Scielo RSS <![CDATA[Etnográfica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0873-656120210001&lang=pt vol. 25 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Gerir a (des)confiança: a realização de pesquisa etnográfica em contextos prisionais]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612021000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This article aims to contribute to the growing body of literature that critically reflects on the practical, ethical and relational challenges raised by conducting research in prison. Basing our work on three different studies developed in Portuguese prison settings, we develop an intersectional understanding of building (dis)trust in prison settings by reflecting upon researchers’ characteristics and relational dynamics with people in the field, whether they are professionals or prisoners.<hr/>Resumo Este artigo pretende contribuir para o crescente corpo de literatura que reflete criticamente sobre os desafios práticos, éticos e relacionais na realização de investigação científica em contexto prisional. Baseado em três estudos desenvolvidos pelas autoras em contextos prisionais portugueses, neste artigo desenvolvemos uma compreensão interseccional da construção da (des)confiança em ambientes prisionais, refletindo sobre as características das investigadoras e as dinâmicas relacionais com as pessoas no campo, sejam elas profissionais ou reclusos/as. <![CDATA[Turismo e atratividade em Monsaraz: os efeitos da barragem de Alqueva]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612021000100023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo examina, através de um estudo longitudinal, os efeitos de uma grande barragem sobre o turismo e a atratividade num destino preexistente. Com base em dados qualitativos e quantitativos recolhidos sensivelmente nos últimos 15 anos, o estudo mostra que o Grande Lago, criado pela construção da barragem de Alqueva, acrescentou atratividade a Monsaraz e estimulou o crescimento do turismo na povoação e na área envolvente. Isto dinamizou a economia local, mas também trouxe preocupações com a falta de segurança na aldeia e acentuou os obstáculos à autorreprodução da sua população.<hr/>Abstract This article examines the effects of a large dam on tourism and attractiveness at a pre-existing destination through a longitudinal study. Based on qualitative and quantitative data collected over the past 15 years, the study shows that the Great Lake created by the construction of the Alqueva dam added attractiveness to Monsaraz and stimulated the growth of tourism in the village and its surrounding area. This has boosted the local economy, but also brought about concerns on the lack of security in the village and heightened the obstacles to the self-reproduction of its community. <![CDATA[Os Moinheiro da Caála: a micro-história de uma família madeirense na colonização, descolonização e retorno de Angola]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612021000100047&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo é a micro-história de uma família de colonos madeirenses em Angola, desde o momento em que se instalaram no planalto da Huíla, em finais do século xix, até à descolonização, em 1975. Com recurso a testemunhos, pesquisa de arquivo e investigação bibliográfica, esta é uma história-memória, que parte da experiência vivida de uma família particular para alcançar uma relação com as estruturas sociais, políticas e históricas mais vastas que marcaram a história da colonização e da descolonização portuguesas. Focando-nos numa família portuguesa de descendentes de colonos do século xix, composta por gente dos pequenos negócios e trabalhadores, devolvemos a estes outliers o seu lugar na história dos colonos brancos e problematizamos a classe, o género e as relações raciais na sociedade colonial.<hr/>Abstract This article is the microhistory of a family from Madeira who moved to Angola, from the time they settled in the highlands of the Huila in the late nineteenth century to the decolonization process in 1975. With the use of testimonies, archival research and bibliographic research, this is a history-memory of the lived experience of a particular family. Its purpose is to achieve an understanding of the wider social, political and historical structures that marked the history of Portuguese colonization and decolonization. Focusing on a Portuguese family of nineteenth-century settlers’ descendants, people of the small business and working class, we give these outliers their place in the history of white settlers and problematize class, gender, and race relations in colonial society. <![CDATA[The future of hope: “youth problem” in the urbanization of a shantytown in Great Buenos Aires]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612021000100073&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumén En este artículo, me propongo reflexionar sobre “el problema de los jóvenes” tal como se presentó durante mi etnografía. A partir de una pregunta por la política, me interesé por la urbanización de una villa de La Matanza considerada emblema de las políticas urbanísticas durante el kirchnerismo. El “problema de los jóvenes” cobró importancia para mí porque les importaba a mis interlocutores en el barrio. En este artículo, intento mostrar cómo se entrelazan diferentes relaciones entre la población y el Estado en la elaboración de dicho problema. Se trata de una manera de responder tanto a las miradas que se centran sólo en el Estado carcelario como a aquellas que enfocan exclusivamente hacia las políticas redistribucionistas de un Estado populista, para indagar cómo diferentes políticas estatales son apropiadas por diferentes actores locales, respondiendo a (y reforzando) las heterogeneidades sociales en un contexto de inestabilidad persistente.<hr/>Abstract In this article, I intend to reflect on “the problem of youth” as it was presented during my ethnography. From a question about politics, I got interested in the urbanization of a shantytown in La Matanza considered an emblem of urban policies during the Kirchner governments. The “problem of youth” became important to me because it mattered to my interlocutors in the neighborhood. In this article, I try to show how different relationships between the population and the State are intertwined in the elaboration of this problem. It is a way of responding to both the views that focus only on the prison State and those that focus exclusively on the redistribution policies of a populist State, to investigate how different State policies are appropriated by different local actors, responding to (and reinforcing) social heterogeneities in a context of persistent instability. <![CDATA[O português popular do Brasil através da capoeira: do local ao global]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612021000100095&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The present study examines the process of globalization of popular Brazilian Portuguese (PBP) through the spreading of capoeira outside Brazil. Based on ethnographic fieldwork in New York City and eight years of capoeira practice, my objective is to demonstrate that PBP is the variety of Portuguese that is exported abroad by Brazilian capoeira practitioners, and that non-Brazilian ones are learning this non-standard variety of Brazilian Portuguese as essential to their identity as a community of practice. Consequently, PBP is being detached from language ideologies related to lower social classes originating in Brazil during colonial times, but is still attached to Brazilian national identity and the resistance of blacks to slavery. In demonstrating how the use of PBP extends beyond Brazilian non-elites to also include an international community, I argue that PBP is currently being linked to other forms of symbolic capital by virtue of its increasing use in globalizing contexts.<hr/>Resumo O presente estudo examina o processo de globalização do português popular do Brasil (PPB) através da disseminação da capoeira fora do Brasil. Com base num trabalho de campo etnográfico na cidade de Nova Iorque e em oito anos de prática de capoeira, o meu objetivo é demonstrar que o PPB é a variedade de português que é exportada para o estrangeiro pelos capoeiristas brasileiros e que os capoeiristas não brasileiros aprendem esta variedade de português não padrão como sendo essencial à sua identidade como comunidade de prática. Assim, o PPB está a desapegar-se das ideologias linguísticas relacionadas com as classes sociais mais baixas criadas no Brasil durante a época colonial, mas ainda está ligado à identidade nacional brasileira e à resistência dos negros à escravidão. Ao demonstrar como o uso do PPB se estende além das não elites brasileiras, para passar a incluir também a comunidade internacional, argumento que o PPB está sendo, atualmente, vinculado a outras formas de capital simbólico em virtude do seu uso crescente em contextos globalizados. <![CDATA[Desafios do “turístico” na atualidade: uma introdução surpreendida por uma pandemia]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612021000100119&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The present study examines the process of globalization of popular Brazilian Portuguese (PBP) through the spreading of capoeira outside Brazil. Based on ethnographic fieldwork in New York City and eight years of capoeira practice, my objective is to demonstrate that PBP is the variety of Portuguese that is exported abroad by Brazilian capoeira practitioners, and that non-Brazilian ones are learning this non-standard variety of Brazilian Portuguese as essential to their identity as a community of practice. Consequently, PBP is being detached from language ideologies related to lower social classes originating in Brazil during colonial times, but is still attached to Brazilian national identity and the resistance of blacks to slavery. In demonstrating how the use of PBP extends beyond Brazilian non-elites to also include an international community, I argue that PBP is currently being linked to other forms of symbolic capital by virtue of its increasing use in globalizing contexts.<hr/>Resumo O presente estudo examina o processo de globalização do português popular do Brasil (PPB) através da disseminação da capoeira fora do Brasil. Com base num trabalho de campo etnográfico na cidade de Nova Iorque e em oito anos de prática de capoeira, o meu objetivo é demonstrar que o PPB é a variedade de português que é exportada para o estrangeiro pelos capoeiristas brasileiros e que os capoeiristas não brasileiros aprendem esta variedade de português não padrão como sendo essencial à sua identidade como comunidade de prática. Assim, o PPB está a desapegar-se das ideologias linguísticas relacionadas com as classes sociais mais baixas criadas no Brasil durante a época colonial, mas ainda está ligado à identidade nacional brasileira e à resistência dos negros à escravidão. Ao demonstrar como o uso do PPB se estende além das não elites brasileiras, para passar a incluir também a comunidade internacional, argumento que o PPB está sendo, atualmente, vinculado a outras formas de capital simbólico em virtude do seu uso crescente em contextos globalizados. <![CDATA[Economia, trabalho e turismo: encontros e desencontros em visitas turísticas a fábricas em laboração]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612021000100131&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo São João da Madeira é uma pequena cidade portuguesa com um tecido económico consolidado em torno da indústria e que, desde cedo, construiu a partir do signo do trabalho a sua retórica de diferenciação. Mais recentemente, alguns agentes locais começaram a olhar para esta dimensão industrial também do ponto de vista do seu potencial turístico, o que resultou na criação de um projeto de turismo industrial que conjuga visitas a museus industriais, fábricas em laboração e instituições complementares da atividade industrial. A partir de uma etnografia dos circuitos de turismo industrial de São João da Madeira, com enfoque nas visitas a fábricas em laboração e adotando perspetivas teóricas que colocam os sujeitos turísticos no centro da reflexão, o artigo analisa as subjetividades reflexivas mobilizadas no encontro turístico entre visitantes e trabalhadores fabris. Estas visitas turísticas revelam a capacidade reflexiva destes sujeitos sociais através do modo como convocam, negoceiam e hierarquizam teias de significados, tensões e ideias de futuro numa sociedade marcada pelo impacto de uma reestruturação produtiva à escala global e pela ansiedade provocada pelas (re)configurações atuais do trabalho.<hr/>Abstract São João da Madeira is a small town with an economic fabric anchored in industry, which has built, from very early on, its differentiation rhetoric under the banner of work. More recently, some local agents also started to look at the touristic potential of this industrial dimension. In 2012 an industrial tourism project was launched, combining visits to industrial museums, working factories and other industrial institutions. Drawing on ethnographic field notes on the industrial tourism circuits of São João da Madeira, with a focus on the visits to working factories and adopting theoretical perspectives that place tourist subjects in the centre of the reflection, the article analyses the reflexive subjectivities mobilised on the tourist encounter between factory workers and tourists. Such touristic visits reveal the reflexive capability of these social agents, as they allow webs of meaning, tensions and ideas of the future to be mobilised, negotiated and ranked in a society marked by the impact of a global production restructuring and the anxiety caused by the current (re)configurations of work. <![CDATA[Coisas engalanadas<em>,</em> pessoas e processos turísticos: uma revisitação etnográfica de Flor da Rosa (Sul de Portugal)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612021000100149&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este texto explora dimensões visíveis do turístico na contemporaneidade do Sul de Portugal. Em concreto, usa-se a revisitação etnográfica para compreender processos de continuidade sociocultural e de mudança no espaço residencial de uma freguesia rural do Alentejo, Flor da Rosa, que nas últimas décadas tem vindo a ser apropriada pelo processo turístico. Partindo de etnografia realizada nesta localidade num intervalo temporal de duas décadas (1998-1999 e 2017-2018), demonstra-se como diferentes categorias de pessoas se apropriam processualmente dos espaços públicos da freguesia, assim como (re)desenham dimensões alternativas de desafios do turístico nas suas subjetividades contemporâneas. Metodologicamente, a investigação é ancorada em: (1) observação participante, entrevistas exploratórias e pesquisa documental; (2) como ferramenta interpretativa adicional, salienta-se ainda o uso do desenho.<hr/>Abstract This text explores visible dimensions of the touristic in contemporary southern Portugal. Specifically, we use the ethnographic revisit as a tool for understanding processes of continuity and change in the residential space of a rural parish of Alentejo, Flor da Rosa, which has been appropriated by tourism processes in the last few decades. Based on ethnography carried out in this locality over a temporal interval of two decades (1998-1999 and 2017-2018), we demonstrate how the categories of people have appropriated, processually, the public spaces of the parish, as well as how they have (re)designed alternative dimensions of tourism challenges into their contemporary subjectivities. Methodologically, the research is anchored in: (1) participant observation, exploratory interviews and documentary research; and (2) as an additional interpretative tool, drawing. <![CDATA[O turismo e a invenção de uma política: escalas, territórios e governança (Portugal, 1906-1936)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612021000100173&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo propõe um quadro geral de interpretação do contexto histórico de produção de um discurso político sobre o “turismo” em Portugal durante as primeiras décadas do século xx. Ao longo deste período, e na ausência de políticas institucionais estáveis, uma rede mais ou menos informal de atores sociais ocupa um lugar central na definição da ação pública no domínio do turismo. As condições práticas de elaboração, partilha e difusão de uma linguagem comum tiveram uma grande relevância no processo de formação deste “mundo do turismo”. De uma forma mais específica, pretendo aqui frisar a importância que o turismo teve na reflexão sobre o modo de articulação entre ações políticas locais e nacionais, e os limites da ação do Estado. O meu argumento é baseado na análise dos debates em torno da definição do quadro administrativo mais adaptado à implementação de uma política turística que fosse ao mesmo tempo coerente à escala nacional e eficiente à escala local. Este debate atinge o apogeu durante o I Congresso Nacional de Turismo, organizado em Lisboa, em janeiro de 1936.<hr/>Abstract This article proposes a general framework for interpreting the historical context of the production of a political discourse on “tourism” in Portugal during the first decades of the 20thcentury. During this period, and in the absence of a stable institutionalized policies, an informal network of social actors had a central role in the definition of public action in the field of tourism. The practical conditions of elaboration, sharing and diffusion of a common language about tourism had a great relevance in the making process of this “tourism world”. More specifically, I aim at emphasizing the importance of tourism in the reflection on the way of local and national political actions must be connected and the definition of the limits of the State action. My argument is illustrated through the analysis of the debates surrounding the definition of the administrative framework best suited to implement a tourism policy at the same time coherent at the national level and efficient at the local level. This debate finds its apogee during the First National Congress of Tourism organized in Lisbon, in January 1936. <![CDATA[Entre as práticas cinematográficas e as práticas turísticas: um olhar etnográfico sobre a produção de filmes turísticos portugueses na década de 1960]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612021000100193&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo explora a relação entre práticas cinematográficas e práticas turísticas na produção de filmes turísticos portugueses da década de 1960. Para além da análise de imagens depositadas no Arquivo Nacional das Imagens em Movimento (ANIM) da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, recorro ao testemunho de profissionais do cinema e seus familiares para tentar recuperar os contextos e as práticas de produção destes filmes, numa espécie de etnografia retrospectiva do campo de produção cinematográfica desse tempo. Ainda que frequentemente relegados (pelos próprios realizadores) para uma posição secundária ou marginal, estes e outros filmes de utilidade desempenharam um papel importante na carreira destes profissionais, permitindo-lhes desenvolver uma práxis profissional reconhecida dentro e fora do meio cinematográfico e, em geral, permanecer dentro de uma profissão marcada por uma elevada precariedade laboral. Na linha de teorias “não-representacionais” ou “mais-do-que-representacionais”, analiso a produção de imagens em movimento turísticas à luz da sobreposição de experiências cinematográficas e turísticas incarnadas e situadas, e não tanto da imposição directa de um “olhar turístico” por parte quer da indústria quer do Estado.<hr/>Abstract This article explores the relationship between filmmaking practices and tourist practices in the production of Portuguese tourism films in the 1960s. Besides analysing the images deposited in the National Archive of the Moving Images (ANIM) of the Portuguese Film Museum (Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema), I draw on interviews with filmmakers and their relatives to retrieve the production contexts and practices of the films, in a kind of retrospective ethnography of the film production field of those times. Frequently relegated (by the filmmakers themselves) to a secondary or marginal position, these and other utility films played an important part in the careers of these professionals, allowing them to develop a professional praxis recognised inside and outside the field and, in general, remain in a profession shaped by great instability. In line with “non-representational” or “more-than-representational” theories, I analyse the production of tourism moving images in the light of embodied and situated filmmaking and tourist experiences that overlap and not so much of the direct imposition of a “tourist gaze” by the industry or the State. <![CDATA[Da feira local à festa televisual: negociando visibilidades no território português]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612021000100211&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A visibilidade enquanto dimensão social que compreende um vasto conjunto de práticas, discursos e processos tem merecido escassa atenção por parte das ciências sociais, apesar de muitas manifestações contemporâneas estarem profundamente ligadas à ideia de estar/não estar visível - o património ou o turismo, por exemplo. Este artigo analisa mecanismos de produção de visibilidade tendo por base o vínculo entre a realização de feiras e eventos locais e a circulação nacional de programas de televisão. A partir de trabalho de campo efetuado em 2017 junto da equipa responsável pelo programa Somos Portugal, emitido pela TVI aos domingos à tarde, debatem-se processos de mercadorização da visibilidade, através dos quais o acesso ao espaço mediático é negociado por uma série de agentes profissionalizados: produtores de televisão, responsáveis dos gabinetes de comunicação das autarquias, produtores de eventos, os próprios autarcas e seus assessores. Ao utilizar elementos da cultura popular para a inscrição dos lugares em circuitos turísticos contemporâneos, esta mercadorização obedece à necessidade com que os municípios se deparam de uma performance contínua do visível.<hr/>Abstract Visibility as a social dimension which encompasses an extensive array of practices, discourses and processes has deserved scarce attention from the social sciences, despite the fact that a great deal of contemporary social phenomena are closely linked to concerns about being / not being visible - such as heritage and tourism. This article adresses mechanisms of producing visibility, namely the relationships between local fairs and events and the touring of national TV shows. Based on an ethnographic study conducted among the production team responsible for the show Somos Portugal (We Are Portugal), broadcast by the television station TVI on Sundays, I discuss the ongoing processes involved in the commodification of visibility, through which the access to media space is negotiated by a set of professional agents: television producers, event managers, communication professionals, local political agents and their advisors. I argue that, by using elements of local folk culture to inscribe places in contemporary touristic circuits, this commodification responds to the municipalities’ continuous need to perform visibility. <![CDATA[O património alimentar enquanto atração turística: a conversão da Dieta Mediterrânica em mercadoria, em Chefchaouen (Marrocos)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612021000100231&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Partindo da classificação da Dieta Mediterrânica enquanto património cultural imaterial pela UNESCO, este artigo procura refletir sobre os processos de conversão em mercadoria para fins turísticos daí decorrentes, bem como sobre a invenção local de uma gastronomia que se considera espelhar as práticas e os pressupostos da Dieta Mediterrânica. Centrando-se geograficamente em Chefchaouen (Marrocos), a etnografia realizada permite afirmar que os processos de conceção, invenção e transfiguração patrimoniais não estão fora do controlo das comunidades locais, prestando igualmente atenção à dimensão heterogénea e plural não só das próprias comunidades, como também das suas expetativas perante as eventuais vantagens associadas a uma classificação patrimonial.<hr/>Abstract Based on the classification of the Mediterranean Diet as intangible cultural heritage by UNESCO, this article seeks to reflect on the processes of commodification for tourist purposes resulting from it, as well as on the local invention of a gastronomy that is considered to reflect the practices and the assumptions of the Mediterranean Diet. Focusing geographically in Chefchaouen (Morocco), the ethnography carried out allows us to affirm that the processes of heritage conception, invention and transfiguration are not beyond the control of local communities, paying also attention to the heterogeneous and plural dimension not only of the communities themselves, but also their expectations regarding the possible advantages associated with an heritage classification. <![CDATA[Os arquitetos no campo: o inquérito à arquitetura popular em Portugal no terreno]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612021000100257&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo centra-se no “Inquérito à Arquitetura Popular em Portugal”, uma importante pesquisa organizada pelo Sindicato Nacional dos Arquitetos, que se realizou entre 1955 e 1961. Recorrendo a depoimentos de alguns dos arquitetos que participaram na pesquisa, o seu objetivo principal é resgatar a memória do trabalho de campo realizado no âmbito do inquérito. A primazia é dada às falas dos arquitetos. Estas não só abordam - de uma forma muito viva - as rotinas, aventuras e peripécias do trabalho de campo, como nos dão um retrato - muito realista e marcado por algum sentido de humor - do Portugal rural dos anos 1950.<hr/>Abstract This paper is centred on the Survey of Portuguese Popular Architecture, organized between 1955 and 1961 by the Portuguese Union of Architects. Based on testimonies and interviews with some architects who conducted the Survey, the paper aims at recovering the memory of the fieldwork on which the Survey was based. The paper is mostly based on the transcription of the interviews. These not only vividly recover the routines, adventures and incidents of the fieldwork, but also provide a very realistic portrait of rural Portugal in the 1950s.