Scielo RSS <![CDATA[Etnográfica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0873-656120080001&lang=en vol. 12 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Outros nomes, histórias cruzadas</b>: <b>apresentando o debate</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612008000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Naming practices in early modern Portugal</b>: <b>a preliminary approach</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612008000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo constitui uma primeira abordagem das práticas de nomeação em Portugal na Época Moderna, procurando, com base em diferentes tipos de fontes (processos da Inquisição de Lisboa, róis de confessados e listas das companhias de ordenanças), reconstituir a emergência, a partir do século XVI, de um modelo baseado na combinação de nomes próprios (pessoais) e de nomes de família, ou apelidos, transmissíveis de geração em geração. Este processo, que é situado numa perspectiva temporal mais longa (desde a época romana), parece sugerir alguma especificidade dos modelos ibéricos no contexto europeu.<hr/>This article is a first attempt at reconstructing naming practices in early modern Portugal. Different kinds of sources (Inquisition records and local census materials, both ecclesiastical and military) are used to trace the emergence, in the Sixteenth Century, of a model based on the combination of personal names and family names, transmissible from one generation to the next. This process is analyzed within a broader time-frame (from the Roman period), and appears to indicate the specificity of Iberian models within the European context. <![CDATA[<b>Family names in Portugal</b>: <b>a brief historical overview</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612008000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este ensaio é uma primeira tentativa de estudar um tema que, apesar da sua enorme importância, tem recebido pouca atenção histórica: a evolução das práticas antroponímicas portuguesas; práticas essas cujo impacto se fez sentir em boa parte dos espaços tocados pela presença imperial portuguesa. O autor contrasta as alterações na antroponímia portuguesa que ocorreram durante a viragem do século XX com as práticas vigentes entre a aristocracia portuguesa desde as grandes mudanças que acompanharam o fim da Idade Média<hr/>This essay constitutes a first attempt to study a theme which, in spite of its enormous importance, has received little historical attention: the evolution of the Portuguese practices of anthroponymy that had a worldwide impact due to Portuguese imperial expansion. The author contrasts the changes that occurred at the turn of the twentieth century to the practices that were prevalent among the Portuguese aristocracy ever since the great changes that took place at the end of the Middle Ages. <![CDATA[<b>Sanumá names between cries and whispers</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612008000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Como os demais indígenas Yanomami, os Sanumá (o subgrupo mais setentrional dessa família lingüística amazônica) praticam com afinco o sigilo dos nomes próprios. No entanto, ao contrário dos outros, eles praticam também a suspensão do sigilo quando se trata de “fazer coisas com nomes”, para parafrasear J. L. Austin. Transformados em ferramentas sociais, os nomes sanumá são capazes de marcar o público com recursos do privado. Assim, alguns poucos nomes masculinos são retirados de seu sigilo doméstico para anunciar o surgimento de grupos patrilineares com os quais os Sanumá organizam sua vida política e matrimonial. Com o advento do conquistador, nomes estrangeiros começaram a entrar no léxico social dos Sanumá, aliviando, assim, a pressão sobre a quebra de sigilo onomástico. Primeiro missionários protestantes, com seus Davis e suas Saras, depois garimpeiros e outros aventureiros da mata, com seus regionalismos e alcunhas idiossincráticas - Ceará, Paraíba, Passarão, etc. - têm contribuído substancialmente para que os nomes sanumá fiquem cada vez mais preservados do ouvido público. Pareceria, então, não ser mais necessário sussurrar nomes para identificar as pessoas, podendo-se agora chamá-las aos gritos. No entanto, as coisas não se passam bem assim. De que modo a etiqueta dos nomes tem reagido a essas mudanças é o que tentarei esquadrinhar aqui.<hr/>Like the other Yanomami Indians, the Sanumá (the northermost subgroup of this Amazon language family) preserve their personal names in secrecy. But, unlike most Yanomami, they suspend this secrecy when it is necessary to “do things with names”, to paraphrase J. L. Austin. Personal names, transformed into social tools, are capable of marking the public sphere with devices coming from the private realm. In this way, a few male names lose their secrecy so as to herald the emergence of new patrilineal groups with which the Sanumá organize their marriage and political life. With the arrival of outsiders, foreign names made their entrance in the Sanumá social lexicon, thus relieving the pressure over name secrecy. First came protestant missionaries with the Davids and Sarahs, then gold miners and other jungle adventurers with their regional and idisioncratic nicknames - Ceará, Paraíba, Passarão, etc. - greatly contributing to keep Sanumá personal names away from the public ear. It would thus seem that whispering would no longer be necessary, and crying out people’s names could be done at ease. Things, however, are not as they seem. To what extent Sanumá naming etiquette has reacted to these changes is what I intend to scrutinize. <![CDATA[<b>Person and individuation</b>: <b>the power of names among the Tupinamba of Olivença (south of Bahia, Brazil)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612008000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste texto desenvolvo um debate sobre a pessoa, nomes e individuação, enveredando por uma reflexão sobre mudanças sociais e onomásticas a partir da análise dos nomes registados pelos Tupinambá de Olivença (Bahia) entre o final do século XIX - quando se fizeram os primeiros registos civis no Brasil - e a actualidade. Tendo em conta a relevância dos “nomes seriados” no Brasil e o seu uso pelos Tupinambá de Olivença, mostro como se apropriaram destes nomes acentuando modos de inserção familiar face ao Estado, ao mesmo tempo que sublinham a originalidade dos nomes no meio social da roça, tornando claro o seu poder nas negociações com o Estado.<hr/>Departing from an analysis of social changes and the use of different name systems in civil records among the Tupinamba of Olivença (south of Bahia), this article develops a debate on the notion of the person, names and individuation. The relevance of “serial names” in Brazil and its use by the Tupinamba of Olivença point to different ways of constituting the person. The Tupinamba of Olivença appropriate these names both as a way of constituting family in the face of the State and of constructing themselves as persons in the rural environment of the roça in which they live their everyday life. <![CDATA[<b>The workings of Creolization</b>: <b>naming practices in colonial </b><b>Guinea-Bissau</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612008000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho analisa as práticas de nomeação nos aglomerados urbanos crioulizados da Guiné-Bissau no período colonial. Partindo de um corpus de 496 nomes colhidos nas listas de falecimentos publicadas pela Junta de Saúde do governo colonial entre 1892 e 1900, o trabalho descreve o processo de crioulização da sociedade colonial a partir da análise dos nomes das pessoas. Tendo como ponto de partida os padrões de nomeação em voga em Portugal e nas sociedades indígenas da Guiné colonial, a análise realizada mostra a dinâmica das práticas crioulas de nomeação, revelando sua instabilidade, criatividade e multidirecionalidade.<hr/>This paper analyses the naming practices in the creolized villages of Guinea-Bissau during the colonial period. Based on a corpus of 496 names presented in a series of lists of deceased persons published by the Health Service between 1892 and 1900, this article describes the process of creolization in colonial society from the perspective of the naming practices. Comparing the naming patterns prevailing in Portugal and in the indigenous societies of Guinea, this paper shows how Creole naming practices were unstable, creative and multidirectional. <![CDATA[<b><i>Vatonga</i></b><b> names in Inhambane</b>: <b>between “tradition” and “modernity”</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612008000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo debruça-se sobre os nomes de pessoas que se associam à comunidade tonga, um grupo étnico originalmente da região da Baía de Inhambane (Moçambique) e zonas circunvizinhas, adiantando alguns subsídios relativos à sua dimensão sociocultural e ao seu carácter dinâmico, como consequência da multiplicidade de influências de origem exógena. Ao tecer considerações à volta dos antropónimos usados entre os vatonga de Inhambane, assume que, apesar de apresentarem um padrão orientador, o processo da sua construção é criativo, heterogéneo e dinâmico. Contingências históricas que têm afectado a vida social da comunidade tonga ditam que influências variadas tenham tido impacto nas práticas de criação de nomes, havendo, por isso, sinais evidentes de mutações significativas ao longo do tempo, principalmente em consequência da presença colonial portuguesa e implantação da política de assimilação. Assim, a influência portuguesa é marcante, sendo notória na maioria dos nomes usados pelos que se consideram vatonga.<hr/>The article deals with names of people among the vatonga, an ethnic group originally found in the Bay of Inhambane (Mozambique) and surrounding areas, and it presents facts on their socio-cultural dimension and dynamic nature, as a consequence of multiple exogenous influence. As it addresses issues on anthroponyms used by the vatonga of Inhambane, the article assumes that, despite a guiding pattern, the process of their construction is creative, heterogeneous and dynamic. Historical contingencies affecting the social life of the tonga community dictated that various influences have an impact on the practice of name creation. As a consequence, there are clear signs of significant change in the course of time, due mainly to Portuguese colonial presence and to the policy of assimilation. As a result Portuguese influence is striking, being evident in the majority of the names used by those considering themselves to be vatonga. <![CDATA[<b>Language, name and identity in competitive plurilingualism</b>: <b>the case of East-Timor</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612008000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este ensaio debate as relações entre língua, nome e identidade no contexto plurilinguístico de Timor-Leste. Mais concretamente, aborda a questão da relação entre o nome próprio e o nome de família como uma das singularidades do sistema linguístico timorense. Através dos nomes e das práticas de nomeação em Timor-Leste e da forma como se constroem e se articulam com outros fenómenos coevos, pretendo chegar à discussão dos níveis de identidade cultural e das bases sobre as quais assenta o próprio sentimento de identidade nacional timorense.<hr/>This essay discusses the interplay between language, name and identity in the plurilingual context of East-Timor. Namely, I will approach the relationships between given and family name as one of the distinctive characters of the Timorese linguistic system. Through names and naming practices in East--Timor, and the way they are construed and articulated with other contemporary phenomena, I will discuss the different levels of cultural identity and the bases that support the configuration and sense of Timorese national identity. <![CDATA[<b>Inventing names, acquiring fame</b>: <b>the Brazilian theater actresses, 1940-68</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612008000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Partilhando o pressuposto de que a nomeação pessoal é uma “porta de entrada privilegiada para o estudo da forma como os grandes fatores de diferenciação social se operacionalizam através da ação pessoal” (Pina Cabral 2005b), o artigo discute a questão do nome artístico e o renome alcançado pelas atrizes de teatro brasileiro. Aborda os nomes como dispositivos dinâmicos da ação, com o objetivo de averiguar a lógica que preside a escolha dos nomes artísticos para além da racionalidade discursiva própria a cada caso individual. No processo de construção social do artista e da pessoa que lhe dá guarida combinam-se marcadores de gênero, classe e geração. Assim, não parece aleatório que, em sociedades tão desiguais e hierárquicas como a brasileira, atividades que dependam do corpo tenham se convertido em um capital simbólico essencial para se “fazer” um nome. Disso dão testemunho as atrizes de teatro abordadas no artigo e, contemporaneamente, as modelos e os jogadores de futebol.<hr/>Sharing the presupposition that the personal naming is a “privileged entry door to the study of how the great factors of social differentiation become operative through the personal action” (Pina Cabral 2005), the article, “Inventing names, acquiring fame: the Brazilian theater actresses, 1940-60”, discuss the issues of the artistic name and of the renown reached by the Brazilian theater actors. It approaches the names as dynamic instruments of action with the aim at verifying the logic that rules over the choice of the artistic names beyond the discursive rationality specific to each individual case. In the process of the social construction of the artist and of the person that houses it, different marks of gender, class, and generation are combined. In this way, it does not seem random that, in so much unequal and hierarchical societies as the Brazilian one, activities that are dependent upon the body have being converted into a symbolic capital that is essential to “make” famous a name. Of this situation are the witnesses the theater’s actors approached in the article and, contemporaneously, the models and the soccer players. <![CDATA[<b>On “soldier’s nicknames”</b>: <b>military classifications and terminology</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612008000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Pretendo discutir como é construída, no universo militar, uma terminologia própria, que em grande parte mobiliza uma série de recursos simbólicos para a delimitação de seu universo em relação ao mundo “de fora”. Nesse processo, uma classificação do mundo é realizada apontando para uma organização conceitual hierárquica da realidade, abrangendo desde uma “visão de mundo militar” até a construção da pessoa por mecanismos de ressocialização dos novos militares, dos quais um fator importante é a aquisição de um “nome de guerra”. Posteriormente, pretendo observar como a nomeação também abrange coletividades militares e seus dispositivos de ação no mundo, como os armamentos.<hr/>In this article I intend to discuss how is built in the military world a single terminology, witch widely calls up symbolic resources intending to delimitate their frontiers in relation to the “outside world”. Thus, theirs classifications are realized pointing toward a hierarchical construct on the concepts of reality. Such hierarchy widely determines their reality, from a “military worldview” to the construction of the soldier’s persona, that is done by an intense process of socialization, in witch one of this marks is the acquisition of a “soldier’s nickname”. At last, I note how the nomination process encompasses military collectivities and war machines, including here codenames for actions and weapons. <![CDATA[<b>A story in names</b>: <b>the nickname, the first name and the surname in Pará, northern Brazil </b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612008000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo analisa três partes do nome de uma pessoa em três períodos diferentes no Pará, Brasil. O objectivo é verificar se os diferentes aspectos de um nome formam um sistema de relações e como é que esse sistema pode ser afectado por pressões e influências alheias. O que é que as práticas de atribuição dos nomes revelam sobre a pessoa e sobre o jogo de identidades? A discussão procura demonstrar o poder transgressivo dos nomes, a forma como se movem entre contextos e subvertem as convenções. Qual o papel desempenhado pelos nomes entre aqueles que sobreviveram à conquista e aqueles que se instalaram na Amazónia Portuguesa? O Pará é um local interessante para se reflectir sobre estas questões devido à razoável força da cultura ameríndia no período colonial e início do imperial e à sua mistura com as tradições portuguesas. A conclusão sugere que os nomes são veículos fulcrais da continuidade cultural.<hr/>This article examines three parts of a person’s name across three different periods in Pará, Brazil. The purpose is to consider whether the different aspects of a name form a system of relations, and how this system may be affected by extraneous pressures and influences. What do naming practices reveal about the person and the play of identities? The argument seeks to demonstrate the transgressive power of names, the way they move between contexts and subvert conventions. What role did names play amongst those that survived conquest and those that settled in the Portuguese Amazon? Pará is an interesting place to reflect on such questions because of the relative strength of Amerindian culture in the colonial and early imperial period and its mingling with Portuguese traditions. The conclusion suggests that names are central vehicles of cultural continuity. <![CDATA[<b>Lusophone anthroponymy recurrences </b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612008000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en A proposta central deste ensaio é que a tradição antroponímica lusófona constitui um fenómeno de regionalidade sociocultural que permite um exercício da comparação contrastiva. Desde as mudanças que ocorreram no início da Época Moderna, o nome lusófono promove que a pessoa se apresente como tendo “naturalmente” uma presença independente das instâncias de dominação que a criam. O campo é estruturado por três binómios assimétricos: o binómio nome próprio / sobrenome, que apresenta a pessoa como unitária, enquanto a família assume o aspecto de colectividade; o binómio nome oficial / outros nomes, que posiciona a pessoa como a instância elementar da cidadania e da espiritualidade (a alma); o binómio masculino / feminino, que cria um processo de englobamento do feminino pelo masculino.<hr/>This essay approaches the Lusophone tradition in personal naming as a kind of sociocultural regionality, allowing for subsequent contrastive comparison. Ever since the changes that took place at the onset of the Modern Era, Lusophone names can be seen to promote the person as possessing a “natural” existence when faced with the primary instances of domination which relate with it. Three assymetric bynomials structure the field: the opposition between first name and surname, presents the person as unitary when faced with the family which, thus, becomes a collective phenomenon; the opposition between official name versus other names places the person as the building block of citizenship and spirituality (the soul); the opposition masculine/feminine creates a process of encompassment of the later by the former. <![CDATA[<b>Antropologia em Portugal</b>: <b>Mestres, Percursos, Tradições</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612008000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en A proposta central deste ensaio é que a tradição antroponímica lusófona constitui um fenómeno de regionalidade sociocultural que permite um exercício da comparação contrastiva. Desde as mudanças que ocorreram no início da Época Moderna, o nome lusófono promove que a pessoa se apresente como tendo “naturalmente” uma presença independente das instâncias de dominação que a criam. O campo é estruturado por três binómios assimétricos: o binómio nome próprio / sobrenome, que apresenta a pessoa como unitária, enquanto a família assume o aspecto de colectividade; o binómio nome oficial / outros nomes, que posiciona a pessoa como a instância elementar da cidadania e da espiritualidade (a alma); o binómio masculino / feminino, que cria um processo de englobamento do feminino pelo masculino.<hr/>This essay approaches the Lusophone tradition in personal naming as a kind of sociocultural regionality, allowing for subsequent contrastive comparison. Ever since the changes that took place at the onset of the Modern Era, Lusophone names can be seen to promote the person as possessing a “natural” existence when faced with the primary instances of domination which relate with it. Three assymetric bynomials structure the field: the opposition between first name and surname, presents the person as unitary when faced with the family which, thus, becomes a collective phenomenon; the opposition between official name versus other names places the person as the building block of citizenship and spirituality (the soul); the opposition masculine/feminine creates a process of encompassment of the later by the former. <![CDATA[<b>La Mesure des Sens</b>: <b>Les Anthropologues et le Corps Humain au XIX<sup>éme</sup> siècle</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612008000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=en A proposta central deste ensaio é que a tradição antroponímica lusófona constitui um fenómeno de regionalidade sociocultural que permite um exercício da comparação contrastiva. Desde as mudanças que ocorreram no início da Época Moderna, o nome lusófono promove que a pessoa se apresente como tendo “naturalmente” uma presença independente das instâncias de dominação que a criam. O campo é estruturado por três binómios assimétricos: o binómio nome próprio / sobrenome, que apresenta a pessoa como unitária, enquanto a família assume o aspecto de colectividade; o binómio nome oficial / outros nomes, que posiciona a pessoa como a instância elementar da cidadania e da espiritualidade (a alma); o binómio masculino / feminino, que cria um processo de englobamento do feminino pelo masculino.<hr/>This essay approaches the Lusophone tradition in personal naming as a kind of sociocultural regionality, allowing for subsequent contrastive comparison. Ever since the changes that took place at the onset of the Modern Era, Lusophone names can be seen to promote the person as possessing a “natural” existence when faced with the primary instances of domination which relate with it. Three assymetric bynomials structure the field: the opposition between first name and surname, presents the person as unitary when faced with the family which, thus, becomes a collective phenomenon; the opposition between official name versus other names places the person as the building block of citizenship and spirituality (the soul); the opposition masculine/feminine creates a process of encompassment of the later by the former. <![CDATA[<b>Dança Teatral - Ideias, Experiências, Acções</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612008000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en A proposta central deste ensaio é que a tradição antroponímica lusófona constitui um fenómeno de regionalidade sociocultural que permite um exercício da comparação contrastiva. Desde as mudanças que ocorreram no início da Época Moderna, o nome lusófono promove que a pessoa se apresente como tendo “naturalmente” uma presença independente das instâncias de dominação que a criam. O campo é estruturado por três binómios assimétricos: o binómio nome próprio / sobrenome, que apresenta a pessoa como unitária, enquanto a família assume o aspecto de colectividade; o binómio nome oficial / outros nomes, que posiciona a pessoa como a instância elementar da cidadania e da espiritualidade (a alma); o binómio masculino / feminino, que cria um processo de englobamento do feminino pelo masculino.<hr/>This essay approaches the Lusophone tradition in personal naming as a kind of sociocultural regionality, allowing for subsequent contrastive comparison. Ever since the changes that took place at the onset of the Modern Era, Lusophone names can be seen to promote the person as possessing a “natural” existence when faced with the primary instances of domination which relate with it. Three assymetric bynomials structure the field: the opposition between first name and surname, presents the person as unitary when faced with the family which, thus, becomes a collective phenomenon; the opposition between official name versus other names places the person as the building block of citizenship and spirituality (the soul); the opposition masculine/feminine creates a process of encompassment of the later by the former. <![CDATA[<b>“Trabalhamos sobre um Barril de Pólvora”. Homens e Perigo na Refinaria de Sines</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612008000100016&lng=en&nrm=iso&tlng=en A proposta central deste ensaio é que a tradição antroponímica lusófona constitui um fenómeno de regionalidade sociocultural que permite um exercício da comparação contrastiva. Desde as mudanças que ocorreram no início da Época Moderna, o nome lusófono promove que a pessoa se apresente como tendo “naturalmente” uma presença independente das instâncias de dominação que a criam. O campo é estruturado por três binómios assimétricos: o binómio nome próprio / sobrenome, que apresenta a pessoa como unitária, enquanto a família assume o aspecto de colectividade; o binómio nome oficial / outros nomes, que posiciona a pessoa como a instância elementar da cidadania e da espiritualidade (a alma); o binómio masculino / feminino, que cria um processo de englobamento do feminino pelo masculino.<hr/>This essay approaches the Lusophone tradition in personal naming as a kind of sociocultural regionality, allowing for subsequent contrastive comparison. Ever since the changes that took place at the onset of the Modern Era, Lusophone names can be seen to promote the person as possessing a “natural” existence when faced with the primary instances of domination which relate with it. Three assymetric bynomials structure the field: the opposition between first name and surname, presents the person as unitary when faced with the family which, thus, becomes a collective phenomenon; the opposition between official name versus other names places the person as the building block of citizenship and spirituality (the soul); the opposition masculine/feminine creates a process of encompassment of the later by the former.