Scielo RSS <![CDATA[Etnográfica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0873-656120060002&lang=pt vol. 10 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Formalidade e Informalidade: Questões e Perspectivas]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612006000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo de uma reflexão crítica sobre o percurso da noção de informalidade, sobre as coordenadas do seu campo semântico e sobre as conotações teóricas e políticas que ela tem assumido, este artigo explora as potencialidades e os limites de um tal conceito para a abordagem das sociedades contemporâneas e de algumas das linhas de força da evolução das mesmas. É também nesse sentido que se procura articular e colocar em perspectiva o conjunto de artigos deste dossier, conjunto esse que exprime, numa razoável extensão e a várias escalas, o espectro actual da informalidade e da dinâmica do par formalidade / informalidade. A conjugação destes artigos mostra também de que modo a utilização destas noções a partir de um ponto de vista antropológico pode contribuir para um estudo relativamente unificado de formas contemporâneas várias de aceder a recursos económicos ou políticos, formas essas que se jogam na confluência tensa entre, por um lado, a acção dos indivíduos e, por outro, a regulação de relações sociais por parte do Estado.<hr/>Starting from a critical reflection on the trajectory of the notion of informality, on the coordinates of its semantic scope, and on its theoretical and political connotations, this paper explores both the potential and the limitations of such a concept for an approach of contemporary societies and of aspects of their evolution. It is also in this sense that it tries to articulate and to put in perspective the set of papers of this issue of Etnográfica. These contributions express, to a reasonable extent, the contemporary range of informality and the dynamics of the pair formality / informality. They also show how the use of such notions from an anthropological point of view can contribute to a relatively unified study of several contemporary forms of access to economic and political resources. These are forms that put forward in manifold ways the tension between the agency of concrete subjects and, on the other hand, the regulation of social relations by the State. <![CDATA[Globalização económica vinda de baixo]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612006000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Discussions on globalization tend to focus on processes commanded by powerful agents in a top-down perspective. In this article, I will explore "alter-native" economic processes and agents and a form of non-hegemonic globalization. "Trader-tourists" and street vendors of global gadgets, for instance, are but the tip of the iceberg, in a huge parallel global economy. Their activities are non-hegemonic because they defy the economic establishment everywhere. Grassroots economic globalization provides access to flows of global wealth that otherwise would not reach the more vulnerable ranks of any society. My reasoning is mainly based on Brazilian and Paraguayan examples, but there are evidences of the existence of a veritable popular world system.<hr/>As discussões sobre a globalização tendem a focalizar-se nos processos comandados por agentes poderosos numa perspectiva de cima para baixo. Neste artigo, explorarei processos económicos e agentes "alter-nativos"como uma forma de globalização não hegemónica. "Turistas-mercantes" e vendedores de rua de gadgets globais, por exemplo, são apenas a ponta do icebergue de uma economia global paralela. As suas actividades são não-hegemónicas porque desafiam as estruturas económicas onde quer que estejam. A globalização económica de base oferece um acesso aos fluxos de riqueza global que de outra forma não estariam disponíveis para as camadas mais vulneráveis de qualquer sociedade. O meu argumento assenta principalmente em exemplos brasileiros e paraguaios; no entanto, as evidências apontam para um verdadeiro sistema global popular. <![CDATA[Dinâmicas e processos de transformação económica: Do contrabando à industria de torrefacção de café em Campo Maior]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612006000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A porosidade entre economia subterrânea e economia formal foi uma realidade bem evidente na actividade do contrabando tradicional na fronteira luso-espanhola. Focalizando dois períodos históricos distintos (1930-40 e 1970-80), procuraremos, neste artigo, dar conta das dinâmicas sociais associadas ao contrabando, bem como do modo como essa actividade clandestina gerou uma próspera indústria, que marca até hoje o quotidiano da vila de Campo Maior.<hr/>The porosity of the subterranean economy and formal economies was apparent in the traditional cross border Portuguese and Spanish smuggling activities. By focusing on two distinct historical periods (1930-40 and 1970-80), we will account for the social dynamics associated with smuggled goods, and we will explore how that underground activity generated the prosperous industry that until today affects the everyday life in the town of Campo Maior until today. <![CDATA[Cuidado formal e informal na Catalunha: Uma análise da percepção das mulheres idosas em relação aos direitos e obrigações nos cuidados familiares e atenção à terceira idade]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612006000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artículo presenta los resultados de una investigación realizada en Cataluña sobre el cuidado y el sistema de protección social a la dependencia en relación a la gente mayor. En particular versa sobre las expectativas que tienen las personas mayores - mujeres sobre todo - respecto a su propio cuidado, y en qué medida se observan cambios respecto a las generaciones anteriores. Contrariamente a lo que podría esperarse, un número significativo de mujeres dirigen sus demandas de atención, no tanto a la familia, cuanto a las instancias públicas. Así, encontramos un debilitamiento de la demanda en términos de responsabilidades familiares y un aumento de la demanda de servicios de atención domiciliaria, es decir, un aumento de las demandas en términos de derechos de ciudadanía.<hr/>Este artigo apresenta os resultados de uma investigação levada a cabo na Catalunha sobre os cuidados e o sistema de protecção social à dependência em relação aos idosos. Aborda, em particular, as expectativas das pessoas idosas - essencialmente, as mulheres - acerca da assistência que lhes é fornecida, e a medida em que estas observam mudanças relativamente às gerações anteriores. Contrariamente ao que se poderia esperar, um número significativo de mulheres dirige as suas exigências de atenção não tanto às suas famílias, mas sim às instâncias públicas. Deste modo, encontramos uma diminuição da procura em termos de responsabilidades familiares e um aumento da procura de serviços de atenção domiciliária, ou seja, um aumento de exigências em termos de direitos de cidadania. <![CDATA[<I>Formas</I> migratórias: <I>casar com o passaporte</I> no espaço Schengen: Uma introdução ao caso de Portugal]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612006000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta uma reflexão sobre um fenómeno ligado ao fluxo migratório mais recente para Portugal que se processa em moldes comerciais informais: o casamento como via para a imigração (casamento com o passaporte). Esta prática migratória, considerada pelos próprios actores como uma actividade económica informal, é ao mesmo tempo referida como sendo ilegal e mormente tratada como um fenómeno criminal por parte das autoridades policiais. A diversidade da percepção deste fenómeno permite argumentar que o contexto migratório constitui um lugar privilegiado para discutir a noção de informalidade e tornar visíveis as atitudes normativas que cristalizam "formas" culturais e marginalizam os actores sociais que apresentam práticas diferentes.<hr/>In this paper I reflect on a recent phenomenon in contemporary Portugal inside the recent migration flows: the "marriage as immigration gate", here called "marrying the passport". This is a migratory form whose actors recognize as an informal economical activity. At the same time this migratory practice is considered illegal and treated like a criminal matter in police procedure. I propose here a different perception of this practice that will allow us to argument on how the migratory context is a visible place for the complexity of the concept of "informality" and how the crystallized cultural "forms" may produce the marginalization of the actors that present "different" practices. <![CDATA[Bâb al-Nayrab, um bairro de Alep na informalidade]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612006000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Cet article analyse le développement de l’économie informelle dans le quartier d’Alep de Bâb al-Nayrab, en Syrie. Ce quartier, fort d’un passé caravanier, a toujours été axé sur la mobilité proche ou lointaine. Ses réseaux commerciaux se déploient aujourd’hui dans l’espace international et la mondialité. L’étude, qui s’intéresse aux instances de régulation et de contrôle, montre que des passerelles existent entre l’État et les différents groupes de Bâb al-Nayrab. Les madâfa (salle d’hôte) où s’exercent les médiations, qui permettent de régler les différends du quartier, jouent un rôle important dans la structuration de l’espace et des activités qui s’y déroulent. Elles sont aussi un lieu privilégié de formation des associations et des coalitions qui élaborent les stratégies en matière de politique et d’économie.<hr/>Este texto analisa o crescimento da economia informal no bairro Bâb al-Nayrab, de Alepo, Síria. Este bairro, com uma longa história de comércio caravaneiro, sempre dependeu da mobilidade de curto ou longo alcance. Hoje em dia, as suas redes comerciais estendem-se ao espaço internacional e global. O nosso estudo, que focaliza a questão da regulação e dos organismos de controlo, mostra a existência de diversas pontos de articulação entre o Estado e diversos grupos de Bâb al-Nayrab. As madâfa (salas de visitas), onde se exercem as mediações que permitem dirimir os diferendos do bairro, assumem um papel importante na estruturação do espaço e das actividades que nele se desenvolvem. São, igualmente, espaços privilegiados para a formação de associações e coligações que elaboram estratégias de acção em matéria económica e política. <![CDATA[Mercados encobertos: os ciganos de Lisboa e a venda ambulante]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612006000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo debruça-se sobre uma forma de comércio que, não sendo necessariamente sinónima de informalidade, resvala com frequência para esse campo: a venda ambulante, em especial a praticada por comerciantes ciganos, hoje em dia centrada em artigos de vestuário e calçado. Partindo das peripécias que marcaram a história de um mercado clandestino, desde a sua criação até à sua desactivação, discorrer-se-á sobre a importância que a venda ambulante, enquanto forma de auto-emprego, assume para as comunidades ciganas e analisar-se-ão os obstáculos que hoje se colocam ao exercício desta actividade, tendo particularmente em atenção o papel das instituições de poder: Estado, autarquias e forças policiais.<hr/>This article considers a trade activity frequently connected to informality: the sale of clothes in street-markets as practised by gypsy sellers. Starting with the incidents marking the history of a particular street-market, from its beginnings to its final dismantlement, it proceeds with an appreciation of the importance assumed by trade activities, as a form of self-employment, for gypsy communities in general, closing with an analysis of the impediments to the sale in street-markets, especially those posed by power institutions (police force, mayors and the State). <![CDATA[Ligando o trabalho e o capital: obrigação moral e formas de regulação numa economia regional]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612006000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The article is a critique of models of successful economic development in Europe based on the "economic region" idea. These models stress the usefulness of embedding economic relations in the social fabric ("social capital"). The ethnography reveals, however, a conflict-laden space where increased embeddedness produces increased tension within the family and the community. In this "modelic" regional economy in Southern Alicante (Spain), recent violent events have involved local actors in the shoe-wear industry, with resident Chinese entrepreneurs. I will show how this confrontation underlines the rise of local modalities of conflict that build upon the organic and culturally bounded elements of economic production that the model stresses: local homogeneity and common interest. The ethnographic evidence shows the complexity of a "regional economy" in a globalized context where appeals to the State to strengthen and enforce some regulations coexist with appeals to de-regulate other areas of the economy.<hr/>Este artigo é uma crítica aos modelos de sucesso de desenvolvimento económico na Europa baseados na ideia de "região económica". Estes modelos acentuam a utilidade do encastramento das relações económicas no tecido social ("capital social"). No entanto, a etnografia mostra-nos um espaço de conflito onde um crescente encastramento produz um aumento da tensão na família e na comunidade. Nesta economia regional "modelar" do sul de Alicante (Espanha), episódios recentes de violência envolveram actores locais da indústria do calçado com empresários chineses aí residentes. Mostrarei como este confronto ilustra o surgimento de modalidades locais de conflito que se exprimem na base dos elementos orgânicos e de enraizamento cultural da produção económica sublinhados pelo modelo: a homogeneidade local e o interesse comum. A investigação etnográfica mostra a complexidade da "economia regional" num contexto globalizado, onde apelos dirigidos ao Estado no sentido de fortalecer e reforçar algumas regulações coexistem com apelos no sentido da desregulação de outras áreas da economia. <![CDATA[Hospedaria<i> Vasque</i>: Cultura, raça, género e expediente num oásis da Mauritânia]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612006000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ouadane, um pequeno oásis do Adrar mauritano, entrou recentemente na rotas da patrimonialização e do turismo, para o que também terá contribuído uma singela acção de cooperação com Portugal. Uma etnografia centrada nos novos detalhes da paisagem mas, sobretudo, em Zeida, a jovem proprietária de um albergue de sucesso, permite acompanhar o modo como o impulso do espanto, o desejo de conhecimento e a ânsia de salvação/protecção que atraem para ali turistas, cooperantes e antropólogos são transformados em recursos e apropriados localmente, de forma estratificada pela classe, raça e género. Essa apropriação objectificada justifica novas configurações sociais que, por serem aparentemente surpreendentes, reciclam a força atractiva de Ouadane. O caso de Zeida permite, paralelamente, esclarecer o modo como o Islão pode oferecer alternativas de legitimação de comportamentos individuais, face a códigos sociais rígidos e paralisantes pouco preparados para a mudança rápida.<hr/>Ouadane, a small oasis in the Mauritanian Adrar, has recently entered the touristic patrimonialization routes, partly due to a residual Portugueseproject of cultural cooperation. Through an ethnography centered in the new landscape, but essentially in Zeida (a young and successful hostel manager), will lead us into seeing how the impulse of wonder, the desire of knowledge, and the thrust for salvation/protection - attracting tourists, development agents and anthropologists - are transformed into resources and locally incorporated through class, race and gender stratifications. This incorporation arouses new social configurations that, through their apparent unexpectedness, recycle Ouadane’s attractive force. In parallel, Zeida’s case shows us how Islam can offer alternative legitimations for individual behaviors, within rigid and paralyzing social codifications, unready for quick social change. <![CDATA[Na ausência do campo metafísico: <I>Entrevista com</I> <B>Marshall Sahlins</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612006000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ouadane, um pequeno oásis do Adrar mauritano, entrou recentemente na rotas da patrimonialização e do turismo, para o que também terá contribuído uma singela acção de cooperação com Portugal. Uma etnografia centrada nos novos detalhes da paisagem mas, sobretudo, em Zeida, a jovem proprietária de um albergue de sucesso, permite acompanhar o modo como o impulso do espanto, o desejo de conhecimento e a ânsia de salvação/protecção que atraem para ali turistas, cooperantes e antropólogos são transformados em recursos e apropriados localmente, de forma estratificada pela classe, raça e género. Essa apropriação objectificada justifica novas configurações sociais que, por serem aparentemente surpreendentes, reciclam a força atractiva de Ouadane. O caso de Zeida permite, paralelamente, esclarecer o modo como o Islão pode oferecer alternativas de legitimação de comportamentos individuais, face a códigos sociais rígidos e paralisantes pouco preparados para a mudança rápida.<hr/>Ouadane, a small oasis in the Mauritanian Adrar, has recently entered the touristic patrimonialization routes, partly due to a residual Portugueseproject of cultural cooperation. Through an ethnography centered in the new landscape, but essentially in Zeida (a young and successful hostel manager), will lead us into seeing how the impulse of wonder, the desire of knowledge, and the thrust for salvation/protection - attracting tourists, development agents and anthropologists - are transformed into resources and locally incorporated through class, race and gender stratifications. This incorporation arouses new social configurations that, through their apparent unexpectedness, recycle Ouadane’s attractive force. In parallel, Zeida’s case shows us how Islam can offer alternative legitimations for individual behaviors, within rigid and paralyzing social codifications, unready for quick social change. <![CDATA[<b>Immediate Struggles</b>: <b>People, Power and Place in Northern Spain</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612006000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ouadane, um pequeno oásis do Adrar mauritano, entrou recentemente na rotas da patrimonialização e do turismo, para o que também terá contribuído uma singela acção de cooperação com Portugal. Uma etnografia centrada nos novos detalhes da paisagem mas, sobretudo, em Zeida, a jovem proprietária de um albergue de sucesso, permite acompanhar o modo como o impulso do espanto, o desejo de conhecimento e a ânsia de salvação/protecção que atraem para ali turistas, cooperantes e antropólogos são transformados em recursos e apropriados localmente, de forma estratificada pela classe, raça e género. Essa apropriação objectificada justifica novas configurações sociais que, por serem aparentemente surpreendentes, reciclam a força atractiva de Ouadane. O caso de Zeida permite, paralelamente, esclarecer o modo como o Islão pode oferecer alternativas de legitimação de comportamentos individuais, face a códigos sociais rígidos e paralisantes pouco preparados para a mudança rápida.<hr/>Ouadane, a small oasis in the Mauritanian Adrar, has recently entered the touristic patrimonialization routes, partly due to a residual Portugueseproject of cultural cooperation. Through an ethnography centered in the new landscape, but essentially in Zeida (a young and successful hostel manager), will lead us into seeing how the impulse of wonder, the desire of knowledge, and the thrust for salvation/protection - attracting tourists, development agents and anthropologists - are transformed into resources and locally incorporated through class, race and gender stratifications. This incorporation arouses new social configurations that, through their apparent unexpectedness, recycle Ouadane’s attractive force. In parallel, Zeida’s case shows us how Islam can offer alternative legitimations for individual behaviors, within rigid and paralyzing social codifications, unready for quick social change. <![CDATA[<B>Économies Choisies? Échanges, Circulations et Débrouille</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612006000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ouadane, um pequeno oásis do Adrar mauritano, entrou recentemente na rotas da patrimonialização e do turismo, para o que também terá contribuído uma singela acção de cooperação com Portugal. Uma etnografia centrada nos novos detalhes da paisagem mas, sobretudo, em Zeida, a jovem proprietária de um albergue de sucesso, permite acompanhar o modo como o impulso do espanto, o desejo de conhecimento e a ânsia de salvação/protecção que atraem para ali turistas, cooperantes e antropólogos são transformados em recursos e apropriados localmente, de forma estratificada pela classe, raça e género. Essa apropriação objectificada justifica novas configurações sociais que, por serem aparentemente surpreendentes, reciclam a força atractiva de Ouadane. O caso de Zeida permite, paralelamente, esclarecer o modo como o Islão pode oferecer alternativas de legitimação de comportamentos individuais, face a códigos sociais rígidos e paralisantes pouco preparados para a mudança rápida.<hr/>Ouadane, a small oasis in the Mauritanian Adrar, has recently entered the touristic patrimonialization routes, partly due to a residual Portugueseproject of cultural cooperation. Through an ethnography centered in the new landscape, but essentially in Zeida (a young and successful hostel manager), will lead us into seeing how the impulse of wonder, the desire of knowledge, and the thrust for salvation/protection - attracting tourists, development agents and anthropologists - are transformed into resources and locally incorporated through class, race and gender stratifications. This incorporation arouses new social configurations that, through their apparent unexpectedness, recycle Ouadane’s attractive force. In parallel, Zeida’s case shows us how Islam can offer alternative legitimations for individual behaviors, within rigid and paralyzing social codifications, unready for quick social change. <![CDATA[<B>A Vez dos Cestos</B>: <B>Time for Baskets</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612006000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ouadane, um pequeno oásis do Adrar mauritano, entrou recentemente na rotas da patrimonialização e do turismo, para o que também terá contribuído uma singela acção de cooperação com Portugal. Uma etnografia centrada nos novos detalhes da paisagem mas, sobretudo, em Zeida, a jovem proprietária de um albergue de sucesso, permite acompanhar o modo como o impulso do espanto, o desejo de conhecimento e a ânsia de salvação/protecção que atraem para ali turistas, cooperantes e antropólogos são transformados em recursos e apropriados localmente, de forma estratificada pela classe, raça e género. Essa apropriação objectificada justifica novas configurações sociais que, por serem aparentemente surpreendentes, reciclam a força atractiva de Ouadane. O caso de Zeida permite, paralelamente, esclarecer o modo como o Islão pode oferecer alternativas de legitimação de comportamentos individuais, face a códigos sociais rígidos e paralisantes pouco preparados para a mudança rápida.<hr/>Ouadane, a small oasis in the Mauritanian Adrar, has recently entered the touristic patrimonialization routes, partly due to a residual Portugueseproject of cultural cooperation. Through an ethnography centered in the new landscape, but essentially in Zeida (a young and successful hostel manager), will lead us into seeing how the impulse of wonder, the desire of knowledge, and the thrust for salvation/protection - attracting tourists, development agents and anthropologists - are transformed into resources and locally incorporated through class, race and gender stratifications. This incorporation arouses new social configurations that, through their apparent unexpectedness, recycle Ouadane’s attractive force. In parallel, Zeida’s case shows us how Islam can offer alternative legitimations for individual behaviors, within rigid and paralyzing social codifications, unready for quick social change. <![CDATA[<B>Outros Destinos</B>: <B>Ensaios de Antropologia e Cidadania</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612006000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ouadane, um pequeno oásis do Adrar mauritano, entrou recentemente na rotas da patrimonialização e do turismo, para o que também terá contribuído uma singela acção de cooperação com Portugal. Uma etnografia centrada nos novos detalhes da paisagem mas, sobretudo, em Zeida, a jovem proprietária de um albergue de sucesso, permite acompanhar o modo como o impulso do espanto, o desejo de conhecimento e a ânsia de salvação/protecção que atraem para ali turistas, cooperantes e antropólogos são transformados em recursos e apropriados localmente, de forma estratificada pela classe, raça e género. Essa apropriação objectificada justifica novas configurações sociais que, por serem aparentemente surpreendentes, reciclam a força atractiva de Ouadane. O caso de Zeida permite, paralelamente, esclarecer o modo como o Islão pode oferecer alternativas de legitimação de comportamentos individuais, face a códigos sociais rígidos e paralisantes pouco preparados para a mudança rápida.<hr/>Ouadane, a small oasis in the Mauritanian Adrar, has recently entered the touristic patrimonialization routes, partly due to a residual Portugueseproject of cultural cooperation. Through an ethnography centered in the new landscape, but essentially in Zeida (a young and successful hostel manager), will lead us into seeing how the impulse of wonder, the desire of knowledge, and the thrust for salvation/protection - attracting tourists, development agents and anthropologists - are transformed into resources and locally incorporated through class, race and gender stratifications. This incorporation arouses new social configurations that, through their apparent unexpectedness, recycle Ouadane’s attractive force. In parallel, Zeida’s case shows us how Islam can offer alternative legitimations for individual behaviors, within rigid and paralyzing social codifications, unready for quick social change. <![CDATA[<B>Dois Lados de um Rio</B>: <B>Nacionalismo e Etnografias na Galiza e em Portugal</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612006000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ouadane, um pequeno oásis do Adrar mauritano, entrou recentemente na rotas da patrimonialização e do turismo, para o que também terá contribuído uma singela acção de cooperação com Portugal. Uma etnografia centrada nos novos detalhes da paisagem mas, sobretudo, em Zeida, a jovem proprietária de um albergue de sucesso, permite acompanhar o modo como o impulso do espanto, o desejo de conhecimento e a ânsia de salvação/protecção que atraem para ali turistas, cooperantes e antropólogos são transformados em recursos e apropriados localmente, de forma estratificada pela classe, raça e género. Essa apropriação objectificada justifica novas configurações sociais que, por serem aparentemente surpreendentes, reciclam a força atractiva de Ouadane. O caso de Zeida permite, paralelamente, esclarecer o modo como o Islão pode oferecer alternativas de legitimação de comportamentos individuais, face a códigos sociais rígidos e paralisantes pouco preparados para a mudança rápida.<hr/>Ouadane, a small oasis in the Mauritanian Adrar, has recently entered the touristic patrimonialization routes, partly due to a residual Portugueseproject of cultural cooperation. Through an ethnography centered in the new landscape, but essentially in Zeida (a young and successful hostel manager), will lead us into seeing how the impulse of wonder, the desire of knowledge, and the thrust for salvation/protection - attracting tourists, development agents and anthropologists - are transformed into resources and locally incorporated through class, race and gender stratifications. This incorporation arouses new social configurations that, through their apparent unexpectedness, recycle Ouadane’s attractive force. In parallel, Zeida’s case shows us how Islam can offer alternative legitimations for individual behaviors, within rigid and paralyzing social codifications, unready for quick social change. <![CDATA[<B>Entre a Dádiva e a Mercadoria</B>: <B>Ensaio de Antropologia Económica</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612006000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ouadane, um pequeno oásis do Adrar mauritano, entrou recentemente na rotas da patrimonialização e do turismo, para o que também terá contribuído uma singela acção de cooperação com Portugal. Uma etnografia centrada nos novos detalhes da paisagem mas, sobretudo, em Zeida, a jovem proprietária de um albergue de sucesso, permite acompanhar o modo como o impulso do espanto, o desejo de conhecimento e a ânsia de salvação/protecção que atraem para ali turistas, cooperantes e antropólogos são transformados em recursos e apropriados localmente, de forma estratificada pela classe, raça e género. Essa apropriação objectificada justifica novas configurações sociais que, por serem aparentemente surpreendentes, reciclam a força atractiva de Ouadane. O caso de Zeida permite, paralelamente, esclarecer o modo como o Islão pode oferecer alternativas de legitimação de comportamentos individuais, face a códigos sociais rígidos e paralisantes pouco preparados para a mudança rápida.<hr/>Ouadane, a small oasis in the Mauritanian Adrar, has recently entered the touristic patrimonialization routes, partly due to a residual Portugueseproject of cultural cooperation. Through an ethnography centered in the new landscape, but essentially in Zeida (a young and successful hostel manager), will lead us into seeing how the impulse of wonder, the desire of knowledge, and the thrust for salvation/protection - attracting tourists, development agents and anthropologists - are transformed into resources and locally incorporated through class, race and gender stratifications. This incorporation arouses new social configurations that, through their apparent unexpectedness, recycle Ouadane’s attractive force. In parallel, Zeida’s case shows us how Islam can offer alternative legitimations for individual behaviors, within rigid and paralyzing social codifications, unready for quick social change.