Scielo RSS <![CDATA[Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0873-301520200006&lang=pt vol. num. ESP7 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[A edição especial número 7 da Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000600010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Impacto psicológico da pandemia da COVID-19 na população geral: protocolo de revisão sistemática com meta-análise]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000600011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Introdução: O surto da doença de Coronavírus de 2019 (COVID-19) teve uma rápida disseminação mundial, com diretas implicações na saúde física da população em geral, mas também indiretamente num profundo impacto na saúde mental devido às alterações impostas à vida diária. Objetivo: Sintetizar a prevalência de resultados psicológicos e de saúde mental da população em geral adquiridas em tempo de pandemia COVID-19. Métodos: Será realizada uma revisão sistemática da literatura com meta-análises binárias de prevalência com recurso ao STATA®15.0 através do método do inverso da variância com transformação Freeman-Tukey double arcsine. A seleção dos estudos, a avaliação da sua qualidade e a extração e síntese dos dados será realizada por dois revisores independentes. Resultados: Prevemos a inclusão de diversos estudos que demonstrem inequivocamente a existência de uma prevalência significativa de problemas psicológicos e de saúde mental, como a ansiedade, stress, depressão, insónia, entre outros. É expectável que este impacto seja moderado a grave e mais significativo em grupos específicos e/ou vulneráveis, como as mulheres, os jovens, os profissionais de saúde e as pessoas com doenças mentais prévias. Conclusão: É expectável que esta revisão demonstre o elevado impacto que esta pandemia tem na saúde mental da população em geral. Será necessário que se desenvolvam intervenções que visem promover a resiliência psicológica e minimizar o impacto negativo desta e de futuras pandemias.<hr/>Abstract Introduction: The outbreak of Coronavirus disease in 2019 (COVID-19) had a rapid worldwide spread, with direct implications for the physical health of the general population, but also indirectly a profound impact on mental health due to changes imposed on daily life. Objective: To synthesize the prevalence of psychological and mental health outcomes of the general population acquired in time of COVID-19 pandemic. Methods: A systematic literature review with binary meta-analyses of fixed effect prevalence through STATA®15.0 will be performed, using the method of the inverse of variance with Freeman-Tukey double arcsine transformation. The selection of studies, the evaluation of their quality and the extraction and synthesis of data will be carried out by two independent reviewers. Results: We foresee the inclusion of several studies that unequivocally demonstrate the existence of a significant prevalence of psychological and mental health problems, such as anxiety, stress, depression, insomnia, among others. This impact is expected to be moderate to severe and more significant in specific and/or vulnerable groups such as women, youth, health professionals and people with previous mental illness. Conclusion: It is expected that this review will demonstrate the high impact that this pandemic has on the mental health of the general population. It will be necessary to develop interventions to promote psychological resilience and minimize the negative impact of this and future pandemics.<hr/>Resumen Introducción: El surgimiento de la enfermedad del Coronavirus en 2019 (COVID-19) ha tenido una rápida propagación mundial, con consecuencias directas para la salud física de la población en general, pero también indirectamente un profundo impacto en la salud mental debido a los cambios impuestos en la vida cotidiana. Objetivo: Sintetizar la prevalencia de los resultados psicológicos y de salud mental de la población general adquiridos en tiempos de la pandemia COVID-19. Métodos: Se realizó una revisión sistemática de la literatura con un metaanálisis binario de la prevalencia de efectos fijos utilizando STATA®15.0 por el método de transformación de doble arcsina de Freeman-Tukey. La selección de los estudios, la evaluación de su calidad y la extracción y síntesis de los datos serán realizadas por dos revisores independientes. Resultados: Anticipamos la inclusión de varios estudios que demuestren inequívocamente la existencia de una prevalencia significativa de problemas psicológicos y de salud mental, como la ansiedad, el estrés, la depresión, el insomnio, entre otros. Se espera que este impacto sea de moderado a grave y más significativo en grupos específicos y/o vulnerables, como las mujeres, los jóvenes, los profesionales de la salud y las personas con enfermedades mentales previas. Conclusión: Se espera que esta revisión demuestre el alto impacto que esta pandemia tiene en la salud mental de la población en general. Será necesario desarrollar intervenciones para promover la resiliencia psicológica y minimizar el impacto negativo de esta y futuras pandemias. <![CDATA[Pais/cuidadores da criança com febre - atitudes em contexto de urgência]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000600017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Introdução: A febre continua a impelir os pais/cuidadores na procura desproporcionada dos cuidados de saúde diferenciados, traduzindo-se numa ineficácia da qualidade dos mesmos. Esta busca parece estar associada a ansiedades e receios que os pais/cuidadores manifestam em relação à forma como lidam com a febre que repentinamente surge nos seus filhos ou crianças ao seu cuidado. Objetivos: Identificar as atitudes dos pais/cuidadores perante a criança com febre em contexto de serviço de urgência; identificar as fontes de informação que as influenciam. Métodos: Desenvolveu-se um estudo quantitativo, transversal e descritivo-relacional, numa amostra não probabilística por conveniência. Foi aplicado um questionário de autopreenchimento a 144 pais/cuidadores que recorreram à Urgência Pediátrica de uma instituição hospitalar da região norte do país, com crianças com sinais de febre. Resultados: A média de idade dos pais/cuidadores é de 32.6 anos ((5.68 anos), sendo maioritariamente mulheres (mães, avó e ama). Mais de metade dos participantes reside em meio rural, 45.5% possuem o ensino superior e 57.9% das mulheres e 47.9% dos homens exercem uma profissão técnica. Os pais/cuidadores que procuraram como fonte de informação o profissional de saúde revelaram uma atitude mais adequada perante a criança com febre (p=0.035). Verificou-se que 25% recorreram à linha de saúde 24, 18.1% ao pediatra, 16.0% ao médico de família, apenas 6.3% recorre ao enfermeiro/a e 4.9% ao enfermeiro/a de pediatria. Conclusão: É imperativo conferir aos pais/cuidadores competências que os ajudem a gerir com maior cuidado e eficácia os efeitos decorrentes da febre, por forma a adquirirem atitudes mais adequadas perante este sinal.<hr/>Abstrat Introduction: Fever continues to impel parents/caregivers into disproportionate demand for differentiated health care, resulting in an ineffective quality of care. This search seems to be associated with anxieties and fears that parents/caregivers manifest regarding how they deal with the fever that suddenly arises in their children or children in their care. Objectives: Identify as attitudes of parents / caregivers towards a child with fever in the context of emergency; and identify the sources of information that influence them. Methods: A quantitative, transversal and descriptive-relational study was conducted, in a non-probabilistic convenience sample. A self-administered questionnaire was applied to 144 parents/caregivers who used the Pediatric Emergency Department of a hospital in the north of the country, with children with signs of fever. Results: The average age of parents/caregivers is 32.6 years (( 5.68 years), being mostly women (mothers, grandmothers and nannies). More than half of the participants live in rural areas, 45.5% have higher education and 57.9% of women and 47.9% of men have a technical profession. Parents/caregivers who sought health professionals as a source of information revealed a more appropriate attitude towards children with fever (p = 0.035). It was found that 25% resorted to the health line, 18.1% to the pediatrician, 16.0% to their physician doctor, only 6.3% to the nurse and 4.9% to the pediatric nurse. Conclusion: It is imperative to give parents/caregivers skills that help them manage the effects of fever more carefully and effectively, in order to adopt a more appropriate attitude to this sign.<hr/>Resumen Introducción: La fiebre sigue impulsando a los padres/cuidadores a buscar de forma desproporcionada una atención sanitaria diferenciada, lo que se traduce en una ineficacia de su calidad. Esta búsqueda parece estar asociada a ansiedades y temores que los padres/cuidadores manifiestan en relación con la forma en que tratan la fiebre que de repente surge en sus hijos o niños a su cuidado. Objetivos: Identificar las actitudes de los padres/cuidadores frente al niño con fiebre en el contexto de un servicio de emergencia; y identificar las fuentes de información que les influyen. Métodos: Se desarrolló un estudio cuantitativo, transversal y descriptivo-relacional, en una muestra no probabilística por conveniencia. Se aplicó un cuestionario autoadministrado a 144 padres/cuidadores que acudieron a la Urgencia Pediátrica de una institución hospitalaria de la región norte del país, con niños con signos de fiebre. Resultados: La edad media de los padres/cuidadores es de 32,6 años (( 5,68 años), siendo mayoritariamente mujeres (madres, abuelas y niñeras). Más de la mitad de los participantes residen en el medio rural, el 45,5% tienen estudios superiores y el 57,9% de las mujeres y el 47,9% de los hombres ejercen una profesión técnica. Los padres/cuidadores que buscaron profesionales de la salud como fuente de información, revelaron una actitud más adecuada hacia el niño con fiebre (p = 0,035). Se constató que el 25% recurrió a la línea de salud 24, 18,1% al pediatra, 16,0% al médico de familia, sólo el 6,3% recurre al enfermero y el 4,9% al enfermero pediátrico. Conclusión: Es imperativo que los padres/cuidadores dispongan de competencias que les ayuden a manejar los efectos de la fiebre con el fin de adoptar actitudes más adecuadas ante esta señal. <![CDATA[Atitudes de saúde oral e comportamentos de risco em estudantes de enfermagem]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000600027&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Introdução: Tendencialmente, o cidadão comum preocupa-se mais com a sua saúde física em geral do que com a saúde oral. Daí que, sendo frequentemente os enfermeiros, os profissionais de saúde a ter o primeiro contacto com os pacientes com problemas odontológicos, torna-os também agentes privilegiados na promoção da saúde oral e da prevenção das doenças orais. Objetivos: Avaliar as atitudes e os comportamentos de saúde oral em estudantes de enfermagem e relacionar com os comportamentos de risco para a cárie dentária e a doença periodontal (hábitos tabágicos e alcoólicos e consumo de alimentos e bebidas açucaradas). Métodos: Estudo transversal com uma amostra por conveniência de 289 estudantes de enfermagem que frequentavam uma Escola Superior de Saúde da Região Centro. A recolha de dados foi efetuada através de um questionário auto-aplicado sobre as atitudes e os comportamentos de saúde oral que incluía o Hiroshima University Dental Behavioural Inventory (HUDBI). Resultados: A média de scores de HUDBI foi de 7.3±1.2 e os estudantes que consumiam álcool “todas as semanas”, que fumavam, que consumiam alimentos e bebidas açucaradas “às vezes” e que faziam esse consumo após as refeições tendencialmente apresentavam melhores valores globais de HUDBI. Conclusão: Os resultados são consistentes com a investigação nacional e internacional, confirmando que as atitudes e os comportamentos dos estudantes de enfermagem no referente à saúde oral são adequados. Não se apurou existir relação impactante das atitudes e dos comportamentos de saúde oral associado aos comportamentos de risco para a cárie dentária e a doença periodontal.<hr/>Abstract Introduction: Tendency, the citizens are more concerned with their physical health in general than with oral health. Therefore, nurses are often health professionals who have the first contact with patients with dental problems. They also become privileged agents in promoting oral health and preventing oral diseases. Objetives: Evaluate oral health attitudes and behaviors in nursing students and relate them to risky behaviors for cavities and periodontal disease (smoking and alcoholic habits and consumption of sugary foods and drinks). Methods: Cross-sectional study with a convenience sample of 289 nursing students who attended Health School of Centre Region. Data collection was carried out through a self-administered questionnaire on oral health attitudes and behaviors, which included the Hiroshima University Dental Behavior Inventory (HUDBI). Results: The average of HUDBI score was 7.3 ± 1.2 and the students who consumed alcohol “every week”, smoked, consumed sugary foods and drinks “sometimes” and made this consumption after meals tend to have better global values of HUDBI. Conclusion: The results are consistent with national and international research, confirming that the attitudes and behaviors of nursing students regarding oral health are adequate. There was no evidence of an impacting relationship between attitudes and behaviors of oral health in risk behaviors for dental caries and periodontal disease.<hr/>Resumen Introducción: Por lo general, la gente corriente está más preocupada por su salud física en general que por la salud bucal. Así, como las enfermeras suelen ser profesionales de la salud que tienen el primer contacto con los pacientes con problemas dentales, también se convierten en agentes privilegiados en la promoción de la salud bucal y la prevención de enfermedades bucodentales. Objetivos: Evaluar las actitudes y conductas de salud bucal en estudiantes de enfermería y relacionarlas con conductas de riesgo de caries dental y enfermedad periodontal (hábitos de tabaquismo y alcoholismo y consumo de alimentos y bebidas azucarados). Métodos: Estudio transversal con una muestra de conveniencia de 289 estudiantes de enfermería de una Escuela Superior de Salud de la Región Central. La recolección de datos se realizó mediante un cuestionario autoadministrado sobre actitudes y comportamientos de salud bucal que incluía el Hiroshima University Dental Behavioural Inventory (HUDBI). Resultados: La media de scores de HUDBI fue 7.3 ± 1.2 y los estudiantes que consumieron alcohol "todas las semanas", que fumaron, que consumieron alimentos y bebidas azucarados "a veces" y que consumieron alcohol después de las comidas tendieron a tener mejores valores generales de HUDBI. Conclusión: Los resultados son consistentes con investigaciones nacionales e internacionales, que confirman que las actitudes y comportamientos de los estudiantes de enfermería con respecto a la salud bucal son adecuadas. No hubo evidencia de una relación impactante entre las actitudes y los comportamientos de salud bucal en los comportamientos de riesgo de caries dental y enfermedad periodontal. <![CDATA[Formas de percecionar a estrutura de um programa de mentoria]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000600035&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Introdução: No âmbito do projeto “Verão com Ciência”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um guia orientador para a criação e implementação de um Programa de Mentoria (PM), enquanto promotor de práticas de inclusão em todas as Unidades Orgânicas (UO) da Instituição de Ensino Superior. Objetivos: Este artigo científico tem como objetivos: (i) Caracterizar o Programa de Mentoria implementado na Instituição de Ensino Superior através do projeto piloto em duas Unidades Orgânicas; (ii) Comparar a estrutura do PM implementado, com outras experiências e programas similares noutras instituições do ensino superior; (iii) Apresentar uma proposta de estrutura do PM a ser implementado na Instituição de Ensino Superior, a partir de setembro de 2020, de acordo com as melhorias e constrangimentos identificados, quer no projeto piloto, quer em experiências similares nas Universidades de Lisboa e Porto. Métodos: Estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa. Análise dos dados recolhidos no projeto piloto “Práticas Inclusivas na Instituição de Ensino Superior”, bem como dados recolhidos por meio de entrevista semiestruturada, a dois mentores e quatro mentorados envolvidos em projetos de mentoria noutras instituições de ensino superior, com especial enfase na informação relativa à caracterização da implementação do PM. Revisão bibliográfica sobre a temática “Mentoria no Ensino Superior, associados ao estudo dos relatos recolhidos. (Silva et al., 2007). Resultados: Os resultados obtidos ao nível das duas principais categorias “Conceitos centrais à Mentoria” e “Caracterização do Programa de Mentoria” revelaram que algumas subcategorias e subespecificações semelhantes no estudo piloto e estudo atual estão de acordo com a literatura acerca da implementação de Programas de Mentoria. Conclusão: Perante a análise dos dados recolhidos, é possível afirmar que a implementação de programas de Mentoria é uma mais valia para o acolhimento dos estudantes recém-chegados e para a consolidação de boas práticas de inclusão no ensino superior.<hr/>Abstract Introduction: Within the scope of the “Summer with Science” project, funded by the Foundation for Science and Technology (FCT), the present work aimed to develop a guiding guide for the creation and implementation of a Mentoring Program (PM), while promoter of inclusion practices in all Organic Units (OU) of the Higher Education Institution (HEI). Objectives: This scientific article aims to: (i) Characterize the Mentoring Program implemented at the Higher Education Institution through the pilot project in two Organic Units; (ii) Compare the structure of the implemented PM, with other experiences and similar programs in other higher education institutions; (iii) Present a proposal for a PM structure to be implemented at the Higher Education Institution, starting in September 2020, according to the improvements and constraints identified, both in the pilot project and in similar experiences at the Universities of Lisbon and Porto. Methods: Descriptive and exploratory study, of qualitative nature. Analysis of the data collected in the pilot project “Inclusive Practices at the Higher Education Institution”, as well as data collected through semi-structured interviews, with two mentors and four mentors involved in mentoring projects in other higher education institutions, with a special focus on information related to characterization of the PM implementation. Bibliographic review on the theme “Mentoring in Higher Education, associated with the study of the collected reports. (Silva et al., 2007). Results: The results obtained at the level of the two main categories “Concepts central to Mentoring” and “Characterization of the Mentoring Program” revealed that some similar subcategories and specifications emerged in the pilot study and current study are in accordance with the literature on the implementation of Programs of Mentoring. Conclusion: In view of the analysis of the data collected, it is possible to affirm that the implementation of Mentoring programs is an unavoidable asset for welcoming newly arrived students and for the consolidation of good inclusion practices in higher education.<hr/>Resumen Introducción: En el marco del proyecto “Verano con ciencia”, financiado por la Fundación para la Ciencia y la Tecnología (FCT), el presente trabajo tuvo como objetivo desarrollar una guía orientadora para la creación e implementación de un Programa de Mentoría (PM), mientras promotor de prácticas de inclusión en todas las Unidades Orgánicas (UO) de la institución de Ensino Superior. Objetivos: Este artículo científico tiene como objetivo: (i) Caracterizar el Programa de Mentoría implementado en el Instituição de Ensino Superior a través del proyecto piloto en dos Unidades Orgánicas; (ii) Comparar la estructura del PM implementado, con otras experiencias y programas similares en otras instituciones de educación superior; (iii) Presentar una propuesta para la implementación de una estructura de PM en el Instituição de Ensino Superior, a partir de septiembre de 2020, de acuerdo con las mejoras y limitaciones identificadas, tanto en el proyecto piloto como en experiencias similares en las Universidades de Lisboa y Oporto. Métodos: Estudio descriptivo y exploratorio, de carácter cualitativo. Análisis de los datos recopilados en el proyecto piloto “Prácticas inclusivas en el Instituição de Ensino Superior”, así como datos recopilados a través de entrevistas semiestructuradas, con dos mentores y cuatro mentores involucrados en proyectos de mentoría en otras instituciones de educación superior, con especial énfasis en la información relacionada con caracterización de la implementación de PM. Revisión bibliográfica sobre el tema “Mentoring en Educación Superior, asociado al estudio de los informes recopilados. (Silva et al., 2007). Resultados: Los resultados obtenidos a nivel de las dos categorías principales “Conceptos centrales de la Mentoring” y “Caracterización del Programa de Mentoring” revelaron que algunas subcategorías y especificaciones similares surgieron en el estudio piloto y el estudio actual están de acuerdo con la literatura sobre la implementación de Programas. de tutoría. Conclusión: A la vista del análisis de los datos recolectados, es posible afirmar que la implementación de programas de Mentoring es un activo ineludible para la acogida de estudiantes recién llegados y para la consolidación de buenas prácticas de inclusión en la educación superior. <![CDATA[Satisfação com a assistência na consulta em pessoas com artrite reumatóide]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000600045&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Introdução: A Artrite Reumatóide (AR) é uma doença inflamatória, autoimune, crónica e progressiva, que afeta a qualidade de vida destes doentes levando à necessidade de um adequado acompanhamento de saúde. A avaliação da satisfação do utente permitirá identificar problemas que carecem da implementação de intervenções de enfermagem de forma mais personalizada e ajustada. Objetivos: Avaliar o nível de satisfação da pessoa com AR com a assistência na consulta de ambulatório. Métodos: Estudo descritivo analítico-correlacional, transversal, com uma amostra de 139 pessoas com Artrite Reumatóide, seguidos na consulta de ambulatório de reumatologia de um hospital da região Centro de Portugal. Foi aplicado um questionário sociodemográfico e a escala de Satisfação do Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV). Resultados: 79,86% da amostra é do sexo feminino, com uma média de idades de 63.05 anos. Apurou-se que em diversos parâmetros, os utentes com AR apresentaram percentagem de respostas positivas, atingindo valores elevados de satisfação (100%). 28,8% dos inquiridos pontuou com insatisfação na questão “Tempo de Espera”. A satisfação do utente é influenciada pelas habilitações académicas, constatando que maior nível de satisfação se associa ao maior grau de escolaridade. Verificou-se relação estatisticamente significativa entre as Habilitações Literárias e a satisfação na consulta de reumatologia em dois parâmetros. Conclusão: Na sua globalidade os utentes demonstraram-se satisfeitos com os cuidados que lhe foram prestados, devendo, contudo intervir e alterar o paradigma “tempo de espera”, adotando formas de organização e gestão dinâmicas, adaptáveis às idiossincrasias das pessoas com AR.<hr/>Abstract Introduction: Rheumatoid Arthritis (RA) is an inflammatory, autoimmune, chronic and progressive disease that affects the quality of life of these patients, leading to the need for adequate health monitoring. The evaluation of user satisfaction will allow the identification of problems that require the implementation of nursing interventions in a more personalized and adjusted way. Objectives: Assess the level of satisfaction of the person with RA with the assistance in the outpatient consultation Methods: Descriptive analytical-correlational, cross-sectional study, with a sample of 139 people with Rheumatoid Arthritis, followed up at the rheumatology outpatient clinic of a hospital in the Central Region of Portugal. A sociodemographic questionnaire and the Tondela-Viseu Hospital Center (CHTV) Satisfaction scale were applied. Results: 79.86% of the sample is female, with an average age of 63.05 years. It was found that in several parameters, users with RA presented a percentage of positive responses, reaching high levels of satisfaction (100%). 28.8% of respondents scored with dissatisfaction in the question "Waiting Time". User satisfaction is influenced by academic qualifications, realizing that a higher level of satisfaction is associated with a higher level of education. There was a statistically significant relationship between educational qualifications and satisfaction in the rheumatology consultation in two parameters. Conclusion: Overall, users were satisfied with the care they were given, however, there must be an intervention and change of the “waiting time” paradigm, adopting dynamic forms of organization and management, adaptable to the idiosyncrasies of people with RA.<hr/>Resumen Introducción: La artritis reumatoide (AR) es una enfermedad inflamatoria, autoinmune, crónica y progresiva que afecta la calidad de vida de estos pacientes, por lo que es necesario un adecuado seguimiento de la salud. La evaluación de la satisfacción del usuario permitirá identificar problemas que requieran la implementación de intervenciones de enfermería de forma más personalizada y ajustada. Objetivos: Valorar el nivel de satisfacción de la persona con AR con la asistencia en la consulta externa. Métodos: Estudio descriptivo, analítico-correlacional, transversal, con una muestra de 139 personas con Artritis Reumatoide, seguidas en la consulta externa de reumatología de un hospital de la región Centro de Portugal. Se aplicó un cuestionario sociodemográfico y la escala de satisfacción del Centro Hospitalario Tondela-Viseu (CHTV). Resultados: 79,86% de la muestra son mujeres, con una edad media de 63,05 años. Se encontró que en varios parámetros, los usuarios con AR presentaron un porcentaje de respuestas positivas, alcanzando altos niveles de satisfacción (100%). 28,8% de los encuestados calificaron con insatisfacción en la pregunta "Tiempo de espera". La satisfacción del usuario está influenciada por las calificaciones académicas, al darse cuenta de que un mayor nivel de satisfacción se asocia con un mayor nivel de educación. Existió relación estadísticamente significativa entre titulación educativa y satisfacción en la consulta de reumatología en dos parámetros. Conclusión: En general, los usuarios se mostraron satisfechos con la atención recibida, sin embargo, deben intervenir y cambiar el paradigma del “tiempo de espera”, adoptando formas dinámicas de organización y gestión, adaptables a las idiosincrasias de las personas con AR. <![CDATA[Falecer no serviço de urgência: melhor conhecer para melhor intervir]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000600055&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Introdução: O serviço de urgência tem como propósito a receção, diagnostico e tratamento de doentes que tenham sofrido acidentes ou casos de doença súbita e que necessitem de atendimento rápido. A diminuição da taxa de mortalidade nos serviços de urgência assume-se como uma prioridade de enorme importância para o Serviço Nacional de Saúde. Objetivos: Descrever as características clínicas das pessoas que falecem no serviço de urgência. Métodos: Estudo descritivo, qualitativo e de coorte retrospetivo. Amostra constituída por pessoas que faleceram no serviço urgência de um hospital da região centro de Portugal durante o ano de 2017. Resultados: A amostra do estudo foi constituída por 250 indivíduos, dos quais 114 são do género masculino e 136 do género feminino. Verifica-se que a idade mínima registada, aquando admissão do serviço de urgência, foi de 27 anos e a idade máxima de 101 anos. O fluxograma da triagem de Manchester mais utilizado foi o da dispneia (46,8%), a prioridade muito urgente reuniu 46.2% e a prioridade emergente 41,4%. As variáveis idade, tempo decorrido desde a admissão até à triagem, tempo decorrido entre a triagem e a primeira avaliação médica, a pressão arterial sistólica, o Índice de reatividade de Glasgow, frequência cardíaca e temperatura corporal mostraram-se importantes na premonição de óbitos. Conclusão: O conhecimento da taxa de mortalidade nos serviços de urgências, e das respetivas variáveis que o influenciam, permite reorganizar todas as dinâmicas intrínsecas e com isso potencializar as estruturas existentes para uma resposta mais eficiente.<hr/>Abstract Introduction: The aim of the emergency service is the reception, diagnosis and treatment of patients who have suffered accidents or sudden illness and who need rapid care. Reducing the mortality rate in the emergency services is a priority of enormous importance for the National Health Service. Objetives: To describe the clinical characteristics of people who die in the emergency service. Methods: Descriptive, qualitative and retrospective cohort study. The sample included people who died in the emergency service of a hospital in central Portugal during the year 2017. Results: The study sample included 250 people, of whom 114 were male and 136 female. The minimum age of admission to the emergency room was 27 years and the maximum age 101 years. The most commonly used flow chart for Manchester Triage System was for dyspnea (46.8%), the very urgent priority was 46.2% and the emerging priority 41.4%. The variables age, time elapsed from admission to screening, time elapsed between screening and the first medical evaluation, systolic blood pressure, Glasgow reactivity index, heart rate and body temperature were important in predicting deaths. Conclusion: Knowledge of the mortality rate in the emergency services, and of the respective variables influencing it, makes it possible to reorganise all intrinsic dynamics and thus improve existing structures for a more efficient response.<hr/>Resumen Introducción: La finalidad del servicio de emergencia es la recepción, el diagnóstico y el tratamiento de los pacientes que han sufrido accidentes o enfermedades repentinas y que necesitan una atención rápida. La reducción de la tasa de mortalidad en los servicios de emergencia es una prioridad sumamente importante para el Servicio Nacional de Salud. Objetivos: Describa las características clínicas de las personas que mueren en la sala de emergencias. Métodos: Estudio de cohorte descriptivo, cualitativo y retrospectivo. La muestra incluía a personas que murieron en el servicio de emergencia de un hospital del centro de Portugal durante el año 2017. Resultados: La muestra del estudio incluyó 250 personas, de las cuales 114 eran hombres y 136 mujeres. La edad mínima de admisión en la sala de emergencias era de 27 años y la edad máxima de 101 años. El diagrama de flujo más utilizado para el sistema de triaje de Manchester fue para la disnea (46,8%), la prioridad muy urgente fue el 46,2% y la prioridad emergente el 41,4%. Las variables edad, tiempo transcurrido desde el ingreso hasta el examen, tiempo transcurrido entre el examen y la primera evaluación médica, presión arterial sistólica, índice de reactividad de Glasgow, frecuencia cardíaca y temperatura corporal fueron importantes para predecir las muertes. Conclusión: El conocimiento de la tasa de mortalidad en los servicios de emergencia, y de las respectivas variables que influyen en ella, permite reorganizar toda la dinámica intrínseca y mejorar así las estructuras existentes para una respuesta más eficiente. <![CDATA[Impacto da disseminação de fake news em tempo de pandemia da COVID-19: um protocolo de revisão scoping]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000600065&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Introdução: É bastante comum proliferarem informações/ notícias que nem sempre correspondem à verdade (vulgarmente designadas de fake news) sobre a doença de Coronavírus de 2019 (COVID-19) por esta ser nova e desconhecida, afetando diretamente a população. Objetivo: Mapear e sintetizar o impacto da disseminação de fake news em tempo de pandemia da COVID-19. Métodos: Será realizada uma revisão scoping através do método proposto pela Joanna Briggs Institute. A seleção dos estudos, a extração e síntese dos dados será realizada por dois revisores independentes. Resultados: Prevemos a inclusão de diversos estudos que demonstrem a relação entre a disseminação de fake news e a pandemia da COVID-19. A sua análise permitirá recolher contributos de estudos representativos de diferentes áreas geográficas e através de diferentes metodologias para uma síntese enriquecedora. Conclusão: A realização desta revisão scoping será essencial para sintetizar o impacto da disseminação de fake news em tempo de pandemia da COVID-19 e um contributo necessário para se identificarem intervenções que o minimizem.<hr/>Abstract Introduction: It is very common for information/newsletters to proliferate that do not always correspond to the truth (commonly called fake news) about the 2019 Coronavirus disease (COVID-19) because it is new and unknown, directly affecting the population. Objective: To map and synthesize the impact of fake news dissemination in times of COVID-19 pandemic. Methods: A scoping review will be conducted using the method proposed by the Joanna Briggs Institute. The selection of studies, extraction and synthesis of data will be performed by two independent reviewers. Results: We expect the inclusion of several studies demonstrating the relationship between fake news dissemination and the COVID-19 pandemic. Their analysis will allow the collection of contributions from representative studies from different geographical areas and through different methodologies for an enriching synthesis. Conclusion: The conduct of this scoping review will be essential to synthesize the impact of the dissemination of fake news in times of pandemic of COVID-19 and a necessary contribution to identify interventions that minimize it.<hr/>Resumen Introducción: Es bastante común que proliferen informaciones/boletines que no siempre corresponden a la verdad (comúnmente llamadas noticias falsas) sobre la enfermedad del Coronavirus 2019 (COVID-19) porque es nueva y desconocida, afectando directamente a la población. Objetivo: Mapear y sintetizar el impacto de la difusión de noticias falsas en tiempos de pandemia de COVID-19. Métodos: Se llevará a cabo una revisión scoping con el método propuesto por el Instituto Joanna Briggs. La selección de los estudios, la extracción y la síntesis de los datos serán realizadas por dos revisores independientes. Resultados: Prevemos la inclusión de varios estudios que demuestran la relación entre la difusión de noticias falsas y la pandemia de COVID-19. Su análisis permitirá reunir las contribuciones de estudios representativos de diferentes zonas geográficas y mediante diferentes metodologías para una síntesis enriquecedora. Conclusión: La realización de esta revisión scoping será esencial para sintetizar el impacto de la difusión de noticias falsas en tiempos de pandemia de COVID-19 y una contribución necesaria para identificar las intervenciones que lo minimicen. <![CDATA[Representações mediáticas da doença mental: um protocolo de revisão scoping]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000600071&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Introdução: As representações mediáticas da doença mental têm sido sempre maioritariamente negativas, infundadas e com efeitos estigmatizantes nas pessoas com doença mental, em especial se se considerar o papel protagonista que os media assumem nas nossas vidas. Objetivo: Identificar que representações da doença mental são reportadas nos media. Mapear as plataformas de media associadas; e, por fim, identificar as doenças mentais reportadas. Métodos: Será realizada uma revisão scoping através do método proposto pela Joanna Briggs Institute. A seleção dos estudos, a extração e síntese dos dados será realizada por dois revisores independentes. Resultados: Prevemos a inclusão de estudos que demonstrem as representações mediáticas incorretas e estigmatizantes sobre a doença mental. É expectável que haja melhorias nestas representações, mas com diferenças para cada doença mental, sendo a bipolaridade, a esquizofrenia e os distúrbios de personalidade aquelas com pior representação, com frequentes associações ao crime e à violência. Conclusão: É expectável que esta revisão revele como a doença mental persiste em ser um tema pobremente representado nos vários espaços mediáticos, desde a imprensa escrita e digital, aos meios artísticos como o cinema e os videojogos. Esta revisão também pode apontar os efeitos sociais que advêm destes retratos estigmatizantes, especialmente sobre as pessoas que sofrem de alguma doença mental.<hr/>Abstract Introduction: Media representations of mental illness have always been mostly negative, unfounded and have stigmatising effects on people with mental illness, especially considering the leading role that the media take in our lives. Objective: To identify what representations of mental illness are reported in the media. To map the associated media platforms; and finally, to identify reported mental illness. Methods: A scoping review will be conducted using the method proposed by the Joanna Briggs Institute. The selection of studies, extraction and synthesis of data will be carried out by two independent reviewers. Results: We foresee the inclusion of studies demonstrating incorrect and stigmatising media representations about mental illness. Improvements in these representations are expected, but with differences for each mental illness, with bipolarity, schizophrenia, and personality disorders being those with the worst representation, with frequent associations to crime and violence. Conclusion: It is expected that this review will reveal how mental illness persists in being a poorly represented theme in the various media spaces, from the written and digital press to artistic means such as cinema and video games. This review can also point to the social effects that come from these stigmatizing portraits, especially on people suffering from some mental illness.<hr/>Resumen Introducción: Las representaciones de las enfermedades mentales por parte de los medios de comunicación siempre han sido en su mayoría negativas, infundadas y tienen efectos estigmatizantes en las personas con enfermedades mentales, especialmente si se considera el papel protagonista que los medios de comunicación toman en nuestras vidas. Objetivo: Identificar qué representaciones de la enfermedad mental se reportan en los medios de comunicación. Para trazar un mapa de las plataformas mediáticas asociadas; y finalmente, para identificar las enfermedades mentales reportadas. Métodos: Se llevará a cabo una revisión scoping con el método propuesto por el Instituto Joanna Briggs. La selección de los estudios, la extracción y la síntesis de los datos serán realizadas por dos revisores independientes. Resultados: Anticipamos la inclusión de estudios que demuestren representaciones incorrectas y estigmatizantes de los medios de comunicación sobre la enfermedad mental. Se esperan mejoras en estas representaciones, pero con diferencias para cada enfermedad mental, siendo la bipolaridad, la esquizofrenia y los trastornos de la personalidad los que tienen peor representación, con frecuentes asociaciones con el crimen y la violencia. Conclusión: Se espera que esta revisión revele cómo la enfermedad mental persiste en ser un tema poco representado en los diversos espacios mediáticos, desde la prensa escrita y digital, hasta los medios artísticos como el cine y los videojuegos. Esta revisión también puede señalar los efectos sociales que se derivan de estos retratos estigmatizantes, especialmente en las personas que sufren alguna enfermedad mental. <![CDATA[Relação entre atividade física e qualidade de vida nos estudantes do ensino superior: revisão sistemática]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000600077&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Introdução: O ensino superior representa um período de transição fundamental na vida dos estudantes, uma fase marcada pelo aumento do compromisso social. Os estilos de vida adquiridos neste período têm implicações na sua vida futura. Portanto, o estudo da relação entre a atividade física e qualidade de vida nos estudantes do ensino superior é um imperativo fundamental. Objetivos: Analisar a relação entre a prática de atividade física e a qualidade de vida nos estudantes do ensino superior. Métodos: Realizou-se uma revisão sistemática da literatura, cuja seleção de artigos, com data de publicação entre 2015 - 2020, foi efetuada através de plataformas informáticas. Os estudos foram analisados e avaliados respeitando os critérios de inclusão previamente estabelecidos. O corpus da revisão ficou constituído por 6 artigos, que apresentaram qualidade metodológica. Resultados: Os estudos são unânimes quanto à relação entre os níveis de atividade física e a qualidade de vida nos estudantes do ensino superior. Ficou demonstrado que a prática de atividade física regular, moderada a vigorosa, ajuda os estudantes a terem melhor saúde mental e física, com reflexos positivos na sua qualidade de vida. Conclusão: Aumentar e promover a prática de atividade física nos estudantes do ensino superior são estratégias-chave de promoção da saúde e, consequentemente, de qualidade de vida nesta população.<hr/>Abstract Introduction: Higher education represents a period of fundamental transition in the students' lives, a phase marked by increased social commitment. The lifestyles acquired in this period have implications in their future life. Therefore, the study of the relationship between physical activity and quality of life in higher education students is a fundamental imperative. Objectives: To analyse the relationship between physical activity and quality of life in college education students. Methods: A systematic review of the literature was carried out, whose selection of articles, with publication date between 2015-2020, was made through computer platforms. The studies were analysed and evaluated respecting the inclusion criteria previously established. The corpus of the review consisted of 6 articles, which presented methodological quality. Results: The studies are unanimous regarding the relationship between levels of physical activity and quality of life of students in college education. It was demonstrated that regular, moderate to vigorous physical activity helps students to have better mental and physical health, with positive reflections on their quality of life. Conclusion: Increasing and promoting the practice of physical activity in students of higher education are key strategies for promoting health and, consequently, quality of life in this population.<hr/>Resumen Introducción: La educación superior representa un período de transición fundamental en la vida de los estudiantes, una fase marcada por un mayor compromiso social. Los estilos de vida adquiridos en este período tendrán implicaciones en un futuro. Por tanto, el estudio de la relación entre actividad física y calidad de vida en los estudiantes de educación superior es un imperativo fundamental. Objetivos: Analizar la relación entre la práctica de actividad física y la calidad de vida de los estudiantes de educación superior. Métodos: Se realizó una revisión bibliográfica sistemática, cuya selección de artículos, con fecha de publicación entre 2015-2020, se realizó a través de plataformas informáticas. Los estudios fueron analizados y evaluados respetando los criterios de inclusión previamente establecidos. El corpus de revisión estuvo conformado por 6 artículos, los cuales mostraron calidad metodológica. Resultados: Los estudios son unánimes en cuanto a la relación entre los niveles de actividad física y la calidad de vida de los estudiantes de educación superior. Se ha demostrado que la práctica de actividad física regular, moderada y vigorosa ayuda a los estudiantes a tener una mejor salud mental y física, con efectos positivos en su calidad de vida. Conclusión: Incrementar y promover la actividad física entre los estudiantes de educación superior son estrategias clave para promover la salud y, en consecuencia, la calidad de vida en esta población. <![CDATA[Qualidade e hábitos de sono nos estudantes do ensino superior]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000600085&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Introdução: A fase de transição para o ensino superior é marcada por mudanças que ocorrem em vários aspetos, incluindo as mudanças no padrão do sono, que desempenha um papel ativo no desenvolvimento geral dos estudantes, sobretudo quanto às funções restauradoras. Objetivos: Analisar os fatores que interferem na qualidade de sono dos estudantes do ensino superior. Métodos: Realizou-se uma revisão sistemática da literatura, com seleção de artigos num friso temporal de 2012-2020, nos motores de busca PubMed, B-On e SCIELO. Analisaram-se e avaliaram-se os estudos de acordo com os critérios de inclusão definidos. A revisão ficou constituída por 5 artigos, os quais revelaram qualidade metodológica. Resultados: Os resultados dos estudos consultados revelam que, na globalidade, os estudantes do ensino superior revelam má qualidade de sono, estando relacionado, entre outros, com fatores como ser trabalhador estudante, trabalhar por turnos, consumo de cafeína, de álcool e tabaco. Conclusão: Face aos resultados encontrados considera-se a necessidade de se sensibilizar os estudantes do ensino superior em relação aos fatores que interferem na sua qualidade de sono, informá-los e capacitá-los para a diminuição dos mesmos de forma poderem ter qualidade do sono e saúde em geral.<hr/>Abstract Introduction: The transition phase to University education is marked by changes that occur in many various aspects, including changes in sleep patterns, which plays an active role in the general development of students, especially regarding restorative functions. Objectives: To analyze the factors that affect the quality of sleep of higher education students. Methods: A systematic literature review was made, with a selection of articles in a temporal frieze from 2012-2020, on PubMed, B-On and SCIELO search engines. The studies were analyzed and evaluated according to the inclusion criteria previously determined. The review was constituted by 5 articles, those that revealed methodological quality. Results: The results obtained reveal that, overall, university education students show poor sleep quality, being related, among others, to factors such as being a student worker, working in shifts, consuming caffeine, alcohol and tobacco. Conclusion: In view of the results found, it is considered the need to sensitize higher education students in relation to sleep habits, daytime sleepiness and health literacy, to inform and train them in these areas to reduce risk behaviors more and more threatening their quality of sleep and health in general.<hr/>Resumen Introducción: La fase de transición para la enseñanza superior se ve marcada por los cambios que ocurren en varios aspectos, incluyendo las alteraciones en el patrón del sueño, que desempeña un papel activo en el desenvolvimiento general de los estudiantes, sobretodo en las funciones rehabilitadoras. Objetivos: Analizar los factores que intervienen en la calidad del sueño de los estudiantes de la enseñanza superior. Métodos: Se llevó a cabo una revisión sistemática de la literatura, con una selección de artículos desenvuelta entre 2012-2020, en los motores de busca PubMed, B-On e SCIELO. Se analizaron y evaluaron los estudios de acuerdo con los criterios de inclusión previamente determinados. La revisión se estableció por 5 artículos, los cuales revelaron la calidad metodológica. Resultados: Los resultados revelaron que, globalmente, los estudiantes de la enseñanza superior demostraron una mala calidad en el sueño, viéndose relacionado, entre otros, con factores en el desenvolvimiento laboral, trabajar por turnos, consumo de cafeína, alcohol y tabaco. Conclusión: Por medio de los resultados conseguidos, se considera una necesidad sensibilizar a los estudiantes de la enseñanza superior con relación a los hábitos del sueño, somnolencia diurna y educación sanitaria, informarlos e instruirlos en este campo para reducir los comportamientos de un riesgo que amenazan la calidad del sueño y la salud en su entorno en su totalidad. <![CDATA[Significados atribuidos ao programa de mentoria implementado numa instituição de ensino superior]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000600095&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Introdução: O presente trabalho parte do interesse pelo acompanhamento dos processos desenvolvidos e vivenciados no âmbito do Programa de Mentoria de uma Instituição de Ensino Superior, no decorrer do ano letivo 2019/2020. A implementação dos princípios da educação inclusiva no ensino superior é um desafio à própria instituição, professores e estudantes, o que pode ser concretizado na implementação de Programas de Mentoria/Tutoria. Objetivos: Compreender o significado da implementação do Programa de Mentoria para os estudantes da instituição; Reconhecer os principais papéis desempenhados na mentoria. Métodos: Este estudo parte da entrada em campo no Projeto da Mentoria existente numa Instituição de Ensino Superior, através das ferramentas metodológicas do estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa. Foi utilizada a metodologia sociopoética na abordagem dos dados recolhidos na base de dados do estudo: “Práticas inclusivas na instituição: Perceções sobre a Implementação de um Programa de Mentoria”. Resultados: Os resultados, obtidos subjetiva e empiricamente, permitiram concluir que, do tema desocultado “Significado Atribuído ao Programa de Mentoria Implementado”, emergiram nove categorias, nomeadamente: “Significado atribuído ao momento em que foi iniciado”; “Significado atribuído à forma de seleção do par mentor-mentorado”; “Significado atribuído às orientações recebidas”; “Significado conferido às funções atribuídas ao tutor”; “Significado atribuído às funções atribuídas ao mentor”; “Significado atribuído à frequência e duração dos encontros”; “Significado atribuído à relação de Mentoria estabelecida”; “Significado atribuído à continuidade do Programa na instituição” e “Significado atribuído ao valor atribuído ao Programa”. Conclusão: Este trabalho de investigação proporcionou outra abordagem à Mentoria quanto à forma e ao estilo. Não devem, contudo, restar dúvidas de que a Mentoria é sempre um instrumento para a inclusão de todos os estudantes, independentemente das suas características individuais, devendo o mentor ser solidário, uma fonte de apoio, um suporte, não assumindo protagonismos, pois o centro do Programa de Mentoria são os estudantes e a sua plena inclusão no universo institucional e académico.<hr/>Abstract Introduction: The present work is based on the interest in monitoring the processes developed and experienced under the Mentoring Program of a higher education institution, during the academic year 2019/2020. The implementation of the principles of inclusive education in higher education is a challenge to the institution itself, teachers and students, which can be realized in the implementation of Mentoring Programs. Objectives: To understand the significance of the implementation of the Mentoring Program for students; Recognize which were the main roles played in mentoring. Methods: This study starts from the entry into the field in the Mentoring Project existing of a higher education institution, through the methodological tools of the descriptive and exploratory study, of a qualitative nature. The sociopoetic methodology was used to approach the data collected in the study's database: “Inclusive practices at the institution: Perceptions about the Implementation of a Mentoring Program”. Results: The results, obtained subjectively and empirically, allowed us to conclude that from "Meaning Attributed to the Implemented Mentoring Program" nine categories emerged, namely: "Meaning attributed to the moment when it started"; “Meaning attributed to the form of selection of the mentor-mentored pair”; "Meaning attributed to the guidelines received"; “Meaning attributed to the functions attributed to the tutor”; “Meaning attributed to the functions assigned to the mentor”; “Meaning attributed to the frequency and duration of the meetings”; "Meaning attributed to the established Mentoring relationship"; "Meaning attributed to the continuity of the Program in the institution" and "Meaning attributed to the value attributed to the Program". Conclusion: This research work provided another approach to Mentorship in terms of form and style. However, there should be no doubt that Mentoring is always an instrument for the inclusion of all students, regardless of their individual characteristics, and the mentor must be supportive, a source of support, a support, not assuming protagonism, since the centre of the Mentoring Program are students and their full inclusion in the institutional and academic universe.<hr/>Resumen Introducción: El presente trabajo se basa en el interés por monitorear los procesos desarrollados y experimentados bajo el Programa de Mentoría de una institución de educación superior, durante el año académico 2019/2020. La implementación de los principios de la educación inclusiva en la educación superior es un desafío para la institución, docentes y estudiantes, que se puede implementar en la implementación de Programas de Mentoría. Objetivos: Comprender el significado de implementar el Programa de Mentoría para los estudiantes de la institución; Reconocer los roles principales que se jugaron en la tutoría. Métodos: Este estudio parte de la entrada en campo en el Proyecto de Mentoría existente de una Institución de Educación Superior, a través de las herramientas metodológicas del estudio descriptivo y exploratorio, de carácter cualitativo. Se utilizó la metodología sociopoética para abordar los datos recolectados en la base de datos del estudio: “Prácticas inclusivas en la institución: Percepciones sobre la implementación de un programa de mentoría”. Resultados: Los resultados, obtenidos de manera subjetiva y empírica, permitieron concluir que del tema Significado Atribuido al Programa de Mentoría Implementado surgieron nueve categorías, a saber: "Significado atribuido al momento de su inicio"; “Significado atribuido a la forma de selección del doble mentor-mentor”; "Significado atribuido a las directrices recibidas"; “Direcciones atribuidas a las funciones asignadas al tutor”; “Significado atribuido a las funciones asignadas al mentor”; “Significado atribuido a la frecuencia y duración de las reuniones”; "Significado atribuido a la relación de Mentoring establecida"; "Significado atribuido a la continuidad del Programa en la institución" y "Significado atribuido al valor atribuido al Programa". Conclusión: Este trabajo de investigación proporcionó otro enfoque de la tutoría en términos de forma y estilo. Sin embargo, no cabe duda de que la Mentoría es siempre un instrumento para la inclusión de todos los estudiantes, independientemente de sus características individuales, y el mentor debe ser solidario, una fuente de apoyo, un apoyo, que no asume el protagonismo, ya que el centro del Programa de Mentoría son los estudiantes y su plena inclusión en el universo institucional y académico. <![CDATA[Desigualdades raciais e étnicas no tratamento da depressão: uma revisão scoping]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000600109&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Introdução: É atualmente reconhecido que as minorias étnicas e raciais têm menos acesso à saúde mental em geral e, em particular, ao tratamento da depressão. Quando o acesso existe estas recebem um serviço de menor qualidade. Objetivo: Mapear e sintetizar a existência da desigualdade racial e étnica no tratamento da depressão. Métodos: Foi realizada uma revisão scoping através do método proposto pela Joanna Briggs Institute. A seleção dos estudos, a extração e síntese dos dados foram realizadas por dois revisores independentes. Resultados: Foram incluídos 5 estudos no corpus do estudo que revelam existir desigualdades raciais e étnicas inequívocas no tratamento da depressão. Estas desigualdades traduzem-se num subdiagnóstico e na falta de tratamento adequado dos doentes não-caucasianos, manifestando-se por uma menor probabilidade de prescrição farmacológica de antidepressivos e de aconselhamento. Conclusão: Foram verificadas desigualdades raciais e étnicas no tratamento da depressão que têm repercussões diretas no subdiagnóstico e na falta de tratamento adequado.<hr/>Abstract Introduction: It is now recognized that ethnic and racial minorities have less access to mental health in general and to the treatment of depression in particular. Where access exists, they receive a lower quality service. Objective: To map and synthesise the existence of racial and ethnic inequality in the treatment of depression. Methods: A scoping review has been performed using the method proposed by Joanna Briggs Institute. The selection of studies, extraction and synthesis of data were carried out by two independent reviewers. Results: Five studies have been included in the study corpus that reveal unequivocal racial and ethnic inequalities in the treatment of depression. These inequalities lead to underdiagnosis and a lack of adequate treatment for non-caucasian patients, manifested by a lower probability of pharmacological prescription of antidepressants and counselling. Conclusion: Race and ethnic inequalities in the treatment of depression are found to have a direct impact on underdiagnosis and lack of adequate treatment.<hr/>Resumen Introducción: Actualmente se reconoce que las minorías étnicas y raciales tienen menos acceso a la salud mental en general y al tratamiento de la depresión en particular. Cuando existe acceso, reciben un servicio de menor calidad. Objetivo: Mapear y sintetizar la existencia de la desigualdad racial y étnica en el tratamiento de la depresión. Métodos: Se realizó una revisión scoping con el método propuesto por el Instituto Joanna Briggs. La selección de los estudios, la extracción y la síntesis de los datos fueron realizadas por dos revisores independientes. Resultados: En el corpus del estudio se incluyeron cinco estudios que revelan inequívocas desigualdades raciales y étnicas en el tratamiento de la depresión. Estas desigualdades se traducen en el subdiagnóstico y la falta de tratamiento adecuado para los pacientes no caucásicos, que se manifiesta en una menor probabilidad de prescripción farmacológica de antidepresivos y de asesoramiento. Conclusión: Se ha comprobado que las desigualdades raciales y étnicas en el tratamiento de la depresión tienen repercusiones directas en el subdiagnóstico y la falta de tratamiento adecuado. <![CDATA[Saúde mental dos migrantes e refugiados no contexto europeu: um protocolo de revisão scoping]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000600117&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Introdução: Os migrantes ou refugiados, independentemente do seu status, enfrentam desafios comuns pós-migração que podem afetar a sua saúde mental. Apesar de vários estudos corroborarem esta realidade, poucos a comparam entre os países europeus, o que leva a um desconhecimento dos seus efeitos. Objetivo: Mapear e sintetizar a existência de impactos negativos na saúde mental de migrantes e refugiados após a sua chegada ao país de acolhimento. Métodos: Será realizada uma revisão scoping através do método proposto pelo Instituto Joanna Briggs. A seleção dos estudos, a extração e síntese dos dados será realizada por dois revisores independentes. Resultados: Prevemos a inclusão de estudos que demonstrem que o migrante experiencia uma rápida deterioração do seu estado de saúde em geral logo após o estabelecimento no seu novo país devido às mudanças radicais no estilo de vida. É esperado que este fenómeno seja devido a desafios comuns pós-migração que podem afetar a sua saúde mental e impor impactos negativos. Conclusão: A realização desta revisão scoping será essencial para sintetizar a existência de impactos negativos na saúde mental de migrantes e refugiados após a sua chegada ao país de acolhimento e contribuir para se identificarem intervenções que os minimizem.<hr/>Abstract Introduction: Migrants or refugees, regardless of their status, face common post-migration challenges that can affect their mental health. Although several studies corroborate this reality, few compare it between European countries, which leads to an ignorance of its effects. Objective: To map and synthesise negative impacts on the mental health of migrants and refugees after their arrival in the host country. Methods: A scoping review will be conducted using the method proposed by the Joanna Briggs Institute. The selection of studies, extraction and synthesis of data will be carried out by two independent reviewers. Results: We expect the inclusion of studies that demonstrate that the migrant suffers a rapid deterioration of his or her general health status soon after establishment in his or her new country due to radical changes in lifestyle. This is likely to be due to common post-migration challenges that may affect their mental health and impose negative impacts. Conclusion: The carrying out of this scoping review will be essential to synthesize the existence of negative impacts on the mental health of migrants and refugees after their arrival in the host country and to help identify interventions that will minimize them.<hr/>Resumen Introducción: Los migrantes o refugiados, independientemente de su condición, se enfrentan a problemas comunes posteriores a la migración que pueden afectar a su salud mental. Aunque varios estudios corroboran esta realidad, pocos la comparan entre los países europeos, lo que lleva a desconocer sus efectos. Objetivo: Mapear y sintetizar la existencia de impactos negativos en la salud mental de los migrantes y refugiados después de su llegada al país de acogida. Métodos: Se llevará a cabo una revisión scoping con el método propuesto por el Instituto Joanna Briggs. La selección de los estudios, la extracción y la síntesis de los datos serán realizadas por dos revisores independientes. Resultados: Se prevé la inclusión de estudios que demuestren que el migrante experimenta un rápido deterioro de su estado de salud general poco después de establecerse en su nuevo país debido a cambios radicales en su estilo de vida. Se espera que esto se deba a los problemas comunes que surgen después de la migración y que pueden afectar a su salud mental e imponer repercusiones negativas. Conclusión: La realización de esta revisión scoping será esencial para sintetizar la existencia de efectos negativos en la salud mental de los migrantes y refugiados después de su llegada al país de acogida y para ayudar a identificar las intervenciones que los reducirán al mínimo. <![CDATA[Constrangimentos na implementação de um programa de mentoria numa instituição de ensino superior]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000600123&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Introdução: Este estudo foi desenvolvido no âmbito da Escola de Verão “Mentores em ação”, numa Instituição de Ensino Superior, atividade financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a qual teve como propósito a criação de um Plano de Mentoria para ser implementado em todas as Unidades Orgânicas da Instituição de Ensino Superior, a partir de setembro de 2020, no seguimento do projeto piloto de mentoria levado a cabo no ano letivo de 2019-2020, em duas unidades orgânicas dessa instituição de ensino superior. Objetivo: Sistematizar as principais restrições à mentoria; e compreender os principais constrangimentos resultantes da experiência de mentoria. Reconhecendo a enorme importância e a responsabilidade das instituições do ensino superior pelos processos de acolhimento dos novos estudantes, o Programa de Mentoria tem como principal objetivo promover a partilha de experiências de mentoria e proporcionar um ambiente solidário e saudável de vivência nas IES, contribuindo para a inclusão de todos os estudantes. Queremos construir e implementar um Plano de Mentoria em todas as unidades orgânicas da Instituição de Ensino Superior, a partir do início do ano letivo 2020-2021. Métodos: Estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa. Análise dos dados recolhidos no projeto piloto “Práticas Inclusivas numa Instituição de Ensino Superior: Perceções sobre a implementação de um Programa de Mentoria”, realizada através do método do ePortfólio e focalizada em 2 grupos do universo representado: mentores e mentorados. Enquadrar os fundamentos teóricos da temática “Mentoria no Ensino Superior e os seus principais constrangimentos”, de modo a identificar os constrangimentos e as dificuldades identificados em experiências similares de outras instituições de ensino superior. Resultados: Os constrangimentos identificados no estudo foram classificados em dezanove subcategorias: “não definição de um limite saudável de contacto”; “relação demasiado paternalista”; “problemática da separação”; “indisponibilidade para as atividades do programa”; “falta de motivação para desempenhar a função”; “incompatibilidade de personalidades”; “timidez”; “não resposta ao tipo de apoio que os mentorados procuram”; “bloqueio e pânico inicial por parte do mentorado”; “falta de disponibilidade para a formação dos mentores dentro do plano curricular”; “falta de divulgação e o não reconhecimento institucionais”; “sobreposição das atividades curriculares e de mentoria”; “falta de organização atempada e eficiente das ações”; “não existirem políticas institucionais de compromisso”, “excessiva burocracia”, “Não gestão correta de tempo e espaço”; “falta de formação dos intervenientes”; “pouca proximidade” e “reduzida duração global do programa”. Conclusão: Este trabalho de investigação proporcionou outra abordagem à mentoria quanto à forma e ao estilo. Não devem, contudo, restar dúvidas de que a mentoria é sempre um instrumento para a inclusão de todos os estudantes, independentemente das suas características individuais, devendo o mentor ser solidário, uma fonte de apoio, um suporte, não assumindo protagonismos, pois o centro do Programa de Mentoria são os estudantes e a sua plena inclusão no universo institucional e académico.<hr/>Abstract Introduction: This study was developed within the scope of the Summer School “Mentors in Action”, of a higher education institution, an activity financed by the Foundation for Science and Technology, which had the purpose of creating a Mentoring Plan to be implemented in a higher education institution, from September 2020, following the mentoring pilot project carried out in the academic year 2019-2020, in only two organic units of this higher education institution. Objectives: To systematize the main restrictions on mentoring; and to understand the main constraints resulting from the mentoring experience. Recognizing the enormous importance and responsibility of higher education institutions for welcoming new students, the Mentoring Program has the main objective of promoting the sharing of mentoring experiences and providing a supportive and healthy living environment in HEIs, contributing for the inclusion of all students. We want to build and implement a Mentoring Plan in all organic units of a higher education institution, from the beginning of the academic year 2020-2021. Methods: Descriptive and exploratory study, of qualitative nature. Analysis of the data collected in the pilot project “Inclusive Practices of a higher education institution: Perceptions on the implementation of a Mentoring Program”, carried out using the portfolio method and focused on 2 groups of the represented universe: mentors and mentors. Bibliographic review on the topic “Mentoring in Higher Education and its main constraints”, in order to identify which constraints and difficulties were identified in similar experiences. Results: The constraints identified in the study were classified into nineteen subcategories: “no definition of a healthy contact limit”; “Too paternalistic relationship”; “Separation issue”; “Unavailability for program activities”; “Lack of motivation to perform the role”; “Personality incompatibility”; “Shyness”; “Not responding to the type of support that mentors seek”; “Blockade and initial panic on the part of the mentee”; “Lack of availability to train mentors within the curriculum”; “Lack of institutional disclosure and non-recognition”; “Overlapping curricular and mentoring activities”; “Lack of timely and efficient organization of actions”; “There are no institutional policies of compromise”, “excessive bureaucracy”, “Not correct management of time and space”; “Lack of training of stakeholders”; “Little proximity” and “reduced overall program duration”. Conclusion: This research work provided another approach to mentoring in terms of form and style. However, there should be no doubt that mentoring is always an instrument for the inclusion of all students, regardless of their individual characteristics, and the mentor must be supportive, a source of support, a support, not assuming protagonism, since the centre of the Mentoring Program are students and their full inclusion in the institutional and academic universe.<hr/>resumen está disponible en el texto completo <![CDATA[Hábitos alimentares e saúde mental dos estudantes do ensino superior: revisão integrativa da literatura]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000600135&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Introdução: Uma das principais mudanças de vida dos estudantes é a transição para o ensino superior. Alguns sintomas de stresse e depressão são muito comuns nessa fase, o que tem impacto negativo nas funções cognitivas e na sua saúde mental, afetando o seu comportamento alimentar. Objetivos: Analisar a influência dos hábitos alimentares na saúde mental dos estudantes do ensino superior. Métodos: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, cuja seleção dos estudos, com data de publicação entre 2014-2020, foi feita em bases de dados: Scielo, Medline® (via PubMed®), e LILACS® (via EBSCO) e RCAAP - Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal. De um total de 9 artigos que, inicialmente, emergiram da pesquisa, o corpus da revisão ficou constituído por 4 artigos. Resultados: Foi demonstrado que existe uma relação bidirecional entre a saúde mental e os hábitos alimentares dos estudantes do ensino superior. Os estudantes com elevado nível de stresse, ansiedade e mais sintomas depressivos tendem a ter hábitos alimentares pouco saudáveis. Conclusão: Devem ser promovidos programas para ajudar os estudantes a adaptarem-se ao contexto do ensino superior e promover comportamentos alimentares saudáveis, dotando-os de mais literacia em saúde.<hr/>Abstract Introduction: One of the main changes in students' lives is the transition to higher education. Some simptoms of stress and depression are very common at this stage, which has a negative impact on cognitive functions and your mental health affecting your eating behaviour. Objectives: To analyze the influence of eating habits on the mental health of college education students. Methods: An integrative literature review was conducted, whose selection of studies, with publication date between 2014-2020, was made in databases: : Scielo, Medline® (via PubMed®), and LILACS® (via EBSCO) and RCAAP - Scientific Repositories of Open Access of Portugal. From a total of 9 articles that initially emerged from the research, the corpus of the review consisted of 4 articles. Results: It has been shown that there is a relationship between mental health and eating habits of college education students, as well as an influence of eating habits on their mental health.Students with a high level of stress, anxiety and more depressive symptoms tend to have unhealthy eating habits. Conclusion: Programs should be promoted to help students adapt to the context of college education and promote healthy eating behaviors, providing them more health literacy.<hr/>Resumen Introducción: Uno de los principales cambios en la vida de los estudiantes es la transición a la educación superior. Algunos síntomas de estrés y depresión son muy comunes en esta etapa, lo que tiene un impacto negativo en las funciones cognitivas y su salud mental, afectando su comportamiento alimenticio. Objetivos: Analizar la influencia de los hábitos alimenticios en la salud mental de los estudiantes de la enseñanza superior. Métodos: Se realizó una revisión bibliográfica integradora, cuya selección de estudios, con fecha de publicación entre 2014-2020, se realizó en las bases de datos: Scielo, Medline® (vía PubMed®), y LILACS® (vía EBSCO) y RCAAP - Open Access Scientific Repositories of Portugal. De un total de 9 artículos que surgieron inicialmente de la investigación, el corpus de revisión consistió en 4 artículos. Resultados: Se demostró que existe una relación entre la salud mental y los hábitos alimenticios de los estudiantes de educación superior, así como una influencia de los hábitos alimenticios en su salud mental. Los estudiantes con altos niveles de estrés, ansiedad y síntomas más depresivos tienden a tener hábitos alimenticios poco saludables. Conclusión: Se deberían promover programas para ayudar a los estudiantes a adaptarse al contexto de la enseñanza superior y promover comportamientos alimentarios saludables, proporcionándoles más conocimientos sobre la salud. <![CDATA[Valorização de produtos alimentares sazonais. Parte I - caraterização físico-química de framboesa, mirtilo e salicórnia fresca cultivada em Portugal]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000600143&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Introdução: A economia circular é uma oportunidade de transformar a economia e gerar vantagens competitivas sustentáveis, nomeadamente a valorização de produtos alimentares através da sua desidratação. Objetivo: Com o objetivo final de estudar o efeito de diferentes condições termodinâmicas de desidratação de produtos alimentares através de um secador solar, foi realizada a caraterização inicial de salicórnia, framboesa e mirtilos. Métodos: A caraterização dos produtos basou-se na determinação do teor de humidade, teor de cinzas, proteínas, gorduras, compostos fenólicos totais e a capacidade antioxidante. Resultados: O teor de água nos três produtos é elevado, e semelhante, variando entre os 84 a 86%, enquanto que relativamente ao teor de cinzas, expresso em peso húmido, registou-se o maior valor na salicórnia (6,25%) seguido de valores relativamente reduzidos para a framboesa (0,98%) e para os mirtilos (0,29%). No que diz respeito à proteína os valores obtidos foram menores que 2% e o teor de gordura revelou-se baixo, com valores inferiores a 0,5% nos três produtos. O teor em compostos fenólicos totais (CFT) encontrado foi de 13,5; 19,4 e 35,1 mg EAG/100 g para a salicórnia, framboesas e mirtilos, respetivamente. A atividade antioxidante apresentou valores de 23,8; 34,8; e 41,7 mg EAA/100 g para a salicórnia, framboesas e para os mirtilos, respetivamente. Conclusão: Os resultados obtidos confirmam o elevado interesse nutricional dos produtos sendo o processo de desidratação uma forma de aumentar a sua vida útil nomeadamente na potencial preservação dos seus teores de compostos fenólicos e antioxidantes que serão testados em fases seguintes do presente projeto de investigação.<hr/>Abstract Introduction: The circular economy is an opportunity to transform the economy and produce sustainable competitive advantages, namely the valorization of food products through their dehydration. Objective: With the final objective of studying the effect of different thermodynamic conditions of dehydration of food products through a solar dryer, the initial characterization of blueberries, raspberries and salicornia was carried out. Methods: The characterization of the products was based on the determination of the moisture content, ashes content, proteins, fats, total phenolic compounds, and determination of the antioxidant capacity. Results: The moisture content in the three products were high, and similar, varying from 84 to 86%, while the ash content, expressed in wet weight, the highest value was found in salicornia (6.25%) followed by relatively low values for raspberry (0.98%) and for blueberries (0.29%). With regard to protein, the values ​​obtained were less than 2% and the fat content was low, with values below 0.5% in the three products. The total phenolic compounds (TPC) content found were 13.5; 19.4 and 35.1 mg TAE/100 g for salicornia, raspberries, and blueberries, respectively. The antioxidant activity showed values of 23.8; 34.8 and 41.7 mg AAE/100g for salicornia, raspberries and blueberries, respectively. Conclusion: The results obtained confirm the high nutritional interest of the products that can be dehydrated in order to increase their useful life, particularly useful in the potential preservation of its contents of phenolic compounds and antioxidants that will be evaluated in the next phase on the investigation.<hr/>Resumen Introducción: La economía circular es una oportunidad para transformar la economía y generar ventajas competitivas sostenibles, es decir, la valorización de los productos alimenticios a través de su deshidratación. Objetivo: Con el objetivo final de estudiar el efecto de diferentes condiciones termodinámicas de deshidratación de productos alimenticios a través de un secador solar, se realizó la caracterización inicial de salicornia, frambuesa y arándanos. Métodos: La caracterización de los productos se basó en la determinación del contenido de humedad, cenizas, proteínas, grasas, compuestos fenólicos totales y la capacidad antioxidante. Resultados: El contenido de agua en los tres productos es alto y similar, oscilando entre 84 y 86%, mientras que el contenido de ceniza, expresada en peso húmedo, registró el valor más alto en salicornia (6.3%) seguido de valores relativamente altos. bajo para frambuesa (0,98%) y arándanos (0,29%.). en cuanto a la proteína, los valores obtenidos fueron inferiores al 2% y el contenido de grasa fue bajo, con valores inferiores al 0,5% en los tres productos. El contenido de compuestos fenólicos totales (CFT) encontrado fue 13,5; 19,4 y 35,1 mg EAG/100 g para salicornia, frambuesas y arándanos, respectivamente. La actividad antioxidante mostró valores de 23,8; 34,8; y 41,7 mg EAA /100 g para salicornia, frambuesas y arándanos, respectivamente. Conclusión: Los resultados obtenidos confirman el alto interés nutricional de los productos que pueden deshidratarse para aumentar su vida, particularmente útil en la conservación potencial de su contenido de compuestos fenólicos y antioxidantes que se probará en una etapa posterior del proyecto.