Scielo RSS <![CDATA[Etnográfica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0873-656120070002&lang=pt vol. 11 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<B>Política do corpo e política de vida</B>: <B>a tatuagem e o <I>body piercing</I> como expressão corporal de uma ética da dissidência</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612007000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A estética da divergência, que caracteriza a corporeidade extensivamente marcada com recurso à tatuagem e ao body piercing, configura uma forma de demarcação estilística através da qual alguns jovens constroem e dão a (re)conhecer não só a sua identidade pessoal, mas também o modo como percebem e se relacionam com o mundo. Implica uma performance estética que excorpora uma homóloga atitude ética, consubstanciando um sentido de desafiliação perante a ordem cultural e social estabelecida. Trata-se de uma ética de dissidência que reclama uma remoralização da vida quotidiana no sentido de conquistar um espaço social de existência no mundo, onde seja possível viver o compromisso com um corpo, uma identidade e um estilo de vida que se pretende «alternativo» aos disponibilizados pelo actual «supermercado de estilos», em condições de autenticidade, respeito e liberdade individual.<hr/>The aesthetic of divergence that characterises extensively tattooed and body pierced bodies, represents a way of stylistic demarcation through which some young people build and reveal not only their personal identity, but also the way they perceive and relate to the world. It implies an aesthetic performance that embodies a homologous ethical attitude, consubstantiated in a sense of disaffiliation towards the established social and cultural order. It is an ethic of dissidence that reclaims a remoralisation of day-to-day life, so as to conquer a social space of existence in the world, where it is possible to live a commitment with a body, an identity, and a life style that aims to be "alternative" to the current "supermarket of styles" on offer, under conditions of authenticity, respect and personal freedom. <![CDATA[<B>Entre <I>games</I> e folgações</B>: <B>apontamentos de uma antropóloga na <I>lan house</B></I>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612007000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é apresentar o processo de aproximação da pesquisadora junto a jovens de uma lan house da cidade de Porto Alegre, RS, Brasil. Visa descrever as características dessa casa de jogo em rede, sua localização no bairro, e o cotidiano dos jovens que a usam para jogar games pela Internet ou apenas como point de sociabilidade. Demonstra como os jovens configuram seus pertencimentos e intensificam seus laços sociais através das "folgações" (jocosidade), e das interações online no game Tibia.<hr/>This article wants to describe the interaction process of the anthropologist with teenagers in a lan house in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. First, the study will point out the peculiarities of the lan house, its location in the neighbourhood, as well as the everyday life of the young people who use this space for online playing or just for sociability. Secondly, it will discuss as youth people establish their sense of belonging and strengthen their social bounds through the folgações (joking relationships) and their online interactions in the MMORPG Tibia game. <![CDATA[<B>Os <I>Pauliteiros de Miranda</B></I>: <B>de símbolo local a património cultural imaterial?</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612007000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This text is on a Portuguese stick dance known as dança dos paulitos. The analysis is based on field research the author carried out in Paris and Portugal between 2003 and 2007. The focus lies here on the stick dancers from the concelho (municipality) of Miranda do Douro situated in North Eastern Portugal, the so called Pauliteiros de Miranda. The evolution from their revival to patrimonialisation processes is discussed and it is shown how the dance contributes to the promotion of a local community and how it is turning into a regional and national symbol. A distinction between the object-oriented and process-oriented type of revival is made by examining the ritual and folkloristic performance contexts.<hr/>Este texto fala da dança de paus portuguesa conhecida como dança dos paulitos. A análise baseia-se em pesquisas de campo levadas a cabo pela autora em Paris e Portugal entre 2003 e 2007. Aqui, o foco está na dança dos paulitos do concelho de Miranda do Douro situado no Nordeste de Portugal, os chamados Pauliteiros de Miranda. Discute-se como a dança evoluiu de revivificação a processos de patrimonialização e mostra-se como a dança contribuiu para a promoção duma comunidade local e como se tornou num símbolo regional e nacional. É distinguido entre o tipo de revivificação orientado para o objecto e o tipo de revivificação orientado para o processo em que os contextos performativos rituais e folclorísticos da dança são examinados. <![CDATA[<B>Este obscuro objecto do desejo etnográfico</B>: <B>o museu</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612007000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This text is on a Portuguese stick dance known as dança dos paulitos. The analysis is based on field research the author carried out in Paris and Portugal between 2003 and 2007. The focus lies here on the stick dancers from the concelho (municipality) of Miranda do Douro situated in North Eastern Portugal, the so called Pauliteiros de Miranda. The evolution from their revival to patrimonialisation processes is discussed and it is shown how the dance contributes to the promotion of a local community and how it is turning into a regional and national symbol. A distinction between the object-oriented and process-oriented type of revival is made by examining the ritual and folkloristic performance contexts.<hr/>Este texto fala da dança de paus portuguesa conhecida como dança dos paulitos. A análise baseia-se em pesquisas de campo levadas a cabo pela autora em Paris e Portugal entre 2003 e 2007. Aqui, o foco está na dança dos paulitos do concelho de Miranda do Douro situado no Nordeste de Portugal, os chamados Pauliteiros de Miranda. Discute-se como a dança evoluiu de revivificação a processos de patrimonialização e mostra-se como a dança contribuiu para a promoção duma comunidade local e como se tornou num símbolo regional e nacional. É distinguido entre o tipo de revivificação orientado para o objecto e o tipo de revivificação orientado para o processo em que os contextos performativos rituais e folclorísticos da dança são examinados. <![CDATA[<B>Questionando a localidade</B>: <B>o UBC Museum of Anthropology e os seus arredores</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612007000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This paper argues that locality is itself a culturally constructed category which, if not critically assessed may hide the political relations existing between museums and other institutions within a specified museumscape. Frequently, museums, as in the case of British Columbia, operate at local, national and sometimes regional levels. While acknowledging the importance of studies on the poetics of museum exhibitions and display, critical museology cannot discount the political and historical contexts under which museums operate or omit analysis of the ideologies with which they are enshrouded.<hr/>Este artigo defende que a "localidade" é uma categoria culturalmente construída que, não sendo discutida de forma crítica, poderá esconder as relações políticas entre os museus e as instituições num determinado cenário museológico. Tal como é o caso da British Columbia no Canadá, frequentemente os museus operam em registos locais, nacionais e por vezes regionais. Apesar de reconhecer a importância dos estudos sobre a poética das mostras museológicas, a museologia crítica não pode ignorar os contextos políticos e históricos onde os museus operam, nem omitir a análise das ideologias que os envolvem. <![CDATA[<B>Desde um museu... o outro. Reflexões de um observador participante </B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612007000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Considérant le foisonnement récent des musées ethnographiques en France et sa propre expérience dans deux projets (la création d’un musée de plein air dans le nord de l’Iran et la transformation du Musée national des arts et traditions populaires en Musée des civilisations de l’Europe et de la Méditerranée), l’auteur s’interroge sur les causes de la prolifération et de la fragilité de ce type d’établissements, sur la pertinence de l’aire territoriale qu’ils présentent, sur les enjeux politiques qui s’y cristallisent.<hr/>Dada a recente multiplicação dos museus etnográficos em França e a sua própria experiência em dois projectos (a criação de um museu ao ar livre no Norte do Irão e a transformação do Musée des Arts et Traditions Populaires no Musée des Civilisations de l’Europe et de la Méditerranée), o autor interroga-se acerca das causas da proliferação e da fragilidade deste tipo de instituições; examina a relevância da área territorial que apresentam e as implicações e estratégias políticas que se cristalizam em torno delas. <![CDATA[<B>Os museus "no coração da comunidade"</B>: <B>museus locais e o período pós-socialista na Eslovénia</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612007000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The author tries to define the changing role of local or community museums in the last few decades, when the crisis of museum institutions became a fact and when museum institutions were very often labeled as "fossilised", "ossified" and conservative institutions, and that are now facing the ongoing fast social changes. He points out that Slovenian museums, in the last decade of socialist and post-socalist rule, have also gone through the same development. The first "incentives" for making necessary changes in museums and for using different methods and approaches came after 1980, mostly in local and regional museums, and most of the new approaches and efforts for transformation came from ethnologists. Finally, he describes his personal museum experience in three museum projects from 1993, 2000 and 2006 where he tries to "humanize" museum objects and solve some problems concerning "museum crisis".<hr/>Neste texto, o autor procura descrever a mudança do lugar dos museus locais ou de "comunidade" ao longo das últimas décadas, onde a crise das instituições museológicas era uma realidade e onde os museus eram vistos como sendo lugares "fossilizados" e "ossificados", sendo que hoje se deparam com intensas mudanças sociais. Ele descreve como os museus eslovenos, nos últimos anos de governo socialista e pós-socialista, também assistiram a desenvolvimentos semelhantes. Os primeiros "incentivos" para a mudança obrigatória nos museus e para a utilização de novos métodos e abordagens chegaram depois de 1980, essencialmente em museus locais e regionais, em grande parte graças à iniciativa de etnólogos. Finalmente, o autor descreve a sua própria experiência pessoal de participação em três projectos museológicos em 1993, 2000 e 2003, onde procurou "humanizar" os objectos museológicos e resolver alguns dos problemas relativos à "crise dos museus". <![CDATA[<B>Um museu debaixo de água</B>: <B>o caso da Luz </B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612007000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Museu da Luz foi inaugurado no ano de 2003, no âmbito do realojamento da aldeia da Luz, submergida devido à construção da barragem de Alqueva, no Sul de Portugal. A sua criação foi solicitada desde o início pela comunidade. Este processo incluiu igualmente a trasladação integral do antigo cemitério para uma nova necrópole e a reconstrução da velha igreja matriz do séc. xv, edificações de grande carga simbólica e com as quais o novo museu estabeleceu uma forte relação. Este texto pretende dar conta do que é este museu e de algumas das vicissitudes que marcaram o complexo processo de trasladação da aldeia e de criação deste equipamento na nova Luz.<hr/>The Museum of Luz opened in 2003, as part of the plan for the reallocation of the village of Luz, submerged due to the construction of the Alqueva dam, in southern Portugal, and respecting the population’s desire to have a museum in the new village. The reallocation process included the trasladation of the cemetery and of the old 15th century church, both important simbolic buildings, relating to the foundation of the community and with which the museum established a strong relatiom. This text intends to explain what this museum is and some of the problems that we faced during the complex process of the reallocation of the village and of the creation of this equipment in the new Luz. <![CDATA[<B>Emoções e guerras</B>: <B>da Micronésia às bases militares americanas</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612007000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Catherine Lutz tem um PhD em antropologia cultural da Universidade de Harvard, é professora do Departamento de Antropologia da Brown University, e investigadora do Watson Institute for International Studies da mesma universidade. Os seus temas de pesquisa debruçam-se sobre a antropologia das emoções, construção do género e da noção de raça, teoria crítica, mudanças na democracia e, mais recentemente, guerra, grupos militares e sociedade, nomeadamente através do estudo de bases militares americanas e do retorno de militares americanos dissidentes da guerra do Iraque. Lutz conduziu igualmente pesquisa para organizações activistas e todas estas temáticas se relacionam com a vontade de compreender as articulações socais e culturais das construções de poder e de desigualdade. Algumas das suas obras, influentes no campo da antropologia das emoções, da antropologia cognitiva e da história política são Unnatural Emotions: Everyday Sentiments on a Micronesian Atoll and their Challenge to Western Theory; Language and the Politics of Emotion(com Abu-Lughod); Reading National Geographic; Homefront: a Military City and the American 20th Century; Local Democracy under Siege: Activism, Public Interests, and Private Politics; The Bases of the Empire. The Struggle against US Military Posts, além de vários artigos como "Empire is in the details" e "Making war at home in the United States: militarization and the current crisis". Nesta entrevista Lutz fala sobre o que tem sido o seu trabalho e as suas preocupações académicas mas também sociais e interventivas. <![CDATA[<B>Poetica delle emozioni </B>: <B>I bijagó della Guinea Bissau</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612007000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Catherine Lutz tem um PhD em antropologia cultural da Universidade de Harvard, é professora do Departamento de Antropologia da Brown University, e investigadora do Watson Institute for International Studies da mesma universidade. Os seus temas de pesquisa debruçam-se sobre a antropologia das emoções, construção do género e da noção de raça, teoria crítica, mudanças na democracia e, mais recentemente, guerra, grupos militares e sociedade, nomeadamente através do estudo de bases militares americanas e do retorno de militares americanos dissidentes da guerra do Iraque. Lutz conduziu igualmente pesquisa para organizações activistas e todas estas temáticas se relacionam com a vontade de compreender as articulações socais e culturais das construções de poder e de desigualdade. Algumas das suas obras, influentes no campo da antropologia das emoções, da antropologia cognitiva e da história política são Unnatural Emotions: Everyday Sentiments on a Micronesian Atoll and their Challenge to Western Theory; Language and the Politics of Emotion(com Abu-Lughod); Reading National Geographic; Homefront: a Military City and the American 20th Century; Local Democracy under Siege: Activism, Public Interests, and Private Politics; The Bases of the Empire. The Struggle against US Military Posts, além de vários artigos como "Empire is in the details" e "Making war at home in the United States: militarization and the current crisis". Nesta entrevista Lutz fala sobre o que tem sido o seu trabalho e as suas preocupações académicas mas também sociais e interventivas. <![CDATA[<B>The Moralization of Tourism. Sun, Sand and… Saving the World </B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612007000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Catherine Lutz tem um PhD em antropologia cultural da Universidade de Harvard, é professora do Departamento de Antropologia da Brown University, e investigadora do Watson Institute for International Studies da mesma universidade. Os seus temas de pesquisa debruçam-se sobre a antropologia das emoções, construção do género e da noção de raça, teoria crítica, mudanças na democracia e, mais recentemente, guerra, grupos militares e sociedade, nomeadamente através do estudo de bases militares americanas e do retorno de militares americanos dissidentes da guerra do Iraque. Lutz conduziu igualmente pesquisa para organizações activistas e todas estas temáticas se relacionam com a vontade de compreender as articulações socais e culturais das construções de poder e de desigualdade. Algumas das suas obras, influentes no campo da antropologia das emoções, da antropologia cognitiva e da história política são Unnatural Emotions: Everyday Sentiments on a Micronesian Atoll and their Challenge to Western Theory; Language and the Politics of Emotion(com Abu-Lughod); Reading National Geographic; Homefront: a Military City and the American 20th Century; Local Democracy under Siege: Activism, Public Interests, and Private Politics; The Bases of the Empire. The Struggle against US Military Posts, além de vários artigos como "Empire is in the details" e "Making war at home in the United States: militarization and the current crisis". Nesta entrevista Lutz fala sobre o que tem sido o seu trabalho e as suas preocupações académicas mas também sociais e interventivas. <![CDATA[<B>Stultifera Navis </B>: <B>La locura, el poder y la ciudad</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612007000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Catherine Lutz tem um PhD em antropologia cultural da Universidade de Harvard, é professora do Departamento de Antropologia da Brown University, e investigadora do Watson Institute for International Studies da mesma universidade. Os seus temas de pesquisa debruçam-se sobre a antropologia das emoções, construção do género e da noção de raça, teoria crítica, mudanças na democracia e, mais recentemente, guerra, grupos militares e sociedade, nomeadamente através do estudo de bases militares americanas e do retorno de militares americanos dissidentes da guerra do Iraque. Lutz conduziu igualmente pesquisa para organizações activistas e todas estas temáticas se relacionam com a vontade de compreender as articulações socais e culturais das construções de poder e de desigualdade. Algumas das suas obras, influentes no campo da antropologia das emoções, da antropologia cognitiva e da história política são Unnatural Emotions: Everyday Sentiments on a Micronesian Atoll and their Challenge to Western Theory; Language and the Politics of Emotion(com Abu-Lughod); Reading National Geographic; Homefront: a Military City and the American 20th Century; Local Democracy under Siege: Activism, Public Interests, and Private Politics; The Bases of the Empire. The Struggle against US Military Posts, além de vários artigos como "Empire is in the details" e "Making war at home in the United States: militarization and the current crisis". Nesta entrevista Lutz fala sobre o que tem sido o seu trabalho e as suas preocupações académicas mas também sociais e interventivas. <![CDATA[<B>A escola de antropologia de Coimbra, 1885-1950. O que significa seguir uma regra científica? </B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612007000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Catherine Lutz tem um PhD em antropologia cultural da Universidade de Harvard, é professora do Departamento de Antropologia da Brown University, e investigadora do Watson Institute for International Studies da mesma universidade. Os seus temas de pesquisa debruçam-se sobre a antropologia das emoções, construção do género e da noção de raça, teoria crítica, mudanças na democracia e, mais recentemente, guerra, grupos militares e sociedade, nomeadamente através do estudo de bases militares americanas e do retorno de militares americanos dissidentes da guerra do Iraque. Lutz conduziu igualmente pesquisa para organizações activistas e todas estas temáticas se relacionam com a vontade de compreender as articulações socais e culturais das construções de poder e de desigualdade. Algumas das suas obras, influentes no campo da antropologia das emoções, da antropologia cognitiva e da história política são Unnatural Emotions: Everyday Sentiments on a Micronesian Atoll and their Challenge to Western Theory; Language and the Politics of Emotion(com Abu-Lughod); Reading National Geographic; Homefront: a Military City and the American 20th Century; Local Democracy under Siege: Activism, Public Interests, and Private Politics; The Bases of the Empire. The Struggle against US Military Posts, além de vários artigos como "Empire is in the details" e "Making war at home in the United States: militarization and the current crisis". Nesta entrevista Lutz fala sobre o que tem sido o seu trabalho e as suas preocupações académicas mas também sociais e interventivas.