Scielo RSS <![CDATA[Etnográfica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0873-656120110002&lang=pt vol. 15 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>A rua, o mercado, a comida e as festas</b>: <b>uma etnografia de interdições sociais e alimentares entre pentecostais brasileiros</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Il s’agit d’une étude ethnographique réalisée dans une ville de l’état de Bahia (Brésil) ayant pour objectif le quotidien des femmes qui se convertissent à l’Église Universelle du Royaume de Dieu. L’étude de certains éléments du quotidien de ces femmes nous aide à comprendre comment l’identité religieuse se construit à mesure que, d’un côté, il y a une incorporation progressive et intense du discours religieux et, d’un autre côté, un recul des éléments et des interactions qui étaient reconnus comme étant normaux jusqu’au moment de la conversion. La construction d’une nouvelle identité religieuse, basée sur la condition de “femmes honnêtes et pures”, implique la négation des anciennes interactions. La rue, le marché, la nourriture et les fêtes sont des éléments qui intègrent un ensemble varié d’interactions sociales et alimentaires chez les pentecôtistes brésiliens.<hr/>Trata-se de uma etnografia realizada numa cidade do estado de Bahia (Brasil) e que tem por foco o quotidiano de mulheres que se converteram à Igreja Universal do Reino de Deus. O estudo de certos elementos do quotidiano dessas mulheres nos ajuda a compreender como a identidade religiosa vai se construindo à medida que, por um lado, há uma incorporação progressiva e intensa do discurso religioso e, por outro, um afastamento dos elementos e interações reconhecidos como usuais até o momento da conversão. A construção de uma nova identidade religiosa, baseada na condição de “mulheres honestas e puras”, implica a negação de antigas interações. A rua, o mercado, a comida e as festas são elementos que integram um conjunto variado de interdições sociais e alimentares entre pentecostais brasileiros. <![CDATA[<b>Performances culturais</b>: <b>expressões de identidade nas festas da fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As festas ocupam um importante papel na criação e no fortalecimento dos laços que unem parte da população da fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai, no caso, aquela que se identifica com a cultura gaúcha ou gaucha. Para melhor compreender o que a festa expressa da sociedade, investigo como ela o expressa - sua performance. Neste artigo abordo duas festas, um desfile do Dia do Gaúcho e as criollas, considerando-as como performances culturais que representam, através de múltiplas linguagens, o imaginário que a população tem a respeito de si própria. A proposta deste artigo é, portanto, analisar, a partir de uma pequena etnografia de cada evento, de que forma as festas expressam estas “identidades de fronteira”.<hr/>Festivities play a relevant role in building and bracing bonds between people living at the frontier region between Argentina, Brazil and Uruguay, the area relating to the gaúcho or gaucho culture. In order to better understand the meaning of festivities in this society, I investigate how they express it - their own performance. This paper focuses on two kinds of festivities: the Gaúcho Day parade and the criollas. Both can be seen as cultural performances representing, through multiple idioms, the self-image of the local population. Based on a brief ethnography of these happenings, my intention is to analyze in which way these festivities express such “frontier identities”. <![CDATA[<b>Dualização dúplice</b>: <b>sobre a flexibilização dos serviços de ensino em Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tendo surgido como uma das medidas mais mediáticas da política educativa do atual governo, as “Atividades de Enriquecimento Curricular” no primeiro ciclo constituem um ponto de partida interessante para se refletir sobre os efeitos da dualização em ambiente laboral - entendida aqui como a convivência e a cooperação, numa mesma instituição, de profissionais com funções equivalentes mas desfrutando de condições de trabalho consideravelmente distintas. Apoiado empiricamente na experiência de um dos autores em várias escolas de um concelho da periferia de Lisboa, o artigo apresenta a dualização e a precarização laboral como resultados previsíveis da implementação de um programa político que articula vários processos organizacionais - começando no Ministério da Educação, passando pelas autarquias e entidades parceiras e terminando em cada escola -, tendo como denominador comum a intenção de flexibilizar a oferta de serviços de ensino nas escolas públicas através do recurso a força de trabalho facilmente dispensável.<hr/>Being one of the most popularized measures of education policy taken by the latest Portuguese governments, the so-called enrichment activities for primary school pupils can also stimulate a reflection upon the effects of dualism in the workplace - here viewed as the co-presence and cooperation, in the same institution, of workers with equivalent functions though with quite different contractual conditions. Based empirically on the experience of one of the authors in several primary schools in a suburban city near Lisbon, the article presents dualism and work precariousness as predictable results of the implementation of a political program that articulates several organizational processes - from the Ministry of Education, to mayors and partner entities, to each primary school -, having as common denominator the intention of rendering public educational services more flexible via the use of easily dispensable workforce. <![CDATA[<b>Quando o marido da minha mãe não é meu pai</b>: <b>enteados e padrastos no Brasil contemporâneo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt S’inspirant de l’approche développée par Florence Weber sur la parenté pratique, cet article tente de cerner la nature du lien entre beaux-pères et beaux-enfants au Brésil, en présentant le système de justification adopté par ces derniers pour rendre compte des sentiments qu’ils nourrissent à l’égard de leur beau-père. La singularité de la parenté brésilienne - qui ne fait pas reposer la définition du parent uniquement sur la consanguinité et admet l’exercice effectif de la pluriparenté - nous incitait à penser a priori que le partage du quotidien était susceptible de faire naître chez les beaux-enfants des sentiments familiaux ; les résultats de notre recherche ont toutefois largement démenti cette hypothèse initiale.<hr/>Baseado na abordagem desenvolvida por Florence Weber sobre o parentesco prático, esse artigo tenta identificar a natureza do vínculo entre padrastos e enteados no Brasil, apresentando o sistema de justificação adotado por esses últimos para evocar os sentimentos que nutrem para com seu padrasto. A singularidade do parentesco brasileiro - que não assenta a definição do parente apenas sobre a consanguinidade e admite o exercício efetivo do pluriparentesco - incentivava a pensar a priori que a partilha do cotidiano era susceptível de gerar entre os enteados sentimentos familiares; no entanto, os resultados da pesquisa infirmaram essa hipótese inicial. <![CDATA[<b>“The past is a foreign country”? A teoria da aculturação e a antropologia da globalização</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Contemporary anthropology has developed a consistent interest in the study of modes of circulation of people, objects and ideas associated with current cultural globalization. This interest is usually presented as a new development in anthropological theory and its possible predecessors, such as diffusionism and acculturation theory, dismissed as irrelevant. Focusing on the works of Melville Herskovits and Roger Bastide, this article argues for a less biased imaged of acculturation theory and stresses the ways in which some of its achievements can inspire current approaches to cultural globalization.<hr/>A antropologia contemporânea tem vindo a desenvolver um interesse consistente pelo estudo dos modos de circulação de pessoas, objectos e ideias associados à globalização. Esse interesse é usualmente apresentado como um novo desenvolvimento na teoria antropológica e os seus possíveis antecedentes, como o difusionismo e a teoria da aculturação, são vistos como irrelevantes. Debruçando-se sobre o trabalho de Melville Herskovits e de Roger Bastide, este artigo defende a necessidade de uma imagem menos distorcida da teoria da aculturação e sublinha o modo como alguns dos seus contributos podem inspirar as discussões contemporâneas sobre globalização cultural. <![CDATA[<b>O fantasma de Evans-Pritchard</b>: <b>diálogos da antropologia com a sua história</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tomando como estudo de caso a monografia de Sharon Hutchinson sobre os nuer, o presente artigo explora os quiproquós do diálogo entre a antropologia contemporânea e os clássicos, procurando detetar certas genealogias invisíveis que remontam aos funcionalistas britânicos, e nomeadamente a Evans-Pritchard. Procede a um esbatimento de certas oposições explícitas entre o presente e o passado da antropologia, revelando que as noções clássicas perpassam de forma subterrânea o discurso daqueles que dizem rejeitá-las e que muitas das preocupações atuais já tinham expressão nas etnografias modernas. É demonstrado que as abordagens estáticas - como a de Evans-Pritchard - tinham uma componente histórica e que a antropologia social britânica teve as suas respostas teóricas e metodológicas para as transformações dos contextos africanos sob domínio colonial.<hr/>Through the reading of Sharon Hutchinson’s monograph on the Nuer, this article explores the misunderstandings between contemporary anthropology and the modern classics. It tries to identify invisible genealogies that go back to the British functionalists, particularly to Evans-Pritchard, and minimizes the explicit oppositions between the present and the past of anthropology. It reveals that some classical notions are detectable in non-explicit ways among those who claim to reject them and, at the same time, that contemporary concerns have their roots in modern ethnographies. The author shows that static approaches - as the one by Evans-Pritchard on the Nuer - had a historical meaning and recalls that British social anthropology had its own theoretical and methodological answers to the transformations of African contexts under colonial rule. <![CDATA[<b>“Observadores observados” e a pesquisa avançada em literatura e antropologia</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste ensaio propõe-se uma releitura do livro Observers Observed: Essays on Ethnographic Fieldwork (1983), primeiro volume da coleção “History of Anthropology” dirigida por George W. Stocking, Jr., feita na perspetiva do estudo das relações entre literatura e antropologia. Dentro dessa obra coletiva, é analisado com especial minúcia o ensaio “Following Deacon: the problem of ethnographic reanalysis, 1926-1981”, da autoria da antropóloga Joan Larcom. A ideia condutora é dupla: por um lado, o trabalho antropológico é definido pela sua dimensão literária mesmo no plano da observação e, por outro lado, a ideia moderna de “literatura” é profundamente afetada pelo desdobramento antropológico da escrita literária.<hr/>In this essay, a rereading of the book Observers Observed: Essays on Ethnographic Fieldwork (1983), first volume of the series History of Anthropology, edited by George W. Stocking, Jr., is attempted from the point of view of the connections between Literature and Anthropology. Special emphasis is given to “Following Deacon: the problem of ethnographic reanalysis, 1926-1981”, the contribution of the anthropologist Joan Larcom to that set of essays. The leading idea is double: on the one side, ethnographic fieldwork is defined by its literary component even at the level of observation; on the other side, the modern idea of “literature” is seen as deeply affected by the existence of anthropological discourse as a development of literary writing. <![CDATA[<b>Ethnography as tradition in Africa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste ensaio propõe-se uma releitura do livro Observers Observed: Essays on Ethnographic Fieldwork (1983), primeiro volume da coleção “History of Anthropology” dirigida por George W. Stocking, Jr., feita na perspetiva do estudo das relações entre literatura e antropologia. Dentro dessa obra coletiva, é analisado com especial minúcia o ensaio “Following Deacon: the problem of ethnographic reanalysis, 1926-1981”, da autoria da antropóloga Joan Larcom. A ideia condutora é dupla: por um lado, o trabalho antropológico é definido pela sua dimensão literária mesmo no plano da observação e, por outro lado, a ideia moderna de “literatura” é profundamente afetada pelo desdobramento antropológico da escrita literária.<hr/>In this essay, a rereading of the book Observers Observed: Essays on Ethnographic Fieldwork (1983), first volume of the series History of Anthropology, edited by George W. Stocking, Jr., is attempted from the point of view of the connections between Literature and Anthropology. Special emphasis is given to “Following Deacon: the problem of ethnographic reanalysis, 1926-1981”, the contribution of the anthropologist Joan Larcom to that set of essays. The leading idea is double: on the one side, ethnographic fieldwork is defined by its literary component even at the level of observation; on the other side, the modern idea of “literature” is seen as deeply affected by the existence of anthropological discourse as a development of literary writing. <![CDATA[<b>The Politics of Religious Change on the Upper Guinea Coast</b>: <b>Iconoclasm Done and Undone</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste ensaio propõe-se uma releitura do livro Observers Observed: Essays on Ethnographic Fieldwork (1983), primeiro volume da coleção “History of Anthropology” dirigida por George W. Stocking, Jr., feita na perspetiva do estudo das relações entre literatura e antropologia. Dentro dessa obra coletiva, é analisado com especial minúcia o ensaio “Following Deacon: the problem of ethnographic reanalysis, 1926-1981”, da autoria da antropóloga Joan Larcom. A ideia condutora é dupla: por um lado, o trabalho antropológico é definido pela sua dimensão literária mesmo no plano da observação e, por outro lado, a ideia moderna de “literatura” é profundamente afetada pelo desdobramento antropológico da escrita literária.<hr/>In this essay, a rereading of the book Observers Observed: Essays on Ethnographic Fieldwork (1983), first volume of the series History of Anthropology, edited by George W. Stocking, Jr., is attempted from the point of view of the connections between Literature and Anthropology. Special emphasis is given to “Following Deacon: the problem of ethnographic reanalysis, 1926-1981”, the contribution of the anthropologist Joan Larcom to that set of essays. The leading idea is double: on the one side, ethnographic fieldwork is defined by its literary component even at the level of observation; on the other side, the modern idea of “literature” is seen as deeply affected by the existence of anthropological discourse as a development of literary writing. <![CDATA[<b>Making War in Côte D’Ivoire</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste ensaio propõe-se uma releitura do livro Observers Observed: Essays on Ethnographic Fieldwork (1983), primeiro volume da coleção “History of Anthropology” dirigida por George W. Stocking, Jr., feita na perspetiva do estudo das relações entre literatura e antropologia. Dentro dessa obra coletiva, é analisado com especial minúcia o ensaio “Following Deacon: the problem of ethnographic reanalysis, 1926-1981”, da autoria da antropóloga Joan Larcom. A ideia condutora é dupla: por um lado, o trabalho antropológico é definido pela sua dimensão literária mesmo no plano da observação e, por outro lado, a ideia moderna de “literatura” é profundamente afetada pelo desdobramento antropológico da escrita literária.<hr/>In this essay, a rereading of the book Observers Observed: Essays on Ethnographic Fieldwork (1983), first volume of the series History of Anthropology, edited by George W. Stocking, Jr., is attempted from the point of view of the connections between Literature and Anthropology. Special emphasis is given to “Following Deacon: the problem of ethnographic reanalysis, 1926-1981”, the contribution of the anthropologist Joan Larcom to that set of essays. The leading idea is double: on the one side, ethnographic fieldwork is defined by its literary component even at the level of observation; on the other side, the modern idea of “literature” is seen as deeply affected by the existence of anthropological discourse as a development of literary writing. <![CDATA[<b>Kupilikula</b>: <b>o Poder e o Invisível em Mueda, Moçambique</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste ensaio propõe-se uma releitura do livro Observers Observed: Essays on Ethnographic Fieldwork (1983), primeiro volume da coleção “History of Anthropology” dirigida por George W. Stocking, Jr., feita na perspetiva do estudo das relações entre literatura e antropologia. Dentro dessa obra coletiva, é analisado com especial minúcia o ensaio “Following Deacon: the problem of ethnographic reanalysis, 1926-1981”, da autoria da antropóloga Joan Larcom. A ideia condutora é dupla: por um lado, o trabalho antropológico é definido pela sua dimensão literária mesmo no plano da observação e, por outro lado, a ideia moderna de “literatura” é profundamente afetada pelo desdobramento antropológico da escrita literária.<hr/>In this essay, a rereading of the book Observers Observed: Essays on Ethnographic Fieldwork (1983), first volume of the series History of Anthropology, edited by George W. Stocking, Jr., is attempted from the point of view of the connections between Literature and Anthropology. Special emphasis is given to “Following Deacon: the problem of ethnographic reanalysis, 1926-1981”, the contribution of the anthropologist Joan Larcom to that set of essays. The leading idea is double: on the one side, ethnographic fieldwork is defined by its literary component even at the level of observation; on the other side, the modern idea of “literature” is seen as deeply affected by the existence of anthropological discourse as a development of literary writing. <![CDATA[<b>A Sociedade Chope</b>: <b>Indívíduo e Aliança no Sul de Moçambique (1969-1976)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste ensaio propõe-se uma releitura do livro Observers Observed: Essays on Ethnographic Fieldwork (1983), primeiro volume da coleção “History of Anthropology” dirigida por George W. Stocking, Jr., feita na perspetiva do estudo das relações entre literatura e antropologia. Dentro dessa obra coletiva, é analisado com especial minúcia o ensaio “Following Deacon: the problem of ethnographic reanalysis, 1926-1981”, da autoria da antropóloga Joan Larcom. A ideia condutora é dupla: por um lado, o trabalho antropológico é definido pela sua dimensão literária mesmo no plano da observação e, por outro lado, a ideia moderna de “literatura” é profundamente afetada pelo desdobramento antropológico da escrita literária.<hr/>In this essay, a rereading of the book Observers Observed: Essays on Ethnographic Fieldwork (1983), first volume of the series History of Anthropology, edited by George W. Stocking, Jr., is attempted from the point of view of the connections between Literature and Anthropology. Special emphasis is given to “Following Deacon: the problem of ethnographic reanalysis, 1926-1981”, the contribution of the anthropologist Joan Larcom to that set of essays. The leading idea is double: on the one side, ethnographic fieldwork is defined by its literary component even at the level of observation; on the other side, the modern idea of “literature” is seen as deeply affected by the existence of anthropological discourse as a development of literary writing. <![CDATA[<b>Usos e Costumes dos Bantu</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612011000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste ensaio propõe-se uma releitura do livro Observers Observed: Essays on Ethnographic Fieldwork (1983), primeiro volume da coleção “History of Anthropology” dirigida por George W. Stocking, Jr., feita na perspetiva do estudo das relações entre literatura e antropologia. Dentro dessa obra coletiva, é analisado com especial minúcia o ensaio “Following Deacon: the problem of ethnographic reanalysis, 1926-1981”, da autoria da antropóloga Joan Larcom. A ideia condutora é dupla: por um lado, o trabalho antropológico é definido pela sua dimensão literária mesmo no plano da observação e, por outro lado, a ideia moderna de “literatura” é profundamente afetada pelo desdobramento antropológico da escrita literária.<hr/>In this essay, a rereading of the book Observers Observed: Essays on Ethnographic Fieldwork (1983), first volume of the series History of Anthropology, edited by George W. Stocking, Jr., is attempted from the point of view of the connections between Literature and Anthropology. Special emphasis is given to “Following Deacon: the problem of ethnographic reanalysis, 1926-1981”, the contribution of the anthropologist Joan Larcom to that set of essays. The leading idea is double: on the one side, ethnographic fieldwork is defined by its literary component even at the level of observation; on the other side, the modern idea of “literature” is seen as deeply affected by the existence of anthropological discourse as a development of literary writing.