Scielo RSS <![CDATA[Etnográfica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0873-656120230002&lang=en vol. 27 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Religions and religious freedom in Portuguese prison: notes from the ethnographic fieldwork]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612023000200297&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract Based on the ethnographic research in a Portuguese women’s prison, this article offers a first insight into a subject scarcely discussed in Portuguese academia: the management of religion and religious freedom and diversity in prison. Through differing and intersecting views and with constant reference to the academic literature on religion in European prisons, the article highlights Catholics and Pentecostals positioning and how religion in prison designates a field in which power relations and processes of legitimation are constantly redefined and in competition. They generate dynamics of inclusion, exclusion and adaptation to the prison environment, and also innovative impulses produced by local-global fast-moving religious scenarios, settled in one of the most rigid and controversial institutions of the state.<hr/>Resumo Com base na investigação etnográfica numa prisão feminina portuguesa, este artigo oferece uma primeira abordagem sobre um tema pouco discutido no meio académico português: a gestão da religião, da liberdade e diversidade religiosas na instituição penitenciária. Através de visões diferentes e cruzadas e com uma referência constante à literatura académica sobre religião nas prisões europeias, o artigo destaca o posicionamento de católicos e pentecostais e a forma como a religião na prisão designa um campo em que as relações de poder e os processos de legitimação estão constantemente a ser redefinidos e em competição. Geram dinâmicas de inclusão, exclusão e adaptação ao ambiente prisional, mas também impulsos inovadores produzidos por cenários religiosos locais-globais em rápida mutação, implantados numa das instituições mais rígidas e controversas do Estado. <![CDATA[Family life of slaves in the Nossa Senhora do Carmo de Piracuruca parish, Piauí (1850-1888)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612023000200319&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste trabalho, são analisadas as relações familiares de homens e mulheres escravizados que viveram e trabalharam na região que abrangia a freguesia de Nossa Senhora do Carmo de Piracuruca, Piauí, entre 1850 e 1888, fossem elas legitimadas pelas normas religiosa ou consensual, assim como pelos laços de parentescos ritualísticos formados através do compadrio. Constata-se uma variedade de arranjos familiares constituídos pelos cativos da freguesia de Piracuruca, região com economia voltada para o mercado interno, seja nas pequenas, médias ou grandes propriedades. Através dos registros de casamento e batismos, foi possível visualizar diversos tipos de arranjos familiares de homens e mulheres escravizados com pessoas livres e libertas que conviviam e trabalhavam juntas. O cruzamento das informações com as listas de classificação de escravos e censos populacionais das freguesias de Piracuruca permitiu extrair dados sobre as ligações familiares estabelecidas pelos cativos, que apontam para um quadro mais complexo da estrutura familiar escrava, no qual se elaboraram diferentes estratégias de acordo com os recursos disponíveis, valores e interesses heterogêneos, mobilizando parentes consanguíneos, compadres, vizinhos e companheiros de cativeiro.<hr/>Abstract In this work, we analyze the family relationships of enslaved men and women who lived and worked in the region encompassing the parish of Nossa Senhora do Carmo de Piracuruca, Piauí, between 1850 and 1888 whether they were legitimized by religious or consensual norms, as well as by the ritualistic kinship ties formed through cronyism. We can see a variety of family arrangements formed by the captives of the parish of Piracuruca, a region with an economy focused on the domestic market, whether in small, medium or large properties. Through marriage and baptism records, it was possible to visualize several types of family arrangements of enslaved men and women with free and freed people who lived and worked together. Crossing the information with the slave classifications lists and population censuses of the parishes of Piracuruca allowed us to extract data on the family connections established by the captives, which point to a more complex picture of the slave family structure, elaborating different strategies according to available resources, values, and heterogeneous interests, mobilizing blood relatives, godfathers, neighbors and fellow captives. <![CDATA[“It opened my mind”: transitioning from childhood to adolescence]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612023000200341&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo analisa os processos de transição da infância para a adolescência. A pesquisa etnográfica foi realizada em um bairro periférico da cidade de São Paulo, Brasil, com adolescentes entre 11 e 16 anos. Os instrumentos metodológicos mobilizados foram observação, conversações etnográficas e entrevistas abertas, individuais e em grupo. O convívio com os adolescentes se deu em espaços de sociabilidade e em uma escola pública. A experiência de transição é alinhavada nos discursos e práticas que cotidianamente vão fundamentando a negociação identitária nos meandros das fronteiras simbólicas, sociais e materiais da adolescência. Apesar da tendência de despadronização do curso da vida, culturalmente, papéis e status ainda são formas socialmente reconhecidas de manifestar as passagens entre fases. O aprendizado social da idade é operacionalizado em relações de poder e nos saberes científicos arraigados no imaginário social que tanto estabelecem normas para a constituição de adolescentes quanto sustentam a reprodução de modelos tradicionais de gênero e sexualidade.<hr/>Abstract This article analyses the processes of transition from childhood to adolescence. The ethnographic research was conducted in a peripheral neighbourhood in the city of São Paulo, Brazil, with adolescents between 11 and 16 years old. The methodological instruments used were observation, ethnographic conversations and open interviews. The interaction with the teenagers took place in spaces of youth sociability and a public school. The transition experience is based on the discourses and practices that daily ground the identity negotiation within the intricacies of the symbolic, social and material boundaries of adolescence. Despite the tendency to de-standardize the course of life, culturally, roles and statuses are still socially recognized ways of manifesting passages between phases. The social learning of age is operationalized in power relations and scientific knowledge rooted in the social imaginary that both establishes norms for the constitution of adolescents, and supports the reproduction of traditional models of gender and sexuality. <![CDATA[Body to body with cows: interbody perception between farmers and cows in the north of Santiago del Estero]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612023000200365&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen El presente artículo analiza la percepción intercorporal entre humanos y bovinos criados y comercializados en calidad de mercancía. Toma como referente empírico una familia puestera del departamento Alberdi, ubicado en la provincia argentina de Santiago del Estero. El escrito contribuye a entender las características asumidas por los vínculos perceptuales, gestuales y afectivos entre humanos y animales bovinos de una red sociotécnica de crianza extensiva a monte como la puestera, orientada a la pequeña producción. Se argumenta que esta relación interespecies resulta en una forma particular de vínculo gestual o mimético, afectivo, sintiente e individuado de las alteridades bovinas, y, al mismo tiempo, asimétrico, técnico y mercantil. De esta manera, conviven en la experiencia perceptual de las vacas la dualidad de ser objetos-mercancías y seres vivientes/sintientes, dos formas de percepción que en principio podrían parecer contradictorias.<hr/>Abstract This article analyzes the inter-body perception between humans and cattle, which were raised and commercialized as commodity. It takes as an empirical reference a family of puesteros who lives in the Alberdi department, located in the Argentine province of Santiago del Estero. The text contributes to the understanding of the characteristics assumed by the perceptual, gestural and affective links between humans and bovine animals of a socio-technical network of extensive forest breeding. It is argued that this interaction between species results in a particular form of affective, sentient and individuated inter-bodily connection with bovine alterities, and, at the same time, in an asymmetric technical and commercial bond. Thus, in the experience of the cows coexist the duality of being objects-commodities and living/sentient beings, two forms of perception that at first could seem contradictory. <![CDATA[Experiências migratórias de travestis/trans sul-americanas na AMBA: vínculos com famílias e envio de remessas]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612023000200387&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo analiso os vínculos entre travestis/trans migrantes sul-americanas e as suas famílias de origem, assim que consolidaram a migração para a área metropolitana de Buenos Aires (AMBA), na Argentina, durante os anos 2017-2019. A migração dessas pessoas ocorre como consequência das hostilidades e violências que vivenciam nos seus países de origem por parte das suas famílias e outros atores da sociedade civil. Proponho responder às seguintes questões: Quais são as transformações que ocorrem nos vínculos das famílias e das travestis/trans sul-americanas à distância? Qual a importância das remessas nesses processos migratórios? Como hipótese de trabalho, estabeleço que a transformação dos vínculos entre travestis/trans sul-americanas e as suas famílias depende do envio de remessas e da distância temporal e espacial que ocorre a partir da migração. Da mesma forma, espera-se que essa transformação consista em alcançar níveis mais altos de aceitação por parte das mulheres migrantes. Utilizo uma abordagem qualitativa através da aplicação do método etnográfico e da grounded theory que permitiu atingir a saturação teórica. A evidência empírica é baseada em 44 entrevistas individuais e semiestruturadas e observações participantes realizadas no contexto da vida noturna e em organizações políticas ligadas ao ativismo feminista.<hr/>Resumen En este artículo analizo los vínculos entre las migrantes travestis/trans sudamericanas y sus familias de origen una vez que estas han consolidado la migración en el área metropolitana de Bueno Aires (AMBA), Argentina, durante los años 2017-2019. La migración de estas personas se produce como consecuencia de las hostilidades y violencias que experimentan en sus países de origen de parte de sus familias y otros actores de la sociedad civil. Planteo responder los siguientes interrogantes: ¿Cuáles son las transformaciones que se producen en los vínculos de las familias y las travestis/trans sudamericanas a la distancia? ¿Cuál es la importancia de las remesas en estos procesos migratorios? Como hipótesis de trabajo establezco que la transformación de los vínculos entre las travestis/trans sudamericanas y sus familias depende del envío de remesas y la distancia temporal y espacial que se produce a partir de la migración. Asimismo, se espera que esta transformación consista en alcanzar mayores niveles de aceptación por parte de las migrantes. Empleo un enfoque cualitativo mediante la aplicación del método etnográfico y la teoría fundamentada que permitió alcanzar la saturación teórica. La evidencia empírica se basa en 44 entrevistas individuales y semi-estructuradas y observaciones participantes realizadas en el contexto de la sociabilidad nocturna y en organizaciones políticas ligadas al activismo feminista. <![CDATA[Nhemongarai: ritual, gender and other fits among the Guarani]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612023000200407&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo é a tentativa de fazer aparecer aspectos do Nhemongarai, ritual de nominação e de consagração de alimentos dos Guarani-Mbya. O Nhemongarai é encontro, cruzamento, composição; modos em que o movimento se manifesta, fazendo brotar perante o nosso olhar pessoas e relações. É também uma celebração coletiva da vida que tem como finalidade favorecer fluxos específicos entre deuses e humanos, entre territórios e entre parentes. Tal definição nos permite vincular a descrição do Nhemongarai às elaborações sobre ritual e performance na Antropologia e oferecer breves reflexões sobre os modos em que ações e relações aparecem enquanto performance etnográfica, mobilizando a imagem da efetivação de encaixes singulares entre corpos e categorias a partir da elaboração de bordas. Nos permite, também, aproximar o nosso entendimento e a nossa sensibilidade ao mbaraete dos Mbya - força, potência,vigor vivificante.<hr/>Abstract This article is an attempt to bring out some aspects of Nhemongarai, the children naming and food consecration ritual of the Guarani peoples. Nhemongarai is encounter, crossing, articulation, composition, interference, interlacing, plot; ways in which movement manifests itself, making people and relationships spring up before our eyes. It is also a collective celebration of life that aims to promote specific flows between gods and humans, between territories and between relatives. This definition allows us to link the description of the Nhemongarai to the elaborations on ritual and performance in Anthropology and to offer some brief reflections on the ways in which actions and relationships appear ethnographically, mobilizing the image of the effectuation of singular fittings between bodies and categories from the elaboration of edges. It also allows us to bring our understanding and sensitivity closer to the Mbya’s mbaraete - strength, potency, life-giving vigor. <![CDATA[Walk-spin is to resist: ethnogeneric subjectivities and struggles of Misak indigenous community (Colombia) against violent land dispossession and epistemicide]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612023000200429&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen Las mujeres indígenas misak están sometidas a diversas formas de violencia: desde los actores armados que las amenazan (violaciones, asesinatos) hasta el feminismo occidental que rechaza sus formas de expresión, por considerarlas feminizantes. Narro etnográficamente sus luchas por recuperar la centralidad como actoras políticas mediante la construcción de su condición etnogenérica en la interseccionalidad mujer-indígena, por medio de la ecología del tejido. El hilo traduce sus sensibilidades y experiencias en actos de resistencia que producen territorialidades subjetivas femeninas. Concluyo que, paradójicamente, el silencio y menosprecio que siempre han envuelto sus prácticas son el acicate para oponerse a las formas hegemónicas de conocimiento.<hr/>Abstract Indigenous Misak women are subjected to various forms of violence: from the paramilitaries threaten them (rapes, murders) to the Creole feminism that rejects their forms of expression, considering them feminizing. I ethnographically narrate their struggles to regain their centrality as political actors through the construction of their ethnogeneric condition in the woman-indigenous intersectionality, through the ecology of the fabric. The thread translates their sensibilities and experiences into acts of resistance that produce subjective feminine territorialities. I conclude that, paradoxically, the silence and contempt that have always enveloped their practices are the spur to oppose the hegemonic forms of knowledge. <![CDATA[Expanding spatiotemporal connections: reflections on recent transformations in a Kalapalo village]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612023000200447&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract This paper examines some of the implications of a process of rapprochement of the Kalapalo in relation to the “world of white people”. The focus is mainly on the opening of a road connecting the village Aiha to a nearby city, and the creation of an internet connection point in the same village. Both processes are directly related to the expansion of money flow in the village and have been producing significant changes in the daily life of the village since mid-2018. The argument is that these elements - money, the road and the internet - establish new spatiotemporal connections, bringing together territories and people previously unconnected. This creates an expanded notion of territory, which now includes new spaces and relations and expands far beyond the boundaries of the Xingu Indigenous Territory (TIX).<hr/>Resumo Pretendo, neste texto, discutir algumas das implicações de um processo de aproximação dos Kalapalo em relação ao “mundo dos brancos”. Meu foco está principalmente na abertura de uma estrada ligando a aldeia Aiha a um município vizinho, e na criação de um ponto de conexão com a internet, na mesma aldeia. Ambos os processos estão diretamente relacionados à ampliação do fluxo de dinheiro na aldeia e vêm produzindo significativas transformações no cotidiano da aldeia, desde meados de 2018. Meu argumento é de que esses elementos - o dinheiro, a estrada e a internet - estabelecem novas conexões espaço-temporais, aproximando territórios e pessoas antes desconectados. Com isso, cria-se uma noção ampliada de território, que passa a incluir novos espaços e relações e que se expande para muito além das fronteiras do Território Indígena do Xingu (TIX). <![CDATA[Material ethnography: from the observation of techniques to the technique of observation]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612023000200473&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen Nuestro artículo desarrolla una concepción materialista de la etnografía, asimilando las operaciones de investigación a las actividades técnicas estudiadas por la antropología en las sociedades pre-maquinistas. El razonamiento abreva en la tradición francesa iniciada por Mauss y continuada por sus discípulos Leroi-Gourhan y Haudricourt. El argumento se balancea entre los textos metodológicos de etnografía y el estudio sustantivo sobre las técnicas llevado a cabo por la antropología. El énfasis en las dimensiones físicas de los objetos técnicos conecta la antropología de la técnica con enfoques actuales, tales como la perspectiva del habitar de Ingold y la etnografía multi-especie, descentrados del sujeto y sus representaciones. Nuestro trabajo inserta en esta trama la comprensión de la etnografía, alejándola de las disquisiciones metodológicas y evitando al mismo tiempo considerarla un arte dependiente de capacidades no formulables.<hr/>Abstract Our article develops a materialistic conception of ethnography, equating research operations and technical activities studied by anthropology in pre-machinist societies. The reasoning draws on the French tradition started by Mauss and continued by his disciples Leroi-Gourhan and Haudricourt. The argument oscillates between the methodological texts of ethnography and the substantive study of the techniques carried out by anthropology. The emphasis on the physical dimensions of technical objects connects the anthropology of technique with current approaches, such as Ingold’s perspective of inhabiting and multispecies ethnography, not focused on the subject and its representations. Our work inserts into this plot the understanding of ethnography, distancing it from methodological disquisitions and avoiding at the same time considering it an art dependent on non-formulable capacities. <![CDATA[<em>Abreise aus Berlin</em>: os últimos meses de Jorge Dias na Alemanha (1943-1944)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612023000200495&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen Nuestro artículo desarrolla una concepción materialista de la etnografía, asimilando las operaciones de investigación a las actividades técnicas estudiadas por la antropología en las sociedades pre-maquinistas. El razonamiento abreva en la tradición francesa iniciada por Mauss y continuada por sus discípulos Leroi-Gourhan y Haudricourt. El argumento se balancea entre los textos metodológicos de etnografía y el estudio sustantivo sobre las técnicas llevado a cabo por la antropología. El énfasis en las dimensiones físicas de los objetos técnicos conecta la antropología de la técnica con enfoques actuales, tales como la perspectiva del habitar de Ingold y la etnografía multi-especie, descentrados del sujeto y sus representaciones. Nuestro trabajo inserta en esta trama la comprensión de la etnografía, alejándola de las disquisiciones metodológicas y evitando al mismo tiempo considerarla un arte dependiente de capacidades no formulables.<hr/>Abstract Our article develops a materialistic conception of ethnography, equating research operations and technical activities studied by anthropology in pre-machinist societies. The reasoning draws on the French tradition started by Mauss and continued by his disciples Leroi-Gourhan and Haudricourt. The argument oscillates between the methodological texts of ethnography and the substantive study of the techniques carried out by anthropology. The emphasis on the physical dimensions of technical objects connects the anthropology of technique with current approaches, such as Ingold’s perspective of inhabiting and multispecies ethnography, not focused on the subject and its representations. Our work inserts into this plot the understanding of ethnography, distancing it from methodological disquisitions and avoiding at the same time considering it an art dependent on non-formulable capacities. <![CDATA[Psychic illness in graduation and social markers of difference at the Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612023000200529&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo debruça-se sobre um fenômeno no meio universitário: o sofrimento mental de seus alunos. Com pesquisa empírica junto aos alunos de graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) entre 2020 e 2021, visa entender em que medida há uma interação específica entre saúde mental e a experiência de discriminação associada aos marcadores sociais da diferença (raça, classe, gênero, sexualidade, dentre outros) através da convivência e das narrativas destes alunos. Deseja-se apreender o caráter relacional desses sofrimentos que ocorrem no ambiente universitário e as formas complexas como tais marcadores se entrelaçam nessas narrativas. Parte-se do entendimento de que tal fenômeno não se estabelece de forma homogênea entre os alunos, mas as junções de determinados marcadores apontam uma maior suscetibilidade de sofrimento psíquico devido a condições precárias específicas de determinados grupos sociais em contraposição a outros no contexto universitário, e da precariedade nas estruturas de inclusão e permanência na universidade.<hr/>Abstract This article focuses on a certain phenomenon in the university environment: the mental suffering of its students. With empirical research with undergraduate students at the Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) between 2020 and 2021, the article aims to understand to what extent there is a specific interaction between mental health and the experience of discrimination associated with social markers of difference (race, class, gender, sexuality, among others) through the coexistence and narratives of these students. The aim is to apprehend the relational character of these sufferings that occur in the university environment and the complex ways in which such markers are intertwined in these narratives. It is based on the understanding that this phenomenon is not homogeneously established among students, but the combination of certain markers point to a greater susceptibility to psychic suffering, derived from specific precarious conditions of certain social groups as opposed to others in the university context and of the precariousness in the structures of inclusion and permanence in the university. <![CDATA[Police killings in the State of Rio de Janeiro: the dilemma of being a victim or a hero]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612023000200553&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente trabalho tem como finalidade mostrar como a morte de policiais no estado do Rio de Janeiro é mobilizada politicamente por diferentes setores. De acordo com as situações contextuais em que os agentes estão envolvidos, podem ser classificados dentro da categoria herói ou da categoria vítima. A pesquisa se desenvolveu a partir do trabalho de campo na assembleia legislativa do Rio de Janeiro, com ênfase nos discursos de políticos de diferentes partidos e ideologias em audiências públicas, e posteriormente na análise de casos de violência contra o policial que geravam mobilizações e repercussões nas redes sociais de políticos, instituições de segurança pública e simpatizantes das organizações policiais. Dessa maneira é demonstrado que os problemas encontrados na corporação e nas políticas de segurança pública do estado afetam não só a população como também os agentes e as divergências políticas dos partidos quanto à sua resolução. Analiso os diferentes posicionamentos e justificativas mobilizados, tentando corroborar com os referenciais teóricos, uma forma de fazer política a partir da publicitação do sofrimento.<hr/>Abstract This paper aims to show how police killings in the State of Rio de Janeiro are politically mobilized by different sectors. According to the contextual situations in which the agents are involved, they can be classified as either heroes or victims. The research was developed from the analysis of cases of violence against policemen that generated mobilizations and repercussions in the social networks of politicians, public security institutions, and sympathizers of police organizations. This way it is shown the problems found in the corporation and in the public security policies of the state that affect not only the population but also the agents and the political divergences of the parties as to their resolution. I analyze the different positions and justifications mobilized, trying to corroborate with the theoretical references, a way of doing politics from the publicizing of suffering. <![CDATA[Cristina Rocha, <em>João de Deus: The Globalization of Brazilian Faith Healing</em>, Oxford University Press, 2018, 288 pp., ISBN: 978-019-046-670-1]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612023000200571&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente trabalho tem como finalidade mostrar como a morte de policiais no estado do Rio de Janeiro é mobilizada politicamente por diferentes setores. De acordo com as situações contextuais em que os agentes estão envolvidos, podem ser classificados dentro da categoria herói ou da categoria vítima. A pesquisa se desenvolveu a partir do trabalho de campo na assembleia legislativa do Rio de Janeiro, com ênfase nos discursos de políticos de diferentes partidos e ideologias em audiências públicas, e posteriormente na análise de casos de violência contra o policial que geravam mobilizações e repercussões nas redes sociais de políticos, instituições de segurança pública e simpatizantes das organizações policiais. Dessa maneira é demonstrado que os problemas encontrados na corporação e nas políticas de segurança pública do estado afetam não só a população como também os agentes e as divergências políticas dos partidos quanto à sua resolução. Analiso os diferentes posicionamentos e justificativas mobilizados, tentando corroborar com os referenciais teóricos, uma forma de fazer política a partir da publicitação do sofrimento.<hr/>Abstract This paper aims to show how police killings in the State of Rio de Janeiro are politically mobilized by different sectors. According to the contextual situations in which the agents are involved, they can be classified as either heroes or victims. The research was developed from the analysis of cases of violence against policemen that generated mobilizations and repercussions in the social networks of politicians, public security institutions, and sympathizers of police organizations. This way it is shown the problems found in the corporation and in the public security policies of the state that affect not only the population but also the agents and the political divergences of the parties as to their resolution. I analyze the different positions and justifications mobilized, trying to corroborate with the theoretical references, a way of doing politics from the publicizing of suffering.