Introducción: El glomus timpánico o paragangliomas son tumores extremadamente vascularizados ubicados en el promontorio del oído medio, formados por células con citoplasma eosinofílico finamente granulado con pequeños núcleos ovales separados por tabiques de tejido fibroso que contiene venas dilatadas. Desarrollo: Estos tumores timpánicos son muy similares histológicamente al feocromocitoma y se consideran los tumores benignos más comunes del oído medio. Los síntomas más asociados son tinnitus pulsátil y pérdida auditiva. El examen físico puede mostrar una lesión rojiza en el oído medio. El diagnóstico mediante exámenes complementarios se realiza con tomografía de los huesos temporales, resonancia magnética nuclear, cuando sea necesario, y audiometría. Conclusiones: Este artigo reporta dos casos de pacientes con paragangliomas timpánicos tratados quirúrgicamente, con diferentes condiciones clínicas a pesar de tener lesiones similares, mostrando conducta resolutiva para una imagen inusual. <![CDATA[Avaliação do ciclo de vida - resenha histórica e perspetiva futura]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000500063&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Introdução: Este artigo apresenta uma resenha histórica e perspetiva futura da avaliação do ciclo de vida (ACV), como ferramenta de avaliação ambiental dos produtos. Os primeiros estudos ACV, designados REPA (Resourse and Environmental Profile Analysis), foram realizados nos Estados Unidos da América (EUA) no início da década de 70 do século passado e tiveram como principal motivação os aspetos relacionados com as implicações ambientais e o consumo de recursos utilizados na produção das embalagens. Só em meados dos anos 80 é que estes estudos começaram a ser realizados na Europa através do Laboratório Federal Suíço para Teste e Investigação de Materiais (EMPA). Desenvolvimento: Na década de 90 houve um notável crescimento das atividades ACV na Europa e nos EUA, nomeadamente ao nível da harmonização dos métodos ACV e das atividades de normalização levadas a cabo, respetivamente, pela SETAC (Society of Environmental Toxicology and Chemistry) e ISO (International Organization for Standardization). A partir do ano 2000 foram inúmeras as organizações internacionais e regionais criadas, com o objetivo de melhorar a credibilidade, aceitação e prática da ACV assim como foram muitas as ferramentas informáticas (software e bases de dados) desenvolvidas de apoio aos estudos ACV. Conclusões: Um dos principais desafios futuros da ACV é a sua maior integração com as outras abordagens de ciclo de vida, que entretanto foram aparecendo, à medida que os estudos ACV iam sendo cada vez mais bem elaborados.<hr/>Abstract Introduction: This article presents a historical review and future perspective of life cycle assessment (LCA), as a tool for environmental assessment of products. The first LCA studies, called REPA (Resource and Environmental Profile Analysis), were carried out in the United States of America (USA) in the early 70s of the last century and had as main motivation the aspects related to the environmental implications and the consumption of resources used in the packaging production. It was not until the mid-1980s that these studies began to be carried out in Europe through the Swiss Federal Laboratory for Testing and Investigating Materials (EMPA). Development: In the 90's there was a notable growth in LCA activities in Europe and the USA, namely in terms of harmonization of LCA methods and standardization activities carried out, respectively, by SETAC (Society of Environmental Toxicology and Chemistry) and ISO (International Organization for Standardization). As of the year 2000, countless international and regional organizations were created, with the objective of improving the credibility; acceptance and practice of LCA, as well as many computer tools (software and databases) were developed to support LCA studies. Conclusions: One of the main future challenges for LCA is its greater integration with other life cycle approaches, which have been emerged, as LCA studies have been increasingly well developed.<hr/>Resumen Introducción: Este artículo es el resultado de una revisión histórica y la perspectiva futura de la evaluación del ciclo de vida (ECV), como una herramienta para la evaluación ambiental de los productos. Los primeros estudios de ECV, llamados REPA (Resourse and Environmental Profile Analysis), se llevaron a cabo en los Estados Unidos de América (EUA) A principios de los años 70 del siglo pasado y tuvieron como principal motivación los aspectos relacionados con las implicaciones ambientales y el consumo de recursos utilizados en la producción de envases. No fue hasta mediados de la década de 1980 que estos estudios comenzó a llevarse a cabo en Europa a través del Laboratorio Federal Suizo de Ensayos e Investigación de Materiales (EMPA). Desarrollo: En los años 90 hubo un notable crecimiento en las actividades de ECV en Europa y EUA, En particular en términos de armonización de métodos de ECV y actividades de estandarización llevadas a cabo, respectivamente, por SETAC (Society of Environmental Toxicology and Chemistry) e ISO (International Organization for Standardization). A partir del año 2000, se crearon innumerables organizaciones internacionales y regionales, con el objetivo de mejorar la credibilidad, la aceptación y la práctica de LCA, así como muchas herramientas informáticas (software y bases de datos) desarrolladas para apoyar los estudios de LCA. Conclusiones: Uno de los principales desafíos futuros para LCA es su mayor integración con otros enfoques del ciclo de vida, que han surgido desde entonces, a medida que los estudios de LCA se han desarrollado cada vez más.