Scielo RSS <![CDATA[Etnográfica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0873-656120220002&lang=en vol. 26 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[The archive, the collection and the hunter: autobiography of a historical ethnography]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612022000200303&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo, experimento uma reflexão autobiográfica sobre a prática e o método da etnografia de/no arquivo. Recorrendo à metáfora da caçada, argumento que este modo de pesquisa, no cruzamento entre antropologia e história, pode ser entendido como um género de caça semiótica. Isto é: como uma pragmática de perseguição e interpretação de traços, pistas, rastos - por vezes fragmentários, truncados, até ocultos; inscritos em materialidades diversas - que atuam como indícios de eventos que aconteceram no passado. Na investigação aqui revisitada - a etnografia histórica de uma coleção colonial de crânios humanos provenientes de Timor-Leste, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra - a caçada perseguiu um trilho dinâmico e esquivo de traços arquivísticos, indiciador de um passado de violência colonial.<hr/>Abstract In this article I propose an autobiographical reflection on the practice and the method of ethnography in/of the archive. Using the metaphor of hunting, I argue this mode of research situated at the crossroads of the anthropology and history disciplines can be approached as a kind of semiotic hunt. That is: as an investigative work oriented to pursuing and interpreting traces, trails, clues - sometimes fragmentary and broken; embodied in different materialities - that read as signs of events that really happened in the past. In the research practice here examined - the historical ethnography of a colonial collection of human skulls from East Timor now held by the Coimbra University Museum of Science - the semiotic hunt concerned a dynamic trail of archival traces, which ultimately revealed a past of colonial violence. <![CDATA[Trust, mistrust, breach of trust: an ethnographic approach to administrative improbity]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612022000200327&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo propõe uma abordagem etnográfica da “improbidade administrativa” no serviço público brasileiro. A partir da análise de procedimentos disciplinares originados por uma denúncia anônima, que conduziram à demissão por improbidade de um funcionário do então Ministério da Fazenda, argumento que a determinação da improbidade administrativa depende de conjugações pragmáticas entre princípios legais e condutas funcionais, cujas qualidades são definidas simultânea e reciprocamente nas descrições que os conjugam. Isto permite considerar os princípios da administração pública como fenômenos empíricos da mesma ordem que as condutas que, em tese, orientam ou punem. Sugiro também que a desconfiança constitui um princípio implícito da administração pública, sustentando formas institucionais e operando como um vetor das tensões e passagens entre o que é descrito como confiança e quebra de confiança nos processos disciplinares.<hr/>Abstract This article proposes an ethnographic approach to “administrative improbity” in the Brazilian public service. Based on the analysis of disciplinary procedures originated by an anonymous denunciation which led to the dismissal of an employee of the Ministry of Finance, I argue that the determination of administrative improbity depends on pragmatic conjugations between legal principles and actions of public agents, whose qualities are defined simultaneously and reciprocally in the descriptions that articulate them. This makes it possible to consider the principles of public administration as empirical phenomena of the same order as the actions that they supposedly guide or punish. Mistrust emerges as an implicit principle of public administration, supporting institutional forms and operating as a vector of the tensions and passages between what is described as trust and breach of trust in disciplinary processes. <![CDATA[Death and life in Brazilian <em>colônias</em>: some issues about suicide in the German colonies of southern Brazil]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612022000200351&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo analisa o problema do suicídio nas colônias alemãs do Sul do Brasil. Trata da relação entre a casa, enquanto um compósito moral e relacional, e o fenômeno do suicídio. Para tanto, a etnografia trata das colônias do Sul do Brasil, região de serras e encostas que há século e meio é habitada por moradores de origem alemã e que apresenta, ano após ano, um número considerado de casos de suicídio. Tratando-se de um problema que vem se tornando central na agenda das políticas de saúde em âmbito nacional e internacional, transitaremos enquadramentos discursivos distintos. Em primeiro lugar, o da casa, enquanto expressão do cotidiano de moradores, propriamente de sua vida moral. Em segundo lugar, o do discurso médico e psicossocial, que entende o suicídio como expressão por excelência de uma desorganização psicossocial. Aposta-se que, entendido em sua perspectiva relacional, o suicídio compõe a lógica da casa, especialmente relacionado a uma vida moral calcada na dor (em sua narrativa, memória partilhada e superação), ainda que seja seu limite categorial, seu esgotamento, mas não sua “desorganização”.<hr/>Abstrat This paper analyzes the suicide problem in German colonies of southern Brazil. It describes the relationship between the house, as a moral and relational composite, and the phenomenon of suicide. To this end, the ethnography deals with the colonies in the south of Brazil, an area of mountains and hillsides that, for a century and a half, has been inhabited by German descendants and presents, year after year, a considerable number of suicide cases. Starting from the presumption that it is also a problem that has become central in the health policies agenda we will move through different discursive frameworks. In one hand, the house framing, as an expression of the everyday life, specifically moral life. In other hand, the medical and psychosocial framing, showing suicide as an expression par excellence of a psychosocial disorganization. This work understands suicide in its relational perspective, composing the house’s logic, especially related to a moral life based on pain (in its narrative, shared memory and overcoming perspectives), even though it is its categorical limit, its exhaustion, but not its “disorganization”. <![CDATA[Project, field of possibilities and networks in the football formation of young athletes and their families in Brazil]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612022000200371&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo analisa como as redes de sociabilidade das famílias geram oportunidades e estratégias na consecução dos objetivos dos indivíduos em torno dos seus projetos de vida. Do ponto de vista teórico, utilizamos as noções de projeto e campo de possibilidades para entender como as famílias manejam esse processo de formação de seus filhos atletas. O estudo etnográfico analisou a trajetória de cinco famílias de atletas ao longo de dois anos. Os resultados permitem argumentar que a inserção em redes sociais alarga o campo de possibilidades na construção da carreira no futebol. Conclui-se que a ramificação dessas redes e a construção de pontes com mediadores centrais nesse campo são fundamentais no fortalecimento do projeto futebolístico desses atletas e de suas famílias.<hr/>Abstract The article analyzes how the engagement of families in a sociability network can create opportunities and strategies for their members to achieve individual goals in their life project at football career. With this regard, we use as a theoretical frame the notions of life project and field of possibilities to understand the process of those families in the training management that their children athletes need to do. The ethnographic study analyzed the trajectory of five families of athletes over two years. The results allow us to argue that the insertion in the social networks expands the field of possibilities in the construction of a career in football. It is concluded that the branching of these networks and the construction of bridges with central mediators in this field are fundamental for the strengthening of the football project of these athletes and their families. <![CDATA[‘Among predators’: the place of humans, Iberian lynx and other wild carnivores]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612022000200395&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract Using an ethnoecological approach we studied perceptions, empirical classifications and practices towards wild predators in Portuguese protected areas. Results from 131 semi-structured interviews allowed the analysis of classification, criteria used by key actors and the understanding of an emic perspective on the differentiation of the natural world. Further analysis and data from observation reveal local ecological knowledge associated with characteristics of carnivores. Oral memories about coexistence of humans with wolf and lynx in the late 20thcentury in Baixo Alentejo are described. Humans are recognized as one of the predators in a complex and apparent dualistic view of domestic and wild realms associated with past control practices. In its reintroduction area the threatened Iberian lynx raised much interest locally and after being classified as an “outsider” it became the centre of touristification. This case study characterizes a European rural scenario “among predators” where nature conservation is facing challenges and Anthropology has an opportunity of interdisciplinary application.<hr/>Resumo Seguindo uma abordagem etnoecológica, estudámos as perceções e classificações empíricas e práticas sobre os predadores selvagens em áreas protegidas portuguesas. Em 131 entrevistas semiestruturadas analisámos os processos de classificação, os critérios usados por atores-chave e a compreensão de uma perspetiva émica sobre a diferenciação do mundo natural. Uma análise de conteúdo e dados de observação indicam um conhecimento ecológico local associado às características biológicas dos carnívoros. Memórias sobre a coexistência com lobo e lince no Baixo Alentejo são descritas. Os humanos são reconhecidos como um entre os predadores numa perspetiva complexa e aparentemente dualista dos domínios doméstico e selvagem. O lince ibérico, espécie ameaçada, suscita particular interesse localmente à medida que a sua reintrodução se processa e passa de “intruso” a objeto de turistificação. Este estudo de caso caracteriza o cenário “entre predadores” num contexto rural europeu em que a conservação da natureza encara desafios e a Antropologia oferece uma oportunidade de aplicabilidade interdisciplinar. <![CDATA[Tejer y destejer el proceso de realización de una tesis doctoral: encrucijadas feministas y colaborativas]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612022000200429&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen Teresa del Valle con las nociones de hito, encrucijada e intersticio nos invita a realizar un ejercicio reflexivo personal, retrospectivo, de evocación y memoria encarnada, como metodología para la elaboración de una autobiografía. Nosotras en este artículo realizaremos este ejercicio entretejiendo nuestros hilos de acción metodológicos, a partir de nuestras experiencias compartidas de investigación como directora de tesis y doctoranda. Desde ese ejercicio de evocación revisitamos la investigación que realizamos en la Universidad de Granada entre 2009 y 2010 que llevó por título “Representaciones de las mujeres inmigrantes como sujetos de acción política”, entendiéndola como hito, desencadenante de nuestros diálogos sobre la metodología etnográfica. Identificaremos en este ejercicio de memoria encarnada diferentes encrucijadas desde las que vislumbramos intersticios, pequeñas ranuras por las que se cuela, a modo de luz, aquello que pasó desapercibido y que nos permiten seguir pensando la convergencia entre etnografías feminista y colaborativa.<hr/>Resumo Teresa del Valle com as noções de marco, encruzilhada e interstício convida-nos a realizar um exercício reflexivo pessoal, retrospetivo, de evocação e memória corporificada, como metodologia para a elaboração de uma autobiografia. Neste artigo realizaremos este exercício entre-tecendo os nossos fios de ação metodológicos, com base nas nossas experiências de investigação compartilhadas como diretora de tese e doutoranda. A partir desse exercício de evocação, revisitamos a investigação que realizámos na Universidade de Granada entre 2009 e 2010, intitulada “Representações de mulheres imigrantes como sujeitos de ação política”, entendendo-a como um marco, capaz de desencadear os nossos diálogos sobre metodologia etnográfica. Neste exercício de memória corporificada identificaremos diferentes encruzilhadas das quais vislumbramos interstícios, pequenas fendas por onde se esgueira, a modo de luz, o que passou despercebido e que nos permitiram seguir pensando na convergencia entre etnografias feminista e colaborativa. <![CDATA[Introdução: Subordinações burocráticas e autonomias profissionais: etnografias de políticas sociais em prática]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612022000200455&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen Teresa del Valle con las nociones de hito, encrucijada e intersticio nos invita a realizar un ejercicio reflexivo personal, retrospectivo, de evocación y memoria encarnada, como metodología para la elaboración de una autobiografía. Nosotras en este artículo realizaremos este ejercicio entretejiendo nuestros hilos de acción metodológicos, a partir de nuestras experiencias compartidas de investigación como directora de tesis y doctoranda. Desde ese ejercicio de evocación revisitamos la investigación que realizamos en la Universidad de Granada entre 2009 y 2010 que llevó por título “Representaciones de las mujeres inmigrantes como sujetos de acción política”, entendiéndola como hito, desencadenante de nuestros diálogos sobre la metodología etnográfica. Identificaremos en este ejercicio de memoria encarnada diferentes encrucijadas desde las que vislumbramos intersticios, pequeñas ranuras por las que se cuela, a modo de luz, aquello que pasó desapercibido y que nos permiten seguir pensando la convergencia entre etnografías feminista y colaborativa.<hr/>Resumo Teresa del Valle com as noções de marco, encruzilhada e interstício convida-nos a realizar um exercício reflexivo pessoal, retrospetivo, de evocação e memória corporificada, como metodologia para a elaboração de uma autobiografia. Neste artigo realizaremos este exercício entre-tecendo os nossos fios de ação metodológicos, com base nas nossas experiências de investigação compartilhadas como diretora de tese e doutoranda. A partir desse exercício de evocação, revisitamos a investigação que realizámos na Universidade de Granada entre 2009 e 2010, intitulada “Representações de mulheres imigrantes como sujeitos de ação política”, entendendo-a como um marco, capaz de desencadear os nossos diálogos sobre metodologia etnográfica. Neste exercício de memória corporificada identificaremos diferentes encruzilhadas das quais vislumbramos interstícios, pequenas fendas por onde se esgueira, a modo de luz, o que passou despercebido e que nos permitiram seguir pensando na convergencia entre etnografias feminista e colaborativa. <![CDATA[Opportunities and limitations in the counter-trafficking field: the experience of participating in Portuguese counter-trafficking networks]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612022000200467&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract National and transnational collaborations and networks, within and across different sectors, are often described as critical elements of counter-trafficking efforts. This assumption has encouraged the proliferation in the Portuguese counter-trafficking field of national and local networks, bringing together governmental and non-governmental organizations to work on issues relating to “human trafficking”. Using autoethnography as a methodological and narrative tool, this article explores the type of collaboration and cooperation characterizing these cross-sectoral networks and the opportunities and limitations they bring, including the favouring of a substantial “victim-centered” approach to trafficking. The discussion argues that the differences in priorities, capital and power of network members help shape the opportunities and limitations of these networks, that are largely configured as an anti-politics instrument of the neoliberal counter-trafficking apparatus.<hr/>Resumo Colaborações e redes nacionais e transnacionais, dentro e entre diferentes setores, são frequentemente descritas como uma peça fundamental nos esforços de combate ao “tráfico de pessoas”. Este pressuposto tem incentivado a proliferação, inclusive no campo português de combate ao tráfico, de redes nacionais e locais que reúnem organizações governamentais e não governamentais que trabalham em questões relacionadas com o tráfico. Utilizando a autoetnografia como ferramenta metodológica e narrativa, o artigo analisa o tipo de colaboração e cooperação que caracteriza as atuais redes multissetoriais e as oportunidades e limitações que elas trazem, tendo em vista uma abordagem ao tráfico “centrada na vítima”. O artigo argumenta que as diferenças nas prioridades, no capital ou no poder dos seus membros moldam as oportunidades e limitações dessas redes, que se configuram, principalmente, como um instrumento antipolítico do aparelho neoliberal de combate ao tráfico. <![CDATA[Culture and knowledge of technical workers in Family Health teams]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612022000200489&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo apresenta resultados do estudo dos saberes de técnicos de nível médio em saúde de equipes da Saúde da Família em municípios brasileiros. A hipótese central é a existência de uma cultura própria desses trabalhadores no interior da equipe. A construção dos dados partiu da problemática teórica de Caria (2010) sobre a existência de uma dualidade reflexiva no uso do conhecimento no trabalho profissional e, para a análise, utilizamos a teoria da mente dual de Evans (2009), articulada à discussão sobre a performance no trabalho de Eraut e Hirsh (2007). A investigação consistiu na observação do trabalho dos técnicos e realização de entrevistas, enfocando-se as interações entre os trabalhadores e desses com usuários no cotidiano. Como conclusão, indicamos a confirmação da hipótese, compreendendo que a cultura de trabalho própria dos técnicos em saúde no interior da equipe de Saúde da Família é sustentada predominantemente por saberes prático-experienciais desenvolvidos por eles de forma autônoma e partilhada.<hr/>Abstract The article presents results of the study of the knowledge of mid-level health technicians from Family Health teams in Brazilian municipalities. The central hypothesis is the existence of a culture of these workers within the team. Data construction was based on Caria’s (2010) theoretical problematic about the existence of a reflexive duality in the use of knowledge in professional work and, for the analysis, we used Evans’s (2009) dual mind theory, articulated to the discussion on performance in the work of Eraut and Hirsh (2007). The investigation consisted of observing the technicians’ work and conducting interviews, focusing on the interactions between workers and those with users in the daily work. In conclusion, we suggest confirming the hypothesis, understanding that the work culture of health technicians within the Family Health team is predominantly supported by practical-experiential knowledge developed by them in an autonomous and shared way. <![CDATA[Culturas políticas y enfoque de derechos: etnografía de un proyecto piloto innovador en intervención del maltrato grave de niños y niñas]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612022000200511&lng=en&nrm=iso&tlng=en Résumen El Servicio Nacional del Menor (Sename), como red de protección de niños en Chile hasta octubre del 2021, se fue constituyendo como un sistema en crisis, el cual se pone en evidencia tras los resultados sobre vulneraciones de derechos de niños y niñas bajo tutela estatal mostrados por UNICEF y el Instituto Nacional de Derechos Humanos (Sanfuentes y Espinoza 2017). En este escenario, se realizó un estudio en un proyecto piloto que se asumió a sí mismo como alternativa privada e innovadora de respuesta complementaria al Sename y los programas tradicionales para la atención de niños víctimas de maltrato grave y sus familias. La investigación se realizó como proceso etnográfico en el propio proyecto piloto con observaciones participantes y técnicas grupales participativas. Desde el marco teórico que aporta las culturas políticas (Almond y Verba 1989[1963]; Krotz 2005), y con énfasis en el enfoque de derechos (Valverde 2009), se realizó un análisis de los nudos críticos en el trabajo de intervención desde la perspectiva del equipo profesional. Los hallazgos muestran un trabajo controversial, en tensión permanente entre la práctica basada en principios humanistas y los objetivos institucionales basados en la eficacia. La innovación aparece en términos neoliberales, como limitante de la autonomía de los profesionales y del desarrollo de nuevas herramientas para la acción (Swidler 1996), configurando prácticas y significados contraproducentes al enfoque de derechos en la niñez.<hr/>Resumo O Serviço Nacional para Menores (Sename), como rede de proteção das crianças no Chile até outubro de 2021, tornou-se um sistema em crise, o que é evidenciado pelos resultados relativos a violações dos direitos das crianças sob tutela do Estado demonstrados pela UNICEF e pelo Instituto Nacional dos Direitos Humanos ( Sanfuentes e Espinoza 2017). Neste cenário, foi realizado um estudo num projeto piloto que se assumiu como uma alternativa privada e inovadora de resposta complementar ao Sename e aos programas tradicionais para a atenção às crianças vítimas de maus-tratos graves e às suas famílias. A investigação foi levada a cabo como um processo etnográfico no próprio projeto piloto, com observações participantes e técnicas de grupo participativo. Do quadro teórico fornecido pelas culturas políticas (Almond e Verba 1989 [1963]; Krotz 2005), e com ênfase no enfoque dos direitos (Valverde 2009), foi realizada uma análise dos nós críticos do trabalho de intervenção profissional. As conclusões mostram um trabalho controverso, em permanente tensão entre a prática baseada em princípios humanistas e objetivos institucionais baseados na eficiência. A inovação revela ser neoliberal, limitando a autonomia dos profissionais e o desenvolvimento de novos instrumentos de ação (Swidler 1996), moldando atuações que são o inverso de uma abordagem da infância baseada em direitos. <![CDATA[Social work and class relations in the implementation of the <em>Bolsa Família</em> programme in Brazil]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612022000200533&lng=en&nrm=iso&tlng=en Résumé Cet article analyse la relation entre les assistantes sociales et les bénéficiaires du programme de transfert conditionnel de revenus Bolsa Família au Brésil. Il vise à montrer comment les frontières de classe symboliques et matérielles structurent cette relation. Il s’appuie sur une enquête ethnographique réalisée auprès des bureaux chargés de la mise en œuvre du programme dans une municipalité de la région Nordeste du Brésil. L’article situe les assistantes sociales dans l’espace social et décrit les conditions objectives de leur travail et leurs interactions avec les bénéficiaires du programme. Il analyse également le point de vue des bénéficiaires sur le programme ainsi que celui des assistantes sociales qui le mettent en œuvre. Nos résultats montrent que les interactions bureaucratiques qui ont lieu entre assistantes sociales et bénéficiaires sont imprégnées des rapports de classe entre ces catégories d’acteurs, en particulier des représentations associées aux “pauvres” circulant dans la société brésilienne.<hr/>Abstract This article analyses the relationship between social workers and beneficiaries of the Bolsa Família conditional cash transfer programme in Brazil. Its aim is to highlight how symbolic and material class boundaries structure this relationship. It is based on an ethnographic research of the offices responsible for the implementation of the programme in a municipality in the interior of Northeast Brazil. The article situates social workers in the social space and describes the objective working conditions and of the interactions with the programme’s beneficiaries. It also analyses the point of view of the latter group about the programme and the social workers responsible to its implementation. With our results we argue that the bureaucratic interactions between social workers and beneficiaries are marked by class relations between these groups of actors, and particularly by representations associated with the “poor” conveyed in Brazilian society. <![CDATA[As múltiplas vidas de Lévi-Strauss]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612022000200557&lng=en&nrm=iso&tlng=en Résumé Cet article analyse la relation entre les assistantes sociales et les bénéficiaires du programme de transfert conditionnel de revenus Bolsa Família au Brésil. Il vise à montrer comment les frontières de classe symboliques et matérielles structurent cette relation. Il s’appuie sur une enquête ethnographique réalisée auprès des bureaux chargés de la mise en œuvre du programme dans une municipalité de la région Nordeste du Brésil. L’article situe les assistantes sociales dans l’espace social et décrit les conditions objectives de leur travail et leurs interactions avec les bénéficiaires du programme. Il analyse également le point de vue des bénéficiaires sur le programme ainsi que celui des assistantes sociales qui le mettent en œuvre. Nos résultats montrent que les interactions bureaucratiques qui ont lieu entre assistantes sociales et bénéficiaires sont imprégnées des rapports de classe entre ces catégories d’acteurs, en particulier des représentations associées aux “pauvres” circulant dans la société brésilienne.<hr/>Abstract This article analyses the relationship between social workers and beneficiaries of the Bolsa Família conditional cash transfer programme in Brazil. Its aim is to highlight how symbolic and material class boundaries structure this relationship. It is based on an ethnographic research of the offices responsible for the implementation of the programme in a municipality in the interior of Northeast Brazil. The article situates social workers in the social space and describes the objective working conditions and of the interactions with the programme’s beneficiaries. It also analyses the point of view of the latter group about the programme and the social workers responsible to its implementation. With our results we argue that the bureaucratic interactions between social workers and beneficiaries are marked by class relations between these groups of actors, and particularly by representations associated with the “poor” conveyed in Brazilian society. <![CDATA[Filomena Silvano, Antropologia da Moda]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612022000200595&lng=en&nrm=iso&tlng=en Résumé Cet article analyse la relation entre les assistantes sociales et les bénéficiaires du programme de transfert conditionnel de revenus Bolsa Família au Brésil. Il vise à montrer comment les frontières de classe symboliques et matérielles structurent cette relation. Il s’appuie sur une enquête ethnographique réalisée auprès des bureaux chargés de la mise en œuvre du programme dans une municipalité de la région Nordeste du Brésil. L’article situe les assistantes sociales dans l’espace social et décrit les conditions objectives de leur travail et leurs interactions avec les bénéficiaires du programme. Il analyse également le point de vue des bénéficiaires sur le programme ainsi que celui des assistantes sociales qui le mettent en œuvre. Nos résultats montrent que les interactions bureaucratiques qui ont lieu entre assistantes sociales et bénéficiaires sont imprégnées des rapports de classe entre ces catégories d’acteurs, en particulier des représentations associées aux “pauvres” circulant dans la société brésilienne.<hr/>Abstract This article analyses the relationship between social workers and beneficiaries of the Bolsa Família conditional cash transfer programme in Brazil. Its aim is to highlight how symbolic and material class boundaries structure this relationship. It is based on an ethnographic research of the offices responsible for the implementation of the programme in a municipality in the interior of Northeast Brazil. The article situates social workers in the social space and describes the objective working conditions and of the interactions with the programme’s beneficiaries. It also analyses the point of view of the latter group about the programme and the social workers responsible to its implementation. With our results we argue that the bureaucratic interactions between social workers and beneficiaries are marked by class relations between these groups of actors, and particularly by representations associated with the “poor” conveyed in Brazilian society.