Scielo RSS <![CDATA[Etnográfica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0873-656120140003&lang=en vol. 18 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>“Just bring me a little letter”</b>: <b>the flow of things in Cape Verde transnational family relations</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612014000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en This article discusses the ways people strengthen and maintain their sense of belonging to concrete or imagined places or groups via communication networks. It focuses on the flow of things through transnational networks between Cape Verdean migrants and their relatives at home. It is an intense and diversified network involving kinship ties in a context of prolonged physical distance in both space and time. The flows in question consolidate social, cultural, and family networks between migrants and their home communities in a complex system of exchange and circulation of gifts, requests, money, and information that mobilize those who leave and those who stay. The argument is based on the dialogue between ethnographic data and works that have explored transnational flows of people, capital, and goods within the globalization framework.<hr/>O artigo trata das formas como as pessoas fortalecem e mantêm um sentido de pertencimento a lugares ou grupos, concretos ou imaginados, por meio de redes de comunicação. O foco recai nos fluxos de coisas em redes transnacionais formadas por migrantes cabo-verdianos e seus parentes que ficaram no país. Trata-se de uma rede intensa e diversificada que envolve relações de parentesco num contexto de distância física prolongada, tanto no espaço quanto no tempo. Os fluxos em questão consolidam laços sociais, culturais e familiares entre estes emigrantes e suas comunidades de origem, num complexo sistema de trocas e circulação de presentes, dinheiro e informações que mobilizam aqueles que partiram e aqueles que ficaram. O argumento se baseia num diálogo entre os dados etnográficos e estudos que exploram os fluxos transnacionais de pessoas, capital e bens. <![CDATA[<b>¿No aptos para vivir? Una aproximación etnográfica a las disputas por significar el territorio de un asentamiento de la ciudad de Córdoba, Argentina</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612014000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Basado en un trabajo etnográfico realizado en un asentamiento de la ciudad de Córdoba (Argentina) este artículo propone analizar las disputas que mantienen distintos actores interesados en el proceso de definición y clasificación de un territorio. A partir de que el asentamiento en cuestión fue declarado por el Estado como inhabitable, se desata un conflicto que permite problematizar la clasificación de un territorio como contaminado. Partiendo del supuesto de que la definición de un territorio no remite únicamente a dimensiones materiales objetivas, sino que condensa las representaciones que los sujetos se hacen de él, buscamos mostrar cómo la lucha por clasificar el territorio puede ser comprendida como una disputa política. Con este objetivo, indagamos en las posiciones que asumen los sujetos involucrados, mostrando cómo esta disputa conlleva consecuencias significativas para estas personas.<hr/>Baseado num trabalho etnográfico realizado num asentamiento da cidade de Córdoba (Argentina), este artigo propõe analisar as disputas mantidas por distintos atores interessados no processo de definição e classificação de um território. O asentamiento em questão foi declarado pelo Estado como inabitável, o que gerou um conflito que permite problematizar a classificação de um território como contaminado. Partindo do pressuposto de que a definição de um território não remete unicamente para dimensões materiais objetivas, mas condensa as representações que os sujeitos fazem dele, procuramos mostrar como a luta por classificar o território pode ser compreendida como uma disputa política. Com este objetivo, questionámos as posições que assumem os sujeitos envolvidos, mostrando como esta disputa acarreta consequências significativas para essas pessoas. <![CDATA[<b>Enabling bodies and individuals</b>: <b>practical knowledge of life with blindness</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612014000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en As reflexões aqui elaboradas tiveram o intuito de seguir práticas nas quais pessoas, corpos, sentidos, objetos, manuais, ambiente, dispositivos e estratégias são incorporados, treinados ou desenvolvidos para se viver com a cegueira, tendo como base a vida cotidiana. Resultam de um trabalho etnográfico que procurou acompanhar os conhecimentos práticos desenvolvidos por profissionais e pacientes em um centro de reabilitação, mas também por pessoas cegas nas suas práticas da vida diária. Com a falta ou a perda da visão, os outros sentidos e o corpo inteiro se colocam como mecanismos de apreensão do mundo, do ambiente, das pessoas. Pretende-se abordar a percepção de mundo de pessoas cegas a partir das relações que estabelecem por meio de seus corpos. Com ênfase nas práticas, busca-se uma aproximação de como esses corpos interagem com o ambiente e o tipo de vivência e conhecimento de mundo que se produz. A proposta é entender como se dá a (re)organização corporal a partir da ausência ou da perda da visão e quais habilidades, técnicas e estratégias são criadas ou desenvolvidas.<hr/>The reflections elaborated here have the intention to follow practices in which people, bodies, senses, objects, books, environment, devices and strategies are incorporated, developed or trained to live with blindness, based on everyday life. They are a result of an ethnographic study that intended to go along with the practical knowledge developed by professionals and patients in a rehabilitation center, but also by blind people in their daily life practices. With the lack or loss of vision, other senses and the whole body arise as mechanisms to apprehend the world, the environment, the people. The intention is to approach the perception of the world of blind people from the relationships they establish through their bodies. With an emphasis on practices, we seek to approach how these bodies interact with the environment and what kind of experience, skills, techniques and knowledge of the world is produced in this process. <![CDATA[<b>Solidarity and conflict in intensely personalized processes of daily interaction</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612014000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo principal deste artigo é compreender as relações sociais no cotidiano de um bairro de intensa pessoalidade e considerado um dos dez bairros mais violentos da cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Tendo como principais intérpretes os moradores locais, nele se busca discutir o processo de sociabilidade no bairro e os processos de justificação que dão suporte a novas formas de solidariedade e conflito. O artigo pretende aprofundar a compreensão dos elementos de pessoalidade no bairro, tendo os medos corriqueiros, isto é, dissensos e rupturas, como organizadores do olhar do pesquisador. O enfoque analítico se encontra na dimensão microssociológica das emoções presentes e significadas pelos moradores no processo de construção do bairro e nos investimentos de gratidão e confiança presentes na configuração das relações sociais do cotidiano.<hr/>The main objective of this article is to understand the social relations in the daily routine of a neighborhood intensely person-bounded and considered one of the ten most violent neighborhoods in the city of João Pessoa, Paraíba, Brazil. Having local residents as main interpreters, it aims to discuss the process of sociability in the neighborhood and the processes of justification that support new forms of solidarity and conflict. The understanding of the elements of person-boundedness in the neighborhood is deepened by taking the ordinary fears as organizers of the researcher’s gaze. The analytical focus is the micro-sociology of emotions that are present and signified by residents in the process of constructing the neighborhood and in the investments of gratitude and trust shown in the configuration of everyday social relations. <![CDATA[<b>Swinging in Portugal</b>: <b>an anthropological interpretation</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612014000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo procura compreender como as identidades de gênero e sexuais são reproduzidas, ressignificadas ou negadas no universo swinger, dando destaque ao que caracteriza a feminilidade e a masculinidade. Busca-se, também, refletir sobre as noções dos casais swingers acerca de monogamia, infidelidade e ciúmes. A análise é feita a partir da experiência e do discurso de seis casais portugueses adeptos do swing, além de etnografia realizada em um clube na região de Lisboa. Em Portugal, não existe nenhum trabalho antropológico ou sociológico sobre o tema, o que faz deste artigo uma investigação pioneira.<hr/>This article seeks to understand how gender and sexual identities are reproduced, re-signified or denied in swinging, highlighting what characterizes femininity and masculinity. The swingers’ notions of monogamy, infidelity and jealousy are also analyzed. The reflection is based on the experience and discourse of six Portuguese swinger couples and also on ethnography realized in a swinging club in the Lisbon area. In Portugal, there is no sociological or anthropological work about swinging, which makes this research a pioneering work. <![CDATA[<b>A heuristic of ethnographic film</b>: <b>about image, remembrance and presence</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612014000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo visa aprofundar o debate teórico acerca das relações entre imagem e memória, a partir de uma reflexão sobre algumas experiências de pesquisa mediada pela produção de filmes etnográficos. Reflito em torno do filme como meio privilegiado para realização de etnografias da duração, retomando o debate sobre as formas de conceber a relação entre antropologia e história.<hr/>This article seeks to deepen the theoretical debate about the relationship between image and memory, from a consideration of some research experiences mediated by the production of ethnographic films. I reflect about film as a privileged means to conduct ethnographies of duration, resuming the debate on ways of conceiving the relationship between anthropology and history. <![CDATA[<b>Lévi-Strauss as a protagonist in his ethnographic prose</b>: <b>a cosmopolitan view of <i>Tristes tropiques</i> and its contemporary interpretations</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612014000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Inscribed into the intellectual tradition of anthropology as literature, the article offers a critical view on an iconic (albeit problematic) text of the discipline, Tristes tropiques, by Claude Lévi-Strauss. The frame of reference is broadened to make the analysis more cosmopolitan, more biographical, and more historical. In accordance with the methodological principles of the anthropology of art, this approach focuses not just on the work itself, but also on its author and reception. Firstly, Tristes tropiques is situated in the broader context of ethnographic prose, thus showing the working of disciplining practices of academia (following Michel Foucault), which kept literary writings of anthropologists outside the profession. These observations are confirmed by the biographical context of the origin of Tristes tropiques. Next, applying James Clifford’s categories, the analysis of the way the author presents himself in his text shows that he describes himself consistently as an anthropologist, not only rhetorically but also on a deeper level of his professional habitus. The reception of Tristes tropiques and its hero in various places and times - by the French public and anthropological community, a reaction to it in Brazil, where the author’s journeys took place, and in Poland at the time of the post-Stalinist “thaw”, where the book was published for the first time in the Soviet bloc - shows how differentiated the process of reading is. These interpretations are finally put in its historical context and reasons for the unwavering popularity of Tristes tropiques are suggested: in addition to criticism, it inspires profound reflection and a broader interpretation of the modern world.<hr/>Inscrevendo-se na tradição intelectual da antropologia como literatura, o artigo apresenta uma visão crítica sobre um texto emblemático (embora problemático) da disciplina, Tristes Trópicos, de Claude Lévi-Strauss. Ao alargar o quadro de referência, a análise torna-se mais cosmopolita, biográfica e histórica. Respeitando os princípios metodológicos da antropologia da arte, centra-se não apenas na obra, mas também no autor e na receção. Tristes Trópicos é situado no contexto mais amplo da prosa etnográfica, evidenciando a ação das práticas disciplinadoras da academia (seguindo Michel Foucault) que mantiveram a escrita literária dos antropólogos separada da sua profissão. Estas observações são confirmadas pelo contexto biográfico de origem da obra analisada. Com recurso às categorias propostas por James Clifford, verifica-se que o autor se apresenta na obra descrevendo-se clara e consistentemente como antropólogo, não só em termos retóricos, mas ainda a um nível mais profundo do seu habitus profissional. A receção de Tristes Trópicos e do seu herói em diferentes tempos e lugares - pelo público francês e pela comunidade antropológica, uma reação no Brasil, onde as viagens do autor decorreram, e na Polónia no tempo do “degelo” pós-estalinista, onde o livro teve a primeira edição no bloco soviético - mostra como o processo de leitura é diferenciado. Por fim, estas interpretações são situadas no próprio contexto histórico e são sugeridas razões para a incessante popularidade da obra: para além de criticismo, inspira reflexões profundas e uma interpretação mais lata do mundo moderno. <![CDATA[<b>The French and us</b>: <b>Gilberto Freyre put to Adèle Toussaint-Samson’s test</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612014000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo analisa os usos das narrativas de viagens femininas na construção do modelo freyreano de interpretação da cultura brasileira. Com esse propósito, indaga as convergências e contrastes entre os princípios de formação elencados por Gilberto Freyre em Sobrados e Mucambos e a interpretação da sociedade brasileira no livro de Adèle Toussaint-Samson, Uma Parisiense no Brasil. As notas da escritora francesa são uma das fontes de trabalho e inspiração do sociólogo. Interessa mostrar as tensões provocadas na recepção das ideias e práticas de escrita das viajantes oitocentistas. Ao focalizar a abordagem freyreana no manejo das fontes, o artigo reflete sobre a hipótese de um colonialismo de mão única da França para o Brasil, a exemplo da reeuropeização que toma os contatos e trocas transatlânticas tão somente como influências.<hr/>The article analyses the uses of feminine travel narratives in the construction of the Freyrean model for the interpretation of Brazilian culture. The objective is to question the convergences and contrasts between the formation principles listed by Gilberto Freyre in Sobrados e Mucambos and the role of Brazilian society in Adéle Toussaint-Samson’s book, Uma Parisiense no Brasil. The French writer’s notes are one of the sources of inspiration and work of the sociologist. It is relevant to show the tensions caused by the reception of the ideas and the writings of the nineteenth century travelers. As this article focuses on the Freyrean approach in handling sources, it also reflects the hypothesis of a one-way colonialism from France to Brazil, following the example of re-Europeanization, which holds the transatlantic contacts and exchanges only as influences. <![CDATA[<b>Between agroecology and tobacco production</b>: <b>an ethnography of the work on land, cosmologies and belonging among Pomeranians peasants</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612014000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en No mundo contemporâneo, o tema da alimentação “ecológica” tem sido cada vez mais discutido. Muitos estudos enfatizam aspectos técnicos e econômicos e colocam a produção agroecológica como oposta àquela convencional, que faz uso intensivo de agroquímicos. Este trabalho apresenta a trajetória de uma família de agricultores ecológicos - camponeses de origem pomerana - inseridos em uma comunidade em que a maior parte dos agricultores trabalha com a produção de fumo, em uma localidade rural do município de São Lourenço do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A coleta de dados deu-se através de etnografia realizada ao longo do ano de 2012. A partir da atenção às diferenças, especificidades e peculiaridades da família que se constituiu em principal interlocutora da pesquisa, são identificados elementos de um substrato cultural comum, que conecta família e comunidade. A análise mostra, assim, que tradição, religiosidade, cosmologias e significados do trabalho na terra dão base, mais que a rupturas entre dois modelos de produção, a elos de ligação entre aqueles que os praticam.<hr/>In the contemporary world, “ecological” food has been increasingly discussed. Several studies emphasize technical and economic aspects and consider agroecological production as opposed to conventional agriculture, which makes intensive use of agrochemicals. This paper presents the trajectory of a family of ecological farmers - peasants of Pomeranian origin - belonging to a community where the majority of farmers works with the production of tobacco in a rural locality in the town of São Lourenço do Sul, Rio Grande do Sul state, Brazil. Data collection took place through ethnography, performed along the year of 2012. From the attention to the differences, specificities and peculiarities of the family which constituted the main interlocutor of the research, elements of a common cultural substrate that connects family and community are identified. Thereby, the analysis shows that tradition, religion, cosmologies and meanings of work on land, more than creating divides between two production models, support the links between those who practice them.