Scielo RSS <![CDATA[Etnográfica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0873-656120110001&lang=es vol. 15 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Actuar la <i>brasileñidad</i>? Tránsitos a partir del mercado del sexo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es En este texto considero las nociones de brasileñidad que permean los espacios de agencia de brasileñas que migraron a Europa a partir de diferentes sectores del mercado del sexo. El análisis está basado en una etnografía multi-situada realizada en Brasil, Italia y España. Considero cómo la alteración de contextos incide en la re-significación de las diferenciaciones que permean su incorporación en los mercados del sexo y del casamiento en esos países del Sur de Europa. Reflexiono sobre esos aspectos explorando cómo construcciones de género, nacionalidad, etnicidad, y “raza” son accionadas en las interacciones de esas migrantes. Finalmente, trazo relaciones entre las categorías de identidad recreadas, los contextos migratorios y las transformaciones en los significados concedidos al consumo de sexo en el mercado global del sexo contemporáneo.<hr/>Considering the trajectories of Brazilian women who migrated to Europe from different sectors of the sex market, in this paper I consider the notions of Brazilianness that permeate these women’s spaces for agency. The analysis is based on a multi-sited ethnography carried out in Brazil, Italy and Spain. I consider how shifting contexts have effects in the re-creation of identity markers that permeate their incorporation in South European sex and marriage markets. I reflect on this exploring how constructions of gender, nationality, ethnicity and “race” are activated in the interactions of those migrants. Finally, I consider the relationships among these ethnic constructions, the migratory contexts and the shifts in the meanings acquired by sex consumption in the contemporary global sex market. <![CDATA[<b>Muslims in Brazil</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Frente às perspectivas contemporâneas, tenho centrado meus esforços, através de entrevistas, de observações de campo, de pesquisas realizadas e de outras fontes de dados, em entender o universo religioso islâmico, colocando minha atenção não somente nos muçulmanos de procedência migrante, mas também nos muçulmanos por conversão. O objetivo é melhor compreender as diferenças culturais e religiosas contidas em suas práticas. Assim, o presente artigo tem como finalidade apresentar os muçulmanos no Brasil em alguns dos seus aspectos práticos: uso do hijab, 11 de setembro, mídia, divulgação do Islão, conflitos e inserções.<hr/>In a contemporary perspective, I have centered my efforts, through interviews, field observations, other researches and different kinds of data sources, in order to understand the Islamic religious universe, placing my attention not only on migrant Muslims but also on converted Muslims. The goal is to understand cultural and religious differences contained in their practice. Thus, the present article intends to present the Muslims in Brazil in some of their practical aspects: the use of hijab, September 11, media, spread of Islam, conflicts and integration. <![CDATA[<b>On the meaning of security</b>: <b>reductions and ambiguities</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Segurança e insegurança são aqui pensadas através de um enfoque exploratório aberto, deliberadamente demarcado de enquadramentos recentes que têm vindo a fechar o âmbito destas noções numa só das suas dimensões, isolando-a da complexa relação que mantém com outras. Ao fazê-lo, têm-na também abstraído do conjunto de aspetos da vida social em que se encontra imersa. Retomando em toda a sua plenitude o âmbito semântico de tais noções, no qual se incluem conotações de estabilidade, previsibilidade, proteção, ou, ao invés, vulnerabilidade e precariedade, examinamos as sucessivas reduções de sentido e ambiguidades que as envolvem. Ao resgatá-las assim ao quadro redutor em que têm vindo a ser encerradas, pretendemos reconquistar a amplitude analítica necessária para acolher em tais categorias os aspetos relativos à produção de segurança ou insegurança a quaisquer níveis em que se apresentem, desde noções ideológicas e perceções culturais até relações sociais e práticas institucionais, passando pelo funcionamento do Estado e dos seus atores. É neste quadro que se apresentam, articulados, os conteúdos deste dossiê.<hr/>Security and insecurity are approached here through an exploratory broad focus that intentionally departs from narrow definitions of the subject. It takes issue with current frameworks that have gradually confined these notions to one of their dimensions and have isolated it from its complex relationships with others. In doing so, they also have abstracted it from other aspects of social life in which it is embedded. Renewing with the wide scope of such notions, which include connotations of stability, predictability, protection, or, on the contrary, vulnerability and precariousness, we examine their reductionist understandings and the ambiguities that surround them. We therefore aim to recover sufficient analytical room to accommodate in such categories aspects related to the provision of security and the production of insecurity at the various levels they may emerge, from ideological notions and cultural perceptions, to social relationships, institutional practices, and the workings of the State and its agents. It is in this framework that we present the contents of this issue. <![CDATA[<b>Reconstruct police or society? Violence, democracy and public order in contemporary Rio de Janeiro</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho discute questões relacionadas à expansão da violência criminal no Rio de Janeiro. Parte-se da hipótese de que a noção prática de “violência urbana” é o centro de uma “província de significado” embutida na linguagem de senso comum, que capta e confere sentido a uma forma de vida autônoma, a sociabilidade violenta. A “violência urbana” tematiza as ameaças à continuidade das rotinas cotidianas, alterando a compreensão do significado do controle social e delegando na polícia a preservação das rotinas a qualquer custo. Dessa maneira, favorece a manutenção da polícia como uma instituição pré-moderna, talvez a única com esta característica no Brasil de hoje, e torna inócuas as inúmeras propostas de intervenção técnico-administrativa e moral que visam “refundá-la”.<hr/>The article starts from the hypothesis that “urban violence” is at the center of a grammar that deals with certain diffuse forms of autonomous social organization of violence perceived as endangering personal and patrimonial integrity. Influenced by such a language, public debate on social regulation and control shrinks to the question of maintaining the public order through avoiding interclass contacts and structural political conflicts. The article suggests that this demand for group and personal isolation imply, as a consequence, delegating police institutions to decide on how, when and who menace the pacific prosecution of everyday activities. Therefore, the generalized public demand for police “reconstruction from the beginning” will not be met if societal approach does not change from the language of “urban violence” back to the democratic language of rights, so that police practices can be object of attention and control. Above all, it is ‘society’ - an historical modality of social relations - which needs to be ‘reconstructed’. <![CDATA[<b>Negotiations, associations and monopolies</b>: <b>street politics in Ciudad del Este (</b><b>Paraguay</b><b>)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Apesar de existirem posturas municipais que regulam o comércio nas ruas de Ciudad del Este (Paraguai) e de os vendedores a elas se sujeitarem - em teoria -, a forma como se ocupa o espaço para venda nas ruas revela uma série de acordos, sedimentações e tolerâncias que estão na base de um sistema que reproduz a precariedade na qual os vendedores de rua trabalham. Ao explorar etnográfica, histórica e analiticamente as contradições entre os regulamentos formais e as formas práticas de regulação, o presente artigo procura identificar alguns mecanismos recorrentes nos processos de regularização de trabalhadores informais.<hr/>Although there are municipal ordinances that regulate street vending in Ciudad del Este (Paraguay) and that the vendors seem to abide by them, the way the spaces for sale on the streets are occupied reveals a series of agreements, sedimentations and tolerances that are the basis of a system that reproduces the precariousness in which street vendors work. By exploring the ethnographic, historical and analytical contradictions between formal and practical ways of regulation, this article seeks to identify some recurrent mechanisms in the regularization of informal workers. <![CDATA[<b>The ambivalent relation between state and illegal actors</b>: <b>piracy retail in </b><b>Mexico</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es In the rise of democratic governments across Latin America, the neoliberal law-and-order perspective has been the most influential model of security in the region. This approach is based on the opposition between state and illegal agents, as if they were two different sets of actors. Influenced by this model, Mexican president Vicente Fox launched an extensive anti-piracy programme to eradicate retail of counterfeit. Based on ethnographic material gathered in the San Juan de Dios market in Guadalajara, I discuss on the exchanges between piracy sellers and police officers. My argument is that law enforcement programmes have not affected the political economy of corruption, they overlook the net of ambiguous loyalties where state and illegal actors are entrenched. The anthropology of the state provides the rationale for a critique on neoliberal security policies.<hr/>Quando surgiram os governos democráticos na América Latina, a perspetiva neoliberal da lei e da ordem constituiu-se como o modelo de segurança dominante na região. Esta abordagem baseia-se na oposição entre o Estado e os agentes da ilegalidade, como se fossem dois conjuntos de atores distintos. Influenciado por este modelo, o presidente mexicano Vicente Fox lançou um programa alargado contra a pirataria, pretendendo erradicar a venda da contrafação. A partir de material etnográfico recolhido no mercado de San Juan de Dios, em Guadalajara, examino as interações entre vendedores de mercadoria pirata e agentes da polícia. Argumento que os programas para a aplicação da lei não afetaram a economia política da corrupção e que ignoram a rede de lealdades ambíguas que envolvem o Estado e os atores ilegais. A antropologia do Estado oferece os princípios para uma crítica sobre as políticas de segurança neoliberais. <![CDATA[<b>Police, security and crime in Portugal</b>: <b>ambiguities and recent passions</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto parte de dados de um estudo etnográfico sobre a Polícia de Segurança Pública portuguesa e os modos do policiamento urbano. São destacadas algumas das principais considerações sobre como a atividade policial é sustentada por uma gestão e moralização de ordens urbanas, construídas em várias escalas, conferindo ao tema do “crime” um peso relativo e mesmo ambíguo. Para tal contribui a forma como os polícias aprendem a cidade, como aprendem a burocracia e como vivem as experiências da deslocação nas suas trajetórias pessoais. O texto propõe ainda uma reflexão sobre como o processo de produção de estatísticas criminais ocupa um papel cada vez mais relevante na definição das identidades e da organização policiais.<hr/>This paper results from an ethnographic study of the Portuguese urban police (Polícia de Segurança Pública) and its policing modes. Some of the main considerations about how police activity is sustained by a moral management of urban orders constructed at several scales are highlighted. Moreover, that confers to the “crime” theme a moderate and ambiguous weight. In this vein, we may look at how police officers learn and experience the city, learn the bureaucracy, and how they experience dislocation in their personal trajectories. The paper also proposes a reflection on the makings of criminal statistics, a process that has an increasingly relevant role in policing identities and organization. <![CDATA[<b>Constructors of bio(in)security in the DNA profiles database</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente texto analisa discursos de peritos e de políticos produzidos acerca da criação de uma base de dados de perfis de ADN em Portugal para identificação civil e investigação criminal, com o intuito de explorar alguns patamares de construção da biossegurança. Constata-se que três tipos principais de argumentação são utilizados: a ciência como suporte de uma justiça simultaneamente mais eficaz e mais credível; a necessidade de acompanhar o percurso de países mais desenvolvidos em matéria de investigação criminal e de cooperação transfronteiriça; o contributo para o bem comum. Trata-se de um projeto técnico-genético e biopolítico crescentemente global e imbricado em imaginários coletivos assentes no medo do crime e do criminoso, que assenta mais em promessas de utilidade imaginada e de eficácia na identificação de criminosos do que na invocação dos riscos e das incertezas.<hr/>This paper analyses the discourses produced by experts and politicians about the creation of a DNA database for civil identification and criminal investigation purposes in Portugal, aiming to explore some stances in the construction of biosecurity. Three main types of arguments are found: science as the support of a simultaneously more effective and reliable justice; the need to follow the course of more developed countries in terms of criminal investigation and trans-border cooperation; the contribution towards the common good. This concerns an increasingly global technical-genetic and biopolitical project, merged within collective imageries built upon on fears of crime and criminals, which is more grounded on promises of imagined utility and efficacy in the identification of offenders than on the invocation of the risks and uncertainties. <![CDATA[<b>Where is the feeling of insecurity? Social and scientific questions concerning the fear of the city</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O debate público adotou as questões da (in)segurança, fazendo fixar imagens do que são o crime e a violência em Portugal. Essas imagens estão repletas de ambiguidade, não só pelos próprios paradoxos que a comunidade científica já mostrou serem constitutivos do sentimento de insegurança, mas igualmente pela profusão das falas dos diversos atores sociais em cena - da comunicação social às instâncias de controlo formal. Aqui, seguimos a rotação operada do medo à cidade, com o surgimento dos perigos modernos, para o sentimento de insegurança, tomado como objeto das ciências sociais. Analisamos, depois, dois determinantes da sua construção: os seus elementos ecossociais - a partir de um estudo em curso no Centro do Porto; e a sua dimensão mediática - a partir de casos recentes fortemente mediatizados. Espera-se, desta forma, contribuir para reduzir o grau de ambiguidade que tem marcado a expressão pública deste objeto.<hr/>The public debate has taken the issues of (in)security, creating fixed images of what is crime and violence in Portugal. Images full of ambiguity, not only for their paradoxes that the scientific community has shown to be constitutive of the feeling of insecurity, but also by the profusion of utterances of the various social actors on the scene - from the media to the instances of formal control. Here, we follow the shift from the fear of city, with the advent of modern dangers, to the feeling of insecurity, which is the subject of social sciences. We analyse thereafter two determinants of its construction: its eco-social elements - from an ongoing study at the Centre of Porto, and its public dimension - from recent cases with a high media exposure. We expect thus to contribute to a reduction of the degree of ambiguity that has marked the public expression of this subject. <![CDATA[<b>Learning film-making, learning anthropology</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Partindo de experiências no ensino da prática e teoria da antropologia visual, o processo individual de aprendizagem de técnicas cinematográficas é contraposto ao desenvolvimento da antropologia visual como uma disciplina acadêmica. O experimentar do jovem antropólogo-cineasta com a linguagem fílmica revela-se como um processo relativamente independente de conhecimento teórico prévio, parece seguir de forma intuitiva os caminhos traçados pelos precursores de uma “ciência das imagens”.<hr/>Based on teaching experience of Visual Anthropology theory and practice, the individual learning process of film technique is compared with the development of Visual Anthropology as an academic discipline. The experimentation of the up-and-coming anthropologist-filmmaker with cinematographic language turns out to be a process fairly independent of prior theoretical knowledge and seems to follow intuitively the pathways pursued by the discipline’s founding fathers. <![CDATA[<b>O Homem Livre</b>: <b>Mito, Moral e Carácter Numa Sociedade Ameríndia</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Partindo de experiências no ensino da prática e teoria da antropologia visual, o processo individual de aprendizagem de técnicas cinematográficas é contraposto ao desenvolvimento da antropologia visual como uma disciplina acadêmica. O experimentar do jovem antropólogo-cineasta com a linguagem fílmica revela-se como um processo relativamente independente de conhecimento teórico prévio, parece seguir de forma intuitiva os caminhos traçados pelos precursores de uma “ciência das imagens”.<hr/>Based on teaching experience of Visual Anthropology theory and practice, the individual learning process of film technique is compared with the development of Visual Anthropology as an academic discipline. The experimentation of the up-and-coming anthropologist-filmmaker with cinematographic language turns out to be a process fairly independent of prior theoretical knowledge and seems to follow intuitively the pathways pursued by the discipline’s founding fathers. <![CDATA[<b>Etnografia e Produção de Conhecimento</b>: <b>Reflexões Críticas a partir de Uma Investigação com Ciganos Portugueses</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Partindo de experiências no ensino da prática e teoria da antropologia visual, o processo individual de aprendizagem de técnicas cinematográficas é contraposto ao desenvolvimento da antropologia visual como uma disciplina acadêmica. O experimentar do jovem antropólogo-cineasta com a linguagem fílmica revela-se como um processo relativamente independente de conhecimento teórico prévio, parece seguir de forma intuitiva os caminhos traçados pelos precursores de uma “ciência das imagens”.<hr/>Based on teaching experience of Visual Anthropology theory and practice, the individual learning process of film technique is compared with the development of Visual Anthropology as an academic discipline. The experimentation of the up-and-coming anthropologist-filmmaker with cinematographic language turns out to be a process fairly independent of prior theoretical knowledge and seems to follow intuitively the pathways pursued by the discipline’s founding fathers. <![CDATA[<b>Os Operários e as Suas Máquinas</b>: <b>Usos Sociais da Técnica no Trabalho Vidreiro</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Partindo de experiências no ensino da prática e teoria da antropologia visual, o processo individual de aprendizagem de técnicas cinematográficas é contraposto ao desenvolvimento da antropologia visual como uma disciplina acadêmica. O experimentar do jovem antropólogo-cineasta com a linguagem fílmica revela-se como um processo relativamente independente de conhecimento teórico prévio, parece seguir de forma intuitiva os caminhos traçados pelos precursores de uma “ciência das imagens”.<hr/>Based on teaching experience of Visual Anthropology theory and practice, the individual learning process of film technique is compared with the development of Visual Anthropology as an academic discipline. The experimentation of the up-and-coming anthropologist-filmmaker with cinematographic language turns out to be a process fairly independent of prior theoretical knowledge and seems to follow intuitively the pathways pursued by the discipline’s founding fathers.