Scielo RSS <![CDATA[Etnográfica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0873-656120220003&lang=pt vol. 26 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Postcolonial mobility and keywords of migration: the Portuguese in Luanda]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612022000300603&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This article explores the workings of some familiar keywords when applied in a context where migration patterns diverge from conventional expectations in public debate and research. It focuses on the Portuguese seeking a better future in Angola, and it analyses emerging configurations of keywords of migration in this postcolonial setting. By focusing on this unconventional case, the article illuminates some of the stereotypical notions linked to central keywords of migration. Departing from the concepts “migrant”, “expatriate”, “returnee” and “integration”, it explores emic constructions of the Portuguese mobile subjects’ identities, incorporation processes in Angola and shifting postcolonial power positions. Moreover, it uses the emic viewpoints to discuss some globalised connotations of the four keywords. The analysis will make clear that the context-specific workings of these concepts are influenced not only by the particularities of this case but also by powerful international discourses on human mobility. On a conceptual level, the article argues for using keywords as a tool for social analysis. Arguably, ethnographic explorations of the usage and understanding of purportedly simple words can open up profound insights into shifting social values. <![CDATA[Entre a crença e o saber: cultura como falseamento da realidade em um ambulatório psiquiátrico para imigrantes e refugiadas em São Paulo, Brasil]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612022000300625&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta reflexões a partir de dados etnográficos obtidos durante pesquisa de mestrado em um serviço de saúde mental para imigrantes, refugiadas e pessoas surdas na cidade de São Paulo, Brasil. Durante a referida pesquisa, atuei enquanto antropólogo colaborador do serviço, sendo esse um processo de invenção e contrainvenção dinâmico e incessante a respeito de qual seria a atuação de um antropólogo em um serviço de saúde mental para pessoas com o que era definido como “vulnerabilidades linguísticas e culturais”. A partir disso, apresento as lógicas dos maquinários de produção e assimilação (ou não) das diferenças por meio da separação do mundo entre aqueles que creem e aqueles que sabem, ou as pré-modernas e as modernas. Por fim, proponho o povoamento desses contextos e cenários por antropólogas, levando a sério as dimensões simbólicas nos contextos de saúde e produzindo dado e cuidado.<hr/>Abstract This paper presents reflections from ethnographic data obtained during a master’s degree research in a mental health service for immigrants, refugees and deaf people in the city of São Paulo, Brazil. During this research, I worked as a collaborating anthropologist for the service, and this was a dynamic and incessant process of invention and counter-invention as to what an anthropologist would do in a mental health service for people with what was defined as “linguistic and cultural vulnerabilities”. From this, I present the logic of the machinery of production and assimilation (or not) of differences by separating the world between those who believe and those who know, or the premodern and the modern. Finally, I propose to populate these contexts and scenarios by anthropologists, taking seriously the symbolic dimensions in health contexts and producing data and care. <![CDATA[Hunger, food scarcity and cuslture-based approaches: proposals and dangers of boundary studies]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612022000300651&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen La comida y la alimentación se han configurado como asuntos culturales desde hace décadas, definidos como fértiles campos de cultura. La carestía alimentaria, sin embargo, se ha narrado de manera hegemónica a través de la retórica universalista de la biología y la nutrición, negando los espacios para el análisis cultural. En este texto se aborda la génesis de ese discurso, ofreciendo argumentos para un abordaje culturalista del hambre y la carestía alimentaria. Defendemos aquí un proyecto situado en la resbaladiza frontera entre naturaleza y cultura, pero igualmente necesario. A través de diversos trabajos etnográficos, pretendemos mostrar cómo la escasez alimentaria se recrea también desde de prácticas e ideologías profundamente culturales.<hr/>Abstract Food and alimentation are configured as cultural matters for decades, defined as fertile fields of culture. However, shortage has been narrated in a hegemonic way through the universalist rhetoric of biology and nutrition denying spaces for cultural analysis. This text addresses the genesis of such discourse, offering arguments for a culturalist approach to hunger and food shortages. We argue here for a project that is situated on the slippery slope between nature and culture, but that is equally necessary. Through various ethnographic works, we attempt to show how food shortages are also recreated through deeply cultural practices and ideologies. <![CDATA[Rumo a lugares virgens: sobre caminhadas que desafiam e fortalecem nos Andes peruanos]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612022000300667&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Os moradores de Andamarca (província de Lucanas, departamento de Ayacucho, Peru), em sua maioria agricultores e pastores, percorrem a pé diariamente consideráveis distâncias para cuidar de plantas e animais. Contudo, há outro tipo de caminhada que merece destaque, pois desafia a naturaleza com o intuito de forjar um corpo mais forte e poderoso do que o corpo dos humanos. Este é o propósito dos danzantes de tijeras ao buscarem lugares vírgenes, nunca antes pisados por humanos: acumular mais fuerza e poder. O objetivo deste texto é dar ênfase às caminhadas como forma de constituição do corpo desses artistas e da paisagem.<hr/>Abstract The residents of Andamarca (Lucanas province, Ayacucho department, Peru), mostly farmers and herdsmen, walk considerable distances every day to work on their plants and animals. However, a different type of hike stands out, as it defies nature in order to form a body that is stronger and more powerful than the human body. That is the purpose of the danzantes de tijeras - scissor dancers - when heading for virgin places, never before stepped by a human, to accumulate more strength and power. This article emphasizes these hikes as a practice that shapes both the body of these artists and the landscape. <![CDATA[Máquinas e maquinações: as reconfigurações do trabalho familiar no Caparaó cafeeiro, Minas Gerais (2016-2018)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612022000300689&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Nas duas últimas décadas, na América Latina, a noção de “agricultura familiar” expandiu-se e tornou-se referencial político e econômico no enfrentamento de problemas referentes à reprodução de pequenos campesinatos cuja produção é ancorada, muito ou exclusivamente, na mão-de-obra familiar. No Brasil, em especial, a agricultura familiar enquanto política de intervenção do Estado ganhou relevo por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), voltado a oferta de crédito subsidiado setorial, criado em 1995 e expandido a partir de 2003. Diante desse contexto, procuro compreender etnograficamente as mudanças vividas, nos planos da concepção e da gestão cotidiana do trabalho, por pequenos agricultores e agricultoras familiares, habitantes de uma comunidade cafeeira do município de Espera Feliz, com os quais vivi no curso de quase três anos de trabalho de campo. Detenho atenção especial às relações entre o aumento das lavouras individuais e a aquisição crescente de máquinas agrícolas, fatores que estariam colaborando para um processo de individualização e competição no trabalho e gerando, assim, debates e tensões em torno da própria caracterização, em contexto, da agricultura familiar nas suas relações com o mercado (capitalista).<hr/>Abstract In the last two decades, “family farming” has been expanded and has become a reference for conducting social transformations related to the small peasantry in Latin America. In Brazil, as a State policy (Pronaf), especially since 2003, family farming has been politically and economically highlighted by offering subsidized microcredit to decapitalized family farmers. I address the changes experienced by small farmers in terms of their conception and day-to-day management of labor. They are inhabitants of a coffee community in the municipality of Espera Feliz. I focus the attention on the relationship between the increasing in individual crops and the growing acquisition of agricultural machinery, factors that would be contributing to a process of individualization and competition in labor domains and thus generating debates and tensions around the characterization itself, in the context, of the family farming in possible associations with the (capitalist) market. Ethnographic research was conducted among 19 family units of Caparaó mineiro coffee farmers (2015-2018). <![CDATA[Mothers and wives: becoming a high-class woman in Argentina]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612022000300713&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Este artículo reconstruye las trayectorias y las experiencias formativas de diversas mujeres de la clase alta argentina para comprender las relaciones entre género y clase social. A partir de un abordaje socio-antropológico, que incluye tanto entrevistas en profundidad a mujeres y hombres de este grupo social como observaciones participantes, se documentan las prácticas y representaciones que modelan y regulan la vida de las mujeres en este grupo social. El artículo sostiene que las prácticas y los sentidos que construyen las mujeres de clase alta evidencian que las representaciones de género son un campo de disputa. En un contexto histórico que se ha caracterizado por la visibilización de las demandas feministas, la reivindicación de posturas conservadoras por parte de estas mujeres - en otras palabras, la apropiación de un rol de género subordinado - es parte de su lucha por conservar un lugar social de privilegio: el de la clase alta.<hr/>Abstract This paper describes the trajectories and formative experiences of different women of the Argentine upper class with the purpose of understanding the link between gender and social class. Based on a socio-anthropological approach, which includes in-depth interviews with women and men of this social group as well as participant observations, this paper explores the practices and representations that model and regulate the lives of women in this social group. It argues that the practices and meanings that upper-class women built show that gender representations are a field of dispute. In a historical context that has been characterized by the visibility of feminist demands, conservative discourses and practices supported by these women - in other words, the appropriation of a subordinate gender role - is part of their struggle to preserve a privileged position: that of the upper class. <![CDATA[<em>Escorts</em> brasileiros em um <em>site</em> português de acompanhantes: estratégias, tensionamentos e relações de poder]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612022000300735&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esse artigo é parte de um projeto de pesquisa sobre o trabalho sexual de homens brasileiros no contexto transnacional Brasil-Portugal. A partir de um site português de acompanhantes, acessamos os interlocutores da pesquisa a fim de refletir sobre os deslocamentos desses homens brasileiros para/em Portugal, suas estratégias, expectativas e dinâmicas. Além disso, pretendemos analisar as diferentes categorizações sob as quais são inseridos os trabalhadores sexuais do campo investigado. Do ponto de vista teórico, respaldamos a análise a partir de um debate sobre as relações de poder ali presentes, dando destaque aos processos de racialização/exotização/sexualização dos brasileiros, além de possíveis tensionamentos entre marcadores sociais da diferença frente a um mercado do sexo que valoriza as constantes “novidades”.<hr/>Abstract This article takes part in a larger research about Brazilian male sex work in a transnational context Brazil-Portugal. Using an escort website as a base field, we access our interviewees searching for highlights regarding these displacements over to Portugal, their strategies, expectations and dynamics. We also seek to analyze those different categorizations, under which these subjects are subordinated. From a larger theoretical point of view, we rely on debates regarding power relations, highlighting racialization/exotization/sexualization processes, besides several strainings between social markers of difference, surrounded by a sex market that privileges those known as “newcomers”. <![CDATA[Vida em família: socialidades e violência em multicontextos contemporâneos - Introdução]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612022000300761&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esse artigo é parte de um projeto de pesquisa sobre o trabalho sexual de homens brasileiros no contexto transnacional Brasil-Portugal. A partir de um site português de acompanhantes, acessamos os interlocutores da pesquisa a fim de refletir sobre os deslocamentos desses homens brasileiros para/em Portugal, suas estratégias, expectativas e dinâmicas. Além disso, pretendemos analisar as diferentes categorizações sob as quais são inseridos os trabalhadores sexuais do campo investigado. Do ponto de vista teórico, respaldamos a análise a partir de um debate sobre as relações de poder ali presentes, dando destaque aos processos de racialização/exotização/sexualização dos brasileiros, além de possíveis tensionamentos entre marcadores sociais da diferença frente a um mercado do sexo que valoriza as constantes “novidades”.<hr/>Abstract This article takes part in a larger research about Brazilian male sex work in a transnational context Brazil-Portugal. Using an escort website as a base field, we access our interviewees searching for highlights regarding these displacements over to Portugal, their strategies, expectations and dynamics. We also seek to analyze those different categorizations, under which these subjects are subordinated. From a larger theoretical point of view, we rely on debates regarding power relations, highlighting racialization/exotization/sexualization processes, besides several strainings between social markers of difference, surrounded by a sex market that privileges those known as “newcomers”. <![CDATA[Uma abordagem relacional dos conflitos no contexto de judicialização da violência doméstica em Timor-Leste]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612022000300773&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo aborda o contexto de judicialização da violência doméstica em Timor-Leste, discutindo sobre a vitimação e sobre a individualização destes conflitos. Etnografando práticas institucionais de cuidado com mulheres acolhidas em uma Casa Abrigo, reflito sobre suas trajetórias frente aos discursos e práticas de uma ONG local, recorrendo à literatura etnográfica brasileira para reflexões pontuais. Argumento que as análises sobre conflitos deste tipo podem ser potencializadas se considerarmos sua configuração relacional e o aspecto comunicacional do uso da força, sobretudo seu papel na (re)produção de representações e fantasias generificadas dos sujeitos.<hr/>Abstract This article addresses the judicialization of domestic violence in East-Timor, discussing the victimization and individualization of these conflicts which emerge in relational contexts. On an ethnographical approach of institutional care practices with women sheltered, I reflect on their trajectories facing the discourses and practices of a local NGO, resorting to the literature of Brazilian anthropology. My argument is that domestic violence can be better understood both critically and analytically if we consider the communicational aspect of physical power in the (re)production of engendered representations of subjects and their social fantasies. <![CDATA[“Pode bater”: reflexões sobre crianças, cuidados e castigos em Praia, Cabo Verde]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612022000300795&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo trata de uma dinâmica particular na relação entre adultos e crianças em Cabo Verde, a saber, os castigos físicos. Reflito a partir de um trabalho de campo etnográfico realizado em duas etapas entre 2019 e 2020 com crianças de zero a 12 anos em um bairro periférico da capital de Cabo Verde. Trago dados que permitem argumentar como os castigos (lidos aqui como mecanismos de disciplina) aos quais as crianças são submetidas são parte do campo dos cuidados, contrapondo noções de organismos internacionais acerca da violência à qual a criança está sujeita. Argumento ainda que este campo de cuidados é concebido e elaborado coletivamente pelas pessoas da comunidade em uma lógica de multiplicação dos cuidados ao longo dos circuitos cotidianos das crianças.<hr/>Abstract This article deals with a particular dynamic in the relationship between adults and children in Cape Verde, namely, physical punishments. I reflect from an ethnographic fieldwork carried out in two stages between 2019 and 2020 with children from zero to 12 years old in a peripheral neighborhood in the capital of Cape Verde. I bring data that allow to argue how the punishments (read here as mechanisms of discipline) to which children are submitted are part of the field of care, contrasting notions of international organizations about the violence to which the child is subjected. I also argue that care is conceived and elaborated collectively by the people of the community in a logic of multiplication throughout the children's daily circuits. <![CDATA[Surras, pisas e coças: práticas familiares de criar pessoas em Canto do Buriti, Piauí, Brasil]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612022000300815&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo surge de uma pesquisa antropológica de cunho etnográfico realizada em Canto do Buriti, Piauí (Brasil) no primeiro semestre de 2019, que tinha como foco discutir, através das relações familiares, classificações associadas ao curso de vida, ao “envelhecimento” e às categorias de periodização da vida. Nesse contexto algumas cenas emergiram, dentre elas as que eu inicialmente classificava enquanto “práticas violentas”. Ao final da pesquisa foi possível compreender como as surras, pisas e coças eram práticas corpóreas e corporificadoras que atravessavam o curso de vida e apresentavam significados próprios. O que interessa ao presente artigo é apresentar como, através das interferências de fisicalidades múltiplas de pessoas sobre pessoas nas formas de surras, pisas e coças em relações interpessoais, intergeracionais e de gênero, eram formuladas estratégias cotidianas para criar pessoas.<hr/>Abstract The present article arises from an anthropological research of ethnographic nature carried out in Canto do Buriti, Piauí (Brazil) in the first half of 2019 that focused on discussing, through family relationships, classifications associated with the course of life, “aging” and the categories of periodization of life. In this context some scenes emerged, among them those that I initially classified as “violent practices”. At the end of the research it was possible to understand how spanking, stepping, and scratching were corporeal and embodied practices that crossed the course of life and had their own meanings. What interests in this article is to present how, through the interference of multiple physicalities of people on people in the forms of beatings, stomping, and scratching in interpersonal, intergenerational, and gender relations, daily strategies to create people were formulated. <![CDATA[As idas e vindas da “justiça”: as mães e os dilemas da intimação em ações de reconhecimento de paternidade]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612022000300835&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste texto é discutir a partir da prática do Núcleo de Promoção à Filiação e Paternidade (NPF - Alagoas, Brasil), a percepção das mulheres mães sobre a atuação do judiciário nos casos de reconhecimento de paternidade e inclusão do nome paterno no registro civil. Esta etnografia vislumbra tanto os entraves jurídicos do reconhecimento de paternidade quanto a assimetria da garantia de direitos e do acesso à justiça. O acesso à percepção das mães sobre a participação da figura paterna no cotidiano da família evidencia a mobilização de percepções específicas sobre o reconhecimento do parentesco e de outras possíveis formas de relações familiares.<hr/>Abstract Based on the Center for Promotion of Filiation and Paternity (NPF)’s work, this text aims to explore mother’s perceptions about judicial acts in paternity lawsuits and cases for paternal name inclusion in the civil registry. This ethnographic work reflects on both the judicial obstacles of paternity recognition and the asymmetries of guarantee of rights. Accessing mothers’ perceptions about the participation of the father figure in the family’s daily life showed the mobilization of specific insights on the recognition of kinship and different possible forms of family relationships. <![CDATA[1921: crise, etnografia e profecia]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612022000300855&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Nesta palestra Jorge Dias 2021 pretendo fornecer uma dimensão genealógica e diacrónica às formas como a antropologia, a crise e as noções de permanência e anacronia foram tecidas desde os primeiros tempos do nosso método etnográfico há agora 100 anos. Começo por comentar a conhecida simultaneidade do nascimento da etnografia britânica (Malinowski 1922; Radcliffe-Brown 1922) e o sentido de crise europeia expressa nesses anos não só por filósofos, teólogos e pensadores, mas também por poetas e artistas, e mais paradoxalmente por T. S. Eliot no seu longo poema The Waste Land (Eliot 1922). Quero também salientar que a emergência do método científico na antropologia foi acompanhada por um grande silêncio epistemológico que nos obrigou, por exemplo, a não ouvir a “voz da profecia” (Ardener 1989) que, tal como a voz da poesia, atua como um diagnóstico e rebelião contra as crises impostas, externa ou internamente, à cultura. Este silêncio dificultou aos antropólogos a perceção dos enredos entre rutura e continuidade, e entre o “princípio da copresença” histórico e o “princípio da sucessão” (Rancière 1996). A crítica de Rancière a Febvre é assim utilizada para compreender a razão pela qual a antropologia tem sido relutante em compreender a força da diferença (rebelião, profecia, inovação) nos oceanos de semelhança. Termino argumentando que, 100 anos após o nascimento da disciplina, encontramo-nos hoje numa situação semelhante à de 1922. Tal como então, vivemos na waste land, numa ruína aparentemente interminável e totalmente globalizada. Mas também agora, como em 1921, viver entre ruínas desencadeia imaginações sobre permanência, sobre passados, sobre história, sobre “cultura”, e permite que o princípio da copresença tenha precedência sobre o princípio da sucessão.<hr/>Abstract In this Jorge Dias 2021 lecture I intend to provide a genealogical and diachronic dimension to the ways in which anthropology, crisis and the notions of permanence and anachrony have been woven together from the earliest days of our ethnographic method now 100 years ago. I begin by commenting on the well-known simultaneity of the birth of British ethnography (Malinowski 1922; Radcliffe-Brown 1922) and the sense of European crisis expressed in those years not only by philosophers, theologians and social thinkers, but also by poets and artists, and most paradoxically by T. S. Eliot in his long poem The Waste Land (Eliot 1922). I also want to point out that the emergence of the scientific method in anthropology was accompanied by a great epistemological silence that forced us to silence, amongst others, the “voice of prophecy” (Ardener 1989) which, like the voice of poetry, acts as a diagnosis and rebellion against the crises imposed, externally or internally, on culture. This silence has made it difficult for anthropologists to perceive the entanglements between rupture and continuity, and between the historical “principle of copresence” and the “principle of succession” (Rancière 1996). Rancière’s critique of Febvre is thus used to understand why anthropology has been reluctant to grasp the force of difference (rebellion, prophecy, innovation) in oceans of similarity. I conclude by arguing that 100 years after the birth of the discipline, we find ourselves today in a situation similar to that of 1922. Much like then, we live today in a waste land, in a seemingly endless and globalised ruin. But also now, as in 1921, living among ruins triggers imaginations about permanence, about pasts, about history, about “culture” and allows the principle of copresence to take precedence over the principle of succession. <![CDATA[Maria Emanuel Albergaria, Margarida Medeiros e João Leal, <em>Laudalino da Ponte Pacheco, 1963-1975,.</em> Ponta Delgada, Araucária, 2021, 183 pp., ISBN: 978-989-54914-1-4]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612022000300873&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Nesta palestra Jorge Dias 2021 pretendo fornecer uma dimensão genealógica e diacrónica às formas como a antropologia, a crise e as noções de permanência e anacronia foram tecidas desde os primeiros tempos do nosso método etnográfico há agora 100 anos. Começo por comentar a conhecida simultaneidade do nascimento da etnografia britânica (Malinowski 1922; Radcliffe-Brown 1922) e o sentido de crise europeia expressa nesses anos não só por filósofos, teólogos e pensadores, mas também por poetas e artistas, e mais paradoxalmente por T. S. Eliot no seu longo poema The Waste Land (Eliot 1922). Quero também salientar que a emergência do método científico na antropologia foi acompanhada por um grande silêncio epistemológico que nos obrigou, por exemplo, a não ouvir a “voz da profecia” (Ardener 1989) que, tal como a voz da poesia, atua como um diagnóstico e rebelião contra as crises impostas, externa ou internamente, à cultura. Este silêncio dificultou aos antropólogos a perceção dos enredos entre rutura e continuidade, e entre o “princípio da copresença” histórico e o “princípio da sucessão” (Rancière 1996). A crítica de Rancière a Febvre é assim utilizada para compreender a razão pela qual a antropologia tem sido relutante em compreender a força da diferença (rebelião, profecia, inovação) nos oceanos de semelhança. Termino argumentando que, 100 anos após o nascimento da disciplina, encontramo-nos hoje numa situação semelhante à de 1922. Tal como então, vivemos na waste land, numa ruína aparentemente interminável e totalmente globalizada. Mas também agora, como em 1921, viver entre ruínas desencadeia imaginações sobre permanência, sobre passados, sobre história, sobre “cultura”, e permite que o princípio da copresença tenha precedência sobre o princípio da sucessão.<hr/>Abstract In this Jorge Dias 2021 lecture I intend to provide a genealogical and diachronic dimension to the ways in which anthropology, crisis and the notions of permanence and anachrony have been woven together from the earliest days of our ethnographic method now 100 years ago. I begin by commenting on the well-known simultaneity of the birth of British ethnography (Malinowski 1922; Radcliffe-Brown 1922) and the sense of European crisis expressed in those years not only by philosophers, theologians and social thinkers, but also by poets and artists, and most paradoxically by T. S. Eliot in his long poem The Waste Land (Eliot 1922). I also want to point out that the emergence of the scientific method in anthropology was accompanied by a great epistemological silence that forced us to silence, amongst others, the “voice of prophecy” (Ardener 1989) which, like the voice of poetry, acts as a diagnosis and rebellion against the crises imposed, externally or internally, on culture. This silence has made it difficult for anthropologists to perceive the entanglements between rupture and continuity, and between the historical “principle of copresence” and the “principle of succession” (Rancière 1996). Rancière’s critique of Febvre is thus used to understand why anthropology has been reluctant to grasp the force of difference (rebellion, prophecy, innovation) in oceans of similarity. I conclude by arguing that 100 years after the birth of the discipline, we find ourselves today in a situation similar to that of 1922. Much like then, we live today in a waste land, in a seemingly endless and globalised ruin. But also now, as in 1921, living among ruins triggers imaginations about permanence, about pasts, about history, about “culture” and allows the principle of copresence to take precedence over the principle of succession.