Scielo RSS <![CDATA[Etnográfica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0873-656120230001&lang=pt vol. 27 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Etnonímia Laklãnõ: além de leituras éticas]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612023000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The proposal seeks to synthesize the ethnonymy present in the bibliographic production that mentions or that has been produced on the indigenous population presently known as Laklãnõ. The main time frame begins at the start of the 19th century, and may mention some previous works, and it is concluded with the most recent publications. The survey is not complete and seeks to encourage the exhaustion of the bibliography in order to allow a better understanding of the ethnonimological evolution that was promoted against this population in the last two centuries. The material revisits the justifications and allegories that were made on some ethnonyms trying to map the continuities, discontinuities, coherences and incoherences present in these discourses.<hr/>Resumo A proposta procura sintetizar a etnonímia presente na produção bibliográfica que menciona ou que foi produzida sobre a população indígena que na atualidade é conhecida como Laklãnõ. O recorte temporal principal começa no início do século XIX, podendo mencionar alguns trabalhos prévios, e é concluído com as publicações mais recentes. O levantamento não está concluído e busca incentivar a exaustão da bibliografia visando permitir melhor compreensão da evolução etnonímica que foi promovida sobre esta população nos últimos dois séculos. O material revisita as justificativas e alegorias que foram construídas sobre alguns etnónimos procurando mapear as continuidades, descontinuidades, coerências e incoerências presentes nestes discursos. <![CDATA[Jogar, lutar, torcer: olhares etnográficos sobre futebol e rituais ameríndios]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612023000100027&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo é um esforço de síntese para apresentar uma subárea dos estudos sobre esportes nas ciências sociais no Brasil, denominada de Antropologia das Práticas Esportivas. Trata-se de descritor acadêmico que visa articular os usos de algumas noções que definem o vasto campo de experiências lúdicas com a produção contextual de dados empíricos. Modelos sociológicos de amplo espectro, que operam noções como jogo e esporte, são colocados à prova das experimentações etnográficas. Objetiva-se alcançar paisagens mais descontínuas por intermédio da relação entre duas faculdades sensíveis, jogar e olhar, constitutivas de um modelo denominado de modelo das relações. O exame da dialética entre olhar e jogar permite que fenômenos esportivizados distintos, desde a ubíqua prática do futebol a uma determinada luta corporal xinguana, ambas analisadas do ponto de vista da categoria torcer, mantenham as possibilidades analíticas comparativas na diferença.<hr/>Abstract The article is a synthesis effort to present a sub-area of sports studies in social sciences in Brazil, called Anthropology of Sportives Practices. It is an expression that articulates the uses of some notions that define the vast field of playful experiences with the contextual production of empirical data. Broad spectrum sociological models that operate notions such as games and sports are put to the test of experiments and extensions of ethnographic models. In this case, the objective is to achieve more discontinuous landscapes in which the meanings of what we define by “to play” and “to watch” - sensitives faculties that orders expressive corporealities - assume a more universal symbolic nexus than properly historical phenomena, such as games, hobbies and sports. The examination of the dialectic between watch and play allows different sportive practices, such as football and a specific Xingu wrestling, analyzed from the point of view of the category “cheers” (fans), to maintain their comparative properties in the difference. <![CDATA[Onde estão as meninas? Questões para pesquisas sobre culturas juvenis hegemonicamente masculinas]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612023000100051&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A partir da questão sobre a ausência das meninas em pesquisas que se voltam para culturas juvenis hegemonicamente dominadas por rapazes, o artigo discute as possibilidades de articulação entre os campos de estudos de gênero e juventude. Para tal, além de retomar pesquisas empíricas do próprio autor, realiza-se uma meta-análise de revisão narrativa da literatura acadêmica no campo de estudos da juventude, principalmente de etnografias, que, de alguma forma, trabalharam em intersecção com questões de gênero. O objetivo é, com base na análise de estudos de culturas juvenis hegemonicamente masculinas, indagar as implicações, para a pesquisa e seus resultados finais, das especificidades do encontro entre as representações de sexo e gênero de quem pesquisa e de quem protagoniza as culturas juvenis estudadas.<hr/>Abstract From the question about the absence of girls in research that turns to juvenile cultures hegemonically dominated by boys, the article discusses the possibilities of articulation between the fields of gender and youth studies. To this end, in addition to resuming empirical research by the author himself, a meta-analysis of narrative review of academic literature in the field of youth studies is performed, especially ethnography, which, in some way, worked intersecting with gender issues. The objective is, based on the analysis of studies of hegemonically male youth cultures, to investigate the implications, for the research and its final results, of the specificities of the encounter between the representations of sex and gender of those who research and who lead the studied juvenile cultures. <![CDATA[Validity and legitimacy of traditional American medicines: the case of the Barefoot Doctors of Chinique, Guatemala]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612023000100073&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El objetivo de este artículo es identificar las formas de legitimación que emplean las medicinas tradicionales para defender su persistencia y desarrollo. La investigación se centra en el caso de la Asociación Médicos Descalzos (MeDes) de Chinique, Guatemala, una organización autogestiva de medicina maya k’iche’. Se realizó un trabajo de campo de cinco semanas de duración, utilizando principalmente el método etnográfico y el análisis de documentos históricos y contemporáneos. La contribución del artículo es la tipificación del proceso de sistematización y validación de conocimientos de medicina maya k’iche’ realizados por MeDes e ilustrados en la descripción de la labor de las comadronas.<hr/>Abstract The aim of this article is to identify the forms of legitimation used by traditional medicines to defend their persistence and development. Research focuses on the case of the Medicos Descalzos (MeDes) of Chinique (Guatemala) Association, a self-managed organization of Mayan K’iche’ medicine. A field work of five weeks duration was carried out, mainly using the ethnographic method and the analysis of historical and contemporary documents. The contribution of the article is the typification of the process of systematization and validation of knowledge of Mayan K’iche’ medicine carried out by MeDes, illustrated in the description of the work of midwives. <![CDATA[Sobre idiomas, socialidades em rede e HIV/aids: divulgação científica, subjetividades e o aprimoramento da vida em um blogue brasileiro]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612023000100096&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A partir de dados produzidos por meio de etnografia digital, analisamos como a interação em um blogue brasileiro permitia a produção de subjetividades e de agenciamentos mediados pelas práticas científicas biomédicas dirigidas ao HIV/aids. As narrativas sinalizaram a divulgação científica, o compartilhamento de informações e de experiências como elementos nos processos de normalização e aprimoramento da vida com o HIV/aids. Além disso, o estudo desvelou o acesso e o compartilhamento de informações biomédicas e científicas como facilitadores na produção e no desenvolvimento de pacientes especialistas e a farmaceuticalização da vida como uma consequência da experiência de viver com o HIV/aids.<hr/>Abstract Based on data produced through digital ethnography, we analyze how the interaction in a Brazilian blog allowed the production of subjectivities and agency services mediated by biomedical scientific practices directed to HIV/AIDS. The narratives highlighted scientific dissemination, sharing of information and experiences as elements in the processes of normalization and enhancement of life with HIV/AIDS. In addition, the study unveiled the access and sharing of biomedical and scientific information on the blog as a facilitator in the production and development of expert patients and the pharmaceuticalization of life as a consequence of the experience of living with HIV/AIDS. <![CDATA[Reunidos na universidade: projetos nacionais, alteridade e as mediações da antropologia]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612023000100117&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O encontro de docentes com a diversidade cultural dos estudantes passou a ser uma experiência comum nas salas de aula a partir das políticas de democratização do acesso às universidades no Brasil nas primeiras décadas do século XXI. Este artigo apresenta “pontos de contato” com essa diversidade no contexto de uma instituição criada sob as orientações da cooperação internacional acadêmica Sul-Sul. Por meio da descrição de situações vividas em atividades docentes, procura-se uma reflexão sobre os processos de construção identitária promovidos por agenciamentos associados à formação de fronteiras étnicas e nacionais. A antropologia emerge como mediadora desse encontro no registro da vivência que articula teoria às situações pós-coloniais encontradas nas relações de ensino ao encontrar espaços-problema interdisciplinares, valores comuns no contexto de estruturas administrativas, bem como uma aproximação sensível com a história partilhada pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).<hr/>Abstract The encounter of professors with cultural diversity has become a common experience in higher education institutions based on the policies of democratization of access to universities in Brazil in the first decades of the 21stcentury. This article presents “points of contact” with diversity in the context of an institution created under the guidelines of international South-South academic cooperation. Through the description of situations experienced in teaching activities, a reflection is sought on the processes of identity construction promoted by agencies associated with the formation of ethnic and national boundaries. Anthropology emerges as a mediator to this encounter in the record of the experience that articulates theory to the post-colonial situations found in teaching relationships, locating interdisciplinary problem-spaces, common values in the context of the administrative structures and a sensitive approach to the history shared by the Community of Portuguese Speaking Countries (CPLP). <![CDATA[A vida social da estátua de Michael Jackson na favela Santa Marta, Rio de Janeiro: uma perspectiva móvel sobre regimes de valor]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612023000100137&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste artigo é apresentar uma “biografia cultural” da estátua de Michael Jackson na favela Santa Marta, na cidade do Rio de Janeiro. Examinando o recorte temporal de 2010 a 2018, é dado enfoque a dinâmicas de produção do espaço urbano considerando a mercantilização turística e a violência urbana. As análises expostas são provenientes de uma pesquisa etnográfica realizada mediante interlocuções com uma rede de moradores, empreendedores, guias de turismo e lideranças locais da favela. Debatendo sobre as conexões entre (i)mobilidades de imagens, significados, objetos e corpos conduzidos pelo programa das unidades de polícia pacificadora (UPP), argumenta-se que a “vida social” da estátua na favela pode ser determinada pelos “regimes de valor” em torno de seus usos, disputas e significados no tempo e no espaço.<hr/>Abstract The objective of this article is to present a “cultural biography” of the Michael Jackson statue in the Santa Marta favela, in the city of Rio de Janeiro. Examining the time frame between 2010 and 2018, the dynamics of urban space production are focused considering the touristic commodification and urban violence. The exposed analysis come from an ethnographic research carried out under interlocutions with a network of dwellers, entrepreneurs, tour guides and local leaders of the favela. Debating the connections among the (im)mobility of images, meanings, objects and bodies conducted by the pacifying police units (PPU) program, I argue that the “social life” of the statue in the favela can be determined by the “regimes of value” around its uses, disputes and meanings over time and space. <![CDATA[Espaços alternativos em Lisboa e a resistência à gentrificação]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612023000100163&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Entre o início da crise financeira (2007-08) e a crise pandémica (2020-), Lisboa estava no auge como destino turístico europeu da moda. Nesse período, numa singular concentração na capital portuguesa, associações e outros coletivos proliferaram como espaços alternativos, imbricando ação política e cultural. Neste dossiê, através de uma metodologia qualitativa de pendor etnográfico, mostramos que estes espaços configuram um modelo de desenvolvimento urbano próprio. Se, desde os anos 1970, os espaços alternativos têm desempenhado um papel de resistência à gentrificação em vários países ocidentais, o caso de Lisboa sobressai pelo contraste com um contexto nacional de fraca participação cívica.<hr/>Abstract Between the start of the financial crisis (2007-08) and the pandemic crisis (2020-), Lisbon was at its peak as a fashionable European tourist destination. During this period, in a singular concentra-tion in the Portuguese capital, associations and other collectives proliferated as alternative spaces, overlapping political and cultural action. In this dossier, through a qualitative methodology of eth-nographic nature, we show that these spaces form a model of urban development of their own. If, since the 1970s, alternative spaces have played a role in resisting gentrification in several western countries, the case of Lisbon stands out for its contrast with a national context of weak civic partic-ipation. <![CDATA[Arte e cultura, hegemonia e resistência: uma leitura comparada de diferentes territórios de Lisboa]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612023000100169&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo, colocamos em destaque a importância da arte e da cultura enquanto elementos de transformação da cidade contemporânea. Adotando uma perspetiva urbana crítica, desenvolvemos trabalho de campo etnográfico entre 2018 e 2019, tendo como ponto de partida as ambivalências da arte e da cultura na transformação dos territórios. Olhamos para três territórios de Lisboa onde a relação entre a cidade e as artes se destaca: o Intendente, enquanto caso de referência de políticas públicas que transformaram um espaço decadente num espaço da moda; Marvila, enquanto antigo espaço industrial que tem passado por importantes mudanças; e a Colina de Santana, enquanto espaço projetado para o futuro, onde o património edificado, estruturas e eventos culturais e artísticos alavancam o processo de transformação. As evidências sugerem que Lisboa tem replicado o modelo urbano neoliberal predominante. Para além disso, a dinâmica social de resistência, apesar de ténue e, muitas vezes, impotente para alterar as dinâmicas hegemónicas, é uma importante força nos territórios. Os três casos apresentados permitem compreender o sentido da mudança socioterritorial, ficando clara a importância da presença de património edificado classificado, estruturas e eventos artísticos e culturais na valorização dos espaços, fomentando a sua mercantilização e contribuindo para a competitividade urbana.<hr/>Abstract In this article, we highlight the importance of art and culture as elements of transformation in the contemporary city. Adopting a critical urban perspective, we developed ethnographic fieldwork between 2018 and 2019, taking as a starting point the ambivalences of art and culture in the transformation of territories. We look at three territories in Lisbon where the relationship between the city and the arts stands out: the Intendente, as a reference case of public policies that transformed a decadent space into a fashionable one; Marvila, as an old industrial space that has undergone important changes; and the hill of Santana, as a space designed for the future, where built heritage, structures and cultural and artistic events leverage the transformation process. Evidence suggests that Lisbon has replicated the prevailing neoliberal urban model. Furthermore, the social dynamics of resistance, although tenuous and often impotent to change hegemonic dynamics, is an important force in the territories. The three cases presented allow us to understand the direction of socio-territorial change, highlighting the importance of the presence of classified built heritage, structures and artistic and cultural events in valuing spaces, promoting their commodification and contributing to urban competitiveness. <![CDATA[Associações e democracia cultural: proposta de dois ideais-tipo]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612023000100193&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Entre a crise financeira de 2007-2008 e a crise pandémica da Covid-19, o bairro dos Anjos, em Lisboa, ofereceu uma particular concentração de espaços públicos que promoviam concertos, exposições, aulas de dança, bares, etc. Muitos destes espaços não têm fins lucrativos e promovem a democracia cultural combatendo assim a gentrificação. A partir de visitas ao bairro, análise documental e entrevistas com dirigentes, voluntários e outros atores chave, identificam-se dois ideais-tipo das missões destes espaços: o cultural-entretenimento e o cultural-ativista. Concluímos salientando que ambos nos permitem doravante monitorizar a influência da participação destes espaços na reconfiguração urbana.<hr/>Abstract Between the financial crisis of 2007-2008 and the pandemic crisis of Covid-19, the Anjos neighborhood in Lisbon presented a particular concentration of public spaces offering concerts, exhibitions, dance classes, bars, etc. Many of these spaces are non-profit and promote cultural democracy thus fighting gentrification. From visits to the neighborhood, document analysis and interviews with board members, volunteers and other key actors, we identify two ideal-types of these spaces’ missions: the cultural-entertainment and the cultural-activist. We conclude by pointing out that both allow us henceforth to monitor the influence of the participation of these spaces in urban reconfiguration. <![CDATA[Construindo resistência: etnografia de um centro social autogerido em Lisboa]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612023000100211&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O Covil é um centro social autogerido em Lisboa. Anarquista, ligado à cena punk e localizado numa zona da cidade que abriga dinâmicas sociais próprias de resistência coletiva, contrasta com a cidade hegemónica da gentrificação. Polo de resistência, é vivido como um espaço de desenvolvimento e emancipação coletiva e pessoal. Através de pesquisa etnográfica, este artigo analisa o Covil, permitindo compreender e problematizar como nele se entrecruzam anarquismo, punk e gentrificação.<hr/>Abstract Covil is a self-managed social centre in Lisbon. Anarchist, connected to the punk scene and located in an area of the city that houses specific dynamics of collective resistance, it contrasts with the hegemonic city of gentrification. An epicentre of resistance, it is experienced as a space of collective and personal development and emancipation. Through ethnographic research, this article analyses Covil, enabling us to understand and problematize how anarchism, punk and gentrification intersect in it. <![CDATA[Comuns urbanos em Lisboa: formas de trabalho não mercantilizado em espaços alternativos]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612023000100233&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Retomando os princípios de que o trabalho não é inerentemente uma mercadoria e que os recursos comuns são também consequência de uma prática política, este artigo analisa quatro espaços comunitários na cidade de Lisboa com o objetivo de compreender os comuns no contexto urbano. Com base em entrevistas semiestruturadas a participantes e ativistas desses projetos e, complementarmente, observação participante, analisamos as motivações dos mesmos e as condições em que realizam o seu trabalho. Destacam-se dos resultados a centralidade assumida pela ideia de comunidade e a realização individual e social dos participantes nos espaços estudados.<hr/>Abstract Returning to the principles that work is not inherently a commodity and that common resources are also the consequence of political practice, this article analyzes four communitarian spaces in the city of Lisbon with the aim of understanding the commons in an urban context. Based on semi-structured interviews with participants and activists of these projects and, complimentarily, participant observation, we analyzed their motivations and the conditions in which they carried out their work. The results highlight the centrality of the idea of community and the individual and social fulfilment of the participants in the spaces studied. <![CDATA[Cinquenta anos depois de <em>A Portugueses Rural Society</em>: José Cutileiro e a antropologia]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612023000100255&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Retomando os princípios de que o trabalho não é inerentemente uma mercadoria e que os recursos comuns são também consequência de uma prática política, este artigo analisa quatro espaços comunitários na cidade de Lisboa com o objetivo de compreender os comuns no contexto urbano. Com base em entrevistas semiestruturadas a participantes e ativistas desses projetos e, complementarmente, observação participante, analisamos as motivações dos mesmos e as condições em que realizam o seu trabalho. Destacam-se dos resultados a centralidade assumida pela ideia de comunidade e a realização individual e social dos participantes nos espaços estudados.<hr/>Abstract Returning to the principles that work is not inherently a commodity and that common resources are also the consequence of political practice, this article analyzes four communitarian spaces in the city of Lisbon with the aim of understanding the commons in an urban context. Based on semi-structured interviews with participants and activists of these projects and, complimentarily, participant observation, we analyzed their motivations and the conditions in which they carried out their work. The results highlight the centrality of the idea of community and the individual and social fulfilment of the participants in the spaces studied. <![CDATA[Cartas de Oxford: a correspondência entre José Cutileiro e Jorge Dias]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612023000100273&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Retomando os princípios de que o trabalho não é inerentemente uma mercadoria e que os recursos comuns são também consequência de uma prática política, este artigo analisa quatro espaços comunitários na cidade de Lisboa com o objetivo de compreender os comuns no contexto urbano. Com base em entrevistas semiestruturadas a participantes e ativistas desses projetos e, complementarmente, observação participante, analisamos as motivações dos mesmos e as condições em que realizam o seu trabalho. Destacam-se dos resultados a centralidade assumida pela ideia de comunidade e a realização individual e social dos participantes nos espaços estudados.<hr/>Abstract Returning to the principles that work is not inherently a commodity and that common resources are also the consequence of political practice, this article analyzes four communitarian spaces in the city of Lisbon with the aim of understanding the commons in an urban context. Based on semi-structured interviews with participants and activists of these projects and, complimentarily, participant observation, we analyzed their motivations and the conditions in which they carried out their work. The results highlight the centrality of the idea of community and the individual and social fulfilment of the participants in the spaces studied.